Jump to content
×
×
  • Create New...

Historias Zen


Recommended Posts

O monge e o disciplo

 

Numa floresta, no meio da montanha, um disciplo pergunta a um monge que por ali passava:

"Deus existe?"

"O rio hoje está cheio, e soa como uma linda musica", respondeu o monge.

"Sim, mas de onde viemos? Para onde vamos?", insistiu o disciplo.

"Prova este pessego," disse-lhe o monge. "É fresco. Colhido esta manha e, é especialmente doce e fresco ao paladar".

O disciplo aceitou e sorriu ao dar uma dentada. "Delicioso!" exclamou ele e dançou com os olhos.

"Pronto!" disse-lhe o monge, sorrindo gentilmente. "Agora ja entendeste?"

...my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop...

Link to comment
Share on other sites

:wub: adorei! fiquei bastante tempo a olhar para ela depois de acabar de ler hehhe

conta maissss :rolleyes:

tqUuon963497-02.jpg

: Fernando Hood :

Music Released

..

Live Acts:

Altering Perceptions

http://www.myspace.com/alteringperceptions

The Smiley Pixie

http://www.myspace.com/thesmileypixie

albums: "Free music for free people" ; "CHillout moods to urban grooves(soon)" Somethings Sacred (soon)"

..

other performances: VJ Set (video animation) & Dj Set (Psychedelic Trance, Progressive, Ambient & breakBeat)

..

Other Projects:

Compilação "Transatlantic CHillout" www.myspace.com/transatlanticchillout

Cosmic Fusion - Psychedelic Events in Ireland COSMIC FUSION - GALWAY IRELAND

Goagadar Psy-Culture Magazine http://www.goagadarmagazine.com

Link to comment
Share on other sites

O Relojoeiro

 

O relojoeiro pegou num relogio, abriu-o e espalhou todas as suas partes num pano de veludo azul. Ele olhou por bastante tempo mas não encontrou o que procurava.

"Onde está o Tique?" perguntou-se o relojoeiro. Mas não o encontrou.

Ele voltou a montar cada uma das peças do relogio.

E o Tique voltou!

 

 

 

 

_____________

 

 

 

Ohm, agora tu vá! ^_^

...my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop...

Link to comment
Share on other sites

hehehe ganda topiko B)

When was the start of all this? When did the cogs of fate begin to turn?

Perhaps it is impossible to grasp that answer now, from deep whitin the flow of time

But, for a certainty, back then, we loved so many, yet hated so much... We hurt the others and were hurt ourselves...

Yet even then, we ran like the wind, whilst our laughter echoed,

Under cerulean skyes ...

Link to comment
Share on other sites

Estão lá estão ^_^

 

"...tira água

e a lua estará nas tuas mãos."

 

:wub: A Lua é tida como a Deusa feminina. Ela rege as marés(e os meus humores <_< ) e tem um ciclo de 28 dias. As mulheres tb têm um ciclo desses( :D ), gerem os filhos dentro de água(aliás um parto dentro de água é tido como indolôr. Portanto, sem duvida A opção para um dia mais tarde -_- ).

 

Isto só para dizer q gostei desse poema ó Martim. :P

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Poema Zen por Herberto Helder:

 

 

Colhe flores,

e as tuas vestes ficarão perfumadas;

tira água,

e a lua estará nas tuas mãos.

 

 

 

:blink:

Simplesmente genial incosma mesmo dedicado as mulheres.

 

Tirei logo de o passar para 1 papel.

 

:D:dance::wacko::wub:

"nada acontece por acaso o destino somos nós"

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Mais um poema Zen de Herberto Helder:

 

 

As palavras não fazem o homem compreender,

é preciso fazer-se homem para entender as palavras.

 

 

 

 

^_^

Este é para nós :P

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Quando inspriro acalmo o meu corpo,

Quando expiro sorrio,

Quando habito no momento presente,

Sei q é um momento maravilhoso.

 

Thich Nhat Hanh

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

I have arrived. I am home.

In the here. In the now.

I am solid. I am free.

In the ultimate I dwell.

 

Thich Nhat Hanh

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

«When wind blows, the heart moves trees

When clouds gather, arise dust and sand

Being ignorant of daily affairs

Have not understood the original man.»

 

Poema zen chinês

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

e rima em ingles... weird isnt it? :P

...my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop...

Link to comment
Share on other sites

A espécie designada homem original à muito que desapareceu da face da terra, mas se o conseguires achar Hestya diz alguma coisa..........

 

:cry::cry::cry:

"nada acontece por acaso o destino somos nós"

Link to comment
Share on other sites

E o que é ser original? Eram os homens primitivos oroginais? Somos todos carbono...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

"Nada de constante existe senão a mudança"

 

- Buda

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

"A porta mais bem fechada, é aquela que se pode deixar aberta"

 

-Proverbio chinês

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

A espécie designada homem original à muito que desapareceu da face da terra, mas se o conseguires achar Hestya diz alguma coisa..........

 

:cry:  :cry:  :cry:

Para mim o «homem original» é aquele que vive abertamente as suas emoções, simplesmente «que vive», cuja vida se coaduna com a natureza, «original» no sentido de andar lado a lado com as suas origens...

E de acordo com esta minha interpretação, já o encontrei... ;);)

 

E deixo aqui outro:

 

«Quando o aluno estiver pronto, o professor chegará.»

 

Provérbio chinês

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

A ordem natural

 

Um homem muito rico pediu a um mestre zen um texto que o fizesse sempre lembrar o quanto era feliz com a sua família.

O mestre zen pegou um pergaminho e, com uma linda caligrafia, escreveu:

- O pai morre. O filho morre. O neto morre.

- Como? - disse, furioso, o homem rico. - Eu lhe pedi alguma coisa que me inspirasse, um ensinamento que fosse sempre contemplado com respeito pelas minhas próximas gerações, e o senhor me dá algo tão depressivo e deprimente como estas palavras?

- O senhor me pediu algo que sempre lhe fizesse lembrar a felicidade de viver junto à sua família. Se o seu filho morrer antes, todos serão devastados pela dor. Se o seu neto morrer, será uma experiência insuportável.

"Entretanto, se sua família for desaparecendo na ordem em que coloquei no papel, isso trata-se do curso natural da vida. Assim, embora todos passem por momentos de dor, as gerações continuarão, e seu legado demorará muito tempo."

 

 

 

 

 

Cada um com seu destino

Um samurai, conhecido por todos pela sua nobreza e honestidade, veio visitar um monge Zen em busca de conselhos. Entretanto, assim que entrou no templo onde o mestre rezava, sentiu-se inferior, e concluiu que, apesar de toda a sua vida lutando por justiça e paz, não tinha sequer chegado perto ao estado de graça do homem que tinha à sua frente.

- Por que estou me sentindo tão inferior? - perguntou, assim que o monge acabou de rezar. - Já enfrentei a morte muitas vezes, defendi os mais fracos, sei que não tenho nada do que me envergonhar. Entretanto, ao vê-lo meditando, senti que minha vida não tinha a menor importância.

- Espere. Assim que eu tiver atendido todos que me procurarem hoje, eu lhe darei a resposta.

Durante o dia inteiro o samurai ficou sentado no jardim do templo, olhando as pessoas entrarem e saírem em busca de conselhos. Viu como o monge atendia a todos com a mesma paciência e o mesmo sorriso luminoso em seu rosto. Mas o seu estado de ânimo ficava cada vez pior, pois tinha nascido para agir, não para esperar.

De noite, quando todos já haviam partido, ele insistiu:

- Agora o senhor pode me ensinar?

O mestre pediu que entrasse, e conduziu-o até o seu quarto. A lua cheia brilhava no céu, e todo o ambiente inspirava uma profunda tranqüilidade.

- Está vendo esta lua, como é linda? Ela vai cruzar todo o firmamento, e amanhã o sol tornará de novo a brilhar. Só que a luz do sol é muito mais forte, e consegue mostrar os detalhes da paisagem que temos à nossa frente: arvores, montanhas, nuvens. Tenho contemplado os dois durante anos, e nunca escutei a lua dizendo: por que não tenho o mesmo brilho do sol? Será que sou inferior a ele?

- Claro que não - respondeu o samurai. - Lua e sol são coisas diferentes, e cada um tem sua própria beleza. Não podemos comparar os dois.

- Então, você sabe a resposta. Somos duas pessoas diferentes, cada qual lutando à sua maneira por aquilo que acredita, e fazendo o possível para tornar este mundo melhor; o resto são apenas aparências.

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

ZEN-SOTO

O ensinamento do Budismo originário de Buda Shakyamuni, foi transmitido por Mahakashyapa, Ananda, Nagarjuna e Bodhidharma o 28º dos Patriarcas Budistas, que foi o grande pioneiro da Escola Dhyãna (Djana), tendo saído da Índia por mar e chegado a Cantão entre os anos A.D. 520 a 527. É chamado o verdadeiro Zen.

 

Existe um método absoluto, único, supremo, para alcançar o satori, essência e expressão do Dharma. Este método é transmitido de directamente "da minha alma à tua alma". Não se aprende nos livros ou através do julgamento de outras pessoas, pois é suposto ter-se uma liberdade interior total. A prática de Zazen, é a porta principal para alcançar essa liberdade interior.

 

O Zen tomou forma no sec. VI como técnica de meditação. A palavra Zen é japonesa, deriva da palavra ch'an chinesa, que por sua vez deriva da palavra Djana em sânscrito. De meados do sec. VI a meados do sec. V antes da nossa era, Buda ensina o Dharma aos seus discípulos. A partir do sec. I e através de concílios e diferentes interpretações, aparece entre outras a escola Mahayana (grande veículo) que aspira à iluminação para levar ao Bem a todos os seres.

 

Esta escola estende-se por toda a Ásia. O Zen tem a sua raiz na experiência da iluminação de Buda Shakyamuni sob a árvore de Bodhi. Este espírito foi transmitido de Mestre a discípulo através dos tempos. Bodhidharma introduziu o Zen na China no principio do sec. VI. No sec. XIII o monge japonês Dôgen foi a China à procura do ensino autentico de Buda, retornando depois ao Japão.

 

Em 1880 nasce Kodo Sawaki, que aos dezasseis anos entra no templo Eihei-ji. Quando já adulto, retirou-se para uma ermida abandonada para praticar zazen. Teve inúmeros discípulos que mais uma vez disseminaram o Zen sem formalismo desde as grandes cidades, às aldeias de pescadores, das universidades às prisões. Um dos discípulos de Kodo Sawaki foi Taisen Deshimaru. Chamavam-lhe no Japão o “Bodhidharma dos tempos modernos”.

 

Taisen Deshimaru nasceu em 1914 e deixou este mundo em 1982. Em 1965 foi ordenado monge e, a pedido do seu Mestre Kôdo Sawaki trouxe o ensinamento de Buda para o Ocidente. Em 1967 chega a Paris. Em França e praticamente em toda a Europa e resto do mundo funda numerosos Dojos e grupos de Zazen.

 

Em Portugal Mestre Taisen Deshimaru , ensinou nos anos 1971 e 1972 a convite de Mestre Georges Stobaerst. Não só ensinava nos dojos como traduziu, explicou e publicou os textos fundamentais do Zen: Shin jin mei, Hokyo Zanmai e Shodoka, além de outros. Fundou o primeiro grande templo Zen no Ocidente, a Gendronniere, perto de Blois na França. Hoje em dia, os seus mais próximos discípulos, espalhados pelo mundo, transmitem a essência do Zen e os ensinamentos de Buda entre eles Raphael Triet, Mestre do Dojo Zen de Lisboa.

 

O Zen permite o acesso directo ao conhecimento de si próprio, para lá dos sistemas, dos valores das nações e das raças. É uma revolução interior. É reencontrar as raízes e penetrar a realidade da vida. Respirar, andar, dormir, comer, trabalhar, pensar, viver em harmonia com os outros em com aquilo que nos rodeia, é o espírito da vida, do caminho que nos foi legado por Buda Shakyamuni.

 

É o essencial e o equilíbrio da nossa vida. O Zen consiste essencialmente na prática do zazen. Zazen não é somente um exercício espiritual, mas a realização da sabedoria pelo corpo, que revela algo de comum a todos os seres humanos. A calma e a harmonia ajudam o discípulo Zen. O silêncio também.

 

Mas Mestre Dôgen dizia: “No teu próprio coração aí mesmo é a tua sala de exercício”. A maior parte das pessoas pensam incessantemente no passado ou no futuro. Assim a vida nunca é vivida plenamente. O viver é aqui e agora. Passado e futuro não tem existência.

 

Um grande Mestre Zen dizia: “Vós que procurais o Caminho, por favor não percais o momento presente.” E não perder o momento presente foi o que fez Mestre Deshimaru que um dia recebeu do seu Mestre um caderno de anotações onde entre outras frases estava escrito o seguinte:

 

Zazen é aprender pela experiência, algo do espírito de Buda.

Zazen é mudar radicalmente o nosso próprio espírito.

Zazen é uma revolução fundamental da nossa vida.

Zazen é renascer e descobrir uma vida nova.

Zazen é a grande porta para penetrar no segredo do Budismo.

Zazen é ele próprio o Satori. Satori não é mais do que a prática do Zazen.

Zazen é não é austeridade nem mortificação. É o verdadeiro acesso à felicidade, à paz, à Liberdade.

Zazen é o renascer de cada um e a compreensão do verdadeiro eu.

Zazen não é um raciocínio, nem uma teoria, nem uma ideia. Não é um conhecimento para ser entendido pelo cérebro, é tão somente uma prática.

Zazen não é um jogo de dialéctica nem um conceito filosófico.

Zazen é a suprema sabedoria. É encontrar a verdadeira liberdade do nosso espírito.

Zazen é a transmissão do espírito do Mestre ao discípulo. É uma transmissão directa, uma comunicação imediata de espírito a espírito, de ser a ser.

Zazen é o abandono de todo o nosso eu. É o esquecer o nosso eu. É a renúncia total do nosso eu. Pois não podemos encontrar tudo senão abandonando tudo.

Zazen é fusão com todo o universo

 

Mestre Raphael Triet começou a prática de zazen aos 20 anos, tendo por Mestre Taisen Deshimaru. Três anos mais tarde recebeu das suas mãos a ordenação de monge Zen. Foi um dos discípulos mais próximos do Mestre, tendo-o seguido até à sua morte. Dirigiu durante vários anos o Dojo de Paris.

 

Presentemente é um dos responsáveis pela Associação Zen Internacional, dirige seshins por toda a Europa. Passou dois anos do Dojo de Sevilha e é o responsável da AZI para a península Ibérica. Fixou-se em Lisboa onde fundou o Dojo Zen de Lisboa. Transmite hoje a essência do Zen , “da minha alma à tua alma”. Raphael Triet foi Presidente da Comissão de Adesão da União Budista Portuguesa.

 

Notas gentilmente cedidas por Dr.Ana Vaz e Eng.Manuel Pinto Pereira

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco...

Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia: "Este cavalo não e um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo?". O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo.

 

Numa manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira.

 

A aldeia inteira se reuniu, e disseram: "Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!".

 

O velho disse: "Não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não esta na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça

ou de uma benção, não sei, porque este é apenas um julgamento.

Quem pode saber o que vai se seguir?".

 

As pessoas riram do velho. Elas sempre souberam que ele era um pouco louco.

 

Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.

 

Novamente, as pessoas se reuniram e disseram: "velho, você estava certo. Não se trata de uma desgraça, na verdade provou ser uma benção".

 

O velho disse: "vocês estão se adiantando mais uma vez. Apenas digam que o cavalo esta de volta... quem sabe se é uma benção ou não? Este é apenas um fragmento.

 

Desta vez, as pessoas não podiam dizer muito, mas interiormente sabiam que ele estava errado. Doze lindos cavalos tinham vindo...

 

O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e fraturou as pernas.

 

As pessoas se reuniram e, mais uma vez, julgaram. Elas disseram: "você tinha razão novamente. Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu o uso das pernas, e na sua velhice ele era seu único amparo. Agora você está mais pobre do que nunca."

 

O velho disse: "vocês estão obcecados por julgamento. Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe se isso e uma desgraça ou uma benção.

 

A vida vem em fragmentos, mais que isso nunca...e aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra, e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar somente o filho do velho foi deixado para trás, pois recuperava-se das fraturas.

 

A cidade inteira estava chorando, lamentando-se porque aquela era uma luta perdida e sabiam que a maior parte dos jovens jamais voltaria.

 

Elas vieram até o velho e disseram: "você tinha razão, velho - aquilo se revelou uma benção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda está com você. Nossos filhos foram-se para sempre."

 

O velho disse: "vocês continuam julgando. Ninguém sabe! Digam apenas que seus filhos foram forçados a entrar para o exército e que meu filho não foi.

Mas somente Deus sabe se isso e uma benção ou uma desgraça."

 

:huh:

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

"Vou fazer uma pergunta"- disse o rei Milinda ao Venerável Nagasena. "Podes responder-me?"

Nagasena disse: "Faça o favor de perguntar."

O rei disse: "Já perguntei."

Nagasena disse: "Eu já respondi."

O rei disse:"O que respondeste?"

Nagasena disse:"O que perguntou?"

O rei disse: "Eu não perguntei nada."

Nagasena disse: "Eu não respondi nada."

 

Desconhecido

 

:rolleyes:

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

"Vou fazer uma pergunta"- disse o rei Milinda ao Venerável Nagasena. "Podes responder-me?"

Nagasena disse: "Faça o favor de perguntar."

O rei disse: "Já perguntei."

Nagasena disse: "Eu já respondi."

O rei disse:"O que respondeste?"

Nagasena disse:"O que perguntou?"

O rei disse: "Eu não perguntei nada."

Nagasena disse: "Eu não respondi nada."

 

Desconhecido

 

:rolleyes:

 

Gostei :)

Link to comment
Share on other sites

O Princípio do Tau é a Espontaneidade!

 

 

O Grande Tau por Todo o Lado Corre,

à Direita e à Esquerda.

Tudo, para Existir, depende dele,

e nada ele abandona.

Não Invoca direitos sobre o que realiza,

Todas as Coisas Ama e Alimenta,

mas não o Invoca para Delas Ser Senhor!

 

 

A Centopeia era Feliz, Completamente,

Até que, de Brincadeira, um Sapo

Disse, "Ouve, qual é a perna que primeiro moves?"

Isto tanto lhe trabalhou na mente,

Que se ficou distraída num sulco,

Pensando em como correr.

 

"Mais Vale Mostrar 1 Vez, que Explicar Cem"

 

O Budismo Zen - W. Watts

MySpace:

My link

 

HI5:

My link

 

KAMAGIADOTRANCEVOSACOMPANHE!

Link to comment
Share on other sites

Um miúdo saiu de casa para ir estudar com um grande mestre. Quando conheceu o velho sábio, a primeira pergunta que lhe fez foi:

- Quanto tempo vou demorar a ficar tão sábio como tu?

A resposta não se fez esperar:

- Cinco anos.

- É muito tempo, - retorquiu o miudo - e se eu trabalhar com o dobro do afinco?

- Nesse caso demorarás dez anos. - respondeu o mestre.

- Dez!? É muito tempo. E se eu estudar dia e noite todos os dias e todas as noites?

- Quinze anos. - respondeu o sábio.

- Não compreendo, - disse o miudo - sempre que prometo dedicar mais energia ao meu objectivo, dizes que vou demorar ainda mais tempo a atingi-lo, porquê?

Diz o sábio:

- A resposta é simples. Com um olho fixo no destino, sobra-te apenas um olho para te guiar ao longo da viagem.

 

:)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    402
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!