Jump to content
×
×
  • Create New...

É Racista Dizer «preto»?


spock
 Share

Recommended Posts

Quando se fala de racismo, as pessoas costumam começar por dizer: «Eu não sou racista, mas...». E o «mas» é frequentemente seguido de frases como: «não tinha filhos com um homem de cor», «eles são preguiçosos», «eles costumam roubar», ou «eles cheiram mal». Estes comentários são racistas? Vivemos num país racista?

 

No dia em que se assinala o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o PortugalDiário pergunta aos seus leitores se são racistas e qual a melhor definição da palavra «racismo». Quem sofre mais com o racismo? São os «pretos», ou é melhor dizer «negro», ou mesmo «africano»? Os imigrantes do leste europeu são mais discriminados do que os imigrantes africanos e brasileiros? As pessoas que nasceram em Portugal são todas portuguesas?

 

Uma coisa é certa, são poucas as pessoas que são penalizadas por terem comportamentos racistas. Nos últimos seis anos, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) recebeu 190 queixas, mas apenas duas resultaram em coimas. Num caso, houve uma recusa em arrendar uma casa e noutra situação o queixoso foi discriminado no local do trabalho.

 

Por que é que se registaram tão poucas queixas? As vítimas acham que não vale a pena?

 

Luís Pascoal, da CICDR, referiu, em declarações à Agência Lusa, que muitos dos protestos são arquivados, porque é difícil estabelecer ou provar os factos relatados nas denúncias. Também o tempo que demora o processo de instrução de uma queixa, entre dois ou três anos, dificulta o trabalho da comissão.

 

Desde 2000, a comissão recebeu 190 queixas, apresentadas por pessoas singulares ou por associações de imigrantes e relacionadas com discriminação e racismo nos locais de trabalho, na rua, nos hospitais e escolas. Das 190 reclamações junto da CICDR, duas deram origem ao pagamento de coimas, disse o mesmo responsável, sublinhando que 60 estão ainda a ser analisadas.

 

De acordo com Luís Pascoal, a maioria das queixas apresentadas estão relacionadas com discriminações no acesso ao local de trabalho e à distribuição de tarefas e reclamações no que toca ao atendimento nos hospitais.

 

Nos últimos seis anos, os casos mais polémicos e mediáticos que chegaram às mãos da comissão foram os acontecimentos do «arrastão da praia da Carcavelos», no passado dia 10 de Junho, e as declarações do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, sobre os chineses.

 

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.p...0464&div_id=297

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

na minha opiniao pessoal, acho que nao é racismo chamar preto, tipo se "pensas" preto e dizes negro ou africano, aí sim penso ke se "viva em complexo" ....

 

pois aí está, eu sou portugues mas nao nasci em portugal assim como muitos portugueses... e mesmo em africa nem todos sao pretos, há brancos, há de tudo e cada vez mundo inteiro é muti cultural com pessoas com tradiçoes, costumes e hábitos ( religiosos, alimentares, de saúde, etc) diferentes, e isso tudo por causa da emigraçao mundial ( é positivo) :)

 

 

já pensaram ke mesmo sem kerer utilizam-se expressoes descriminatórias do genero ovelha negra, caixa negra ( sempre por kausa de acidentes), cenas nesse género....

 

 

racism%20pic.gif

 

:wave

banner-peace100.gif
Link to comment
Share on other sites

E é racista dizer "branco", "amarelo", "castanho"?

 

Porque é que quando se fala em racismo tem quer ser obrigatoriamente pela cor? ^_^

 

Há tantas outras situações onde o racismo se verifica...

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Há uns tempos atrás sentia mais a discriminação racial, e digo-vos que na altura sentia-me um pouco incomodado.

Nos dias de hoje acontece menos (...falo por mim) mas quando acontece sinto uma profunda e sincera lamentação por parte de quem discrimina.

Na verdade dói-me mais ouvir pessoas (minhas amigas), mesmo sendo em tom de brincadeira, dizerem coisas do tipo:

 

Eu vou fazer isso?? deves pensar que sou preto não? ( e no fim da frase até mandam um riso para amenizar a discriminação ).

 

Para mim Isso é a pura estupidez a propagar-se, e atinge-me mais que alguem que nao me conhece chamar-me preto asssim do nada.

Aquela música do gabriel diz isso na perfeição: as pessoas brincam com essas expressões que estão enraizadas na sociedade e a brincar vão passando de geração em geração esse preconceito racial, o que faz haver muitos racistas sem saberem verdadeiramente o porquê de o serem.

 

Há pretos que roubam, claro que há! Como também há deles bastante civilizados e com modos bastante exemplares.

Os pretos cheiram mal? Deve haver uns quantos, aliás todos aqueles que não têm cuidados higiénicos são potenciais ao mau cheiro. Pretos ou não...

 

Quando é que as pessoas param para pensar que o problema não está na cor, mas sim na educação e na cultura de cada um.

É isso que eu lamento, as pessoas não fazem um mínimo esforço suficiente para chegar a esse raciocínio.

 

E respondendo à pergunta do título do tópico:

Chamar preto é racista? Eu respondo: Qual a verdadeira necessidade de chamar preto se todo nós temos um nome de nascença?

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

tds roubam, ker sejam "brancos", "pretos", whatever <_<

s n s tomar banho tb todos cheiramos mal -_-

 

quase d certeza q há mais crimes cometidos por "brancos" do q por "pretos"...

 

preconceitos... -_-

 

Chamar preto é racista? Eu respondo: Qual a verdadeira necessidade de chamar preto se todo nós temos um nome de nascença? -> word B)

«Be the change you want to see in the world»

http://www.peopleagainstpeace.net/

ahetalcoiso tas a ber?

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que o problema tb esta muita das vezes na maneira como se encara as coisas, como tu disseste brunolas, aquela frase" eu sou preto secalhar?" eu essa frase ja a ouvi de muitos pretos (eu que nao fiquem chocados quando digo preto, os meus amigos chamavam me o branco, ou o portos) e acho que tb ja respondi a pregunta do topico.

 

Eu cresci até os meus 14 anos em frança, na regiao de paris, e em todas as minhas turmas que tive, nao tive nem um françes (veridico!) e muito deles eram pretos, turcos(os castanhos) marrokinos, e chineses (maioria vietnamita) mas os meus grandes amigos eram turcos e pretos, sempre me dei bem com eles, e era assim que nos chamamo nos, era por branco(babtou), preto (black), e por turco(le turk).

 

Por isso nao é as palavras que tem mais sentido, mas sim, de a maneira como ela é dita, até a frase "es muito giro es" pode ser tomada como ofensa, dita de maneira ironica, pode ter impacto menos positivo.

Para mim a idiferença ainda tem mais poder do que as propias palavras, e tenho um amigo em Portugal, que lhe chamo pretinho, ele nunca fiquou ofendido, até me chama "avec" (lol) por muitos pode ser uma ofensa, me seu eu cresci em frança, e se é assim que se chama os emigrantes, porque ei de ficar ofendido?

 

Muitas das vezes é a importancia que se da as palavras, que torna as coisas complicadas, e problematicas.

 

Ha coisas bem pior dentro do racismo de que uma simples palavra ... Como o pensamento, entre outras.

Link to comment
Share on other sites

Lenny Bruce, Stand-Up Comediant:

 

 

Are there any niggers here tonight? Could you turn on the house lights, please, and could the waiters and waitresses just stop serving, just for a second? And turn off this spot. Now what did he say? "Are there any niggers here tonight?" I know there's one nigger, because I see him back there working. Let's see, there's two niggers. And between those two niggers sits a kike. And there's another kike— that's two kikes and three niggers. And there's a spic. Right? Hmm? There's another spic. Ooh, there's a wop; there's a pollock; and, oh, a couple of greaseballs. And there's three lace-curtain Irish micks. And there's one, hip, thick, hunky, funky, boogie. Boogie boogie. Mm-hmm. I got three kikes here, do I hear five kikes? I got five kikes, do I hear six spics, I got six spics, do I hear seven niggers? I got seven niggers. Sold American. I pass with seven niggers, six spics, five micks, four kikes, three guineas, and one wop.

 

Well, I was just trying to make a point, and that is that it's the suppression of the word that gives it the power, the violence, the viciousness. Dig: if President Kennedy would just go on television, and say, "I would like to introduce you to all the niggers in my cabinet," and if he'd just say "nigger nigger nigger nigger nigger" to every nigger he saw, "boogie boogie boogie boogie boogie," "nigger nigger nigger nigger nigger" 'til nigger didn't mean anything anymore, then you could never make some six-year-old black kid cry because somebody called him a nigger at school."

Link to comment
Share on other sites

depende, se a pessoa que o disser for racista...

 

se bem que todos nós temos um pouco de racistas ainda que achemos que não. È uma doença cultural que só será extinta ou curada quando todos nós admitirmos estar por ela infectados e nos propormos a fazer um esforço para nos curarmos.

 

«Porque o mundo me empurrou,

caí na lama, e então

tomei-lhe a cor, mas não sou

a lama que muitos são. »

 

«Não sou esperto nem bruto,

nem bem nem mal educado:

sou simplesmente o produto

do meio em que fui criado.»

 

António Aleixo

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Se calhar tou a perceber mal a questão....uma coisa é chamr preto, em vez do nome....isso pa mim é racismo e descriminaçao...outra coisa é dizer um preto, como se diz um branco...aí jah acho k s trata duma cor...e ainda bem k há mtas no nosso planeta...a diversidade ( como li num texto que alguem :wub: me mostrou e eu adorei...) é das melhores qualidades do nosso mundo e com a qual podemos aprender e crescer mto...

 

Agora...eu digo "aquele senhor preto"..."o meu tio preto"...com carinho e n c descriminaçao...assim como digo um branco p descrever uma pessoa igual a mim...não acho descriminaçao....mas...pode haver quem pense diferente...às vezes vejo pessoas a dizer aquela pessoa africana...sabemos lá d onde vem? Africanos p mim são aqueles k nasceram em Africa... :wub::rolleyes: Ainda lá quero ir um dia...adorava conhecer moçambique...enfim...Black is beauty!!!

 

E como dizem os Terracota " a beleza africana é beleza natural...mas todas as outras belezas ( europeia, americana, asiatica) são lindas...são lindas...." :D:rolleyes::wub:;)

...uma vez falei c uma pessoa que me disse "Eu n sou racista, mas era incapaz d ir p a cama c um preto"... :wacko: isto sim...é racismo.... -_-

 

Eu amo todas as cores e todas as etnias...há "bons e maus" em todas, sem excepção!!! Há mais e menos perfumados, tb em todas as cores...cada ser é um ser distinto!!!

 

Mas é mto relativo, acho k depende da meneira como dizes "Preto"!

O nosso coração devia ter as cores do arco-iris!!! :wub::D

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Eu tanto aperto a mão a um branco como o pescoço a um preto! :gap:

 

Isto das cores é muito subjectivo... como já foi dito aqui existem pretos do pior, assim como existem brancos do pior, é como tudo... quantos e quantos pretos já não têm uma cultura acima dos brancos, e quantos e quantos ciganos já se encontram aí civilizados... eu já conheço muitos, assim como conheço muitos k só fazem merda!

Lá está depende muito dos valores incuntidos e das vivências k se levam. ;)

 

A minha melhor amiga é escurinha, e eu sempre lhe chamei de preta, mas sem maldade... apenas o fazia com carinho, da mesma maneira que ela me tratava a mim por looouuuurrrraaa... Cheiram mal? LOL :lol: eu nunca dei por nada e dormi muitas vezes com ela! dasse, apanhei uma branca no .boom2004. que não tomava banho á uma semana e cheirava mal p caraças, seria da cor?

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

...ora bem.... :meditar: visto do meu ponto de vista....e também so para dar a minha opinião....ou para opinar como se diz....creio que o chamar preto a alguem de outra cor pode ser recismo....ou não.... na minha opinião...penso que a coisa está na forma como se diz e como se entoa... obvio que se chamar ..."oh preto da merda..." e se dissermos..."tao preto tasse bem..."....a cena está lá.... mas dita de uma forma não racista... penso eu.... afinal.... a cor não interessa.... a coisa acho que está na forma como se pensa e como se diz e zomo se ouve :gap: .....

:wave

 

:flowers:

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não sei se será ofensivo ou não, sei que há quem não se importe. De qualquer das maneiras eu não o faço. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

muito bem estavamos nós se o racismo tivesse só nas palavras... o problema está tb nas atitudes...

e sou forçado a concordar com o tribolik... todos nós no nosso intimo somos um pouco racistas... :wacko::unsure: :toosad:

 

:splat:

anjuna

 

 

PS: não suporto murcões... ^_^

Link to comment
Share on other sites

Claro que é uma caracteristica pessoal como qualquer outra e pode ser usada para descrevermos uma pessoa mas se as pessoas têm nome é muito mais fácil chamá-las pelo nome e não por uma qualquer caracteristica fisica. Acho que não passa disso mesmo, de uma caracteristica fisica tal como ser baixo ou alto, ter olhos azuis ou cor-de-rosa, ser careca, calvo ou ter uma gadelha que chegue ao chão...

 

Este é daqueles assuntos que acho que nem tem discussão possivel, cada um é como é. Somos todos diferentes e todos iguais. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

A tradução não está a 100%, mas a mensagem era esta.

Lenny Bruce foi um stand-up comediant que foi levado à ruína devido ao seu humor ser demasiado revolucionário e intervencionista, levando os tribunais à ruína da sua carreira. Atenção que estamos a falar da época dos 70, mas ainda muito actual.

 

 

 

Estão cá pretos esta noite? Podiam desligar as luzes, se faz favor, e podiam os empregados e empregadas deixarem de servir por um segundo? E desliguem o follow spot. Agora, o que ele disse? "Estão cá pretos esta noite?" Eu sei que está um preto, porque o vejo lá atrás a trabalhar. Deixem-me ver, existem dois pretos. E sentada no meio desses dois pretos está um judeu. E ali está outro judeu -- temos então dois judeus e três pretos. E também um porto-riquenho (Spic é mistura de Porto-Riquenho com judeu) Certo? Hmm? Lá está outro. Ooh, ali está Italiano ilegal; e, oh, um casal de Italianos mafiosos. E lá estão três Irlandeses não circuncidados. E há um, fashion, grande, caparroso, funky, escarumba. Escarumba escarumba. Mm-hmmm. Eu tenho três porto-riquenhos, será que ouvi cinco? Eu tenho cinco judeus, será que ouvi seis judeus, eu tenho seis judeus, será que ouvi sete pretos? Eu tenho sete negros. Vendido ao Americano. Fiquei com sete pretos, seis judeus, cinco Irlandeses, quatro Italianos, três porto-riquenhos e um escarumba.

 

Bem, eu estava a tentar chegar a uma conclusão, e que é a supressão das palavras que lhes dão o seu poder, a violência, a malícia. Vejam: se o Presidente Kennedy fosse para a televisão, e dissesse, "Eu gostaria de vos apresentar a todos vós todos os pretos do meu gabinete," e se ele só disse-se "preto preto preto preto preto" a cada preto que ele visse, "escarumba escarumba escarumba escarumba escarumba", "negro negro negro negro negro" até a palavra preto deixa-se de ter o seu significado, então nunca poderiam fazer um miúdo preto de seis anos chorar, porque alguém lhe chamou preto na escola.

Link to comment
Share on other sites

WereBear, nesse caso acho que a comparação dele não faz muito sentido. Uma coisa são nacionalidades e origens e outra é a cor da pele...

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Estamos a falar de uma realidade Americana na época dos anos 70. Mesmo em Portugal raramente vias malta de outras nacionalidades cá.

 

Ele também falou em pretos; Italianos ilegais, podes comparar aos Brasileiros, que hoje em dia são apenas discriminados por serem... brasileiros. Fiz uma tradução directa, porque ele usa calão, e calão racista. “Brazuca” é um calão nosso degenerativo por exemplo. Porto-Riquenhos têm tom de pele diferente do Americano.

 

Eu admito que curtia ver Portugal com uma mistura ainda maior, o que não iríamos aprender com novas culturas. Tomei consciência há pouco tempo que até em qualquer ambiente, o modo como te vestes e apresentas em público conta bastante para a maneira como és tratado. É tão triste que o caminho mais fácil é que tenhamos que nos sujeitar por um senso comum.

 

Há que admitir que o nosso racismo é só contra os pobres diferentes. Pobres de dinheiro, porque dos ricos ninguém se queixa de cá estarem. Até lhes abrimos a porta do carro se for preciso. E quando apanhamos cá classe media o Português: “Aqui está a sua sandes de manteiga. São 15 euros”.

 

O que o texto quer transmitir é que o uso corrente das palavras taboo, como asneiras, faz perder a sua força até não significarem absolutamente nada. Tens o exemplo de algumas zonas de Portugal dizerem tantas asneiras que ninguém se ofende. Muitos brasileiros que conheço acham “o povo português” como mal-educado. Se reparares bem, eles usam mais calão que asneiras, o que para eles um palavrão tem mais impacto.

 

Não nos passamos quando ouvimos imigrantes falar cá do nosso spot? Então se forem Espanhóis jasus! Vai tudo à frente! Nós não temos a culpa de sermos Portugueses, alias, não é mau, é um orgulho numa cultura.

 

Uma cultura que não vê pretos em anúncios mas tá sempre a levar com Americanos… na boa! Pois… pensem lá quantos anúncios conhecem com pretos… take your time.

Link to comment
Share on other sites

..............eu...........

 

meus caros, tanto aperto a mão a 1 branco como.................

 

como......???.........

 

como.......???........

 

 

ah! como dou 1 abraço a 1 preto!!!

 

 

ah!..............engaNEI-VOS!!!! :P

 

 

:hammer: :hammer: :sorry:

Link to comment
Share on other sites

A minha prima, quando tinha uns 4 ou 5 anos e foi para o infantário, chegou a minha casa um dia toda contente, a dizer que tinha uma amiga diferente... segundo ela, a menina era castanha...

 

:D

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Sou bastante racista contra uma raça de gente que por ai anda sem principios, que rouba, mata, viola, etc... sem qualquer arrependimento, eles são pretos, eles são brancos, eles são amarelos, e outras cores mais... uns não tem onde cair mortos, outros são bem abastados... há um que até é presidente da principal potencia mundial.

 

Uma cena que acho estranho comigo... é que nunca consegui me referir à etnia como "pretos", sempre que falo sobre estes temas com alguem ou digo black, ou digo africano... nunca consegui perceber porque, talvez seja a carga social de descárnio que a palavra carrega que me provoca algum desconforto em usa-la...

 

Portugal continua a ser um país com muita mentalidade racista, e com muito racismo dissimulado... e estas vagas de crimes cometidos por grupos étnicos dos gettos, não tem ajudado em nada a uma mudança de mentalidades... e o facto é quem vive na linha de sintra... por muita boa pessoa que seja, acaba por desenvover alguns sentimentos racistas... pois sofrem na pele... os problemas socias que lá existem.

 

Eu tive sorte que todas as pessoas de cor negra que conheci, são pessoas expectaculares... assim como tenho muitas boas recordações dos meus amigos de infãncia em Miratejo... assim como dos pais deles, que eram nossos vizinhos... pessoas 5 ***** que estão guardadas no meu coração... tal como tenho sorte em ter uns pais que não são nada preconceituosos e sempre descriminaram qualquer comportamento mais racista que pudessse ter, principalmente por influências extriores... penso também que tive muita sorte em o meu pai não ter feito tropa, nem ter combatido no ultramar, e penso que este é um dos principais factores de tanto racismo em portugal.

 

Sry pela seca.

Serpente Harmónica Vermelha

 

http://samukay.deviantart.com/gallery/

Link to comment
Share on other sites

Continuo a nao preceber o impacto que pode ter uma palavra ... <_<

 

 

Nao sei, talvez seja da minha educaçao, e do meio onde cresci ... Mas da se muita importancia a uma palavra que as vezes, é o necesario para muito começar uma guerra, e isso é que acho desnecessario. E é isso onde as pessoas que talvez tenha uma intençao menos boa de chamar alguem de preto, querem! De ficar ofendido com uma simples palavra.

 

Isto é a minha maneira de ver, pode nao ser a certa, e isso ninguem tem a verdade absoluta, mas como eu pensa, muitos de cor, isso posso garantir, na altura que tinha 14 anos, ninguem se preocupava se eu ou alguem chamava preto a alguem, hoje em dia o racismo tornou se quase obrigatorio! <_<

 

Ou é 8 ou 80, do taboo, e da inconsciência, passou se a falar de mais, e dar mais importancia a quem realmente procurava ter essa importancia (os racistas)

 

Como ja disse num outro topico, com tom de brincadeira, o mundo virou numa paranoia geral, e isso até tem a sua verdade, hj em dia o mundo nao consegue viver, sem um medo, sem uma diferença, sem um panico onde da motivo de discordia. Eu sei que o racismo é uma realidade, mas a que ver que o mundo teve a sua evoluçao, anso atras as pessoas de cor, eram simplesmente escravos, e ele esta a continuar a evoluir, mas a impaciença e a incapacidade de deixar as coisas como elas tavam a evoluir, vao torna as coisas regresar a como estavam antes!

 

Com tanta vontade de mudar as coisas, impoe se uma luta de pensamentos, e de conscencia, dificultando ainda mais a tal evoluçao, e denegrir a imagem de cada um!

 

 

:peace:

Link to comment
Share on other sites

E respondendo à pergunta do título do tópico:

Chamar preto é racista? Eu respondo: Qual a verdadeira necessidade de chamar preto se todo nós temos um nome de nascença?

Nem mais! :lol:

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho dois grandes amigos k tem a alcunha de Preto ... Um é mm preto, o outro é mto moreno e nenhum deles se sente de alguma forma ofendidos por lhe chamarmos "Preto" ... Acho k isso ja depende da pessoa e para mim tem tanto mal chamar preto a um preto como branco a um branco !! :huh:

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho dois grandes amigos k tem a alcunha de Preto ... Um é mm preto, o outro é mto moreno e nenhum deles se sente de alguma forma ofendidos por lhe chamarmos "Preto" ... Acho k isso ja depende da pessoa e para mim tem tanto mal chamar preto a um preto como branco a um branco !! :huh:

por acaso um não é o preto de cascais... o punk...

 

bem se não for já existem 3...

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

A mim soa-me sempre a depreciativo usar ou ouvir essa terminologia para nos referir-mos a alguém, não uso nem gosto de ouvir usar, acho uma expressão que por si só é agressiva, mas quanto ao facto de tratar as pessoas pelo nome nem sempre é possível pois nem sempre sabemos os seus nomes e naturalmente tentamos ir buscar determinada característica que as descreva melhor, seja essa ou outra quaquer, mas sem dúvida que há palavras e termos mais simpáticos que outros. ;)

Link to comment
Share on other sites

brunolas, és um pretinho lindo e essa menina branquinha de sorriso enorme fica-te muito bem :)

já chamei preto a vários amigos e quando o fiz foi sempre de forma carinhosa e porque senti à vontade para o fazer. penso que o racismo não está na palavra propriamente, mas sim na forma como se utiliza. as palavras não são uma fórmula matemática com resultados exactos... daí haver tantos mal-entendidos :)

www.kinesis.web.pt/

Link to comment
Share on other sites

mas o preto de cascais é só alcunha... ele nem é preto... de côr... negro...etc. o que acharem politicamento correcto.

 

 

o nome é renato... mas só os amigos mais antigos o conheçem pelo nome não é angira.... belos tempos aqueles :wub:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

para mim o racismo nao esta nas palavras! mas sim no coraçao! :(

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

para mim o racismo nao esta nas palavras! mas sim no coraçao! :(

....e nos actos.....

From Portugal with Love!!

Paulo Hoffman

P.L.U.R. and all of that Crap...

Virustekk Record's / Denmark

 

In Trance since 1996!!!!!

 

Check this out!

 

 

Beo's Fantastic U.V. Art Work

 

rightspeakerwee.jpgleftspeakerwee.jpg

Speaker's - Art Work by Nagual Creations

 

 

subscribe_blue23.gif

 

Free Mushroom Magazine Subscription

 

dancebeforevg5jc1.gif

Visit My Website

Visit My Facebook Page

My Msn Spaces

Virus-Tekk Records.Dk

Mushroom Magazine On Line

The Real Pirate's!!! The World People Crew-South of France

Link to comment
Share on other sites

para mim não é racismo... pelo simples facto de que se ele é preto e se eu me referir á cor dele digo o quê? que é negro? (ai já é correcto?)

então e quando eles nos chamam de pulla? (branco ou homem branco)

várias vezes já me chamaram e não me senti ofendido

já é correcto? a mim podem-me chamar de homem branco que isso já não é ofensivo...

mas se tiver que me referir á cor dele já não posso dizer preto...

pelo amor de deus... não se é racista por dizer isso

Link to comment
Share on other sites

Eu também acho que não é na palavra que se usa para descrever, para dizer, nomear que se vê se é racista ou não! Isso está bem demonstrado no filme "crash"! Não e tudo tão linear! O que se diz não é o que se pensa e o que se pensa não é o que se diz/faz! Os sentimentos andam sempre à mistura a "baralhar" a coerência.

 

É a mesma coisa hoje em dia com os islâmicos, a maioria das pessoas pões todos no mesmo saco só por existir um grupo de islâmicos fundameltalistas! Hoje em dia quem se faz explodir com uma bomba associamos logo a Alá! Mas quando falamos em violadores de criacinhas não associamos LOGO a cristãos! A experiência faz com que o MEDO ( e com isto generalizarmos inconscientemente e desejarmos "quase mal" a outra pessoa, raça, credo) ou o RACISMO ou o NAZISMO ou o que for despolete em nós. E a experiência é tudo o que nós vivemos, as ideias que nos transmitiram, os ideais que nós temos.

 

E por exemplo, acho no meu humilde conhecimento, o racismo entre brancos e pretos (que é o mais evidente na população mundial) vêm da escravatura, do sentimento de superioridade que os europeus tinham da outra raça e o consequente ódio dos negros pela raça que os tentava dominar. E por muito tempo que passe, esses ideais passam, de pai para filho, de amigo para amigo, de livro para leitor e por ai fora..e é mesmo como o "Grabiel o pensador" diz!

 

Eu por exemplo, na minha família sempre ouvi comentários pejorativos em relação aos "homosexuais"! Nada de forte e grave mas o necessário para eu ter o "avontade" para me tornar anti-homosexual! Mas, aos 15/16, na idade de repensar conceitos pensei que se os sentimentos que eu tinha em relação a uma rapariga era gerados por via química, então os sentimentos que um homosexual tinham por outro ser eram uma condição química que ele por muito que quizesse nunca os poderia negar. Ou seja, para que estar a tornar mais "infeliz" um ser igual a mim, que como eu também só queria ser feliz?

 

E tive opurtunidade de explicar, em casa, o meu ponto de vista! Mas eles, depois, disseram-me que nunca foram anti-homosexuais mas sim davam a "tanga" ou a "piada"! E é por ai que se começa! Com amigos, pessoas que me dou bem e sei o que "eles" pensam acerca do assunto, sou capaz de gozar, ridicularizar (como faço com qualquer coisa, desde o cancro À morte, enfim, as condições mais tenebrosas do ser humano)! Mas tenho a consciência que a uma miudo, em fase de aprendizagem, de criar e desfazer ideias e conceitos é mesmo muito perigoso porque ele não vai levar como uma piada mas sim um "conceito" para a VIDA!

 

Mas, o que nos destingue dos animais é isso mesmo, épodermos ser originais, podermos repensar e tomar consciência do porquê das coisas, o porque de eu pensar assim, se realmente têm um fundamento essa reacção que tenho em relação a certa coisa ou pessoa e mudar de atitude (se necessário)!

 

E há uns tempos num post de alguém que disse que não era racismo mas nunca conseguiria ter relações ou um filho com um preto! Isto, sim, é o verdadeiro racismo perigoso, o enraizado! Aquele que a pessoa até já se admite não-racista e nem quer tocar no problema!

 

PAra mim é estúpido existir palavras que não se podem dizer. Isso é o expoencial do pensamento Humano? Criar palavras para depois as proíbir? Diz o criador: "Bem esta tarde inventei ali duas ou três palaras para definir mais uma séries de coisas, mas vou pôr uma nota que não se pode usa-las"! Não acham absurdo? Eu só não digo asneiras pelo factor social, porque em geral as pessoas à minha volta incomodam-se! Mas preto, como a experiência de vida sempre me remeteram a pessoas iguais a mim, uso-a frequentemente!

 

Porque por exemplo, se a palavra "preto" a mim me remete a um pensamento de uma pessoa igual a mim, com as mesmas aspirações e medos só que a unica diferença é a cor de pele estou a insultar a alguém? Tenho culpa de esta palavra remeter as outras pessoas pensamentos desconfortaveis? Se me pedirem obviamente que cedo em chamar esta ou aquela pessoa de preto, mas em geral é algo que continuarei a usar. Porque como digo "aquele preto que estava lá" também digo " aquele gajo com o boné azul" ou "o gajo com o telemovel samsung"! C'est la meme chose!

Link to comment
Share on other sites

há mais um em cascais, o black! o telmo!! :lol:

é um fixe :rolleyes:

Olha k engraçado, por acaso um desses meus amigos tb se chama Telmo :) ... Mas n mora em cascais, apesar de ja ter estudado mto tempo em lx !!

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

Uber, é bom ver alguem que pensa como eu aqui no forum!

 

E concordo no que tu dizeste, e para continuar numa parte do teu texto "PAra mim é estúpido existir palavras que não se podem dizer. Isso é o expoencial do pensamento Humano? Criar palavras para depois as proíbir? Diz o criador: "Bem esta tarde inventei ali duas ou três palaras para definir mais uma séries de coisas, mas vou pôr uma nota que não se pode usa-las"! Não acham absurdo? Eu só não digo asneiras pelo factor social, porque em geral as pessoas à minha volta incomodam-se! Mas preto, como a experiência de vida sempre me remeteram a pessoas iguais a mim, uso-a frequentemente!"

Eu com os meus pais, tias, até mesmo avo, é "filho da puta" "cabrao" "caralhos" etc etc, sem nunca ninguem ter ficado ofendido, acho que chamar preto é a mesma coisa que chamar careca, ou aquele de cabelos compridos ...

 

E ha pessoas aqui que dizem "para que chamart preto se nos temso um nome?" entao eu toda a gente me chama Snot, porque me chamar snot? se eu tenho um nome? porque por um nick num forum se temos um nome? porque que ums sao carecas, e outros com cabelos grandeS? bahh pela amor de deus, eu nao vejo numa palavra qualquer ameaça!! Mas como ja disse nbum outro post ai em cima, para muitos que pensm que chamar preto é mal, é que muitas das vezes se gere confusoes, até mesmo guerras, como disse o Uber, no caso dos islamicos.

 

 

 

:peace:

Link to comment
Share on other sites

-_- Sou contra o racismo, não existe nenhuma diferença entre uma pessoa de tonalidade de pele mais clara do que a outra!!!! Existe, mas não ao ponto de discriminar uma por ser mais escura do que a outra... É um ser humano como outro qualquer e precisade ser ouvido, respeitado e aceitado como é e não como quereriamos que fosse....

 

 

:sad: Aqui em casa, sempre que na televisão se fala sobre qualquer assunto de individuos de raça negra o meu pai chama nomes a eles, às palantas, à vida, ao mundo, etc. Compreendo o meu pai mas apesar de lhe dar o desconto chego a não compreende-lo agora. Foi a guerra que o deixou assim mas, agora, devido a questões sociais!!!!!

 

 

:ph34r: É Racismo e infelizmente sempre haverá, neste mundo, com muita pena minha.... :sorry:

Link to comment
Share on other sites

as armas também existem e também foram por nós inventadas o que só por si não justifica o seu uso -_-

Assim como as drogas, foram inventadas por nós... mas depois não podem ser legalizadas, bahhhhhhhhhhhhhh :diabo:

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

as armas também existem e também foram por nós inventadas o que só por si não justifica o seu uso -_-

"Many credible sources attribute the invention of black powder (火藥, huo3 yao4; lit. fire medicine) to ancient China in the 9th century during the late Tang dynasty (618 - 907 CE). The invention appears to have been made accidentally, by Taoist alchemists seeking the elixir of immortality, or possibly as a fire starter for the easy ignition of tinder by sparks. The first references to gunpowder appear as warnings in alchemy texts not to mix certain materials together. However these early mixtures contain large amounts of incombustible material and are pyrotechnic in nature rather than truly explosive. By the 11th century, gunpowder began to be used for military purposes in China in the form of rockets and explosive bombs fired from catapults"

 

 

Se não fosse o eterno dilema humano de querer viver para sempre,, nunca tinhamos começado a matar-nos uns aos outros desta maneira....

 

 

Não fugindo ao tópico... é racista dizer preto e não é... é como tudo.. Qual a diferença de chamares Gordo ou Obeso.... não será isso uma atitude discriminatória tb??

Sim porque acima de tudo racismo é discriminação.. ora qual é o mais bem visto socialmente.. aquele que chama gordo... ou o que chama preto... E se chamar negro ou Obeso.. já não descrimina??? São Rótulos... o que conta são as atitudes não o que sai da boca para fora...

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

bom post uber ^_^

 

ehehe isto já chegou a um ponto engraçado.

 

Quando as palavras se tornam meras palavras torna-se difícil decifrá-las pois elas são usadas para descrever determinada característica do indivíduo em questão.

Compreendo perfeitamente, e é por isso que me sinto completamente à vontade quando os meus amigos chamam-me amigavelmente por preto ou qualquer outra característica minha mais realçada.

Talvez porque as palavras sejam meras ferramentas que usamos para transportarmos as nossas ideias, pensamentos e emoções, mas aliado ás palavras vem também o tom em que as proferirmos. Acho que é aí que se sente mais a discriminação. Qualquer pessoa sente o poder de uma palavra dependendo do tom e o propósito com que esta é proferida. E essa negatividade oral sente-se perfeitamente.

 

Dou o exemplo daquele cientista japonês (Masaru Emoto) que revelou que água capta e reage ás emoções das palavras. Claro que as moléculas não conhecem o vocabulário das variadíssimas línguas que existem no mundo, elas reagem sim aos estímulos de toda a palavra que proferimos.

Portanto, talvez quando se comenta uma característica de alguém, preto, gordo, cigano, chinês, se sinta a intensidade do comentário e daí facilmente se distinga se este teve ou não intenções discriminatórias.

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Portanto, talvez quando se comenta uma característica de alguém, preto, gordo, cigano, chinês, se sinta a intensidade do comentário e daí facilmente se distinga se este teve ou não intenções discriminatórias.

Era mesmo aqui que eu queria chegar....

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

para mim o racismo nao esta nas palavras! mas sim no coraçao! :(

....e nos actos.....

Concordo...porque xamar preto, negro, branco, amarelo nao signifca que estamos a ser racistas, a menos que alguem xama com má intensao!Mas racismo é discriminar, olhar, provocar...

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

tenho um gato preto a quem chamo preto! será q sou racista?

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

e se pensarem bem pertencemos todos à mesma raça, a Raça Humana....

somos é parvos -_-

eu sinto q hoje estou um pouco mais parva q ontem! :hammer:

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

tenho um gato preto a quem chamo preto! será q sou racista?

parece akele pessoal ke manda cartas para akeles consultorios mamados dakelas revistas mamadas! hehehe :D

:hammer:

banner-peace100.gif
Link to comment
Share on other sites

Pantra, :)

tem piada tava exactamente a pensar isso mesmo....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

que tu tás mais parva hoje... :gap: kiding :gap:;)

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Desculpem esta frontalidade, mas sinceramente acho esta pergunta mm mto estupida ... para mim é a mm coisa k perguntarem se um ovo é merda so pk sai do cu da galinha !! :wacko:

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nao tribolik, a galinha é k sai do cu do ovo !! :hammer: :nhak:

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

:blink::wacko::stupid:

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

Epah olha ...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vai ver se tou ali na esquina ... :><P:

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

LOL :gap:

Tribolik acho que estás a precisar dos serviços da Trancendental, Lda., um dentinho em fimo devia ficar-te a matar. :gap::gap::gap:

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

e conseguimos estragar mais um tópico que á partida até parecia interessante...LOL :gap:

Realmente, isso tira toda a credibilidade dos meus post's anteriores :hitler:

 

 

 

dass vou começar a escrever devagar, farto de editar os post's <_<

Link to comment
Share on other sites

o ovo está para a galinha como as bolotas estão para os homens... ;)

LOLLOLOLOLOL

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Hmmm...

 

Entre o querer e fazer ainda vai uma grande distância.

 

Apesar de dizermos palavras bonitas, as nossas acções ficam por terra. A única vez que vi o trance ser o que diz ser, foi numa festa da Union onde vi um travesti. Não vi ninguém fazer comentários, apontar, gozar ou ficarem que nem burros a olhar para um palácio. Estava ali como outra pessoa qualquer, apesar de diferente.

 

Porque na generalidade, não vejo os trancers serem diferentes do resto das pessoas. Há discriminação e mentalidade fechada para o que não lhes interessa (tudo menos drogas).

 

A única parte em que há liberdade, é usarem drogas e não serem tratados como drogados terminais. Apesar de serem drogados, não curtem ser catalogados como tal, mas em tudo o resto podem discriminar porque já não lhes toca a eles. Um dia quando tiverem um parente preto, bixa, fufa ou anormal, abrem os olhos porque aí já é uma situação onde estão envolvidos.

 

Numa cultura em que supostamente devíamos ser um com a natureza, liberdade, união e respeito, é tudo treta. A sério, pura e simplesmente treta. Fica bem falar de cór.

 

Fartei-me de fazer chamadas de atenção para racismo e homofobia, não leva a lado nenhum! Enquanto as pessoas não são encaradas com uma situação diferente, não querem sair do seu mundinho e rotina. Cego não é quem não vê, é quem não quer ver.

Por isso questiono estes tópicos, porque já é uma sorte alguém aprender alguma coisa, quanto mais modificar a sua maneira de pensar. Mesmo quando os argumentos têm fundamentos que destruam os já existentes.

 

E pela última vez digo esta frase: "palavras, leva-as o vento". Não há coisa mais frustrante do que tentar ensinar o que todas as pessoas deviam saber. A partir de agora vou só gozar, que sinceramente falar a sério é tempo perdido.

 

É... eu vejo a coisa muito PRETA ainda. :nhak:

Link to comment
Share on other sites

E temos sempre o racismo socialmente aceitável à raça cigana. Nunca vi campanhas de sensibilização sociais sobre este tipo de ódio generalizado! Basta começar a estória: "ontem tavamos lá com o pessoal chega um carro cheio de ciganos e.."

Link to comment
Share on other sites

Porque os ciganos são supostamente uma classe mais pobre que os pretos, além do mais, são donos de si, muito independentes da sociedade.

 

E com pretos e ciganos ninguém se mete, pois são unidos e estrilham no momento.

 

São pessoas que não conseguem esconder a sua diferença, não existe a opção de omitirem informação. A discriminação é comum em telejornais, onde mencionam a raça de quem matou ou roubou. É raro ouvires num telejornal "de raça branca".

 

Os homossexuais, seropositivos, idosos, conseguem em grande maioria esconder os seus sentimentos e evitar discriminação mais à seria, nem têm tanto poder de defesa nem são tão unidos.

 

Qualquer discriminação, de raça, religião, orientação sexual, modo de estar na vida, só vai resultar em solidão. Que é um dos grandes males da nossa sociedade, um stresse que equivale ao stress de teres uma perna partida.

Link to comment
Share on other sites

Ai se vê o racismo: "com ciganos e pretos ninguém se mete.."

 

Não é isto uma contradição que estavas a falar? Ao sermos todos iguais? Poruqe generalizar uma raça ou etenia por haver um grupo dentro delas que se comporta desta ou doutra maneira?

Link to comment
Share on other sites

Ciganos, sao as unicas pessoas por quem sinto odio e raiva .. Pelo menos os ciganos da minha terra sao da pior especie que pode existir !! E n me venham falar de discriminaçao e essas balelas todas, pk eles tem agua e electricidade a borla, aos dias de mercado fazem as suas vendas de roupas e afins, ninguem os chateia e no acampamento deles n entra ninguem ( inclusivé a policia... ). Mas apesar disso tudo, sao capazes de nos roubar, insultar e bater. Desde que vi um grande amigo meu a levar porrada a serio de 5 ciganos e depois disso terem ido ao meu local de trabalho ameaçar-me e perguntarem-me como estava o meu amigo com o maior cinismo do mundo, que nunca mais consegui ter qq tipo de respeito ou simpatia com eles, desprezo-os e odeio-os mm ... Sei que devia era ignora-los e esquecer tudo o que se passou, mas n consigo, o que passei nakela noite marcou-me demais e o que me xateou ainda mais, foi a policia n ter feito nada em relaçao ao que se passou porque tb tem medo deles ... Uma coisa é uma pessoa n ter nada na vida e ser discriminada, dpx ja nada importa e acabam por fazer parvoices, outra coisa é terem uma vida razoalvmente boa, serem aceites onde estao e ainda fazem estas merdas ... :toosad:

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

Depois de teres passado por uma situação dessas acho a tua revolta perfeitamente compreensível, mas sou da opinião de que é sempre um grande erro caírmos em generalizações...mas por vezes é muito complicado, né?

Link to comment
Share on other sites

Eu n tou a generalizar de maneira alguma, tanto k ate frisei que so acho os da minha terra pessoas da pior especie, porque de outras cidades, vilas ou aldeias n sei como sao.. so falo dos k eu conheço. Se de alguma forma pareceu k tava a generalizar, n era a minha intençao, pk eu so gosto de falar do que conheço ou entao k tenha alguma noçao do que estou a falar. :)

"For me there is only the traveling on paths with heart, on any path that may have heart. There I travel, and the only worthwhile challenge is to traverse its full lenght. And there I travel, looking, looking, breathlessly."

 

 

 

lua%20na%20agua.jpg

Link to comment
Share on other sites

Porque os ciganos são supostamente uma classe mais pobre que os pretos, além do mais, são donos de si, muito independentes da sociedade.

Não acho k seja assim... já há ciganos e ciganos!

Ainda há por aí mt cigano pobre e desonesto, mas também já conheço mt cigano c melhores condições de vida k muitos portugueses por aí fora e p além de estarem bem na vida são bastante civilizados e honestos!

 

Ma o k tem a ver a riqueza ou pobreza c o ser racista? :blink:

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Quantos pretos vês numa universidade, e quantos ciganos vês?

Já viste pretos na tv, mas e ciganos?

 

Há aspectos comuns à cultura da raça, como ciganos serem sedentarios.

Eu cá não me meto com eles, muito menos virar-me à porrada! Vai pra lá tu! Mas para isso respeita-se, a merda é quando não se é respeitado.

Link to comment
Share on other sites

Quantos pretos vês numa universidade, e quantos ciganos vês?

Já viste pretos na tv, mas e ciganos?

Mas isso já tem a ver c a própria cultura que eles têm... a maioria de ciganos que conheçi, p eles o estudar era uma cena que não fazia parte da vida deles, tavam-se a cagar p aquilo tudo!

 

E também sei que se lhe der razões p levar porrada, eles nem pensam 2 vezes e vem logo a família td atrás... só te sei dizer que aqui na minha zona já conheço ciganos bastante civilizados e se ñ visse que eram ciganos pela forma que se vestem, nem diria que eram ciganos, mts deles até estudaram (ñ têm nenhum curso superior, mas tiraram p aí o 12º) e têm empregos que mts portugueses ñ têm... mas penso que isso já depende das zonas onde estão, do tipo de vida que levaram, sei lá...

depois também á aqueles que até tenho medo de lhes dirigir a palavra, nem sequer confiança lhes dou, mas é como td a raça, pretos, brancos... há de tudo! ;)

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

É racista dizer preto?

 

Acho que é mais o preto que diz que és racista....

pela parte que me toca, prefiro usar o termo "descriminação", que chamar racista. :D

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Não é nada Brunolas...se as diferenças existem há que saber coexistir com elas e geri-las.....porque raio dizemos que o cão é Dalmata se afinal são todos cães.....só se for porque o cão não nos vai achar racistas...será?

 

Acho que chamar preto não é de uma pessoa racista (ou não).....o gajo que é racista chama coisas bem piores

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Mas isso são as pessoas com Medo! Medo de mostrarem uma atitude racista...

 

Pah, quem sabe que não o é não tem que ter medo de falar para esconder nada..

 

É como tudo! Por exemplo, com isto da pedofilia, tenho a certeza que muita gente, mesmo avós andam por ai cheiinhos de medo para olhar para nos netos ou para outros putos porque ainda os acusam de gostarem comer criancinhas..O MEDO de ser ou de se dar a entender que se é o que nã verdade não se é..

 

ha que agir e reagir com naturalidade..não ha que ter medo da maneira que nos exprimimos se a nossa intenção não é ofender! Quem se sentir ofendido que diga ou que engula os sapos.. :)

Link to comment
Share on other sites

Há aspectos comuns à cultura da raça, como ciganos serem sedentarios.

sedentários? não é nomadas quue querias dizer?

Agora é mais sedentários. Abancam-se em qualquer lado, e para os tirar de lá, é complicado. Mas mais uma vez, é apenas um estereotipo do que é ser "cigano", pois também não é representativo de nada.

 

Eu sou racista, não curto alguns brancos... que mania!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

desculpem-me lá mas não me venham com considerações pelos ciganos pelo simples facto que morei + ou - ao pé deles e se os meus pais têm que trabalhar para pagar água, luz e tudo o mais digam-me o porquê de não ter patrols e mercedes á porta porque isso tinham eles á grande...e fios para ir buscar a electricidade á borla e ninguém faz nada, não existe nenhuma autoridade que lá vá dizer ou fazer alguma coisa, porque se desconto para o estado e faço todas as merdas que esta sociedade pede porque é que eles não o fazem? e depois querem casas dizem eles... muitos bairros construidos de raíz para tirá-los das barracas foram feitos tive em em muitos a fazer entregas ao domícilio e posso dizer que passados 2 meses dos bairros estarem com pessoas aquilo estava transformado em barracas mas acupladas..até burros vi nos corredores dos prédios :huh: ... até nem me preocupava se não houvesse dinheiros públicos envolvidos nestas construções e mais as maiorias das casas eram de boa qualidade... não me queiram dizer que os povos são todos iguais para mim existem uns mais calmos outros mais agressivos e por ai fora e os ciganos são daqueles povos que estejam onde estiverem não aceitam as regras de um país sabendo que não podem viver onde querem (pk hoje um pedaço de terra, hoje pertence sempre a alguém) e ainda por cima usufruem de coisas ilicitamente onde nós que estamos inseridos no país temos que pagar...

Link to comment
Share on other sites

porque se desconto para o estado e faço todas as merdas que esta sociedade pede porque é que eles não o fazem?

São mais livres, e nós estamos presos à sociedade, suas vontades e necessidades impostas, mesmo contra a nossa vontade. Mas como não mexemos o cú, preferimos continuar a fazer o que nos mandam...

 

É a comer e a calar... é sempre a andar!

 

:lol:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Tava a ser ironico, claro que ha racismo dos dosi lados, mas muita das vezes so se ouve da parte dos "brancos".

 

Quantas vezes apanhamso no focinho em putos, por sermos eu portugues e o meu amigo turco? algumas ...

 

Tudo bem que ha um sentimento de raiva por parte dos pretos pela discriminaçao que sao vitima, mas nao funciona dos dois lados.

Link to comment
Share on other sites

Quando nos apelidam de PULAS isso não é ser Racista?????

 

It's just a simple question....

Para quem pensa que dizer preto é, para eles é! :mellow:

 

Mas acho que muitas das vezes o racismo é de sentido unico. -_-

Bakano assim não há perigo de virem em contra-mao :lol:

Link to comment
Share on other sites

:lol::lol:B)

 

 

Tribolk: um bocado? na ultima eleiçao presidencial, o partido da extrema direita teve 48% dos votos, partido mais que ligado ao movimento nazi, o Le Pen para quem conhece.

 

E pah, até com os portugues as vezes sinto discriminaçao. Mas prontos, nada que nao me deixa dormir, a nao ser quando ia para entrevistas, sentia isso em algumas. Mas nao é general, muitas das vezes os tugas sao amados! hehe B)

Link to comment
Share on other sites

Mas acho que muitas das vezes o racismo é de sentido unico. -_-

eu nºao concordo muito com isso snot, racismo acontece em todos os sentidos, ker se keira ker nao, é um assunto muito delicado este -_-

banner-peace100.gif
Link to comment
Share on other sites

talvez seja pelo facto de o numero de pretos escravizados pelos brancos ser muito mas muito superior ao numero de brancos escravizados por pretos ao longo da história assim como o numero de pretos mortos, o que confere ao individuo de raça negra uma certa legitimidade para o ser (racista) uma vez que a história coloca-o no papel de vitima principal e há que dar a mão há palmatória e a negação disso só revela o racismo que há em nós...

 

por isso vamos primeiro redimir-nos do que os nossos antepassados fizeram e depois de curados do racismo então ai sim podemos pedir ou até mesmo exigir que os outros também não o sejam

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!