Jump to content
×
×
  • Create New...

O Boom Na "rua De Baixo"


Huanita
 Share

Recommended Posts

Esta edição do Boom Festival 2006, que decorreu entre 3 e 9 de Agosto, foi, sem dúvida, um pacote de experiências apetitoso. Um cesto recheado de vivências surpreendentes. Fomos novamente recebidos, de braços abertos, nas margens da lagoa de Idanha-a-Nova, nos terrenos da Herdade do Torrão, para mais uma nova viagem mística, libertadora de emoções, conquistadora de novas visões.

 

Este ano a organização escolheu assumidamente como tema do Festival a Ecologia, interligando-a às artes - música, cinema, dança, teatro - e englobando actividades de diferente natureza como conferências, workshops e terapias alternativas. O objectivo foi criar sistemas de sustentabilidade que tornassem viável a independência estrutural desta vila provisória. O conceito de Permacultura foi adoptado por ser uma das práticas de sustentabilidade ecológica que cria habitats humanos em harmonia com a natureza.

 

Utilizaram-se geradores movidos a energia solar, WC’s secos sem a necessidade da utilização de água e com a possibilidade do uso posterior da matéria como adubo. Os chuveiros, através de filtros biológicos, reutilizaram a água gasta. A madeira queimada, dos incêndios do ano passado na região, foi aproveitada. Mas as estruturas mais visíveis foram as de bambu da responsabilidade de Amir Rabik, arquitecto indonésio e cônsul honorário de Espanha e Portugal em Bali.

 

As Bio construções, espalhadas por três das distintas zonas do recinto (Chill Out, Dance Floor, Liminal Village), foram inspiradas em pagodes do Oriente. O Dance Floor de 2500 metros quadrados e 26,5 metros de altura demorou dois meses a construir e teve doze especialistas Balineses a trabalhar na estrutura.

 

 

esta vez, ao contrário das edições anteriores, foi-me destinada a perspectiva de trabalhadora na área da restauração. Tarefa desafiante dadas as concentrações de milhares de pessoas limitadas, espacialmente, a um número restringido de hipóteses alimentícias. Além disso, retivémos a exclusividade do produto, o Açai, uma fruta energética brasileira da Amazónia, que repõe naturalmente energias, convencendo os corpos dormentes a manter os ritmos de “maratona”, refrescando-nos a alma com a sua textura gelada.

 

Não fazíamos ideia do tipo de resposta que iríamos ter, só sabíamos que o público ia aderir ao evento em grande peso! Os bilhetes pré-vendidos rondavam os cinco milhares. Adivinhava-se uma invasão...

 

As portas abriram-se no dia 3 de Agosto. Logo de manhã começaram a surgir relatos das filas que cresciam na entrada do recinto. Ouvimos falar de 9, 12 e até 21 horas à espera de entrar. Valentes e intermináveis minutos acompanhados por agressivas temperaturas diárias a rondar os 40º. Houve quem colocasse assentos em cima do capot do carro com sobrinha e quem fizesse churrascos à beira da estrada. Ao que a lei da sobrevivência obriga!

 

Depois da tempestade a bonança. Na entrada eram recebidos com sorrisos e com um Kit de Entrada constituído por um Jornal Interno do Boom, um cinzeiro de bolso, um saco para o lixo e dois preservativos para as “altas temperaturas”.

 

Mas quem já lá estava dentro não se conseguiu aperceber bem do que representam milhares de pessoas em estradinhas do interior. O nosso método de controlar a enchente resumiu-se à avaliação de espaços livres de tendas. Iam diminuindo rapidamente e, no fim do dia 4, a Herdade parecia uma autêntica vila.

 

Além das zonas já referidas a Sacred Fire, a Eco-Villa e o Baby Boom, com a sua casa na árvore, saem destacadas. Todas com o seu próprio encanto, todas “países” do mesmo planeta. A mensagem principal transmitida, presente nas pulseiras e numa instalação em pleno recinto, foi, no entanto, de assumida unificação: We Are One!

 

Na Liminal Village foram integrados um espaço para documentários, filmes independentes e experimentais, Metacine, e outro para artistas plásticos, Inner Visions Gallery. Além disso englobaram igualmente uma Workshops Zone, outra Presentations, e uma Zona de Terapias.

 

A Eco-Villa garantiu a limpeza de todo o recinto. Rapazes e raparigas, durante os seis dias de música, apanharam lixo do chão garantindo que mesmo no último dia o terreno estivesse limpo. A organização conseguiu assim ultrapassar a imagem suja que é deixada no final de eventos desta dimensão. O serviço de restauração tinha à sua mercê uma carrinha desta equipa que recolhia todo o lixo acumulado. Foram colocados caixotes a possibilitar a devida separação.

 

No Dance Floor foi utilizado o melhor sistema de som desde que o Boom começou, resultado de uma parceria com a Funktion One e a SLS de França. O sistema apresentado identifica a audição e o estímulo electrónico de uma forma multidimensional. Dando o merecido relevo a todos os elementos sonoros, o som é abordado de uma forma global, tal como o evento em si.

 

O Burro Táxi da Iris, uma Suíça de 47 anos, residente em Idanha há 17, e as massagens foram outras duas iniciativas largamente apreciadas.

 

De propósito ou nem por isso, foi criado um pequeno recanto, de um dos domes da organização (que fizeram parte do Dance Floor de 2004), oportunamente denominado de Ibiza Corner com gente gira, música groovy e fatias de melancia biológicas refrescantes. A jangada dos piratas só veio adicionar uma componente mais irreverente ao tranquilo local, muitas vezes utilizado como After Hours oficial.

 

De forma global foi também constituído o público que, nesta edição, se dividiu em 63 nacionalidades diferentes, pertencendo aos portugueses a módica percentagem de 10% a 20%.

 

O Açai foi um sucesso! Esta fruta, só existente na Amazónia, representa a alimentação ideal para temperaturas elevadas, como as que presenciámos, e estados físicos desidratados como os que encontrámos.

 

Desde 1996 que esta organização luta pela criação de um evento que no início tinha como principal objectivo o impulso e divulgação de um estilo específico de música (electrónica) e do estilo de vida associado. Hoje em dia os desafios aumentaram, expandindo-se a territórios mais ambiciosos, integrados num contexto social e estrutural actual. O Boom cria, durante uma semana, um mundo, uma sociedade, repleta de várias tribos e conceitos de vida diversos. Não é este ou aquele nome de DJ ou banda que traz as pessoas; é sim a experiência de estar no local, a viver tudo o que nos proporcionam.

 

Esta visão da organização tem custos pois, para criarem tal estrutura, não é de todo possível aceitarem patrocínios, opção que transporta o Boom para um patamar diferente, livre de poluição visual das marcas. Em vez de marcas presenciamos uma forte presença da comunidade local. Nunca Idanha-a-Nova foi tão falada nos media. Nunca eles fizeram tanto negócio.

 

O ambiente de descontracção criado faz com que cada um se sinta mais responsável pelos seus próprios actos e consciente do que o rodeia. Os padrões eco-amigáveis a que se associaram permite realçar ainda mais a responsabilidade de cada indivíduo não só de si próprio mas também pelo seu próximo e pela sociedade. Há quem diga que estes são somente clichés! Eu digo, ainda bem que eles existem!

 

Até à próxima lua cheia boomística em 2008!

 

 

Links informativos:

http://www.boomfestival.org

http://www.ecocentro.org

http://www.funktion-one.com

http://www.sls-france.com

 

 

IN Rua de Baixo

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

:rolleyes: obrigado joanninha voa voa :hug:

 

P.S. - Linda...temos k ver "daquilo"...como fazemos chegar perto de ti? :sad: Continuam bem conservados, mas deviamos acelerar a coisa ;) :kisssss:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

estou a chorar por ter ido... :cry:

ah... por já ter acabado... :cry:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

e porque hoje é um dia sensivel...

e porque estou a ver as fotos de um amigo mto querido @ BOOM...

e porque sinto saudades...

e porque a distância existe...

 

e porque ...e porque...

 

sinto mesmo falta dos meus compaheiros de VIAGEM. É só...a FAMILIA e os AMIGOS (unidos num só). :wub:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

este boom foi a melhor coisa que me aconteceu nos ultimos anos.

 

pela energia, pelas amizades, pelo carinho, pela alegria, pelo amor, por sentir que eramos mesmo um, pela familia, nem as aranhas me incomodaram assim tanto :wacko: .

 

gostava que a minha realidade fosse sempre um boomoment... e vou fazer tudo para que passe a ser... já ando em boom desde dia 1 por isso... :dance:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Ai Vinha, vinhas...isso é que foi brilhar :D:wub:

 

Vinhas, vem de vinho...eu bi logo :diabo: :lol:

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Em tantas coisas lindas que o boom ofereceu, estar sempre a falar da droga que lá houve (que nem é da responsabilidade da organização) chega a ser saturante.

Esta review está fantástica e foca os verdadeiros pontos que a organização nos proporcionou

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Só queria adiantar q o texto foi escrito pela Ana Vinhas!!! Merece o reconhecimento...

 

 

;)

:rolleyes: sei k pode parecer cusquice a mais...mas quem é a Ana Vinhas...alguma amiga? ^_^ gostava de ficar a saber...quem é ela?? o k faz??? o texto tá demais...mesmo como diz o Brunolas...realça dentro do negativo...a boa perspectiva ;) tá uma delicia :)

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Só queria adiantar q o texto foi escrito pela Ana Vinhas!!! Merece o reconhecimento...

 

 

;)

:rolleyes: sei k pode parecer cusquice a mais...mas quem é a Ana Vinhas...alguma amiga? ^_^ gostava de ficar a saber...quem é ela?? o k faz??? o texto tá demais...mesmo como diz o Brunolas...realça dentro do negativo...a boa perspectiva ;) tá uma delicia :)

A Ana Vinhas é a filha dos donos da Herdade do Zambujal (axo), namorada do Pena :lol:

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Por acaso sim é uma amiga, e eu já tinha lido o texto e reconheci. Ela estava no Boom na parte do Boom Ice c a loja q vendia o fabuloso Açai q foi o meu peq almoço todos os dias q lá estive.

 

Podem lêr mais coisas desta amiga no : www.rosamariposa.blogspot.com

 

Divirtam-se!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Este review está maravilhoso! Saltou-me quase uma lágrima de nostalgia... Obrigada Huanita por teres partilhado! :) :kisssss:

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...

grande boom obrigado por existires senão fosses tu o k seria de nós?

 

 

Scalhar não anDaVaMos tão queimaDos!! ^_^

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

grande boom obrigado por existires senão fosses tu o k seria de nós?

 

 

Scalhar não anDaVaMos tão queimaDos!! ^_^

 

 

Hehehehe... :lol:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

este boom foi a melhor coisa que me aconteceu nos ultimos anos.

 

pela energia, pelas amizades, pelo carinho, pela alegria, pelo amor, por sentir que eramos mesmo um, pela familia, nem as aranhas me incomodaram assim tanto :wacko: .

 

gostava que a minha realidade fosse sempre um boomoment... e vou fazer tudo para que passe a ser... já ando em boom desde dia 1 por isso... :dance:

 

foi um big boom, só foi pena que tenham-me assaltado a tenda, mas pronto, nada é completamente perfeito, obrigado gypsia pelos momentos que passámos la... para a nossa amizade, foi um boom muuuito especial, sem falar, é claro, da iniciativa ecológica que eu adorei. sensibilizar as pessoas é importante, ainda estamos a tempo de salvar o planeta... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Este boom 06 foi espectacular e emocionante, como

são todas as festas e festivais k vou,

faço para c k isso aconteça,

mas o boom 02 foi mais a partir

 

O pessoal k s julga os hi teck do trance

no boom não passam de meras formigas,

passam despercebidos á sociedade

Link to comment
Share on other sites

tens razao hybris, no boom sao mtas formigas mesmo.... nem da pa conta-las, claro k ha 1umas k sobresaiem mais k outras, mas isso varia d Hi Technology para hi technology .. sabes cume

 

abraços pa todos ( pos hi tech tambem :lol: )

Link to comment
Share on other sites

ouvi dizer k o boom po ano ia mudar de sitio, alguem sabe de alguma coisa?

 

ja ouvi um rumor que é por causa da rotatividade ( 3 primeiras edições na herdade do zambujal, as seguintes 3 em idanha e agora as proximas 3 noutro sitio ainda a designar...)

 

e também ja ouvi um rumor k vão mudar de sitio po litoral por causa do extremo calor em idanha (especialmente pos estrangeiros k nao estão habituados a 45 graus heheh)

 

se alguem souber alguma coisa, agradeço a informação

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!