Jump to content
×
×
  • Create New...

Produção De Musica Eletrónica


Sidhartha
 Share

Recommended Posts

o artigo de masterização está muito bom.. pra mim tudo o que disponibilizares sera bem vindo...

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

Já votei. Acho que um artigo ou video com as noções básicas de produção seria bom. Ou então para quem já sabe os básicos e já sabe fazer qualquer coisa um sobre equalizações também seria muito útil.

 

Boa inciativa. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

espero que o pessoal n teja a seguir esse quadro. na minha opinião pode desajudar + kó k ajuda.

Link to comment
Share on other sites

Alguém escreveu esse quadro segundo a sua experiência e um método de trabalho.

 

Acho k é mais interessante se o pessoal pensar no k representa na realidade cada parâmetro e usar em conformidade com as suas intenções e com os objectivos da música. Ora vejamos:

 

Attack (ms) - tempo ko compressor demora até iniciar a compressão depois do sinal passar para cima do limiar (threshold)

Release (ms) - tempo ko compressor fica a actuar depois do sinal descer do limiar.

Limiar (db) - limiar do sinal a partir do qual o compressor começa a actuar

Ratio (relação) - relação entre o tempo de sinal k é comprimido e o k não é

(tb pode ser visto assim - por cada 2 passa 1; por cada 10 passa 1)

Knee - é uma coisa que varia e torna-se complicado de perceber matematicamente. mas...digamos que é a flexibilidade geral da curva de compressão.

 

à técnicos que preferem trabalhar só de ouvido e outros k usam cálculos matemáticos. Eu sou mais apologista desta segunda perspectiva no que toca a produção (não composição). mas nem 8 / 80.

Eu gosto bué de por a compressão a reagir com o ritmo da música e por isso direcciono a maioria dos meus cálculos para os BPMs. isto torna a compressão mais musical e menos dura, para além de que um gajo tem 1 ponto de partida.

Tb há quem prefira direccioná-los para as frequências.

 

Por exemplo: 60 (s) : BPM da música = 1 tempo musical

60 s : 100 bpm = 0.6 s

 

A partir daqui podes saber todos os tempos para esse BPM

0,6 s x 4 tempos musicais = 1 compasso musical 2,4 s

Só aqui já tens alguns valores para reverbs (0,6s; 1,2s; 1,8s; 2,4s)

 

0,6 s : 2 = 0,3 s 1/2 tempo musical

e assim sucessivamente...

0,3 s (300 ms) 1/4 tempo musical

150 ms 1/8

75 ms 1/16

37,5 ms 1/32

18,75 ms 1/64

9,375 ms

4,6875 ms

 

Portanto, ao usarmos múltiplos inteiros encontramos os vários "tempos" duma faixa. Mas tb facilmente se encontra os mesmos para 1 faixa com 1 divisão ternária... : ou x por 0,33infinito (ou 0,66inf), o tempo musical do qual se ker saber 1 (ou 2) terça parte.

 

Depois estes valores podem ser usados em qualquer processador ou synth:

 

delays - trabalham à base de tempo. ok, existe a função sync e quê mas se um gajo não quiser fazer a música um "objecto quadrado", tipo synths todos corretinhos, um gajo pega num dos valores k calculou e dá-lhe ou tira-lhe aquela milésima, centésima, décima ou soma o valor "quadrado" calculado com um valor "quadrado" inferior. Já dá aquela discrepância que o ouvinte não nota mas sente.

 

reverbs - por o pre-delay a reagir com o tempo (ou não!)

 

chorus, flanger, todo e qualquer parâmetro digital baseado em tempo real (minutos, segundos, ms)

 

 

depois também há o caso das músicas que têm variações de bpm. na boa, um gajo tb pode calcular médias. (ou usar só os cálculos do bpm da parte mais importante ou mais x ou y)

 

 

Enfim, isto é tudo 1 bocado offthread, não...?

Link to comment
Share on other sites

:blink:

 

 

 

Agora é que eu esqueço a produção de vez.

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

eix a proxima nem coloco nada! (axo que a pessoa fez aquele quadro com a intensão de orientar os outros) por isso axei que poderia ser util a alguem. NA MINHA OPINIÃO!! nao foi com intensão de escandalizar ninguem! :vava:

até porque nao fazia ideia que andavam aki matematicos licenciados em produçao musical!

se eu soubesse!deixava as dicas para eles! grandes musicos :training1:

mas falando do quandro acho que se uma pessoa olhar para o quadro como deve ser, repara que não esta´especificado! tem apenas uns pontos de orientaçao em relaçao aos compressores. NAO DÀ MEDIDAS EXACTAS! para que possa depois o ouvido fazer o resto...

 

 

PS: eu quando estudava artes e andava na escola, a minha professora ensinava tecnicas, mas raramente era capaz de fazer um desenho! :diablo:

Link to comment
Share on other sites

Jonherer calma mano,nao ligues ao k leste...ta certo,ms se nao entendes vai plo teu ouvido bro!!! hasde chegar la... aplica-te!!! :D:D:Dcosmo circle valeu a intenção o resto é conversa bro :D:D:D

''imagination is more important than knowledge.'' ''the secret to creativity is knowing how to hide your sources.''

Link to comment
Share on other sites

lol :lol:

 

'se boom!

 

eu escrevi isto, porque já falei com people (alguns elastikos tb) sobre isto e, provavelmente a grande maioria das Xs expliquei-me mal e enfim... tb achei k o desenrolar do post era uma boa oportunidade para mostrar...

 

não é preciso nenhuma licenciatura pra perceber isto. a tua faixa tá a 140 BPM. divides 60 por 140 e usas o resultado onde quiseres, como quiseres. Podes ainda dividir ou multiplicar por 2 e usas esse novo resultado. B)

 

 

 

-!!! - NEWS FLASH -!!! -

 

Quais artigos acerca de produção de músical vocês gostariam de ler ou ver em vídeo?

 

Votei Eqi'ing, quase nunca uso e curtia saber mais uns truques!

Link to comment
Share on other sites

compressionpb0.png

 

bem...para os que queriam umas ajudas de masterização

isto não ajuda em tudo mas na compressão ja da umas orientaçoes

 

espero que ajude em alguma coisa :)

peace bros

 

Para mim um quadro simples que nem baralha muito e dá algumas noçoes. Ate vou imprimir e experimentar ali no rack para tirar umas conclusões.

Link to comment
Share on other sites

compressionpb0.png

 

bem...para os que queriam umas ajudas de masterização

isto não ajuda em tudo mas na compressão ja da umas orientaçoes

 

espero que ajude em alguma coisa :)

peace bros

 

 

espero que o pessoal n teja a seguir esse quadro. na minha opinião pode desajudar + kó k ajuda.

 

 

Alguém escreveu esse quadro segundo a sua experiência e um método de trabalho.

 

Acho k é mais interessante se o pessoal pensar no k representa na realidade cada parâmetro e usar em conformidade com as suas intenções e com os objectivos da música. Ora vejamos:

 

Attack (ms) - tempo ko compressor demora até iniciar a compressão depois do sinal passar para cima do limiar (threshold)

Release (ms) - tempo ko compressor fica a actuar depois do sinal descer do limiar.

Limiar (db) - limiar do sinal a partir do qual o compressor começa a actuar

Ratio (relação) - relação entre o tempo de sinal k é comprimido e o k não é

(tb pode ser visto assim - por cada 2 passa 1; por cada 10 passa 1)

Knee - é uma coisa que varia e torna-se complicado de perceber matematicamente. mas...digamos que é a flexibilidade geral da curva de compressão.

 

à técnicos que preferem trabalhar só de ouvido e outros k usam cálculos matemáticos. Eu sou mais apologista desta segunda perspectiva no que toca a produção (não composição). mas nem 8 / 80.

Eu gosto bué de por a compressão a reagir com o ritmo da música e por isso direcciono a maioria dos meus cálculos para os BPMs. isto torna a compressão mais musical e menos dura, para além de que um gajo tem 1 ponto de partida.

Tb há quem prefira direccioná-los para as frequências.

 

Por exemplo: 60 (s) : BPM da música = 1 tempo musical

60 s : 100 bpm = 0.6 s

 

A partir daqui podes saber todos os tempos para esse BPM

0,6 s x 4 tempos musicais = 1 compasso musical 2,4 s

Só aqui já tens alguns valores para reverbs (0,6s; 1,2s; 1,8s; 2,4s)

 

0,6 s : 2 = 0,3 s 1/2 tempo musical

e assim sucessivamente...

0,3 s (300 ms) 1/4 tempo musical

150 ms 1/8

75 ms 1/16

37,5 ms 1/32

18,75 ms 1/64

9,375 ms

4,6875 ms

 

Portanto, ao usarmos múltiplos inteiros encontramos os vários "tempos" duma faixa. Mas tb facilmente se encontra os mesmos para 1 faixa com 1 divisão ternária... : ou x por 0,33infinito (ou 0,66inf), o tempo musical do qual se ker saber 1 (ou 2) terça parte.

 

Depois estes valores podem ser usados em qualquer processador ou synth:

 

delays - trabalham à base de tempo. ok, existe a função sync e quê mas se um gajo não quiser fazer a música um "objecto quadrado", tipo synths todos corretinhos, um gajo pega num dos valores k calculou e dá-lhe ou tira-lhe aquela milésima, centésima, décima ou soma o valor "quadrado" calculado com um valor "quadrado" inferior. Já dá aquela discrepância que o ouvinte não nota mas sente.

 

reverbs - por o pre-delay a reagir com o tempo (ou não!)

 

chorus, flanger, todo e qualquer parâmetro digital baseado em tempo real (minutos, segundos, ms)

 

 

depois também há o caso das músicas que têm variações de bpm. na boa, um gajo tb pode calcular médias. (ou usar só os cálculos do bpm da parte mais importante ou mais x ou y)

 

 

Enfim, isto é tudo 1 bocado offthread, não...?

 

 

compressionpb0.png

 

bem...para os que queriam umas ajudas de masterização

isto não ajuda em tudo mas na compressão ja da umas orientaçoes

 

espero que ajude em alguma coisa :)

peace bros

 

Para mim um quadro simples que nem baralha muito e dá algumas noçoes. Ate vou imprimir e experimentar ali no rack para tirar umas conclusões.

 

 

Como diz o proprio quadro " Compression parameter guidelines for POPULAR music instruments"

Tmb ja experimentei aplicar esse guia e nao resultou :angry:

Link to comment
Share on other sites

bem nunca pensei k um simples quadro deixasse tanta gente anhar...o quadro so dá noçoes...como podem reparar no quadro os numeros não estão precisos(ex: FUll track - Ratio 2:1 ou 3:1 e mais coisas do genero)...oscilam porque o quadro apenas serve para dizer o padrão em que se custumam utilizar aquele tipo de instrumentos.

como na musica nunca nada é exacto

o resto voces tem que usar o ouvido (Munitores) para tentar colocar como querem o som

o quadro a mim ajudou me...

se quiserem exprimentar tambem nao custa nada!

se não conseguirem!Lol

tambem nao me venham bater depois :P so dei uma sugestão Gratis!

sim porque ha por ai muita gente que sabe bues de produção e que podia fazer um quadro destes para o trance!

eu vou ver se encontro algum quadro na net para musica electronica...(mas axo que este quadro serve para a musica em geral ja que fala em synth´s etc)

 

peace

Link to comment
Share on other sites

bem nunca pensei k um simples quadro deixasse tanta gente anhar...o quadro so dá noçoes...como podem reparar no quadro os numeros não estão precisos(ex: FUll track - Ratio 2:1 ou 3:1 e mais coisas do genero)...oscilam porque o quadro apenas serve para dizer o padrão em que se custumam utilizar aquele tipo de instrumentos.

como na musica nunca nada é exacto

o resto voces tem que usar o ouvido (Munitores) para tentar colocar como querem o som

o quadro a mim ajudou me...

se quiserem exprimentar tambem nao custa nada!

se não conseguirem!Lol

tambem nao me venham bater depois :P so dei uma sugestão Gratis!

sim porque ha por ai muita gente que sabe bues de produção e que podia fazer um quadro destes para o trance!

eu vou ver se encontro algum quadro na net para musica electronica...(mas axo que este quadro serve para a musica em geral ja que fala em synth´s etc)

 

peace

 

 

 

LOLOLOL

yha tanta gente a anhar.......

Link to comment
Share on other sites

porreiro! boas dicas que encontrei por aqui! Eu estou a começar a dar os primeiros passos na produção, mas mais para me ir entretendo! :D

Há metafísica bastante em não pensar em nada.

Link to comment
Share on other sites

pessoal tenho a v-stack,mas tou um pouco ao papel....alguem k mexa cm ixo pode deixar aki umas luzes???

:D:D:D

''imagination is more important than knowledge.'' ''the secret to creativity is knowing how to hide your sources.''

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Um artigo em video sobre a melhor maneira d syntetizar um Patch desdo o inicio (n pegando num som ja feito) em sintese FM,Aditiva,Modular etc....Pork xego a conclusão k o psl so sabe sintetisar em syntz subtractivos eu incluido mas ando a fazer um esforço para abrir a mente... Temos o caso da Moog Modular k é um bixo mas um bixo e duvido k mt gente saiba sacar o k ker dali sem ser a sorte!!

 

Por isso o Trance anda tda igual e so subtractivo paki subtractivo pali... digo eu,na minha humide opiniao!!!

MySpace

 

Zeitgeist

 

WAKE UP

Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin.

Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!