Jump to content
×
×
  • Create New...

Eutanásia


Recommended Posts

Não sei se este tema já foi discutido por nós aqui mas andei á procura e não vi nada.

 

Sei que é um assunto um bocado pesado, e que ultimamente tem sido discutido na comunicação social, devido ao testamento de uma mulher com uma doença terminal, que pretende morrer antes de começar a sofrer com essa doença. Ela quer ter o direito de escolher se pretende passar os seus ultimos dias em sofrimento, ou nem sequer passar esses dias e terminar logo com a sua vida para não passar por isso, para não ter que sofrer.

 

Eu concordo com o ponto de vista dela, por isso pode-se dizer que sou a favor da Eutanásia, porque acho que a própria pessoa tem direito a escolher isso. Se podemos escolher como morrer, então preferia não sofrer, sem duvida.

 

Ontem tive uma "discussão" com a minha colega que vive comigo, ela não é a favor, pois nesse tempo que a pessoa pode sofrer, quem sabe até se pode arranjar maneira de se curar. Ela acha que devemos viver até morrermos naturalmente, porque quem sabe, esses dias até podem ser decisivos e haver alguma cura.

 

É um assunto delicado mas do qual eu gostava de saber a vossa opinião.

 

Eu penso que existem paises em que a Eutanásia é legal, estou correcta?

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Bem, não tenho muito tempo mas aqui deixo a minha opinião que postei num outro forum:

 

"Ontem na sic notícias falava-se de eutanásia, uma técnica de cuidados paliativos, penso eu, defendia acérrimamente "o valor da vida humana". Penso que é uma atitude pedante insinuar a alguém que experimenta igualmente a vida não sabe o "valor da sua vida". Para mim, morrer é tão importante como nascer. Em casos de descompensação mental (depressões, doenças mentais), sei que há desequililibrios temporários que poderia levar a um potencial arrependimento, mas se alguém de forma consciente quiser partir (talvez para navegar para outro mundo, quiça [há certezas?!?!]) porquê tentar, de longe, convencer que "viver vale a pena"?

 

Mesmo a Igreja Católica poderá estar os pés pelas mãos, já que, que eu saiba, não há nenhum referência do "big boss" que práticas médicas não tornem incompatível uma ida para o céu. Se viver é sagrado, morrer não será? [Aliás, a morte de Jesus não é sagrada?]

 

Morrer, apesar de muito negro a olhos humanos, é preciso!! :) "

Link to comment
Share on other sites

Ganeisha, na Holanda a eutanásia é legal. :)

 

Eu acho que as pessoas deviam ter o direito à morte. Eu não ia gostar de viver os meus últimos dias num estado vegetativo, por exemplo. O que é que estava cá a fazer? A sofrer e a fazer sofrer os outros.

Eu tenho o direito (ou pelo menos deveria ter) de morrer/viver dignamente.

Link to comment
Share on other sites

concordo contigo moony.. ^_^

 

«O termo Eutanásia provém do grego e etimologicamente significa "morte doce" ou "morte tranquila". Como conceito, designa uma acção ou uma omissão que, pela sua natureza, ou pelo menos na intenção, procura a morte com o objectivo de eliminar a dor física ou psicológica, estando habitualmente associada a doentes que sofrem de doenças terminais, que se encontram em situação de morte cerebral ou de imobilidade total e na dependência de terceiros. Na sua forma prática, é o processo através do qual alguém causa deliberadamente a morte de outra a pedido desta última. »assim...prakê andar anos e mais anos a a sofrer?

 

desde setembro de 2002 k a bélgica tb legaliZou..em 2000 a holanda!

 

e em Portugal é k não se prevê... :angry:

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

concordo contigo moony.. ^_^

 

«O termo Eutanásia provém do grego e etimologicamente significa "morte doce" ou "morte tranquila". Como conceito, designa uma acção ou uma omissão que, pela sua natureza, ou pelo menos na intenção, procura a morte com o objectivo de eliminar a dor física ou psicológica, estando habitualmente associada a doentes que sofrem de doenças terminais, que se encontram em situação de morte cerebral ou de imobilidade total e na dependência de terceiros. Na sua forma prática, é o processo através do qual alguém causa deliberadamente a morte de outra a pedido desta última. »assim...prakê andar anos e mais anos a a sofrer?

 

desde setembro de 2002 k a bélgica tb legaliZou..em 2000 a holanda!

 

e em Portugal é k não se prevê... :angry:

 

 

O que eu me ri agora. Oh my goD. Escreves bem Marinni....mas olha que plágio é crime -_-

 

Quanto ao tema...não vou comentar. Cada um tem a sua opinião e acabam por falar sem sequer tarem em tal posição ou que tenham vivido uma situação dessas por perto..

 

É um tema pesado, como referiu a Ganeisha, e por isso...abestenho-me. Eu quero é viver.....morrer????Daqui a muito muito tempo :)

Link to comment
Share on other sites

concordo contigo moony.. ^_^

 

«O termo Eutanásia provém do grego e etimologicamente significa "morte doce" ou "morte tranquila". Como conceito, designa uma acção ou uma omissão que, pela sua natureza, ou pelo menos na intenção, procura a morte com o objectivo de eliminar a dor física ou psicológica, estando habitualmente associada a doentes que sofrem de doenças terminais, que se encontram em situação de morte cerebral ou de imobilidade total e na dependência de terceiros. Na sua forma prática, é o processo através do qual alguém causa deliberadamente a morte de outra a pedido desta última. »assim...prakê andar anos e mais anos a a sofrer?

 

desde setembro de 2002 k a bélgica tb legaliZou..em 2000 a holanda!

 

e em Portugal é k não se prevê... :angry:

 

 

O que eu me ri agora. Oh my goD. Escreves bem Marinni....mas olha que plágio é crime -_-

 

Quanto ao tema...não vou comentar. Cada um tem a sua opinião e acabam por falar sem sequer tarem em tal posição ou que tenham vivido uma situação dessas por perto..

 

É um tema pesado, como referiu a Ganeisha, e por isso...abestenho-me. Eu quero é viver.....morrer????Daqui a muito muito tempo :)

 

Podes ter razão... -_- m cada um tem a sua opinião.. e é livre de se expressar!! :rolleyes:

 

eu deixei a minha...e tu a tua* :P

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Charade, apesar da Marinni não ter colocado a fonte onde foi buscar o texto, usou «», o que significa que são palavras de outrem. :)

 

Porque eu não estou numa situação que justifique a aplicação da eutanásia ou porque não vivi de perto uma situação do género, a minha opinião sobre o assunto deixa de ser legítima?

Link to comment
Share on other sites

Não, claro que não deixa. Só quis referir que em assuntos delicados como este há sempre tendência para haver grandes divergências de ideias e opiniões. Tens a tua opinião, eu tenho a minha...

 

Tinha as "«»", porque se esqueceu de as tirar.lol :lol: -_-

Link to comment
Share on other sites

Não, claro que não deixa. Só quis referir que em assuntos delicados como este há sempre tendência para haver grandes divergências de ideias e opiniões. Tens a tua opinião, eu tenho a minha...

 

Tinha as "«»", porque se esqueceu de as tirar.lol :lol: -_-

 

 

lololol

 

 

:pray:

 

PLAMÒRDIOS...

 

tu tens de implicar com tudo...Ignorancia é a melhor solução :rolleyes:

 

:air_kiss:

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

:lol: fdx mas vcs os 2 n param de implicar um co outro lolololol :lol:

 

 

 

quanto ao topico:

 

pah pra mim qualker um tem o direito de decidir o k kiser da sua vida.......ta tudo dito!!

...in the land of the blind...one eye makes the diference...!

 

HALLUCINOGENIC VISIONS

Link to comment
Share on other sites

Não, claro que não deixa. Só quis referir que em assuntos delicados como este há sempre tendência para haver grandes divergências de ideias e opiniões. Tens a tua opinião, eu tenho a minha...

 

Tinha as "«»", porque se esqueceu de as tirar.lol :lol: -_-

 

 

lololol

 

 

:pray:

 

PLAMÒRDIOS...

 

tu tens de implicar com tudo...Ignorancia é a melhor solução :rolleyes:

 

:air_kiss:

 

 

O que tu querias dizer era : " Ignorar é a melhor solução" LOL!Estuda estuda..

 

Ignorância é do que tu vives :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Não, claro que não deixa. Só quis referir que em assuntos delicados como este há sempre tendência para haver grandes divergências de ideias e opiniões. Tens a tua opinião, eu tenho a minha...

 

Tinha as "«»", porque se esqueceu de as tirar.lol :lol: -_-

 

 

lololol

 

 

:pray:

 

PLAMÒRDIOS...

 

tu tens de implicar com tudo...Ignorancia é a melhor solução :rolleyes:

 

:air_kiss:

 

 

O que tu querias dizer era : " Ignorar é a melhor solução" LOL!Estuda estuda..

 

Ignorância é do que tu vives :rolleyes:

 

 

Se vivo ou não, n tens nada haver com isso...e vendo bem... olha bem pra ti...amigo!?! ^_^ vives mais tu k eu na ignorancia! nem te aperceBes!!!! :):excl:

 

Levas isto como um aviso ^_^ lolololololol

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

marinni, charade......acalmem-se la........isto daki a pouco da molho :bigemo_harabe_net-173: :bigemo_harabe_net-167:

 

 

 

 

 

 

:lol:

...in the land of the blind...one eye makes the diference...!

 

HALLUCINOGENIC VISIONS

Link to comment
Share on other sites

Não, claro que não deixa. Só quis referir que em assuntos delicados como este há sempre tendência para haver grandes divergências de ideias e opiniões. Tens a tua opinião, eu tenho a minha...

 

Tinha as "«»", porque se esqueceu de as tirar.lol :lol: -_-

 

 

lololol

 

 

:pray:

 

PLAMÒRDIOS...

 

tu tens de implicar com tudo...Ignorancia é a melhor solução :rolleyes:

 

:air_kiss:

 

 

O que tu querias dizer era : " Ignorar é a melhor solução" LOL!Estuda estuda..

 

Ignorância é do que tu vives :rolleyes:

 

 

Se vivo ou não, n tens nada haver com isso...e vendo bem... olha bem pra ti...amigo!?! ^_^ vives mais tu k eu na ignorancia! nem te aperceBes!!!! :):excl:

 

Levas isto como um aviso ^_^ lolololololol

 

 

NO COMMENT. Depois falo contigo pessoalmente.

Aviso?tou a tremer...meu deus...

 

Nem respondas sequer..

Link to comment
Share on other sites

eu n digo....amanha n se admirem se aparecer no jornal:

 

TIROTEIO EM S.C.DAO

2 JOVENS ENVOLVEM-SE EM TROCA DE TIROS K ACABA EM DESGRACA!!

 

 

lololol :lol::lol:

just kidding

a serio,nao levem a mal,e so brincadeira...

mas so me apetece rir

:bigemo_harabe_net-163:

 

acalmem-se la os 2....

...in the land of the blind...one eye makes the diference...!

 

HALLUCINOGENIC VISIONS

Link to comment
Share on other sites

Amigos "stick to the subject please!"

 

Noto aqui muitas energias negativas! Tudo bem que o assunto é pesado mas podias falar mais sobre ele em vez de andarem aqui em picardias :blush:

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

:offtopic:

 

vamos tentar manter o assunto da eutanasia e não cair em picardias por favor.

 

 

em relação ao assunto da eutanasia. sou a favor. tanto da eutanasia como do direito à não reanimação.

 

existem milhares de casoso de pessoas (principalmente idosas) que são reanimadas porque assim manda a lei mas vivem o resto da sua vida acamadas e sem qq qualidade de vida... principalmente em casos de tromboses...

 

a minha avó sofreu muito 2 dias antes de morrer... como era filha de enfermeira reanimaram-na 2 vezes e ele sofreu esses dois dias até que por fim morreu e a minha mãe não deixou que a reanimasem de novo.

 

existem casos terminais de pacientes que provocam muito sofrimento... tanto para os doentes como para a familia... e muitos não se suicidam simplesmente porque não o conseguem fazer.

 

varios casos de cancro... doença que as vezes desenvolve tão rapido para fases terminais que nada se pode fazer e que os possiveis tratamentos não resultam... voçês não imaginam o que os doentes sofrem e ninguem pode fazer nada.

 

eutanasia é um direito de um doente.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

 

eutanasia é um direito de um doente.

 

Um hipocondríaco poderia ter direito á eutanásia?

 

 

 

ahahhahahahhahah :lol::lol: parti-me toda a rir !!!!! :D sais-te c cada uma oh telmo...ehehehhehe :lol:

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

 

eutanasia é um direito de um doente.

 

Um hipocondríaco poderia ter direito á eutanásia?

 

 

dahhhhhhhhh

 

ser hipocondriaco não é ter uma doença terminal...

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

eutanásia ? sim, sff..

pq havemos d ter alguem a sofrer s esse alguém é maior d idade e deseja acabar com o seu sofrimento..

ao menos q seja duma maneira tranquila.. ainda n aconteceu (acho!), mas qq dia uma pessoa a quem seja negado esse direito atira-s da janela do hospital, ou seja lá dd for ou o q faça... e isso é bem pior :s

:ph34r:

«Be the change you want to see in the world»

http://www.peopleagainstpeace.net/

ahetalcoiso tas a ber?

Link to comment
Share on other sites

podes crer..depois kando tiverem k lhe raspar os miolos do parque de estacionamento ai e k kero ver.....o prob e k muitos nem atirar se da janela conseguem :(

...in the land of the blind...one eye makes the diference...!

 

HALLUCINOGENIC VISIONS

Link to comment
Share on other sites

pois aí podem entrar os familiares :x

ainda há uns tempos deu uma reportagem sobre uma cena assim marada na sic, acho. j n m lembro é mt bem lol ^^

 

que estupidez <_<

 

e o que é que o doente ganha se os familiares se mandarem da janela :huh:

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

tomara que os que são contra a eutanasia nunca se encontrem na situação de dor crónica ou doença terminal ou outra coisa qualquer.....

 

tomara os que mandam matar nunca seja os que virão a ser mortos por um filho da p... qualquer.

 

pro-choice

Link to comment
Share on other sites

tomara que os que são contra a eutanasia nunca se encontrem na situação de dor crónica ou doença terminal ou outra coisa qualquer.....

 

tomara os que mandam matar nunca seja os que virão a ser mortos por um filho da p... qualquer.

 

pro-choice

 

Concordo....eu sou a favor e ponto final... -_-

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Tomara que também nunca tenhas a tua, Charade. Assim não verás o sofrimento/agonia dela, dia após dia, sem nada poder fazer. Aí então falávamos...

Link to comment
Share on other sites

Moony é muito fácil falar aqui, num fórum, em que tudo o que se diz pode ter ou não sentido.

Espero não ter mesmo, não quero ter que passar por isso...já dói suficiente pensar que um dia vou ficar sem a minha mae :(

 

Não quero falar mais nisto. Topico Off pra mim.

Link to comment
Share on other sites

tomara que os que são contra a eutanasia nunca se encontrem na situação de dor crónica ou doença terminal ou outra coisa qualquer.....

 

tomara os que mandam matar nunca seja os que virão a ser mortos por um filho da p... qualquer.

 

pro-choice

 

Concordo....eu sou a favor e ponto final... -_-

 

 

Subscrevo, sem dúvida nenhuma! -_-

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

já vi muitas pessoas em estado terminal e algumas delas amigas...

 

o sofrimento do morre ou continua a sofrer não é só do doente mas tb da familia e amigos...

 

talvez por causa da profissão da minha mãe sempre lidei bem de perto com alguns casos e talvez por isso sei que q eutanasia devia ser permitida... claro que quando toca aos nossos existe sempre uma esperança do "isto ainda pode melhorar"... mas acredito que deve ser sempre o proprio a tomar essa decisão ainda com lucidez nos casos que é possivel claro.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

malta rija é preciso tambem ter cuidado com este assunto, é delicado e é dirigido a essa tal de vida que nos percorre e que um dia deixará de o fazer.

 

todos nós morreremos e deixaremos para trás todas estas palavras agora futis de presença.

 

é preciso julgo eu..respeitar as opiniões de cada um, mesmo que não concordamos com elas.

 

não dizer que a minha dor é melhor que a tua..por que a dor é filha de ela mesma.

 

amem quem vos ama...mesmo para lá da vida...o amor não reconhece a eutanasia, nós é que temos que lidar com isso.

 

stay strong and pro-choice

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida piteira! Concordo contigo, e o meu objectivo quando criei este tópico foi sim para ler a opinião de cada um e respeitar essa opinião, e entre todos discutirmos essas opiniões. Sempre disse que era um assunto muito forte, e que move muito cá dentro.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

sou a favor acho que cada pessoa está no seu direito a morrer...ou a não engravidar é como queiram....

"The New World Order will be built an end run on national sovereignty all over the world.

eroding it piece by piece will accomplish much more than the old fashioned fronter assault"

 

Council on Foreign Relations

 

"To protect the New Wold Order Americans will have to kill or die" Arthur Schlesinger CFR

 

"We will have World Government either we like or no not" - Paul Walburg

 

"In the next century countries as we know will be obsolete, all must recognize one wold government"

 

Strobe Talbott antigo secretário de estado de Bill Clinton

Link to comment
Share on other sites

Se uma pessoa se sente capacitada para tomar a decisão de abandonar esta vida um pouco mais cedo, que a sua decisão seja respeitada.

 

É um sentimento egoísta querer que uma pessoa querida continue a viver sem o desejar (e normalmente a sofrer horrores físicos), exactamente por nos ser tão querida e querermos adiar a despedida... ao mesmo tempo sei que é não é fácil... Só para concluir, acredito que devemos ter o direito a morrer...

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Se uma pessoa se sente capacitada para tomar a decisão de abandonar esta vida um pouco mais cedo, que a sua decisão seja respeitada.

 

É um sentimento egoísta querer que uma pessoa querida continue a viver sem o desejar (e normalmente a sofrer horrores físicos), exactamente por nos ser tão querida e querermos adiar a despedida... ao mesmo tempo sei que é não é fácil... Só para concluir, acredito que devemos ter o direito a morrer...

 

Ora nem mais....

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Sou a favor da eutanásia somente em casos terminais e em que o doente esteja a sofrer, psicologicamente ou fisicamente. Isto claro se o doente for avaliado psicologicamente e estiver completamente consciente da opção que está a tomar.

 

Não deve ser fácil tomar a decisão de pôr termo à propria vida de plena consciência e saude mental por isso acredito que quem toma essa decisão é porque já não tem esperança nenhuma de sobreviver. A nossa saude fisica passa também pela nossa mente e quem realmente quer morrer por propria vontade muito provavelmente não terá cura possivel.

 

Resumindo, acho que devemos ter o direito de morrer se tivermos completamente conscientes do que estamos a fazer.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Usar a morte como meio terapêutico é bizarro...

Optar pela morte por pensar que já não tem utilidade, é usar a vida como mero capricho pessoal.

É fazer uso do milagre da vida...

É ser interesseiro por achar-se no direito de recusar a parte que menos lhe interessa

 

e pra já é a minha opinião :(

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Li o artigo, e nada me fez mudar de pensamento...

 

Não percebi o propósito do exemplo da Suiça....consideras aqueles procedimentos correctos e exemplares ? É isso?

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

os exemplos da suiça foi um aparte( nem estava relacionado com o que disseste)....

 

mas relativamente ao teu post..

 

que quem somos nós para julgar os outros!?!?

 

considero esse converseta da "vida como um milagre" um bla bla bla digno de figurar nos discuros da igreja catolica......

 

acho que não interpretas bem o qué a a eutanazia... não é um meio terapeutico... é um "fim" de um sofrimento BRUTAL !

 

e considero a ti egoista... pois julgas os outros ..

"outros" que são pessoas como tu e que já passaram muito na vida, muita dificuldade muito sofrimento..

 

pensas que estamos para aqui a diuscutir o que ?? não estamos a falar de simplesmente acabar com a vida de um pessoa assim sem mais nem menos...

 

trata-se de acabar com um sofrimento ! escolha esta que é feita pela propria pessoa em suas plenas faculdades mentais ...

 

vê-se mesmo que nunca tiveste niguém ao teu lado a sofrer brutalmente....

 

há vidas que nem o diabo quer.... :(

 

 

 

e sim ...considero os procedimentos na suiça correctos mas não exemplares...

Link to comment
Share on other sites

eu tb sou a favor, se a pessoa ja n tiver cura, estiver a sofrer e tomar essa decisão deve poder faze-lo...

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

os exemplos da suiça foi um aparte( nem estava relacionado com o que disseste)....

 

mas relativamente ao teu post..

 

que quem somos nós para julgar os outros!?!?

 

considero esse converseta da "vida como um milagre" um bla bla bla digno de figurar nos discuros da igreja catolica......

 

acho que não interpretas bem o qué a a eutanazia... não é um meio terapeutico... é um "fim" de um sofrimento BRUTAL !

 

e considero a ti egoista... pois julgas os outros ..

"outros" que são pessoas como tu e que já passaram muito na vida, muita dificuldade muito sofrimento..

 

pensas que estamos para aqui a diuscutir o que ?? não estamos a falar de simplesmente acabar com a vida de um pessoa assim sem mais nem menos...

 

trata-se de acabar com um sofrimento ! escolha esta que é feita pela propria pessoa em suas plenas faculdades mentais ...

 

vê-se mesmo que nunca tiveste niguém ao teu lado a sofrer brutalmente....

 

há vidas que nem o diabo quer.... :(

 

 

 

e sim ...considero os procedimentos na suiça correctos mas não exemplares...

 

 

 

Gostei do teu post anjuna, deu para ver que sentes mesmo o assunto, mas eu não mudo o meu parecer.

Não por orgulho, mas apenas porque rejo-me por ideias diferentes. :)

Gostava no entanto de pronunciar-me com mais tempo e dedicação sobre este tema, e aí sim, expôr o meu total ponto de vista.

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Tomar a decisão de morrer será seguramente o ultimo recurso a que um ser humano pode recorrer.

Ninguem de animo leve o fará seguramente, tanto na eutanásia como no suicídio, e falo destas 2 cenas que apesar de poderem ser diferentes, são sobre a mesma expressão final, ou seja decidir sobre a morte...

Sem duvida que a vida é sagrada, mas a morte tb o é porque faz parte da vida.

 

aqui vão algumas formas de morrer:

 

Uma pessoa fuma durante anos, sabe que faz mal, sabe que milhões de pessoas morrem por ano devido ao abuso do tabaco, no entanto continua... acabará por morrer de cancro do pulmão,

o que significa que morreu "naturalmente" por intoxicação consciente e prolongada.

Não decidiu matar-se mas sim ir morrendo.

 

Uma pessoa cheia de problemas, sejam eles quais forem, com tendências depressivas derivados dos mesmos, decide que não aguenta mais, que não vale a pena continuar, que esgotou todos os recursos, e portanto suicida-se.

Morreu "activamente" por instinto de sobrevivência (por mais parva que esta associação pareça), porque para essa pessoa a vida continua somente atravez de usar o seu corpo para sair da situação que se encontra no presente (independentemente se acredita ou não na vida para além da morte).

 

Uma pessoa que teve uma vida inteira cheia de actividade e iniciativa, apanha-se ao fim do caminho como um vegetal numa cama de hospital, em que tudo o que tem é um corpo velho, que somente lhe provoca desconforto, dôr e consequentemente depressão absoluta.

O decidir optar por terminar a vida é uma forma de viver tb, de se sentir na obrigação de fazer algo, porque todos apesar do que quer que seja e do que quer que acreditêmos temos a motivação interior de mudar de estado, é inerte à nossa condição de ser vivo, está gravado no código genético querer mudar as coisas que nos incomodam e nos fazem sofrer, e essa motivação é tb sagrada porque é atravez dela que saimos dos oceanos e nos fizêmos ao caminho em quatro patas e depois em duas e por diante.

 

Podêmos dizer que uma vez conscientes da nossa consciência deveriamos saber optar correctamente e preservar sempre a vida, mas não podemos esquecer que a vida só é viavel porque se morre, e porque decidir morrer é uma decisão resultante da vida.

 

Aquilo que é sagrado é aquilo a que acreditamos ser sagrado...obvio...e desejar morrer não pode ser sagrado se se acreditar que é para o bem próprio, apesar de tudo e todos acreditarem que não?

 

Se pensarmos ao nosso nivel particular rapidamente chegamos à conclusão de que que jámais desejaremos suicidarnos, matar alguém, ou espetar uma seringa na veia, ou então praticar um aborto e violar alguém, mas a vida é sobretudo real quando acontece e não só quando pensamos nela.

 

 

 

:bomb:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

e se eu quiser morrer não posso??

 

ninguem manda em ninguem...e se alguem quer morrer...deixa-la morrer...e porque não?

 

alimárias aqueles que pensando...não agem!!!!

 

stay strong

 

Agora disses_te tudo tudo... :wacko:

Cada um sabe da sua vida..e cada um tem de tomar a decisão k acha mais justa para si próprio!!! dependendo do caSo ou da situação*

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

acho que é um assunto um pouco delicado.

axo k qualquer pessoa tem o direito de escolher se quer estar viva e tar em sofrimento ou simplesmente acabar com o seu sofrimento optando pela morte,visto que a unica coisa que resta a essa pessoa é a dignidade... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Pois e aqueles casos em que a doença afecta um pouco o cerebro, mesmo sendo temporário, pode induzir em erro o doente a tomar-se essa opção. Defendo a eutanásia nos casos de verdadeiro sofrimento da pessoa, estando esta entre a vida e a morte, sem hipotese de recuperação do actual estado. Ou seja, vegetal em sofrimento.

Link to comment
Share on other sites

Pois e aqueles casos em que a doença afecta um pouco o cerebro, mesmo sendo temporário, pode induzir em erro o doente a tomar-se essa opção. Defendo a eutanásia nos casos de verdadeiro sofrimento da pessoa, estando esta entre a vida e a morte, sem hipotese de recuperação do actual estado. Ou seja, vegetal em sofrimento.

 

e...mas em relacao a doencas k afectam o cerebro para fazer essas avaliacoes la existem as pessoas especializadas ne......mas em certa parte concordo contigo, embora ache que nao e so quando se esta entre a vida e a morte que a opcao de morrer devia ser dada...existem pessoas com doencas, como por exemplo a esclerose multipla, que nao sao terminais mas para muita gente tambem nao sao vida.....conheco um senhor que esta a mais de 20 anos numa cama sem se mexer...com os musculos todos atrofiados....foi perdendo a visao...etc...e um verdadeiro encargo para a mulher,q deixou de trabalhar, e para os filhos, claro que nao se importam e ate tem gosto em cuidar dele ne mas ele se pudesse nao estava ali.....como ele diz...e pior que estar morto.......

 

e se eu quiser morrer não posso??

 

ninguem manda em ninguem...e se alguem quer morrer...deixa-la morrer...e porque não?

 

alimárias aqueles que pensando...não agem!!!!

 

stay strong

 

......claro que se quiseres morrer dignamente, sem ser de morte natural, no nosso pais, claro que nao podes.....e esta questao e muito mais que ninguem manda em ninguem...e se alguem quer morrer...deixa-la morrer...e porque não? muitos, a maioria, dos medicos recusa-se a fazer a eutanasia por causa do juramento de hipocrates que e feito quando terminam o curso em k juram(e +/- isto) proteger e lutar pela vida.....pode ser so um juramento mas compreendo.....por isso antes de concordar com a eutanasia concordo com a morte assistida.....

existe um filme, penso que e 'mar a dentro' que retrata bem esta situacao.....

Link to comment
Share on other sites

A eutanásia devia ser permitida. Ponto.

 

Infelizmente é uma solução apenas para aqueles que estando muito mal, não se conseguem matar. Infeliz daquele que por causa de um governo que dita leis, não pode morrer se assim escolher. Imagino que um individuo a quem diagnosticaram uma doença mortal e que tem a possibilidade de se matar, pode fazê-lo se assim desejar. No entanto, o entravado que está na cama e não se consegue mexer, só pode depender dos outros...

 

E nessa altura, a sua vida não depende de si. As escolhas não dependem de si... porquê?

 

Quem é que me dá o direito de decidir sobre a vida de outra pessoa? Estaria eu a contribuir para o seu sofrimento, por meter os meus valores à frente dos da pessoa que sofre?

 

Não. Eu sou a favor da eutanásia.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

segundo o jornal metro:

 

foi elaborado um "inquérito" acerca da legalização da eutanásia. vou tentar arranjar as percentagens dos "votos". entretanto achei um bom tópico para ser debatido. digam a vossa justiça.

 

até que ponto temos o direito de acabar com a vida do próximo??

 

 

direi a minha opinião quando tiver mais tempo.

 

 

peace... :clover:

Link to comment
Share on other sites

foi elaborado um "inquérito" acerca da legalização da eutanásia. vou tentar arranjar as percentagens dos "votos". entretanto achei um bom tópico para ser debatido. digam a vossa justiça.

Ouvi essa mesma noticia na rádio. Dizia, então, que cerca de 200 e tal inquéritos foram enviados a médicos oncologistas, dos quais apenas cerca de metade respondeu e dessa metade creio que eram por volta de 30% os que concordavam com a legalização da eutanásia.

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Usar a morte como meio terapêutico é bizarro...

Optar pela morte por pensar que já não tem utilidade, é usar a vida como mero capricho pessoal.

É fazer uso do milagre da vida...

É ser interesseiro por achar-se no direito de recusar a parte que menos lhe interessa

 

e pra já é a minha opinião :(

 

nao e usar a morte como meio terapeutico, simplesmente deixar morrer, prolongar o sofrimento como efeito terapeutico quando sabes q o caso e terminal... em situaçoes normais se nao fosse a medicina esse sofrimento ja tinha tido um fim... nao vejo eutanasia como "matar alguem" mas sim libertar alguem que nao quer mais sofrer...

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

Usar a morte como meio terapêutico é bizarro...

Optar pela morte por pensar que já não tem utilidade, é usar a vida como mero capricho pessoal.

É fazer uso do milagre da vida...

É ser interesseiro por achar-se no direito de recusar a parte que menos lhe interessa

 

e pra já é a minha opinião :(

 

nao e usar a morte como meio terapeutico, simplesmente deixar morrer, prolongar o sofrimento como efeito terapeutico quando sabes q o caso e terminal... em situaçoes normais se nao fosse a medicina esse sofrimento ja tinha tido um fim... nao vejo eutanasia como "matar alguem" mas sim libertar alguem que nao quer mais sofrer...

 

 

respeito sagradamente a tua opiniao, bem como a de qualquer outra pessoa, mas talvez eu tenha uma filosofia de vida diferente da tua que me permita sustentar esta minha opinião.

 

A medicina tem um protocolo com todo e qualquer utente que lhes defronte que é aplicar os seus conhecimentos sempre em prol da vida e da conservação da sua espécie. Fazer o contrário na minha opinião é regredir para um propósito completamente oposto ao da vida e da sua própria conservação.

 

mas concordo com a opinião do tribolik (nem sei se foi neste tópico que ele referiu isso, mas concordei plenamente)

são realidades que embora mais correctas ou idealistas estão um pouco afastadas da actualidade e da mentalidade da população em geral. Talvez tenhamos que passar por esta experiência nem que seja só para saber que não é por ali…

 

mas como disse, é a minha opinião, nao quer impingir ideiais a ninguém.

 

ps- é bom ver a malta que frequenta a secção BOOM.PT por estas bandas das tertúlias. Continua, nem só de festas vive o homem ^_^

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

"A medicina tem um protocolo com todo e qualquer utente que lhes defronte que é aplicar os seus conhecimentos sempre em prol da vida e da conservação da sua espécie. Fazer o contrário na minha opinião é regredir para um propósito completamente oposto ao da vida e da sua própria conservação"

 

dou-te toda a razao, mas o q eu me referi nada tem haver com conservaçao da especie... :)

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

completamente a favor....

fell da innocent beating and release ur repressive soul....!!!!!!dark fever night...mwuahahah

 

RIBENTAAAAA!!!

 

BEHAVE!BERAVER!!

Link to comment
Share on other sites

Axu k ja dixeram td... Eu sou completamente a favor da eutanasia, axu k 1pexoa k ta a sofrer tem o direito d decidir d acabar c a sua dor.... Axu estupido kem n concorda mas compreendo, sao pontux d vista!!

 

A vida tem a cor que TU pintas... Eu pinto-a da cor do arco iris, i tu???? :D

Link to comment
Share on other sites

Axu k ja dixeram td... Eu sou completamente a favor da eutanasia, axu k 1pexoa k ta a sofrer tem o direito d decidir d acabar c a sua dor.... Axu estupido kem n concorda mas compreendo, sao pontux d vista!!

 

 

eu tambem e depois de assistir a alguns sofrimentos de entes queridos cada vez mais...

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião,a eutanásia no caso de ser a solução optada pelo doente,quando este se encontra em estado de decidir,

nem devia ser posta em causa a sua decisão...mas claro que tambem há muitos casos em que a pessoa não se encontra mentalmente apta para decidir e nesses casos e´realmente complicado por uma vida nas mãos de algum familiar,amigo ou médico....ainda há pouco tempo ouvi falar dum caso em que um homem acordou dum coma de 20 ou 30 anos...obviamente estava muito afectado mas penso que a recuperação estava a progredir bastante bem...

 

Devido a casos como este e´sempre um risco acabar com uma vida,quando ainda há alguma esperança...

Mas na maioria dos casos em que seja o paciente a decidir e estiver minimamente apto para isso,digo SIM,com todas as letras a´eutanásia.

Some say the end is near.Some say we'll see Armageddon soon.

I certainly hope we will.I sure could use a vacation from this............

Link to comment
Share on other sites

É um direito básico de uma pessoa, poder por um termo à sua vida quando assim o entender.

ZOORB - Rua Miguel Bombarda 463 - Porto

Comércio de vestuário, música, equipamento e acessórios de dj e design decorativo - Espaço de galeria e intervenção sócio-cultural - Oficina/Atelier

 

Zoorb Facebook

Zoorb Myspace

Link to comment
Share on other sites

É um direito básico de uma pessoa, poder por um termo à sua vida quando assim o entender.

 

Ora,nem mais!

Some say the end is near.Some say we'll see Armageddon soon.

I certainly hope we will.I sure could use a vacation from this............

Link to comment
Share on other sites

Sou a favor da eutanásia em casos especificos....

 

Generalizar é dizer: "apetece-me morrer e tenho quem faça isso por mim"!

Para concordar com a eutanásia (liberalizada) teria que concordar com o suicidio e para mim é uma saida cobarde e estupida.

 

Mas alguem que está amarrado a uma cama, constantemente encharcado de medicamentos, com a consciência (e este ponto é essencial) que não há solução e que é uma questão de tempo.... então sim!

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Sou a favor da eutanásia em casos especificos....

 

Generalizar é dizer: "apetece-me morrer e tenho quem faça isso por mim"!

Para concordar com a eutanásia (liberalizada) teria que concordar com o suicidio e para mim é uma saida cobarde e estupida.

 

Mas alguem que está amarrado a uma cama, constantemente encharcado de medicamentos, com a consciência (e este ponto é essencial) que não há solução e que é uma questão de tempo.... então sim!

 

 

ora vá! desde q o caso esteja ja sentenciado e a pessoa possa decidir...

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

Para concordar com a eutanásia (liberalizada) teria que concordar com o suicidio e para mim é uma saida cobarde e estupida.

E cabe-nos a nós concordar ou não concordar com o suicídio?

Link to comment
Share on other sites

Para concordar com a eutanásia (liberalizada) teria que concordar com o suicidio e para mim é uma saida cobarde e estupida.

E cabe-nos a nós concordar ou não concordar com o suicídio?

Acho precisamente o contrário... considero que para alguém cometer suícidio terá que, por um lado, estar louco e num estado de desespero muito, muito grande; e por outro lado, terá que ter uma coragem esmagadoramente enorme e ter um completo desprendimento e desapego das "coisas" da vida!

 

Saída cobarde e estúpida é, na minha opinião, aquele que se preconiza para os doentes terminais neste momento: deixem-nos morrer a sofrer horrores, é mais fácil!

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

enxarquem-nos com morfina - heroina - katamina - opio - etc

 

e vejam se eles ainda desejam a morte

 

se me acontecer algo parecido só peço que me vão injectando qualquer coisa do genero para eu poder viajar mentalmente enquanto ainda respiro

 

sai demasiado caro não é??? sai mais barato administrar um veneno qualquer e pronto acabou-se :rolleyes:

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Concordo absolutamente.

Não só com a eutanásia como com o suicídio. Se é cobarde ou estúpido como alguem disse, cabe a cada um (e só a ele/a) decidir. Esses conceitos são muito abstractos.

 

Não me parece que exista alguém que tome a "decisão suprema" de ânimo leve.

Link to comment
Share on other sites

Concordo absolutamente.

Não só com a eutanásia como com o suicídio. Se é cobarde ou estúpido como alguem disse, cabe a cada um (e só a ele/a) decidir. Esses conceitos são muito abstractos.

 

Não me parece que exista alguém que tome a "decisão suprema" de ânimo leve.

 

isso não é assim tão linear

 

imagina que o teu pai tem dupla personalidade e que um dos seus lados é negro e sombrio e ou outro luminoso, carinhoso, positivo, objectivo, construtivo, etc

 

e que o lado obscuro toma control por momentos e decide por termo à vida dos «dois»

 

pode-se considerar um suicidio ou um homicidio - sendo que tu perdes um pai luminoso, carinhoso, positivo, objectivo, construtivo, etc

 

um suicidio é um crime - a vida é uma dadiva demasiado preciosa para ser terminada dessa forma - a dadiva da vida vale mais que qualquer jackpot no euro milhões ou até todo o dinheiro do mundo

 

e quem não se apercebe disso só pode estar doente e como tal deve de ser tratado até recuperar a clarividencia

 

ninguem no seu perfeito juizo deita fora um «jackpot» destes

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

ninguem no seu perfeito juizo deita fora um «jackpot» destes

 

Discordo.

 

Esse Jackpot que falas pode ser um castigo para essa pessoa.

 

Até podia fazer uma lista de pessoas que cometeram suicídio, que eram grandes vultos e que tinham tudo para ser felizes. Tinham uma carreira e alguns deles no pico da mesma.

 

Assim de repente que me lembre, e só artistas...

 

Musicos:

 

Ian Curtis (Joy Division)

Billy Mackenzie (Associates)

Adrian Borland (The Sound)

Nick Drake

Michael Hutchence (INXS)

David Savoy Jr. (Husker Du)

Wendy O. Williams (Plasmatics)

Rezső Seress

Rozz Williams (Christian Death)

 

Escritores:

 

Mário de Sá-Carneiro

Camilo Castelo Branco

Ernest Hemingway

Cesare Pavese

Yukio Mishima

 

Pintores/escultores:

 

Frida Kahlo

Soares dos Reis

Van Gogh

 

A propósito vou colocar aqui algo que não sei se alguem (ou eu à tempo atrás) colocou. É sobre a canção maldita de Rezső Seress.

 

Rezső Seress era um compositor hungaro do início do sec. XX. Compôs uma canção chamada (traduzida para inglês) Gloomy Sunday.

Existe uma história trágica por trás desta música. Diz-se que muitos que a ouviam ou interpretavam cometiam suicídio. Ao ponto de ter sido proibida a sua reprodução pública em vários países.

O próprio autor suicidou-se.

 

Entre muitos artistas que já tocaram esta música destaco alguns (dos quais já ouvi as versões):

 

Billie Holiday

Lydia Lunch

Associates (o Billie Mackenzie suicidou-se)

Christian Death (o Rozz Williams suicidou-se)

Marc Almond

Kronos Quartet

Björk

Diamanda Galas

Marianne Faithfull

 

mais info aqui:

 

http://www.phespirit.info/gloomysunday/

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Gloomy_Sunday

 

Vou colocar aqui a versão da Billie Holiday daqui a pouco...

Link to comment
Share on other sites

Encontrei um site com as versões Bilie Holiday, Artie Shaw, Diamanda Galas e pasme-se de... Venetian Snares que não conhecia. :blink:

Para além de mais história sobre a música maldita:

 

http://www.saidthegramophone.com/archives/...uicide_song.php

 

Não me responsabilizo por danos causados. -_-

 

 

 

"Ninguem tem razões de sobra para se suicidar."

Cesare Pavese

 

"Ninguem se mata pelo amor a uma mulher, mas sim porque o amor - qualquer amor - revela-nos a nossa nudez, a nossa miséria, a nossa vulnerabilidade, a nossa insignificância."

Cesare Pavese

Link to comment
Share on other sites

:offtopic:

 

Alguém que conhece Yukio Mishima! :o

ZOORB - Rua Miguel Bombarda 463 - Porto

Comércio de vestuário, música, equipamento e acessórios de dj e design decorativo - Espaço de galeria e intervenção sócio-cultural - Oficina/Atelier

 

Zoorb Facebook

Zoorb Myspace

Link to comment
Share on other sites

Bem na minha opiniao a eutanasia deia ser legal porque mesmo os ultimos dias possam ser cruciais vms imaginar que uma pessoa tem um cancro que nao pode ser operado nem removido mesmo que nesses ultimos dias seja encontrada uma nova técnica para essa cancro ser removido nao é muito provavél que essa técnica chege a portugal a tempo portanto pelo menos em portual a Eutanasia devia ser legal.

 

este exemplo pode ser aplicado a muitas outras Doenças

repostdq8.gif
Link to comment
Share on other sites

penso que suicidio e eutanasia sejam coisas um bocado diferentes apesar de tares a acabar com a tua propria vida, nada justifica o suicidio na minha opiniao, eutanasia aplica-se em casos em que a vida fisica ja "acabou" :)

 

...apesar de achar q o suicidio nao seja apenas um acto de cobardia só mas tambem tambem um acto de extrema coragem :)

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

México pode aprovar «morte voluntária»

 

O Senado mexicano vai analisar a proposta de Lei Federal de Vontade Antecipada que poderá permitir aos doentes terminais a «morte voluntária» através da assinatura de um documento oficial, informaram esta sexta-feira fontes legislativas.

 

Federico Döring Casar, senador do Partido Acção Nacional, que está no Governo, disse numa entrevista que existem grandes possibilidades de que esta lei seja aprovada para todo o país em Fevereiro de 2008, já que existe o consenso para aceitar uma lei semelhante na assembleia da Cidade do México.

 

A nova lei seria aplicada em todo o país e executada quando as pessoas que solicitassem a sua execução demonstrassem a sua qualidade de doentes em fase terminal ou que se encontrassem impossibilitados de continuar de forma natural a sua vida.

 

«Não queremos ajudar ninguém a terminar a vida a outra pessoa mas pode-se outorgar a qualquer um a possibilidade de decidir sobre a sua própria vida», assegurou o senador.

 

Como tal, os candidatos deverão expressar o seu desejo por escrito num «Documento de Vontade Antecipada» assinado perante um notário e duas testemunhas, acrescentou Döring Casar, que apresentou quinta-feira no Senado o projecto-lei e as reformas aos códigos federais correspondentes.

 

No documento notarial qualquer pessoa poderá pedir de forma «livre, consciente, séria, inequívoca e reiterada» não utilizar métodos ou instrumentos médicos «que prolonguem de maneira desnecessária a sua vida e menosprezem a dignidade da sua pessoa», quando por razões médicas seja impossível manter a sua vida de forma natural.

 

Portugal Diário

Link to comment
Share on other sites

México pode aprovar «morte voluntária»

 

(...) permitir aos doentes terminais a «morte voluntária» através da assinatura de um documento oficial (...)

 

No documento notarial qualquer pessoa poderá pedir de forma «livre, consciente, séria, inequívoca e reiterada» não utilizar métodos ou instrumentos médicos «que prolonguem de maneira desnecessária a sua vida e menosprezem a dignidade da sua pessoa», quando por razões médicas seja impossível manter a sua vida de forma natural.

 

Portugal Diário

 

Idem, ibidem

Está dito!

:)

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Associação Portuguesa de Bioética propõe referendo sobre a prática da eutanásia

 

A Associação Portuguesa de Bioética (APB) vai entregar esta semana um parecer ao Governo, ao Parlamento e ao Presidente da República a propor a realização de um referendo nacional sobre a prática da eutanásia. Rui Nunes, presidente da instituição, acredita que a legalização da morte medicamente assistida vai ser alvo de debate público e que será prioridade no início da próxima legislatura.

 

A pergunta a colocar aos portugueses num eventual referendo sobre a eutanásia "é importante mas secundária", diz o responsável pelo Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Rui Nunes não quer, para já, "contaminar o debate" avançando com uma questão concreta, limitando-se a adiantar que deverá ser "algo sobre a concordância ou não da pessoa com a liberalização ou legalização da morte medicamente assistida". A palavra eutanásia estaria fora do enunciado da pergunta que, acredita, deverá ser colocada aos portugueses no início do próximo ciclo legislativo.

 

Neste momento, sublinha o presidente da APB, é importante "lançar a discussão". E foi isso que hoje quis fazer com a "Proposta de um referendo nacional sobre a prática da eutanásia". Rui Nunes apresentou o documento como o resultado da "cristalização de muito trabalho feito ao longo de duas décadas" e notou que o momento actual é o ideal para lançar este tema para discussão na opinião pública. Aliás, foi ele mesmo que antecipou a pergunta: "Porquê hoje?". Porque "a evolução no plano sociológico fez com este assunto tenha deixado de ser tabu face ao envelhecimento da população e ao hospitalizar da morte", porque "largas franjas da população médica" têm manifestado "simpatia por esta causa e por esta discussão" e porque (politicamente) é um tema fracturante e oportuno após o debate de questões como o aborto, as técnicas de Procriação Medicamente Assistida, o Divórcio ou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

À procura de "um debate esclarecedor"

 

Entre outros argumentos, o presidente da APB considera que um referendo impõe-se por estarmos perante uma questão de consciência individual "que não deve ficar confinada aos corredores da Assembleia da República". Espanha deverá agora avançar para a legalização da eutanásia sem referendo mas após sondagens que demonstraram um consenso nacional. Rui Nunes avisa: "Em Portugal o consenso não existe. Mas não há pressa. Só há pressa de iniciar um debate esclarecedor".

 

O especialista alertou, no entanto, que o debate deve ser feito com cautela evitando misturar outras questões (como o testamento vital ou ordens para não reanimar) para não correr o perigo de "meter tudo no mesmo saco e contaminar o debate". "Isto é uma questão que remete para a consciência de cada um", disse, sublinhando que uma medida destas teria sempre de ser acompanhada por um conjunto de medidas sociais adequadas. É que, explicou, há muitas pessoas que pensam na morte porque estão sozinhas, excluídas ou onge da familia, entre muitas outras situações que podem ser resolvidas "a montante". "Teríamos de evitar aqueles pedidos de eutanásia que apesar de serem voluntários e racionais, não são verdadeiramente desejados".

 

Assim, antes de uma possível decisão é preciso atacar noutras frentes, reparou. É preciso cumprir Plano Nacional de Luta Contra a Dor, investir mais nos cuidados paliativos (precisamos de um milhar de camas e só temas cerca de 60) e "implementar políticas de apoio à família".

 

A proposta de debate e de referendo resume-se aos pedidos de eutanásia feitos por uma pessoa com uma doença terminal mas que esteja consciente da sua situação. "Nesta fase falamos sobre a licicitude ética do acto e legalização da prática eutanásia a pedido consistente e instante de pessoas adultas que estejam capazes", propõe Rui Nunes.

 

Revelando que os médicos, sobretudo os que trabalham com doentes terminais, "têm cada vez mais simpatia não só pela eutanásia mas também pela legalização", Rui Nunes apela a todos os partidos para que se pronunciem sobre o assunto. O parecer que será entregue aos órgãos de soberania foi elaborado pelo presidente da APB, por um jurista, uma psicóloga e um especialista de economia de saúde.

 

Há cerca de um ano, Rui Nunes apresentou os resultados de um inquérito a mais de 800 idosos insitucionalizados e sem doenças graves ou crónicas de todo o país sobre a polémica questão da eutanásia. Os resultados do projecto de investigação, levado a cabo pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), mostraram que “quase 50 por cento” dos idosos contactados era favorável à legalização da eutanásia.

do-not-want-dog.jpg
Link to comment
Share on other sites

Na Europa conseguiram estupidificar tanta gente, que alguns mandam matar os pais.

É uma miséria.

 

Se dá para criar melhores condições para todos, não ficam todos melhor ? Ficam.

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Se dá para criar melhores condições para todos, não ficam todos melhor ? Ficam.

 

Já inventaram a máquina que limpa o cu a um vegetal? É que deve ser um terror ficar com a merda lá empastada até alguém se lembrar de ir ver.. :(

 

A malta fala do "milagre da vida" no alto da sua saúde!

Link to comment
Share on other sites

Por mim podem matar-se todos que quiserem á vontadinha - mais oxigénio sobra para mim!

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Na Europa conseguiram estupidificar tanta gente, que alguns mandam matar os pais.

É uma miséria.

 

Se dá para criar melhores condições para todos, não ficam todos melhor ? Ficam.

 

Na Europa?

 

Matar os pais?

 

Na europa conseguiram estupidiicar?

 

 

 

 

Mas tu vives onde? Saturno?

 

 

PS: Sorry!

do-not-want-dog.jpg
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!