Jump to content
×
×
  • Create New...

Festival Andanças - Carvalhais - S. Pedro do Sul


shakri
 Share

Recommended Posts

Festival Andanças - Carvalhais - S. Pedro do Sul

 

 

EDIÇÃO 2008

Local e Data: O Andanças 2008 já tem data marcada. Vai ser de 4 a 10 de Agosto de 2008 na aldeia de Carvalhais em S. Pedro do Sul.

 

Voluntários: As inscrições de todas as pessoas que desejem ser voluntários no Andanças decorrem entre 1 e 10 Junho, directamente neste site. As respostas por parte da PédeXumbo serão dadas até dia 1 Julho, a todos os inscritos.

 

Feira de Artesanato: Condições de venda de artesanato aqui. Ficha de inscrição disponível aqu

 

O QUE É O ANDANÇAS?

 

O Andanças é um festival onde não se vem ver, vem-se fazer.

 

Tendo por base a cultura participativa, o Andanças é um festival de dança e música popular de todo o mundo, onde a aprendizagem cultural é ilimitada e transborda para outras áreas, em que quem toca e quem dança se junta para formar um colectivo que é muito mais que a mera soma das partes.

Os participantes têm oportunidade de, durante uma semana única de partilha, descoberta, convívio, relação com o outro, aprender ou experimentar a dançar, jogar, tocar, construir instrumentos e brinquedos tradicionais, passear pela serra, de se aventurar em novos espaços com pessoas diferentes (ou não) das que encontram todos os dias.

É também motivo para a realização de um (re)encontro anual entre músicos e bailadores vindos de toda a Europa, para que possam partilhar o seu trabalho uns com os outros e com um público alargado. A preocupação é, cada vez mais, incentivar a troca cultural: “do festival para fora e de fora para o festival”, à qual se alia uma preocupação ecológica, mas também social, e que fará deste espaço comum um local mais rico para todos.

 

COMO COMEÇOU

 

O Festival Andanças surgiu da ideia de juntar a música e a dança, no sentido de conseguir recuperar o baile popular, de modo a torná-lo, de novo, em algo vivo. Inspirado em outros festivais que se realizam na Europa, como Le Grand Bal de L’Europe - Gennetines e St. Chartier (França), foi crescendo progressivamente. De forma sustentada, amadureceu, tornando-se diferente dos festivais que lhe deram origem e servindo de modelo a novos festivais, como é o caso das Danzas sin Fronteras, em Espanha.

Depois da primeira edição em Évora (1996-Teatro Garcia de Resende), onde o festival começou por contar com não mais que 300 participantes e durava apenas três dias, mudou-se para o Maciço da Gralheira, onde se realizaram duas edições na Fraguinha e, em 1999, o festival encontrou a morada que veio a tornar-se efectiva até aos dias de hoje: a aldeia de Carvalhais (Concelho de São Pedro do Sul).

 

PROGRAMAÇÃO

 

Durante o dia participa-se nas diversas oficinas de dança, música, artesanato, ou numa das actividades que levam à descoberta da Serra da Gralheira. À noite, baila-se.

 

As pessoas são convidadas a inventar o seu próprio programa, o seu próprio Andanças, dentro da diversidade que o caracteriza, criando uma experiência à medida de cada um.

 

O programa do Festival Andanças reflecte na sua essência os objectivos da associação, ao contemplar numerosas actividades que são propostas aos participantes com um carácter marcadamente formativo, mas trabalhadas de forma livre e descontraída.

 

Esquema diário do programa

Início da manhã :Aulas de Meditação, Concentração e Aquecimento

Meio da manhã: Oficinas de Dança, Passeios na Serra, Actividades para Crianças, Desportos, Ofícios Tradicionais na Aldeia

Tarde:Oficinas de Dança, Actividades para Crianças, Construção de Instrumentos, Malabarismo, Teatro de Rua, Percussão, Pintura, Canto Tradicional

Fim de Tarde: Aulas de Meditação e Relaxamento

Princípio da noite: Concertos na Capela, histórias e canções para crianças e cantigas à fogueira. Teatro.

Noite: Bailes em vários palcos em simultâneo.

Pela noite dentro: Espaço aberto à improvisação musical. Fogueira de Histórias.

 

COMO PARTICIPAR

 

Cada participante adquire um passe/livre-trânsito no próprio local, que lhe permite aceder a todas as actividades do festival bem como a possibilidade de pernoitar no parque de campismo.

 

 

ESPAÇOS DE VENDA NO CARVALHAL

 

Existe um espaço à entrada de festival para feirantes préviamente inscritos e aprovados pela organização.

 

LOCALIZAÇÃO/COMO CHEGAR

 

Em Carvalhais, São Pedro do Sul.

 

A localização do Festival prendeu-se com a procura de uma contextualização da dança e da música, numa lógica de descentralização cultural. Integrado na Serra da Gralheira, com toda a sua riqueza natural e patrimonial, a serra completa a vocação multidisciplinar do festival. Promovendo o contacto com a natureza e com o património histórico e arqueológico desta região, enriquece-se de forma significativa o festival.

 

COMO CHEGAR

 

Como chegar de transportes públicos

 

Autocarros expresso até S. Pedro do Sul (Rede Nacional de Expressos).

Carrinhas a partir de S. Pedro do Sul (partidas em frente à Câmara Municipal) para Carvalhais – percurso especial Andanças.

 

Como chegar de veículo próprio

 

Os participantes podem dirigir-se pela A1 (Lisboa – Porto) para depois tomar a direcção de Viseu, pelo IP 5. Nessa altura, deixa-se o IP 5 para tomar a direcção de São Pedro do Sul. A partir de São Pedro do Sul, terá mais cinco quilómetros, aproximadamente, até Santa Cruz da Trapa e irá virar à direita (antes de Santa Cruz da Trapa) em direcção a Carvalhais.

 

 

ORGANIZAÇÃO

 

Uma organização da associação PédeXumbo em colaboração com a Câmara Municipal de São Pedro do Sul, tendo como apoio a Escola Profissional de Carvalhais, Junta de Freguesia de Carvalhais e Centro de Promoção Social / Fábrica da Igreja de Carvalhais e os inúmeros voluntários que, nas suas mais diversas funções, contribuem para que este festival seja possível.

 

 

Boommmmmmmmm :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

a pior cena k já fui na vida :(

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

Boas!

 

plo conhecimento que tenho aquilo é muito giro, existem opurtunidades de participarem em várias actividades cm o shakri tao bem nos explica...Acho que são eventos destes que nos ajudam a "abrir" horizontes (horizontes aqui leia-se como novas opurtunidades/experiências)

 

Experimentem, pelo menos ficam com a vossa própria vivência.....

 

fiquem bem!! ;)

"Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera.”

Che Guevara

Link to comment
Share on other sites

Epá aquilo é muito nice, mas tb admito que tb é um pouco secanteeeeeeeeeeee, mas para isso há que desfrutar dos belos rios com umas jolas á mistura e dps á noite ir po recinto apanhar a tala e ouvir olivetreee por exemplo eheheh

 

Claro n ha tranceeeeeeeeeeeeee, mas ha outros estilos marados ...com a broa ouve se kuase tudo menos a P*** da gaita de foles ahahahaha

:D

Link to comment
Share on other sites

a pior cena k já fui na vida :(

 

Não havia dark-folk? Como eu te entendo.

 

o shakri disse tudo.. havia era demais da p*** da gaita de foles, e eu ODEIO folk! ah, e tb havia demasiados hippies, e cm o cartman bem sabe hippies suck!

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

o shakri disse tudo.. havia era demais da p*** da gaita de foles, e eu ODEIO folk! ah, e tb havia demasiados hippies, e cm o cartman bem sabe hippies suck!

 

Não me digas que foste ao engano.

 

Eu confesso que também já estou farto de gaitas de foles, sanfonas, concertinas e o camandro. Tenho que "apanhar" com elas quase todos os dias.

 

Em relação aos hippies, vês lá tantos como nas festas de trance.

 

Gosto de algum folk (Zef, Garmarna, emBRUN, Hurdy Gurdy...) mas o que gosto mesmo é de dark-folk-apocalíptico (Death in June, Sol Invictus, Current 93...) mas isso já é outra conversa.

do-not-want-dog.jpg
Link to comment
Share on other sites

sim por acaso fui ao engano.. se bem me lembro foi qd o up&down foi cancelado e o pessoal de lá foi todo po andanças e eu fui arrastada. e jurei pa nunca mais :(

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

sim por acaso fui ao engano.. se bem me lembro foi qd o up&down foi cancelado e o pessoal de lá foi todo po andanças e eu fui arrastada. e jurei pa nunca mais :(

 

 

Ja somos dois , eu tava a tocar no UP&Down mas bazei po andanças mais a xavala para descansarmos....De repente recebo telefonema a dizer k festival tinha sido cancelado..ehehe k banhada...fui la de taxi ao festival fdx...recebi e vim po andancas...ainda bem k n houve festival..passeei uma semana excelente :D

Link to comment
Share on other sites

sim por acaso fui ao engano.. se bem me lembro foi qd o up&down foi cancelado e o pessoal de lá foi todo po andanças e eu fui arrastada. e jurei pa nunca mais :(

 

Para além de levares com o barrete do Up&Down ainda "papaste o grupo" do Andanças? Não admira que gostes de dark. :gap:

 

Já sabes que estou na brincadeira. :)

 

By the way... um abraço ao Pedro! A gente vai se ver por aí, de certeza, e não te esqueças de me vir "chatear" quando isso acontecer. ;)

do-not-want-dog.jpg
Link to comment
Share on other sites

lol foi mesmo.. o k vale é k dp veio o freedom e foi bem fixe!

 

tenho k ir ao contagiarte qq dia!

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

Claro n ha tranceeeeeeeeeeeeee, mas ha outros estilos marados ...com a broa ouve se kuase tudo menos a P*** da gaita de foles ahahahaha

:D

 

Dizes tu... :smokinggun:

 

Já vou ao andanças desde 99, só faltei o ano passado, no inicio quando era algo mais underground era bem porreiro, hoje já se vê lá de tudo, e até rusgas já lá vi e outros filmes que me fazem não optar por ir lá este ano.

 

Quanto ao trance, sabem quem já lá vi a bombar numa tenda? (Quando acabavam as tendas começava sempre uma de musica eletronica pos resistentes)

 

O nosso querido hermita com cds riscados e músicas dos anos 90. Mas sempre dava para abanar a peida.

Link to comment
Share on other sites

eu tb vi.. mas só me lembro de ouvir uma música do rinkadink (a mais batida de sempre) e dp passou pos carrinhos de choque..

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

o nao gostar nao significa que nao seja bom... ;)

 

 

 

Gostos...sao gostos ;)

 

 

 

 

Respect :smokinggun:

 

evidente, eu também não gosto de tony carreira mas o q é certo é q ele esgota sempre o pavilhão atlântico.

 

quanto aon andanças nunca fui pq calha quase sempre na altura do sudoeste ou do boom, mas das opiniões que tenho de amigos q tanto foram lá actuar ou vender artesanato é q as primeiras edições eram bem melhores do que agora hummmmmmmm .........onde é q eu já ouvi isto.......

I guess part of me or a part of who I am, a part of what I do

Is being a warrior - a reluctant warrior, a reluctant struggler

But... I do it because I'm committed to life

We can't avoid it, we can't run away from it

Because to do that is to be... cowardice-

To do that is to be subservient... to devils, subservient to

Evil and so that the only way to live on this planet

With any human dignity at the moment is to struggle.

Link to comment
Share on other sites

sim por acaso fui ao engano.. se bem me lembro foi qd o up&down foi cancelado e o pessoal de lá foi todo po andanças e eu fui arrastada. e jurei pa nunca mais :(

Hoje em dia até fico contente por o Up&down ter acabado...comecei a curti-lo muito mais quando acabou! lol e o andanças nesse ano foi muito bom...pura diversão e convívio! :rolleyes:

 

Quanto ao trance, sabem quem já lá vi a bombar numa tenda? (Quando acabavam as tendas começava sempre uma de musica eletronica pos resistentes)

 

O nosso querido hermita com cds riscados e músicas dos anos 90. Mas sempre dava para abanar a peida.

Lol Isso foi a galhofa total....pregos e bifanas à Hermita como nunca antes visto... :dndrugs:

 

Este ano talvez dê um salto ao andanças, gosto bastante do festival em si e daquela zona....mas sem dúvida que já teve melhores dias...

Some say the end is near.Some say we'll see Armageddon soon.

I certainly hope we will.I sure could use a vacation from this............

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!