Jump to content
×
×
  • Create New...

Kal o software usado para produzir?


Dr.Who?
 Share

Recommended Posts

é simples, quem quer que diga que o fruity, reason, ou live sao limitados, ou nao têm potencial, é simples, não sabem o que dizem, ou não têm conhecimento suficientemente aprofundado para os manipular totalmente.

 

São tao bons como qualquer outro, diria ainda melhores, pois são feitos para facilitar a vida a quem trabalha com musica electrónica. Diga-se que compor/misturar uma sinfonia no fruity é capaz de ser mais chato do que no cubase ou logic.

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 233
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

:lol:

 

acho que percebo o que estás a dizer. Música não interesa se fazes com uma guitarra de 100 contos ou de 1000, desde que 'teja lá o feeling. Mm assim eu prefiro tocar com a de 1000, toco melhor, mais rápido e sai um som melhor. Que mais se pode querer?

 

Cubase e o Nuendo não são iguais. O Reason, o Fruity e outros do género não têm um Audio Engine suficientemente complexo para resolver muitos dos problemas que se colocam em geração e mistura digital. Mas ainda bem que não são, porque a intenção é mesmo serem rápido s e intuitivos (o k é óptimo para principiantes), o que não quer dizer que qq um use. Gravar em software diferente nas mesmas condições sai um ficheiro igual, mas depois ainda falta passar por toda a Engine. E é aqui que está toda a diferença. Não é por acaso que o Reason soa melhor quando é a Engine do Cubase/Nuendo que toma conta do caso em ReWire.

 

Para mim a grande diferença entre o Reason/Fruity e o Cubase/Nuendo é que nuns eu posso fazer qualquer tipo de trabalho/música. E nos outros estou muito limitado nesse aspecto.

 

Agora mudei-me para o ProTools 7.1. Em termos de composição, é o software mais lento que usei até hoje, mas se calhar o problema sou mm eu.

Link to comment
Share on other sites

:lol:

 

acho que percebo o que estás a dizer. Música não interesa se fazes com uma guitarra de 100 contos ou de 1000, desde que 'teja lá o feeling. Mm assim eu prefiro tocar com a de 1000, toco melhor, mais rápido e sai um som melhor. Que mais se pode querer?

 

Cubase e o Nuendo não são iguais. O Reason, o Fruity e outros do género não têm um Audio Engine suficientemente complexo para resolver muitos dos problemas que se colocam em geração e mistura digital. Mas ainda bem que não são, porque a intenção é mesmo serem rápido s e intuitivos (o k é óptimo para principiantes), o que não quer dizer que qq um use. Gravar em software diferente nas mesmas condições sai um ficheiro igual, mas depois ainda falta passar por toda a Engine. E é aqui que está toda a diferença. Não é por acaso que o Reason soa melhor quando é a Engine do Cubase/Nuendo que toma conta do caso em ReWire.

 

Para mim a grande diferença entre o Reason/Fruity e o Cubase/Nuendo é que nuns eu posso fazer qualquer tipo de trabalho/música. E nos outros estou muito limitado nesse aspecto.

 

Agora mudei-me para o ProTools 7.1. Em termos de composição, é o software mais lento que usei até hoje, mas se calhar o problema sou mm eu.

 

qualidade é importante... mas eu prefiro ouvir um "jimy hendrix" a tocar numa guitarra podre do que ouvir um "ze manel" qualquer a tocar numa gibson.

o que torna as musicas agradaveis ao cerebro humano é as oscilações de frequencias geradas pelas notas e nao a qualidade

dos engines dos melhores programas...

 

a arte(musica) será sempre superior a tecnica

os tecnocratas ke tenham paciencia...

Link to comment
Share on other sites

Mais propriamwnete sao INSTRUMENTOS VIRTUAIS, tal como foi dito ali em cima .. sao instrumentos dos pobres xD

 

Mas tambem existem muitos VST'z q nao ha na realidade .. por exemplo, que eu saiba o VANGUARD, nao existe em makina :P qe eu saiba .. Mas oje em dia ja fazem tudo ;)

 

 

--Eu uso o fruity já a cerca de 2/3 anos e smp m dei bm com ele.

 

NURION + FRUITY = AMOR ETERNO :P

 

 

:D

Frosted (Tech-House) (bookings only to: info@frostedmusic.com)

Nurion (Ambient/Down-Tempo/Electronica)

Link to comment
Share on other sites

:lol:

 

Agora mudei-me para o ProTools 7.1. Em termos de composição, é o software mais lento que usei até hoje, mas se calhar o problema sou mm eu.

 

 

...olha que eu não acho que o problema seja teu!!! o Pro Tools não é adequado para compor absolutamente nada... é sim um programa para 'injectar' audio lá para dentro e misturar... a solução ideal para quem tem um estúdio baseado num sistema de captação (Gravar bandas, etc...).

...é muito simples e tudo o que precisas para cortar, esticar, multiplicar, colar o audio está lá. Outra vantagem é que o seu audio engine é um dos que apresenta o melhor algoritmo, isto é, é dos que processa melhor as pistas todas em conjunto. Mas o ponto mais negativo quanto a mim, é a necessidade de ter hardware dedicado, M-Audio ou Digidesign!!!

 

Por isso nesta questão da qualidade, ela varia mesmo, mas acho que mesmo assim devemos fazer as coisas à nossa medida!!! Isto é, se fazemos musica para curtir em casa. podemo-nos baldar um pouco à qualidade com a finalidade de ter um processo mais simples, se fazemos musica para editar ou tocar num PA (...e acreditem, o PA não engana...) acho que todos queremos dar uma melhor leitura da nossa musica ao ouvinte, apostando assim na maior qualidade possivel.

Conheço gente por exemplo que compõe tudo ou quase tudo via midi com o Logic e depois mistura tudo (quando está já em audio) no Pro Tools. Assim tem um processo mais facil na sequenciação e mais preciso com maior qualidade na mistura!

 

Desengane-se tb quem escreveu algo que eu li por aqui (nem sei onde) que podemos passar os ficheiros de audio por programas para melhorar a qualidade. Isso nunca pode acontecer!!! O que nós podemos fazer é 'disfarçar' a 'qualidade auditiva' do audio de forma a ficar mais ao nosso gosto, ou mais legível, mais audível. Tudo o que é convertido de instrumentos para ficheiro audio ou captado por microfones para qualquer formato digital, deve ser com a maior qualidade de sinal possível logo à entrada. Assim obriga a poucas ou menos alterações. Pq quanto mais conversões e processamento fizermos a um ficheiro de audio, com menos qualidade ele fica...

 

No fundo acho que isto tem muitas fases e acaba sempre por ser um bocado parecido para muita gente. No início opta-se pelo que é mais fácil, mas se nos agarramos às máquinas logo percebemos que podemos fazer musica com qualquer coisa, até com uma colher numa chávena, mas aquele disco dos Infected, por exemplo, só soa assim porque é feito com material de extrema qualidade. Aí ficamos mais selectivos, e cada vez mais nos enterramos em equipamento, lol!!!!!

...é fácil de ver!!! Quando começamos a achar que as nossas musicas têm mau som, e a recusar mostrá-las por causa disso, são os nossos padrões de qualidade a subir.

 

Abraços e Boas Produções

The Light Children are Awakening!

Chilled C'Quence - http://chilledcquence.com

Palace - http://myspace.com/palacesound

Minimonster - http://myspace.com/minimonstersound

Link to comment
Share on other sites

Pois, concordo contigo grande 'nando. A cena é que eu eu já usava ProTools regularmente fora de casa. Logic seria uma óptima opção s'eu usasse MAC em casa.

 

Enfim...vou continuar a tentar criar métodos que simplifiquem e acelerem o processo de composição no Protools. Vamos ver...só o tempo o dirá. Acho que daqui a uns tempos vou é ter problemas de processamento. P4 2Ghz, milhares de quilómetros de estrada, está a ficar velhinho...Do resto, muito som de synth em hardware.

 

offtopic...espero que o matias já te tenha mostrado as fotos de chilledcquence que tirei no boom! ^_^

Link to comment
Share on other sites

O Sonar da Cakewalk é o tracker/sequenciador q mais resolução tem na mistura (64bit floating point, contra 32bit tb floating point do Nuendo/Cubase, e contra os 48bit integer do Protools).

 

(...e acreditem, o PA não engana...)

 

Eu nisto discordo totalmente.. depende MUUITTOO do PA e depende MMUUUIITOO do pessoa q mexe no PA. Como cá em Portugal é só quase pseudo técnicos de som eu digo q o PA engana muito. Eu nos meus monitores (AlesisM1 MK2) consigo ouvir muito melhor as diferenças entre varios CD´s pk o som é mais neutro, os PA costumam "colorir" o som, e ainda por cima leva com compressores/limitadores/eq em cima. Onde se costuma perceber as falhas da musica num PA é no graves, pk as pessoas em casa n teem ou n podem ouvir frequencias tão baixas para sentir o "ar" q se situa entre os 20hz/35hz.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

ola!

 

A velha discussao de qual o melhor software... :rolleyes: tao bom...

No meu caso uso o fruityloops desde que produzo (há 9 anos), e uso-o desde a versao 1. Gosto mto deste software, cuja qualidade tem vindo a aumentar com as novas versoes, sendo que ultima (7.0.2) é mesmo diferente das restantes.

Melhores agudos, graves mto mais pronunciados e um sistema de sequenciaçao excelente, sem limites para a imaginaçao. Acho que o cubase tem um grande som, mta qualidade sem duvida, mas tem um som caracteristico. Nao quer dizer necessariamente que tenha um som melhor que todos os outros, é simplesmente diferente. Cada software tem um som caracteristico, eu gosto da sonoridade de todos os eles, mas é mesmo o fruityloops que me agrada .

Agora nao me venham dizer que nao se pode fazer coisas profissionais com o fruityloops, pq dou-vos ja uma lista que nunca mais acaba de artistas que usam o fruityloops e tocam e editam bastante (eu inclusive). Nao tem a ver com o software mas sim com a musica que fazes nele. Qdo eu digo que faço musica com o fruityloops na maioria das vezes a resposta que tenho é: "a serio? pensei que usavas o cubase". Isto prova que nao tem a ver com o software mas sim com a musica que fazes, e claro, como a fazes (plugins utilizados, simplicidade nos sons, e samples de qualidade).

Nao vou dizer que fica igual ao cubase ou ao logic, pq sei que nao fica, mas da para puxar mto mto. É preciso explorar ^_^

 

Tudo de bom amigos

No Comment Records

http://soundcloud.com/renlab/malice-in-wonderland-and-lab

"Now we shall replace the kickdrum by a guy saying Satan"

Link to comment
Share on other sites

toma lá, vai buscá-la! agora até engulo o que disse sobre o reason/fruity serem para principiantes. mm assim...os soft da Steinberg não deixam de ser mais completos.

 

boas produções!!!

Link to comment
Share on other sites

Para computadores mais ou menos actualizados o cubase, para máquinas mais antigas como o meu meu 1600 mesmo com 1024 o reason 3 sem dúvida e se o reason 4 tiver um bom desempenho melhor começo a usar o reason 4, mais vale usar o reason 3 ou 4(se der), e meter todos os efeitos necessários e quantos sintetizadores quiser do que andar a arrastar com fl ou o cubase ou o xt energy entre outros com o som todo distorcido e o pc sempre a brecar... se não acreditam podem falar com o chuck chucknorrissmiley0bj.jpg que ele partilha da mesma opinião.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Temos o exemplo do renlab k faz musica c o fruity e ta a produzir um album por uma label estrangeira,portanto essa kestao de kual o melhor sequenciador é relativa,acima de tudo seja ele kual for axo k o segredo ta mm na exploração do próprio programa,é suga-lo ao maximo.Ler os manuais dos sequenciadores,lêr os manuais dos VSts antes d pegarem neles sao esses pekenos grandes pormenores k acabam por marcar a difrença.

 

Ja agora no forum da MK2 tem la o Manual do Cubase em Português pa sacar.E ha bons videos tutorias por ai.O site da ASK Video tem uns kuantos.

 

So ha mesmo um k eu axo k para kem ker seguir uma coisa mais a serio n vale mm um chouro k é o reason.Nem para principiantas.(Na minha humilde opiniao)

 

Boas

MySpace

 

Zeitgeist

 

WAKE UP

Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin.

Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped?

Link to comment
Share on other sites

Hummmmmm eu tenho usado o Logic Audio em Rewire com o Fruity Lópes pq em algumas coisas o Lópes é mais pratico que o Logic, e de vez em quando la meto o Reason 2.5 tambem em Rewire. É como o D_man dizia noutro post, encontra-se uma qualidade/ponto forte em cada um dos programas. E no meu caso é bastante pessoal, uso estes programas em Rewire porque é o metodo que me da mais geito.

Tenho tambem andado a explorar o Cubase Sx aos poucos, nao quero fazer logo a migração do Logic pro Cubase, porque pralem de adorar o Logic Audio quero ter a certeza que quando mudar pa Cubase estou mesmo a fazer a escolha certa.

 

Abraços e boas produções :)

Eu proprio comecei com o David (o outro demaniaco, para kem não sabe) a bulir no reason ainda este ia no reason 1.0

 

fui acompanhando a evolução do programa e devo dizer ke so agora na versão 3.0 e ke eles meteram a ferramenta de materização e equalização, ke na minha opnião foi o ke sempre faltou no reason!!!!!!

 

Ando agora a produzir em Cubase e a diferença no som e bastante evidente de tal maneira ke decidi produzir um Live todo de novo no cubase!!!!

 

para kem ta no reason e ta demasiado habituado a ele (como eu :D ) sugiro ke façam Rewire com o cubase!!!!!

 

para kem ta com o logic, epa se não for original ou o computador não for mesmo bom, passem para o Cubase, e bem mais leve e e identico, garanto ke não se vão arrepender!!!!!!

 

P.L.U.R.

 

D_Man

 

 

Grande projecto o d Sick Adiction!!!E eu n sou adepto d musica melodica ;)!!!!

MySpace

 

Zeitgeist

 

WAKE UP

Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin.

Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Eu so conheço o reason e o fruityloops.

utilizo o reasom poix acho q o fruity nao tem qualidade nenhuma a nivel de som e o reason e mt melhor a nivel de possibilidades.

Nós produzimos com o FL e não temos razão de queixa .. se achas que a kualidade audio é 0 , ouve tudo em www.myspace.com/exoticdialect

 

no fundo tem tudo a ver com o saber o que se está a fazer .. depois isso do programa é relativo, desde que tenha as ferramentas

www.myspace.com/exoticdialect

www.buddhamantra.antimateria.org

exoticdialect@gmail.com

Link to comment
Share on other sites

Cubase sx 3, mas ultimamente tenho andado a dar no ableton live 6, e acho q tou a consseguir deixar o cubase sx 3 pq o avleton live 6 bomba mt.... eheheheh, mas tb quero ver o cubase 4, tb ja utilizei o fruty, mas n tem nada a ver com cubases, nuendos, ableton, e logics. o fruty é mt limitado.

 

O Fruity é mt limitado??? Aí é que te enganas. Lol. Não há nada que consigas fazer no cubase que eu não faça no FL :)

 

Eu produzo em FL, e até ver, continuo fiel :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

ola!

 

A velha discussao de qual o melhor software... :rolleyes: tao bom...

No meu caso uso o fruityloops desde que produzo (há 9 anos), e uso-o desde a versao 1. Gosto mto deste software, cuja qualidade tem vindo a aumentar com as novas versoes, sendo que ultima (7.0.2) é mesmo diferente das restantes.

Melhores agudos, graves mto mais pronunciados e um sistema de sequenciaçao excelente, sem limites para a imaginaçao. Acho que o cubase tem um grande som, mta qualidade sem duvida, mas tem um som caracteristico. Nao quer dizer necessariamente que tenha um som melhor que todos os outros, é simplesmente diferente. Cada software tem um som caracteristico, eu gosto da sonoridade de todos os eles, mas é mesmo o fruityloops que me agrada .

Agora nao me venham dizer que nao se pode fazer coisas profissionais com o fruityloops, pq dou-vos ja uma lista que nunca mais acaba de artistas que usam o fruityloops e tocam e editam bastante (eu inclusive). Nao tem a ver com o software mas sim com a musica que fazes nele. Qdo eu digo que faço musica com o fruityloops na maioria das vezes a resposta que tenho é: "a serio? pensei que usavas o cubase". Isto prova que nao tem a ver com o software mas sim com a musica que fazes, e claro, como a fazes (plugins utilizados, simplicidade nos sons, e samples de qualidade).

Nao vou dizer que fica igual ao cubase ou ao logic, pq sei que nao fica, mas da para puxar mto mto. É preciso explorar ^_^

 

Tudo de bom amigos

 

E mai nada. .

 

 

:lol:

Link to comment
Share on other sites

txii isto ainda ca anda a mexer ?? este topico :lol: :lol: :lol: eu uso como ja disse cubase por ser na minha opiniao e pa minha musica o melhor software , mas atençao que FL studio para determinados sons deixame de cara ao lado e com alguma vontade de pegar novamente no bicho , se nao vejasse o exemplo dos graves do fl , que na minha opiniao sao muito muito mais fat e groovy que os do cubas ( e testem isto com o mesmo plugin e o mesmo preset e vao ver que tenho razao ) .

o ideal para quem quer realmente fazer algo de geito e tirar partido do som num todo é mesmo usar rewire com varios sftwares visto que cada um tem carateristicas e qualidades diferentes .

 

 

ps : ja agora e porque um gajo nao nasce ensinado , é impressao minha ou o FL nao da para trabalhar com hardware em realtime , escrever midis e por o bicho a berrar , ou por o bicho a cantar e gravar os sons em real time. mas se alguem souber de uma forma de fazer isto directo e sem software adicional agradeço que diga algo. é que isto no cubas é canja hehehehehehe

Link to comment
Share on other sites

eu utilizo o reason,mas vou comecar a produzir com o /reason e cubase\.ja agora alguem sabe de algum programa nice para masterizar o som?,é ke no reason para equalizar é fatela e os sons fikam uma beka baixos ,pa dark ate é bom mas falta o cubase .

Link to comment
Share on other sites

eu utilizo o reason,mas vou comecar a produzir com o /reason e cubase\.ja agora alguem sabe de algum programa nice para masterizar o som?,é ke no reason para equalizar é fatela e os sons fikam uma beka baixos ,pa dark ate é bom mas falta o cubase .

 

 

Bro em primeiro lugar penso que nao existe um programa especifico para masterizaçao , tens de usar varios programas e varios plugins , e teras de ouvir tb as tracks em diferentes ambientes de som e diferentes monitores , por exemplo , eu tenho 2 pares de monitores em casa , uns activos de produçao e depois escuto sempre as tracks tb nos passivos e hi-fi quality , porque nao podemos esquecer que o cd e as musicas vao ser ouvidas em diferentes sitios e diferentes leitores e deve ouvirse minimamente bem em todos eles. ( nunca vos aconteceu terem uma track boa nosmonitores e depois no hi-fi a coisa nao ser bem assim??) , no entanto porsso diaerte que cubase + plugins da waves sao indispensaveis para mim.

quanto ao reson ser bom para dark porque deixa os sons baixos :blink: :blink: :blink: essa nao entendi ... o dark nao precisa da mesma qualidade é isso???

nem que fosse pinba os sons tem de estar todos nivelados e com defeniçao .

 

 

boas produçoes .

 

ps: aconselho os manuais de masterizaçao da steinberg , vêm em formato dvd num total de 3 e de teoria ta la tudo desde o mix inicial ao mix final , equalizaçao e masterizaçao .

 

ps2: links para download de tutorials e afins.

 

tutorials

 

Vsts e programas etc etc etc .... ------- atençao o registo abre apenas de mes a mes e apenas durante o segundo dia desse mesmo mes .

 

 

quem estiver interessado nos 3 dvds de mastering da steinberg , contacte PM eu passo os torrents na boa.

 

 

boas produçoes .

Link to comment
Share on other sites

eu utilizo o reason,mas vou comecar a produzir com o /reason e cubase\.ja agora alguem sabe de algum programa nice para masterizar o som?,é ke no reason para equalizar é fatela e os sons fikam uma beka baixos ,pa dark ate é bom mas falta o cubase .

 

 

Bro em primeiro lugar penso que nao existe um programa especifico para masterizaçao , tens de usar varios programas e varios plugins , e teras de ouvir tb as tracks em diferentes ambientes de som e diferentes monitores , por exemplo , eu tenho 2 pares de monitores em casa , uns activos de produçao e depois escuto sempre as tracks tb nos passivos e hi-fi quality , porque nao podemos esquecer que o cd e as musicas vao ser ouvidas em diferentes sitios e diferentes leitores e deve ouvirse minimamente bem em todos eles. ( nunca vos aconteceu terem uma track boa nosmonitores e depois no hi-fi a coisa nao ser bem assim??) , no entanto porsso diaerte que cubase + plugins da waves sao indispensaveis para mim.

quanto ao reson ser bom para dark porque deixa os sons baixos :blink: :blink: :blink: essa nao entendi ... o dark nao precisa da mesma qualidade é isso???

nem que fosse pinba os sons tem de estar todos nivelados e com defeniçao .

 

 

boas produçoes .

 

ps: aconselho os manuais de masterizaçao da steinberg , vêm em formato dvd num total de 3 e de teoria ta la tudo desde o mix inicial ao mix final , equalizaçao e masterizaçao .

 

ps2: links para download de tutorials e afins.

 

tutorials

 

Vsts e programas etc etc etc .... ------- atençao o registo abre apenas de mes a mes e apenas durante o segundo dia desse mesmo mes .

 

 

quem estiver interessado nos 3 dvds de mastering da steinberg , contacte PM eu passo os torrents na boa.

 

 

boas produçoes .

 

n apenas o reason é nice pk tem disturcoes fixes pa dark,agora full on nao tem as distucoes necessarias

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
ps : ja agora e porque um gajo nao nasce ensinado , é impressao minha ou o FL nao da para trabalhar com hardware em realtime , escrever midis e por o bicho a berrar , ou por o bicho a cantar e gravar os sons em real time. mas se alguem souber de uma forma de fazer isto directo e sem software adicional agradeço que diga algo. é que isto no cubas é canja hehehehehehe

 

 

dá .. ( e aqui tb é canja...) quando gravares, tens de abrir o piano roll :) ( se continuares a ter problemas [ás vezes por drivers, ou seja o que seja.. :P ] experimenta selecionar na barra de tempo a duração)podes depois de gravar as notas, por em playback e ajustares o que quiseres .. exporta em .wave ou .midi

 

 

BOOM

 

Bons produções

 

Exotic Dialect

www.myspace.com/exoticdialect

www.buddhamantra.antimateria.org

exoticdialect@gmail.com

Link to comment
Share on other sites

ps : ja agora e porque um gajo nao nasce ensinado , é impressao minha ou o FL nao da para trabalhar com hardware em realtime , escrever midis e por o bicho a berrar , ou por o bicho a cantar e gravar os sons em real time. mas se alguem souber de uma forma de fazer isto directo e sem software adicional agradeço que diga algo. é que isto no cubas é canja hehehehehehe

 

 

dá .. ( e aqui tb é canja...) quando gravares, tens de abrir o piano roll :) ( se continuares a ter problemas [ás vezes por drivers, ou seja o que seja.. :P ] experimenta selecionar na barra de tempo a duração)podes depois de gravar as notas, por em playback e ajustares o que quiseres .. exporta em .wave ou .midi

 

 

BOOM

 

Bons produções

 

Exotic Dialect

 

Confirmadissimo :D;)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!