Jump to content
×
×
  • Create New...

"Morte ao Smiley"


Recommended Posts

Vi este post num outro forum e para alem de o achar bastante interessante, esta completamente relacionado com a realidade no elastik hoje em dia.

 

Yoda, se puderes le isto! ;)

 

 

Morte ao smiley ;-(

 

A bem da complexidade comunicacional, é preciso resistir ao imbecilóide do bonequinho que ri.

 

A ironia é uma coisa com piada. É exactamente como levar uma criança para um jardim de pedófilos. À mínima distracção perdemo-la de vista. Aplique-se, por exemplo, a questão da ironia ao caso do Irão. Milhares de livros publicados em 30 anos a especular como seria um hipotético fim da teocracia e nunca ninguém poderia imaginar que esta tremeria com o passaroco azul do Twitter, que uma república de deus abanasse com dois verbos, um substantivo e onde um advérbio já nem cabe nos 140 caracteres permitidos.

 

A ironia exige maturidade mental e um certo refastelamento posicional, pois é um acto deliberado de distanciamento do objecto.

 

É por isso que temo por ela quando constato que na forma de SMS/chat do Facebook Messenger a comunicação catapulta adultos intelectualmente viáveis e sãos para uma existência infantilizada como se tivéssemos todos obrigatoriamente de falar um baby talk universal em alternativa a cair numa horrível Babel de insinuações, que só os smileys, os patéticos smileys, nos podem salvar! Tenham dó...

 

Um smiley no fim da frase, seja na forma de sorriso largo, carinha triste, piscar de olho ou língua de fora salivante reduz-nos a simplórios numa creche civilizacional em que babamos no teclado e temos de explicar que estamos na brincaderinha: "Essa roupa fica-te horrível :P " É assim como aqueles que fazem aspas com os dedos. Nada de estados de alma complexos nem - oh lá lá - à sofisticação de uma leitura nas entrelinhas.

 

Não tarda e a simples confidência de um estado de alma ambíguo, não binário, acabará por mandar a Rede abaixo. "Não sei se estou bem ou mal, hesito..." Zssschhhh. Error 154.

 

Almoça-se com uma pessoa séria daquelas que sabem usar talheres de forma coreografada e discute-se o orçamento da empresa, a polémica literária do J. D. Salinger, o Woody Allen favorito entre alheamentos silenciosos carregados de sentido.

 

Despedimo-nos, e horas depois "encontramo-nos" no Facebook. Ora, "a bem da comunicação", temos que suspender o nosso aparelho retórico, mandar a ironia e o sarcasmo para as malvas, meter a antonomásia e a metonímia no tupperware e fingir que nunca nos embrulhámos com o eufemismo.

 

E regressamos a uma infância linguística da Net reduzida a cinco emoções básicas e no fim de balbuciar um curto enunciado (enquanto faço mil outras coisas).

 

- Gostou do almoço :D ?

 

- Da comida sim. Da companhia nem por isso.. ;)

 

Ora se não estivesse ali aquele olhito virguloso a piscar no fim da frase estava tudo tramado.

 

"É que o texto das mensagens não tem o tom", dizem-me. Oh! Há milhares de anos que a escrita cria Deuses, canta o Amor, chora a perda, imortaliza heróis... e agora precisa de um hieróglifo que um chimpanzé descodifica em troca de um rebuçado para se perceber... o tom irónico ;-((

 

Qual a relevância desta questão?

 

É que mais uns tempos e os smileys terão tomado a escrita mainstream de jornais ou o rodapé dos noticiários - "Forte queda nas Bolsas :( " - sem os quais já não teremos capacidade para entender se o enunciado anterior é positivo ou negativo. Mesmo agora, numa comunicação facebookiana, já não vai sendo possível renegar o smilês, sem que se vá criando inimizades porque do 'lado de lá' nos interpretam como má educação\/arrogância essa ausência de sorrisinhos descodificadores patetas! É como ir ao Japão entrar de sapatos nas casas, não usar talheres no Ocidente ou dizer mal das tripas do mestre Hélio no Porto. Temos de obedecer à tendência "National Geo".

 

- "A menina precisa de tau-tau"

 

- "A menina precisa tau-tau ;) "

 

A segunda hipótese poderá, eventualmente, conter um futuro promissor. A primeira, sei-o agora, só dissabores, uma ameaça de queixa na polícia e a disseminação na rede que sou um atrasado mental. Ora, dizer tal apenas por não ter usado um smiley é uma ironia. ;)

 

Expresso

 

 

Nao sou extremista ao ponto de dizer para nao se usarem os smileys, obviamente, mas concordo em absoluto com o que se tenta transmitir com este texto. A lingua Portuguesa esta a ser assassinada pouco a pouco, e a prova disso mesmo eh a extrema dificuldade que certas as pessoas tem, em particular neste forum, de reconhecer diferentes maneiras de comunicar sem ser o basico "ihihhi" "eh isso manolas" "eh sempre a puxa-la"... o desenvolvimento da linguagem foi um dos factores decisivos na evolucao do Homem, e passados tantos milhares de anos de evolucao e de tanto enriquecimento gramatical acho bastante triste perder esse legado, simplesmente por preguica ou por nao reconhecimento da sua importancia.

 

Sem a linguagem nao somos nada, estamos sozinhos no mundo. Alem disso o comunicar bem eh como andar de bicicleta, primeiro eh preciso pratica (ler bastante e escrever alguma coisa) mas depois eh sempre a andar, nao custa nada. Quanto mais lermos mais vocabulario adquirimos, mais facilmente encontramos boas maneiras de comunicar.

 

Caso contrario ira acontecer o que esse texto nos diz, alias temos varios exemplos aqui no forum onde as pessoas ja nem sequer sao capazes de distinguir (ou apenas saber o que eh) uma ironia. Por vezes eh dificil perceber, pode ser demasiado subtil e se nao se conhecer minimamente o autor acredito que nao seja facil. Mas isso faz parte do jogo da linguagem.

Eu mesmo ja dei por mim a colocar smileys no fim de frases pensando que se nao o fizer vou ser mal interpretado, e isto nao deveria acontecer. A linguagem deveria ser explicita por si so.

 

Ja devem ter reparado que por vezes eu insisto nisto, mas nunca eh demais repetir, vamos la fazer um esforco para tratar bem a nossa lingua, nao so por voces mas tambem a pensar em quem vos le, todos ficamos a ganhar! :)

Link to comment
Share on other sites

eheheeh :P

 

 

na minha opinião não são precisos smiles nenhuns para que se perceba alguma coisa! eu coloco não com medo de nao entenderem ou com medo de não perceberem logo o que tentei dizer.. coloco smiles porque acho piada :)

mas tambem não acho correcto estes smiles aparecerem em jornais ou na tv, o baby style k fique pelos computadores

A Natureza luta pelo equilíbrio, o Homem luta pelo consumismo!

Link to comment
Share on other sites

Claro que sim Bento, eu tambem os uso muitas vezes porque complementam o post e ate lhe dao mais piada se for preciso.

 

Mas ja dei por mim a decidir por um smiley para perceberem que estava a ser ironico ou sarcastico, porque sei que caso nao o faca vou ter de perder tempo a explicar que o estava a ser, e nesses casos nao deveria ser preciso ate porque o smiley na maioria das vezes estraga o efeito!

 

Acho que o importante nesta mensagem nem eh bem a questao dos smileys, mas a importancia que a linguagem tem e de que maneira a estamos a mudar sem nos apercebermos disso!

Link to comment
Share on other sites

Eu acho k a lingua não está a ser assassinada... Acho k são pura e simplesmente adaptações ao mundo moderno e virtual k nos encontramos dia-a-dia.

 

Como disseste e bem, "o desenvolvimento da linguagem foi um dos factores decisivos na evolucao do Homem"...

Assim como o homem, também a linguagem está em constante evolução... Não fico admirado se daki a uns 5/6 anos o "bue" ou palavras similares constem no dicionário.

 

Isto já pra vos mentalizar das possiveis alterações gramaticais k poderão vir no futuro...

Os tempos mudam, as pessoas também... E plos vistos o português também poderá mudar... :)

 

Não considero assassinio, mas talvez evolução...

Leppy - Woorpz Records

 

banner10_.jpg

 

www.soundcloud.com/leppy

 

www.soundcloud.com/shadowtotem

Link to comment
Share on other sites

Assim como o homem, também a linguagem está em constante evolução... Não fico admirado se daki a uns 5/6 anos o "bue" ou palavras similares constem no dicionário.

 

Já consta! No dicionário do calão :rolleyes:

Portugal é uma alegria. Nem sequer estou a par do novo acordo, mas já li um documento sobre o mesmo e caguei-me a rir. Viva Portugal!

"The longest journey starts with a single step"

 

psygate.net

moonblast.org

Link to comment
Share on other sites

Akele acordo que diz k temos de escrever "ator" em vez de "actor"? :P lolol

 

Pah... sinceramente acho k é mesmo uma kestão de habituação... Tb me faz mta confusão mto honestamente... Uma coisa é adicionares palavras novas ao nosso vocabulário... totalmente de acordo...

Agora... alterares palavras já existentes, acho um pouco ridiculo... Mas tb é certo que já não falamos o portugues arcaico que é meio latim, meio espanhol...

 

E questões de nacionalidades não deveriam ser postas no contexto deste acordo... Não me interpretem mal, mas teriam de ser os brasileiros a rever o vocabulário deles e mesmo assim acho k não o deveriam fazer... eles são um país de origens e cultura tribais e têm bastantes mais dialectos que nós... Eles têm claramente um português bem diferente do nosso... ;)

Leppy - Woorpz Records

 

banner10_.jpg

 

www.soundcloud.com/leppy

 

www.soundcloud.com/shadowtotem

Link to comment
Share on other sites

Sem a linguagem nao somos nada, estamos sozinhos no mundo. Alem disso o comunicar bem eh como andar de bicicleta, primeiro eh preciso pratica (ler bastante e escrever alguma coisa) mas depois eh sempre a andar, nao custa nada. Quanto mais lermos mais vocabulario adquirimos, mais facilmente encontramos boas maneiras de comunicar.

 

Caso contrario ira acontecer o que esse texto nos diz, alias temos varios exemplos aqui no forum onde as pessoas ja nem sequer sao capazes de distinguir (ou apenas saber o que eh) uma ironia. Por vezes eh dificil perceber, pode ser demasiado subtil e se nao se conhecer minimamente o autor acredito que nao seja facil. Mas isso faz parte do jogo da linguagem.

Eu mesmo ja dei por mim a colocar smileys no fim de frases pensando que se nao o fizer vou ser mal interpretado, e isto nao deveria acontecer. A linguagem deveria ser explicita por si so.

 

Ja devem ter reparado que por vezes eu insisto nisto, mas nunca eh demais repetir, vamos la fazer um esforco para tratar bem a nossa lingua, nao so por voces mas tambem a pensar em quem vos le, todos ficamos a ganhar! :)

 

Apois "eh" ... Sr.Protezze.. mas que esforço.. :closedeyes:

 

 

e ps.e eu já dei foi por mim a procura dos acentos que por vezes prefiro estar em pé :lol:

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

Akele acordo que diz k temos de escrever "ator" em vez de "actor"? :P lolol

 

Pah... sinceramente acho k é mesmo uma kestão de habituação... Tb me faz mta confusão mto honestamente... Uma coisa é adicionares palavras novas ao nosso vocabulário... totalmente de acordo...

Agora... alterares palavras já existentes, acho um pouco ridiculo... Mas tb é certo que já não falamos o portugues arcaico que é meio latim, meio espanhol...

 

E questões de nacionalidades não deveriam ser postas no contexto deste acordo... Não me interpretem mal, mas teriam de ser os brasileiros a rever o vocabulário deles e mesmo assim acho k não o deveriam fazer... eles são um país de origens e cultura tribais e têm bastantes mais dialectos que nós... Eles têm claramente um português bem diferente do nosso... ;)

 

Nem mais, também concordo :)

 

Sem a linguagem nao somos nada, estamos sozinhos no mundo. Alem disso o comunicar bem eh como andar de bicicleta, primeiro eh preciso pratica (ler bastante e escrever alguma coisa) mas depois eh sempre a andar, nao custa nada. Quanto mais lermos mais vocabulario adquirimos, mais facilmente encontramos boas maneiras de comunicar.

 

Caso contrario ira acontecer o que esse texto nos diz, alias temos varios exemplos aqui no forum onde as pessoas ja nem sequer sao capazes de distinguir (ou apenas saber o que eh) uma ironia. Por vezes eh dificil perceber, pode ser demasiado subtil e se nao se conhecer minimamente o autor acredito que nao seja facil. Mas isso faz parte do jogo da linguagem.

Eu mesmo ja dei por mim a colocar smileys no fim de frases pensando que se nao o fizer vou ser mal interpretado, e isto nao deveria acontecer. A linguagem deveria ser explicita por si so.

 

Ja devem ter reparado que por vezes eu insisto nisto, mas nunca eh demais repetir, vamos la fazer um esforco para tratar bem a nossa lingua, nao so por voces mas tambem a pensar em quem vos le, todos ficamos a ganhar! :)

 

Apois "eh" ... Sr.Protezze.. mas que esforço.. :closedeyes:

 

 

e ps.e eu já dei foi por mim a procura dos acentos que por vezes prefiro estar em pé :lol:

 

Fail. Olha aí q o teclado dele é estrangeiro (não tem acentos) tens q dar o desconto! :gap:

"The longest journey starts with a single step"

 

psygate.net

moonblast.org

Link to comment
Share on other sites

Eu nao os posso procurar porque nao os tenho! Se quiseres posso escrever os es com acento assim: e. E depois em vez de perceberes logo que e um e, vais andar a toa para conseguir perceber se e um e ou um e! :)

 

Acho que meter um h onde deveria estar um acento eh uma grande ajuda para quem le, mas isto sou eu que sou parvo.

 

Quando digo que a lingua esta a ser assassinada nao era visto por esse prisma Leppy, se calhar expressei-me mal. O que eu queria dizer era que estas novas formas de comunicar (sms's, internet, etc) estao a fazer com que a geracao que cresceu com isto depois nao saiba interpretar a linguagem "normal", pois a riqueza gramatical e estilistica eh tanta que para quem esta habituado a frases com 3 palavras e um boneco torna-se dificil depois perceber a mensagem que esta a ser transmitida.

 

Quanto a evolucao da lingua portuguesa, eu ainda escrevo como antigamente, e para mim vai ser ainda mais dificil porque tenho pouco contacto com a lingua portuguesa, apenas pela internet e nos foruns e uns poucos livros que trouxe, portanto ainda nao me habituei a ideia de escrever sem as consoantes mudas. Mas nao podemos condenar esta evolucao, como disseram e bem isso sempre aconteceu e vai continuar a acontecer, parar eh morrer!

 

A minha intencao com este texto foi o de chamar a atencao para a diversidade que existe na linguagem, em particular na lingua Portuguesa que eh bastante rica, e que eh uma vergonha uma pessoa nao saber o que eh a ironia, o sarcasmo, a satira e muitos outros recursos linguisticos, nem sequer terem capacidade para as reconhecer.

 

Isso deve-se obviamente a falta de leitura, mas o excessivo uso dos smileys apenas contribui para que isso aconteca com mais frequencia, como esta bem explicito no texto em cima. Hoje em dia se uma pessoa eh ironica e nao puser um bonequinho a frente da frase ja ninguem sabe muito bem qual a intencao dessa pessoa, e isso eh bastante mau!

Link to comment
Share on other sites

Gosto muito do "Eixo do Mal". Vejo sempre que posso. E o Luís Pedro Nunes é dos que mais me faz rir, no bom sentido, claro. Foi director do "Inimigo Público".

 

Apesar de, com quem eu me identifico mais no programa, ideologicamente bem entendido, ser a Clara Ferreira Alves. Que, além de tudo, tem uns olhos azuis lindíssimos. Já está cota, é certo, mas quando era nova devia ser uma bela "lasca". :lol:

 

:blush:

Link to comment
Share on other sites

Nem a proposito, nao sabia que o Inimigo Publico ainda existia,e esta semana por acaso encontrei uma versao online. Grandes saudades de quando o Ze Diogo Quintela e o Ricardo Araujo Pereira escreviam para o suplemento... lembras-te? Como era, o gajo de direita que escreve a defender a esquerda e o gajo de esquerda que escreve a defender a direita! :lol:

 

Genial!

Link to comment
Share on other sites

Eu nao os posso procurar porque nao os tenho! Se quiseres posso escrever os es com acento assim: e. E depois em vez de perceberes logo que e um e, vais andar a toa para conseguir perceber se e um e ou um e! :)

 

Acho que meter um h onde deveria estar um acento eh uma grande ajuda para quem le, mas isto sou eu que sou parvo.

 

Quando digo que a lingua esta a ser assassinada nao era visto por esse prisma Leppy, se calhar expressei-me mal. O que eu queria dizer era que estas novas formas de comunicar (sms's, internet, etc) estao a fazer com que a geracao que cresceu com isto depois nao saiba interpretar a linguagem "normal", pois a riqueza gramatical e estilistica eh tanta que para quem esta habituado a frases com 3 palavras e um boneco torna-se dificil depois perceber a mensagem que esta a ser transmitida.

 

Quanto a evolucao da lingua portuguesa, eu ainda escrevo como antigamente, e para mim vai ser ainda mais dificil porque tenho pouco contacto com a lingua portuguesa, apenas pela internet e nos foruns e uns poucos livros que trouxe, portanto ainda nao me habituei a ideia de escrever sem as consoantes mudas. Mas nao podemos condenar esta evolucao, como disseram e bem isso sempre aconteceu e vai continuar a acontecer, parar eh morrer!

 

A minha intencao com este texto foi o de chamar a atencao para a diversidade que existe na linguagem, em particular na lingua Portuguesa que eh bastante rica, e que eh uma vergonha uma pessoa nao saber o que eh a ironia, o sarcasmo, a satira e muitos outros recursos linguisticos, nem sequer terem capacidade para as reconhecer.

 

Isso deve-se obviamente a falta de leitura, mas o excessivo uso dos smileys apenas contribui para que isso aconteca com mais frequencia, como esta bem explicito no texto em cima. Hoje em dia se uma pessoa eh ironica e nao puser um bonequinho a frente da frase ja ninguem sabe muito bem qual a intencao dessa pessoa, e isso eh bastante mau!

 

Sou da mesma opinião. É pena, infelizmente. Mas as pessoas não querem aprender pq não querem e também não lêem mais pq não querem. :closedeyes:

"The longest journey starts with a single step"

 

psygate.net

moonblast.org

Link to comment
Share on other sites

Txiii pah...porra nem estava a falar de ti quanto aos acentos... mas pronto.. nem me lembrava que por aí até as teclas não as tens todas... :lol:*

 

*ironic

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

os bonequinhos têm função de enfatizar a frase, quer seja um elogio, uma ironia...

o problema nem está nos bonecos, é na interpretaçao das pessoas. se não se percebem com bonecos, mudem as carantonhas para algo mais realista.

além disso pessoalmente as pessoas usam tambem esses smiles: sorriem, choram, e por aí fora...

tipo aqelas pessoas qe têm a doença da cara de pedra, qe nao conseguem mexer os musculos da cara nao se conseguem exprimir pessoalmente, apesar de poderem falar e dizer qe estão felizes ou qe estao tristes, mas se tiverem um monte de bonecada e poderem escolher para poderem ter uma conversa de jeito tenho a certeza qe eles nao qerem saber se tao a ser criancinhas ou nao. nem mesmo nós estamos a sê-lo, só se as pessoas nao conseguirem diferenciar as coisas :)

All, everything that I understand, I understand only because I love.

Link to comment
Share on other sites

Assasina muito mais o português o uso do "x" em tudo o que é palavra do que os smileys, mas concordo que os smileys causaram um género de habituação, pelo menos no povo de português, que não é nada bom ... Como disse o autor citado, se escrever uma frase e esta não acabar com algum smiley sinónimo do que sinto, o conteúdo vai ser mal interpretado e ser associado a uma posição firme e agressiva em relação a quem o lê. Somos imediatamente acusados de ser frios, agressivos, etc, mas não é só a falta de smileys que causa isto. A falta de uso do "x" nas palavras também tem semelhante efeito (se bem que me parece menos), e até coisas mínimas como acabar uma frase com um ponto em vez de usar reticências.

 

ps: Prótese, percebi onde querias chegar, já conhecia os teus modos de comunicação e não me chateia nada isso, o que chateia é por vezes existir só esses discursos irónicos / paródias numa discussão, e ter de "arrancar à força" uma opinião.

Link to comment
Share on other sites

Eu nao os posso procurar porque nao os tenho! Se quiseres posso escrever os es com acento assim: e. E depois em vez de perceberes logo que e um e, vais andar a toa para conseguir perceber se e um e ou um e! :)

 

Acho que meter um h onde deveria estar um acento eh uma grande ajuda para quem le, mas isto sou eu que sou parvo.

 

Quando digo que a lingua esta a ser assassinada nao era visto por esse prisma Leppy, se calhar expressei-me mal. O que eu queria dizer era que estas novas formas de comunicar (sms's, internet, etc) estao a fazer com que a geracao que cresceu com isto depois nao saiba interpretar a linguagem "normal", pois a riqueza gramatical e estilistica eh tanta que para quem esta habituado a frases com 3 palavras e um boneco torna-se dificil depois perceber a mensagem que esta a ser transmitida.

 

Quanto a evolucao da lingua portuguesa, eu ainda escrevo como antigamente, e para mim vai ser ainda mais dificil porque tenho pouco contacto com a lingua portuguesa, apenas pela internet e nos foruns e uns poucos livros que trouxe, portanto ainda nao me habituei a ideia de escrever sem as consoantes mudas. Mas nao podemos condenar esta evolucao, como disseram e bem isso sempre aconteceu e vai continuar a acontecer, parar eh morrer!

 

A minha intencao com este texto foi o de chamar a atencao para a diversidade que existe na linguagem, em particular na lingua Portuguesa que eh bastante rica, e que eh uma vergonha uma pessoa nao saber o que eh a ironia, o sarcasmo, a satira e muitos outros recursos linguisticos, nem sequer terem capacidade para as reconhecer.

 

Isso deve-se obviamente a falta de leitura, mas o excessivo uso dos smileys apenas contribui para que isso aconteca com mais frequencia, como esta bem explicito no texto em cima. Hoje em dia se uma pessoa eh ironica e nao puser um bonequinho a frente da frase ja ninguem sabe muito bem qual a intencao dessa pessoa, e isso eh bastante mau!

 

 

Compreendo, concordo e sublinho!! :)

 

Eu tb uso abreviaturas e smiles com o intuito tb de expressar a forma como estou a exprimir... Posso tar a ser agressivo numa frase e um smile torna-a não tão agressiva...

 

Mas neste mundo virtual acho k os smiles eram um pouco inevitáveis... ainda à pouco tempo ensinei a minha mãe a mexer em mails e msns, e pra kem nunca mexeu num computador, já a vejo a meter um smile em todas as frases...lolololol

E tipo... Logo no primeiro dia em que aprendeu...lolol

 

Acho piada por acaso, pk analisando ao pormenor, parece k há uma necessidade em clarificar na escrita akilo k se sente qd se escreve... E os smiles parecem ser a ferramenta ideal pra isso... ;)

 

Os mal-entendidos nas ironias e sarcasmos... Bem... A não ser que sejas um escritor que esteja a escrever uma obra nesse sentido, qd os usamos num contexto de diálogo em discurso indirecto (ou até mesmo directo), é smp delicado pk há smp uma resposta da outra parte...

Qd escreves sátiras em livros, normalmente não há a opção de responder ao autor... Qd escreves em fóruns, mais de 1500 pessoas poderão responder... Dessas 1500 uma parte percebeu o sarcasmo, outra não... lolol

 

É smp uma faca de dois gumes... ;)

Leppy - Woorpz Records

 

banner10_.jpg

 

www.soundcloud.com/leppy

 

www.soundcloud.com/shadowtotem

Link to comment
Share on other sites

Akele acordo que diz k temos de escrever "ator" em vez de "actor"? :P lolol

 

Pah... sinceramente acho k é mesmo uma kestão de habituação... Tb me faz mta confusão mto honestamente... Uma coisa é adicionares palavras novas ao nosso vocabulário... totalmente de acordo...

Agora... alterares palavras já existentes, acho um pouco ridiculo... Mas tb é certo que já não falamos o portugues arcaico que é meio latim, meio espanhol...

 

E questões de nacionalidades não deveriam ser postas no contexto deste acordo... Não me interpretem mal, mas teriam de ser os brasileiros a rever o vocabulário deles e mesmo assim acho k não o deveriam fazer... eles são um país de origens e cultura tribais e têm bastantes mais dialectos que nós... Eles têm claramente um português bem diferente do nosso... ;)

 

Nem mais, também concordo :)

 

Sem a linguagem nao somos nada, estamos sozinhos no mundo. Alem disso o comunicar bem eh como andar de bicicleta, primeiro eh preciso pratica (ler bastante e escrever alguma coisa) mas depois eh sempre a andar, nao custa nada. Quanto mais lermos mais vocabulario adquirimos, mais facilmente encontramos boas maneiras de comunicar.

 

Caso contrario ira acontecer o que esse texto nos diz, alias temos varios exemplos aqui no forum onde as pessoas ja nem sequer sao capazes de distinguir (ou apenas saber o que eh) uma ironia. Por vezes eh dificil perceber, pode ser demasiado subtil e se nao se conhecer minimamente o autor acredito que nao seja facil. Mas isso faz parte do jogo da linguagem.

Eu mesmo ja dei por mim a colocar smileys no fim de frases pensando que se nao o fizer vou ser mal interpretado, e isto nao deveria acontecer. A linguagem deveria ser explicita por si so.

 

Ja devem ter reparado que por vezes eu insisto nisto, mas nunca eh demais repetir, vamos la fazer um esforco para tratar bem a nossa lingua, nao so por voces mas tambem a pensar em quem vos le, todos ficamos a ganhar! :)

 

Apois "eh" ... Sr.Protezze.. mas que esforço.. :closedeyes:

 

 

e ps.e eu já dei foi por mim a procura dos acentos que por vezes prefiro estar em pé :lol:

 

Fail. Olha aí q o teclado dele é estrangeiro (não tem acentos) tens q dar o desconto! :gap:

upss fail again... os teclados estrangeiros têm acentos :smokinggun:

mas s tavas a ser ironico,falta ai o smile :) lolol

Link to comment
Share on other sites

:worthy: Há "smiles" que valem mil palavras :pray:

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

l

É smp uma faca de dois gumes... ;)

 

 

Pois é! :)

 

Eu não sou contra os smileys, até porque os uso como toda a gente. Mas nunca tinha pensado bem sobre a forma como isso e toda esta nova forma de comunicar do séc XXI afecta e transforma a linguagem escrita e a sua interpretação. Até ler esse texto, que também de uma forma algo sarcástica retrata muito bem o caso.

 

Assasina muito mais o português o uso do "x" em tudo o que é palavra do que os smileys, mas concordo que os smileys causaram um género de habituação, pelo menos no povo de português, que não é nada bom ... Como disse o autor citado, se escrever uma frase e esta não acabar com algum smiley sinónimo do que sinto, o conteúdo vai ser mal interpretado e ser associado a uma posição firme e agressiva em relação a quem o lê.

 

É mesmo isso Yoda! :)

 

Repara que é mesmo isso que acontece, as pessoas sempre comunicaram por carta ao longo de milhares de anos sem terem de por isto no fim da frase! :-)) :XX E esta súbita mudança na comunicação está a ter este curioso efeito nas pessoas, estão a deixar de dar importância às palavras e a prestar atenção aos símbolos. Pelo menos as que andam no elastik.. :lol: (cá está, o smileyzinho, lol...) e o lol... fdx! FDX!?!?!? Foda-se, porra!

 

Estás a ver? :lol:

Link to comment
Share on other sites

ah,milhares d anos atras s dava importancia aos simbolos!! prk é k agora nao s havia d dar??

(mas nao demasiada claro) prk nao passam d porras d smiles :D

Link to comment
Share on other sites

Eu acho piada aos smiles (e o elastik tem uns deliciosos ;)).. para mim são um complemento de palavras que não ficam por dizer.

 

Por mim é morte mas é aos "k", aos "x" e a essas merdas todas que agora parece que são moda e que me fazem perder o total interesse em ler o que alguém escreve.. isso sim, é assassinar o discurso escrito.

 

:hitler:

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

Bom tópico prótese, gostei e até concordo com o ponto de vista

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    242
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!