Jump to content
×
×
  • Create New...

Será A Qualidade Sempre Boa Ou é Só Um Estereótipo?


CosmicEquilibrium
 Share

Recommended Posts

Boas,

 

Eu desde sempre que prefiro ouvir o som mais cru como se fazia antigamente, pois tinham poucos recursos, do que o que se faz actualmente, será a qualidade de hoje realmente benéfica?

Falando por mim acho o sons antigos muito mais viciantes e com muita mais intensidade, quando me dizem esse som tá bom mas nota-se que não está bem masterizado, será que isso realmente conta para alguma coisa ? Muita qualidade têm as músicas dance de hoje em dia e a mim não me chama à atenção nem um bocadinho, já aphex twin por exemplo acho muito bom e não tem masterização, para mim a masterização toda xpto não conta para nada, não confundir com um bom internal mixing que faz sempre falta, o que acham disso?

Link to comment
Share on other sites

isso da qualidade... é subjectivo

 

hoje em dia nem considero que haja qualidade...

 

a maioria dos artistas são todos muito similares e falando de trance...e as faixas são muito basicas a nivel musical

disfarçam depois isso com grandes tecnicas usadas nos synths e masterizão...(será isto qualidade?)

em relação aos sons antigos que "supostamente não teem qualidade", não confundir uma coisa... a 10/15 anos

os metodos de produção eram outros... eram quase limitados a hardware e desde então a musica electronica tem vindo a evoluir bastante...

 

antigamente as os produtores tinham mais cuidado com a composição e construção das musicas que hoje é uma verdade!

mas como eles produziam em hardwares tinham que pensar bastante e demoravam muito mais a produzir uma musica do que hoje em dia

até existem na internet algumas imagens do caderno onde hallucinogem escreveu os seus primeiros sons! faixas de trance escritas em pautas...

so para verem o nivel deste sr!

 

hoje em dia é tudo muito diferente... os cubases, logic´s etc são baseados em loops e quem os usa normalmente cai na tentação de construir uma faixa ao acaso por tentativas, sem ter tudo ja pensado na cabeça antes de executar...

poucas horas chegam mesmo para ser feita uma musica, nem é preciso ser um musico para conseguir fazer trance...basta saber algumas coisas

 

em relação a qualidade estereótipo...

tambem é uma coisa que tem vindo a degradar o trance... ja que se usa praticamente os mesmos metodos entre os artistas e depois as musicas invariavelmente, acabam por soar ao mesmo.

 

o problema principal é tambem inovar... quem inova arrisca-se a ser criticado e a ter menos sucesso que os outros...

por isso a maioria aposta na consistencia e naquilo que lhes garante uma chance de vir a editar, porque outros artistas que editam tem aquele genero de som...

dai o facto de alguns jovens artistas ainda a começar virem asvezes até com faixas a soar mais comercial que alguns produtores famosos...

 

*isto ja se passou no rock nos anos 60...foi um periodo muito mau da musica... era tudo a tentar imitar os beatles a serem os novos beatles etc!

até ke um dia uns putos em inglaterra se lembraram de ir buscar roupa ao lixo...e de criarem a banda SEX PISTOLS... que veio dar origem a musica punk ke mudou o rock e influenciou outros estilos

Link to comment
Share on other sites

Concordo.

 

até existem na internet algumas imagens do caderno onde hallucinogem escreveu os seus primeiros sons! faixas de trance escritas em pautas...

so para verem o nivel deste sr!

A formação musical é muito muito importante.

Agora basta sacar umas dicas de produção aos amigos, ir ao isratrance.. e voilá! A new producer is born!! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Basta sacar umas dicas?!?! :blink:

 

Pa n concordei com nada do k dissest, halucinogen ser um sr por escrever em pauta?!?!Mas afinal eu estou a ouvir musica classica ou estou a ouvir musica electronica. É k os sex pistols escreviam as musicas em pauta... k raio d comparações!!

 

E essa do trance suar tda igual...hmmmm. Ouve kindzaza e dps mete um cd d Astrix seguido por D-Nox vai a Tiesto e dps passa por X-Dream.e axo k vais mudar d ideias.Se disseres k ca em Portugal é k trazem sempre as mm coisas e o mm genero d trance ai tou d acordo.

 

Cumprimentos

MySpace

 

Zeitgeist

 

WAKE UP

Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin.

Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped?

Link to comment
Share on other sites

Basta sacar umas dicas?!?! :blink:

 

Pa n concordei com nada do k dissest, halucinogen ser um sr por escrever em pauta?!?!Mas afinal eu estou a ouvir musica classica ou estou a ouvir musica electronica. É k os sex pistols escreviam as musicas em pauta... k raio d comparações!!

 

E essa do trance suar tda igual...hmmmm. Ouve kindzaza e dps mete um cd d Astrix seguido por D-Nox vai a Tiesto e dps passa por X-Dream.e axo k vais mudar d ideias.Se disseres k ca em Portugal é k trazem sempre as mm coisas e o mm genero d trance ai tou d acordo.

 

Cumprimentos

 

provavelmente não entendeste foi o que eu quiz dizer...

 

1. o exemplo que eu dei de sex pistols não tem nada relacionado com pautas...

tem a ver com o estado actual do trance.... todos seguem o mesmo padrão quer a nivel de produção ou ideologico das musicas(o tal estereotipo do topico)!

- tal como nos anos 60/70 a maioria das bandas tentavam ter uma onda

identica a dos beatles...era o estereotipo(MODA) da epoca... e os sex pistols acabaram com esse estereotipo! porque inovaram

leia-se... inovação, ha pouca hoje em dia... foi por isso que eu referi essa banda!

 

 

2. desde quando é que as pautas para escrever notas musicais são exclusivo da musica classica?

que eu saiba toda a musica pode ser passada em pautas... estou certo ou errado? e sim hallucinogen, nos primeiros sons feitos em hardware usava pautas para pensar o que ia realizar...agora é logico que é mais facil produzir musica electronica no computador e as pessoas ja nao precisam escrever num papel

 

 

3. eu considero o trance actual muito indentico... mas atenção, dentro dos subgeneros...é logico que se comparas subgeneros diferentes o som não é igual!

desde quando astrix é o mesmo genero de trance de kindzaza? tiesto? wtf?

um produz full on e o outro produz um estilo conhecido como dark trance (russian style)

sendo subgeneros diferentes é mais que logico que não soem igual... eu referia-me a semelhança nos artistas nos subgeneros especialmente no full on!

em que julgo não ser o unico achar que é tudo demasiado semelhante, em produção , ideias aplicadas nas musicas etc

 

mas de resto...diferenças de opinião vai haver sempre

Link to comment
Share on other sites

*isto ja se passou no rock nos anos 60...foi um periodo muito mau da musica... era tudo a tentar imitar os beatles a serem os novos beatles etc!

até ke um dia uns putos em inglaterra se lembraram de ir buscar roupa ao lixo...e de criarem a banda SEX PISTOLS... que veio dar origem a musica punk ke mudou o rock e influenciou outros estilos

qdo os sex pistols apareceram, já o rock psicadelico e progressivo dos 60's tinha desaparecido, nessa altura(1976) andavana jarda o disco sound e o pop da franginha, e eles trouxeram de volta rock a sério ao mainstream iniciando um dos movimentos culturais mais marcantes dos séc. passado, dp dos hippies nos 60's os jovens terem parado o revolucionismo k tanto os caracterizava, voltaram com o punk e tdo o movimento á sua volta

Link to comment
Share on other sites

Boas,

 

Eu desde sempre que prefiro ouvir o som mais cru como se fazia antigamente, pois tinham poucos recursos, do que o que se faz actualmente, será a qualidade de hoje realmente benéfica?

Falando por mim acho o sons antigos muito mais viciantes e com muita mais intensidade, quando me dizem esse som tá bom mas nota-se que não está bem masterizado, será que isso realmente conta para alguma coisa ? Muita qualidade têm as músicas dance de hoje em dia e a mim não me chama à atenção nem um bocadinho, já aphex twin por exemplo acho muito bom e não tem masterização, para mim a masterização toda xpto não conta para nada, não confundir com um bom internal mixing que faz sempre falta, o que acham disso?

 

O som antigo tem mais qualidade e mais energia.

Isto porque o digital fica aquém dos instrumentos electrónicos.

 

Uma conta matemática nunca gera magia....

 

Depois antigamente as musicas eram masterizadas por pessoas com MUITA experiência.. sabiam fazer do que tinham nas mãos o melhor possível.

 

 

.... isto tem muito que se lhe diga, muito mesmo.

 

... nas festas muitas vezes o som é agressivo demais ao mesmo tempo que transmite pouca energia....

 

... a masterização é cara, é preciso equipamento e muita experiencia ( ou calma).

Muitas misturas estão pouco equilibradas..... por norma precisavam de passarem por analógico só para os agudos perderem a agressividade excessiva.....

 

O analogico é mito diferente do digital, mas a verdade é que uma mesa de mistura de masterização com 5 canais pode custar 500€....

 

... na minha lista de coisas a comprar ainda está um 4track, que é barato, mas também não caio na ilusão de "resolver tudo"

 

...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

eu axo k hoje em dia á + qualidade nas produçoes, basta ouvir faixas antigas de hallucinogen e gms e outros e ouvir as faixas + recentes pa s ver na minha opiniao 1 CLARA melhoria na qualidade geral da musica.

o k eu axo é k antigamente os sons eram + crus,+ experimentais,+ psicadelicos eram tb secalhar menos complexos como hoje em dia , visto k com a qualidade brutal dos softwares hoje em dia pode s ir ate ao minimo promenor ao k dantes nao era possivel. tb dantes nao havia metade dos "produtores",editoras e festas k existem hoje em dia e claro e nota-se na musica , algo bastante igual (especialmente no Full on). ;) é a minha opiniao

Link to comment
Share on other sites

eu axo k hoje em dia á + qualidade nas produçoes, basta ouvir faixas antigas de hallucinogen e gms e outros e ouvir as faixas + recentes pa s ver na minha opiniao 1 CLARA melhoria na qualidade geral da musica.

o k eu axo é k antigamente os sons eram + crus,+ experimentais,+ psicadelicos eram tb secalhar menos complexos como hoje em dia , visto k com a qualidade brutal dos softwares hoje em dia pode s ir ate ao minimo promenor ao k dantes nao era possivel. tb dantes nao havia metade dos "produtores",editoras e festas k existem hoje em dia e claro e nota-se na musica , algo bastante igual (especialmente no Full on). ;) é a minha opiniao

 

O que tu chamas qualidade brutal....

 

O som é a variação da pressão do ar.

Na teoria o digital pode gravar bem uma onda de seno com metade da frequência de amostragem.

Na pratica para gravar muito bem o som precisavas de 64bits, 1Ghz, e precisavas de microfones e colunas feitas no céu.... LOL

 

Como li numa opinião, o digital é bom para manter a gravação final tal como ela foi gravada.

Ao misturar 4 canais sonoros de 16 bits em um, se num momento todos estiverem na amplitude máxima ou amplitude mínima, para misturares num novo canal de 16 bits ( que é o que fai ser feito na pratica sempre ) vais precisar de uma compressão de 18Db para pores esse momento dentro dos 16 bits originais.

De certeza que se vai notar algo anormal ao estares a comprimir esse momento assim tanto - mesmo linearmente.

 

No analógico a compressão não é um calculo matemático. É uma interacção natural. A Natureza faz tudo como fez, embora na pratica foi a natureza que criou o digital ( o homem tb é a natureza ).

 

O digital tem partes positivas.... distribuição de musica..... mas é o resultado de tornar o produto musical mais barato e "confortável"...

 

Este mundo da quantificação matemática de tudo o que existe ( incluindo pessoas inf.... )..... nem sei.....

 

quanto ao som trance lembro-me que já passava no "planeta e" na altura, .... embora eu não ouvisse, pois estava "noutra onda" .

Não deve ser muito diferente de qualquer maneira.

O house vinha puramente da criatividade de alguns, não vinha de pessoas sem intenção nenhuma a não ser comprar ferraris e......

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

quanto ao som trance lembro-me que já passava no "planeta e" na altura, .... embora eu não ouvisse, pois estava "noutra onda" .

Não deve ser muito diferente de qualquer maneira.

O house vinha puramente da criatividade de alguns, não vinha de pessoas sem intenção nenhuma a não ser comprar ferraris e......

 

Antes o trance psicadelico e outros subgeneros de musica electronica eram alternativos agora... são mainstream (ou quase) :glare:

Mas tudo muda. Hajam bons produtores, bons djs e que o espirito volte ao estado mais puro.

E let's dance & smile!

Link to comment
Share on other sites

Isto tem sempre mais do que se lhe diga....

What is Optical compression?

Article from Sound On Sound Q+A, September 2003

 

After microphones, nothing stirs up a group of music professionals so much as a discussion about compressors. Essentially, compressors are gain-riding devices that monitor the level of the incoming signal and then apply gain reduction in accordance with the user's control settings. Given this simplistic explanation, shouldn't all compressors sound exactly the same, in the same way that faders tend to?

 

Clearly compressors don't all sound the same, and there are a few good technical reasons why. Perhaps of less importance than some people might imagine is the gain control element itself, which can be a tube, a FET (field effect transistor), a VCA (voltage-controlled amplifier), an optical photocell arrangement (a light source and a light detector) or even a digital processor. Certainly all these devices add their own colorations and distortions to a greater or lesser extent, but what influences the sound most is the way the ratio and envelope characteristics deviate from theoretically perfect behaviour.

 

In an imaginary, perfect compressor, nothing happens to the signal until it reaches a threshold set by the user, after which a fixed compression ratio is applied. For example, if the compression ratio is set at 4:1, for every 4dB the signal rises above the threshold, the output rises by only 1dB. A modification to this is the soft-knee compressor where the ratio increases progressively as the signal approaches the threshold, the end result being a less assertive, less obtrusive form of compression.

 

Many classic designs don't in practice act like this perfect compressor however, as their compression ratio may vary with the input signal level. For example, some compressors work like a perfect soft-knee device until the signal has risen some way above the threshold, then the compression ratio reduces so that those higher level signals are compressed to a lesser degree than signals just above the threshold. The reason for this change in ratio is simply that many early gain-reduction circuits don't behave linearly, especially those using optical circuitry as the variable gain element. The components themselves are non-linear so when, for example, you combine a non-linear light source with a non-linear light detector, the composite behaviour can be quite complex and unpredictable ó however, history has buried those optical circuits that didn't sound good, so we're now left with those that happened to sound musical.

 

O que é que é perfeito afinal de contas??????

" O perfeito está nas melhores imperfeições " :lol:

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

quanto ao som trance lembro-me que já passava no "planeta e" na altura, .... embora eu não ouvisse, pois estava "noutra onda" .

Não deve ser muito diferente de qualquer maneira.

O house vinha puramente da criatividade de alguns, não vinha de pessoas sem intenção nenhuma a não ser comprar ferraris e......

 

Antes o trance psicadelico e outros subgeneros de musica electronica eram alternativos agora... são mainstream (ou quase) :glare:

Mas tudo muda. Hajam bons produtores, bons djs e que o espirito volte ao estado mais puro.

E let's dance & smile!

 

Concordo plenamente, embora, antigamente o som fosse produzido com maior dificuldade, para o fazerem não basta ouvirem i achar que até conseguia fazer umas cenas engraçadas enquanto se ganhavam umas coroas. Era a vontade de fazer, gerar, o espírito artístico, que impunha a consciência o acto de transmitir para fora o que ia dentro do dito espirito criativo, e com a evolução, i o aparecimento da era digital apareceu um boom de "artistas" (entenda-se por "artistas", Artistas e Pseudo-Artistas), pois a era digital não fez com que os que realmente gostam do que fazem e o fazem com amor deixassem de o fazer, apenas facilitou o acesso i o processo, mas possibilitou a muitos outros que produzissem, dai também o som de fast-food... sem pés nem cabeça! Mas tristezas e lamentações a parte... desde que a boa musica continua a alterar a pressão do ar que nos rodeia no dance-floor, as outras vibrações menos agradáveis, acabarão por desaparecer, nem que seja por umas horas! hahaahahaa

Say yes to chaos, say yes to random systems, say no to time slavery!

 

9852dn5.jpg

sg.jpg

2153jb5.png

22720qw7.gif

23688dq9.png

 

elPerdido @

hi5

Myspace

Last.fm

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Acho que simplesmente são gostos...

Mas é inegável a evolução a nível musical, em todos os aspectos...

Dou-te o exemplo do Cd 1 dos Beatles, deu o programa na Tv2, a maneira como limparam o audio, explicaram a mudança do audio de analógico para digital... pá grande programa...

Saudações a toda a comunidade!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
quanto ao som trance lembro-me que já passava no "planeta e" na altura, .... embora eu não ouvisse, pois estava "noutra onda" .

Não deve ser muito diferente de qualquer maneira.

O house vinha puramente da criatividade de alguns, não vinha de pessoas sem intenção nenhuma a não ser comprar ferraris e......

 

Antes o trance psicadelico e outros subgeneros de musica electronica eram alternativos agora... são mainstream (ou quase) :glare:

Mas tudo muda. Hajam bons produtores, bons djs e que o espirito volte ao estado mais puro.

E let's dance & smile!

 

Concordo plenamente, embora, antigamente o som fosse produzido com maior dificuldade, para o fazerem não basta ouvirem i achar que até conseguia fazer umas cenas engraçadas enquanto se ganhavam umas coroas. Era a vontade de fazer, gerar, o espírito artístico, que impunha a consciência o acto de transmitir para fora o que ia dentro do dito espirito criativo, e com a evolução, i o aparecimento da era digital apareceu um boom de "artistas" (entenda-se por "artistas", Artistas e Pseudo-Artistas), pois a era digital não fez com que os que realmente gostam do que fazem e o fazem com amor deixassem de o fazer, apenas facilitou o acesso i o processo, mas possibilitou a muitos outros que produzissem, dai também o som de fast-food... sem pés nem cabeça! Mas tristezas e lamentações a parte... desde que a boa musica continua a alterar a pressão do ar que nos rodeia no dance-floor, as outras vibrações menos agradáveis, acabarão por desaparecer, nem que seja por umas horas! hahaahahaa

 

É isso. Positivo. :respect:

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Sem me alongar muito...a qualidade interessa para quem liga à qualidade mas a verdade é que é bem mais fácil dançar uma musica que se goste onde as frequencias para além de se ouvirem se sintam e estejam bem definidas. Quanto ao gostar ou não gostar é uma questão simplesmente de gosto, posso adorar a música de uma banda ou produtor e ela ser muito mal tocada, são coisas diferentes. Isto põe a questão do que é tocar bem ou mal...

 

Os produtores que evoluiram técnicamente ficaram com um som completamente diferente, mais actual. Não podemos dizer que "qualidade sonora" não interessa, pelo menos do ponto de vista auditivo. É um facto que se for mais bem produzido a nivel de qualidade num P.A. maior isso nota-se, sente-se...

 

O público está diferente, as festas estão diferentes, o som está diferente. Tudo evoluiu, mesmo que não tenha sido ao nosso gosto. Uns decidiram ficar como estavam outros mudaram, penso que se resume a isto.

...on the thin line between madness and genius, we fear the things we cannot understand.

Link to comment
Share on other sites

Agora ando numa de ouvir temas mais antigos. Os meus favoritos são dos anos 2003, 2004 e alguns de 2005.

É a nostalgia a bater. É estranho pois ainda nem passaram 5 anos desde a primeira vez que ouvi este ou aquele tema!!

As sonoridades belas, cheias de shalala e mensagens cósmicas trazem-me boas memórias e fazem-me sorrir.

A par disso também estou a ouvir Armin van Buuren, Chicane, Thrillseekers, etc. Trance vocal melódico bem construido e límpido que me faz ficar em alta. A minha antiga paixão antes do psy.

E porquê?

 

Porque me sinto insatisfeita.

Pessoalmente não gosto de muito do som que se faz agora. Falta-lhe originalidade e acima de tudo espiritualidade!

Para muitas cabecinhas o "Está na moda = Tem qualidade"

A nivel de originalidade/criatividade: quando o meio cresce a criatividade morre um bocado porque todos acabam por se copiar uns aos outros. Quem anda na vanguarda produz um novo sucesso, novo som, nova técnica e quem está um passo atrás corre a copiar na busca do mesmo sucesso.

Por vezes a inovação surgem pelas mãos de quem está fora do meio e traz algo novo para a cena.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que há a mentalidade, a noção original de quem vem do goa trance e do psytrance ao seja o que é a ideia original e depois há a mentalidade de quem gostava de gostar e pode pagar cursos de produção e tem conhecimentos, precipitam-se na produção se têm o cursos e os conhecimentos eles é que são de elite eles é que fazem sempre o bom porque seguem um par de regras padrão ao seja totalmente contra a ideia do psytrance, ao seja nunca fazem nada de novo porque não sabem sair do ciclo do que é já considerado bom, enquanto antigamente produzia-se com muito mais liberdade, todas as ideias eram opções válidas e respeitadas os artistas estudavam padrões que os levavam muito tempo a produzir mas o resultado final é aquele que nós conhecemos, e não como hoje tirar um bocadinho daqui bocadinho dali é isto que tá a sair é o que eu faço utilizar os presets de masterização do costume, um bocadinho deste dark que começa a ter sucesso também, pronto participam em va's todas as semanas sempre com a mesma música. Já dizia einstein algo como o que divide a estupidez da genialidade é o sucesso, mas porra sempre o mesmo só por causa do medo de perder o sucesso não... o que não falta são bons dias para boas novas ideias que podem correr bem.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!