Jump to content
×
×
  • Create New...

A água


czar
 Share

Recommended Posts

A Água

 

Uma alimentação rica em água promove o bom funcionamento do organismo humano, pois permite que órgãos como os rins trabalhem o necessário sem estarem sujeitos a sobrecargas que os desgastem e contribuam para a sua falência.

 

São sete os nutrientes que o Homem necessita e retira dos alimentos: água, fibras, hidratos de carbono, lípidos, minerais, proteínas e vitaminas.

 

A água é um dos nutrientes fundamentais na nossa alimentação e isso é facilmente comprovado através das seguintes situações:

 

mais de 60% do organismo é água;

sem água o organismo morre em poucos dias.

 

A água é essencial porque:

 

é o principal constituinte do corpo;

é o principal constituinte intracelular e extracelular;

é o único meio de transporte de determinadas substâncias - vitaminas, minerais...;

é responsável pelo equilíbrio entre o meio interno e externo, pela sua participação na formação e constituição do sangue, linfa, saliva, urina e outros humores corporais e das fezes;

tem papel activo no metabolismo de diversas substâncias.

 

Uma alimentação rica em água promove o bom funcionamento do organismo humano, pois permite que órgãos como os rins trabalhem o necessário sem estarem sujeitos a sobrecargas que os desgastem e contribuam para a sua falência.

 

Através da urina, cada um de nós pode ter uma ideia aproximada do seu bom ou mau nível de hidratação. Uma urina clara, sem cheiro e abundante é sinal de boa hidratação, enquanto que uma urina amarela, com cheiro e pouco abundante resulta da falta de água no organismo e concorre para a formação de pedra nos rins.

 

Também na formação das fezes a presença de água é necessária, pois permite fezes de consistência mole, essenciais para uma boa evacuação. Sem água suficiente, as fezes tornam-se duras e provocam obstipação, situação que para além do incómodo que causa favorece o aparecimento de doenças no intestino grosso.

 

A eliminação de produtos em excesso no sangue, e por isso tóxicos, fica comprometida se a quantidade de água existente não for a necessária. Como a água é o seu principal constituinte ou o sangue fica com pouca água - mais grosso e com menor capacidade de circulação - ou as substâncias tóxicas não são eliminadas.

 

Outra circunstância que importa referir para salientar a necessidade do consumo regular e substancial de água é o facto de o organismo estar constantemente a perder água através da urina, fezes, respiração e transpiração. Esta última causa de perda de água recorda que é necessário aumentar o seu consumo diário no Verão e quando se pratica exercício físico regularmente.

 

Estas são razões mais do que suficientes para perceber a importância que a água tem no bom funcionamento do nosso organismo.

 

A água que se consome deve ser potável, ou seja, sem cheiro, sem cor e sem sabor, livre de bactérias prejudiciais e de produtos tóxicos. Salvo situações excepcionais que possam ocorrer, a água para consumo público é potável. Chás e sumos de fruta naturais, a que não se adicionem açúcar, são também boas formas de se ingerir água.

 

A ingestão de água está indicada para todos e pode ocorrer em qualquer circunstância. Saliente-se, no entanto, alguns aspectos particulares:

 

as crianças, naturalmente irrequietas e em constante actividade física, devem consumir bastante água;

os mais velhos por perderem, com o tempo, a sensação de sede, não devem descurar a ingestão de tão acessível nutriente;

em situações de febre, diabetes, diarreias, vómitos, pedra nos rins... as necessidades de água são maiores.

Como foi referido anteriormente, as características observáveis da urina são um bom indicador do consumo de água, pelo que é possível, a cada um de nós, saber se a sua ingestão de água é suficiente ou deficitária.

 

Não raramente pessoas desidratadas, particularmente idosos e bebés, têm um encontro prematuro com a morte, o que é uma grande ironia, se atendermos à fácil disponibilidade deste recurso no nosso País.

 

Maria José Paraty é licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (actual Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação). Foi co-autora da rubrica "A Arte de Bem Comer", na Rádio Activa, e é responsável por campanhas de Educação e Higiene Alimentar em escolas do ensino básico.

Link to comment
Share on other sites

Interessante.

 

Curioso, esta semana numa das minhas paragens na fonte ( bebo á volta de 2 garrafas de 1.5l por dia...passo muito tempo na fonte eheheeh) troquei umas ideias sobre a água com um sr já idoso que tb lá estava a abastecer. Ele frisou a importância da água alertando-me para o facto de que, agora ainda lutamos pelo petroleo...daki a uns anos a luta será pela água. Sem ela não vivemos e a potável está cada vez mais escassa... ainda lá estivemos perdidos na conversa uns bons minutos.

O que mais me afectou foi o facto de ele parecer que me estava a passar a "pasta" como que se me kisesse alertar que é importante consciencializar para uma possivel realidade muito mais negra que o petróleo...

 

;) não que eu ache que isto é novidade para alguém...por certo isto já passou pela cabeça de toda a gente...mas gostei tanto da conversa com o Sr que agora vi este post e decidi partilhar B)

 

Ah têm dado reportagens na tv sobre akele rio..." o último rio selvagem"( bah já não me lembro em que região de Portugal fika) mas akilo não me caíu nada bem na tola! Então vai fikar tudo submerso??? ;):D :toosad:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Se não tivessemos um eskeleto e massa muscular...

:splat:

 

A água é mesmo algo indescritivel!

E é tão simples abrir a torneira não é?

Esse senhor de idade disse uma verdade incontornavel, a água será sempre o bem mais importante para a vida, aconteça o k acontecer.

Por algo já andam á prokura dela no espaço!

 

"é responsável pelo equilíbrio entre o meio interno e externo"

 

Obrigado Czar!

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
:( E é tão facil estragar a agua e ninguém parece preocupado com isso o ano inteiro só quando á umas certas notícias de seca,quando podiam poupar o ano inteiro :sad: e eu sou uma delas também não sou perfeita,mas acho que podiamos todos juntos fazer-mos mais <_< <_<

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Ele frisou a importância da água alertando-me para o facto de que, agora ainda lutamos pelo petroleo...daki a uns anos a luta será pela água. Sem ela não vivemos e a potável está cada vez mais escassa...

 

Afinal não tivemos de esperar muito para q isto acontecesse.

 

Decidi recuperar este tópiko devido à situação de seca extrema q o nosso país vive.

Não sei como será o próximo inverno mas desejo fortemente q seja chuvoso à brava. -_-

 

Só fico :o quando passo na rua ou então num qq zapping pelos nossos telejornais e vejo tudo muito lindo pelo país fora, com as ruas limpas(sim era para rir) e as belas fontes e fontanários a funcionar em perfeitas condições pelo país fora. Akelas q servem para adornar os parques municipais e os grandes centros...não era suposto andarmos a poupar? Então pq não se desligam?

 

:(

 

A fonte q por norma uso tá practicamente seca. Já só corre um fio de água...pá fiko triste com isto. :toosad:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

nunca percebi 1 coisa.. s 60% do corpo é agua, n deviamos ser tipo 1 colchao d agua?? :P na brinca ^_^

São cerca de 80%...

 

Com 60% de água, estavas muito mal, ou mesmo morto! A desidratação é lixada!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Poupem a ordem do dia é poupar :angry::angry: então o que andam a fazer :sad::sad:

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

 

Link to comment
Share on other sites

Poupem a ordem do dia é poupar

Só por causa disso, ontem só bebi vinho!!

 

:P

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Poupem a ordem do dia é poupar

Só por causa disso, ontem só bebi vinho!!

 

:P

lolololololololololol...tu andas com o humor inspirado ;)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

nunca percebi 1 coisa.. s 60% do corpo é agua, n deviamos ser tipo 1 colchao d agua??  :P  na brinca  ^_^

São cerca de 80%...

 

Com 60% de água, estavas muito mal, ou mesmo morto! A desidratação é lixada!

eu digo que o nooso corpo e consituido por 70% de agua

 

.....quem dá mais? :P:P:P:P:P:P

Link to comment
Share on other sites

nunca percebi 1 coisa.. s 60% do corpo é agua, n deviamos ser tipo 1 colchao d agua??  :P  na brinca  ^_^

São cerca de 80%...

 

Com 60% de água, estavas muito mal, ou mesmo morto! A desidratação é lixada!

eu digo que o nooso corpo e consituido por 70% de agua

 

.....quem dá mais? :P:P:P:P:P:P

Bem a pessoa que também devem ter no próprio cerebro portanto 75% :><P: :><P: ehehehehe ganhei.......

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

 

Link to comment
Share on other sites

Water - The Foundation of a Healthy Body

 

Article Description: Until recently most medical theory was based on the assumption that the 20% of our body that is solid tissue is what determined our health, since that is where most outward signs of disease and illness are found. It was thought that the 80% of our body that is liquid merely supported the structure of bone and organ tissue. We now know the opposite to be true, the fluids that flow through our body are what create our level of well being. The human body is a water machine, designed to run primarily on water and minerals.

 

Date of Publication: 7/31/2003

 

fonte:

 

 

Eu às vezes atinjo os 90%, quando ando com a cabeça em água e 95% quando vou mudar a água ao bacalhau.

 

:hammer:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Ouvi hoje nas notícias que Portugal desperdiça cerca de 3 biliões de litros de água por ano, que é cerca de 40% da água captada. :o

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!