Jump to content
×
×
  • Create New...

Como produzir uma faixa de Raiz


Richard
 Share

Recommended Posts

decidi abrir este tópico, depois de ver que há quem ande a cobrar valores por workshop´s, o que me espanta não é tanto os valores nem o facto de estarem a cobrar dinheiro por "know how", mas acho errado estar a criar uma falsa ideia que alguém irá obter sucesso seguindo determinados métodos, isso é completamente falso, pois as diferenças entre produtores não estão nos métodos, mas sim na sua inspiração e ideias.

 

e por isso....uma vez que já vi que há pessoas no fórum interessadas em aprender e não sabem por onde começar, vou tentar explicar o que faço durante o processo de produzir um original de trance, chamo só atenção que isto não deve servir como exemplo ou molde, é apenas a forma que eu encontrei para me organizar enquanto produzo.

 

 

 

 

 

 

 

- Escolher um tema para a musica, a temática de uma faixa, é aquilo que me vai servir de base para tudo, é alias um dos pontos por onde se liberta a criatividade, geralmente os artistas influenciam-se sempre por algo...

experiências por passadas, filmes, outras musicas, enfim tudo o que vos der na cabeça

 

- seleccionar os instrumentos a usar na musica, há quem produza trance de uma forma linear, ou seja, vai simplesmente começando a musica e vai inserindo camadas de som a medida que a faz, isto podem ter vantagens e desvantagens, mas no meu caso tenho muito maior fluidez se eu tiver os instrumentos no inicio escolhidos, do que andar depois aleatoriamente á procura em bancos de vst´s ou a modelar um som até ficar como quero... é também, importante que os instrumentos tenham uma forte ligação com a tema da musica para que tudo tenha maior consistência.

 

- Compor um refrão(lead), tal e qual uma banda, tal e qual um outro musico de um outro estilo qualquer, o refrão é a mensagem principal, o tema da musica irá influenciar muito o refrão, que depois irá servir como molde e chave para o resto da faixa, uma vez que eu tendo já vários instrumentos seleccionados, posso com o teclado midi ir a procura da minha inspiração, simplesmente brincando com os instrumento/synths

até encontrar o refrão que eu quero.

 

após encontrar uma melodia que sirva de mensagem, posso também experimenta-la com vários instrumentos, e ver em qual deles me soa melhor, em qual deles é que gosto mais etc...

 

- depois é preciso detectar a escala de notas usadas nessa melodia, isto é das partes mais importantes quando se está a compor, porque é aquilo que vos vai servir de guia para criar outras melodias ou variantes do refrão, falando de um modo um bocado matemático acerca disto...

 

se o refrão é o código(a chave do som), a escala seria todos os números que compõem esse mesmo código, quando se está a produzir uma musica complexa convém vão haver sempre notas que se cruzem, mas para isso resultar bem, convém que seja uma nota da escala, porque geralmente

dependendo do instrumento usado, irá causar um momento dissonante no som..

 

- depois de já ter o refrão e a escala o que faço é começar a criar um ritmo,com a batida(kick), faço um loop

com 8 ou 16 compassos e começo a injectar outras sons percussivos para tentar dar movimento ao som, isto é hoje em dia das coisas que requer mais trabalho a nivel de equalização e mistura porque o kick e outros sons percussivos tem que ter força, dinâmica e groove para darem impulso a faixa

 

- criar um baixo, depois de ter já algum ritmo, está na altura de marcar esse ritmo, o baixo deve ser um som que complemente os sons percussivos, deve acelarar ou abrandar o som... no trance existem N formas de criar linhas de baixo, tutoriais na internet é coisa que não falta, a nota do baixo vai igualmente ser a nota base da musica.

 

- variantes e sequências, tendo já criado ritmo, e uma melodia principal, começo a criar variantes, uso para isso a escala do som ou simplesmente agarro no refrão principal e faço simplesmente mudança de posição nas notas (desde que dentro dessa escala) isto vai servir para dar envolvimento á musica, mas também para criar uma progressão na historia do som, se há coisa que é comum verificar nos produtores principiantes e não só, é que existe uma ausência de historia, e isso geralmente acontece porque não há uma sequência nem um padrão desenvolvido ao longo da faixa.

 

- após já ter elementos suficientes para poder começar a contar a tentar montar a faixa, é altura de criar o primeiro mix, eu sei que a maioria dos artistas em Portugal e mesmo no estrangeiro, só mistura as faixas uma vez, começam do principio vão criando até acabarem, mas eu pessoalmente gosto de remixar varias vezes as faixas que faço, até conseguir encontrar uma mistura que me agrade mais, não é que a historia acabe por ficar muito diferente, o que eu tento aperfeiçoar cada momento.

 

é importante também que salvem ou renderizem as varias versões da mesma faixa, para poderem mostrar a amigos, ate porque no dia seguinte ou passado umas horas podem ter uma percepção diferente das misturas ou até mesmo ouvindo em outras colunas...

e o melhor disto, é que ficam com versões diferentes dessas mesmas faixas para apresentar em Lives!

 

ultima dica: se no final da produção de uma faixa já estiverem fartos de a ouvir, há uma seria probabilidade da musica não estar boa o suficiente :gap:

 

e basicamente é isto, haverá certamente formas diferentes de produzir em cada artista, volto a dizer que o que eu faço não deve

servir de guia a ninguém...é apenas um exemplo

 

a melhor forma de lá chegar é com trabalho, trabalho, paciência, paciência, vontade e vontade

 

não é por pagar centenas de euros num workshop que alguém se torna produtor, no máximo pode tornar mais curto o caminho de aprendizagem.

 

 

 

e já agora, se houver mais alguém ai neste forum que queira partilhar algum conhecimento, forma de como trabalha... etc, aproveita-se o tópico

Link to comment
Share on other sites

mais que um bom tópico, grande atitude!

 

se tivesse conhecimentos era certo que deixava aí umas dicas, mas infelizmente ainda nao tenho

 

 

Gostei bastante da postura. continua

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!