Jump to content
×
×
  • Create New...

Parar Para Pensar...


moony
 Share

Recommended Posts

Ano 2070, acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha 5 anos... tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora. Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.

Antes, todas as mulhertes mostravam a sua formosa cabeleira; agora temos que rapar a cabeça para a mantermos limpa sem água.

Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma.

Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que jamais a água acabaria.

Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos acuíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados.

Antes a quantidade de água indicada como ideial para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.

A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivémos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgoto não se usam por falata de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele causadas pelos raios ultravioleta, que já não têm a capa de ozono que os filtrava na atmosfera; imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.

A indústria está paralizada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam com água potável em vez de salário.

Os assaltos por um bidão de água são frequentes em ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressiquidade da pele, uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os científicos investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigénio também está degradado por falta de árvores, o que diminui o coeficiente intelectual das novas gerações.

Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por habitante e adulto. As pessoas que não podem pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam a energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

Em alguns países ficam manchas de vegetação com o seu respectivo que é fortemente vigiado pelo exército, a água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui, em troca, não há árvores porqure quase nunca chove, e quando chega a registar-se uma precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano têm sido severamente transformadas pelas provas atómicas e pela indústria contaminadora do século XX.

Advertia-se que havia de se cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o bonito que eram os bosques, falo-lhe da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que a gente era. Ela pergunta "Papá, porque acabou a água?". Então sinto um nó na garganta; não posso deixar de me sentir culpado, pois pertenço à geração que acabou por destruir o meio ambiente ou simplesmente não levámos em conta tantos avisos.

Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreverssível.

Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto enquanto ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta Terra.

Link to comment
Share on other sites

Ainda não tinha lido este tópico... e recebi agora este texto por mail...

 

É para meditar mas também para fazer agir, acima de tudo... , se cada um de nós fizer qualquer coisa para minimizar o desperdício de água, são milhões de litros que se poupam... ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

As pessoas realmente ainda não tomaram consciencia do quanto a água é um bem PRECIOSO, não só este ano devido à seca mas SEMPRE!

Esta tomada de consciencia deveria partir dos próprios municipios que falam falam mas NÃO FAZEM NADA, eles não dão o exemplo.

Fico CHATEADA, pois claro que fico chateada quando vejo o municipio de LEIRIA a desperdicar a água para regar o relvada das rotundas!!!!!! :angry: Deixem a porcaria dos relvados secar!!!!!!!! :><P:

http://marlene.moleirinho.name

http://psyface.com

http://goagadarmagazine.com

http://quantic-chill.com

"Our job as psychedelic thinkers is to do everything we can to nudge our culture into a more Gaian state of mind". Lawrence Hagerty

Link to comment
Share on other sites

Fico CHATEADA, pois claro que fico chateada quando vejo o municipio de LEIRIA a desperdicar a água para regar o relvada das rotundas!!!!!! :angry: Deixem a porcaria dos relvados secar!!!!!!!! :><P:

Moleirinho mas essa agua não é bem desperdiçada pois vai para a terra e serve para alimentar um espaço verde, há de correr o ciclo nornmal da água.....deperdicio mesmo é a agua que vai pelos nossos esgotos em casa...digo eu ;)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

moleirinho

 

os relvados são importantes e devem ser mantidos... já é o bastante que os nossos campos estejam castanhos e secos... não vamos transformar as nossas cidades tambem.

 

eu sei que a esta altura posso parecer egoista a dizer para regarem a relva mas eu gosto de andar descalça e sentir a relva nos pés, gosto de ver as crianças a jogarem à bola nos parques.

 

eu tou com medo desta situação de seca que se está a passar, apesar de na minha profissão existirem muitas vantagens se não chover todos os que trabalhamos aqui preferiamos um mesito de chuva intensa a uns anos de crise. a falta de chuva vai fazer o pais mergulhar numa crise económica ainda mais grave e as coisas já estão muito más.

 

poupar àgua é muito importante mas de certeza que o "verde das cidades" tambem o é. já é bastante dificil não pudermos fazer chegar a agua às nossas florestas...

 

eu moro em sintra e temo pela minha bela serra que apesar de ter um micro clima humido este ano foi muito mais seco. hoje saiu no cm que a temperatura esperada era de 29º em lisboa!!

 

eu adorei a texto e temo que possa ser a nossa realidade mas espero realmente que ainda a possamos evitar. sei lá... uma ajuda mundial para fazer mais barragens e não desperdiçar tanto essa água, usar mais a energia solar, o gás natural, a força do vento, reciclagem do lixo, desalinazão da água do mar.

 

não é preciso ir muito longe... já sabem que a maioria das nossas colheitas de citrinos estam arruinadas!!! quem não gosta de comer uma bela laranja?? e depois de uma festita... sabe sempre bem.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Por aqui pela minha terrinha os termómetros hoje já marcaram 29º....

 

Não é por nada mas o Verão promete... :wacko:

 

Acho que vai haver muito sítio sem água antes do Verão por este andar....

 

Ainda por cima, para não variar em Portugal, só quando as coisas acontecem é que se pensa em prevenir, em criar comissões para este tipo de situações. Como foi o caso do Verão do ano passado em que maior parte do país ardeu, quando tudo aconteceu é que se lembraram de começar a fazer a prevenção e criar um gabinete para lidar com os incêndios....

 

Com a água tá a ser a mesma coisa.... agora que já não há muito a fazer é que tencionam mudar os hábitos das pessoas de um dia para o outro.

As políticas de poupança de água já deviam ser feitas há anos, desde que se fala dos problemas de escassez de água doce. Mas como neste país as coisas só funcionam por arrasto, agora é que querem fazer tudo ao mesmo tempo....

 

Fazer o quê?

Rezar para que chova a sério! :baby:

 

Bigada Moony linda, pelo texto tão realístico! ;) :kisssss:

Every moment is a golden one for him who has the vision to recognize it as such.

Henry Miller

Link to comment
Share on other sites

Como foi o caso do Verão do ano passado em que maior parte do país ardeu, quando tudo aconteceu é que se lembraram de começar a fazer a prevenção e criar um gabinete para lidar com os incêndios....

Resta é saber se se aproveita alguma coisa do que se começou a fazer o ano passado. Nos anos anteriores isso não aconteceu.

 

Há relativamente pouco tempo, o então ministro do ambiente, sugeriu que se começasse a racionalizar o consumo de água na região do Algarve. Autarcas e senhores do turismo vieram logo acusar o ministro de estar a afastar os turistas...

Quantos campos de golfe existem no Algarve? Aí uns 20! A água que não é necessária para a manutenção desses campos...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Zzzztttt upa, puxado de novo para cima!

 

Um tópico com um texto destes não deve cair no esquecimento.

Aproveitem para ler tb o tópico da nina "Seca - Quercus Alerta:, o que cada cidadão pode fazer" em Solidariedade e Ecologia.

 

Porque no dia a dia não custa mesmo nada. É só uma questão de consciencialização e hábito. Tão simples como reciclar.

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Parar para pensar...

 

"Estamos no ano de 2070, acabo de completar os 50, mas a minha aparência é de alguém de 85.

 

Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade. Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora.

 

Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água. Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais se podia terminar.

 

Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.

 

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozono que os filtrava na atmosfera.

 

Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte. A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressiquidade da pele uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigénio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.

 

Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.

 

O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por habitante e adulto. A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.

 

Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército, a água tornou-se um tesouro muito cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes.

 

Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a registar-se precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano têm sido severamente transformadas pelas provas atómicas e da indústria contaminante do século XX.

 

Advertia-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente.

 

Ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a água? Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou simplesmente não tomámos em conta tantos avisos.

 

Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.

 

Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta terra!"

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Documento extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos" de Abril de 2002.

 

Um agradecimento especial à Teresa (coffeemug) por partilhar este texto.

Namastê party people /\

Link to comment
Share on other sites

:(

Fiquei sensibilizada...

Eu acredito que esse cenário seja o nosso futuro. Infelizmente, ainda há pessoas que não param para pensar nisso e um dia será tarde demais para voltar atrás. Eu, apesar de reciclar o meu lixo, não deitar lixo para o chão, ou tomar banhos muito longos, continua a andar de carro e a fazer naturalmente as minhas actividades diárias, sabendo que estou a prejudicar o meio ambiente. Sei que é preguiça e egoísmo da minha parte.

Vou me lembrar deste texto por muito tempo, talvez consiga mudar alguma coisa...

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

Já existia um tópico com este texto criado pela moony por isso fiz um merge dos dois. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Já existia um tópico com este texto criado pela moony por isso fiz um merge dos dois. :)

 

obrigadao... ainda fiz uma pesquisa pra ver se encontrava algo semelhante, mas nao encontrei nada, por isso criei um topico novo... ta visto que pesquisei mal lolol

 

em relaçao a alguem k falou da rega dos relvados ser necessaria..... é claro k é necesssario, mas ha formas de se aproveitar a agua da xuva para esses efeitos.

 

namaste!!!

Namastê party people /\

Link to comment
Share on other sites

«As alterações climáticas destroçarão colheitas, porão em perigo as populações costeiras, destruirão ecossistemas e aumentará os conflitos pelos recursos. Isto não é ficção científica. São cenários possíveis baseados em modelos científicos», acrescentou Annan.

 

O secretário-geral da ONU sublinhou que será muito menos custoso reduzir agora as emissões poluentes do que enfrentar as consequências mais tarde.

 

Na terça-feira, em Nairobi, os especialistas de seguros avisaram que os prejuízos económicos causados por catástrofes naturais poderão chegar a 780 milhões de euros por ano a partir de 2040.

 

Hoje, numa mensagem dirigida ao segmento político da Conferência de Nai robi, Kofi Annan considerou que é necessária mais «coragem política» para lidar com as alterações climáticas.

 

A Conferência de Nairobi está a discutir as novas formas de intensificar a luta contra as alterações climáticas, debruçando-se sobre o pós-Quioto (a partir de 2012).

 

O período pós-Quioto e o envolvimento dos países em vias de desenvolvimento como a Índia, a China e o Brasil nos esforços de redução dos gases com efeito de estufa (GEE) são alguns dos assuntos prioritários deste encontro.

 

Estes países ratificaram o Protocolo de Quioto mas não têm o objectivo de redução de emissões.

 

Tal como aconteceu em Montreal (Canadá) no ano passado, a reunião de Nairobi vai acolher paralelamente as negociações da Convenção (COP12), à qual aderiram 189 dos 192 estados-membros da ONU, e a segunda reunião das partes do Protocolo de Quioto (MOP2), ratificado por 156 países, com as excepções notáveis dos Estados Unidos e da Austrália.

 

No período 2008-2012, actualmente coberto pelo Protocolo, apenas 35 países industrializados e a União Europeia - os países do Anexo I, que representam cerca de um terço das emissões mundiais - devem reduzir em conjunto 5% das suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), essencialmente resultantes da combustão de energias fósseis (gás, petróleo e carvão).

 

Exceptuando a Europa Central e de Leste, onde as emissões de dióxido de carbono baixaram 37% desde 1990 devido à recessão económica, as dos restantes países industrializados aumentaram 11%.

 

Para deter o aquecimento do planeta seria necessário reduzir as emissões de GEE em cerca de 60% até 2050. Diário Digital/Lusa

Link to comment
Share on other sites

Pequenos gestos como:

- Encher um copo de água, ao lavar os dentes, ao invés de deixar a torneira a correr.

- Colocar uma garrafa de 1,5L cheia de água no autoclismo, poupa 1,5L por descarga.

fazem com q poupes muitos litros ao fim de um ano

 

B)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Gostei do topico e realmente é de ficar a pensar... Ja tinha recebido o mail, e com imagem causa mais impacto... Qualquer dia parte do nosso ordenado ja é pago é agua, e medidas a tomar????

Ha muitas, temos de zelar o que é nosso, ate porque nao é em nos que vao cair as consequencias....

ॐ Somos apenas pessoas... mas são as nossas acções que nos definem... ॐ

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!