Jump to content
×
×
  • Create New...

Aparelho detecta droga através da saliva dos condu


spock
 Share

Recommended Posts

Na última reunião do Conselho de Trânsito, na Direcção Geral de Viação, foi apresentado um novo equipamento que vai ser usado pelas polícias para saber se os condutores têm drogas no sangue. Através da saliva ou do suor do automobilista, o aparelho confirma a existência de drogas no organismo. Mas há mais. Em pouco mais de cinco minutos, o agente da autoridade fica a saber exactamente que tipo de droga foi consumida pelo condutor.

 

Cocaína, haxixe, heroína, ecstasy, são algumas das substâncias detectáveis pelo pequeno kit. O condutor terá apenas que encostar a língua ou a pele a um dos orifícios do aparelho. O agente da GNR ou da PSP fazem o resto. Enchem parte do kit com água e aguardam cinco minutos. Em condutores que apresentem substâncias ilícitas, vão aparecer dois ou mais riscos vermelhos, consoante o número de drogas consumidas.

 

Um primeiro risco confirma a validade do teste. E, por isso, surge na generalidade dos exames. Assim, se aparecer apenas um risco, o automobilista não terá consumido substâncias ilícitas. Os riscos seguintes indicam qual a droga detectada.

 

Descartável e embalado numa película de metal, o aparelho só poderá, no entanto, ser usado depois de regulamentada esta possibilidade de fiscalização.

 

Um cenário previsto no novo Código da Estrada e cuja aprovação na Assembleia da República foi adiada devido à demissão da anterior equipa do Governo. «O actual Código já prevê testes de despistagem de drogas mas ainda não foi regulamentado», explica Rogério Pinheiro, subdirector-geral de viação.

 

O mesmo responsável explica ao PortugalDiário que este teste não vai dispensar, nos casos em que o resultado seja positivo, a confirmação do exame de sangue, no hospital. «A análise de sangue é infalível e dá mais segurança», sublinha.

 

O equipamento já está a ser usado por outros países e não deverá custar ao Estado português mais do que 15 euros por cada kit.

 

Um preço que compensa os gastos com inúmeras análises de sangue e cujos resultados nem sempre se confirmam. «Ás vezes obrigávamos as pessoas a gastar o seu tempo para fazer o exame de sangue e muitas vezes os resultados davam negativos porque os condutores não tinham droga».

 

Recorde-se que, actualmente, para fazer um teste de despistagem de droga, o condutor era acompanhado por um agente da fiscalização até ao hospital. Aí era feita a colheita de sangue e, posteriormente, a despistagem no Instituto de Medicina Legal.

 

Apesar da necessidade de regulamentação, Rogério Pinheiro acredita que esta solução proporciona «mais higiene ao condutor e mais rapidez de procedimentos aos agentes» das forças de segurança. E, por consequência, melhores resultados para acabar com os acidentes na estrada.

:cry:

 

"Portugal Diário"

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

acho q já tinha ouvido falar de 1 coisa do genero, mas era tipo 1 papel redondo que metiam em contacto com a pele e depois conforme a cor do papel acusava a substancia, sinceramente acho bem, conduzir sobe o efeito de alcool ou drogas é mto perigoso, nao só para os condutores e passageiros como para os outros.

Eu e o Figo em Espanha éramos legendas.

Link to comment
Share on other sites

Pois... faz sentido, sim...

 

Mas é chato se continua a acusar mesmo depois de já estarmos bem para conduzir... <_<

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Isso é uma coisa que me preocupa, pois geralmente conduzo sempre que vou para festas, etc... e a problematica está em saber se realmente estamos aptos a conduzir, ou apenas pensamos que estamos...

 

Quantas vezes venho eu para casa em modo "zombie"...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Acho k para se entrar no carro depois duma festa

é para se ter uma viagem de regresso a casa e não de regresso ao creador,

se não dá não dá e não vale a pena lutar contra o cançaso e afins.

Gostava de saber como é que vão ser os critérios disso,

pk as substâncias ficam durante bastante mais tempo no sangue do k o alcool...

 

Isto vai dár granel...

 

<_<

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

:angry:

 

eu opto por deixar de conduzir :angry:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Eu até acho que vou deixar de sair de casa... nada de festas, ou drogas, ou as duas, ou as três... o melhor é nem me mexer...

 

A vida é complicada... com tantas regras... fosga tracinho se!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Eu até acho que vou deixar de sair de casa... nada de festas, ou drogas, ou as duas, ou as três... o melhor é nem me mexer...

 

A vida é complicada... com tantas regras... fosga tracinho se!

podes crer... s vamos a ligar a isso tudo... a melhor coisa é nem viver para não correr riscos :P

Link to comment
Share on other sites

E o "não viver" parece-me ainda pior que a morte...

 

Pois pior que morrer, é estar vivo sem se aproveitar...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

E o "não viver" parece-me ainda pior que a morte...

 

Pois pior que morrer, é estar vivo sem se aproveitar...

tar vivo sem aproveitar... ou até em mtos casos, tar vivo sem saber!! :zzz:

 

tou 1000% d acordo ctg, amigo... :protest:

Link to comment
Share on other sites

se isso acusar canabis tou fudidissimo

When was the start of all this? When did the cogs of fate begin to turn?

Perhaps it is impossible to grasp that answer now, from deep whitin the flow of time

But, for a certainty, back then, we loved so many, yet hated so much... We hurt the others and were hurt ourselves...

Yet even then, we ran like the wind, whilst our laughter echoed,

Under cerulean skyes ...

Link to comment
Share on other sites

se isso acusar canabis tou fudidissimo

pois... daí a decisão de deixar de conduzir. eheheheheheheh

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

epah... é ridikulo... n vou deixar de conduzir pk fumei um charro ou dois... nem vou deixar de fumar pk tou a conduzir...

 

bah.. axo k vou cagar de alto nisso, pode ser k inda demore a ser regulamentado

When was the start of all this? When did the cogs of fate begin to turn?

Perhaps it is impossible to grasp that answer now, from deep whitin the flow of time

But, for a certainty, back then, we loved so many, yet hated so much... We hurt the others and were hurt ourselves...

Yet even then, we ran like the wind, whilst our laughter echoed,

Under cerulean skyes ...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!