Jump to content
×
×
  • Create New...

Estudar Ou Trabalhar?


psychotims
 Share

Recommended Posts

Por acaso estes dias tava na televisão a ver um debate sobre estudar ou trabalhar(claru k sem estudos nao há trabalhu mas muita gente aquase na tem estudos e trabalha) ......muita gente axa complicado estudar e seguir os estudos .....outros nao gostam d trabalhar........como sou estudante ainda nao tenhu bem a ideia e das dificuldades e das preokupaçoes k s calhar muita gente k trabalhar tem(mas s calhar o fim do mês deve ser agradavel) .....por issu gostaria d saber.......................

 

Fika aki um tópico aberto a sugestões(sei k s calhar nao é muito interessante para muita gente mas gostava d opiniões)

Link to comment
Share on other sites

humm isso é descutivel ..

depende de varias perguntas :

 

 

estudar o q? ...

como e em que escola?

e o que entendes por estudar .. ir a escola .. ou estudar mesmo!?

 

diria que depende essencialmente do curso e do trabalho ... o meu .. o de arquitectura acredita k deve ser bem mais dificil que muitos trabalhos .. como muitos trabalhos devem ser mais lixados que o meu curso,,,

 

mas k n haja duvida que a vida des estudante é mt boa .. com as ferias .. e n haver aquela coisa de ter ir de trablhar .. mas eu ke studo e trabalho .-.. isso sim é fodido! <_< <_< <_<

Quanto mais procuras menos alcanças! :)

Link to comment
Share on other sites

Olha eu faço as duas coisas e digo-te já que me é ás vezes muito complicado estar atenta e com cabeça para as duas coisas. Se estou empenhada no trabalho começo a esquecer um bocado os estudos, se me empenho nos estudos começo a baldar-me ao trabalho porque tenho que estudar e tenho que ir ás aulas todas...que é agora o caso, e agora na época das frequências vejo-me à rasca. Se for um part-time é facil conciliar às vezes, mas com um full time é muito complicado, porque tu até podes ter o estatuto de trabalhador-estudante, mas basta faltares a um monte de aulas para começar logo a ser dificil seguires a matéria de cada disciplina.

 

Eu no meu caso, jà estou a trabalhar em algo para que estudei, Tradução, mas gostava mesmo assim de acabar definitivamente o curso, para ficar mesmo licenciada e daqui a uns tempos , quem sabe, tirar outra licenciatura, mas eu tive sorte agora, mesmo muita sorte, porque podia estar ainda a trabalhar em algo que não me satisfaz mas tinha que o fazer para me manter a estudar e manter o resto das coisas.

Eu neste momento vou tentar acabar algumas disciplinas que me faltam, sei que não vou acabar todas, porque faltei a muitas aulas, e vou continuar a trabalhar, e para o ano se estiver bem para acabar o que me falta, acabo, mas se não, vou só trabalhar e mais tarde acabo, e faço outras coisas que tenho em mente.

 

Eu nunca tive dúvida que queria estudar até ao fim, e foi o que fiz, apenas não acabei tudo porque entretanto achei um trabalho bom. Mas acho que acabar os estudos, tirar um curso sempre foi a minha ambição ;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

olha eu sou aquele tipico caso ...

 

... quando estudei no ensino secundário nao passava tempo suficiente nas aulas para sequer saber se era dificil ou nao ...

 

depois tive oportunidade de estudar numa escola (a meu ver) em condiçoes ... e pior foi ...

 

... passado uns tempos fiz-me á vida e vim trabalhar para ganhar a minha independência ... e apercebi-me do que é pagar contas e tudo e mais alguma coisa ...

 

lembro-me sempre do meu pai (e tantas outras pessoas) dizer que se pudessem voltar atrás que estudavam mais tempo ... e q a vida de estudante é q era (VERDADE !!)

 

por isso passado um ano de trabalhar ... vou-me meter na escola outra vez ... (é claro que o trabalho tem de ficar na mesma ... ninguem me paga a renda!!)

 

... porque a escola é q é !!

 

mas pronto ... cada um tem que dar com a cabeça na sua parede para aprender ... é assim mesmo ... o ser humano fala fala ... mas é como os cães ... tem de levar umas de vez em quando para aprender ... conversas mansas é nos filmes ...

i%20dont%20give%20a%20fuck-200x200.jpg
Link to comment
Share on other sites

Pois, pois...

 

Trabalhar é duro... se trabalharmos. Estudar é quase tão duro, se estudarmos...

 

Mas se o fizermos nas condições que nos são supostas seguir, então tenho a ideia de o trabalho ser mais trabalhoso... porque até é trabalho...

 

Eu estudo e trabalho... e que saudades tenho dos dias em que não fazia quase nada e só tinha que ir para as aulas... e fazer uns testes, reprovar ou não... tirar uma nega ou não...

 

No trabalho não há reprovações ou notas más... há ou não há... trabalhas e ganhas, ou não trabalhas e vai pra rua...

 

É lixada a vida de quem não é rica, LOL

 

:hammer:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Estudar e trabalhar é lixado.

Eu trabalhei desde os 17 anos e posso falar por experiência própria.

 

Agora, se me perguntarem o que é que custa mais... prefiro mil vezes trabalhar do que estudar. Estudar não é para mim, não tenho disciplina nenhuma, só eu sei o o quanto me arrastei para acabar aquela merda.

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Pois... isto é tudo muito bonito, mas e quando andamos a estudar pelo menos 17 anos das nossas vidas para depois andarmos a ser chulados até ao tutano, num trabalho que não nos diz absolutamente nada???... E respondes a mil e um anúncios diariamente e nem sequer se dignam a responder???... É frustrante, no mínimo...

 

Como disse o sunblast, e muito bem, estudar não paga as contas... era bom, não era? Por isso, quer se goste ou não, alguma coisa tem que se fazer pela vida...

 

Ando a pensar em ir tirar uma pós graduação ou mestrado, mas para tal, tenho que continuar num trabalho de m*r*a para conseguir pagar o que quero estudar... e ainda assim, tenho muita sorte pois ainda vivo com os meus pais e, portanto, não tenho as tais contas para pagar...

 

Vivemos num sistema lixado... em que cada vez se sai mais tarde de casa dos pais, porque cada vez se estuda até mais tarde... Somos empurrados para um mercado de trabalho precário, em que mais vale estar sempre a contratar e despedir pessoas, do que lhes dar a segurança que merecem...

 

Ainda ontem falei com uma colega de curso que me dizia que de todas as pessoas que terminaram o curso ao mesmo tempo que nós, se forem 10 as que trabalham na área, já é muito...

 

E então pergunto, será que a solução não passa por fazer (mais) uma valente reformulação do ensino português? E especialmente no ensino superior... sim, porque eu não entendo: se há cursos que não têm saídas profissionais, então porque razão continuam abertos e a aceitar alunos? Não seria bom fechar alguns cursos por algum tempo, pelo menos nas universidades estatais? É claro que não seria uma medida popular, então, ninguém tem tomates para a tomar!!

 

O conhecimento é algo de muito valioso... é uma arma com a qual podemos e devemos lutar. Temos o direito a uma educação digna e justa, mas também temos que lutar por mais e melhores condições laborais (ai que agora até parecia o Carvalho da Silva da CGTP! lol :D )!!!

 

O que fazer? Continuar a estudar anos e anos a fim para depois ir para o desemprego, ou para um trabalho sem condições, ou fazendo algo que nada tem a ver com a nossa formação e vocação?

 

Eu sei lá... e assim, cá se vai andando com a cabeça entre as orelhas! ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Ya mas s calhar não é muito normal nós termos um trabalho d k gostamos do k fazemos , as vezes só seguindo os estudos é k uma pessoa consegue chegar a esse trabalho tão desejado , tendu k passar sempre por várias dificuldades..................

tipo eu entrei este ano k passou para a fakuldade para ,o curso de gestão d empresas, e no entanto nunka foi akilo k mais desejei..........................

Eu até tou estudando outra vez para os exames nacionais para ver s consigo outra nota nos exames para entrar em outra faculdade k aprecie mais,no entanto s não conseguir ja tou neste curso por issu no minimo ja tenhu o k seguir.........

Por vezes penso e digo a mim proprio- " Fogu nunka mais chega a altura d trabalhar e receber , tenhu k tar a passar por este raio d sacrificio k tantos Neuronios m come" . São mutas as vezes k keru ir curtir e não possu , pk?

por vezes não há euros e por outras vezes tenhu k passar fins-de semana agarrado aos livros........S calha s tivesse a trabalhar ja tinha euros para curtir e s calhar podia curtir a vontade e sem preocupações...............

è assim um bokado dificil so d pensar k por volta daki por uns 4/5/6 anos é k começo a trabalhar kandu acabar a licenciatura ...as vezes a cabeça até pesa em ter esta consciência

S abandonar os estudos certamente ou provavelmente não irei receber akilo k desejaria ou s calhar até nem ter o emprego k gostaria ou sim.............

 

Pelos vistos é tudo complicado estudar e trabalhar

estudar uma pessoa começa a fartar-se a dada altura e por vezes andamos desmotivados kandu korrem mal alguns exames ..mas tem k ser

Trabalhar tb deve ser complicado então s a gente trabalhar em algum k não deia muita motivação ou k não seja o nosso estilo e as nossas ambições................

 

 

É tudo a lei da vida kada um desenrascasse da maneira k pode , para poder s sustentar a si e por vezes a outros , podia tudo ser tão bom..............

 

Agora axu muito injusto e ver um jogador d futebol e kase todas as pessoas do mundo do futebol a receber montes d dinheiro e muitos deles nem s ker passaram por dificuldades na vida, komo montes d pessoas praticamente como nós temos k passar, eles d um momento para o outro passam d pobres a milionarios ...................................é dificil ter k aceitar, em ver istu, tanta gente a trabalhar para o bem da sociedade e muita gente a trabalhar para desenvolver a sociedade em k estamos a passar por montes d trabalhos d risco, outros a ter k dar o corpo para salvar a vida d outros e a ter k por a sua vida em jogo para salvar muitas pessoas, e recebem pouko, istu é apenas um dos varios exemplos a k axu injustiça ........(s calhar fugi um bokado ao tema nesta parte final mas foi akase uma conclusão)

 

fikem bem e grande abraço :malvado:

Link to comment
Share on other sites

Já muita coisa aqui se disse, mas no fundo o que posso extrair é que SE NÃO TIVERMOS PAIXÃO POR AQUILO QUE FAZEMOS, ANDAMOS ETERNAMENTE DESMOTIVADOS... :huh:

 

...por isso hei-de lutar até conseguir pelo meu lugar ao sol. ;)

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

  S abandonar os estudos certamente ou provavelmente não irei receber akilo k desejaria ou s calhar até nem ter o emprego k gostaria  ou sim.............

Mas também nada te garante que, mesmo com o curso dos teus sonhos, consigas encontrar O emprego que te satisfaça, com a remuneração desejada...

 

Quando tirei o meu curso pensava, na altura, que estava a estudar o que verdadeiramente gostaria de fazer mais tarde... enganei-me! E sabes qual é que foi o meu maior erro? Foi não ter voltado a fazer os exames e ter tentado entrar para outra coisa...

 

Acho que hoje em dia é super importante, antes de decidirmos que curso vamos tirar, ter a clara e realista percepção de quais as áreas da sociedade carenciadas em termos de mão de obra... e tentar ir de encontro aos nossos desejos e sonhos...

 

Ninguém me disse isto... ninguém me avisou que o curso que tirei estava saturado no mercado de trabalho... e hoje? Hoje não trabalho na área para a qual estudei e sofro a cada dia que acordo e realizo que tenho que me levantar e trabalhar em algo que não gosto!

 

E o pior é que não sou a única nestas circunstâncias... :huh:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Luar, subscrevo a 100% tudo o que dizes. :D

 

Actualmente escolhia outro curso. Tirava algo relacionado com a área comercial. E a cada dia que passa estou cada vez mais apaixonada por esta área. :wub: Infelizmente tirei um curso (gestão de empresas) que tb está super lotado. E da minha “turminha” só 10 é que devem estar a trabalhar nisto. De resto estão em áreas bem diferentes.

 

Quando à pergunta, prefiro trabalhar do que estudar. :P

Trabalhei e estudei desde os meus 18 anos. Já tenho uma especialização e se voltar a estudar é para tirar um Mestrado...de resto estou muito bem assim!! :rolleyes:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

É só trabalhadores...

 

IDE MAZÉ TRABALHAR, MANGUELAS!!!

 

:dance:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Eu queria voltar a estudar... mas não posso.

 

infelizmente tive a estupida ideia de querer ser independente muito cedo e só fiz o primeiro ano da faculdade...

 

sai de casa aos 17 e começei logo a trabalhar e estudar...

 

mas ainda era tudo muito fácil... então resolvi complicar mais...

 

aos 21 comprei casa... e são contas a torto e a direito... como o curso que quero não se pode tirar à noite e trabalho 10 horas por dia.

 

apesar de ter sempre sido uma baldas na escola... sempre tapada por faltas... era muito boa aluna... média de 17...

 

excepto matemática... no 11º ano tinha uma média de 20 nos testes... mas como nunca ia às aulas só tive 18...

 

fui muito estupida por ter deixado a escola... mas de nada me serve chorar o passado.

 

uma coisa eu sei... hoje em dia de nada me serve o 1º ano de faculdade e os 6 anos de experiência a trabalhar onde estou... se tiver que sair daqui tou #"%$ para arranjar um trabalho com estas condições.

 

por isso estudem até poderem e prezem muito a casita dos vossos pais... vão sentir muita falta desse bem bom

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal!

 

Eu tive a sorte de estudar aquilo que sempre quis e ainda mais sorte tive de "aquilo que sempre quis" ser um curso com bastante saída profissional, diria mesmo com quase 0% de taxa de desemprego (pelo menos na zona centro e sul do país), que é a Enfermagem. Já sou enfermeiro há 5 anos e, por mais que sinta saudades dos tempos de estudante (tunas, copos e companhia), esta vida de TRABALHO é muito mais o meu género... O único senão é mesmo ter de trabalhar em 3 sítios ao mesmo tempo para conseguir ter o ordenado que muita gente tem só trabalhando num.. e consequentemente não ter tempo de gastar esse ordenado (lol).

 

Estudar ou trabalhar?

Trabalhar, definitivamente... e continuar a estudar, sempre! :P

I'll see you in my dreams

Link to comment
Share on other sites

Depende se gostamos realmente daquilo que fazemos..seja trabalho ou estudo.

 

Já tive trabalhos que adorei...e que por acaso eram bastante cansativos..chegava a casa e pum..xixi cama.

E já estudei aquilo que destestava (apesar de neste momento isso já estar resolvido ehehe).

 

Até.. :lol:

Link to comment
Share on other sites

... e consequentemente não ter tempo de gastar esse ordenado (lol).

epa ...

 

... paga ai uns copos a malta !!

Apoiado! :P

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

SE NÃO TIVERMOS PAIXÃO POR AQUILO QUE FAZEMOS, ANDAMOS ETERNAMENTE DESMOTIVADOS... :huh:

 

...por isso hei-de lutar até conseguir pelo meu lugar ao sol. ;)

È isso tudo!

Estou exactamente como tu...a ver se consigo tirar as sombras da minha efémera existência.

 

Quanto ao tema, eu sou outros dos tais que não conseguiu aproveitar da melhor forma o tempo na escola e que agora tem que gramar a pastilha que é trabalhar em algo pelo qual não sente a mínima PAIXÃO.

Já estou a pagar as minhas faltas académicas com catorze penosos anos de trabalhos mais ou menos forçados. Para que conste já tive dez patrões e como nunca me apaixonei por nenhum chega sempre o momento da saturação e consequente ruptura. Ainda não descobri se isto é bom ou mau...

Por outro lado as recordações que tenho de treze anos de escola são maus programas, maus professores, maus alunos, más instalações, bons amigos/as, musica, droga, liberdade, descoberta, é fácil descobrir qual foi a minha escolha e porquê.

 

Como é lógico eu tenho que defender o trabalho pois foi a minha escolha e é ela que me permite ser o OTÁRIO :D FELIZ que vocês leêm neste momento...

 

Quem me diz a mim que se eu tivesse estudado mais não me teria transformado num desses senhores que vivem suportados pelo que têm nunca precisando ser coisa alguma...?

 

Peace :hammer: Stay strong

Link to comment
Share on other sites

Para mim o ideal seria trabalhar a estudar, tipo... pagarem-me para eu estudar. :lol: Assim já fazia o que gostava.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!