Jump to content
×
×
  • Create New...

Se Tiveres Um Limão Faz Uma Limonada


Recommended Posts

Recebi este texto há pouco e achei por bem partilhá-lo:

 

Quando fui convidado para no início de ano escrever um artigo, recordei-me de um pequeno conselho que recebi do meu saudoso Avô:

 

«Quando tiveres um limão, faz uma limonada».

 

Este foi um conselho de um grande educador que eu recordo com muita saudade. Mas um tolo procede exactamente ao contrário. Se a vida lhe dá um limão, renuncia e diz: «Estou derrotado. É o destino. Não tive sorte».

 

Depois queixa-se amargamente do mundo e entrega-se a uma orgia de auto-piedade.

 

Segundo o meu Avô, o homem refletido, porém, ao receber um limão, pensa: «Que lição posso tirar eu deste infortúnio? Como poderei melhorar a minha situação? Como poderei transformar este limão numa limonada?».

 

Com o avançar dos anos, e alguma experiência que vou tendo de vida, verifico que uma das mais espantosas características da humanidade é «o seu poder para transformar em grandes os pequenos casos e insignificantes da vida».

 

Recordo ainda a propósito, a minha estadia na Guiné quando cumpria o serviço militar obrigatório. Odiava o sítio. Causava-me repugnância. Nunca me sentira tão infeliz.

Fazia um calor insuportável, no mato e em pequenas barracas, com alguns companheiros tão desanimados quanto eu, e indígenas com quem não se podia falar. A humidade do ar chegava a atingir 90%. Chuvas torrenciais, alimentos cheios de areia dos ventos que por vezes sopravam sem cessar!

Sentia-me tão infeliz, com tanta pena de mim, que não resisti e escrevi a meus pais. Disse-lhes que ía renunciar a tudo aquilo e que a minha intenção era desertar. Que não podia suportar mais aquele inferno. Preferia viver numa prisão!

Em resposta, meu pai enviou-me apenas dois versos que modificaram por completo a minha vida:

 

Dois homens olharam através das grades da prisão:

Um viu a lama, outro as estrelas.

 

Li e reli esses versos, por várias vezes. Senti-me envergonhado. Até que resolvi descobrir o que havia de positivo na situação em que me encontrava. E, esforçar-me por olhar as estrelas.

Passei a conviver com os nativos e surpreendeu-me as suas reacções:

Quando lhes demonstrei interesse pela cerâmica e pelo que teciam, ofereceram-me algumas das suas peças mais apreciadas - peças que haviam negado vender a outros. Apreciei as formas fascinantes das árvores, admirei o crepúsculo daquelas paragens.

O que foi que produziu essa surpreendente transformação? A Guiné não se transfomara! Os nativos tão pouco tinham mudado! Mas eu, sim, mudara a minha atitude mental.

Transformei aquela horrível experiência numa das aventuras mais emocionantes da minha vida.

 

Recordo ainda uma verdade antiga que os gregos ensinaram quinhentos anos antes de Cristo:

 

«As melhores coisas são sempre as mais difíceis».

 

No século XX, Harry Emerson Fosdick repetiu-a :

 

«A felicidade não é um prazer; é em grande parte uma vitória».

 

Uma vitória que advém de uma sensação de êxito, de triunfo, tal como transformar limões em limonadas.

 

;);)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

«As melhores coisas são sempre as mais difíceis».

 

No século XX, Harry Emerson Fosdick repetiu-a :

 

«A felicidade não é um prazer; é em grande parte uma vitória».

 

Uma vitória que advém de uma sensação de êxito, de triunfo, tal como transformar limões em limonadas.

 

;);)

:huh:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Adorei este texto... e tenho a certeza que vou ter uma melhor visão das coisas a partir de agora... todos estes pequenos fragmentos me ajudam a perceber o lado bom das coisas, mesmo quando pequenas e supostamente, insignificantes...

 

É bem possível ficar "colado" a qualquer objecto simples durante "horas", mesmo sem recorrer a drogas...

 

Quantas vezes fico a olhar para um nó na madeira, para uma cadeira, para um risco na parece... como se estivesse em acido... e sem ter metido nada...

 

É a vida... hehehe, a minha, pelo menos!

 

Alguem partilha?

 

:unsure:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Aerogel, lá por não teres metido nada não quer dizer q não estejas ainda em efeito d ácido... :P isso ainda demora a passar -_- mas concordo perfeitamente ctg e tb m acontece mtas vezes... como ainda agora disseste no outro tópico, "Afinal de contas... o que é a realidade? Pode ser o que eu quiser... basta para isso, acreditar..." tb acredito q o mundo é tal qual como o pintamos... só é pena é ainda não conseguir pinta-lo sempre da maneira mais bela... ainda m deixo abater por certas contrariedades... mas ainda sou novinho, c muito para aprender... e c a ajuda d amigos como vocês hei-d lá chegar certamente ^_^

 

tb gostei mto deste texto hestya... grazie ;)

Link to comment
Share on other sites

A minha interpretação deste texto é um pouco diferente das k li por aki...

 

Faz-me lembrar aquela frase:

 

É preciso muito caos interior para parir uma estrela que dança...

Eu sou shanti e jogo Mafia Wars

Link to comment
Share on other sites

Quantas vezes fico a olhar para um nó na madeira, para uma cadeira, para um risco na parece... como se estivesse em acido... e sem ter metido nada...

 

É a vida... hehehe, a minha, pelo menos!

 

Alguem partilha?

 

:unsure:

Atão não amigo? ;);)

 

Acontece-me também estar sóbria e ficar ali «paradona» a fixar algo, a distinguir as rugas, a textura, as cores... como que se a tentar ver mais do que normalmente vejo, e na prática é mesmo isso, se nos alhearmos um pouco dos stresses do dia a dia, das ideias pré-concebidas, conseguimos discernir muito mais além e ter uma perspectiva bem mais animadora das coisas! :)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

tb gostei mt deste texto!!!!

 

Aerogel eu sou mt observador, e digo-te uma coisa...pareçe k estou sp em acido :suprised: :Lolol: :hammer:

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

Dois homens olharam através das grades da prisão:

Um viu a lama, outro as estrelas.

Gostei bastante do texto e realmente ha coisas que lemos que nos fazem mudar a maneira de olhar para a vida, esta frase para mim é a pura realidade, cada um vê as coisas à sua maneira e a realidade é o que cada um de nós quiser. (será que nenhum deles via as grades?! :blink::lol: )

 

tb acredito q o mundo é tal qual como o pintamos... só é pena é ainda não conseguir pinta-lo sempre da maneira mais bela...
Amigo as tintas tao caras ;)

 

Qt a ficar especado a olhar para uma coisa...hoje fiquei 15m a olhar para um monte de roupa passada que tava na minha cama.. :hammer:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Não é a isso k alguns chamam de meditação ........ ???? ^_^

"A verdade é única, embora os sábios a conheçam como muitas."

Link to comment
Share on other sites

Recordo-me de muita gente dizer que gostaria de ir à Indía, sei que muitas

influências e pensamentos estão presentes: Goa, hinduísmo, budismo, todo

aquela mescla de gente no rio, cor por todo lado, os camiões decorados, os

valores espirítuais que transparecem uma harmonia.

Mas será isso o que nos leva a fazer a viagem? Acontece com frequência

fazer uma viagem e tudo é giro, tudo é bom, as coisas são todas

maravilhosas, isto porque a nossa disposição é de aventura e de descoberta.

Talvez a nossa goa ou o nosso espírito de viagem possa estar presente no

dia-a-dia. Pelo menos na tribe elastik está cá esse pensamento de olhar para

as estrelas e não para a lama.

 

Por isso vou deixar uma sugestão, um pensamento a praça do rossio está toda decorada com luzes, é um espaço que não é muito vivído á noite, aquela praça enorme com aquele espírito de memórias passados, ali á espera que o preencham com vida, com uma festaaaaa, isso era linduuu.

 

:hammer:

a vida leva uma voltaaaa..

Link to comment
Share on other sites

Este texto está lindo Cris.

A primeira vez que o li li-o logo em voz alta, até soa melhor aos ouvidos :)

 

 

É realmente uma grande caracteristica de muitos seres humanos, ver só o lado mau das coisas, quando há tantas coisas boas que podem advir de situações más. Aprendemos muito com elas ;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Se tiveres um limao, faz uma limonada.

 

Se tiveres um porco, faz porcaria.

 

Se tiveres um macaco, faz macadas. :lol::lol:

 

 

 

 

(desculpem nem li o topico, so vi o titulo.) :D

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

se não tiveres um limão... vai cravar ao vizinho. :lol:

 

tou a curtir.

 

o texto está lindo. é sempre bom ver o lado positivo das coisas. :wub:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Este foi um conselho de um grande educador que eu recordo com muita saudade. Mas um tolo procede exactamente ao contrário. Se a vida lhe dá um limão, renuncia e diz: «Estou derrotado. É o destino. Não tive sorte».

 

Depois queixa-se amargamente do mundo e entrega-se a uma orgia de auto-piedade.

Como eu hoje depois de ser multada... às vezes completamente shame on me, quando tenho estes ataques de desespero e auto-piedade... :oops: O que vale é que normalmente depois de um belo pranto, tudo se resolve e volto a descomprimir. :P

 

Gypsia obrigada por andares a remexer no sótão do Elastik, já nem me lembrava deste texto... :)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    402
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!