Jump to content
×
×
  • Create New...

Como Os Tempos Mudam!


Natti
 Share

Recommended Posts

Vale a pena... Recebi por e-mail, leiam e recordem... ;)

 

Geração HEIDI VS Geração POKEMON

 

A VIDA AOS 10 ANOS ... O QUE MUDOU ENTRE DUAS GERACOES:

 

GERAÇÃO HEIDI

 

Têm hoje 30 anos, ou à volta disso. Chamavam-se Anas "qualquer coisa..." (especialmente Cristina, Filipa, Rita ou Sofia). As outras eram Carla, Sandra ou Sónia. Os rapazes eram João "qualquer coisa..." (geralmente Pedro, Nuno ou Paulo) ou Luis Miguel.

Muitas mães eram domésticas, e levantavam-se mais cedo para enfiarem

almôndegas à força nos termos da escola. As que não eram, andavam muito

ocupadas nas manifestações e davam dinheiro para comer na cantina.

Principal preocupação dos pais: que os filhos dessem em doutores.

Pequeno-almoço: papa de qualquer coisa, se possível com leite gordo e muito açucar, ou então café com leite.

Lanche: Uma carcaça mole ensopada de doce de morango ou marmelada.

Comida da cantina: carne assada com massa, bife com massa ou jardineira.

Levava-se para a escola: uma mochila verde tipo tropa com fechos de cabedal que encaracolavam no segundo dia e com inscrições dos grupos favoritos: Duran Duran, Spandau Ballet ... havia uma régua espetada nos dias das aulas de desenho. Pesavam toneladas. Não se conseguia encontrar os livros escolares. Estavam sempre esgotados porque eram os mesmos para toda a gente. Havia quem os forrasse para passarem para o irmão mais novo no ano seguinte.

Na papelaria da esquina comprava-se 1 embalagem de marcadores, 1 afia, 1

borracha, 1 esquadro e era suposto que desse para todo o ano. Na ginástica, usava-se sapatilhas brancas e fatos de treino azuis escuros, encarnados ou verdes com uma risca branca e uns fechos muito desconfortáveis que faziam uma marreca à frente. E andava-se com aquilo o dia todo.

Nas aulas: faziam-se cadernos de autógrafos a dizer: "Nas ondas do teu

cabelo, ensinaste-me a nadar / Agora que estás careca, ensina-me a

patinar". Passavam-se papelinhos.

Nas férias: Iam para a casa dos avós ou eram deixados à balda. Vestia-se aquilo que viesse a mão. Blusas verde-eléctrico com golas de bico, calças de bombazine com joalheiras. As meninas podiam ter aplicações de malmequeres de pano, vestiam saias de pregas sem nenhuma forma e sapatos rasos com lacinhos.

Ambos: Pull-overs às riscas, camisolas tricotadas pelas mães dois números acima,

kispos (que deveriam durar quatro anos, no mínimo), galochas amarelas e botas caneleiras. Não havia a Zara. Era normal ser-se muito feio com 10 anos. Trocavam-se cromos das Maravilhas da Natureza, da Kate Greenaway ou da caderneta do Benfica.

Em casa brincava-se: às bonecas, aos carrinhos e com os bonecos dos estrunfes. Jogava-se ao jogo da Glória e ao Monopolio. Batia-se nos irmãos. Com os amigos,

andava-se de skate, jogava-se ao elástico, o bate-pé e ao quarto-escuro.

Alguns ficavam na rua a tarde toda a jogar à bola e a andar de bicicleta.

Lia-se: "A Condessa de Segur", os "Cinco", as "Gémeas no Colégio de Santa

Clara" e a Patricia, a Mónica, a Mafaldinha e o Asterix. Os rapazes liam o Michel Vaillant. Na televisão via-se a "Abelha Maia", a "Água Viva" e o Espaco 1999" (em reposição continua), O Vasco Granja com desenhos animados checoslovacos que ensinavam a atravessar a rua, a Pantera cor-de-rosa e o professor Baltazar. Aos domingos, o Julio Isidro, o "Sítio do picapau amarelo", "Dallas, o "Homem da Atlântida", os "Marretas" e os "Anjos de Charlie".

No cinema: "7 noivas para 7 irmaos", "Sissi", "ET", a "Música no coração" pela

2934484 vez, e "Os malucos" em outras fases da sua existência.

Ídolos: O Chalana, os Queen, Duran Duran, Bruce Springsteen, Brian Adams, Sheena Easton e Bob Geldolf.

O que se vai recordar: esfregar a sola dos sapatos novos no passeio. A bola da comida de termo no prato. Verdade ou consequência. Os Porcos no Espaço. A tiara de lata da Supermulher, as barbatanas entre os dedos do Patrick Duffy. Os pacotes de Belinhas.

 

GERAÇÃO POKEMON

 

Têm hoje 10 anos ou por volta disso. Chamam-se Joana, Inês e Filipa. Ou, então, Marta, Mariana, Madalena ou Rita, sem falar na Cátia e na Vanessa, claro. Os rapazes são André, Tiago, Bernando, Fábio ou Marco. As mães trabalham até às 8h da noite, passam duas horas paradas no tabuleiro da ponte a ouvir a Rádio Nostalgia ou a pensar na vida e sabem que descongelar é uma arte.

Principal preocupação dos pais: que os filhos não dêem em drogados.

Pequeno almoço: qualquer coisa que tenha crocante, chocolate e brinde escrito no mesmo pacote.

Lanche: donuts, batatas fritas, tiras de milho frito ou snacks de chocolate.

Comida da cantina: carne assada com massa, frango com massa ou bife com massa.

Levam para a escola uma mochila de rodinhas. Ou, então, mochilas impermeáveis de marca, pretas ou azuis-escuras. Continuam a pesar toneladas. Em Setembro vão ao corredor do hipermercado que diz "Regresso às Aulas" e compram milhares de canetas, aguarelas e lápis de cêra. Têm coisas sofisticadíssimas dentro do estojo, principalmente as meninas: borrachas com cheiro a tangerina, elásticos e fitas para o cabelo, autocolantes minúsculos e pulseiras. Na ginástica, as meninas vestem tops e calças de lycra. Os rapazes, calções.

Ambos: ténis com sola fluorescente e que não digam "Made in Indonesia".

Nas aulas: jogam Gameboy e mandam mensagens pelo telemóvel.

Nas férias: vão para campos de férias moer o juízo dos animadores ou passam 15 dias em Inglaterra a estudar Inglês. Os mais sortudos vão para casa de um amigo.

Ambos vestem calças e sweat-shirts com t-shirt por baixo, ténis em camurça.

As meninas usam brincos, pulseiras, borboletas autocolantes para espetar no pescoço, molas, ganchos, malinhas, gel fluorescente. Há calças especiais para meninas, mais justas em cima. Todos os anos(algumas todos os dias) têm roupa nova. Não é suposto andarem andrajosos, nem no recreio.

Conhecem-se as tendências internacionais. Há marcas que usam e outras que

só por cima do seu cadáver. Dois anos depois, tornam-se dread.

Trocam-se cartas do Pokemon e brindes de pacotes de batatas fritas. Quem pode, joga computador e fala num chat da Internet até às 4h da manhã, vê-se televisão. Bate-se nos irmãos (é bom ver que algumas coisas não mudam). Nunca se brinca na rua porque se pode ser raptado por um pedofilo.

O tempo que não se está na escola, está-se no inglês, na natação, no taekwondo, no kickboxing ou, então, em casa a olhar para o ar.

Lêem: a colecção "Uma aventura" e outros autores portugueses. Os "Arrepios". "O

clube das Amigas". Os mais intelectuais já se atiram ao Harry Potter.

Na televisão vêem: tudo o que os adultos vêem. Filmes de terror e desenhos animados (às vezes são a mesma coisa). O "Ranger do Texas", o "Querido Professor", o "Zip Zap" e os programas de videoclips. Há quem ainda veja o "Batatoon" por saudades, embora não confesse. Quem tem TV cabo ainda vê o Cartoon Network e o Panda. Muitos têm toneladas de cassetes com filmes da Disney.

No cinema vêem: "O professor chanfrado", "Missão impossível", e tudo o que tenha um carro a perseguir um camião (os rapazes) e Tom Cruise a perseguir quem quer que seja (as meninas). Ofendem-se quando os querem levar aos desenhos animados, embora depois gostem.

Ídolos: o Figo, os Anjos, o d´Arrasar, O Miguel e o André. Tambem há a Britney

Spears e a Jennifer Lopez, os Backstreet Boys e todas as bandas de adolescentes que pareçam agricultores suecos do seculo XVIII.

O que se vai recordar: Ainda não se sabe. Embora alguns falem no cheiro dos ténis do irmão.

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Na ginástica, usava-se sapatilhas brancas e fatos de treino azuis escuros, encarnados ou verdes com uma risca branca e uns fechos muito desconfortáveis que faziam uma marreca à frente. E andava-se com aquilo o dia todo.

 

Nas aulas: faziam-se cadernos de autógrafos a dizer: "Nas ondas do teu

cabelo, ensinaste-me a nadar / Agora que estás careca, ensina-me a

patinar". Passavam-se papelinhos.

Era mesmo!!!!!!

 

 

uma marreca à frente...hahaha, tal e qual... :gap:

Link to comment
Share on other sites

Eu pertenço à geraçao que esta entre essas duas LOL :P

 

A geraçao da SailerMoon ( "Em nome da Lua vou castigarte!!") têm hj a volta de 16 anos ou por ai...

 

como a vida mudou tanto :mellow:

Nao use drogas: Use Música =)

Link to comment
Share on other sites

hauhauahuahauauhahua, agora ri-me à brava

´

Era mesmo isto como está descrito, :lol:

 

Havia uma ou outra vez a substituição do doce de morango por manteiga com açucar e ovomaltine porque era muio caro comprar tulicreme, e quando havia porrada com a mana, ela era a baleia e eu o tubarão, hauhauhuhuuahuahauhaua

A série de animação de eleição era o "Conan o rapaz do futuro" e "O Justiceiro"

 

Que nostalgia...

 

Obrigado linda por mostrares este brinco, amei, :wub:

"We have drunk the Soma

We have become immortal

We have gone to the light

We have found the gods."

in "Rig-Veda"

Link to comment
Share on other sites

Nunca pensei q minha vida fosse tão idêntica à de tanta gente, qd era pequenina. ^_^

 

Continuo a pensar q tivemos uma infância mais feliz...but then again, também os nossos avós dizem o mesmo e quando olhamos para a infância deles, nem tudo era fácil como foi para nós! :P

 

Thanks Luar! ;)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Já conhecia o texto, obrigada Luar, é muito lindo!!! ;)

 

«Lanche: Uma carcaça mole ensopada de doce de morango ou marmelada.»

Tal e qual!!!! E dentro de uma bolsinha de renda azul própria para a carcaça!!!

 

PS - O meu nick no msn é heidi!!!!!!! :):)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

«As meninas podiam ter aplicações de malmequeres de pano, vestiam saias de pregas sem nenhuma forma e sapatos rasos com lacinhos.»

 

E o que dizer da moda das saias balão??? :D

 

Lembro-me de ter uns 9 anos e escolhi a minha roupa para ir ao café... uma saia de bombazine rosa, com uma camisola verde, e collants verdes para combinar! :rolleyes: Lindo!!!!

E com 10 anos, no ciclo, lembro-me de ter a roupa de «mulher fatal» :oops: , a minha bela saia comprida em tons de verde, ahhhhhh!!! Sentia-me linda com aquilo vestido!!! :lol:

E na 4ª classe brincar no intervalo à novela do Roque Santeiro, todas as meninas queriam ser a Porcina, porque tínhamos um Roque lindo, um francês lourinho com um olho azul e outro verde! :D

 

É tão bom recordar a nossa infância, foram tempos mágicos, a era da Heidi, e das histórias encantadas do ursinho Taotao!!! ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Gostei mt do texto.... e vivo de perto essa mudança, pertenço á geração dos trintões, e tenho em casa a geração dos 12.... mudou mt coisa é certo, mas á coisas k vieram pa bem tb....não esquecer, pelo menos na minha geração e isso aki não é referido, além de todas as coisas escolares tb havia uma régua de madeira na mesa da professora k todos os dias girava pelas mãos de nós os alunos...á coisas k mudaram pa bem, pelo menos a meu ver.... de resto tudo muda...e estamos sempre em constante crescimento seja ele pa melhor ou para pior....mas axo k tudo assenta no amor, no valor k transmitimos aos nossos, no k me consta tenho uma quase adolescente em casa k vibra k todos os adolescentes k essas coisas k nem imaginava quando tinha a idade dela...mas com mt trabalho consegue-se transmitir tb o valor das coisas, não é só ter, mas tb saber k fazer com.... ou seja....sim eles gostam é de roupa de marca, da musika assim e assado....dos tenis da nike.... dos brincos e das tintas po cabelo... mas se os valores k lhes passamos forem bem medidos...eles tb saberão k as coisas são só coisas e k o valor reside na atitude e na medida certa de cada coisa... ou seja... axo k o k mudou foi a falta de vontade por parte dos pais de se darem ao trabalho de estar presentes de k eles estão primeiro e não as suas carreiras ou os seus objectivos.... hoje não se sabe o valor de abdicar, de fazer cedências, isso pa mim foi o k mudou, os valores dos adultos, ou melhor as suas prioridades, não digo k isto k antigamente o soubessem fazer.... digo k com toda a mudança e com toda esta evolução tão rapida, estamos cada vez mais distantes dos valores basikos.... resumindo.......... cada vez mais o culto do indivíduo....da suposta liberdade, da independência.... não k não estê certo, pelo contrário, mas k a meu ver sem a conscência dessa liberdade, não existe liberdade, e a liberdade tem um preço alto... tão alto k a transformamos.... em algo egoista.... aonde não existe espaço para dar.

Não sei se me afastei do tema, mas já agora olha.......... desenvolvi.... ;)

" A vidA é umA festA"

Link to comment
Share on other sites

Nem me lembrei desse tempo...sempre desdentados com roupas foleirosas,cores horriveis,fazendo coleçcão dos cromos dos moranguitos,etc,etc, e quem não se lembra do famoso Tom Sawyer e dos legos que os montavamos durante horas a fio.......

 

<_< :wacko: <_< :angry:

"nada acontece por acaso o destino somos nós"

Link to comment
Share on other sites

os legos...que saudades que eu tenho disso... ^_^

tenho saudades de tanta coisa..

de jogar ao berlinde

de fazer as pistas de formula 1 e fazer corridas de caricas

de andar de bicicleta até às 10 da noite até a mãe começar aos berros para ir jantar(grandes tralhos que eu amandei :lol: )

de ir ao supermercado e encher os bolsos de pastilhas e chocolates

de fazer as colecções todas de cromos que havia

de jogar ao bate pé :P

de ver o bocas

de jogar ao corpo humano

de fazer casas nas arvores

de ir dormir a casa dos amigos e passar a noite a jogar spectrum

enfim, saudades de ser criança e não ter preocupações :wub:

Eu e o Figo em Espanha éramos legendas.

Link to comment
Share on other sites

...e o Verão Azul...a Bela e o Sebastião (agora ouço uma banda com o mesmo nome e que é deliciosa:Belle & Sebastian)...o carocha Herbie...o "é incrivel, é mesmo do outro mundo!"...o avô cantigas...a Ana Faria e o Brincando aos Clássicos...o Fungágá da bicharada...os calquitos...os playmobil...os iôs-iôs...os piões...o cubo mágico...os jogos do 48k (MatchDay, Chuckie Egg, Decathlon, Skool Daze, football Manager, manic miner...)...hehe... :wub: por cada um que me lembram, ou por cada um de que me lembro, rejuvenesço uns mesitos... :P

...DiT DOLPHinTRANCE...

Link to comment
Share on other sites

de jogar ao bate pé
isso ainda jogo hoje aos fds qd calha :lol:

e por falar em avô cantigas, para ser mt sincero nunca gostei dele!

 

eu tenho saudades é de roubar maçãs bem verdinhas no quintal da vizinha e das pistolas de água! :rolleyes:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

eu tenho saudades é de roubar maçãs bem verdinhas no quintal da vizinha

E das nesperas...e de ir aos gambozinos...e o Pijamarama Load ""...e o subuteo...e andar sempre a correr atras de uma bola...e as sombrinhas de chocolate regina aos molhos refundidos dentro dos bolsos...e das bolinhas de papel soprados com os tubos das canetas bic nas aulas...e a galactica...e o roque santeiro...e o Cantinflas...

 

e o sono que não vem...

 

 

hummm...enfim...

 

 

:unsure:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Agora também tive uns pequenos vislumbres da minha infância menos recente..

 

Apalpar o rabo às meninas no intervalo das aulas na primária.. e depois levar reguadas por causa disso. :lol:

E os brincos da matutano, os óculos do PSD na altura das eleições... Atirar pedras ás pressianas das casas e fugir que nem uns desalmados, fazer armadilhas para as pessoas que passavam nos campos, roubar cenouras e tomates aos agricultores amigos do meu avô... dar beijinhos na boca à minha prima e à amiga dela que com 6 anos eram as melhores da aldeia :lol:.... ir à loja da Rosália gamar chupa-chupas e bollycaos... levar com o vime nas pernas quando chamávamos besta à Tia Irene pk ela nos obrigava a ir à missa ao domingo de manhã... oh well.. bons velhos tempos! :rolleyes:

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Xi recordações da infância! Tenho tantas... Andar no 7ºano e ter aquele grupo de amigas inseparáveis, fazermos aquelas brincadeiras parvas de fazer jogos no papel pa ver quem ficava com quem.

 

Escrever nos cadernos umas das outras aqueles poemas com rimas muito construtivas :huh:

Ir para a casa da minha avó depois das aulas esperar que o meu pai me fosse buscar.

 

Jogar ao elastico! O que eu adorava jogar ao elastico, e saltar á corda! Aquelas cordas enormes que saltavam 5 ao mesmo tempo. :wub:

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Jogar ao elastico! O que eu adorava jogar ao elastico, e saltar á corda! Aquelas cordas enormes que saltavam 5 ao mesmo tempo. :wub:

hummm!! isto explica mta coisa minha cara elástika... ficaste c o vício no corpo, não foi?!? :P

 

eu grande parte da minha infância passei-a sozinho... num tinha ng na m aldeia d m idade :cry:

 

essa tb é uma das razões porque eu ainda hoje mantenho esta atitude infantil... tv para tentar compensar o tempo perdido :huh:

Link to comment
Share on other sites

E conguitos!!!! E tulicreme!

Hihi, o tulicreme :P

 

E os rebuçados flocos de neve, as gomas em forma de ursinhos, os estalinhos que viravam chiclete...

... gulosa!

 

As tardes de sábado passadas em casa da avó a dar de comer às galinhas, ver o pintainhos e os coelhinhos que tinham nascido, a brincar com o Polo (o cão)... :( E depois o lanche: o pão com queijo e marmelada e o leite com Cola Cao.

 

Os primeiros dias grandes de verão em que ficavamos cá fora a jogar ao elastico, ou a andar de bicicleta até mais tarde.

A colecção de blocos de folhinhas perfumadas, as bonecas "barriguitas"...

 

Xaudade...

Link to comment
Share on other sites

A colecção de blocos de folhinhas perfumadas, as bonecas "barriguitas"...

 

Xaudade...

Ai, saudades, podes crer... ainda há bem pouco tempo, em arrumações cá por casa, encontrei a minha colecção de blocos de folhas perfumadas... :P

 

E beber Tang fresquinho, sentada no chão a ver o Bocas e a construir cidades de brincar com os legos...

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

E beber Tang fresquinho, sentada no chão a ver o Bocas e a construir cidades de brincar com os legos...

LEGOS :rolleyes: os meus amigos inseparáveis d infância... acho q s ainda lá tivesse disso ainda hoje lhes pegava... s tenho algo d artista dentro d mim deve ter vindo daí... construía tudo o q m fosse possíveld imaginar :abduction:

Link to comment
Share on other sites

Lembrei-me:

 

As "petas zetas", jogar ao ferro no Inverno, o pião, abrir buracos no alcatrão com uma cavilha, encher de cabeças de fósforos, voltar a colocar a cavilha por cima e martelar uma pedra da calçada na cavilha, hauhauhuahuhahauha, aquilo era um estoiro que vinha a vizinhança toda à janela, :diabo: :diabo:

 

As primeiras bejufas na irmã do Joãozinho do quintal, a 1ª paixão de infância, arranhar o Inglês com a vizinha da frente para podermos "roubar" as nesperas do quintal dela, :lol::lol::lol::lol:

 

Ai, saudade

"We have drunk the Soma

We have become immortal

We have gone to the light

We have found the gods."

in "Rig-Veda"

Link to comment
Share on other sites

o pião! tanta coisa que eu parti com o meu pião... :rolleyes: e jogar à carica por tudo o que fossem passeios, e a minha bmx vermelha e branca que tanta queda sofreu, saltava de todo o lado ela -_- e atirar pedras para as poças no Inverno que me custou a cabeça rachada ao meio :lol: agora que me lembro ate tem piada mas na altura.. :cry: tantas boas recordaçoes que tenho..até mm as más dá gosto recordar ^_^ é tao bom ser criança :D

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Então e as bombocas?!

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

E sair das aulas a correr porque ás 6 e pouco começava o Ursinho Taotao, e aos sábados de manhã acordar bem cedinho para ver a Flora, tão lindo! E brincar com a minha irmã e com os inúmeros vizinhos no mato ao lado de casa, e jogar á macaca, e ao lencinho da barra, aiiiiiiiiiiiii!!!! :D

E andar a carregar o meu «careca» ao colo, e vestir-lhe roupinhas minhas de quando era bebé, e sonhar que aos 18 anos já seria mãe, oh pá, que infância bonita!!! ^_^^_^^_^

E quase não dormir na véspera de ir passar férias no Alentejo na casa dos avós, e a histeria por reencontrar os primos, e andar atrás da minha avó enquanto ela tratava dos animais, e a felicidade nos dias em que coziam pão!... :D

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Principal preocupação dos pais: que os filhos não dêem em drogados.

 

 

hua ahahahha :stoned: triste mas realidade...

frea.jpg
Link to comment
Share on other sites

:huh: As coisas q vocês me lembram...nunca mais me lembrei dessas folhas perfumadas, de jogar ao elastiko, de assistir ao "Esuqdrão Classe A", ao "Macgyver(q agora parece não ter metade da piada), de brinkar ao "roque Santeiro" sendo a filha do senhorzinho Malta(tou certo ou tou errado), jogar á macaca, fazer cabanas na mata em frente á casa, ir com o meu irmão ver os ninhos dos passaros qd estes punham os ovos(não os roubavamos, só íamos lá ver se os passaros tavam a tratar de se reproduzir como é de lei :P ), de jogar ao pião, de andar com a Bota Botilde e com o Arco sempre para todo o lado(competições) de trocar cromos do "justiceiro"(kit vem-me buscar...), de jogar á cabra-cega, ao lencinho, ao mata com uma bola de futebol(irra q akilo doía mas era sempre a dar-lhe), jogar ao quarto escuro(dava-mos sempre um pekeno pónei aos membros mais recentes para os apanharmos no escuro :P ), fazer colecção de Barriguitas e de Pekenos pónei, ver os Ursinhos carinhosos, O Panda Taotao, a Heidi............

 

.......oh nostalgia.

 

E ao domingo acordar com as galinhas para assistir á abertura da RTP de modo a não perder pitada e durante a semana era preciso arrancar-me a ferro da cama para ir para a escola. :P

 

e mais...e mais...e mais...

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

de brinkar ao "roque Santeiro" sendo a filha do senhorzinho Malta(tou certo ou tou errado)

Ahhhhhhhhhh também brincavas ás novelas!!!! Nunca foste a Porcina??? :P

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

E quem se lembra do "quantos queres"? ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

estiveste mm lá maninha!!!!

é verdade e olha k era bem mais divertido :P

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

E quem se lembra do "quantos queres"? ;)

eu nao sou tanto da vossa geraçao mas os quantos queres passou da vossa para a minha querida luar! :D

 

passei horas no infantario a fazer uns quantos..entao na primaria foram aulas inteiras..fazia quantos queres com todas as cores e todos os assuntos :wub:

Nao use drogas: Use Música =)

Link to comment
Share on other sites

E quem se lembra do "quantos queres"?  ;)

eu nao sou tanto da vossa geraçao mas os quantos queres passou da vossa para a minha querida luar! :D

 

passei horas no infantario a fazer uns quantos..entao na primaria foram aulas inteiras..fazia quantos queres com todas as cores e todos os assuntos :wub:

:D:lol::D:lol:

 

Eu também não sou a unica...

 

:dance::dance::dance:

"nada acontece por acaso o destino somos nós"

Link to comment
Share on other sites

de brinkar ao "roque Santeiro" sendo a filha do senhorzinho Malta(tou certo ou tou errado)

Ahhhhhhhhhh também brincavas ás novelas!!!! Nunca foste a Porcina??? :P

:lol: Lembram-se q a certa altura nessa telenovela as senhoras lá da terra montaram uma barraca de beijos? :oops: Nós fizemos o mesmo na escola... :P:oops:

 

Claro q fiz de Porcina e tb fiz de empregada da Porcina, q mal a ouvia berrar vinha a "voar" :nhak: ...e muito mais...

 

Lembro-me tb q a certa altura criamos um medo em relação a uma guerra... <_< não me recordo bem qual seria o acontecimento politiko q nos assustou na altura, e passavamos os intervalos a rezar o terço. :wacko::wacko::blink: as coisas q fazemos na infância :unsure: Mas era ver as turmas todas unidas no intervalo a rezar :nhak: :nhak: Agora q penso nisso até tem piada!! :nhak:

 

Lembro-me tb que a ginastika era a nossa brinkadeira preferida: pino, roda, cambalhotas...tavamos sempre aos saltos! :nhak:

 

E a certa altura decidimos aventurar-nos na auto-estrada( :sad: agora q tenho consciencia do perigo q isso representa nem me kero lembrar). Então atravessavamos a auto-estrada a correr para podermos passar por baixo dela com os pés no rio... :rolleyes: isto durante umas valentes semanas até nos apanharem. :P

 

:blink:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

E quem se lembra do "quantos queres"? ;)

Isso é imortal linda. :lol:

A minha sobrinha com 11 anos tb usa e abusa do jogo...até chateia. :P

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Normalmente qd a minha irmã que tem 12 me chateia com esse jogo digo lhe assim um número grande para ela ficar entretida por um bom bocado.. :lol:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

E quem se lembra do jogo dos pauzinhos.Que não se podia-mos mexer se não vinha tudo abaixo.eheheheheheh

 

 

:><P: :><P: :><P: :><P:

"nada acontece por acaso o destino somos nós"

Link to comment
Share on other sites

...e ao bate-pé?  :oops:

Claro amiga!!! Esses eram os jogos em que já se notava a nossa evolução hormonal, eheh, não tens que corar!!! :D

 

E também jogava aos países! ;) Digital tens uma lista de coisas, por exemplo país, cidade, profissão, cor, objecto, ... e tens que escrever uma palavra para cada uma das variáveis que comece pela letra que calhou, por exemplo «B», dá para Bélgica, branco, baú... ;) mas já não me lembro do sistema de pontos...

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

;););)

 

E o jogo do lencinho da barra???? :D

E os Jogos sem Fronteiras que passavam na RTP1 às segundas à noite?? Delirava com aquilo! :)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

...mais do mesmo... :P

 

«Em conversa com o irmão mais novo de um amigo, cheguei a uma triste conclusão. A juventude de hoje, na faixa que vai até aos 20 anos, está perdida. E está perdida porque não conhece os grandes valores que orientaram os que hoje rondam os trinta.

O grande choque, entre outros nessa conversa, foi quando lhe falei no Tom Sawyer. "Quem? " , perguntou ele. Quem?! Ele não sabe quem é o Tom Sawyer!

Meu Deus... Como é que ele consegue viver com ele mesmo? A própria música:"Tu que andas sempre descalço, Tom Sawyer, junto ao rio a passear, Tom Sawyer, mil amigos deixarás, aqui e além... " era para ele como o hino senegalês cantado em mandarim.

Claro que depois dessa surpresa, ocorreu-me que provavelmente ele não conhece outros ícones da juventude de outrora.

O D'Artacão, esse herói canídeo, que estava apaixonado por uma caniche; Sebastien et le Soleil, combatendo os terríveis Olmecs; Galáctica, que acalentava os sonhos dos jovens, com as suas naves triangulares; O Automan, com o seu Lamborghini que dava curvas a noventa graus; O mítico Homem da Atlântida, com o Patrick Duffy e as suas membranas no meio dos dedos; A Super-Mulher, heroína que nos prendia à televisão só para a ver mudar de roupa (era às voltas, lembram-se?); O Barco do Amor, que apesar de agora reposto na Sic Radical, não é a mesma coisa. Naquela altura era actual..

E para acabar a lista, a mais clássica de todas as séries, e que marcou mais gente numa só geração: O Verão Azul. Ora bem, quem não conhece o Verão Azul merece morrer. Quem não chorou com a morte do velho Shanquete, não merece o ar que respira. Quem, meu Deus, não sabe assobiar a música do genérico,

não anda cá a fazer nada.

Depois há toda uma série de situações pelas quais estes jovens não passaram, o que os torna fracos.

Ele nunca subiu a uma árvore! E pior, nunca caiu de uma. É um mole. Ele não viveu a sua infância a sonhar que um dia ia ser duplo de cinema. Ele não se transformava num super-herói quando brincava com os amigos. Ele não fazia guerras de cartuchos, com os canudos que roubávamos nas obras e que depois personalizávamos. Aliás, para ele é inconcebível que se vá a uma obra.

Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce. O Bate-pé para ele é marcar o ritmo de uma canção.

Confesso, senti-me velho...

Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador. Tudo bem,por mim estão na boa, mas é que se houver uma situação de perigo real, em que tenham de fugir de algum sítio ou de alguma catástrofe, eles vão ficar à toa, à procura do comando da Playstation e a gritar pela Lara Croft.

Óbvio, nunca caíram quando eram mais novos. Nunca fizeram feridas, nunca andaram a fazer corridas de bicicleta uns contra os outros.

Hoje, se um miúdo cai, está pelo menos dois dias no hospital, a levar pontos e a fazer exames a possíveis infecções, e depois está dois meses em casa a fazer tratamento a uma doença que lhe descobriram por ter caído. Doenças com nomes tipo "Moleculum infanticus", que não existiam antigamente. No meu tempo, se um gajo dava um malho (muitas vezes chamado de "terno" nem via se havia sangue, e se houvesse, não era nada que um bocado de terra espalhada por cima não estancasse.

Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos. Um gajo na altura aprendia a viver com o perigo. Havia uma hipótese real de se entrar na droga, de se engravidar uma miúda com 14 anos, de apanharmos tétano num prego enferrujado, de se ser raptado quando se apanhava boleia para ir para a praia. E sabíamos viver com isso.

Não estamos cá? Não somos até a geração que possivelmente atinge objectivos maiores com menos idade?

E ainda nos chamavam geração "rasca"... Nós éramos mais a geração "à rasca",isso sim.

Sempre à rasca de dinheiro, sempre à rasca para passar de ano, sempre à rasca para entrar na universidade, sempre à rasca a ver se a namorada estava grávida, sempre à rasca para tirar a carta, para o pai emprestar o carro.

Agora não falta nada aos putos. Eu, para ter um mísero Spectrum 48K, tive que pedir à família toda para se juntar e para servir de prenda de anos e Natal, tudo junto. Hoje, ele é Playstation, PC, telemóvel, portátil, Gameboy, tudo.

Claro, pede-se a um chavalo de 14 anos para dar uma volta de bicicleta e ele pergunta onde é que se mete a moeda, ou quantos bytes de RAM tem aquela versão da bicicleta. Com tanta protecção que se quis dar à juventude de hoje, só se conseguiu que 8 em cada dez putos sejam cromos.

Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas. É certo que depois veio a ser líder de algum partido, ou gerente de alguma empresa de computadores, mas não curtiu nada.

Hoje, se um puto é normal, ou seja, não tem óculos, nem aparelho nos dentes,as miúdas andam atrás dele, anda de bicicleta e fica na rua até às dez da noite, os outros são proibidos de se dar com ele... agora.

 

Nuno Markl em "O homem que mordeu o cão"»

...DiT DOLPHinTRANCE...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!