Jump to content
×
×
  • Create New...

Festival de Música Alternativa Gera Polémica


 Share

Recommended Posts

Freedom Festival

 

Albufeira do Caia novamente ameaçada

 

As associações CEAI, FAPAS, GEDA, LPN, Quercus e SPEA contestam a realização de um festival de música alternativa na Albufeira do Caia face aos impactos sobre o ambiente. Manifestando disponibilidade para colaborar na procura de um local alternativo, as associações signatárias consideram lamentável que a organização continue a insistir num local que deve ser usufruído de forma sustentável e exigem, da parte das entidades competentes, a defesa dos valores naturais em questão, inviabilizando futuras edições do festival.

 

Decorreu na Albufeira do Caia (distrito de Portalegre), entre 18 e 21 de Agosto de 2005, a primeira edição do Freedom Festival, acontecimento de natureza “cultural” baseado na realização de um espectáculo de quatro dias de música electrónica contínua. Organizado pelas editoras Crystal Matrix (Portugal) e Spun Records (EUA), o evento atraiu ao local 6 a 8 milhares de pessoas, tendo ocupado uma área de cerca de 100 ha, incluindo leito, ilhas e margens da albufeira. Os participantes, na sua maioria de nacionalidade estrangeira, acamparam no local, tendo muitos deles prolongado a sua estadia para além do festival.

 

Não obstante a incompatibilidade entre os valores naturais existentes no local e um evento destas características, está anunciada pela organização uma segunda edição para os próximos dias 16 a 20 de Agosto. Nesta ocasião o evento será organizado pelas editoras Crystal Matrix (Portugal) e Hom-Mega (Israel) e o programa pode ser consultado em: http://www.goatrance.de/goabase/party/details/26097

 

Apesar dos valores em presença, a primeira edição do festival foi licenciada pela Câmara Municipal de Elvas como um mero “acampamento ocasional” e o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional limitou-se a cobrar uma importância pela captação de água e a emitir, a posteriori, uma licença-tipo para a ocupação do domínio hídrico, válida para duas semanas após o acontecimento.

Estes e outros documentos do processo podem ser consultados no blog do Deputado Luís Carloto Marques: http://blogs.parlamento.pt/acidadeeasserra...cles/29863.aspx

 

A Albufeira do Caia abastece os concelhos de Campo Maior e Elvas e estão em curso obras para abastecimento também a Arronches e Monforte, pelo que se encontra classificada como protegida pelo Decreto Regulamentar n.º 2/88, de 20/01. Encontra-se designada como IBA (Área Importante para Aves), uma vez que aí se regista a reprodução e invernada de espécies prioritárias segundo a Directiva Aves, e está em grande parte incluída nos SIC (Sítios de Importância Comunitária) de Caia e de São Mamede, propostos para integrarem a Rede Natura 2000 (Rede Europeia de Áreas Ecológicas Protegidas), ao abrigo da Directiva Habitats.

 

Embora não se tenha constatado mortalidade directa (a época de reprodução não se prolongou excessivamente), os impactos do festival sobre a avifauna foram muito significativos, na medida em que a albufeira ficou deserta de aves durante muitas semanas. Ao contrário do ano 2005, durante o período do festival, em 2006 o local acolhia mais de um milhar de aves de diversas espécies, destacando-se aquelas com um estatuto de conservação mais desfavorável, nomeadamente: Cegonha-preta (Ciconia nigra), Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina), Águia-pesqueira (Pandion haliaetus), Sisão (Tetrax tetrax), Chilreta (Sterna albifrons) e Tagaz (Sterna nilotica). Acresce que coincidiu com o início da época de caça, quando o local é procurado como refúgio pelas aves que nidificam na zona envolvente, daí resultando prejuízos óbvios. Desta forma a reedição do festival estará de novo em claro conflito com a legislação portuguesa, ao violar a Directiva Aves.

 

A somar à perturbação extrema causada pelo ruído e pela iluminação, o palco principal e diversas tendas foram instaladas numa das ilhas que vem sendo objecto de gestão de habitat tendo em vista a conservação de espécies de aves ameaçadas, acção da responsabilidade da SPEA - Sociedade para o Estudo das Aves e do PNSSM - Parque Natural da Serra de S. Mamede. Apesar de não se terem registado danos significativos na vegetação, o espaço ficou repleto de dejectos, o que impediu a realização de uma actividade de voluntariado agendada pela SPEA para o Outono de 2005.

 

Além da eventual degradação da qualidade da água, o espaço utilizado e a área envolvente ficaram manchados por diversos tipos de resíduos, estacas semi-enterradas, buracos abertos e dezenas de placas de sinalização rodoviária com a marca da organização.

 

Os benefícios económicos para a região foram praticamente inexistentes, tendo-se traduzido apenas num efémero acréscimo de movimento nos transportes em táxi e nalguns estabelecimentos comerciais e de restauração.

 

Elvas, 30 de Janeiro de 2007.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

Notas para os editores:

• As IBAs (Important Bird Areas) - O nome IBA refere-se a uma Área Importante para as Aves e a sigla deriva do Inglês Important Bird Areas. As Áreas Importantes para as Aves são áreas designadas segundo critérios objectivos definidos pela BirdLife International, de acordo com o estatuto de ameaça das aves selvagens. As IBAs no seu conjunto formam uma rede vital para a avifauna mundial. Esta rede pode ser considerada como o mínimo essencial para assegurar a sobrevivência dessas espécies e dos seus habitats. É esta a base do trabalho da SPEA e da BirdLife International e o critério que define as actividades prioritárias de conservação. IBA da Albufeira do Caia http://www.spea.pt/IBA/ibas/45.html

• Os SICs (Sitio de Interesse Comunitário) – Em 1992, os estados membros da União Europeia aprovaram unanimemente a Directiva Habitats (92/43/EEC), promovendo assim a protecção do património natural da Comunidade Europeia. Esta Directiva complementa a Directiva Aves (79/409/EEC), que promove a conservação das aves de 1979. Ambas as Directivas foram transpostas para o ordenamento jurídico português pelo Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de Fevereiro.

 

Link da Quercus

Link to comment
Share on other sites

É uma pena que as coisas sejam assim, mas a natureza precisa de ser respeitada.

 

O TRANCE É AMIGO DA NATUREZA

 

 

 

:ph34r:

 

Devia ser. Como exemplo, basta que olhes para o estado deprimente dos dancefloors no final de uma festa. Tudo cheio de lixo, copos de plástico, garrafas, beatas... e um outro sapato ou chinelo aqui e ali :(

Os spots para colocar lixo nunca são suficientes :angry:

Link to comment
Share on other sites

Pois, e a culpa é sempre dos outros...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Acho bem! Deviam procurar alternativas!! á que respeitar a natureza principio básico!

Link to comment
Share on other sites

Acho bem! Deviam procurar alternativas!! á que respeitar a natureza principio básico!

Só se as festas deixarem de ser feitas em sítios naturais, porque em todo o lado há natureza. :(

 

 

Pois, e a culpa é sempre dos outros...

Não sei se estás a falar para mim, mas em todas as festas que fui nunca atirei nada para o chão. Nunca me importei de andar uma beca para por uma cena no lixo (beatas e os côtos incluidos)..... Quando não hà caixotes, ou estes estão a abarrotar, faço um montinho. E no fim, pego e levo, e ponho no primeiro caixote do lixo público ou ecoponto que encontrar, ou então no caixote de casa como ja me aconteceu uma vez :glare:

Link to comment
Share on other sites

Freedom Festival

 

Albufeira do Caia novamente ameaçada

 

As associações CEAI, FAPAS, GEDA, LPN, Quercus e SPEA contestam a realização de um festival de música alternativa na Albufeira do Caia face aos impactos sobre o ambiente. Manifestando disponibilidade para colaborar na procura de um local alternativo, as associações signatárias consideram lamentável que a organização continue a insistir num local que deve ser usufruído de forma sustentável e exigem, da parte das entidades competentes, a defesa dos valores naturais em questão, inviabilizando futuras edições do festival.

 

Decorreu na Albufeira do Caia (distrito de Portalegre), entre 18 e 21 de Agosto de 2005, a primeira edição do Freedom Festival, acontecimento de natureza “cultural” baseado na realização de um espectáculo de quatro dias de música electrónica contínua. Organizado pelas editoras Crystal Matrix (Portugal) e Spun Records (EUA), o evento atraiu ao local 6 a 8 milhares de pessoas, tendo ocupado uma área de cerca de 100 ha, incluindo leito, ilhas e margens da albufeira. Os participantes, na sua maioria de nacionalidade estrangeira, acamparam no local, tendo muitos deles prolongado a sua estadia para além do festival.

 

Não obstante a incompatibilidade entre os valores naturais existentes no local e um evento destas características, está anunciada pela organização uma segunda edição para os próximos dias 16 a 20 de Agosto. Nesta ocasião o evento será organizado pelas editoras Crystal Matrix (Portugal) e Hom-Mega (Israel) e o programa pode ser consultado em: http://www.goatrance.de/goabase/party/details/26097

 

Apesar dos valores em presença, a primeira edição do festival foi licenciada pela Câmara Municipal de Elvas como um mero “acampamento ocasional” e o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional limitou-se a cobrar uma importância pela captação de água e a emitir, a posteriori, uma licença-tipo para a ocupação do domínio hídrico, válida para duas semanas após o acontecimento.

Estes e outros documentos do processo podem ser consultados no blog do Deputado Luís Carloto Marques: http://blogs.parlamento.pt/acidadeeasserra...cles/29863.aspx

 

A Albufeira do Caia abastece os concelhos de Campo Maior e Elvas e estão em curso obras para abastecimento também a Arronches e Monforte, pelo que se encontra classificada como protegida pelo Decreto Regulamentar n.º 2/88, de 20/01. Encontra-se designada como IBA (Área Importante para Aves), uma vez que aí se regista a reprodução e invernada de espécies prioritárias segundo a Directiva Aves, e está em grande parte incluída nos SIC (Sítios de Importância Comunitária) de Caia e de São Mamede, propostos para integrarem a Rede Natura 2000 (Rede Europeia de Áreas Ecológicas Protegidas), ao abrigo da Directiva Habitats.

 

Embora não se tenha constatado mortalidade directa (a época de reprodução não se prolongou excessivamente), os impactos do festival sobre a avifauna foram muito significativos, na medida em que a albufeira ficou deserta de aves durante muitas semanas. Ao contrário do ano 2005, durante o período do festival, em 2006 o local acolhia mais de um milhar de aves de diversas espécies, destacando-se aquelas com um estatuto de conservação mais desfavorável, nomeadamente: Cegonha-preta (Ciconia nigra), Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina), Águia-pesqueira (Pandion haliaetus), Sisão (Tetrax tetrax), Chilreta (Sterna albifrons) e Tagaz (Sterna nilotica). Acresce que coincidiu com o início da época de caça, quando o local é procurado como refúgio pelas aves que nidificam na zona envolvente, daí resultando prejuízos óbvios. Desta forma a reedição do festival estará de novo em claro conflito com a legislação portuguesa, ao violar a Directiva Aves.

 

A somar à perturbação extrema causada pelo ruído e pela iluminação, o palco principal e diversas tendas foram instaladas numa das ilhas que vem sendo objecto de gestão de habitat tendo em vista a conservação de espécies de aves ameaçadas, acção da responsabilidade da SPEA - Sociedade para o Estudo das Aves e do PNSSM - Parque Natural da Serra de S. Mamede. Apesar de não se terem registado danos significativos na vegetação, o espaço ficou repleto de dejectos, o que impediu a realização de uma actividade de voluntariado agendada pela SPEA para o Outono de 2005.

 

Além da eventual degradação da qualidade da água, o espaço utilizado e a área envolvente ficaram manchados por diversos tipos de resíduos, estacas semi-enterradas, buracos abertos e dezenas de placas de sinalização rodoviária com a marca da organização.

 

Os benefícios económicos para a região foram praticamente inexistentes, tendo-se traduzido apenas num efémero acréscimo de movimento nos transportes em táxi e nalguns estabelecimentos comerciais e de restauração.

 

Elvas, 30 de Janeiro de 2007.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

Notas para os editores:

• As IBAs (Important Bird Areas) - O nome IBA refere-se a uma Área Importante para as Aves e a sigla deriva do Inglês Important Bird Areas. As Áreas Importantes para as Aves são áreas designadas segundo critérios objectivos definidos pela BirdLife International, de acordo com o estatuto de ameaça das aves selvagens. As IBAs no seu conjunto formam uma rede vital para a avifauna mundial. Esta rede pode ser considerada como o mínimo essencial para assegurar a sobrevivência dessas espécies e dos seus habitats. É esta a base do trabalho da SPEA e da BirdLife International e o critério que define as actividades prioritárias de conservação. IBA da Albufeira do Caia http://www.spea.pt/IBA/ibas/45.html

• Os SICs (Sitio de Interesse Comunitário) – Em 1992, os estados membros da União Europeia aprovaram unanimemente a Directiva Habitats (92/43/EEC), promovendo assim a protecção do património natural da Comunidade Europeia. Esta Directiva complementa a Directiva Aves (79/409/EEC), que promove a conservação das aves de 1979. Ambas as Directivas foram transpostas para o ordenamento jurídico português pelo Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de Fevereiro.

 

Link da Quercus

 

 

Vira o disco e toca ao mesmo este Texto ja esta publicado no forum em varios topicos

Todos com a mesma finalidade tentar denegrir a imagem do festival

Boa sorte srs ecologistas :)

Link to comment
Share on other sites

Vira o disco e toca ao mesmo este Texto ja esta publicado no forum em varios topicos

Todos com a mesma finalidade tentar denegrir a imagem do festival

Boa sorte srs ecologistas :)

 

 

 

:lol::lol::lol::lol::lol:

ecologistas da epoca salazrista.....tentam impedir este festival a força toda.......mas axo k n vão conseguir :lol::lol::lol::lol:

vou curtir ve-los a apanhar alte torra nas portas do festival a protestarem :lol::lol::lol::lol:

Link to comment
Share on other sites

:lol::lol::lol::lol::lol:

ecologistas da epoca salazrista.....tentam impedir este festival a força toda.......mas axo k n vão conseguir :lol::lol::lol::lol:

Ah, a intenção é só impedir o festival...

skracth, por acaso a informação fornecida pelas associações é falsa?

Link to comment
Share on other sites

Vira o disco e toca ao mesmo este Texto ja esta publicado no forum em varios topicos

Todos com a mesma finalidade tentar denegrir a imagem do festival

Boa sorte srs ecologistas :)

 

 

 

:lol::lol::lol::lol::lol:

ecologistas da epoca salazrista.....tentam impedir este festival a força toda.......mas axo k n vão conseguir :lol::lol::lol::lol:

vou curtir ve-los a apanhar alte torra nas portas do festival a protestarem :lol::lol::lol::lol:

 

p esse tipo de comentário, bem k posso supor k deves ser um dos k se tá literalmente a cagar p o meio!

Pode ser k mandes um ganda tralho e te cortes numa merda de lixeira qq... ou k apanhes uma qq alergia na água!

 

aí bem k me ria -_-

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Não sei se eles têm razão ou não, acho k ás vezes exageram um bocado, mas uma boa atitude era eles associarem-se à organização e com a a sua experiência ajudarem a minimizarem os impactos negativos que este festival pode ter no meio onde se vai realizar, porke se pesar-mos os prós e contras k um festival destes trás para a região talvez os pontos positivs superem os negativos, porke afinal são só 5 dias e também me pareçe k se revoltam mais por ser a org. k é. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Acho bem! Deviam procurar alternativas!! á que respeitar a natureza principio básico!

Só se as festas deixarem de ser feitas em sítios naturais, porque em todo o lado há natureza. :(

 

 

Pois, e a culpa é sempre dos outros...

Não sei se estás a falar para mim, mas em todas as festas que fui nunca atirei nada para o chão. Nunca me importei de andar uma beca para por uma cena no lixo (beatas e os côtos incluidos)..... Quando não hà caixotes, ou estes estão a abarrotar, faço um montinho. E no fim, pego e levo, e ponho no primeiro caixote do lixo público ou ecoponto que encontrar, ou então no caixote de casa como ja me aconteceu uma vez :glare:

 

 

Arranjem sitios onde não aja tanto impacto ambiental ( ou então depois da festa contribuam monetariamente para as ditas organizações ambientais para a recuperação deste ou outros espaços.

 

 

 

não tenho nada contra a organização nem esta ou outra para mi,m são todas iguais o objetivo é sempre o me$mo.... :D

Link to comment
Share on other sites

Não sei se estás a falar para mim(...)

 

Não estou a falar directamente para ti. Se o fizesse, percebias bem :)

 

Falo por todos, mim incluido. Podemos ser mais ou menos, mas não somos completamente. Fazer lixo não é só deitar o papel para o chão. Há sempre mais qualquer coisa que podemos fazer. Há quem faça alguma coisa, há que não faça nada e ainda pior, quem suje sem nenhum tipo de consciencia.

 

Todos com a mesma finalidade tentar denegrir a imagem do festival

 

Pois... eles nem estiveram lá, não é? Se tivessem estado, tinham visto que afinal aquilo nem foi o que eles dizem... se calhar só foi pior.

 

Ah, a intenção é só impedir o festival...

(...) por acaso a informação fornecida pelas associações é falsa?

 

 

De facto, falsa não é. De facto, aquilo estava uma lixeira quando chegamos, mas ficou pior quando saimos.

 

p esse tipo de comentário, bem k posso supor k deves ser um dos k se tá literalmente a cagar p o meio!

Pode ser k mandes um ganda tralho e te cortes numa merda de lixeira qq... ou k apanhes uma qq alergia na água!

 

Um tétano nunca fez mal a ninguém, nem as doenças de pele que se podem apanhar nas águas. De qualquer maneira, para quem passou horas a dançar debaixo do mijo que era regado por cima das pessoas, até nem acho mal as outras doenças derivadas da poluição e má utilização dos recursos.

 

Não sei se eles têm razão ou não, acho k ás vezes exageram um bocado, mas uma boa atitude era eles associarem-se à organização e com a a sua experiência ajudarem a minimizarem os impactos negativos que este festival pode ter no meio onde se vai realizar, porke se pesar-mos os prós e contras k um festival destes trás para a região talvez os pontos positivs superem os negativos, porke afinal são só 5 dias e também me pareçe k se revoltam mais por ser a org. k é. :evil:

 

 

Têm razão. A organização DEVE prever e evitar essas situações. É um festival grande, que envolve bastantes lucres, especialmente quando acontecem as coisas que aconteram. É responsabilidade da organização de manter e evitar que a poluição seja um problema.

 

No meu caso, não é por ter alguma coisa contra a organização, tenho o que tenho, contra o festival, por ter corrido como correu e por me sentir de alguma maneira, roubado. Gostei do festival de 2005, mas não foi pelo festival, mas sim pelas experiencias que vivi, pelos amigos e pela "festa".

 

Não vou voltar a falar muito sobre o festival que se passou, porque acerca desse já escrevi bastante, no tópico correspondente. Em relação a este tópico, acho que a organização deve procurar respeitar um bocado mais o ambiente e claro, as pessoas que estão solidárias com a causa.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Não acho mal nenhum k s faça lixo numa festa etc...

Até porque com as pedradas k o pessoal anda,não o fazem por mal...

Acho sim mal,as organizadoras não cumprirem talvez com a limpeza rigorosa do espaço.

E quando falo em rigoroso,é deixar o espaço melhor do k o k estava quando lá chegaram.

E sim,era só mais uma despesa pá organização.Contratavam pessoal só para bater o mato a limpar!

;)

Link to comment
Share on other sites

Não acho mal nenhum k s faça lixo numa festa etc...

Até porque com as pedradas k o pessoal anda,não o fazem por mal...

 

Não podia estar mais de acordo. Sem dúvida. Já me estou a imaginar a beber uma cerveja ou uma garrafa de vinho, depois da grande pedrada que apanhar. Depois é só mandar a garrafa para o chão e se partir ainda melhor. Sempre posso conseguir cortar um pé a alguem e fazer com que essa pessoa passe o resto do tempo do festival num hospital ou em casa. Também posso aproveitar para tentar incendiar o sitio, já que nem sequer me preocupo para onde mando as pontas dos cigarros. E porque não mijar no rio? Já ninguem bebe daquela água, agora a malta compra garrafas. Tomar banho também não é problema, porque como somos todos porcos, nem precisamos. E como somos todos uns porcos, também podemos cagar mesmo por trás da tenda na esperança que alguem lá vá passar e pise o brinde cheiroso. O trance é isso mesmo, ser porco, andar porco e cagar. Cagar no chão e cagar para os outros.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Não acho mal nenhum k s faça lixo numa festa etc...

Até porque com as pedradas k o pessoal anda,não o fazem por mal...

 

Não podia estar mais de acordo. Sem dúvida. Já me estou a imaginar a beber uma cerveja ou uma garrafa de vinho, depois da grande pedrada que apanhar. Depois é só mandar a garrafa para o chão e se partir ainda melhor. Sempre posso conseguir cortar um pé a alguem e fazer com que essa pessoa passe o resto do tempo do festival num hospital ou em casa. Também posso aproveitar para tentar incendiar o sitio, já que nem sequer me preocupo para onde mando as pontas dos cigarros. E porque não mijar no rio? Já ninguem bebe daquela água, agora a malta compra garrafas. Tomar banho também não é problema, porque como somos todos porcos, nem precisamos. E como somos todos uns porcos, também podemos cagar mesmo por trás da tenda na esperança que alguem lá vá passar e pise o brinde cheiroso. O trance é isso mesmo, ser porco, andar porco e cagar. Cagar no chão e cagar para os outros.

 

 

 

Kalma,não precisas d ser tão radical. ^_^

Também não era bem por aí k eu keria ir né!

Como é óbvio! Simplesmente é uma cena k é praticamente impossivel d controlar.

A não ser limpando no fim,ou mesmo durante o evento,tipo Boom...

Sory...

Link to comment
Share on other sites

Acredito que o artigo em questão serve para tentar conscencializar um pouco mais a produta de festas Cristal Matrix e não para tentar denegrir o ambiente!!

 

Eu fui das poucas pessoas que ficaram mais alguns dias no sitio do festival de 2005 depois de ele acabar e digo-vos que o que vi não foi nada bonito!!Andei por lá a passear e o que vi foi uma autentica lixeira!!

é claro que isso é culpa de todos nós por não termos o cuidado que deviamos mas acredito que a culpa maior disto é o facto de a Cristal não tomar medidas pa limpar o recinto!!...Temos o optimo exemplo do boom que recebe muitas mais pessoas que o freedom e passado uma semana de o festival ter acabado o terreno está praticamente limpo devido às equipas que andam durante o festival e depois a limpar o terreno constantemente.Para além disso existia uma campanha de consciencialização relativamente aos danos que podemos causar ao meio ambiente de que estavamos a usufruir!!

 

Acredito que se a Cristal tivesse tido mais cuidado em 2005 não teriam tido problemas em voltar a fazer lá o festival!!!

 

Espero que este ano melhorem muito nesse aspecto porque o ambiente deve ser preservado e as medidas que eu vi serem tomadas em 2005 para o preservar foram quase nulas e fiquei escandalizada por issu!!..é claro que todos devemos ter o cuidado de meter o lixo nos sacos devidos e tentar não sujar a água do rio mas existem sempre desleixos e pessoas que não sabem bem o que tao a fazer...acho que se a Cristal quer fazer um festival de grande dimensão deve-se preocupar com todos os apectos e nãoi apenas com o financeiro!!

 

Hasta** B)

Link to comment
Share on other sites

Não acho mal nenhum k s faça lixo numa festa etc...

Até porque com as pedradas k o pessoal anda,não o fazem por mal...

 

Não podia estar mais de acordo. Sem dúvida. Já me estou a imaginar a beber uma cerveja ou uma garrafa de vinho, depois da grande pedrada que apanhar. Depois é só mandar a garrafa para o chão e se partir ainda melhor. Sempre posso conseguir cortar um pé a alguem e fazer com que essa pessoa passe o resto do tempo do festival num hospital ou em casa. Também posso aproveitar para tentar incendiar o sitio, já que nem sequer me preocupo para onde mando as pontas dos cigarros. E porque não mijar no rio? Já ninguem bebe daquela água, agora a malta compra garrafas. Tomar banho também não é problema, porque como somos todos porcos, nem precisamos. E como somos todos uns porcos, também podemos cagar mesmo por trás da tenda na esperança que alguem lá vá passar e pise o brinde cheiroso. O trance é isso mesmo, ser porco, andar porco e cagar. Cagar no chão e cagar para os outros.

 

 

 

Kalma,não precisas d ser tão radical. ^_^

Também não era bem por aí k eu keria ir né!

Como é óbvio! Simplesmente é uma cena k é praticamente impossivel d controlar.

A não ser limpando no fim,ou mesmo durante o evento,tipo Boom...

Sory...

 

Deviam era ir prás festas da olá lamber gelados no dance floor.

O problema não é sujar, o problema é que não limpam a merda que fazem.

Link to comment
Share on other sites

Apoio a ideia. Todos sujam, claro. Mas se a organização se preocupa com outras coisas, porque não acrescentr a salubridade à equação?

 

Certamente que o conceito das eco-teams não está registado pela organização do BOOM. Para isso, as camaras municipais não podiam andar a recolher lixo.

 

Eu também fiquei até depois do festival de 2005 acabar e tive pena de ver o estado em que tudo foi deixado. A ultima vez que vi malta da organização foi mesmo no chill out, quando levantaram tudo à pressa e deixaram as centenas de pessoas que lá estavam, a ouvir os grilos...

 

:)

 

Gostava de ver esta ideia que tenho a mudar, mas para isso é preciso mostrar... agora já não acredito sem ver.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

espero q desta ves cora melhor em cestão da limpesa do lixo :glare: e num sitio em q ñ perturbem sertas aves como as segimtes »»

Cegonha-preta » Pato-de-bico-vermelho » Águia-pesqueira » Sisão » Chilreta » Tagaz

Link to comment
Share on other sites

É pá... se eu pensava que havia aqui muita malta a escrever com erros, agora até me cairam os queixos!!!

 

Tradutor chamado à recepção!!!!!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Protesto: Música Electro na Barragem do Caia

Ambientalistas contestam festival

 

Alexandre M. Silva

 

Carlos Pepê, do Grupo de Ecologia de Campo Maior, mostra o local onde se realizou o festival em 2005

A segunda edição do ‘Freedom Festival’, evento de música electrónica, previsto para Agosto na barragem do Caia – situada nos concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches –, está a ser contestado pelas associações ambientalistas. Em causa estão os “fortes impactos negativos” sobre a flora e fauna existente na albufeira, designada como IBA (Área Importante para Aves).

 

“Os barulhos causados pelo festival e as luzes afastaram e perturbaram, há dois anos, algumas das espécies de aves protegidas que escolhem a barragem nessa altura do ano para nidificar. A albufeira, que acolhe no Verão mais de um milhar de aves, ficou deserta durante semanas e a flora completamente espezinhada”, frisou ao CM Carlos Pepê, dirigente do GEDA (Grupo de Ecologia e Desportos Aventura), sediado em Campo Maior.

 

Para evitar “nova debandada de aves”, nomeadamente a cegonha preta, a águia-pesqueira, a andorinha anã, o pato ou o sisão, este grupo – que actua desde 1998 na defesa do património natural da região – emitiu, em conjunto com outras associações, como a Quercus, a Sociedade para o Estudo das Aves e a Liga para a Protecção da Natureza, um comunicado a alertar para as consequências do festival.

 

“Há dois anos tivemos conhecimento do festival um mês antes da sua realização. Desta vez estamos a acompanhar todos os passos”, acrescentou o vice-presidente do GEDA, grupo que já reuniu com a organização, que ontem esteve incontactável, e com a autarquia de Elvas, responsável pelo licenciamento do evento.

 

Carlos Pepê assegurou ainda que nas reuniões foram propostos locais alternativos para o evento, previsto para o período de 16 a 20 de Agosto, num braço da barragem na freguesia de St.ª Eulália, Elvas.

 

“Ouguela e Ajuda foram alguns dos locais propostos. Não aceitamos um evento de quatro noites e com milhares de pessoas a poluir com detergentes, dejectos e lixo a água de uma barragem que abastece as casas em Campo Maior e Elvas”, sublinhou.

 

LICENÇA EM ESTUDO

 

O vereador João Vintém, responsável pelos pelouros do Ambiente e Juventude da Câmara de Elvas, garantiu que o licenciamento do festival não está ainda atribuído. “Estamos a reunir os pareceres das autoridades, associações ambientalistas e de outras entidades, e a reunir com a organização para ouvir as propostas e exigir determinadas regras para a preservação do espaço. Em 2005 tudo ficou limpo”, disse. A decisão sobre o licenciamento deverá ser tomada em Maio.

 

ESPERADOS 15 MIL FÃS

 

O ‘Freedom Festival’, organizado pelas editoras portuguesa Crystal Matrix e a israelita Hommega, reuniu cerca de dez mil pessoas, em 2005. O evento prevê nesta edição quatro dias de música electrónica sem parar. Nas margens da barragem do Caia deverão estar 15 mil fãs, muitos dos quais a acampar. “Um evento desta dimensão é bom para o comércio, mas é preciso encontrar o equilíbrio com a preservação do ambiente”, disse o autarca João Vintém.

 

 

 

É bom saber que há, de parte a parte, a disponibilidade e vontade de entendimento!

 

:)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Que se lixem as aves....

Não é por causa de 5 dias que se vão extinguir as aves por muito raras que sejam.

Um bom full on até não lhes faz mal já o dark é mais naquela.

É só levarem os assadores porque aves não faltam,lol.

tou na brinca. :lol::lol::lol::lol:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Que se lixem as aves....

Não é por causa de 5 dias que se vão extinguir as aves por muito raras que sejam.

Um bom full on até não lhes faz mal já o dark é mais naquela.

É só levarem os assadores porque aves não faltam,lol.

tou na brinca. :lol::lol::lol::lol:

infelizmente é muito triste que muuuita gente pense assim, ou até mesmo na brinca... É tipico da esmagadora maioria das pessoas só dar impotância a um problema qundo este as ataca directamente. Espero que não, mas se um dia este problema começar a sentir-se na pele de todos nós, gostava de ver se ainda pensam assim ou não... Enfim...

Link to comment
Share on other sites

Em primeiro lugar está o nosso divertimento, as nossas férias, as nossas jardas... vem agora esta malta para aqui falar em protecção do ambiente, de aves raras, pff... :ph34r:

Link to comment
Share on other sites

Gostava era de ver um tópico destes para cada festa k há TODOS os fds, aí sim mostravam preocupação ambiental, ou então irem só a festas k tenha um estudo do impacto ambiental k seja favorável à realização da festa, a quantas foram k não tenha havido um impacto negativo no ambiente??(as k se realizaram em locais fechados não contam) :evil:

 

 

PS: Eu sou a favor k se respeite a natureza, sou é contra fundamentalismos................e também gosto de vos picar um cadinho :evil::evil:

Link to comment
Share on other sites

Gostava era de ver um tópico destes para cada festa k há TODOS os fds, aí sim mostravam preocupação ambiental...

Mas não são todas as festas que são realizadas em áreas protegidas e que colocam em risco a fauna local.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que sei a Organização não cedeu nada, o festival vai realizar-se dentro dos mesmos parâmetros.

 

A única maneira de protesto é realmente não meter lá os pés! :ph34r:

Link to comment
Share on other sites

Pelo que sei a Organização não cedeu nada, o festival vai realizar-se dentro dos mesmos parâmetros.

 

A única maneira de protesto é realmente não meter lá os pés! :ph34r:

Aí está o problema, por muito que se fale em protestar o que é certo é que todos nós vamos lá cair. Nem toda a gente pensa de maneira igual e os que se dizem protectores da Natureza de certeza só não vão se outras razões os impedir. Se fosse apenas uma festa de um dia ou dois, acredito que houvesse pessoal que arranjasse alternativas ao FREEDOM. Mas é um festival, é Verão, tem um line up muito fixe, enfim, é o FREEDOM. Não acredito que haja muita gente que se corte a isso. Eu própria não sei o que farei, mas se tiver possibiliade de ir para um bom festival fora do país, mesmo que esteja cá na altura do FREEDOM, por essas razões, duvido lá ir parar. Não me levem a mal pois não tenho nada contra o FREEDOM e até gosto muito mas para mim o ambiente está em primeiro lugar...

Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem a org não mudar de local.

Quando estiverem uns 45º,nada melhor que ir para a barragem.

É bom que haja muitas aves pois quando se acabar os € nada melhor que ir a caça de uma boa ave.Vou levar a minha arma de pressão de ar ou a fisga...e carvão é claro.

Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem a org não mudar de local.

Quando estiverem uns 45º,nada melhor que ir para a barragem.

É bom que haja muitas aves pois quando se acabar os € nada melhor que ir a caça de uma boa ave.Vou levar a minha arma de pressão de ar ou a fisga...e carvão é claro.

:glare: pois... que se há de fazer... :(

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Normalmente dentro de áreas protegidas (Parques e Reservas (ICN) e Rede Natura 2000) não é permitido fazer festas (legais)! E quando é está errado... :angry: e é a kem as permite (pk se não pudesse ser ali o k???.... Não havia Freedom???) que devia ser responsabilizado. :glare:

 

Essas áreas já são tão poucas!!! :(

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

pois é kero ver qts tão aki a falar k não vão por kausa do ambiente..

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

o problema maior, na minha optica, é que a grande maioria dos trancers de hoje começam a «mamar-se todos» antes de ter qualquer tipo de consciencia civica colectiva ou de se aperceberem que não estão sozinhos no planeta e o pior é que muitos deles, em virtude dos consumos exagerados, nunca a virão a ter. Nem isso nem a personalidade completamente formada. aos 16 anos já quem faça «corridas» do genero «eu hoje já papei mais do que tu» e depois a cabeça não dá para tudo.

qualquer festa de trance feita no mato terá o seu impacto ambiental e isso é inevitavel, mas esse mesmo impacto poderá ser bastante minimizado se houver algum civismo por parte dos trancers.

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Não acho mal nenhum k s faça lixo numa festa etc...

Até porque com as pedradas k o pessoal anda,não o fazem por mal...

 

Não podia estar mais de acordo. Sem dúvida. Já me estou a imaginar a beber uma cerveja ou uma garrafa de vinho, depois da grande pedrada que apanhar. Depois é só mandar a garrafa para o chão e se partir ainda melhor. Sempre posso conseguir cortar um pé a alguem e fazer com que essa pessoa passe o resto do tempo do festival num hospital ou em casa. Também posso aproveitar para tentar incendiar o sitio, já que nem sequer me preocupo para onde mando as pontas dos cigarros. E porque não mijar no rio? Já ninguem bebe daquela água, agora a malta compra garrafas. Tomar banho também não é problema, porque como somos todos porcos, nem precisamos. E como somos todos uns porcos, também podemos cagar mesmo por trás da tenda na esperança que alguem lá vá passar e pise o brinde cheiroso. O trance é isso mesmo, ser porco, andar porco e cagar. Cagar no chão e cagar para os outros.

E quem fala assim não é gago! Sabes bem o que a casa gasta...

Link to comment
Share on other sites

fala por ti amigo...olha mas ve la s melhoras esses comportamentos !

So dou um mero exemplo: existem campos de caça...vão me dizer que os caçadores são limpinhos!

Enfim critiquem tambem os festivais de verao...os acampamentos "ui aquilo é uma beleza nem uma beata no chão"!

Porque estas pessoas querem que o festival não realize, passo em um pinhal qualquer a maior parte tem sempre uma mini-lixeira, isso é que vcs deveriam de se preocupar!

@ ENERGETIC SYSTEM records

@ MYSTICAL DREAMS PRODUCTIONS (dark partys)

@ MOONBLAST PRODUCTIONS (psytrance partys)

@ PLAY&PRAY (electro & dnb partys)

@ DOUBLEFFECT (dj project: dnb/dubstep/reggae) next djset: BLISSFUL FESTIVAL / DEEP TRIP FESTIVAL

Link to comment
Share on other sites

Pelo que sei a Organização não cedeu nada, o festival vai realizar-se dentro dos mesmos parâmetros.

 

A única maneira de protesto é realmente não meter lá os pés! :ph34r:

 

 

Comigo não contam :glare:

 

já vou a festas a alguns anos e das coisas basicas era deixar sempre o espaço onde tinha mos estado a curtir o mais limpo possivél ou até melhor de forma a que nos deixassem fazer a próxima -_- claro ke isto é um grande evento onde temm mais possibilidades de arranjar meios que minimizem o impacto ambiental , mas quem faz o lixo mesmo são as pessoas ditos trancers que vão ás festas.... agora uma mente "verde" tem de ser sempre a mesma estando em alta ou não .. :finger:

Link to comment
Share on other sites

não sei até que ponto este artigo não está em ponto exagerado.

 

não fui ao freedom por isso não vi o lixo que por la ficou depois do festival e se foi limpo ou não depois... já li que não e já li que sim... até já me disseram que foi pago a uma empresa para o fazer e que esta esperou que o espaço estivesse sem ninguem para o fazer.

 

em relação ao festival... acho que caso os organizadores não limpem o espaço que sejam penalizados com fortes multas.

 

sobre as aves... epá... eu não vi o espaço da festa... mas conhecendo bem as cegonhas negras sei que elas têm um territorio muito vasto... mais de 50 km2... ou seja...

 

elas nidificam na grande maioria em escarpas e arvores. 75% em escarpas e nas arvores na grande maioria sobreiros. preferem zonas de vasta vegetação para fazerem os ninhos.

 

o que penso é que a zona serve como ponto de alimentação destas aves e que devido ao barulho procuram outro provisoriamente.

 

ate porque em agosto elas ainda nã estão prontas para regressarem e por isso não iam mudar de sitio.

 

 

claro que o impacto do som, pessoas e luz faz com que todos os animais desaparecam dali uns tempos... mas depois regressam.

 

a maioria das assossiações ambientalistas cai no erro do exagero... e pior... falam muito mas pouco fazem.

 

uma coisa é certa... se realmente a zona da festa é area protegida o festival nem deveria ter licenças e isso podia ser simplesmente resolvido com uma queixa no tribunal.

 

não fazem isso porque??????

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

não sei até que ponto este artigo não está em ponto exagerado.

 

não fui ao freedom por isso não vi o lixo que por la ficou depois do festival e se foi limpo ou não depois... já li que não e já li que sim... até já me disseram que foi pago a uma empresa para o fazer e que esta esperou que o espaço estivesse sem ninguem para o fazer.

 

em relação ao festival... acho que caso os organizadores não limpem o espaço que sejam penalizados com fortes multas.

 

sobre as aves... epá... eu não vi o espaço da festa... mas conhecendo bem as cegonhas negras sei que elas têm um territorio muito vasto... mais de 50 km2... ou seja...

 

elas nidificam na grande maioria em escarpas e arvores. 75% em escarpas e nas arvores na grande maioria sobreiros. preferem zonas de vasta vegetação para fazerem os ninhos.

 

o que penso é que a zona serve como ponto de alimentação destas aves e que devido ao barulho procuram outro provisoriamente.

 

ate porque em agosto elas ainda nã estão prontas para regressarem e por isso não iam mudar de sitio.

 

 

claro que o impacto do som, pessoas e luz faz com que todos os animais desaparecam dali uns tempos... mas depois regressam.

 

a maioria das assossiações ambientalistas cai no erro do exagero... e pior... falam muito mas pouco fazem.

 

uma coisa é certa... se realmente a zona da festa é area protegida o festival nem deveria ter licenças e isso podia ser simplesmente resolvido com uma queixa no tribunal.

 

não fazem isso porque??????

 

Gostei muito deste post gypsia. Revela conhecimentos da realidade ambiental do nosso país. ^_^

 

Tb acho que estão a exagerar nesta situação mas gostava só de deixar um reparo.

 

Na zona da barragem do caia existem diversas colonias nidificadoras de aves, alguma delas com estatuto de conservação elevado (faço observação de aves com alguma frequencia por isso não estou a falar de cor).

O facto do ruido causar a fuga destes animais e o seu posterior regresso são factos reais. Mas tb é verdade que se os progenitores abandonarem os ninhos (nem k seja apenas por uma semana) estao a condenar as crias á morte... na natureza as ligações não são tão fortes como o espírito de sobrevivência.

 

Para mim a realização deste festival não está em causa....

Onde quer que se realize um festival destas dimensões vai haver disturbios....

Cabe á organização tomar as acções necessarias para que o impacto ambiental seja minimizado e conto que tal aconteça... -_-

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

...está assegurada a questão juridica, que vai ter resolução nos tribunais! logo que haja movimentação no terreno aciona-se o "dispositvo" legal...por violação de "...." (não posso revelar) por parte da entidade licenciadora..que tem efeito suspensivo do festival!

 

Assim face a estas evidências seria de bom senso por parte da organização procurar um lugar alternativo, um plano B, porque existem imensas albufeiras no Alentejo e logo acertaram na única calssificada como IBA (Important Bir Area)! Creio que é teimosia de quem se julga estar de braços dados com a mother nature! é só conversa pois trata-se de uma empresa que gera receita, lucro, euros! se são amigos do ambiente juntem-se aos legitimos defensores que o fazem voluntariamente, a troco de nada, os ecologistas, onde me situo!

Link to comment
Share on other sites

...está assegurada a questão juridica, que vai ter resolução nos tribunais! logo que haja movimentação no terreno aciona-se o "dispositvo" legal...por violação de "...." (não posso revelar) por parte da entidade licenciadora..que tem efeito suspensivo do festival!

 

Assim face a estas evidências seria de bom senso por parte da organização procurar um lugar alternativo, um plano B, porque existem imensas albufeiras no Alentejo e logo acertaram na única calssificada como IBA (Impostant Bir Area)! Creio que é teimosia para que se julga estar de braços dados com a mother nature! é só conversa pois trata-se de uma empresa que gera receita, lucro, euros! se são amigos do ambiente juntem-se aos legitimos defensores que o fazem voluntariamente, a troco de nada, os ecologistas, onde me situo!

Link to comment
Share on other sites

...está assegurada a questão juridica, que vai ter resolução nos tribunais! logo que haja movimentação no terreno aciona-se o "dispositvo" legal...por violação de "...." (não posso revelar) por parte da entidade licenciadora..que tem efeito suspensivo do festival!

 

Assim face a estas evidências seria de bom senso por parte da organização procurar um lugar alternativo, um plano B, porque existem imensas albufeiras no Alentejo e logo acertaram na única calssificada como IBA (Important Bir Area)! Creio que é teimosia de quem se julga estar de braços dados com a mother nature! é só conversa pois trata-se de uma empresa que gera receita, lucro, euros! se são amigos do ambiente juntem-se aos legitimos defensores que o fazem voluntariamente, a troco de nada, os ecologistas, onde me situo!

 

Não é a unica mas é uma das mais importantes!

Só a titulo informativo ^_^

 

Existem 90 IBA's no território portugues (51 em PT continental)

IBA's no alentejo:

Cabeção

Alter do Chão

Planície de Monforte

Campo Maior

Vila Fernando/Veiros

Estuário do Sado

Açude de Murta

Planície de Évora

Cuba

Mourão, Moura e Barrancos

Lagoas de St André e Sancha

Castro Verde

Guadiana

Cabrela

Arraiolos

Albufeira do Caia

Reguengos de Monsaraz

Luzianes

 

A maioria destes locais tb incluem albufeiras mas no caso do Caia é a propria albufeira e zonas adjacentes que formam a IBA!

 

(Dados retirados do livro "Zonas Importantes para as Aves em Portugal" da SPEA)

 

Características e espécies desta IBA AQUI

 

Espero que o festival se realize mas tb espero que tenham a consciência ambiental de minimizar o impacto!

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Freedom Festival

 

Albufeira do Caia novamente ameaçada

 

As associações CEAI, FAPAS, GEDA, LPN, Quercus e SPEA contestam a realização de um festival de música alternativa na Albufeira do Caia face aos impactos sobre o ambiente. Manifestando disponibilidade para colaborar na procura de um local alternativo, as associações signatárias consideram lamentável que a organização continue a insistir num local que deve ser usufruído de forma sustentável e exigem, da parte das entidades competentes, a defesa dos valores naturais em questão, inviabilizando futuras edições do festival.

 

Decorreu na Albufeira do Caia (distrito de Portalegre), entre 18 e 21 de Agosto de 2005, a primeira edição do Freedom Festival, acontecimento de natureza “cultural” baseado na realização de um espectáculo de quatro dias de música electrónica contínua. Organizado pelas editoras Crystal Matrix (Portugal) e Spun Records (EUA), o evento atraiu ao local 6 a 8 milhares de pessoas, tendo ocupado uma área de cerca de 100 ha, incluindo leito, ilhas e margens da albufeira. Os participantes, na sua maioria de nacionalidade estrangeira, acamparam no local, tendo muitos deles prolongado a sua estadia para além do festival.

 

Não obstante a incompatibilidade entre os valores naturais existentes no local e um evento destas características, está anunciada pela organização uma segunda edição para os próximos dias 16 a 20 de Agosto. Nesta ocasião o evento será organizado pelas editoras Crystal Matrix (Portugal) e Hom-Mega (Israel) e o programa pode ser consultado em: http://www.goatrance.de/goabase/party/details/26097

 

Apesar dos valores em presença, a primeira edição do festival foi licenciada pela Câmara Municipal de Elvas como um mero “acampamento ocasional” e o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional limitou-se a cobrar uma importância pela captação de água e a emitir, a posteriori, uma licença-tipo para a ocupação do domínio hídrico, válida para duas semanas após o acontecimento.

Estes e outros documentos do processo podem ser consultados no blog do Deputado Luís Carloto Marques: http://blogs.parlamento.pt/acidadeeasserra...cles/29863.aspx

 

A Albufeira do Caia abastece os concelhos de Campo Maior e Elvas e estão em curso obras para abastecimento também a Arronches e Monforte, pelo que se encontra classificada como protegida pelo Decreto Regulamentar n.º 2/88, de 20/01. Encontra-se designada como IBA (Área Importante para Aves), uma vez que aí se regista a reprodução e invernada de espécies prioritárias segundo a Directiva Aves, e está em grande parte incluída nos SIC (Sítios de Importância Comunitária) de Caia e de São Mamede, propostos para integrarem a Rede Natura 2000 (Rede Europeia de Áreas Ecológicas Protegidas), ao abrigo da Directiva Habitats.

 

Embora não se tenha constatado mortalidade directa (a época de reprodução não se prolongou excessivamente), os impactos do festival sobre a avifauna foram muito significativos, na medida em que a albufeira ficou deserta de aves durante muitas semanas. Ao contrário do ano 2005, durante o período do festival, em 2006 o local acolhia mais de um milhar de aves de diversas espécies, destacando-se aquelas com um estatuto de conservação mais desfavorável, nomeadamente: Cegonha-preta (Ciconia nigra), Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina), Águia-pesqueira (Pandion haliaetus), Sisão (Tetrax tetrax), Chilreta (Sterna albifrons) e Tagaz (Sterna nilotica). Acresce que coincidiu com o início da época de caça, quando o local é procurado como refúgio pelas aves que nidificam na zona envolvente, daí resultando prejuízos óbvios. Desta forma a reedição do festival estará de novo em claro conflito com a legislação portuguesa, ao violar a Directiva Aves.

 

A somar à perturbação extrema causada pelo ruído e pela iluminação, o palco principal e diversas tendas foram instaladas numa das ilhas que vem sendo objecto de gestão de habitat tendo em vista a conservação de espécies de aves ameaçadas, acção da responsabilidade da SPEA - Sociedade para o Estudo das Aves e do PNSSM - Parque Natural da Serra de S. Mamede. Apesar de não se terem registado danos significativos na vegetação, o espaço ficou repleto de dejectos, o que impediu a realização de uma actividade de voluntariado agendada pela SPEA para o Outono de 2005.

 

Além da eventual degradação da qualidade da água, o espaço utilizado e a área envolvente ficaram manchados por diversos tipos de resíduos, estacas semi-enterradas, buracos abertos e dezenas de placas de sinalização rodoviária com a marca da organização.

 

Os benefícios económicos para a região foram praticamente inexistentes, tendo-se traduzido apenas num efémero acréscimo de movimento nos transportes em táxi e nalguns estabelecimentos comerciais e de restauração.

 

Elvas, 30 de Janeiro de 2007.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

Notas para os editores:

• As IBAs (Important Bird Areas) - O nome IBA refere-se a uma Área Importante para as Aves e a sigla deriva do Inglês Important Bird Areas. As Áreas Importantes para as Aves são áreas designadas segundo critérios objectivos definidos pela BirdLife International, de acordo com o estatuto de ameaça das aves selvagens. As IBAs no seu conjunto formam uma rede vital para a avifauna mundial. Esta rede pode ser considerada como o mínimo essencial para assegurar a sobrevivência dessas espécies e dos seus habitats. É esta a base do trabalho da SPEA e da BirdLife International e o critério que define as actividades prioritárias de conservação. IBA da Albufeira do Caia http://www.spea.pt/IBA/ibas/45.html

• Os SICs (Sitio de Interesse Comunitário) – Em 1992, os estados membros da União Europeia aprovaram unanimemente a Directiva Habitats (92/43/EEC), promovendo assim a protecção do património natural da Comunidade Europeia. Esta Directiva complementa a Directiva Aves (79/409/EEC), que promove a conservação das aves de 1979. Ambas as Directivas foram transpostas para o ordenamento jurídico português pelo Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 49/2005, de 24 de Fevereiro.

 

Link da Quercus

poderemos tentar arranjar alternativa.....

Link to comment
Share on other sites

como zona protegida nunca nunca deveria se ter realizado o evento...

responsabilizar a entidade, neste caso crystal matrix pelo sucedido...

onde anda a moral, nao e so da org a culpa... a ve-los, pseudo-ambientalistas-naturalistas q andam na cena trance.. e nao sao so os mitras e gunas q sujam.. nao ha festa sem terminar com aquilo tudo borrado, copos, beatas, garrafas, etc... cabe a cada um de nos cuidar e preservar o pouco q este planeta ainda tem p nos oferecer de natural...

 

espero q este ano a org se lembre de contratar staff pa manter a area do festival minimamente limpa.. mas parecem um pouco desinteressados.. a quantidade de gente q ja me disse q gostaria de la trb e ja os tentaram contactar um monte de vezes e nem resposta..

 

vou la estar este ano, espero curtir tanto como em 2005 mas melhorem as condiçoes, ninguem merece aquilo..

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

trancers, não se confirma o FF na Albufeira do Caia!

 

a Crystal Matrix tem agora obrigação de comunicar publica e formalmente o desfecho que os rumores anunciavam!!!

Link to comment
Share on other sites

acho que a consciencia de cada um dita as acções, no entanto nem sempre se esta de plena consciencia, nao vou cair na hipocrisia de dizer q nunca mandei um papel p o chao,uma beata...seja o que for...faz parte do ser humano,errar...mas claro que podemos todos tentar agir melhor.farei isso tambem.

no entanto,acho que se pagamos, é para ter serviço completo!!!

logo a org,deveria no final do festival, tratar de deixar tudo como estava ou se possivel melhor.

é para isso tambem que lhes pagamos!!!!ja que se tranformou tudo em negocio,ao menos facam as coisas como deve ser.nao é so contar os trocos no fim da festa.

porque nao propor ao pessoal ficar no final a limpar,por uma redução no bilhete?

fica a sugestao.

 

:)

Link to comment
Share on other sites

acho que a consciencia de cada um dita as acções, no entanto nem sempre se esta de plena consciencia, nao vou cair na hipocrisia de dizer q nunca mandei um papel p o chao,uma beata...seja o que for...faz parte do ser humano,errar...mas claro que podemos todos tentar agir melhor.farei isso tambem.

no entanto,acho que se pagamos, é para ter serviço completo!!!

logo a org,deveria no final do festival, tratar de deixar tudo como estava ou se possivel melhor.

é para isso tambem que lhes pagamos!!!!ja que se tranformou tudo em negocio,ao menos facam as coisas como deve ser.nao é so contar os trocos no fim da festa.

porque nao propor ao pessoal ficar no final a limpar,por uma redução no bilhete?

fica a sugestao.

 

:)

 

 

apoiado :clapping:

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

mas não estamos todos de acordo em preservar a natura??tem assim tanta importancia uma festa de trance?

 

 

ambas sao importantes, e podem ser aliadas se bem aplicadas :)

 

..::Vision Lock::..

 

SKULLS SYSTEM FREE FESTIVAL 28-30 MAIO http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=21094

 

QUE BEM QUE SE ESTÁ NO CAMPO

Link to comment
Share on other sites

Bem... ja foi anunciado a nova localização da festa e parece-me que agora (espero eu) esta polémica vai acabar!

 

O local parece-me ser muito bom! Espero que corra tudo pelo melhor....

 

Em frente cristal-matrix e hommega.... VENHA O FESTIVAL :wub:

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

ja vi o spot....muito bonito,acho que estao reunidas as condições...

mas de qualquer forma,a malta faz a festa em qq sitio... :)

mas assim, nao tenho de fechar os olhos tantas vezes p ver coisas bonitas!!! :lol::lol:

Link to comment
Share on other sites

ja vi o spot....muito bonito,acho que estao reunidas as condições...

mas de qualquer forma,a malta faz a festa em qq sitio... :)

mas assim, nao tenho de fechar os olhos tantas vezes p ver coisas bonitas!!! :lol::lol:

 

:lol::lol::lol:

 

vai haver muitas coisas bonitas para ver com os olhos bem abertos! :blush:

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!