Jump to content
×
×
  • Create New...

E Se Fôssemos Todos Ibéricos?


moony
 Share

Recommended Posts

E se nos uníssemos a Espanha, e nos tornássemos um só? A Ibérica, ou o País Ibérico, por exemplo?

 

Tenho pensado neste assunto e, sinceramente, só vejo vantagens. Tanto a nível económico como social. O que é que tínhamos a perder? Identidade? Mas que identidade? A minha identidade será sempre a mesma, independentemente da nacionalidade, ou da fronteira que limita o que é "nacional".

 

Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.

Link to comment
Share on other sites

Pues que me parece muy bien Tia!

 

Sin olvidar nuestra cultura y patria, lo que pasa es que si fueramos Iberos (añadidos a los españoles), todo seria mucho más facil, incluso los beneficios soiales, lo que es muy importante!

 

Y hay un monton de valores que no se pueden olvidar, seguro, pero eso tanpoco no va a pasar! Además, Europa camina hace a una Federaccíon Continental, e aliar portugal a españa solo iba a darnos fuerza e un peso mayor perante los otros paises!

 

Hay madre, que española estoi hoy! :P

 

(realmente moony, n podias ter arranjado dia melhor p postar esta tertúlia. Já qd fui ao now feeling me tava a dar po espanhol :P )

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Em relação à questão da moony, também não me incomodava nada sermos um país ibérico.

É dificil falar numa identidade portuguesa neste tempo de globalização, mais que portugueses, somos europeus, o tempo do "orgulhosamente sós" já lá vai. E uma união a um país como Espanha só nos traria vantagens, porque se um dia Espanha já esteve mais atrasado que nós neste momento ultrpassa-nos em largos anos em todas as matérias (económicas, sociais, culturais, etc).

Link to comment
Share on other sites

Brigada, porque é que teríamos que perder a nossa cultura e costumes? Em Espanha, toda a gente tem os mesmos costumes? Não varia de região para região?

Link to comment
Share on other sites

Brigada, porque é que teríamos que perder a nossa cultura e costumes? Em Espanha, toda a gente tem os mesmos costumes? Não varia de região para região?

Sim, e se fores a ver, tens grandes e acentuadas diferenças culturais, que chegam inclusivé à língua (catalão, castelhano, galego, ...)! Desde a Galiza, passando por Barcelona até Andaluzia, tens culturas totalmente diferentes e, or exemplo, os galegoas até n se importavam de ser portugueses!

 

Eu não axo k fossemos perder a nossa cultura, os nossos costumes! Axo que até lhe daríamos mais valor, e os prezávamos mais, pois a realidade de Portugal e Espanha serem um só país, a Ibéria, iria acentuar a ideia de Pertença" a uma comunidade, a portuguesa. Se calhar até viamos costumes perdidos e desvalorizados hoje, mais pelos jovens, a serem olhados de uma outra forma, como algo mais "nosso" que há que preservar!

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Hay madre, que española estoi hoy!  :P

Quanto é que cobras por explicações? :P

Pa ti é de borlix! Ensino-te a ler, escrever e falar! O calão tb, se kiseres! :P

 

P os restantes interessados, 7,5 eur/hora parece-me bem. Kem n poder pagar, uma bejeca tá fixe!

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

eh pah esta pergunta deixou-me revoltado ...

 

Os reinados de Filipe I e Filipe II foram relativamente pacíficos principalmente porque a monarquia espanhola pouco interferiu nas questões de Portugal, que continuavam a ser administradas por portugueses. A partir de 1630, já no reinado de Filipe III, a situação tendeu para um maior envolvimento espanhol e crescente descontentamento. As inúmeras guerras em que Espanha se vira envolvida nos últimos anos, contra os Países Baixos (Guerra dos Oitenta Anos) e Inglaterra por exemplo, haviam custado vidas portuguesas e oportunidades comerciais. Duas revoltas Portuguesas, em 1634 e 1637, não chegaram a ter proporções perigosas, mas em 1640 o poder militar Espanhol ficou reduzido pela guerra com a França e a revolta na Catalunha. A gota de água foi a intenção do Conde Duque de Olivares em 1640 de usar tropas portuguesas contra os catalães que estavam igualmente descontentes. O Cardeal de Richelieu, através dos seus agentes em Lisboa, encontrou um líder em João II, Duque de Bragança, neto de Catarina de Portugal. Aproveitando-se da vantagem da falta de popularidade da governadora Margarida de Sabóia, Duquesa de Mantua e do seu secretário de estado Miguel de Vasconcelos, os líderes do partido da independência conduziram uma revolução nacionalista em 1 de Dezembro de 1640. Vasconcelos foi praticamente a única vítima, tendo sido defenestrado. A 15 de Dezembro de 1640 o duque de Bragança foi aclamado rei como João IV, mas recusou ser coroado, consagrando a coroa portuguesa à Virgem Maria.

Link to comment
Share on other sites

LOL

Agora até se vêm vantagens. Mas tenho um dedo que adivinha que bastava 50 aninhos no máximo e criava-se na provincia de Portugal mais um movimento terrorista...

Além de que, por muito simpaticos que alguns espanhois possam ser, como povo continuam a ver-nos como os primos de segunda categoria ( nem sei porque -_- ) E iriam sempre ter a perfeita noção de que fomos nós que "entramos" para Espanha e não uma integração dos dois paizes.

 

Se tivermos de ser integrados que seja como Europeus. Pelo menos assim estamos todos mais ou menos lol em pé de igualdade.

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

Mas a questão que eu deixo é a seguinte:

 

-E se fossemos todos terrestres?

As vezes tb penso nisso...mas é uma cena bem complexa ou simples se tolerarmos os pecados mortais do homem. à partida deveriaos ser cidadãos do mundo...mas existindo partes do globo que se tornaram com mais valor do que outras e atendendo ao ser do humano é quase impossivel e utopico pensar que pode vir a acontecer....se assim fosse não haveria guerras e estavamos todos na mesma luta.....

 

Com que direito a Ilha da Madeira é de Portugal e não de todos (exemplo simples)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Se tivermos de ser integrados que seja como Europeus. Pelo menos assim estamos todos mais ou menos lol em pé de igualdade.

Mas isso é o caminho que tamos a tomar e se repararmos a europa, talvez por não ter regiões naturais mto mais ricas que outras, está a unir-se e cada vez mais é um pais com algumas regiões, cada uma com a sua cultura, tal e qual Portugal e os seus alentejos, beiras, etc....em relação ao resto do mundo a coisa complica

 

Pensando desta fomra e voltando ao topico em si....apesar das vantagens económicas e desvantagens a nivel de aculturação, penso que não seria necessário visto que o rumo que estamos a tomar é de sermos todos iguais dentro da europa

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Além de que, por muito simpaticos que alguns espanhois possam ser, como povo continuam a ver-nos como os primos de segunda categoria ( nem sei porque -_- )

Olha que não concordo. Conheço muita gente espanhola, já vivi em Espanha, e cada vez mais acho que essa ideia é mais um mito que outra coisa. E se analisares bem, o mesmo acontece cá em Portugal, e c a forma como nós olhamos para eles. Na prática e na realidade, e segundo a minha experiência, sempre que há intercâmbio entre a nossa e a cultura espanhola, as "salvas" são mútuas!

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Além de que, por muito simpaticos que alguns espanhois possam ser, como povo continuam a ver-nos como os primos de segunda categoria ( nem sei porque  -_-  )

Olha que não concordo. Conheço muita gente espanhola, já vivi em Espanha, e cada vez mais acho que essa ideia é mais um mito que outra coisa. E se analisares bem, o mesmo acontece cá em Portugal, e c a forma como nós olhamos para eles. Na prática e na realidade, e segundo a minha experiência, sempre que há intercâmbio entre a nossa e a cultura espanhola, as "salvas" são mútuas!

Também estou de acordo com a Huanita, penso que em muitos casos até se passa o contrário, somos nós que temos perconceitos em relação aos nossos vizinhos... Não tivessemos nós o ditado: "De Espanha nem bom vento, nem bom casamento".

Aliás de uma forma geral parece que temos um sentimento de inferioridade em relação aos outros povos, achamos sempre que somos mal vistos "lá fora", que somos mal tratados, etc, etc. Acho que sofremos todos do sindroma "Calimero"...

Link to comment
Share on other sites

Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo; Sócrates

 

Eu não quero ser nem Moçambicana, nem portuguesa e muito menos espanhola...somente quero ser uma cidadã do mundo!! :lol:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Com que direito a Ilha da Madeira é de Portugal e não de todos (exemplo simples)

também me interrogo muitas vezes com essa mesma questão e porque é que temos de ser só nos a aturar o João Jardim????? LOL ;)

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

^_^ hum!... tão a ver a peninsula ??? é um quadrado né! ... eu se fosse espanhol ia me fazer uma confusão do caraças sobre uns gajos que se autointitulam-se de portugueses que fizeram um rectãngulozinho ali mesmo junto á costa.

 

Como é que podemos gostar de espanha relativamente á historia de ambos ... já repararam que sempre foram os gajos que nos invadiram ... nós até os ajudamos a conquistar a espanha aos mouros.

 

Uma coisa é certa ... nós portugueses somos muito diferentes deles, mesmo muito.

 

Essa onda de global e de sermos terrestres é muito lindo ... mas desculpem-me tirem lá as fonteiras ou lá o que é ... mas eu apesar de ser terráqueo tenho uma identidade cultural ... e ninguem me tira coisas como: a palavra "SAUDADE", A LINGUA PORTUGUESA, TALVEZ O FADO, E A NOSSA HISTÓRIA (que por sua vez até nos ajudou a todos nós a nos identificarmos como Terrestres).

 

Atenção meus amigos ... Não sou nacionalista ... Apenas sou mais um que por acaso ou não, nasci neste local em que tenho orgulho em falar esta portugu~es e ser filho de uma terra de POETAS.

Link to comment
Share on other sites

Com que direito a Ilha da Madeira é de Portugal e não de todos (exemplo simples)

também me interrogo muitas vezes com essa mesma questão e porque é que temos de ser só nos a aturar o João Jardim????? LOL ;)

A ilha da madeira foi descoberta ... não invadida ... e naquela altura foi habitada por portugueses ... por esta ser desabitada.

Link to comment
Share on other sites

os alentejanos também são muito diferentes dos minhotos e os lisboetas do algarvios e os açorianos dos madeirenses, então os tipos de almada, bem esses não se parecem com ninguêm ;) LOL, etc

 

não confundir cultura com nacionalidade.

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

os alentejanos também são muito diferentes dos minhotos e os lisboetas do algarvios e os açorianos dos madeirenses, então os tipos de almada, bem esses não se parecem com ninguêm ;) LOL, etc

 

não confundir cultura com nacionalidade.

olha olha ... e esses gajos todos não falam português??????? .... ^_^

Link to comment
Share on other sites

Mas tenho um dedo que adivinha que bastava 50 aninhos no máximo e criava-se na provincia de Portugal mais um movimento terrorista...

Também acho que isso seria possível, mas por outro lado também ponho em causa a "nossa" determinação para o fazer. Não acredito muito que fôssemos capazes de formar um grupo terrorista como a ETA, por exemplo.

 

Agora, se fôr ao contrário, sermos nós alvos de terrorismo, já acredito mais...

Link to comment
Share on other sites

mas na escola obrigam-te a saber duas e se te apetecer alargar os teus horizontes vais ver que duas é pouco.

 

eu pessoalmente não me importava de ter duas linguas :diabo:

 

eu tinha de descambar :oops:

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

É pá... até me assustei, ao folhear este topico parecia que estava no forum-nacional!!! :P

 

Nacionalidades, identidades nacionais e outros que tais, são apenas lavagens cerebrais!

 

Somos cidadãos do mundo, com varios custumes e varias culturas! Tudo o resto é imperativo de uma economia de mercado... apenas serve para fins mercantilistas. As diferenças apenas existem nas cabeças de cada um!

 

Respondendo à pergunta do topico, eu já sou ibérico, pois nasci cá! ;)

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Resumindo: a criação de um só país entre Portugal e Espanha faria com que os portugueses ganhassem tanto qt os espanhóis, passariamos a ter direito à sesta depois do almoço tal como os espanhóis, viveriamos à grande como os espanhóis... passariamos a ser iguais aos espanhóis em tudo... :blink:

 

Eh pá...kerem ser como os espanhóis vão trabalhar para espanha!!!! :ph34r:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Eu aqui na empresa já sou ibérico é pena é que os ordenados não o sejam tambem :(

Idem idem aspas aspas... :P

 

Os meus colegas de Madrid e Barcelona ganham de certeza bem melhor que nós... :rolleyes:

 

Mas atenção que lá começa-se a trabalhar, regra geral, às 8 da manhã... :unsure:

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Pa ti é de borlix! Ensino-te a ler, escrever e falar! O calão tb, se kiseres! :P

 

P os restantes interessados, 7,5 eur/hora parece-me bem. Kem n poder pagar, uma bejeca tá fixe!

Podemos hacer una empresa cierto?

Yo hablo, leo y escribo castellano!

 

Pero 7,50€/hora me parece muy baratico...

 

 

Que dices?

 

 

Viva Simon Bolivar!!!

 

 

:lol:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Podemos hacer una empresa cierto?

Yo hablo, leo y escribo castellano!

Yo también, eheheheh! Socios? ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

kitsale:

axo q ninguem ker ser espanhol, mas axo q todos keriamos os ordenados deles.......

 

Brigada

qto á cerveja e tapas de nuestros hermanos, fazia-se um franchising de comida tuga e era um sucesso!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

virar espanhol..lol se me cassasse com uma...

quem respondeu k sim so pensou nos benficios economicos... cambada chupistas...

pensam k era so mudar o bilhete de identidade e toca a ver o ordenado a subir... rsrsrsr

se fossem mas é trabalhar para ajudar o pais andar.. isso sim.... :angry:

frea.jpg
Link to comment
Share on other sites

eu n sei se teriamos a perder, ou a ganhar...

 

só sei que n deve faltar muito pa isso acontecer, a espanha ja vende produtos e possui vastas empresas no mercado nacional... quando os portugueses não se aguentarem das canetas com a economia eles compram esta merda toda.. LOL teem um pais maior e sabem geri-lo ao contrario de nós...

 

tinha o seu "se" de bem e de mal...

 

e pensar que eles ja nos pertencerom a nós no passado... eles e grande parte do mundo, e agora somos os desgraçadinhos.. :gap:

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Quem está a criar esta "crise" em Pt são os espanhois,para nos invidirem á maneira moderna que é :

Coloca os na merda e depois vais lá como o salvador.....Os nossos governantes são uma merda de uns vendidos,estão a vender a privados as marcas do nossa história e ser.

Exemplo bem vivo Durão Barroso!!!

E agora está o penel.... do paulo portas a entrar de fininho outras vez para nos vir fo... mais umas vezes....este tipo de informações ninguem comenta pk?????

Link to comment
Share on other sites

Entao e o espirito tuga... da sardinha, da mini, da unhaca, do bigode!!! é o poder tuga expresso, no seu maior expoente!! lol Os espanhois n têm classe pra ter um cão de barro a porta de suas casas.... lol das caldas!! De las caldas... até fica mal!! :hammer:

Link to comment
Share on other sites

dj silva, o teu para quedas ainda funciona? :ph34r:

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

Mas...ao sermos portugueses, não somos á priori considerados ibéricos??

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

em vez de andarmos a falar assim

 

que crise, que dor de cabeça, que M$%#& -_-

 

quero ser espanhol JÁ

casa com uma espanhola :lol::lol:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

interesseiro e chupista :><P:

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Mas...ao sermos portugueses, não somos á priori considerados ibéricos??

^_^ a meu entender (histórico) só temos "descendência" dos celta ibéros no norte. Mas como dizia Fernando Pessoa ... nós somos lusos e esses ocupavam uma grande parte do centro de portugal e espanha ^_^

Link to comment
Share on other sites

ao gajo do forum nacional????? :diabo:

 

até lhe digo mais, entre 30 a 50 % do sangue que nos corre nas veias (á grande maioria dos portugueses) ou é de origem judaica ou de origem africana -_-

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

ao gajo do forum nacional????? :diabo:

 

até lhe digo mais, entre 30 a 50 % do sangue que nos corre nas veias (á grande maioria dos portugueses) ou é de origem judaica ou de origem africana -_-

ui ui ... e asiáticos .... é interessante isto ... nas minhas duas familias (materna/paterna) há grande descendência francesa resultado das invasões napoleónicas e tambem africana resultado de casamento entre um tuga e uma guiniense.

 

^_^;)

Link to comment
Share on other sites

Sabe mesmo bem ser confundido com monhés..... um gajo no verão no algarve só falam francês comigo... :wacko: que cena...

 

 

 

Nós não somos nem lusos nem iberos, aos olhos dos nossos vizinhos espanhois, nós somos aqueles gajos que ocuparam o melhor cantinho do quadrado deles... :P

 

 

Pena mesmo é que seja só bonito de ver... por que de resto... andre andre chico, que la manhana já era mui tarde....

 

Eu não me importava nada de ser espanhol......

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

deixava de cometer muitos incestos :P

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Esqueçam isso de sermos espanhois... temos historia!! N a podemos apagar!! pra ja a espanha ta em fase de diminuição devido ao pais basco... pensem antes em aumentar a nossa quallidade de vida e ver um portugal maior q qualquer pais da europa!! Tantric... paraquedas bem aberto!! lol :lol:

Link to comment
Share on other sites

Subscrevo -_-

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Até parece que já teve alguma experiência com essas... :lol:

 

Nordicas...queres uma?! Faz-te à estrada... :guiar:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Tribolik deixa-te de tretas pk os espanhois nao te pagam o bilhete para o BOOM ;)

 

Vou guardar uma Super Bock geladinha para brindar ctg kdo apareceres my friend...

A esperança é sempre a ultima a morrer :)

 

Acredita sempre :)

Link to comment
Share on other sites

no boom bamos ser todos ibericos!!!

 

 

venham maze de lá as espanholitas!!! si carinho!!!! :gap: hihihi :P

 

 

:lol:

 

 

:dance:

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

Tribolik deixa-te de tretas pk os espanhois nao te pagam o bilhete para o BOOM ;)

 

Vou guardar uma Super Bock geladinha para brindar ctg kdo apareceres my friend...

A esperança é sempre a ultima a morrer :)

 

Acredita sempre :)

nem os espanhois nem os portugueses -_-

 

alias acabou à pouco um policia de transito portugues de me ficar com o dinheiro do bilhete e mais uns trocos :rolleyes: <_<

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

alias acabou à pouco um policia de transito portugues de me ficar com o dinheiro do bilhete e mais uns trocos :rolleyes: <_<

Então já tinhas os €€€€€?! :o

 

Faz-te à estrada Tribolik! :><P:

 

:boom2006:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

vá tribolik não desanimes....fika benne e bons trabalhos :) :kisssss:

 

gostava muito que fosses.............................

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

nem que fosse para te atazanar a mioleira :gap: :hammer:

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
tenho os euros mas vivo sozinho e tenho de me alimentar, vestir, calçar, deslocar <_<

Pois sim....o dinheiro não chega, não é?

 

Arranja um part time! ;)

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    524
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!