Jump to content
×
×
  • Create New...

Onde Pára A Consciência?


Recommended Posts

Ultimamente a ciência tem-se debruçado bastante na procura de uma explicação para a existência e paradeiro da consciência ou do observador.

 

Para mim a inteligência contida em cada celula é uma forma basica e primitiva de consciência portanto não me faz muito sentido que haja um local ou locais expecificos onde possa estar alojada a consciência, mas sim o facto de milhões de celulas inteligentes formarem implicitamente uma consciência global do ser, das suas necessidades, desejos e se essa consciência fôr ben exercitada dos seus projectos e ambições.

 

Parece-me sempre um pouco redutor tentar explicar a consciência atravez da sua função neuro-biologica (apesar de ser sempre interessante saber como é que as coisas funcionam).

 

Quando tiver mais tempo entro em maiores e mais profundas divagações.

 

E vocês???

 

:)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

O uber tem um excelente documentário sobre este tema... aborda a consciência e a alma, nas suas possibilidades e razões para a existência ou não...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

nao acredito em alma ;) acredito em essencia...

quanto á consciencia penso q usamos cerca d 3% o q nao é nada! pois quando temos a "consciencia" nao falamos mal dos outros nao tentamos valorizar o nossa ego e afirma-lo perante os outros nao sentimos inveja nem ciume nem nada desses sentimentos q dao cabo da nossa verdadeira issencia! e muitas vezes acredito q nem os 3% usamos...temos consciencia é vivermos com tudo em armonia,sem nos questionar-mos,s é errado ou certo pois temos consciencia... :)

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Humm..mas que tipo de consciência? Este tema pode ser um bocado confuso devido ao vocabulário a usar...

 

Para mim, a consciência tal como a conhecemos, em que temos noção do EU, a noção do TU e a noção do NÓS ( a autoconsciência) simplesmente pertence ao mundo humano. É algo criado pelo cérebro, é uma consequência da evolução!

 

Os animais, assim como as plantas, acredito que beneficiem de um tipo de consciência, inferior à nossa em termos racionais pois simplemente agem numa tentativa de sobreviver, de procriar e transmitir uma descêndencia. Não digo que seja "menos importante" que a humana, mas simplesmente é regida por reflexos de experiências prévias ou de memória genética ou memética! Nós, humanos, temos capacidade de pensar em suicídio, isso na Natureza é impossivel, eles são programados para viver o máximo possível!

 

Em relação à "consciência" singular que cada célula têm acho que é uma visão "humana" da coisa (é difícil não o ser), e acho que não é assim! Vejo como uma capacidade da VIDA de predurar! Os genes, sim, usam-nos! Os humanos, os animais irracionais, as plantas, os procariontes e os fungos são organizações viaveis dos genes, são meros transportes para os Genes, para o DNA! Não há uma intenção, simplesmente existe e devido às condições surgiu uma forma de auto-replicar-se! E nós, somos um veículo, eles impingem-nos uma necessidade de procriar através de hormonas, uma necessidade de sobreviver através do instinto e, como consequência do ambiente e pressões que estivemos sujeitos no passado e estamos no presente, adquirimos autoconsciência "por acaso"! Não fomos pré-concebidos, tudo o que aparence é uma consequência, inclusivé a consciência!

 

Acredito numa energia que cada célula têm, sem ser "consciênte" nem "auto-consciênte", são uma série de processos químicos que aos olhos humanos poderão denunciar um tipo de consciência, mas simplemente é uma "acção-reacção"!A amiba, por exemplo, têm uma atitude perante o meio que nos poderá a julga-la consciênte..no entanto a nivel molecular é dos seres mais báricos que existe! Uma consciência penso ter que envolver uns reflexos um pouco mais complexos...mas não sei "quando é" e "quando não é", mas é um simples nome..o conceito é o mais importante, penso eu...

 

Em relação ao não usar a neurobiologia para falar neste tema, pelo menos para mim, isso é difícil pois sou agnóstico, não consigo ter uma prespectiva muito mais "espiritual" de uma célula..apesar de dar possibilidade a outros tipos de energia não tacteis e não visiveis ao olho humano, outros tipos de inteligência não alcansaveis ao raciocinio humano, outros tipos de organização e propagação de energia..

Link to comment
Share on other sites

Consciência, auto-consciência, consciência global....

A meu ver, é algo que se transpõe para o campo espíritual e ultrapassa os límiares de tempo e vida corpórea. Sobrevíve-nos... e não é necessáriamente interligada à inteligência... É como uma semente lançada à terra que intuitivamente germina e se propaga...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
nao acredito em alma ;) acredito em essencia...

quanto á consciencia penso q usamos cerca d 3% o q nao é nada! pois quando temos a "consciencia" nao falamos mal dos outros nao tentamos valorizar o nossa ego e afirma-lo perante os outros nao sentimos inveja nem ciume nem nada desses sentimentos q dao cabo da nossa verdadeira issencia! e muitas vezes acredito q nem os 3% usamos...temos consciencia é vivermos com tudo em armonia,sem nos questionar-mos,s é errado ou certo pois temos consciencia... :)

 

um dos post com que me identifiquei mais desde que estou no elastik...

 

se quiserem abordar este tema,por favor opinem, eu seguir-vos-hei!!! ;)

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Eu imagino que cada um tem os seus momentos em que vê mais claramente.

Essa claridade pode ser calma consoante por exemplo se veja como as pessoas vivem bem umas com as outras naturalmente, ou uma perturbação quando se vê algo tão desumano que parece não pertencer a realidade tal como era vista.

 

Tudo tem influência de todo o resto, mas nas ideias há quebras.. ( eu sinto-me preso dentro de um ciclo de pensamento, que por vezes não consigo "superar")

Com a idade, pensamos em coisas que nunca sequer tínhamos imaginado sentir. Dá para pensar tanto sobre a natureza de tudo...

 

Visualmente a consciência é a luz.. ( a luz é a emissão de consciência //(mas a ciência pode não ser consciente)// ) sem luz não há nenhuma percepção, no entanto o mais perto da melhor percepção da envolvência é o sentimento. A soma dos sentidos (visão, audição, tacto, olfacto, sabor) não tem comparação com o que se sente, embora ache que o que se sinta sobre as coisas seja da natureza dos sonhos..

 

 

Pensa um bocado sobre as coisas, vais ver que vais encontrar uma forma de as ver, e mais tarde na vida, vais descobrir que alguém fez o mesmo que tu e sente algo semelhante... mas nem todos..

 

É como perguntar - o que é o tempo ?

É uma dimensão ! lol

 

O tempo para mim é a energia da energia, é como algo que passa por ti e te dá animação..

 

 

De pensar sobre as coisas, fiquei com a ideia de que tudo está "vivo". A consciência é só uma comunicação, em que em algumas vezes não queremos sentir, e por vezes vemos a nosso própria imaginação, "julgamos" pela superfície ..

 

... especificamente, não sei onde está a consciência.... mas como o mundo está hoje, já alguns fizeram estudos intensivos.. procura, eu não preciso de saber se tem um centímetro, ou um milímetro, já percebi muitas mentiras.... não as quero para nada, só quero tira-las de dentro de mim... e para fora do meu mundo (se conseguir)..

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

A consciência? Bem, o suporte para ela está situado no cérebro agora ao que esse suporte está ligado ou não já parte do que cada um de nós acredita. Ao espirito? A uma energia global? Ambas? Não sei e sinceramente não sei se quero saber, acho que me contento em simplesmente possuí-la. Ainda assim e deixando um pouco a preguicite do pensamento que me tem assolado nos ultimos dias acho que tudo está ligado. Todos os tipos de energia, vida, whatever, estão ligados, interagem entre si e não existiriam sozinhos. É nisso que eu acredito. Já chega de pensar conscientemente por hoje, vou entrar em piloto automático. :crazy_pilot:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Visualmente a consciência é a luz.. ( a luz é a emissão de consciência //(mas a ciência pode não ser consciente)// ) sem luz não há nenhuma percepção, no entanto o mais perto da melhor percepção da envolvência é o sentimento. A soma dos sentidos (visão, audição, tacto, olfacto, sabor) não tem comparação com o que se sente, embora ache que o que se sinta sobre as coisas seja da natureza dos sonhos..

 

Preza-me constatar que a tua consciência é politicamente correcta.

Invisualmente falando.

 

Dito isto, e em consiência que a luz é absorvida por todos os orgãos e com sentido, que se pode cheirar e palpar, degustar e ouvir... concluo que em breu não há consciência... não há percepção...

 

Agora dorme rapaz, e sonha conscientemente...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Visualmente a consciência é a luz.. ( a luz é a emissão de consciência //(mas a ciência pode não ser consciente)// ) sem luz não há nenhuma percepção, no entanto o mais perto da melhor percepção da envolvência é o sentimento. A soma dos sentidos (visão, audição, tacto, olfacto, sabor) não tem comparação com o que se sente, embora ache que o que se sinta sobre as coisas seja da natureza dos sonhos..

 

Preza-me constatar que a tua consciência é politicamente correcta.

Invisualmente falando.

 

Dito isto, e em consiência que a luz é absorvida por todos os orgãos e com sentido, que se pode cheirar e palpar, degustar e ouvir... concluo que em breu não há consciência... não há percepção...

 

Agora dorme rapaz, e sonha conscientemente...

 

És terrível Detsail...

 

 

Aqui vão alguma palavras ingénuas e talvez infantis mas é o que eu sinto neste momento de consciência.:)

 

 

Estas "coisas" da consciência têm muito que se lhes diga....

Já fiz alguns raciocínios acerca da minha consciência.... e nunca cheguei a uma conclusão !!!

Julgo ter percebido que a consciência está em constante formação... É isso que eu sinto... Na minha pessoa!!

 

A minha consciência nunca me dará uma ideia da verdade absoluta... Acho que tenho que aprender a viver com isso.

O que eu posso fazer é ir interiorizando algumas razões, na minha infíma possibilidade de chegar à verdade.

Mas haverá uma verdade absoluta??? Talvez sim... Não sei.

 

 

Mas julgo saber alguma coisa... Que me serve de orientação.... A mim !!!

 

 

Sei que ao agir devo ter em atenção a espontaneidade...

Muitas vezes estou enganado.... Muitas vezes me enganei..

.

Mas não me quero enganar. Eu quero estar dentro da razão.... Contudo não detenho esse saber.

Então que posso fazer???

 

Posso reflectir... Posso julgar e analisar os meus pensamentos... De forma a agir em consciência!!!

 

 

Contudo vezes houve em que as minhas reacções tiveram origem em estímulos externos e antes que penssasse já estava feito..

Isto leva-me a concluir que também sou irracional.... Sim.... Não controlei os meus impulsos.... E por vezes estava errado...

Noutras alturas esses impulsos fizeram a diferença entre viver e morrer.

 

A consciência....

Bom tópico....

Link to comment
Share on other sites

(A meu ver)

O ser consciente não pressupõe justiça nem sequer agrado...

Em consciência absorve-se Tudo... espontaneamente... Não absolutamente... Não se racionaliza... Não existe enquanto sabedoria... Não se encontra determinada enquanto estar... Não é bem nem é mal... É transversal... Não é social...

 

E nada tem de ingénuo...

Cresce à medida...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

(A meu ver)

O ser consciente não pressupõe justiça nem sequer agrado...

Em consciência absorve-se Tudo... espontaneamente... Não absolutamente... Não se racionaliza... Não existe enquanto sabedoria... Não se encontra determinada enquanto estar... Não é bem nem é mal... É transversal... Não é social...

 

Concordo com quase tudo.

Mas "a meu ver" ... que a consciência é sobretudo espontânea e que não se racionaliza é que já não concordo contigo ...

 

 

Acho que há dois tipos de consciência... A espontânea ou imediata, e a reflectida.

 

Se assim não fosse onde ficava Descartes e o seu princípio "penso logo existo" ??? :):)

Link to comment
Share on other sites

Como definir algo que nao podemos ver as curvas e contra curvas ... ? Hum ?

 

Definam-me consciencia se nao se importarem :smokinggun:

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

acho que consciência pode ser a capacidade que o Homem tem de conhecer o que se passa em si mesmo e também à sua volta,agora ela pode ser influênciada,e tenho quase a certeza que é,por diferentes valores e éticas morais através das quais o indivíduo se rege...

 

a consciência também aumenta dependendo do número de experiências que um indivíduo tem ao longo da sua vida,experiências essas,que boas ou màs,despertam-nos através da aquisição do saber...eu comparo isso como andar de bicicleta,antes de sabermos andar,a gente apenas tem a consciência de uma imagem na nossa cabeça de alguém a andar de bicicleta e sabemos representa-la através da fala,desenho,etc,etc...depois de muitos tombos lá conseguimos o equilíbrio necessário para nos aguentarmos em cima da bicicleta,a tal experiência...todos os fenómenos físicos e mentais que se desenrolam durante o processo,chama-se consciência...desde aí,nunca vamos esquecer d como se anda de bicicleta...

 

a consciência não é algo inato,mas sim algo que se desenvolve ao longo da vida através de estímulos do exterior(consciência externa)e através de estímulos do nosso "eu"(consciência interna/auto-conhecimento)...

 

pronto agora saiu-me isto mas se calhar ainda continuo num post mais à frente porque isto é um tema que dá pano pra mangas,e se uma pessoa quer explicar tudo de uma vez,acaba por se perder e não explica aquilo que realmente quer..

 

PS: o exemplo da bicicleta é simplesmente figurativo,como um exemplo,podendo-se aplicar aos outros campos todos da nossa experiência :)

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

acho que consciência pode ser a capacidade que o Homem tem de conhecer o que se passa em si mesmo e também à sua volta,agora ela pode ser influênciada,e tenho quase a certeza que é,por diferentes valores e éticas morais através das quais o indivíduo se rege...

 

a consciência também aumenta dependendo do número de experiências que um indivíduo tem ao longo da sua vida,experiências essas,que boas ou màs,despertam-nos através da aquisição do saber...eu comparo isso como andar de bicicleta,antes de sabermos andar,a gente apenas tem a consciência de uma imagem na nossa cabeça de alguém a andar de bicicleta e sabemos representa-la através da fala,desenho,etc,etc...depois de muitos tombos lá conseguimos o equilíbrio necessário para nos aguentarmos em cima da bicicleta,a tal experiência...todos os fenómenos físicos e mentais que se desenrolam durante o processo,chama-se consciência...desde aí,nunca vamos esquecer d como se anda de bicicleta...

 

a consciência não é algo inato,mas sim algo que se desenvolve ao longo da vida através de estímulos do exterior(consciência externa)e através de estímulos do nosso "eu"(consciência interna/auto-conhecimento)...

 

pronto agora saiu-me isto mas se calhar ainda continuo num post mais à frente porque isto é um tema que dá pano pra mangas,e se uma pessoa quer explicar tudo de uma vez,acaba por se perder e não explica aquilo que realmente quer..

 

PS: o exemplo da bicicleta é simplesmente figurativo,como um exemplo,podendo-se aplicar aos outros campos todos da nossa experiência :)

 

Mas isso que acabas de descrever nao e a capacidade humana cognoscitiva ? O crescimento exponencial do conhecimento necessita realmente de impulsos externos ? Ou eles simplesmente ja estao no nosso "armazem" e apenas sao acordados ? Onde começa e onde acaba a consciencia ? O que a define realmente ? Como e que posso olhar para uma coisa e dizer ao genero "isto e a consciencia".A consciencia generalizada sobre o racionalismo das acçoes manifestadas fisicamente ?

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

acho que consciência pode ser a capacidade que o Homem tem de conhecer o que se passa em si mesmo e também à sua volta,agora ela pode ser influênciada,e tenho quase a certeza que é,por diferentes valores e éticas morais através das quais o indivíduo se rege...

 

a consciência também aumenta dependendo do número de experiências que um indivíduo tem ao longo da sua vida,experiências essas,que boas ou màs,despertam-nos através da aquisição do saber...eu comparo isso como andar de bicicleta,antes de sabermos andar,a gente apenas tem a consciência de uma imagem na nossa cabeça de alguém a andar de bicicleta e sabemos representa-la através da fala,desenho,etc,etc...depois de muitos tombos lá conseguimos o equilíbrio necessário para nos aguentarmos em cima da bicicleta,a tal experiência...todos os fenómenos físicos e mentais que se desenrolam durante o processo,chama-se consciência...desde aí,nunca vamos esquecer d como se anda de bicicleta...

 

a consciência não é algo inato,mas sim algo que se desenvolve ao longo da vida através de estímulos do exterior(consciência externa)e através de estímulos do nosso "eu"(consciência interna/auto-conhecimento)...

 

pronto agora saiu-me isto mas se calhar ainda continuo num post mais à frente porque isto é um tema que dá pano pra mangas,e se uma pessoa quer explicar tudo de uma vez,acaba por se perder e não explica aquilo que realmente quer..

 

PS: o exemplo da bicicleta é simplesmente figurativo,como um exemplo,podendo-se aplicar aos outros campos todos da nossa experiência :)

 

Mas isso que acabas de descrever nao e a capacidade humana cognoscitiva ? O crescimento exponencial do conhecimento necessita realmente de impulsos externos ? Ou eles simplesmente ja estao no nosso "armazem" e apenas sao acordados ? Onde começa e onde acaba a consciencia ? O que a define realmente ? Como e que posso olhar para uma coisa e dizer ao genero "isto e a consciencia".A consciencia generalizada sobre o racionalismo das acçoes manifestadas fisicamente ?

 

não percebi onde queres chegar...queres mesmo que eu te responda a essas perguntas todas???

 

tem calma,eu vou tentar articular melhor os meus pensamentos para me fazer explicar melhor,é que num assunto tão vasto e abstracto,por vezes é dificil irmos directamente ao ponto onde queremos,percebes seymour??

 

é um bocado complicado e acima de tudo filosófico por isso várias respostas poderão estar certas,mas noutro dia escrevo mais um bocado,deixa cair aqui mais algumas opiniões ok ;)

 

ps: usa termos mais simples senão não percebo onde queres chegar»»» "A consciência generalizada sobre o racionalismo das acções manifestadas fisicamente"??????opaaaahahhhhh :smokinggun::smokinggun::smokinggun::smokinggun:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

acho que consciência pode ser a capacidade que o Homem tem de conhecer o que se passa em si mesmo e também à sua volta,agora ela pode ser influênciada,e tenho quase a certeza que é,por diferentes valores e éticas morais através das quais o indivíduo se rege...

 

a consciência também aumenta dependendo do número de experiências que um indivíduo tem ao longo da sua vida,experiências essas,que boas ou màs,despertam-nos através da aquisição do saber...eu comparo isso como andar de bicicleta,antes de sabermos andar,a gente apenas tem a consciência de uma imagem na nossa cabeça de alguém a andar de bicicleta e sabemos representa-la através da fala,desenho,etc,etc...depois de muitos tombos lá conseguimos o equilíbrio necessário para nos aguentarmos em cima da bicicleta,a tal experiência...todos os fenómenos físicos e mentais que se desenrolam durante o processo,chama-se consciência...desde aí,nunca vamos esquecer d como se anda de bicicleta...

 

a consciência não é algo inato,mas sim algo que se desenvolve ao longo da vida através de estímulos do exterior(consciência externa)e através de estímulos do nosso "eu"(consciência interna/auto-conhecimento)...

 

pronto agora saiu-me isto mas se calhar ainda continuo num post mais à frente porque isto é um tema que dá pano pra mangas,e se uma pessoa quer explicar tudo de uma vez,acaba por se perder e não explica aquilo que realmente quer..

 

PS: o exemplo da bicicleta é simplesmente figurativo,como um exemplo,podendo-se aplicar aos outros campos todos da nossa experiência :)

 

Mas isso que acabas de descrever nao e a capacidade humana cognoscitiva ? O crescimento exponencial do conhecimento necessita realmente de impulsos externos ? Ou eles simplesmente ja estao no nosso "armazem" e apenas sao acordados ? Onde começa e onde acaba a consciencia ? O que a define realmente ? Como e que posso olhar para uma coisa e dizer ao genero "isto e a consciencia".A consciencia generalizada sobre o racionalismo das acçoes manifestadas fisicamente ?

 

não percebi onde queres chegar...queres mesmo que eu te responda a essas perguntas todas???

 

tem calma,eu vou tentar articular melhor os meus pensamentos para me fazer explicar melhor,é que num assunto tão vasto e abstracto,por vezes é dificil irmos directamente ao ponto onde queremos,percebes seymour??

 

é um bocado complicado e acima de tudo filosófico por isso várias respostas poderão estar certas,mas noutro dia escrevo mais um bocado,deixa cair aqui mais algumas opiniões ok ;)

 

ps: usa termos mais simples senão não percebo onde queres chegar»»» "A consciência generalizada sobre o racionalismo das acções manifestadas fisicamente"??????opaaaahahhhhh :smokinggun::smokinggun::smokinggun::smokinggun:

 

Tem calma ctg ... isso e para ser lido, não comido ;)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Edward:

 

E o que opinas então acerca de pessoas em estado vegetativo? Possivelmente com o raciocínio latente mas com uma consciência trancendente e espontânea.

Não pensam segundo o próprio conceito, mas existem e são perceptivas a estímulos diversos, ultrapassando muitas vezes qualquer conceito vincado em consciência.

 

A consciência não deverá ser de usufruto exclusivo de seres "activos", opino eu.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Edward:

 

E o que opinas então acerca de pessoas em estado vegetativo? Possivelmente com o raciocínio latente mas com uma consciência trancendente e espontânea.

Não pensam segundo o próprio conceito, mas existem e são perceptivas a estímulos diversos, ultrapassando muitas vezes qualquer conceito vincado em consciência.

 

A consciência não deverá ser de usufruto exclusivo de seres "activos", opino eu.

 

 

Está bem "metida" Detsail...

 

Não penses que estou a responder a frio.....

Épááá.... Por muito que isto custe a alguns....

 

Desliga-se a máquina!!!

 

Atenção que isto é discutível....Eu tenho consciência disso.

 

Mas sim!!! Ao fim de algum tempo se não houver resultados..... Desliga-se a Máquina!!!

 

 

 

Edit-Se acontecer comigo... Peço a uma pessoa da minha total confiança para "tratar disso"

Turn off....

 

E "lá" vou eeuuuuu......

Link to comment
Share on other sites

A consciencia é a potencialidade criadora

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

A consciencia é a potencialidade criadora

 

É uma boa definição mas não concordo em absoluto.

Acho que a potencialidade criadora advém sobretudo da experiência, e depende muito do ambiente que nos rodeia, estímulos sociais etc, num tempo e num espaço...

 

Isso não justifica o instinto ou impulso natural independente da reflexão. (Consciência instantânea):umnik2:

Link to comment
Share on other sites

Não sei definir consciência, mas parece-me que nos tornamos conscientes de nós mesmos através da interacção com os outros e o mundo.

 

Qual o conteúdo da consciência? São emoções, sentimentos, pensamentos, ideias? Será uma miscelânea destas coisas e mais algumas?

Como temos consciência do amor que sentimos? Não é quando vemos/pensamos em alguém que nos encanta?

Como temos consciência de que somos bons, ou responsáveis, ou confiáveis? Não é pela comparação com os outros?

Como nos tornamos conscientes de que há uma eco-consciência global? Será que é porque conseguimos, através dos sentidos, perceber que há uma degradação ecológica do planeta e que há um movimento mundial que estimula a sua defesa e a conservação?

 

Estas perguntas serviram-me de suporte para a pergunta principal:

 

A Consciência é algo que é alimentado por um input exterior? Isto é, é o mundo exterior que provoca o fenómeno "termos consciência de nós próprios"?

Ou a consciência já existe em toda a sua totalidade desde que começamos a existir e vai sendo desdobrada lentamente, descoberta a pouco e pouco à medida que crescemos física e metafisicamente?

 

A segunda hipótesse é muito mais avassaladora do que a primeira.

 

E para responder á pergunta do M&Ms... se calhar a consciência não pára em lado nenhum. Se calhar ela nunca se moveu sequer. Nós, seres pensantes, é que divagamos nela. :)

 

A Ciência poderá sempre tentar explicar o "quê" o "quando" e o "como" das coisas.

Mas há coisas, como a consciência, que a Ciência talvez nunca conseguirá explicar o "porquê".

 

Eu diria que a Consciência é um gigantesco e pesadíssimo ponto de interrogação que paira levemente sobre as nossas cabeças. :)

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ultimamente a ciência tem-se debruçado bastante na procura de uma explicação para a existência e paradeiro da consciência ou do observador.

 

Para mim a inteligência contida em cada celula é uma forma basica e primitiva de consciência portanto não me faz muito sentido que haja um local ou locais expecificos onde possa estar alojada a consciência, mas sim o facto de milhões de celulas inteligentes formarem implicitamente uma consciência global do ser, das suas necessidades, desejos e se essa consciência fôr ben exercitada dos seus projectos e ambições.

 

Parece-me sempre um pouco redutor tentar explicar a consciência atravez da sua função neuro-biologica (apesar de ser sempre interessante saber como é que as coisas funcionam).

 

Quando tiver mais tempo entro em maiores e mais profundas divagações.

 

E vocês???

 

:)

 

 

(...) que confusão !

Ás vezes é preciso afastarmo-nos um pouco dessas teorias cientificas para podermos perceber certos e determinados assuntos...como este agora...

whjfq8.jpg
Link to comment
Share on other sites

Tenho indagado sobre o assunto quando leio os teus post Edward, e em sinceridade está-me a ser difícil absorver a separação que imputas entre consciência e instinto. Creio serem todos e só um, parte do mesmo ser.

 

O instinto faz parte do ser consciente.. Não se pode alienar de...

A conciência, gerada no ponto da concepção maravilha-nos com o impulso de sentir e reagir a estímulos, sejam eles internos ou externos.

 

Onde pára a consciência? No momento da concepção todas as células são idênticas e com capacidade de se tornarem no que for necessário para o desenvolvimento e sobrevivência do ser. E em consciência, instintivamente talvez, multiplicam-se e assignam-se a tarefas específicas, consciencializando-se assim de que em conjunto vão evoluir em tempo até se extinguirem em vida corpórea e em tempo. E durante todo esse tempo vão continuar a evoluir em consciência. E talvez mesmo após esse tempo.

 

Porque nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. E a consciência concerteza, não será a excepção à regra.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Tenho indagado sobre o assunto quando leio os teus post Edward, e em sinceridade está-me a ser difícil absorver a separação que imputas entre consciência e instinto. Creio serem todos e só um, parte do mesmo ser.

 

O instinto faz parte do ser consciente.. Não se pode alienar de...

 

Compreendo Detsail, e para já ,sem querer baralhar, o instinto faz parte do ser consciente. 100% de acordo contigo!!

 

Mas agora analisemos um pouco mais em profundidade, de acordo com o meu ponto de vista:

 

Vivemos em sociedade onde se pretende que todos os indivíduos tenham uma conduta racional, certo??

Ora bem, se nos deixarmos guiar pelos instintos, existe muitas vezes uma grande desproporção de intensidade em relação ao estímulos que desencadeiam as nossas reacções. Por exemplo afectos e impressões desproporcionadas, impulsos e intenções exageradas etc, etc.... Acho que percebes do que estou a falar. Nesses casos existem necessidades interiores mas que não são raciocinadas devidamente...

Esse tipo de viver pode trazer-nos muitos dissabores... Aquela forma de agir de acordo com o que se sente de imediato é na minha opinião um pouco "perigosa" nos termos "impostos" pela sociedade dos dias de hoje...

Não quero com isto dizer que devemos deixar de seguir os nossos instintos ou intuições completamente... Algumas vezes é dessa forma que funciono, contudo normalmente dou primazia à reflexão antes de agir.... Agir em consciência...Ou pelo menos tento!!!

 

Digamos que as ideias súbitas são muitas vezes pouco racionais aos olhos dos outros. A minha experiência de vida diz-me que é preciso ter cuidado com essa forma muito impulsiva de viver...

Daí eu dizer que existe também uma consciência reflectida, e esta ser sempre uma boa estratégia que deve ser seguida. Digo eu!!

Agora é claro que compreendo que uma condiciona a outra... Sem dúvida... Daí sermos todos diferentes!!

 

 

Oytra coisa... Eu sei que sou racional, mas não posso deixar de parte a minha herança irracional, pois afinal de contas não deixo de ser um mamífero e ainda não há muitos milhares de anos os humanos comportavam-se como animais. Tem sido uma adaptação lenta....

E qualquer dia, por estas e por outras já ninguém saberá viver na selva.... :)

Link to comment
Share on other sites

Edward, pegando no que acabaste de dizer deixa-me acrescentar que ainda há muitos que hoje em dia continuam a comportar-se como tal... :)

 

No momento da concepção todas as células são idênticas e com capacidade de se tornarem no que for necessário para o desenvolvimento e sobrevivência do ser. E em consciência, instintivamente talvez, multiplicam-se e assignam-se a tarefas específicas, consciencializando-se assim de que em conjunto vão evoluir em tempo até se extinguirem em vida corpórea e em tempo.

 

Não te esqueças que tudo começa com uma única célula, que no início se divide e multiplica exponencialmente. A informação necessária para o desenrolar dos acontecimento é definida pelos genes, a célula é já um resultado desse planeamento. ;)

 

No meu ponto de vista aquilo que nos chamamos de consciência não se trata de uma coisa pessoal, mas sim presente em todo o lado a todo o momento. Nós apenas percepcionamos o que nos é permitido, biologicamente. Compreendemos o que nos é permitido, psicologicamente. Tudo o que existe está conectado à consciência, quer tenha noção de isso ou não. Entramos no campo da auto-consciência, e penso que é disso que afinal estamos a falar.

 

A auto-consciência é um ferramenta que nós podemos (e devemos) trabalhar, agora a consciência propriamente dita não é nossa, é algo que está fora do nosso alcance. Nem sequer nos apercebemos de como funciona, ao contrário do que começa a acontecer com a auto-consciência, uma ferramenta com a qual nos sentimos cada vez mais à vontade. A consciência está presente quando 2 átomos de oxigénio se resolvem juntar com um de hidrogénio, mas duvido que essa molécula tenha consciência disso! :)

 

Boa conversa, mas agora é hora da janta...

Link to comment
Share on other sites

Começamos com duas células, que por si só são ricas nalgum tipo de consciência e que por graça geram uma "nova" consciência, em concordância (aliás nesse ciclo, onde é que começámos mesmo?) Até aí, acho que concordamos.

 

Esse ser recém criado, enquanto consciente deverá estar ligado, uno e por afinidade, a todos os outros seres conscientes. Nem sempre proporcionado em reacções e concerteza, nem sempre racionalizado. Isso não é requesito do ser consciente (a meu ver).

 

O auto-consciente, que podemos e devemos trabalhar e nos dá a nocção enquanto ser social do abuso das nossas reacções não nos dita a constância da restrição.

 

Valha-nos Deus o sacrilégio.

 

A consciência deve servir para isso mesmo. Derrubar fronteiras, sem piedade.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

"...A auto-consciência é um ferramenta que nós podemos (e devemos) trabalhar, agora a consciência propriamente dita não é nossa, é algo que está fora do nosso alcance. Nem sequer nos apercebemos de como funciona, ao contrário do que começa a acontecer com a auto-consciência, uma ferramenta com a qual nos sentimos cada vez mais à vontade. A consciência está presente quando 2 átomos de oxigénio se resolvem juntar com um de hidrogénio, mas duvido que essa molécula tenha consciência disso! :) "

 

 

Gosteim muito desse comentário.

Já que falaste em átomos acrescento um pequeno excerto de um texto por estar relacionado, e achar uma dedução muito interessante:

 

Citações de Edison no Scientific American em Outubro de 1920

 

"O átomo possui uma certa quantidade de inteligência primitiva. Se observarmos os milhares de modos pelos quais os átomos de hidrogénio se combinam com outros elementos formando as mais variadas substâncias, como podem eles fazer isso se não tiverem inteligência??' Os átomos em relação harmoniosa e útil assumem formas e cores belas e interessantes, ou exalam um perfume agradável, como se exprimissem a sua satisfação.

Unidos em certas formas oa átomos constituem animais de ordem inferior. Finalmente eles se combinam no homem, que representa a inteligência total de todos os átomos do seu corpo."

 

 

O auto-consciente, que podemos e devemos trabalhar e nos dá a nocção enquanto ser social do abuso das nossas reacções não nos dita a constância da restrição.

 

Valha-nos Deus o sacrilégio.

 

A consciência deve servir para isso mesmo. Derrubar fronteiras, sem piedade.

 

Calma com esses impulsos conscienciosos.... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Os átomos não se juntam por acaso e fazem um vírus novo às cambalhotas..

A vida é a animação de todas as partículas, a vida animal contem essa animação mais a consciência dela.

 

Nós aprendemos muito se observar-mos essa animação. Mas as vezes não a conseguimos ver.

Só quando nos apercebemos da originalidade de cada momento e como tudo "continua" é que vemos um bocado de tudo.

 

 

Como pessoas podemos transmitir a consciência que tudo reflecte.... Assim reflectimos todo o mundo quando fazemos algo reflectido..

ou seja, se ficarmos com um bocado de consciência de mais pessoas sabemos como reflectir a sua sabedoria no mundo..

 

As pessoas reflectem..

 

" Alguém tem uma luz "

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

"...A auto-consciência é um ferramenta que nós podemos (e devemos) trabalhar, agora a consciência propriamente dita não é nossa, é algo que está fora do nosso alcance. Nem sequer nos apercebemos de como funciona, ao contrário do que começa a acontecer com a auto-consciência, uma ferramenta com a qual nos sentimos cada vez mais à vontade. A consciência está presente quando 2 átomos de oxigénio se resolvem juntar com um de hidrogénio, mas duvido que essa molécula tenha consciência disso! :) "

 

 

Gosteim muito desse comentário.

Já que falaste em átomos acrescento um pequeno excerto de um texto por estar relacionado, e achar uma dedução muito interessante:

 

Citações de Edison no Scientific American em Outubro de 1920

 

"O átomo possui uma certa quantidade de inteligência primitiva. Se observarmos os milhares de modos pelos quais os átomos de hidrogénio se combinam com outros elementos formando as mais variadas substâncias, como podem eles fazer isso se não tiverem inteligência??' Os átomos em relação harmoniosa e útil assumem formas e cores belas e interessantes, ou exalam um perfume agradável, como se exprimissem a sua satisfação.

Unidos em certas formas oa átomos constituem animais de ordem inferior. Finalmente eles se combinam no homem, que representa a inteligência total de todos os átomos do seu corpo."

 

Muito bom! :)

 

Eu partilho um bocado essa visão, acho que é no micro e não no macro que se define a realidade. Somos um resultado de uma inimaginável e complexa combinação atómica, e mais estranho ainda conseguimos ter consciência disso. Temos o poder para transformar a realidade por simples "vontade", coisa que com os elementos apenas acontece esporadicamente e por acaso, ou ciclicamente.

 

Mas até onde vai o nosso controlo? Na maioria das vezes são os nossos próprios genes que nos condicionam, quer fisicamente quer mentalmente. Muitos dos nossos comportamentos resultam apenas da necessidade inconsciente de passar os nossos genes e manter a cadeia da evolução. Há vários estudos sobre isso, por exemplo nos critérios que as mulheres (aquelas a sério :gap:) têm para escolher o seu parceiro, em grande parte resultam da sua preocupação em assegurar um bom futuro para os seus filhos. Isso não é senso comum, é algo que está gravado em nós, no nosso código genético. Como muitas outras coisas, alterações metabólicas em situações de perigo, o constante envio de informação transmitida pelos orgãos sensoriais, a sensação de dor, na sua base funcionam quase todas para garantir a nossa sobrevivência e propagação.

 

Mas quem/o quê raio controla e determina a informação, o grande plano, que desencadeia os actos que resultam no que nós somos? :computer_bash:

 

Vou mas é dormir... :lol:

Link to comment
Share on other sites

(...) a inteligência não é requesito ou essêncial à consciência.... Essas defenições do ser consciente são no mínimo descaradas reflexões da arrogância do nosso ser Humano, tendo em conta que a inteligência é distribuida por nós... enquanto seres superiores à Vida em geral. E só nós enquanto inteligentes e regentes do Mundo que nos rodeia teremos consciência de tal.

 

Mas a verdade poderá não estar do nosso lado. O Universo é imenso e consciente. Propulsiona-se intuitivamente e em consciência que o espaço, em expansão neste caso, continua a não ter lugar para tudo...

 

Com inteligência, prolongamos o que quer que seja, até á exaustão. Em consciência interrompemos a senda, permitindo assim a sua passagem a outro algo.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

"Só quando nos apercebemos da originalidade de cada momento e como tudo "continua" é que vemos um bocado de tudo. "

 

" Alguém tem uma luz "

 

De vez em quando faz-se luz na minha mente.... E não só "vejo", como também me "sinto" parte integrante de um todo ... Nessas alturas apercebo-me que faço parte do universo!!

Mas nem sempre se consegue... :closedeyes:

 

 

"Mas quem/o quê raio controla e determina a informação, o grande plano, que desencadeia os actos que resultam no que nós somos?"

 

"O Universo é imenso e consciente. Propulsiona-se intuitivamente e em consciência..."

 

O Universo é uma entidade com vida. Tal como escreve Detsail é intuitivo e consciente. Eu partilho dessa ideia. Essa entidade utiliza o átomo com um objectivo definido.

Entretanto vamos passando por estágios evolutivos. Até chegarmos à consciência absoluta.

 

A nossa informação está determinada pelas etapas de evolução que já percorremos. Uns mais outros menos, por vezes as mesmas mas de diferente ordem....

Lembras-te quando passámos de animais para humanos.... Épá, eu senti logo que a vibração era outra :rolleyes:

E na minha próxima vinda à terra certamente estarei num estágio mais evoluído... Quero a consciência absoluta e tornar-me parte do Logos Cósmico.... Ou Nirvana ou.....

Entretanto tento não me "espalhar" nesta vida e ir procurando mais umas "luzes".

 

É claro que isto é muito discutível.... Mas como estamos num Fórum...

 

Bem...estou cheio de fome... Vou almoçar.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que me parece a natureza do grande e a natureza do pequeno não podem ser comparadas, embora o grande seja feito do pequeno, o grande está mais perto do todo.

 

Hoje havia tanto nevoeiro de manhã, que às 9 horas podia olhar para o sol como se fosse a lua, e a olho, não sei se visualmente o sol é maior do que a lua.. Lá está...

O sol é o que mantém a superfície do planeta morno.

A lua cria um ciclo de marés e uma influência enorme ao reflectir a luz do sol de noite.

 

Edward, só conseguimos ver algo mais em certos momentos, quando algo se junta e nos dá uma visão clara. Ela fica na memoria, mas nunca com a força do momento em que vivemos essa percepção..

 

Se as pessoas estiverem constantemente a serem "bombardeadas" com informação, desinformação, publicidade, atitudes estranhas dos outros, .... apresentações de possibilidades estranhas, banalidades... "polémicas sintetizadas", elas cada vez vão mais pensar que o ser se alimenta de bocados de papel..

.. .. todos os dias acontece algo chocante, é bom termos uma ideia, mas fazer de noticia hoje subir o que ontem desceu, e amanha descer o que hoje subiu... ...

 

 

Prótese, como nós modificamos as plantas para nossa conveniencia, algumas pessoas tentam fazer exactamente o mesmo com outras.. é uma questão pessoal não se deixar limitar pelo ruído do "importante"... Não dá para falar em nome da vida na terra, ou seja, esse importante é a imaginação de alguns, e muitos importantes parecem simplesmentefacilmente negaveis..

 

Será que temos que evoluir ao máximo? Só para não ficar para traz !

 

Quanto mais se pensa que se evoluiu, em muitas praticas se tornou mais ignorante..

uma frase que já tinha referido e que "semi-desculpa " os ignorantes diz:

 

"O contrário do conhecimento, não é a ignorância, o contrário do conhecimento é a ilusão do conhecimento."

É bom que menos "caminhem" para a ilusão..

 

Muito melhores são os mais básicos sonhos de criança, antes da moda aparecer...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Ultimamente a ciência tem-se debruçado bastante na procura de uma explicação para a existência e paradeiro da consciência ou do observador.

 

Para mim a inteligência contida em cada celula é uma forma basica e primitiva de consciência portanto não me faz muito sentido que haja um local ou locais expecificos onde possa estar alojada a consciência, mas sim o facto de milhões de celulas inteligentes formarem implicitamente uma consciência global do ser, das suas necessidades, desejos e se essa consciência fôr ben exercitada dos seus projectos e ambições.

 

Parece-me sempre um pouco redutor tentar explicar a consciência atravez da sua função neuro-biologica (apesar de ser sempre interessante saber como é que as coisas funcionam).

 

Quando tiver mais tempo entro em maiores e mais profundas divagações.

 

E vocês???

 

:)

 

Ja num vinha aqui ha muito tempo, deixo-te aqui uam sugestão, não ha melhor livro k possas ler sobre isto...

 

http://www.criticaliteraria.com/9726625793

"As often as Herman had witnessed the slaughter of animals and fish, he always had the same thought: In their behavior toward creatures, all men were Nazis. The smugness with which man could do with other species as he pleased exemplified the most extreme racist theories, the principle that might is right."

Link to comment
Share on other sites

Pelo que me parece a natureza do grande e a natureza do pequeno não podem ser comparadas, embora o grande seja feito do pequeno, o grande está mais perto do todo.

 

Não sei lightshpere... Depende do que é o todo. Já vi alguns "grandes" serem muiiiiiiito pequenos. E o contrário também...

 

Hoje havia tanto nevoeiro de manhã, que às 9 horas podia olhar para o sol como se fosse a lua, e a olho, não sei se visualmente o sol é maior do que a lua.. Lá está...

O sol é o que mantém a superfície do planeta morno.

A lua cria um ciclo de marés e uma influência enorme ao reflectir a luz do sol de noite.

 

Tu na verdade és um Poeta.... Pronto, estou enganado. Mas por vezes parece!! Ou será que ás mesmo??

 

Edward, só conseguimos ver algo mais em certos momentos, quando algo se junta e nos dá uma visão clara. Ela fica na memoria, mas nunca com a força do momento em que vivemos essa percepção..

 

É verdade.... Como todas as memórias o são. Contudo há "imagens" que não se esquecem... Falo por mim!!

 

Se as pessoas estiverem constantemente a serem "bombardeadas" com informação, desinformação, publicidade, atitudes estranhas dos outros, .... apresentações de possibilidades estranhas, banalidades... "polémicas sintetizadas", elas cada vez vão mais pensar que o ser se alimenta de bocados de papel..

.. .. todos os dias acontece algo chocante, é bom termos uma ideia, mas fazer de noticia hoje subir o que ontem desceu, e amanha descer o que hoje subiu... ...

 

hummmmm.

Não fumo desse tabaco... A sério !! Não papo "grupos". Leio mas não quer dizer que "beba" as palavras ^_^

 

 

.

Link to comment
Share on other sites

por muito que quisesse dar uma resposta completa e bonita e etc e etc.. (e já tentei umas duas vezes), acabo sempre por me perder na vastidão deste tema e quantas outros perguntas, tão ou mais difíceis, eu me deparo para responder (ou tentar responder) à tua pergunta.. acho que primeiro tenho de responder à pergunta: o que é o Universo? que leis "gerem" o Universo? uma coisa tenha a certeza, a minha consciência é feita do mesmo material do Universo como tal ambos estão estritamente relacionados. o universo permite a minha existência e eu apreendo o universo. mas algo intriga-me e Nietzche nisso não tem razão: « Penso, logo existo.», mas a pedra não pensa e não deixa de existir, ou seja, dá a sensação de a minha conscência estar imersa num meio, numa realidade independente da minha observação (onde existem pedras). mas será assim tão independente? a pedra existiria alguma vez antes da minha "consciente" observação? eu julgo que sim, a pedra é certamente mais velha do que eu, muito mais aliás; uns milhôes de anos. eu sei isto, porque apesar da minha aparente efemeridade eu até consigo datar o carbono14 existente na pedra e em mim, e saberia que a pedra é mais antiga. isto introduz uma outra pergunta, a Inteligência.- esta pergunta nem precisa de ponto de exclamação, mas vou deixá-la para mais tarde. antes de ser possível sequer falarmos de consciência muito o universo evoluiu e muitos ingredientes foram necessários até chegarmos a este ponto ( alguns desses ingredientes so agora estamos a descobrir como a matéria escura e a energia escura). mas de facto muitos joguinhos entre 'coisas' se foram desenrolando. aqui tenho pensado sobre isto algumas vezes e é bom estudar ciências durante a juventude (mesmo querendo seguir outra área qualquer) porque dá-nos, com a física a química a biologia a astronomia (mesmo que superficialmente), a sensção de existirem diferentes realidades sobrepostas, diferentes mundos que se compõem, como aquelas bonecas russas que se enfiam uma dentro doutra sucessivamente, e que em ultima análise me leva a estar as 5:00 da manhã, quando devia tar a dormir, a falar de coisas que não enfim, mal as conheço. mas ia dizendo, o ingrediente primordial que a nossa consciência precisa é massa - uma base em que possa assentar - e vou sinceramente desprezar a sua parente Energia e as forças que actuam entre estas e as curvaturas no espaço-tempo e radiação cósmica de fundo e as coisas negras e todo o resto do iceberg colado à massa ( seria só para complicar-me), que constitui todo o universo. no fundo foram interecçoes entre forças, a procura de estados de equilibrio, evolucionismo!- a tentativa-erro que deu origem a uma história em que cada nova personagem é fruto de todas as personagens anteriores. não somos assim um bocado com os genes..? o nosso ego, a nossa psíque para além da educação não tem forte raíz nos nossos genes? :) e estes não são fruto de amino-ácidos e açucares, estes constituidos por moléculas formadas por átomos estes formados por electrões e neutrões e quarks e a todos estes diferentes sub-conjuntos não correspondem diferentes regras, diferentes leis, diferentes interacções?- e a água, essa "fonte". é uma reacção em cadeia é quase uma ordem natural, simplista, tão real que nós estamos a olhar para ela a vê-la funcionar e dar frutos: eu! por muito complexo que seja, e é; está realizado, a "árvore cresceu". a própria árvore é metafora para a grande árvoore que leva a ela. a ver bem os gens também o são, os átomos tambem. ciclos dentro de ciclos, respostas dentro de respostas.parece um copy paste mas cada vez mais elaborado, tipo a computação ou a programaçao. o proprio desenvolvimento tecnologico respeita o padrão, parece-me que á uma métrica que se adapta a cada realidade, a cada sub-conjunto; mas não deixa de ser essa métrica. a vida, essa, e o seu expoente: a inteligênciata; esta é a nossa relidade e na minha opinião, de todas as realidades-russas é a mais fixe!! isto porque apesar de eu estar imerso no meio da pedra, fdx eu vejo-a a ela e nao me parece que ela me veja a mim.. fdx axo k a pedra não é o melhor exemplo de comparação coitada, não é constituída de organismos vivios, eucariontes que se juntam entre si formando um só corpo (outra realidade-russa) ah e tal alguns desses eucariontes até são foto-sensíveis outros vasculares, alguns até são nervosos e pronto ela não pode ver nem cheirar.. pois os sentidos.. esses malandros. ela não sente, não reage. não observa... não ha esse in-put como já ouvi aqui também.. se calhar isso é que é estar em estado vegetativo.. as nossas células estão vivas, á interacções bioquímicas em nós mas estamos que nem pedra, shut down. mas também tenho outra questão, não é talvez o nosso maior meio de expansão de consciência aquele que reduz ao máximo os nossos sentidos apreensões sensoriais do exterior?, como o sono ou a meditação?? fodasse serei eu o meio em que está a pedra?? ups, a inteligência falou.. pois ainda não tinha falado dela está aqui a sentir-se esquecida.. sinceramente, eu ja achei os animais muito menos inteligentes do que acho hoje e isso é bastante chato, porque ve-los como seres minimamente racionais (a tender para zero) faz-me começar a analizá-los desde a esponja ate ao humano, e meus amigos, a pergunta é se a barata se apercebe da pedra ou se é tão ignorante da situação como a pedra! na verdade, para mim, o facto de a barata,por exemplo, sentir (ataravés do tacto) a pedra (e vamos xamar-lhe no caso da barata 'irregularidade' (na língua das baratas)-pedra é um termo muito humano)) faz com que esteja consciente da pedra e a possa contornar (por exemplo), ou noutros casos fugir de um predador. o instinto de sobrevivência é um óptimo exemplo de consciência: salvar a pele. também já aqui o disseram. manter o relógio vivo para se reproduzir o mais possível?? o Joe Rogan a propósito de uma pergunta sobre DMT desenrolou-se um pouco e saiu-se com uma teoria engraçada, que tanto nas bacterias como em nós, todos os instintos como ego etc, a propria realidade (tempo, movimento, termodinãmica etc) sao tudo mecanismos biologicos armadilhas, que num caso (como as baratas-simples) e noutro (nos humanos-francamente mais complexos), nos mantém vivos e que nos permita perpetuar a nossa espécie, num ciclo interminável- more more MORE!!! tantos milhões de anos de evolução para isto?? organismos vivos "constituidos pelas personagens anteriores" reproduzindo-se desenfreadamente seá isto o fruto de todo este esforço?? é que parece.. o ADN é o programa do organismo celular/multi-celular mas quem é o programador who is de mother?? e porquê a intelêngia?? porque surgiu ela no meio disto tudo pensar em observador, chamar pedra à massa, e partícula e neutrino e descobre propriedades da matéria e até, em última instãncia, arrisca-se a aniquilar a si própria.. e estou a aqui, estão letras à minha frente fotões batem nelas e reflectem numa frequencia que assumo como: preto? lá está axo que só trouxe mais perguntas.. toda a matéria condensada num único ponto, numa única coordenada; vai-se lá saber porquê começa a expandir-se e transforma-se numa imensa e super hiper complexa manta de retalhos para a dada altura da "história" se aperceber de si própria, ter consciência de si própria.. alto la, o universo a compreender-se a si próprio?? isto seria O derradeiro ciclo; por auto-extensão o universo evoluir para se compreender a si próprio se "ver" a si próprio, e talvez dizer: i'm marvillous!! isso não é um pouco o espelho do nosso ego?? a sua constatação de si proprio?? isto faz-me lembrar o calendário maia.. toda esta evoluçao do universo patamares sobre patamares (como vemos nas piramides de Chitzen Itcha) tudo para completar um ciclo.. serei eu/nós (como um organismo multicelular) o meio em que está a pedra?? o proprio universo a contemplar-se a sia proprio?? isso é A consciência??! muitos se's, até porque no fundo, o meu dia-a-dia são contas, resposabilidades, doenças e guerras, assim como muitas coisas boas, tudo isso é a minha vivência será mesmo isso todo o explendôr do universo???! bulshit?! estaremos nós a fugir de nós mesmo?? ou a la chegar por outro caminho?? a contemplaçao é no nosso bom-senso regrarmo-nos em 10 fórmulas e infrigi-las a todas?? não é essa irreverencia que surge no turbilhão de uma experiência psicadelica fugir da fuga voltar à origem ao mainstream da natureza do universo?? sera a resposta a contemplação no topo de meditação?? percebem o k kero dizer?? se há uma noção, uma ordem natural que de forma preguiçosa, quase, cresce do nada para o todo ela cresce para um fim, para uma finalidade para um fruto, nem que seja um recomeço, como a arvore e a semente. isto ja me lembrou matrix paí 3 vezes lolololol

bem eu bem disse que este tópico era tramado e que dava bem para divagar.. como isto xegou até aqui estamos a descobrir e a constatar. os animais e todas as suas formas de consciencia assim como todos os seres vivos, toda essa biosfera que assenta na geosfera e que é um jogo de vantagens e desvantagens, uma brincadeira entre 'coisas' e 'coisinhas' que estamos a descobrir e que tem bastante lógica tudo isso é um suporte, assim como elementos que suportam a geosfera e que cosntituem o universo tudo isso é o suporte para a nossa capacidade de constatar, estar consciente de.. e cada vez mais, da barata ate nós, essa cosnciencia foi-se alargando e cada vez mais, ao ponto de saber do que a pedra é feita/constituída, mas ainda assim não me parece que nos sejamos O fruto. falta algo mais isso sim, we are not the spoon yet ;) penso que posso ser (a colher, o meio etc) mas ainda não sou. e até lá sim, aproveitar o pôr do sol sob o horizonte, a ajudar a amar, e pensar por todos e no bem estar de todos, tecnologias limpas ideias para um futuro melhor, e acima de tudo conhecermo-nos melhor e ao que nos rodeia.. feed your mind, expand your awareness. criar oportunidades para crescermos para que a próxima personagem seja melhor que todas as anteriores. um bem haja ás novas realidades!!!!! (ehehehe)

somos capazes de fazer melhor. acho que isto é ser consciente ;D

Link to comment
Share on other sites

lolololololol não me parece que alguèm leia isto.. eu não lia!! :|

 

opah,eu li e tenho te a dizer:

 

1º já lhe deste :smokinggun:

 

2º vê se que estás dentro da biologia e até da geologia pois explicas razoávelmente alguns acontecimentos básicos do meio e nomes científicos

 

3º não foste muito claro nas ideias,divagaste um bocado(estou a ser simpático :D ),se fosses tu a relatares-me isto verbalmente,eu até compreenderia melhor o teu ponto de vista,na escrita é preciso ter muito mais cuidado...mas como eu entendo que este assunto é muito vasto e terá certamente várias teorias sem conclusões,incentivando à divagação,estás perdoado :)

 

4º "penso logo existo" é uma frase do descartes,filósofo francês e não de nietzche...

 

5º os meus parabéns porque não deixa de ser uma opinião válida (bastante até)

 

- este tópico atrai-me bastante mas eu sou como tu para conseguir discuti-lo,teria de divagar e escrever tanto ou mais do que tu...um dia ganharei coragem... :lol:

 

- defino consciência mais ou menos como aquilo que escreveste nas últimas 6 linhas

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

encolho-me no meu canto.. troquei nietzche com descartes.. não que não soubesse mas enfim; sem desculpa. ahhhhhhhhhhh.. lapso. foi curioso que escrever isso ontem fez-me pensar em mta coisa e descobri algumas ideias curiosas, gosto mesmo de sentir o paralelismo entre o Ego, a descoberta do eu; e o facto de esse ser, talvez, o mecanismo que coloca de facto o Universo a comtemplar-se a si próprio.. daí o "we are one", ou a noção de consciência colectiva de Carl Jung.. não deixamos de ser uma zona do universo, com caracterísicas favoráveis, que evoluiu num sentido diferente do resto do universo. talvez nós sejemos os olhos, ou o cerebro d universo.. metaforicamente falando claro, e talvez nao tanto. da-me mesmo a sensação de estes "mecanismos" dentro de "mecanismos" e nesse sentido é natural haver similaridades entre uns e outros. como eu até ser parecido (no geral) com o funcionamento de uma celula, ou um átomo com o sistema solar.. vejam esta intro dos simpson--->

(caguem no que está no fim)

é simplesmente uma sensação gostava de ser mais explicito mas com os anos talvez, e muitos livros e beber mta informação ehehehe fdx n me acredito que trokei nietzche ( "assim falava zaratustra") e descartes ( filosofo e matemático). no fundo a filosofia, a física, a biologia, a própria experiência psicadélica, os calendários, a meditação, todas as disciplinas de expansão da cosnciência (ou captação desta (?!), como o meu cota dizia, a informação já existe nós so acedemos a ela) todas estas pontas soltas se unem algures, e já estivemos mais longe desse nó.. no entanto de facto há coisas mais perenes em que pensar isto será só como hei-de dizer.. um passatempo, uma masturbação mental. :)

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, só faltam mesmo é uns parágrafos! :lol:

 

Partilho muitas das coisas em que pensas, mas tiveste aí uma ou outra saída que não me tinham ainda ocorrido conscientemente, e gostei bastante de ler o teu texto! ;)

 

Gostei bastante desta tua conclusão a uma boa fase de brainstorming: "sera a resposta a contemplação no topo de meditação??"

 

No auge das minhas experiências psicadélicas, foi em contemplação que me encontrei e senti mais conectado com o universo. Só e apenas contemplando! Aliás, ainda é assim no dia a dia! :)

Link to comment
Share on other sites

oh.. pensei hoje antes jantar; estava a comer tostas com pasta de atum e tinha assim uns pedacinhos de pimento à mistura brutalzissimo mesmo um pedaço delicioso de universo e lembro-me.. sou o universo a comer um pedaço de universo.. o universo a comer-se a si proprio!! e não sei porquê, parece-me que as divagações de ontem à noite caíram por terra. :blabla:

Link to comment
Share on other sites

Bem,com tantas coisas estranhas a acontecer neste mundo podemos verificar que a conciência cósmica não está muito presente neste planeta, infelizmente! Enfim, provavelmente a conciência, no verdadeiro sentido da palavra, só pode existir a um nivel inconsciente, ou seja, quando deixamos de lado racionalismos e apegos e mergulhamos no Ser! Penso que é isto que a doutrina budista nos tenta explicar. É claro que a consciência primitiva está presente até agora, visto que se encontra na informação genética de todos os seres. Na minha opinião só existe consciência no Amor... Tudo o resto é filosofia barata! Quanto à ciência, penso que este é um assunto impossível de ser retratado com exactidão, pelo simples facto de se opor ao mundo espiritual. E como sabemos a consciência vem do espirito, não da matéria embora tenha sido essa conciência que concebeu toda a matéria... Mas isso meus amigos é algo que vem doutro plano, um pouco insólito e bastante abstrato, nao acham?

Beijinhos a todos

Link to comment
Share on other sites

Muito bom, só faltam mesmo é uns parágrafos! :lol:

 

Partilho muitas das coisas em que pensas, mas tiveste aí uma ou outra saída que não me tinham ainda ocorrido conscientemente, e gostei bastante de ler o teu texto! ;)

 

Gostei bastante desta tua conclusão a uma boa fase de brainstorming: "sera a resposta a contemplação no topo de meditação??"

 

No auge das minhas experiências psicadélicas, foi em contemplação que me encontrei e senti mais conectado com o universo. Só e apenas contemplando! Aliás, ainda é assim no dia a dia! :)

 

Perdoa-me dizer-te isto mas através dessas experiências psicadelicas, so te afastas cada vez mais da tua Verdade/ Essencia. E acredita que se a droga fosse boa para o espirito nao teriamos tantos danos a nivel mundial,PSICOLOGICAL. SPIRITUAL lots of families are destroyed, wow! MAYBE YOU SHOULD START THINKING ABOUT BLESSIN' YOUR BEAUTIFUL TEMPLE, PURIFYING IT AND FINDING THE REAL YOU, WHICH i BELIEVE IT IS COMIMG FROM THE INSIDE NOT FROM THE OUTSIDE. SO ALL, EXCTASY IS ALREADY WHITHIN YOU AND YOU HAVE TO CLIMB INSIDE TO REACH IT .. tAKE AT LEAST DATURA, PAYOTE, NATURAL STUFF AND SAFE BUT PLEASE DON'T DESTROY YOURSELF!! PLEASE... BIG HUG

LOVE YOU MY BROTHER

Link to comment
Share on other sites

Boas Kif. Curti bué o teu texto e confesso que me deixaste a pensar.

Eis algumas reflexões que fiz quando o li, sob a forma de palavras

 

"...acho que primeiro tenho de responder à pergunta: o que é o Universo? que leis "gerem" o Universo? uma coisa tenha a certeza, a minha consciência é feita do mesmo material do Universo como tal ambos estão estritamente relacionados. o universo permite a minha existência e eu apreendo o universo."

 

Ora bem, palavras para quê!! Parece que existem muitas pessoas que se esquecem disso.

De lá viemos, e lá voltaremos... De uma forma ou noutra nunca deixaremos de fazer parte dele.

Nada se cria, nada se perde... Tudo se transforma.

 

"...o ingrediente primordial que a nossa consciência precisa é massa - uma base em que possa assentar - e vou sinceramente desprezar a sua parente Energia e as forças que actuam entre estas e as curvaturas no espaço-tempo e radiação cósmica de fundo e as coisas negras e todo o resto do iceberg colado à massa ( seria só para complicar-me), que constitui todo o universo. no fundo foram interecçoes entre forças, a procura de estados de equilibrio, evolucionismo!..."

 

Não deves desprezar a energia.... A massa tem energia!! Repara que a massa é constituída por átomos e esses têm energia de ligação nos núcleos, nos electrões que "orbitam" em torno deles etc, etc...

Estão intímamente ligadas. Onde está uma está a outra.

Mais... A massa pode transformar-se em energia e vice-versa...

Ainda não se percebe muito bem é porquê.... A ciência ainda vai ter uma palavra a dizer sobre isto... Talvez no LHC se perceba um pouco melhor.

 

"...o nosso ego, a nossa psíque para além da educação não tem forte raíz nos nossos genes? e estes não são fruto de amino-ácidos e açucares, estes constituidos por moléculas formadas por átomos estes formados por electrões e neutrões e quarks e a todos estes diferentes sub-conjuntos não correspondem diferentes regras, diferentes leis, diferentes interacções?..."

 

Sim tem uma forte raiz nos nossos genes.

E os nossos genes estão em evolução... Se olharmos para trás acho que podemos dizer que evoluímos... Ou não??

Para onde vamos é que ainda não estou bem certo disso... Espero que estejamos no bom caminho, ou pelo menos devemos tomar consciência que devemos melhorar... Mais paz, amor etc etc.... Agora, não sei porquê, lembrei-me do Papa.... :)

 

"... mas também tenho outra questão, não é talvez o nosso maior meio de expansão de consciência aquele que reduz ao máximo os nossos sentidos apreensões sensoriais do exterior?, como o sono ou a meditação?? ..."

 

Esta é "um most".... Deixaste-me a falar sósinho... É uma excelente dedução na minha maneira de ver!!

 

"...o instinto de sobrevivência é um óptimo exemplo de consciência: salvar a pele. também já aqui o disseram. manter o relógio vivo para se reproduzir o mais possível?? ..."

"...tantos milhões de anos de evolução para isto?? organismos vivos "constituidos pelas personagens anteriores" reproduzindo-se desenfreadamente seá isto o fruto de todo este esforço?..."

 

Se prestares um pouco de atenção ao Mundo provávelmente vais concluir que a mentalidade humana já não funciona bem assim.... Pelo menos numa parte da humanidade!!! E não me parece que seja egoísmo.

 

"... o ADN é o programa do organismo celular/multi-celular mas quem é o programador who is de mother?? ..."

 

"...toda a matéria condensada num único ponto, numa única coordenada; vai-se lá saber porquê começa a expandir-se e transforma-se numa imensa e super hiper complexa manta de retalhos para a dada altura da "história" se aperceber de si própria, ter consciência de si própria.. alto la, o universo a compreender-se a si próprio?? isto seria O derradeiro ciclo; por auto-extensão o universo evoluir para se compreender a si próprio se "ver" a si próprio, e talvez dizer: i'm marvillous!! isso não é um pouco o espelho do nosso ego?? a sua constatação de si proprio?? isto faz-me lembrar o calendário maia.. toda esta evoluçao do universo patamares sobre patamares (como vemos nas piramides de Chitzen Itcha) tudo para completar um ciclo.. serei eu/nós (como um organismo multicelular) o meio em que está a pedra?? o proprio universo a contemplar-se a sia proprio?? isso é A consciência??! "

 

Bem, sabe-se que o Universo está em expansão, e tudo indica que houve um Big Bang... Pode muito bem ser um ciclo...

E sim, o universo pode muito bem contemplar-se a si próprio... Porque não?? Será o Universo finito?? Pode muito bem estar "preocupado" com o que existe fora do Universo.... Ou mesmo com o que se passa no seu interior... Existirão outros Universos??? :scratch_one-s_head:

 

"...não é essa irreverencia que surge no turbilhão de uma experiência psicadelica fugir da fuga voltar à origem ao mainstream da natureza do universo?? sera a resposta a contemplação no topo de meditação?? percebem o k kero dizer?? se há uma noção, uma ordem natural que de forma preguiçosa, quase, cresce do nada para o todo ela cresce para um fim, para uma finalidade para um fruto, ..."

 

No Oriente encara-se esse ciclo com naturalidade... Existe um princípio e um fim... O fim envolve um objectivo. Tornarmo-nos parte do universo. Abandonarmos a forma humana que é passageira e imperfeita...

Estágios evolutivos... Pode ser. Porque não?? Já ouviste falar do Ser Cósmico?? É diferente do Ser Atómico...(o que nós somos)

 

"...e até lá sim, aproveitar o pôr do sol sob o horizonte, a ajudar a amar, e pensar por todos e no bem estar de todos, tecnologias limpas ideias para um futuro melhor, e acima de tudo conhecermo-nos melhor e ao que nos rodeia.. feed your mind, expand your awareness. criar oportunidades para crescermos para que a próxima personagem seja melhor que todas as anteriores. um bem haja ás novas realidades!!!!! (ehehehe)

somos capazes de fazer melhor. acho que isto é ser consciente ;D "

 

Aí é que é. Não posso aqui neste trecho deixar de estar mais de acordo contigo

Link to comment
Share on other sites

"Quanto à ciência, penso que este é um assunto impossível de ser retratado com exactidão, pelo simples facto de se opor ao mundo espiritual.

 

Não concordo contigo nesse ponto. Acho que cada vez mais a ciência se interliga com o mundo espiritual, bem como com o filosófico... :)

Link to comment
Share on other sites

"Quanto à ciência, penso que este é um assunto impossível de ser retratado com exactidão, pelo simples facto de se opor ao mundo espiritual.

 

Não concordo contigo nesse ponto. Acho que cada vez mais a ciência se interliga com o mundo espiritual, bem como com o filosófico... :)

 

Só me lembro de alguém dizer " A ciência não tem a ver com moral "... quanto ao mundo filosófico, ele vai para todos os lados, tentar aprender com tudo o que se possa imaginar. Chega a um ponto, tal e qual a ciência e são só eventos para divertir... quem não consegue ver que chegue na agua, no ar no fogo e na terra... vai para as asneiras...

 

A ciência cria pessoas com fortes crenças em algumas coisas que não existem.

Se forem por aí a ver, com certeza que o ponto em que parte aparece.. bocados de tudo condensados e pessoas que nascem com a alegria de pessoas que já viveram...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

"Quanto à ciência, penso que este é um assunto impossível de ser retratado com exactidão, pelo simples facto de se opor ao mundo espiritual.

 

Não concordo contigo nesse ponto. Acho que cada vez mais a ciência se interliga com o mundo espiritual, bem como com o filosófico... :)

 

"Só me lembro de alguém dizer " A ciência não tem a ver com moral "... quanto ao mundo filosófico, ele vai para todos os lados, tentar aprender com tudo o que se possa imaginar. Chega a um ponto, tal e qual a ciência e são só eventos para divertir... quem não consegue ver que chegue na agua, no ar no fogo e na terra... vai para as asneiras..."

 

As evidências da ciência não podem ser menosprezadas.... Falo da Física Quântica....

Lembras-te que ainda não há muito tempo na comunicação social se falou em partícula de Deus???

Está em curso uma revolução... Vários conceitos estão a emergir... Tentam-se experiências....

 

Bem....

Vou tratar do bacalhau, do vinho, e desfrutar da companhia dos meus semelhantes....

 

Feliz Natal para todos :pn1: :pn1:

Link to comment
Share on other sites

boas gente como andam tudo bem aqui pela floresta o natal foi bom?? doces e vinho quente :D

 

o meu primeiro comentário é em resposta a tailtu; concordo perfeitamente com a tua opinião que devemos cultivar o nosso lado espiritual será tão importante como o nosso lado mais "material"- dualismo de descartes- o 'eu' tem duas bases antagónicas, o corpo e mente. a ideia é que o teu 'eu' está contido na mente, a consciencialização do 'eu' é "movida" pelos teus pensamentos («penso, logo existo»), e o que parece é que a mente, o suporte do pensamento, poderá existir independentemente do corpo. esse seria o teu 'eu' exterior?? o teu 'eu' espiritual.. o que acontece hoje em dia, e por isso considero a ciência VITAL na descoberta e na compreensão destes processos, é que percebemos, e cada vez mais e melhor, que a mente e o pensamento, a Razão, tem uma raíz bem definida e que tem sido mapeada exaustivamente nos últimos anos- o neo-cortéx cerebral. a cosnciência não vem do espirito, ela é o espirito, então o espírito são sinapses e impulsos eléctricos. é um "terceiro cérebro", e é o que nos destingue da maioria dos animais; é talvez ele que permite que nós (humanos), tenhamos evoluído a fonética, o conjunto de barulhos estranhos pelo qual comunicavamos, barulhos esses que parecem representações (reacções naturais) a sensaçoes e estímulos, aquilo que vêmos as baleias e os chimpanzés fazer, para um conjunto de símbolos, para uma linguagem.. letras, palavras, sintaxe!! já li algures sobre isso, também em relação a DMT, sobre o facto de o cérebro ter evoluído por camadas: um primeiro cérebro primitivo (cérebro réptil ou lá o que é..) "preocupado" com os instintos básicos, sobrevivência, reprodução etc.., básicamente hipotálamo e hipófises e coisas hormonais do género; uns cerebros intermédios, já não me lembro quais nem que funcionalidade, mas deve ter a haver com massas cinzentas ou algo do género; e a última camada, o néo-córtex a camada mais complexa e de maior actividade cerebral que engloba também cerebrelo bastante desenvolvido (memória) e algumas fisionomias que nos destinguem dos outros animais. como evoluiu para este estado?? pressões selectivas.. eheheheh. alimentação- temos uma alimentação variadíssima que nos proporcionou vitaminas e protínas e açucares múltiplos e muita massa e tijolo de construção.. a evolução do polegar que nos permitiu manobrar objectos talvez tenha estímulado o nosso cerebro ao raciocínio sei lá.. para resumir (muito) o que queria mesmo dizer é que se hoje temos dúvidas, é a "Razão" a primeira a ser chamada para a linha de combate e é a ciência, o sumo da "razão", o nosso melhor caminho para perceber o que nos rodeia e hoje em dia é fulcral porque se esta evoluiu (porque sim) e trouxe muita coisa boa mas também muita coisa má como poluição (etc) acho que é ela que vai "desatar o nó" e como disse o edward e bem há muita coisa nova por aí muitas tecnologias verdes e linhas de pensamento que vão dar frutos num futuro próximo.. é urgente!! no entanto para um bom equilibrio do eu (kif) sim, devo balencear o meu lado mais racional e o menos racional, encontrar um equilibrio saudável entre o que conheço de mim próprio e o que ainda está para vir.. chamemos-lhe espírito o que quiserem, chamar-lhe-ei o yin-yang do 'eu'. e sim, amor é fonte de vida!! ;) mas tem uma raíz não aparece do nada. aparece mas nao aparece lolololol

 

agora edward, ;) muito obrigado pela resposta assim vamos aprendendo ;)

em relação ao teu segundo tópico quando quis dizer desprezar energia e gravitação quãntica e essas coisas todas eu não queria dizer desprezar, não interessam para o que tou a falar, mas sim desprezar, não me vou referir a elas porque electromagnetismo e mecânica quântica não são temas bonitos para um leigo se debruçar sobre eles eheheheeh capixe?? e o que disseste não é bem bem assim..

os átomos são constituídos por cargas eléctricas e não por energia. o électrão é uma carga eléctrica negativa, não é uma energia negativa. as movimento das partículas (massa) no espço-tempo é que intrudouz conceitos de energia, momentos, forças etc: por exemplo, o movimento do electrão está associado à energia cinética, já o que mantém o núcleo do átomo unido é uma força, a força forte; e o que mantém o electrão a girar em torno do núcleo (equilibrio entre cargas eléctricas) tem a haver com momentos (i think), momento angular e momento da força.. diferenças de energia potencial e energia mecãnica no contexto do electromagnetismo, enfim, todo um conjunto de leis: Physics!! e certamente conheces a equação E=mc2 (energia= massa * velocidade da luz ao quadrado). esta equação estabelece a equivalência entre massa e energia.. para "pôres" massa em movimento ou o que quer que seja precisas de energia; na verdade é mais o contrário, a massa em movimento é que dá origem à energia, julgo que mecânica no caso do movimento.. no entanto estes são conceitos em que ainda não me sinto à vontade.

em relação ao teu 5º tópico o que queria dizer, e acho que surge no contexto de uma teoria de Joe Rogan, é que somos, na maioria, agraciados pela graça da resprodução, e que num contexto mais generalista (visto de cima), tal como nós vemos as bactérias, parece que o nosso instinto de sobrevivência serve esse "bem maior", propagar a especie trazer novos inquilinos à grande casa.. e não será bem assim?? a população humana cresceu exponecialmente nos ultimo 2000 anos e muito!! temos um grave problema de excesso de população, a china e a india têm 1 bilião de habitantes cada!!! muita gente morre à fome por escassez de recursos ou não tem acesso a cuidados básicos de saúde pelos mesmos motivos.. não é um pouco como as bacterias?! pôes uma numa caixa de petri e em 3 dias está a transbordar?? como todos os animais que conheces como o salmão por exemplo, que esgota as suas energias até morrer para desovar 'lá longe' muito para o interior do rio?? e nesse contexto é curiosa a ideia dele de que a consciência é um conjunto de hábeis mecanismos e armadilhas e artimanhas biológicas para manter-te "ocupado", vivo, com a "máquina" a funcionar para que possas propagar os teus genes lololol um género de matrix em que as máquinas são o teu ADN e te controlam para sua própria necessidade. é uma teoria lololol e nascida de muitas trips, i think, e que apesar de louca consegue trazer uma ideia curiosa sobre evolução e biologia.

passando para o 6º tópico lololololol isso foi um pequeno delírio meu.. a ideia engraçada de que o universo, conjunto de materia, energia etc algomerou-se e evoluiu para um estado (eu), em que essa mesma matéria e energia tem percepção de si própria, estuda-se a si própria, comtempla-se a si própria.. não deixa de ser uma boa definição de inteligência eheheheh mas acbei por, ao comer uns aperetivos, descobrir que o universo também se como a si próprio (como nessa situação) e que acabaria por ser uma definição muito redundante.. o big bang na minha opinião foi o gatilho.. não se sabe se foi mesmo mesmo um bang, apesar de muitas teorias apontarem para isso, chamemos-lhe antes singularidade. mas ia dizendo que esse inicio trouxe um movimento muito bem definido uma direcção muito bem orientada um conjunto de "setas" e curiosamente paralelas.. setas de quê?? a seta do espaço, a seta do tempo, a seta da termodinãmica, do electromagnetismo todas estas estão orientadas no mesmo sentido.. respectivamente, o universo espande-se, ou seja, o espaço está a aumentar e não ha intenção de abrandar (como seria de esperar- mas isso tem a haver com energia negra, supostamente consideando a massa total do universo seria de esperar que esta atingisse um ponto em que a atracção gravítica entre todda essa massa levasse a um estado de equilibrio, em que a expansão iria parar (um raio crítico) e depois por acção da gravidade essa massa iria começar a contrair-se ate ao estado inicial(singularidade). mas ao que parece isso não acontece pelos vistos a energia negra 'força' o universo a expandir-se continuamente), há um movimento definido do espaço. como sabemos pela relatividade restrita o espaço-tempo são um só, como tal o tempo acompanha essa expansão.. e nós sentimo-lo: lembro-me do passado mas não me lembro do futuro.. a setado tempo está bem orientada. com a termodinãmica é a mesma coisa, o aumento de desordem no universo é progressivo, como um copo (corpo homogéneo) que está em cima da mesa que cai e parte-se (corpo heterogeneo), analogamente o universo partiu de um ponto muito homogéneo mas ao longo da sua expansão e começando a arrefecer foram-se formando estrelas e galaxias e corpos muitos distintos uns dos outros e a sua homogeneidade deu lugar a um "sítio" bastante heterogéneo, podemos dizer. e podemos ir por aí fora acho que ja percebeste a minha ideia. esta é uma configuração 'ideal' ao surgimento de vida e da nossa suposta consciência.. sobreviveríamos num universo em contracção?? (onde supostamente todas as leis físicas teriam uma acção inversa)?? ou existiriamos num contexto intemporal?? é curioso que a noção de multiversos (muito em culpa da física quântica e dos ultimos desenvolvimentos), e muitas teorias malucas têm surgido nesse contexto, é quase essencial para o surgimento de vida. o facto de exitirem infinitos outros universos (quer seja na M-theory com as fatias de pão ou os montes de universos diferentes que surgiram coma singularidade) ou seja uma multiplicidade de universos com diferentes leis e características faz com que um deles (o nosso, pelo menos) tenha condiçôes favoráveis ao aparecimento de "consciência". porque isto é a pergunta fundamental: que raio de sitio é este e como terá ele surgido, em que regras se baseia de forma a que algo tão complexo e absurdo como "Eu" tenha consciência de si próprio??? eu não parece que o universo pense, mas nós como evolução dele pensamos acho que deves ir mais por aí.. e não de chateies com o que está "fora" dele, não digo que nunca o descobramos ou venhamos a estudar e a perceber, mas o nosso universo tem um limite em que está contido, o universo como nós o conhecemos é este, as leis que conhecemos são estas, as tais setas etc.. o que está fora, se é que ha algo, não faz parte da nossa realidade não é feito do mesmo tecido digamos antes, a tua consciência, ou consci~encia universal como quiseres, não existe fora desses limites. ;) no entanto pesquisa sobre calendário maia principlamente sobre o TUN calender e lê umas coisas de um tal Ian Xel Lungold. é muito interessante ver a forma como um povo sem sanitas, nem electricidade que desconhecia a existência da roda!!, observou o universo e foi atento à sua evolução, às suas características ao seu caminho.

quase a finalizar em relação ao ser cósmico e ser atómico.. no fundo tudo tem a mesma origem tudo tem raíz no mesmo sítio, são diferentes perspectivas, diferentes faces da mesma moeda (multifacetada lolololo (não me perguntem a que se assemelha)) e se morremos de facto ou não.. se faremos parte do universo ou não.. a ideia é que a consciência pode 'sobreviver' sem uma base material, um corpo, mas já discuti isso antes em relação a descartes e já fui muito mais crente nesse aspecto.. ficará para próximos episódeos..

no fundo e nisso tamos todos de acordo A essência é amar e ser amado.. e muitas coisas boas nos rediam e nos esperam.. como tal bora ver esse pôr do sol!! abraços ** (tendo em conta que isto estve ligado dois dias e fui escrevendo 'volta e meia' e que não tenho paciência para rever a coisa peço desculpa por qualquer engano ou má forma de expressão; perdão mesmo *)

Link to comment
Share on other sites

Boas

Mais um texto porreiro Kif e com divagações muito interessantes.

Trocando algumas ideias...

 

"...os átomos são constituídos por cargas eléctricas e não por energia. o électrão é uma carga eléctrica negativa, não é uma energia negativa. as movimento das partículas (massa) no espço-tempo é que intrudouz conceitos de energia, momentos, forças etc: por exemplo, o movimento do electrão está associado à energia cinética, já o que mantém o núcleo do átomo unido é uma força, a força forte; e o que mantém o electrão a girar em torno do núcleo (equilibrio entre cargas eléctricas) tem a haver com momentos (i think), momento angular e momento da força.. diferenças de energia potencial e energia mecãnica no contexto do electromagnetismo, enfim, todo um conjunto de leis: Physics!!

 

Não é de todo minha intenção desviar-me do tópico, além disso nas "dissertações" que já aqui se fizeram sobre consciência acabámos por abordar o átomo e bem, na minha humilde opinião... Contudo neste aspecto não estou de acordo contigo. Os átomos contêm energia. Vou tentar explicar...

 

As determinações mais exactas efectuadas às massas atómicas, indicam que os valores da massa dos átomos são inferiores à soma das massas dos protões neutrões e electrões que os constituem.

Pois é... E onde "anda" essa diferença de massa???

 

Essa diferença de massa, é equivalente a uma certa quantidade de energia, de acordo com a relação entre massa e energia segundo a fórmula do Sr. Einstein (E=m.c2), sendo igual à energia de ligação dos electrões nos átomos.

 

Por analogia, também podemos determinar a energia de ligação dos núcleos uma vez que a massa de um núcleo é menor que a soma das massas dos protões e dos Neutrões...

 

Um pouco estranho não é verdade?? Existe aqui qualquer coisa que a ciência ainda não compreendeu completamente....

Atenção que isto é uma forma simplificada de "ver as coisas".

 

"em relação ao teu 5º tópico o que queria dizer, e acho que surge no contexto de uma teoria de Joe Rogan, é que somos, na maioria, agraciados pela graça da resprodução, e que num contexto mais generalista (visto de cima), tal como nós vemos as bactérias, parece que o nosso instinto de sobrevivência serve esse "bem maior", propagar a especie trazer novos inquilinos à grande casa.. e não será bem assim?? a população humana cresceu exponecialmente nos ultimo 2000 anos e muito!! temos um grave problema de excesso de população, a china e a india têm 1 bilião de habitantes cada!!! muita gente morre à fome por escassez de recursos ou não tem acesso a cuidados básicos de saúde pelos mesmos motivos..."

 

"...e nesse contexto é curiosa a ideia dele de que a consciência é um conjunto de hábeis mecanismos e armadilhas e artimanhas biológicas para manter-te "ocupado", vivo, com a "máquina" a funcionar para que possas propagar os teus genes lololol um género de matrix em que as máquinas são o teu ADN e te controlam para sua própria necessidade. "

 

Certo... Mas esses mecanismos já não estão a ser seguidos, ou pelo menos estão alterados... por alguns!!

Lentamente, por necessidade ou não, temos que admitir que sim.

Repara que na Europa e América do Norte por exemplo, já é uma opção de muitos casais não quererem ter filhos... já para não falar do aborto e da eutanásia...

A minha conclusão: Alguns dos nossos instintos a pouco e pouco estão a ser deixados de parte.

 

Como será daqui a uns milhares de anos em relação ao nossos mecanismos Biológicos, Instinto de sobrevivência ou Consciência interior conforme lhe queiras chamar?? Diferentes certamente.

Entretanto poderá haver um salto quântico evolutivo... Ou provávelmente já está a acontecer!!

 

quase a finalizar em relação ao ser cósmico e ser atómico.. no fundo tudo tem a mesma origem tudo tem raíz no mesmo sítio, são diferentes perspectivas, diferentes faces da mesma moeda (multifacetada lolololo (não me perguntem a que se assemelha)) e se morremos de facto ou não.. se faremos parte do universo ou não.. a ideia é que a consciência pode 'sobreviver' sem uma base material, um corpo, mas já discuti isso antes em relação a descartes e já fui muito mais crente nesse aspecto.. ficará para próximos episódeos.."

 

Supondo que a consciência pode viver sem uma base material, poderá dizer-se de forma especulativa, e de acordo com algumas teorias que a diferença entre os seres Cósmicos e os seres Atómicos estão principalmente na natureza das suas consciências.

 

Os primeiros relacionam-se com a criação não estão presos à forma e são orientados para a existência da Vida e da Natureza, enquanto os segundos vâo-se tornando cientes da vida e sua razão, procurando a expansão da consciência além da forma, são humanos e evoluiram directamente dos minerais, vegetais, e animais , sendo orientados para fazer e agir.

 

 

no fundo e nisso tamos todos de acordo A essência é amar e ser amado.. e muitas coisas boas nos rediam e nos esperam.. como tal bora ver esse pôr do sol!! "

 

Nem mais...

O nascer do sol também é lindo... ehehehehe

 

 

 

Post Scriptum

"... (tendo em conta que isto estve ligado dois dias e fui escrevendo 'volta e meia' e que não tenho paciência para rever a coisa peço desculpa por qualquer engano ou má forma de expressão; perdão mesmo *)

 

Kif, na minha opinião tu tens umas ideias muito interessantes sobre vários assuntos...

Não te subestimes... Podes sem qualquer dificuldade fazeres uma revisão aos teus textos... Não sejas preguiçoso... Uns parágrafozitos e tal...

Não te aborreças comigo!!

Entretanto vai escrevendo por aí.... Eu leio, e se souber algo "acerca de" retribuo. Troca de pontos de vista são salutares. :)

Link to comment
Share on other sites

Bom, não vou entrar em dissertações sobre a massa atómica ou o peso da verdade, porque na verdade não o sei ao certo.

Contesto no entanto a dualidade imposta entre massa e energia. A massa é energia. Nisto, e sem absolutismos (hehe), a minha consciência interdimensional impele-me em simpatia. Não é baseada num saber certo mas num sentimento intuitivo.

 

E só me vem ao pensamento a velha flecha de William Tell a atravessar a velha maçã de Newton. E a grande teoria tal como a grande força cairiam em graça.

 

Esta nossa dimensão feita de quatro, e cada uma delas descoberta ao sabor do tempo e ao sabor da necessidade pecam pelo absolutismo das mesmas. Porque entrando, no paralelo, basicamente teriamos de repensar e reteorizar toda a verdade. E o ser absoluto seria outra vez e uma vez mais.

 

Da água forte como conhecimento alquímico perdido nos tempos, à água pesada como verdade descoberta pela física contemporânea vai apenas uma necessidade. E funciona...

 

E divagando e entrando na fisionomia do cérebro, como assim retratada, entremos nos antros da glândula pineal, da qual também não sei muitas verdades. Mas reza a estória que, que em termos de consciência, e materializando a coisa, é uma das massas a acusar.

 

A consiência não provém do espírito. Não somos apenas Nós (Humanos) que petiscamos e damos vida ao Universo, reciclando-O, falando desta nossa Terra. Como se o nosso corpo, tão pouco estudado para prevalecer em intempérie sobrevivesse sem a simpatia dos outros, neste nosso desígnio...

 

Os mistérios do Além deverão estar em consonância com os meus. Não precisam de ser desvendados. Precisam apenas de ser reconhecidos.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

A consiência não provém do espírito. Não somos apenas Nós (Humanos) que petiscamos e damos vida ao Universo, reciclando-O, falando desta nossa Terra. Como se o nosso corpo, tão pouco estudado para prevalecer em intempérie sobrevivesse sem a simpatia dos outros, neste nosso desígnio...

 

Os mistérios do Além deverão estar em consonância com os meus. Não precisam de ser desvendados. Precisam apenas de ser reconhecidos.

 

 

Ola!! Não consigo entender o que queres dizer com "a consciência não provém do espírito". Isso implica que Deus, Espírito Criador, não tem nada a ver com a consciência. Será mesmo assim?! Se a criação do Homem provém de Deus, ou seja, da Consciência Cósmica, não entendo essa tua tese! É certo que a massa/ matéria só evoluiu devido a essa grande inteligência divina! Será que estou errada??? Aliás, a consciência não provem dos seres humanos, por isso é que é tão difícil entende-la, não achas? Muitos beijinhos!!

 

Ah, ressalvo ainda que consciência não tem nada a ver com inteligência, muito pelo contrário. E sim, tens razão, os mistérios não deviam ser revelados porque se fossem revelados ficaríamos completamente tolos ao descobrir o nosso verdadeiro potencial que tanto desperdiçamos...

Será que estamos a falar da mesma Consciência ou estamos a falar de uma consciência básica, instintiva que usamos no nosso dia a dia para comer, conviver, fazer amigos, etc? Eu pensava que a questão era sobre a Consciência que nos torna Todos Um!! :give_heart:

 

Bem Haja no mundo inteiro!!! Feliz ano novo para todos! :dndrugs:

Link to comment
Share on other sites

Como é que posso colocar quote de alguém dentro do quadradinho azul, como vocês fazem??

 

Opps! Nao entendo nada disto...

Link to comment
Share on other sites

Será que estamos a falar da mesma Consciência ou estamos a falar de uma consciência básica, instintiva que usamos no nosso dia a dia para comer, conviver, fazer amigos, etc? Eu pensava que a questão era sobre a Consciência que nos torna Todos Um!!

 

Bem, eu por acaso entendo melhor a consciência em si, considerando que existem dois tipos de consciência... É claro que isto é muito discutível, basta leres mais atrás.

 

Numa, considero que a consciência é algo intuitivo e institivo... É uma informação que está determinada pelas etapas de evolução que já percorremos desde o nosso aparecimento como humanos e tem uma forte raiz nos nossos genes. Digamos que são uns caracteres indeléveis escritos pela Natureza nos nossos genes ...

Digo Eu!!

 

Na outra que eu chamo consciência reflectida, e que aqui já me chamaram a atenção que do que eu falo não é mais que a auto-consciência, e eu aceito, está relacionada com o agir em consciência, mas de forma reflectida. Essa consciência estabelece-se a partir do ambiente em que estamos inseridos, na interacção com o meio em que vivemos, ou seja, temos sensações e a capacidade de sermos dotados de juízo que nos ajuda a compreender, a julgar e a comparar, e dessa forma agir em consciência de acordo com a realidade que nos rodeia.

Quando assim não acontece existe muitas vezes uma grande desproporção de intensidade em relação aos estímulos que desencadeiam as nossas reacções. Por exemplo afectos e impressões desproporcionadas, impulsos e intenções exageradas etc, etc.... Acho que percebes do que estou a falar. Nesses casos existem necessidades interiores mas que são racionalizadas .É claro que está em constante desenvolvimento...

(Já escrevi isto lá atrás mas é uma boa forma para exprimir o que sinto...)

 

Num Mundo ideal certamente isto não faria sentido, contudo este mundo em que vivemos está muito longe de ser perfeito....

Tudo depende de nós para o melhorar ....

 

Como é que posso colocar quote de alguém dentro do quadradinho azul, como vocês fazem??

 

No, ou nos posts que quiseres comentar clicas em +quote. (fica vermelho).

Depois quando fizeres AddReply vais ver que eles já lá estão à tua espera.... :)

Link to comment
Share on other sites

"... mas também tenho outra questão, não é talvez o nosso maior meio de expansão de consciência aquele que reduz ao máximo os nossos sentidos apreensões sensoriais do exterior?, como o sono ou a meditação?? ..."

 

Esta é "um most".... Deixaste-me a falar sósinho... É uma excelente dedução na minha maneira de ver!!

 

Acreditam realmente que o sono ou a meditação reduzem a nossa apreensão do exterior. Exterior? É esta a nossa consciência e é assim que se expande?

Como reduz os sentidos? Se vos picarem no sono, não sentem? E não reagem? Não altera A realidade? Sente-se e sabe-se concerteza. Sentimos porque nos regemos pelos nossos impulsos nervosos, dignos sem dúvida, nesta arte deste ser e deste estar. Este nosso cérebro, maravilha das maravilhas.

 

Sabemos porque nesta nossa compreensão da história já vimos muito, e neste entremeio que são este cinco sentidos sabemos tudo, no que nos toca. Ou não...

 

Um cego com percepção de cor? Expansão de consciência. Um surdo com percepção de som? Expansão de consciência. Um autista com percepção de espaço? Expansão de consciência.

Talvez a expansão da consciência recaia na abstenção dos sentidos que formam este nosso estar. Talvez esses sentidos não sejam nada mais do que subterfúgios de nós, perdidos nas nossas imensas teorias glorificadas, dignificadas no caminho da tentativa da compreensão do Universo. A Inteligência preocupa-se com questões tão mesquinhas...

 

Quem somos, de onde vimos, para onde vamos?

 

O meu sono tem a grande capacidade de expandir (não reduzir) a minha compreensão do tudo o que me rodeia. O ser exterior na maioria das vezes nem sequer é reconhecido, não existe. O ser "exterior" é-me tão simpático e acompanha-me há tanto tempo, desde o início do mundo, que só me preza quando uma vez mais o partilho. Em consonância. Para o bem ou para o mal, sem os pudores desta nossa consciência, ou condenscência.

 

O ser exterior sou eu hà muito tempo.

 

Não preciso de contacto com as glandulas palatinas para reconhecer um cheiro. Tal como não preciso do tacto para reconhecer um gosto. Também não preciso da gravidade para reconhecer um peso. E muito menos de uma relatividade geral para reconhecer um movimento.

 

Tem a grande magía [minha de vez em quando e por muitas vezes graças a Deus(hehe)] de me libertar destas leis físicas que mais parecem dogmas. Isto do ser erecto com um polegar oponente tem muito de que se lhe diga. Estar de consiência, em evolução e em derradeira decadência. Perigo de derrocada.

 

Assim como a abstração. Ou a alineação.

Ou induzem todos numa outra percepção? O Som de Tudo.

 

Não existe nada mais vago do que o silêncio. E o silêncio tem a vastidão do Tudo.

 

Ola!! Não consigo entender o que queres dizer com "a consciência não provém do espírito". Isso implica que Deus, Espírito Criador, não tem nada a ver com a consciência. Será mesmo assim?! Se a criação do Homem provém de Deus, ou seja, da Consciência Cósmica, não entendo essa tua tese! É certo que a massa/ matéria só evoluiu devido a essa grande inteligência divina! Será que estou errada??? Aliás, a consciência não provem dos seres humanos, por isso é que é tão difícil entende-la, não achas? Muitos beijinhos!!

 

E não há Deus que me vença. Eu Sou a Vida.

 

- E neste decorrer quem seria Deus?

- O carbono?

 

E vendo a consciência como uma possível origem, e Eu como parte dela... enquanto ser encarnado e no topo da minha cadeia alimentar... nem tão pouco consciente como inteligente... já que a minha conciência reconhece os infidáveis ciclos e anima a minha inteligência que tenta por tudo findá-los, resta-me apenas presenteá-la como meu espírito que evoluí com os tempos e por vezes resignado ao meu estar.

 

O meu espírito resumir-se-á à Minha História. A minha história não se resume porque não há tempo.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

"... mas também tenho outra questão, não é talvez o nosso maior meio de expansão de consciência aquele que reduz ao máximo os nossos sentidos apreensões sensoriais do exterior?, como o sono ou a meditação?? ..."

 

Esta é "um most".... Deixaste-me a falar sósinho... É uma excelente dedução na minha maneira de ver!!

 

"Acreditam realmente que o sono ou a meditação reduzem a nossa apreensão do exterior. Exterior? É esta a nossa consciência e é assim que se expande?"

 

"Quem somos, de onde vimos, para onde vamos?

O meu sono tem a grande capacidade de expandir (não reduzir) a minha compreensão do tudo o que me rodeia. O ser exterior na maioria das vezes nem sequer é reconhecido, não existe. O ser "exterior" é-me tão simpático e acompanha-me há tanto tempo, desde o início do mundo, que só me preza quando uma vez mais o partilho. Em consonância. Para o bem ou para o mal, sem os pudores desta nossa consciência, ou condenscência.

O ser exterior sou eu hà muito tempo."

 

"Tem a grande magía [minha de vez em quando e por muitas vezes graças a Deus(hehe)] de me libertar destas leis físicas que mais parecem dogmas."

 

"Assim como a abstração. Ou a alineação.

Ou induzem todos numa outra percepção? O Som de Tudo.

Não existe nada mais vago do que o silêncio. E o silêncio tem a vastidão do Tudo."

 

Bem... Acho que de certa forma tu própria respondeste à questão.

De qualquer das formas eu penso que o objectivo da meditação, e que está representada em todas as grandes religiões do mundo como o Budismo, Hinduísmo, Cristianismo, Sufismo, Judaísmo, Taoísmo, etc, deve ser parar com a agitação e com a grande quantidade de pensamentos que normalmente acontecem. Como que conseguir elevarmo-nos "acima" das realidades percepcionadas no dia a dia vulgar...

 

Diz-se que quando se consegue alcançar o "silêncio absoluto da mente", ou seja, a ausência total de pensamentos, é que experimentamos o Vazio Iluminador, o êxtase místico, a liberdade da alma. Será?

 

Eu já tive alguns vislumbres que talvez se possam aproximar disso.... Mas são tão raros que provávelmente nem aconteceram... Se calhar sonhei.... Mas foram sonhos lindos....

Percebi contudo que há algo mais. O quê, não sei bem.... :umnik2:

Link to comment
Share on other sites

Não creio que esse silêncio absoluto da mente se reveja na ausência total de pensamentos, tendo em conta imensidão destes últimos. Tenho grandes reservas no que toca ao ser absoluto, qualquer que seja.

 

Tomamos assim o pensamento como esta visão da consciência reflectida? É um ponto de vista, sempre válido. É isso? O que se referem como auto-consciência nada mais é do que o pensamento? O ser reflectido tão preso ao ser terrestre e social que deixa de reconhecer que se perdeu (ou ainda não se achou) e apenas balanceia acções em prol da aceitação de terceiros? É esta reflexão tomada como o amor que tanto pregam?

 

Acham que a teorização do até então "desconhecido" se pode tratar como fruto da auto-consciência? E que essa mesma nos conduz no caminho certo? O caminho da Luz? Sendo esta luz mais uma carga energética no meio de tantas que se desconhecem? Mais uma onda? Medida em frequências absolutas?

 

E tendo em conta as teorias que ditam que o Universo se encontra em expansão (ao contrário da mor reconhecida que pretende restingir essa mesma suposta expansão, em contradição tão plena) acreditamos assim que o Universo, consciênte, evolui suspendendo as suas capacidades cognitivas? E apenas assim?

 

Compreendo concerteza que qualquer acção representada por religiões, tente ao seu máximo apaziguar essas rebelias agitadas que surgem simplesmente pelo facto de serem religiosas. Não será esta uma outra moção para a abstenção do espírito e das ideias que fazendo parte de um uno, como parte de um todo, tendem a corroer Um absolutismo? Idílico mas consignado em redenção?

 

O "meu" sono não é religioso. Não tenta deixar de pensar ou de ouvir o silêncio do Universo.

É irracional quando não se reflecte nas máximas que regem a evolução da raça e do Universo como o conhecemos.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Não creio que esse silêncio absoluto da mente se reveja na ausência total de pensamentos, tendo em conta imensidão destes últimos. Tenho grandes reservas no que toca ao ser absoluto, qualquer que seja.

 

Bem, reconheço que não pensar em nada é muito difícil por várias razões, contudo meditar significa ausência de pensamentos, ou pelo menos uma tentativa de nos desligarmos dos pensamentos relacionados com acções e relações pessoais do dia a dia.

Procura-se o relax não se fazendo julgamentos ou avaliações evitando assim conflitos com a mente.

Diria que é abandonarmo-nos e alhearmo-nos de tudo de forma a que possamos ser conduzidos a uma sensação de liberdade, e por vezes até, imortalidade e eternidade sendo tudo isto muito claro e compreensível... Aceita-se e pronto.

Um êxtase por assim dizer....

Nunca tiveram momentos assim??? Eu confesso que já! !! Mas poucas vezes.... O mais certo é ter sonhado.... :closedeyes:

 

Tomamos assim o pensamento como esta visão da consciência reflectida? É um ponto de vista, sempre válido. É isso? O que se referem como auto-consciência nada mais é do que o pensamento? O ser reflectido tão preso ao ser terrestre e social que deixa de reconhecer que se perdeu (ou ainda não se achou) e apenas balanceia acções em prol da aceitação de terceiros? É esta reflexão tomada como o amor que tanto pregam?

 

Talvez o ser reflectido "balance" um pouco por vezes, mas !!

 

-Quando um chefe por exemplo se refere ao funcionário e diz que este faz as tarefas com consciência...

 

-Quando um pai ou uma mãe se refere ao filho e diz que teve consciência no que fez...

 

-Ou quando um indíviduo conduz de forma perigosíssima e nós dizemos... Não tem consciência do que está a fazer... Ainda se mata

 

Não fará isto sentido???

A nossa conduta de acordo com a aceitação de terceiros é nos dias de hoje incontornável....

Agora não quer dizer que nos comportemos como cachorrinhos bem comportados.... Nada disso!!!

O Xadrez da vida está presente... A estratégia depende de cada um...

Podemos é cada um de nós tentar mudar um pouco de forma a melhorar o que existe.... Coisas simples e pequenas... Mas bem feitas. Feitas em consciência!!

 

Compreendo concerteza que qualquer acção representada por religiões, tente ao seu máximo apaziguar essas rebelias agitadas que surgem simplesmente pelo facto de serem religiosas. Não será esta uma outra moção para a abstenção do espírito e das ideias que fazendo parte de um uno, como parte de um todo, tendem a corroer Um absolutismo? Idílico mas consignado em redenção?

 

Digamos que não papo grupos.... Contudo tenho retirado ensinamentos valiosíssimos das diversas correntes religiosas...

Não podemos desperdiçar os ensinamentos do passado... E porque não tirarmos nós próprios as nossas conclusões z??

Somos pequenos Deuses.... A raça humana é privilegiada.... Temos é que agir em consciência...

Respeitar as plantas, os animais, mesmo os minerais, a Mãe Terra, os nossos semelhantes, por aí....

 

O "meu" sono não é religioso. Não tenta deixar de pensar ou de ouvir o silêncio do Universo.

É irracional quando não se reflecte nas máximas que regem a evolução da raça e do Universo como o conhecemos.

 

Mas que bem... Faço minhas as tuas palavras... ^_^

Link to comment
Share on other sites

Não creio que esse silêncio absoluto da mente se reveja na ausência total de pensamentos, tendo em conta imensidão destes últimos. Tenho grandes reservas no que toca ao ser absoluto, qualquer que seja.

Bem, reconheço que não pensar em nada é muito difícil por várias razões, contudo meditar significa ausência de pensamentos, ou pelo menos uma tentativa de nos desligarmos dos pensamentos relacionados com acções e relações pessoais do dia a dia.

Procura-se o relax não se fazendo julgamentos ou avaliações evitando assim conflitos com a mente.

Diria que é abandonarmo-nos e alhearmo-nos de tudo de forma a que possamos ser conduzidos a uma sensação de liberdade, e por vezes até, imortalidade e eternidade sendo tudo isto muito claro e compreensível... Aceita-se e pronto.

Um êxtase por assim dizer....

Nunca tiveram momentos assim??? Eu confesso que já! !! Mas poucas vezes.... O mais certo é ter sonhado.... :closedeyes:

Realmente, o pensamento não tem de ser proporcional à razão. Quantas vezes nos sentimos assaltados por pensamentos que fogem num todo à razão que caracteriza o nosso ser na nossa medida? Esses sim, serão na sua maioria reflectidos na tentativa de compreendermos o porquê de nos terem avassalado, tendo sempre em conta o regime em que fomos educados e a nocção incutida de bem e de mal. O incutido não será indubitavelmente implícito à visão de terceiros, como à primeira vista poderia parecer. O livre abitrío continua a ser uma mais valia, geralmente falando.

 

Tomamos assim o pensamento como esta visão da consciência reflectida? É um ponto de vista, sempre válido. É isso? O que se referem como auto-consciência nada mais é do que o pensamento? O ser reflectido tão preso ao ser terrestre e social que deixa de reconhecer que se perdeu (ou ainda não se achou) e apenas balanceia acções em prol da aceitação de terceiros? É esta reflexão tomada como o amor que tanto pregam?

Talvez o ser reflectido "balance" um pouco por vezes, mas !!

 

-Quando um chefe por exemplo se refere ao funcionário e diz que este faz as tarefas com consciência...

 

-Quando um pai ou uma mãe se refere ao filho e diz que teve consciência no que fez...

 

-Ou quando um indíviduo conduz de forma perigosíssima e nós dizemos... Não tem consciência do que está a fazer... Ainda se mata

 

Não fará isto sentido???

A nossa conduta de acordo com a aceitação de terceiros é nos dias de hoje incontornável....

Agora não quer dizer que nos comportemos como cachorrinhos bem comportados.... Nada disso!!!

O Xadrez da vida está presente... A estratégia depende de cada um...

Podemos é cada um de nós tentar mudar um pouco de forma a melhorar o que existe.... Coisas simples e pequenas... Mas bem feitas. Feitas em consciência!!

- Um funcionário numa cadeia hierárquica está livre de consciências e protegido por essa mesma hierarquia.

- Para o bem ou para o mal, há-de ser sempre o Nosso menino d'oiro.

- Um condutor agressivo é consciente e egoísta. Ainda mata alguém. Filho da puta.

 

Desresponsabilização, é o que assumo perante os exemplos que deste.

 

Compreendo concerteza que qualquer acção representada por religiões, tente ao seu máximo apaziguar essas rebelias agitadas que surgem simplesmente pelo facto de serem religiosas. Não será esta uma outra moção para a abstenção do espírito e das ideias que fazendo parte de um uno, como parte de um todo, tendem a corroer Um absolutismo? Idílico mas consignado em redenção?

 

Digamos que não papo grupos.... Contudo tenho retirado ensinamentos valiosíssimos das diversas correntes religiosas...

Não podemos desperdiçar os ensinamentos do passado... E porque não tirarmos nós próprios as nossas conclusões z??

Somos pequenos Deuses.... A raça humana é privilegiada.... Temos é que agir em consciência...

Respeitar as plantas, os animais, mesmo os minerais, a Mãe Terra, os nossos semelhantes, por aí....

Eu papo uns grupes, de vez em quando. Felizmente capacitaram-me de um sistema digestivo consciente do que pode ser aborvido e do que deve ser expelido, não sendo este purgatório uma ciência absoluta, concerteza.

 

O "meu" sono não é religioso. Não tenta deixar de pensar ou de ouvir o silêncio do Universo.

É irracional quando não se reflecte nas máximas que regem a evolução da raça e do Universo como o conhecemos.

Mas que bem... Faço minhas as tuas palavras... ^_^

Não são minhas. ;)

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

bom dia boa gentes espero que esteja tudo bem aqui pelo forum e tenham entrado bem dispostos em 2009 ;)

 

edward em relação à nossa amadora discussão sobe o átomo não me parece que exitam forçãs de ligação dos electrôes.. ao nivel molecular sim; existem forças de ligação que mantém os átomos juntos na mesma molecula: pontes de hidrogenio, forças dipolares etc etc.. o que melhor pode explicar o sistema de equilibrio entre os electroês (carga eléctrica negativa) e os núcleos dos átomos (carga eléctrica positiva) julgo mesmo ser o electromagnetismo. a propria palavra estabelece a relação entre campo electrico e campo magnetico sao duas faces da mesma moeda.. havendo cargas electricas existe um campo magnetico (na verdade estes sao dois campos perpendiculares um ao outro) e o magnetismo só existe com diferenças de carga electrica entre varias particulas. basicamente é essa diferença entre carga negativa e carga positiva que torna o átomo estavel. quando varios atomos se agrupam, moleculas, e essas moleculas se agrupam formando corpos; a acção entre esses corpos é então compreendida através das leis de gravitação de newton, realitividade geral etc.. acho que estão bem definidos estes comportamentos. depois na formção de neutroes e protoes tens a força forte, que através de gluões mantém os quarks unidos etc etc.. mas eu acho que sei do que tás a falar.. e julgo que tem a haver com o "vácuo" entre o nucleo e os electroes.. alias nao sei se 'medi-mos' as massas das particulas que constituem o atomo e ves a energia associada se é ao contrario.. ao que parece existe uma energia tremenda associada a esse "vacuo", e como sabes da relação entre massa e energia, essa energia tremenda tem de estar associada a uma massa mas que pelos vistos nao esta la, não existe nada entre o nucleo e o electrao.. ou existira? vi num filme que a energia contida em cada átomo ( que estara associada a uma certa quatidade massa) é suficiente para causar um big bang.. ou seja é mm muita energia.. entao a pergunta é: o que existe nesse "vazio"?? informação?? é uma ideia curiosa, é como se toda a informação do universo estivesse contida em cada átomo eheheh para além de que, e eu nao sei se seria relacionado com isto, mas ja deves ter ouvido falar em zero-point energy. (?) procura algo sobre isto ha um gajo, Thomas Valone (i think) dá-lhe bues, e a ideia é conseguires extrair energia utilizavel do "vacuo" quantico (i think). axo k é mesmo algo do genero e esta comprovado, tem a haver com umas ondas Kesmiar (eu ja li isto a muito como tal ve mesmo por ti proprio que posso ter ficado com ideias erradas) mas axo k a ideia é mesmo estrair energia do vacuo. agora se o vacuo, é o vacuo que existe no universo entre as galaxias (que apesar de vacuo sabemos que existe,por exemplo, uma determinada energia associada a um metro cubico desse vacuo, e que essa energia ate esta associada a uma quantidade de massa que daria, por exemplo, para construir uma estação espacial, ou seja, talvez nao seja tao vacuo) se é é mesmo o vacuo ao nivel atomico e axo k é este ultimo.. ou seja estrair energia do vacuo. na minha opiniao seria fantastico é basicamente energia infinita, super barata (num contexto de aplicação), não poluente e meus amigos.. venha la o sistema solar ehehehe atenção nao tou a falar de teorias à muito trabalho de campo nestas areas mas enfim vamos pesquisando e evoluindo a nossa conversa :D obrigado edward ;)

Link to comment
Share on other sites

Compreendo concerteza que qualquer acção representada por religiões, tente ao seu máximo apaziguar essas rebelias agitadas que surgem simplesmente pelo facto de serem religiosas. Não será esta uma outra moção para a abstenção do espírito e das ideias que fazendo parte de um uno, como parte de um todo, tendem a corroer Um absolutismo? Idílico mas consignado em redenção?

 

Digamos que não papo grupos.... Contudo tenho retirado ensinamentos valiosíssimos das diversas correntes religiosas...

Não podemos desperdiçar os ensinamentos do passado... E porque não tirarmos nós próprios as nossas conclusões z??

Somos pequenos Deuses.... A raça humana é privilegiada.... Temos é que agir em consciência...

Respeitar as plantas, os animais, mesmo os minerais, a Mãe Terra, os nossos semelhantes, por aí....

 

Eu papo uns grupes, de vez em quando. Felizmente capacitaram-me de um sistema digestivo consciente do que pode ser aborvido e do que deve ser expelido, não sendo este purgatório uma ciência absoluta, concerteza.

 

AHAHAHAHAHAHAHAH AAAAAHHHH AHAHAHAHAHAH......

 

O que eu me ri agora. És terrível Detsail....

Link to comment
Share on other sites

Um bom ano para ti também kif

 

"edward em relação à nossa amadora discussão sobe o átomo não me parece que exitam forçãs de ligação dos electrôes.. ao nivel molecular sim; existem forças de ligação que mantém os átomos juntos na mesma molecula: pontes de hidrogenio, forças dipolares etc etc.. o que melhor pode explicar o sistema de equilibrio entre os electroês (carga eléctrica negativa) e os núcleos dos átomos (carga eléctrica positiva) julgo mesmo ser o electromagnetismo. a propria palavra estabelece a relação entre campo electrico e campo magnetico sao duas faces da mesma moeda.. havendo cargas electricas existe um campo magnetico (na verdade estes sao dois campos perpendiculares um ao outro) e o magnetismo só existe com diferenças de carga electrica entre varias particulas. basicamente é essa diferença entre carga negativa e carga positiva que torna o átomo estavel. quando varios atomos se agrupam, moleculas, e essas moleculas se agrupam formando corpos; a acção entre esses corpos é então compreendida através das leis de gravitação de newton, realitividade geral etc.. acho que estão bem definidos estes comportamentos. "

 

Compreendo em boa parte o que escreves, mas continuo a dizer que o átomo tem energia...

 

Por ex: A Energia do átomo de hidrogénio no estado fundamental é de -13.6 eV

 

Sabendo-se que 1,6 x10–19 J = 1 eV. É só fazer as contas:

 

1,6 x10–19 x (-13,6) = -2,17x10–18 Joules

 

Assim mesmo que em perfeita neutralidade interna em termos de cargas eléctricas o átomo tem energia.

Agora explicar essa energia e o porquê do seu comportamento é que já é mais complicado.

Será inteligente e com consciência?? Um dia saberemos...

 

"...entao a pergunta é: o que existe nesse "vazio"?? informação?? é uma ideia curiosa, é como se toda a informação do universo estivesse contida em cada átomo eheheh... "

 

Essa é sem dúvida a grande questão... vamos aguardar pelo arranque do LHC... Pode ser que depois se compreenda um pouco melhor o que se passa lá dentro....

 

Acerca da última parte do teu post acho que é bem interessante...

A Energia no vácuo ou energia escura ainda não passa de um grande desafio na medida em que ainda têm que combinar o resultado das observações até agora conseguidas às formulações teóricas...

Uma explicação para a energia escura (Espaço), é a energia do vácuo quântico. A idéia já existe na mecânica quântica, que prevê que mesmo no vácuo do espaço partículas constantemente alternam entre a existência e a inexistência, gerando energia.

 

É sem dúvida interessante mas iríamos fugir ao tópico.... :)

Link to comment
Share on other sites

Vamos definir "consciência de um indivíduo " como sendo uma das formas de manifestação do espírito. É o sexto corpo (dos sete corpos da Teosofia) e esta identifica o seu estado de compreensão e discernimento, referente à sua estadia no corpo físico, na sociedade, no planeta e no Cosmos, neste momento, exactamente agora. Como esse indivíduo se percebe, a que acha que veio, o que pretende, o que está fazer, como percebe as pessoas, o ambiente, o mundo à sua volta. o seu estágio de conhecimento e experiência, os seus valores. Só por essa definição, que por sinal é bem ampla (embora, admitimos isso, ainda incompleta), já é possível perceber quantos aspectos estão envolvidos naquilo que, às vezes, descuidadamente chamamos "consciência".

 

Uma trajetória de vida esbarra numa infinidade de factores, circunstâncias, acontecimentos, que atingem a pessoa de forma muito peculiar. Esse conjunto constitui a situação de experiência de vida do indivíduo, obviamente dentro do projecto que ele veio aqui desenvolver, nesta vida. Esse conjunto definirá a peculiaridade da vida de cada indivíduo, e definirá, portanto, a sua trajetória particular. Essa trajetória poderá ser modificada desde que se consiga modificar a forma de percepção e de reacção a esse conjunto de circunstâncias, o que acaba caracterizando o aprendizado pelo qual o indivíduo deve passar nesta oportunidade de existência.

 

COMO SERIA POSSÍVEL MODIFICAR A FORMA DE REACÇÃO DE UM INDIVÍDUO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS DA SUA VIDA?

 

De uma forma bastante simplista, poder-se-ia dizer que o estágio de compreensão e discernimento de uma pessoa pode fazê-la perceber as coisas de uma determinada forma, reagindo a elas de acordo com essa percepção. A partir da alteração desse estágio para um patamar de compreensão e discernimento ampliados (o que chamamos de Despertar da Consciência), ocorreria então uma mudança da reacção às circunstâncias externas, bem como aos próprios sentimentos e experiências internas do indivíduo.

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

O espaço tem tempo...

 

o vazio é o que se vê do tempo...

 

( não estou a falar do frio....)

 

lol... isto ficou quentinho...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Consciousness

Activity of mind which enables it to distinguish itself from the fisical form in which it manifests...

 

Será que a consciência pura só se adquire quando nos educamos de modo a perceber como funcionam as leis universais para aplicá-las nas nossas Vidas, através da co-criação e harmonização dos nossos chakras?? Para isso tem que haver um desapego total da matéria e da racionalização dos campos fisicos, não acham? Consciência não significa liberdade, no verdadeiro sentido da palavra? Mas só podemos ser realmente livres quando existe um equilibro mental, espiritual e consequentemente físico... Talvez só assim podemos experiênciar o verdadeiro êxtase da felicidade, devido a essa liberdade do Ser que se adquire na consciência pela sabedoria e conhecimento da Verdade! Ooppss, se calhar baralhei isto tudo :P

 

Muitos muitos beijinhos...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Bom, a consciência pura não deverá de qualquer modo ser educada pela leis Universais. Aliás, a consciência pura, pela lógica de consciência, deverá transcender quaisquer motivos que nos movam a defender um ser enquanto éter individual.

 

Podes-te desapegar completamente da matéria que necessitas para sobreviver... e padeces....

 

A liberdade do Ser que se adquire na consciência pela sabedoria e conhecimento da Verdade...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Bom, a consciência pura não deverá de qualquer modo ser educada pela leis Universais. Aliás, a consciência pura, pela lógica de consciência, deverá transcender quaisquer motivos que nos movam a defender um ser enquanto éter individual.

 

Podes-te desapegar completamente da matéria que necessitas para sobreviver... e padeces....

 

A liberdade do Ser que se adquire na consciência pela sabedoria e conhecimento da Verdade...

 

Han? Não apanhei nada ..

Link to comment
Share on other sites

Bom, a consciência pura não deverá de qualquer modo ser educada pela leis Universais. Aliás, a consciência pura, pela lógica de consciência, deverá transcender quaisquer motivos que nos movam a defender um ser enquanto éter individual.

 

Podes-te desapegar completamente da matéria que necessitas para sobreviver... e padeces....

 

A liberdade do Ser que se adquire na consciência pela sabedoria e conhecimento da Verdade...

 

Han? Não apanhei nada ..

 

Aconcelharam-me contra, não vá destruir os teus sonhos... ;) mas eu passo a explicar...

Essa moção contra-matéria não é de modo algum plausível... Enquanto bebermos e comermos e vestirmos matéria...

 

A meu ver consciência não implica restrições. Nem sequer as "minhas".

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Talvez em cada um e em cada consciencia haja restrições sim... que por certo podem vir a mecher com um ilusão criada da dita sabedoria e da dita "verdade" que nos liberta. esta que em todas as vezes nos é transmitida por 3ºs....isto apenas por assim dizer que nada é certo e se poderia inverter, fazendo com que rapidamente ouvesse restrições nessa dita consciencia..

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

:blink:

Talvez em cada um e em cada consciencia haja restrições sim... que por certo podem vir a mecher com um ilusão criada da dita sabedoria e da dita "verdade" que nos liberta. esta que em todas as vezes nos é transmitida por 3ºs....isto apenas por assim dizer que nada é certo e se poderia inverter, fazendo com que rapidamente ouvesse restrições nessa dita consciencia..

 

:blink::OO:

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

? :mellow:

 

tu que não costumas escrever, logo quando o fazes fico sem entender o que realmente dizes.

Exemplo: "isto apenas por assim dizer que nada é certo e se poderia inverter"

 

por partes:

"isto apenas por assim dizer" - dizes apenas

"que nada é certo e se poderia inverter" - não há certezas e inverte-se? afinal há certezas ou não?

"fazendo com que rapidamente ouvesse restrições nessa dita consciencia..." :mellow:

 

 

complicado. pelo menos para o meu entendimento.

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

? :mellow:

 

tu que não costumas escrever, logo quando o fazes fico sem entender o que realmente dizes.

Exemplo: "isto apenas por assim dizer que nada é certo e se poderia inverter"

 

por partes:

"isto apenas por assim dizer" - dizes apenas

"que nada é certo e se poderia inverter" - não há certezas e inverte-se? afinal há certezas ou não?

"fazendo com que rapidamente ouvesse restrições nessa dita consciencia..." :mellow:

 

 

complicado. pelo menos para o meu entendimento.

 

Deixa lá o rapaz libertar a veia criadora...

Porque neste tópico na verdade todos podem ter razão.... Certezas há muito poucas...

Sempre se pode ir falando em experimentações.... Ainda que vagas mas de algum modo sentidas.... :umnik2::)

Link to comment
Share on other sites

Deixa lá o rapaz libertar a veia criadora...

Porque neste tópico na verdade todos podem ter razão.... Certezas há muito poucas...

Sempre se pode ir falando em experimentações.... Ainda que vagas mas de algum modo sentidas.... :umnik2::)

 

É lixado às vezes termos veículo literário para o que nos vai na alma, percebo isso perfeitamente, também me acontece .. Mas ya, mais vale dizer mesmo que não se perceba do que guardar, afinal o que se diz e escreve também se sente, se as palavras não são suficientemente claras, há que procurar sentir ou ler à ninja :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

Deixa lá o rapaz libertar a veia criadora...

Porque neste tópico na verdade todos podem ter razão.... Certezas há muito poucas...

Sempre se pode ir falando em experimentações.... Ainda que vagas mas de algum modo sentidas.... :umnik2::)

 

É lixado às vezes termos veículo literário para o que nos vai na alma, percebo isso perfeitamente, também me acontece .. Mas ya, mais vale dizer mesmo que não se perceba do que guardar, afinal o que se diz e escreve também se sente, se as palavras não são suficientemente claras, há que procurar sentir ou ler à ninja :smokinggun:

 

 

gostei :closedeyes:

 

era essa a expressão que eu andava à procura à muito tempo ;)

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Sim, expressar pensamentos pode ser complicado... mas possuímos um vocabulário tão vasto. E nos dias que correm, se não há palavra que os exprimam, inventam-se.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Estamos no portal de um Novo Tempo.

 

 

 

Nenhuma instituição ou relacionamento estará livre de revisões.

O que aprendemos até agora será revisto.

 

As profecias falam de um Mundo Novo que nascerá das cinzas do velho.

O caos é o princípio de algo novo.

 

Vivemos dias de purificação para entrar na época da libertação espiritual.

Na Nova Era a humanidade fará descobertas incríveis sobre os astros, sobre a ciência e a consciência humana.

 

Será o momento da Consciência Crística, da expansão da consciência, da liberdade, do amor incondicional, da paz, da verdade, da independência. A fraternidade, a união e o companheirismo serão os fundamentos das relações entre as pessoas.

 

O homem/mulher evoluirão para uma nova consciência.

Se religarão com o Sagrado de todo o Universo.

Farão melhor uso de suas potencialidades psíquicas e intuição.

O amor será a resposta para os problemas, e o perdão a forma de conduta.

A Luz de Deus brilhará no coração do ser humano.

O ser humano aprenderá a honrar a Mãe-Terra, respeitando e amando a natureza.

 

O Planeta será amado e protegido. O homem/mulher aprenderão novas formas de viver.

Todos terão o seu valor.

As crianças por serem as sementes do futuro.

Os jovens por sua força.

Os velhos por sua sabedoria.

E, todos colaborarão juntos para uma vida pacífica e harmoniosa na Terra.

 

A música e a arte evoluirão.

Poderemos nos comunicar com seres que habitam outras estrelas.

Não temeremos a morte, pois teremos consciência da vida eterna.

Teremos uma nova cadeia alimentar, muitos carnívoros se alimentarão de vegetais, acabando com a matança absurda dos animais.

O ser humano não se comunicará apenas com seus espíritos, mas também com os espíritos dos animais, plantas, pedras, e de toda a Criação, pois estamos todos interligados.

 

Haverão sinais no Sol, na Lua e nas Estrelas.

Serão sinais de Boas Novas.

Apocalipse significa revelação.

Todas as religiões guardam os segredos de Deus.

Jesus Cristo, Buda, Krishna, Lao Tsé, Maomé, Shiva , Davi, Moisés e outros, foram os defensores desses segredos.

 

Quando a humanidade retornar à espiritualidade, os segredos serão revelados e os antigos Iluminados do Mundo, se manifestarão, agradecendo a raça humana pela obra.

A obra já está acontecendo por todas as partes. Você pode acreditar e se engajar, ou pagar para ver.

Haverão seres humanos vivendo um nível de consciência mais alto do que os demais. A Nova Era permitirá que o Espírito Interior se expresse por si mesmo, e que cada alma procure o seu próprio nível.

 

Nova Consciência – Nova Era, Nova Humanidade, Novo Mundo, Novo Horizonte, Novo Homem.

 

Amor – Paz e Luz !

 

NOVA ERA

Link to comment
Share on other sites

:give_heart: Amadíssimos desejo-vos Paz Luz e Amor :give_heart:

 

A vida é como uma viagem num carrossel, e quando lá vais pensas que é real por causa do poder das nossas mentes. A viagem sobe e desce anda às voltas, tem emoções fortes é brilhante e colorida. Há muito barulho e é divertido por um bocado, alguns já andam nessa viagem há algum tempo e começam a colocar questões: Será isto real? Ou isto é apenas uma viagem? As outras pessoas lembram-se, viram-se para nós e dizem: Hey, não te preocupes, não tenhas medo. Isto é só uma voltinha. Mas não importa porque é só uma viagem e podemos mudá-la sempre que quisermos, é apenas uma escolha, sem esforço, sem trabalho, sem profissão, sem poupanças. Só uma escolha no aqui e agora, entre o medo e o Amor.

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

:give_heart: Amadíssimos desejo-vos Paz Luz e Amor :give_heart:

 

A vida é como uma viagem num carrossel, e quando lá vais pensas que é real por causa do poder das nossas mentes. A viagem sobe e desce anda às voltas, tem emoções fortes é brilhante e colorida. Há muito barulho e é divertido por um bocado, alguns já andam nessa viagem há algum tempo e começam a colocar questões: Será isto real? Ou isto é apenas uma viagem? As outras pessoas lembram-se, viram-se para nós e dizem: Hey, não te preocupes, não tenhas medo. Isto é só uma voltinha. Mas não importa porque é só uma viagem e podemos mudá-la sempre que quisermos, é apenas uma escolha, sem esforço, sem trabalho, sem profissão, sem poupanças. Só uma escolha no aqui e agora, entre o medo e o Amor.

 

Mais uma chaapa, mais uma voltiinha.

 

Foda-se. Entre o medo e o amor??!!!

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

ORAÇÃO

 

Senhor

Super consciência cósmica

Consciência infinita

Nosso criador

Nós nos abrimos à vossa luz,

À vossa Paz e à lucidez que emana de Vós.

 

Senhor

Super consciência cósmica

Que um infinitésimo da vossa luz,

Da Vossa Paz

Do vosso amor,

Possa penetrar as nossas pequenas consciências,

Estabilizar o nosso campo e transformar os nossos dias.

 

Ensinai-nos a ser simples, exactos.

Ensinai-nos a unir-nos cada dia que passa de uma forma mais profunda com a tua realidade.

Abri o nosso coração ao teu amor e

ensinai-nos a cada dia que passa a ver melhor com os teus olhos.

Ensinai-nos a percorrer um passo de cada vez e

ajudai-nos a ver os obstáculos que realmente nos impedem de avançar.

 

Senhor

Super consciência cósmica

Nós vos pedimos que um infinitésimo da vossa luz

possa penetrar as nossas pequenas consciências e

que uma fagulha do vosso amor venha habitar-nos e não mais se retire.

 

Ensinai-nos a coragem, a ousadia, a serenidade, o bom senso, o equilíbrio

e a paixão por tudo o que ainda não foi feito e está no nosso potencial profundo.

 

A vós, sem defesas, sem disfarces, nós nos entregamos.

 

Ensinai-nos a assumir esta nudez.

Ensinai-nos a ser transparentes ao teu olhar

e a ter a coragem de ver o ponto que não queremos ver.

 

Dai-nos a força e a sabedoria de ver o ponto que nos impede de avançar.

 

Simplificai a nossa vida

Simplificai a nossa mente

Simplificai as nossas emoções

E ajudai-nos a encontrar o ponto de perfeito equilíbrio do qual podemos ser teu instrumento.

 

Senhora

Mãe divina

Que a vossa luz possa descer a estas células e transformá-las

Que a vossa luz possa descer a este pensamento e libertá-lo

Que a vossa luz possa descer nesta tristeza,

neste desencontro,

nos nossos sentimentos confusos

e revelar-me o mistério do amor que não tem nome nem objecto.

Ensinai-nos a nos entregar a ti a cada dia de uma forma mais perfeita,

mais exacta,

mais profunda.

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

:give_heart: Amadíssimos desejo-vos Paz Luz e Amor :give_heart:

 

A vida é como uma viagem num carrossel, e quando lá vais pensas que é real por causa do poder das nossas mentes. A viagem sobe e desce anda às voltas, tem emoções fortes é brilhante e colorida. Há muito barulho e é divertido por um bocado, alguns já andam nessa viagem há algum tempo e começam a colocar questões: Será isto real? Ou isto é apenas uma viagem? As outras pessoas lembram-se, viram-se para nós e dizem: Hey, não te preocupes, não tenhas medo. Isto é só uma voltinha. Mas não importa porque é só uma viagem e podemos mudá-la sempre que quisermos, é apenas uma escolha, sem esforço, sem trabalho, sem profissão, sem poupanças. Só uma escolha no aqui e agora, entre o medo e o Amor.

 

Bem mais genuíno e interessante do que estares a decalcar textos de outros. Mas borraste logo a pintura com a oraçãozinha evangélica.

Link to comment
Share on other sites

:give_heart: Amadíssimos desejo-vos Paz Luz e Amor :give_heart:

 

A vida é como uma viagem num carrossel, e quando lá vais pensas que é real por causa do poder das nossas mentes. A viagem sobe e desce anda às voltas, tem emoções fortes é brilhante e colorida. Há muito barulho e é divertido por um bocado, alguns já andam nessa viagem há algum tempo e começam a colocar questões: Será isto real? Ou isto é apenas uma viagem? As outras pessoas lembram-se, viram-se para nós e dizem: Hey, não te preocupes, não tenhas medo. Isto é só uma voltinha. Mas não importa porque é só uma viagem e podemos mudá-la sempre que quisermos, é apenas uma escolha, sem esforço, sem trabalho, sem profissão, sem poupanças. Só uma escolha no aqui e agora, entre o medo e o Amor.

 

Bem mais genuíno e interessante do que estares a decalcar textos de outros. Mas borraste logo a pintura com a oraçãozinha evangélica.

 

not really

no entanto não deixa de ser das minhas passagens preferidas do Bill Hicks.

 

 

"The world is like a ride in an amusement park. And when you choose to go on it, you think it's real because that's how powerful our minds are. And the ride goes up and down and round and round. It has thrills and chills and it's very brightly coloured and it's very loud and it's fun, for a while. Some people have been on the ride for a long time and they begin to question, is this real, or is this just a ride? And other people have remembered, and they come back to us, they say, "hey - don't worry, don't be afraid, ever, because, this is just a ride..." ...It's just a ride. And we can change it anytime we want. It's only a choice. No effort, no work, no job, no savings and money. A choice, right now, between fear and love. The eyes of fear want you to put bigger locks on your doors, buy guns, close yourself off. The eyes of love, instead, see all of us as one. Here's what we can do to change the world, right now, to a better ride. Take all that money that we spend on weapons and defenses each year and instead spend it feeding and clothing and educating the poor of the world, which it would many times over, not one human being excluded, and we could explore space, together, both inner and outer, forever, in peace." -- The Late Bill Hicks, Comedian

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=Q95kX_EP2Nk...feature=related

 

 

mais umas pérolas

 

http://www.youtube.com/watch?v=VCf2fJsBxRc&NR=1

 

http://www.youtube.com/watch?v=Rs-nHQYY6Fg...feature=related

 

http://www.youtube.com/watch?v=mHey5g56CIs&NR=1

 

esta é linda

 

"Pick up the gun!"

 

classico

 

http://www.youtube.com/watch?v=eA_XMaTYqSs&NR=1

 

este video está muito bom, must see

 

http://www.youtube.com/watch?v=RpGa-iwYaOE...feature=related

 

 

This guy has inspired many of us to follow in his footpaths but the charisma he had is impossible to reach. He spoke the truth and made us all laugh at how fucking stupid we all are

Link to comment
Share on other sites

Bem mais genuíno e interessante do que estares a decalcar textos de outros. Mas borraste logo a pintura com a oraçãozinha evangélica.

 

not really

no entanto não deixa de ser das minhas passagens preferidas do Bill Hicks.

 

Oh... fdx! E eu a pensar que era um texto em nome próprio.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

quem saberá ao certo o que será a consciencia? e sabendo isso, se o será para todos....talvez a nossa busca seja já uma descoberta.....e distraidos em procurar uma coisa que já existe....andamos em cima da vida sem julgar que sem ela não teriamos possiblidade de questionar......a consciencia para mim, é apenas uma palavra, com o seu conceito...porque ela esteve sempre Aqui e Agora

 

stay strong

 

ja tou como o M&Ms................the more i know, the less i need.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    239
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!