Jump to content
×
×
  • Create New...

Procuram-se Voluntários Para As Florestas


Recommended Posts

Procuram-se voluntários para as florestas

 

Programa de vigilância e limpeza tenta evitar nova tragédia

 

 

Entre 1 de Junho e 30 de Setembro, o Instituto Português da Juventude vai colocar nas florestas, com a ajuda de diversas entidades, jovens voluntários entre os 18 e os 30 anos. Para evitar uma nova tragédia, os responsáveis promoveram o programa "Voluntariado jovem para as florestas".

 

Trata-se de um programa de preservação das florestas nacionais por jovens voluntários, que vão vigiar, inventariar as áreas ardidas, limpar, reflorestar e sensibilizar as populações, gastando o Estado cerca de 1 milhão de euros em bolsas diárias e seguros para todos os voluntários.

 

Em 2004, o projecto-piloto circunscreveu-se a dois distritos mas, este ano, compreenderá todo o território nacional, especialmente em áreas afectadas pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais e Instituto de Conservação da Natureza. Para concretizar o programa, o IPJ quer contar com a colaboração de uma série de entidades promotoras, quer públicas quer privadas, como câmaras municipais, juntas de freguesia, associações ambientalistas ou de produtores florestais.

 

Segundo Conceição Ruão, vogal da Comissão Executiva do IPJ (que esteve ontem no Algarve para apresentar o "Voluntariado Jovem para as Florestas"), este projecto de "dimensão nacional" só terá sucesso com "uma enorme conjugação de esforços", ficando a sua eficácia dependente das "relações de proximidade", entre voluntários e entidades.

 

A duração de cada projecto poderá ser dimensionada em função da especificidade das características do local em causa (estando a IPJ ainda aberta a sugestões das entidades que entendam haver outras áreas por salvaguardar), enquanto a participação dos voluntários terá duração mínima de 7 dias consecutivos e máxima de 15, podendo o prazo alargar-se, por vontade de todos os intervenientes.

 

As actividades a desenvolver no âmbito deste programa são a sensibilização das populações; inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água; recuperação de caminhos de pé-posto; limpeza e manutenção de parques de merendas; vigilância móvel nas áreas definidas pelas entidades locais de coordenação; vigilância fixa nos postos de vigia; apoio logístico aos centros de prevenção e detecção de incêndios florestais; inventariação e monitorização de áreas ardidas e espécies animais e vegetais em risco; dinamização local de guias jovens da floresta; actividades de reflorestação e controlo de espécies invasoras.

 

Formação para voluntários

 

Antes da presença no terreno (sempre coordenados pela Protecção Civil e Bombeiros), os voluntários vão ter formação geral e específica, em diversas áreas (relações interpessoais, informação sobre flora, orientação, cartografia e progressão no terreno, identificação de sinais de alerta e comunicações, por exemplo). Quem se candidatar terá direito a seguro de acidentes pessoais, bolsa diária de 12 euros, vestuário e equipamentos próprios.

 

As candidaturas dos voluntários poderão ser feitas através do sítio www.voluntariadojovem.pt, nas delegações regionais do IPJ, nas juntas de freguesia, nos serviços desconcentrados da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, no Instituto da Conservação da Natureza e em outros a determinar localmente, em função dos projectos apresentados e entidades envolvidas.

 

Edgar Pires

 

11 de Maio de 2005 | 18:04

 

 

Retirado de: http://www.regiao-sul.pt

 

 

 

 

...pessoal isto é super importante! espalhem isto por favor!

 

Link to comment
Share on other sites

Parece me mto interessante e importante, acho que tb me vou inscrever :P

 

ehehehehe vigiar o mato!!!

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien...

mais l'important, c'est pas la chute c'est l'atterrissage...

Link to comment
Share on other sites

Sim, porque nós já passamos da validade, LOL :lol:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

É uma boa iniciativa, sem duvida, apesar de um pouco tarde....mas há aqui uma coisa que não compreendo, o porquê de não serem os milhares de militares, que diga-se de passagem pouco de util fazem pois não estamos em conflito com ninguem, a fazerem este trabalho...

Outra questão é a de apenas um helicoptero para o pais inteiro.....é uma tristeza realmente.

 

Li hoje de manhã que apenas em dois/três dias de calor já ardeu mais area florestal este ano do que no ano passado, mas no ano todo.... <_<

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Outra questão é a de apenas um helicoptero para o pais inteiro.....é uma tristeza realmente.

 

Li hoje de manhã que apenas em dois/três dias de calor já ardeu mais area florestal este ano do que no ano passado, mas no ano todo.... <_<

Se o nosso querido governo tivesse comprado helicópteros em vez de submarinos tinham feito melhor figura <_<

hugsnkisses

Link to comment
Share on other sites

E, como diz o spock, em vez de andarem a recrutar jovens como voluntários para limpar as matas, porque não mandam para lá os milhares de militares a quem pagamos os salários para nada???!!!...

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Se o nosso querido governo tivesse comprado helicópteros em vez de submarinos tinham feito melhor figura  <_<

Concordo plenamente .110.

THE DANCE FLOOR IS MY TEMPLE, THE DJ`S ARE MY MASTER´S AND THE MUSIC IS MY RELIGION

 

As we move on, through the shadows, towards the end of night... Be One in Truth, In Peace and Love, and Dance into the Light!!!

 

Amplify love to dissipate hate, don`t think about...do it

 

Humano Cristalo Amarelo

 

Welcome to my planet

Link to comment
Share on other sites

Se o nosso querido governo tivesse comprado helicópteros em vez de submarinos tinham feito melhor figura  <_<

Concordo plenamente .110.

Tenho que acrescentar, que desde que os helicóptros ñ fossem para passeios turisticos como já aconteceu infelizmente. :P

THE DANCE FLOOR IS MY TEMPLE, THE DJ`S ARE MY MASTER´S AND THE MUSIC IS MY RELIGION

 

As we move on, through the shadows, towards the end of night... Be One in Truth, In Peace and Love, and Dance into the Light!!!

 

Amplify love to dissipate hate, don`t think about...do it

 

Humano Cristalo Amarelo

 

Welcome to my planet

Link to comment
Share on other sites

O Estado poderia poupar o dinheiro que vai gastar nisso, e punha a malta a quem paga rendimentos mínimos e subsídios do género porque não querem trabalhar, a limpar as matas. Já que lhes pagam... e acabavam com alguns dos parasitas da sociedade.

Link to comment
Share on other sites

podia-se fazer muita coisa.... já todos sabemos disso...

 

mas se cada um fizer um bocadinho... pelo menos a sua parte... já é bom.

 

eu não sei se posso ser voluntária... mas vou ver o site

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

O Estado poderia poupar o dinheiro que vai gastar nisso, e punha a malta a quem paga rendimentos mínimos e subsídios do género porque não querem trabalhar, a limpar as matas. Já que lhes pagam... e acabavam com alguns dos parasitas da sociedade.

MAI NADA!!!! :)

Kin 169

Lua Cósmica Vermelha

 

Persevero com o fim de purificar

Transcendendo o fluxo

Selo o processo da água universal

Com o tom cósmico da presença

Eu sou guiado pelo poder do espaço

'Dons me são oferecidos; eu sou a ferramenta de minha própria purificação.'

 

CASTELO AMARELO SUL DO DAR

 

Onda Encantada 13 Terra Vermelha

 

HARMÔNICA 43 - PROCESSO ELéTRICO

 

Spiritual Hi Tek

 

Mellodrive

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!