Jump to content
×
×
  • Create New...

Trance E Cultura Psicadelica


zragan
 Share

Recommended Posts

Não! É uma ramificação mas os valores ja não são os mesmos!

 

É tipo o homem que é uma ramificação de um grupo de bactérias! :)

Link to comment
Share on other sites

"O estilo de música de que vou falar chama-se Goa Trance ou Trance Psicadélico, sendo uma derivação do Trance nascido na cidade alemã de Frankfurt por volta de 1985. Está enquadrado no estilo de música de dança electrónica e o seu reconhecimento no mundo foi no principio dos anos 90. É um estilo que criou um movimento musical muito interessante, com um impacto pouco significativo mas muito positivo na sociedade Portuguesa e no mundo.

 

Trata-se de um estilo musical muito peculiar que abrange várias influência musicais, como o Reggae, Funk, Techno, música étnica e tribal mas sempre com uma base psicadélica. Os adeptos deste tipo de música são o mais variado possível, abrange pessoas de todo o mundo, de todos os costumes e de todas as idades, é realmente um movimento muito heterogéneo. Tem uma componente muito espiritual e ao mesmo tempo, muito tecnológica, existindo numa perfeita e equilibrada simbiose, com o harmonioso yin e yang.

 

O movimento trance tem a sua génese remota no ambiente que se vivia no estado indiano de Goa. Aqui desde os anos 70 jovende todo o mundo, estudantes, músicos e viajantes, que queriam escapar ao sistema imposto na sociedade ocidental, fomentaram uma cultura alternativa que se assentava na música e na espiritualidade.

 

Em inicio dos anos 90, mais propriamente em 1993, e à medida que o trance alemão e belga iam crescendo na Europa, os jovens de todo o mundo que se reuniam em festas nas praias da índia começaram a absorver o carácter hipnótico deste estilo, mas maximizando-o com influencias tribais e sons de inspiração indiana e que deu origem á variação Trance: o Goa Trance.

 

Em Portugal as festas trance começaram em 1994. Estremoz foi a localidade onde um grupo de amigos, se juntou para dançar a primeira vez a música que se ouvia em Goa. A maior parte destas pessoas já tinha estado nas festas da Índia e trouxeram para Portugal a filosofia do movimento. Até 1996 tudo permaneceu muito privado, apenas aconteciam pequenas festas, em florestas e quintas no Alentejo, num circuito de amigos muito selectivo, mas nesse ano novas pessoas entraram no circuito e a palavra trance começou-se a ouvir aqui e ali, começou a ser passada de boca em boca. Um novo som andava por ai a circular, um som que vem de um país distante, muito diferente de tudo o que já se ouviu, tem batidas rítmicas fortes, tribais, com melodias que nos fazem voar e sentir como nenhum outro som consegue. Os jovens amantes de música electrónica começaram a encantar-se por este novo ambiente alternativo que se vivia em florestas e espaços mágicos cheios de luz fluorescente e mistério onde existia uma mentalidade livre de preconceitos e regras."

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

é como se a festa fosse a banda sonora da cultura psicadélica, mas mesmo assim a cultura psicadélica nao tem muito a haver com curtir e meter meter meter, é mais numa de aprender,

exprimenta numa festa chegares a beira de alguem que nao conheças e perguntar se esse alguem sabe kem é o mckenna ou os schultes.... percebes o ke kero dizer? a cultura psicadelica trancende muitas muitas vezes a festa de trance....

banner-peace100.gif
Link to comment
Share on other sites

Nos anos 60

Nos Estados Unidos este som era característica particular da música da West Coast, tendo na sua vanguarda bandas como os Beach Boys, Grateful Dead, Quicksilver Messenger Service, Vanilla Fudge, Tommy James and the Shondells e Jefferson Airplane. Jimi Hendrix e os Doors ajudaram a popularizar o Acid rock, um estilo parecido com o psicadélico. Também existiam bandas menos conhecidas noutras regiões, tais como os “13th Floor Elevators” e os “Bubble Puppy”, assim como os Third Bardo de Nova Iorque, banda que voltou à cena esporadicamente nos anos 90. Os The Byrds também contribuíram para o movimento psicadélico com “Eight miles high” uma música com harmonias vocais ímpares e longos solos de guitarra de Roger McGuinn que diz ter sido inspirado por raga e John Coltrane. Este estilo chegou também à música negra, com o nome de “psychedelic soul”, produzindo êxitos como, “Ball of confusion” e “Psychedelic shack”” dos The Temptations e “Reflections” por The Supremes, tendo acabado por aí.

 

Na Inglaterra, apesar da “revolução psicadélica” ter ocorrido mais tarde, o impacto não foi menor. Músicos consagrados como, Eric Burdon, The Who e os Beatles, produziram um grande número de músicas psicadélicas. No caso dos Beatles, é particularmente o caso de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que incluía a faixa “Lucy in the Sky with Diamonds” que teria as iniciais “LSD”, embora John Lennon, o autor sempre dissesse tratar-se de uma coincidência e que o nome da música era baseado num desenho feito pelo seu filho. Os Beatles editaram ainda em “EP”“Blue jay way”, outra música psicadélica.

 

A música dos Beach Boys tornou-se mais psicadélica devido ao aumento do uso de drogas por parte de Brian Wilson, compositor, produtor e orquestrador do grupo. Álbuns como “Pet sounds” e “SMiLE”, de Wilson, nunca editado, mostram essa crescente experiência. A música dos Cream e dos Pink Floyd (no seu início) é também representativa do movimento psicadélico em Inglaterra. A Joe Meek, produtor independente, é atribuída a invenção do phasing sound, notavelmente mostrado pela primeira vez no êxito dos Status Quo (banda) intitulado “Pictures of matchstick men” mas também ouvido em “See Emily play”, “The lemon pipers” e “Green tambourines” dos Pink Floyd, em “Silver machine” dos Hawkwind, “Ican see for miles” e “pictures of Lily” dos Who, em “Strawberry fields forever” dos Beatles e “We love you” dos Rolling Stones, sendo este os melhores exemplos do rock psicadélico inglês.

 

Um bom número de bandas que foram pioneiras do rock psicadélico, abandonaram o estilo no fim da década de 60. Um ambiente político hostil e a entrega do underground às anfetaminas, à heroína e à cocaína, levaram a que a música se tornasse cada vez mais pesada. Ao mesmo tempo, Bob Dylan editava “John Wesley Harding” e The Band, “Music from the big pink”, álbuns que se voltaram para as raízes, o que foi seguido por muitas bandas dos dois lados do Atlântico, tendo inclusivamente Eric Clapton citado “Music from the big pink” como sendo a primeira razão para ter abandonado os Cream.

 

Os músicos e bandas que continuaram com a psicadélia tornaram-se os criadores do rock progressivo nos anos 70, que mantendo o gosto pelos sons estranhos e longíssimos solos, adicionaram influências do jazz e da música clássica à nova mistura. O Yes é um exemplo dessas bandas, que se formou a partir de três grupos do rock psicadélico, os “Syn” donde saiu Chris Squire, “Tomorrow”, donde saiu Steve Howe e “Mabel Greer’s Toy Shop” donde veio Jon Anderson. O King Crimson também apresenta elementos psicodélicos, mas o Gong é o maior representante da psicodelia no rock progressivo, principalmente em seus discos iniciais - a trilogia "radio gnome invisible" é o maior exemplo.

 

Bandas mais recentes

Os Phish, formados no início da década de 80, tocavam música psicadélica com forte influência de jazz com grande destreza técnica utilizavam melodias elaboradas e complexos arranjos rítmicos. A meio dos anos 80 os Paisley Underground fizeram um tribute ao Byrds incorporando o psicadélico em ritmos folk. Os The Bangles foram o grupo de maior sucesso a emergir deste movimento, juntamente com os Green on Red e os Dream Syndicate.

 

Mais recentemente o grupo Kula Shaker criaram música índia com influências psicadélicas no seu álbum “Peasants, pigs ans astronauts”. Banda como os Ozric Tentacles e os Gorky’s Zygotic Mynci continuam a tocar música psicadélica numa tradição que remonta aos anos 60 via Steve Hillage, Gong e seus projectos paralelos.

 

Bandas inglesas como os Anomie e My Bloody Valentine são exemplos da psicadelia inglesa de garagem, citando os Pink Floyd e os Hawkwind como as suas influências musicais. Algumas bandas de música electrónica ou influenciada por esta e agora chamada de “música ambiente” ou trance, seriam bandas psicadélicas entre 1966 e 1990, tais como, Aphex Twin ou Orbital. Kyuss e seus sucessores também carregaram a bandeira do rock psicadélico até aos nossos dias. Os Smashing Pumpkins fundiram o rock psicadélico com o heavy metal tornando-se numa banda de sucesso the rock alternativo nos anos 90. Formando-se a partir do noise underground japonês os Acid Mother Temple misturaram a o som subtil e relaxante de Blue Cheer é psicadelismo óbvio de Grateful Dead

 

"A música psicadélica como conhecida em Portugal ou música psicodélica como é conhecida no Brasil, é inspirada pela utilização de drogas que alteram o estado de espírito, tais como a cannabis, a mescalina, o ecstasy e particularmente o LSD. As principais características do estilo incluíam músicas instrumentais muito longas, letras esotéricas e efeitos sonoros especiais." (Olhem so o que eles dizem de nos...)

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

"A música psicadélica como conhecida em Portugal ou música psicodélica como é conhecida no Brasil, é inspirada pela utilização de drogas que alteram o estado de espírito, tais como a cannabis, a mescalina, o ecstasy e particularmente o LSD. As principais características do estilo incluíam músicas instrumentais muito longas, letras esotéricas e efeitos sonoros especiais."  (Olhem so o que eles dizem de nos...)

nao vejo mentira nenhuma nisso, desde sempre os estado "psicadelicos" estao associados à ingestao e intoxicaçao de substancias alucinogenicos, e mesmo em ralaçao ao som é verdade....

fika bem ;)

banner-peace100.gif
Link to comment
Share on other sites

disse isso na brincadeira, pq tenha a plena consciencia que a maior parte das pessoas que andam em "ambientes psicadelicos" consomem drogas e afins e nao esta mal denominarem esse movimento como associado a drogas! ;)

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

é complicado arranjar uma ponte entre os anos 60 e o contemporaneo.sao ambos cultura psicadelica, isto é ,têm de ter a mesma base ou origem...mas o mais engraçado é que a cultura psicadelica dos anos 60 nasceu em circusntacias muito especificas..(como o pos guerra) e hoje o contexto é totalmente diferente....entao pk cultura psicadelica ainda?..se os ideais nao sao os mesmos!?.. eles anseavam ter direito a coisas k ja temos hoje, como exemplo liberdade de expressao..percebem? :blink::D

Link to comment
Share on other sites

Nós temos liberdade de expressão?? Queres enganar quem?

 

Vives cá?

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

nao kero enganar ninguem...so estou a dizer que nos anos 60 nem podias dar um peido que secalhar ias preso...o k n se passa agora.falas sobre o que queres, tens aqui um forum aberto para te expressares...

Link to comment
Share on other sites

tens razao mas ha varias maneiras de ter liberdade,nao é so teres um forum e falares do k te apetecer! liberdade engloba mt koisa...liberdade espiritual,liberdade de idealizares um mundo melhor e alcançares a felicidade e paz! na minha opiniao a ponte k liga os anos 60 e o presente é a vontade dos seres humanos serem felizes...e livres de terem outra maneira de viver e de pensar!!!

why be normal...when you can be yourself...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Bom tema .. té kim fim!!! :D

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

epah o facto de se estarem a afastar n impede q a cultura deixe de ser o q era.. eu acho q como o trance está hoje é bom mm q se afaste um bocadito lol.... pk a meu ver o trance é q se tem afastado das suas origens... e se assim n fosse a cultura n seria mais a mesma ... tendo em conta a evolução da musica nos dias de hoje

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

epah o facto de se estarem a afastar n impede q a cultura deixe de ser o q era.. eu acho q como o trance está hoje é bom mm q se afaste um bocadito lol.... pk a meu ver o trance é q se tem afastado das suas origens... e se assim n fosse a cultura n seria mais a mesma ... tendo em conta a evolução da musica nos dias de hoje

o trance está como as pessoas que frequentam as festas o deixam.... festas organizadas por pessoas sem cultura e sem entenderem a essencia daquilo que foi a origem do trance psicadelico, e digo o mesmo de djs e de produtores... que se eu lhes falar em goa trance parece que tou a falar chines (goa gil? lol)

 

não há cultura nem conhecimento... logo não podem respeitar uma coisa que não conhecem...

 

chega a ser ridiculo quando oiço pessoas que se fartam de dizer que gostam de mandar cenas alucinogenicas, mas que depois quando ouvem goa trance, dizem que é um som demasiado atrofiante para a cabeça deles (LOOOOL...show off)

 

logo o unico som que é capaz de meter alguem a viajar e que é verdadeiramente psicadelico, de tal maneira que o goa trance foi criado com a ideia de simular efeitos de drogas psicoactivas mas sem ingerir as mesmas... é o som que não se pode ouvir em portugal, é boicotado em todo lado... simplesmente ignorado e quanto mais fingirem que não existe, melhor para eles...

 

so tenho pena que não haja nenhuma pequena organizaçao ou grupo de pessoas apostadas em fazer renascer verdadeiramente o goa...

 

estou sim farto de ver pessoas usarem o NOME goa para tentarem explorar uma industria doente e podre como é a industria do trance em portugal...

 

tal como aquele pessoal que se faz todo freak cheio de rastas e piercings a imitar os hippies americanos que foram para goa nos anos 70 e depois

falo com eles acerca de dimention 5... ou asia 2001 e ficam tipo Hum?... é so cultura lol

 

quero com isto dizer que o trance hoje é victima dos estereotipos da sociedade e não é mais uma cultura...

pois as pessoas que andam nas festas vem akilo como uma forma de auto-afirmaçao pessoal e nao como uma cultura...

 

a cultura psicadelica, nomeadamente o goa trance continua a ser facil de encontrar gratuitamente pela net... não a tem e não a ouvem porque não querem..

Link to comment
Share on other sites

Tens de perceber uma coisa.....o goa deixou de se ouvir em festas desde 99. Hoje em dia é quase impossivel reunires 300 pessoas numa festa de psy com influencias goa, quanto mais de goa apenas.

 

Desde 98 que as festas se chama de Trance psicadélico e não de Goa Trance como antes.....

 

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades......

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Dos melhores posts que li neste fórum. Mais real do que isso não coseguiria dizer. É mesmo assim Richard , sinto uma revolta enorme em relação ao degredo que se está a constatar nas festas não só Nacionais como Internacionais. Faz falta uma produção de festas Goa, mas teriam que ser privadas, pois só assim me mantinha o espírito e essência das mesmas. É que parecendo que não a malta quer é novidades e nota-se que andam um pouco saturados e se aparecesse a moda do goa seria muito mau a nível de respeito e consideração, que eu penso que se deve ter pelo que é mais genuíno neste movimento.

Já agora se souberes de um local para fazer uma festa sem problemas agradeço. Já estás no line-up. ;)

 

Já agora vai ao Canto do Goa mais vezes. Se quiseres ir ver UX à Bélgica manda Pm.

Abraço

 

 

 

GOAFOREVER

Link to comment
Share on other sites

quero com isto dizer que o trance hoje é victima dos estereotipos da sociedade e não é mais uma cultura...

pois as pessoas que andam nas festas vem akilo como uma forma de auto-afirmaçao pessoal e nao como uma cultura...

 

 

Concordo em absoluto! Nao quero entrar na velha discussao acerca do goa, ate porque a acho irrelevante para o caso, apenas quero referir que se torna muito dificil promover o psicadelismo em festas quando nao se sabe o significado de "Psicadelismo"!

 

Para a maioria, Trance Psicadelico eh Full On, Dark, etc etc etc... perdem-se em rotulos quando o conceito de Psicadelismo eh bastante mais abrangente, e pode-se aplicar tanto ao Trance como ao Rock, Funk, Hip-Hop, Techno etc, assim como a pintura, literatura, cinema ou qualquer outra coisa.

 

Quando antes deste Boom a maioria se queixava acerca da falta de grandes nomes do "trance" no line up, nao se apercebem que estao a ir contra a essencia do psicadelismo em si, que eh experienciar algo novo!

 

Mas va-se la tentar explicar isto a quem nao quer aprender...

Link to comment
Share on other sites

Nobody wanna ear anything that can't be understood...but... everyone wants to talk about what they can't understand!!!

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

Nobody wanna ear anything that can't be understood...but... everyone wants to talk about what they can't understand!!!

 

"Some people see things that are and ask, Why? Some people dream of things that never were and ask, Why not? Some people have to go to work and don't have time for all that ..."

 

:rolleyes:

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!