Jump to content
×
×
  • Create New...

Como manter um Matrimónio


Recommended Posts

COMO MANTER UM MATRIMÓNIO

 

 

Entre o nascimento e a morte o matrimónio é o evento mais importante na existência de cada um.

 

O matrimónio é como uma escada onde podemos subir ou descer.

 

O princípio que leva um casal a unir-se com a convivência diária pode crescer e fortalecer-se ou pode-se perder vindo às separações e as desilusões.

 

Tanto o homem e a mulher são uma legião de defeitos e como poderá haver paz entre as duas legiões?

 

Para que haja paz e harmonia num matrimónio é necessário o trabalho psicológico nos mínimos detalhes que se manifestam no relacionamento.

 

“Na vida quotidiana, o homem e a mulher discutem muitas vezes. Muitas vezes discutem por questões insignificantes. O homem diz uma coisa e a mulher outra. Às vezes, acontece que uma palavrinha é o suficiente para que um deles reaja. Não sabem se controlar a si mesmos. Não querem entender que o lar é o melhor ginásio psicológico. È precisamente na vida em casa que podemos nos autodescobrir. É no lar onde podemos descobrir os nossos defeitos de tipo psicológicos.” S.A.W.

 

A palavra sexo também significa metade. O homem e a mulher separados em sexos opostos desde há muito tempo, tem o anseio de unir-se sexualmente, porque neste momento têm a felicidade de sentirem-se um.

 

Esta sensação de complemento e de unicidade continua após a união sexual, quando o casal aprende a manejar e a transmutar as suas energias.

 

Esta unidade que acontece durante a união sexual, também deverá acontecer no terreno psicológico porque qualquer diferença ou atrito que haja entre o casal, repercute na alquimia. Neste momento que se torna uno pela força do amor, qualquer atrito atrapalha para que haja uma união mais profunda que transcende o meramente fisiológico e chega a outros planos ou dimensão.

 

Para superar o animal ou a paixão para que vá cada vez mais predominando o espiritual e o amor é necessário o trabalho diário de limpeza interna.

 

“À medida que vamos eliminando tantos e tantos defeitos psicológicos que temos, a felicidade do lar aumenta e se um dia coube-nos sofrer muito, depois esse lar converter-se-á num paraíso” S.A.W.

 

Tanto o homem e a mulher devem aprender a respeitar os limites de cada um, porque ninguém é dono de ninguém e aonde o amor vai vibrando, vai surgindo a confiança, o respeito, não havendo espaço para os ciúmes e discussões.

 

“No terreno da vida conjugal, temos podido verificar que, ás vezes, o homem conduz e, outras vezes a mulher.

Em todos os lares há um que conduz e outro que é conduzido, porém isto não deve ser confundido com aquilo de mandar ou ser mandado.” S. A. W.

 

As mudanças que queremos ver na pessoa que está ao nosso lado, temos que dar exemplo e mostrar primeiro.

 

Se algo incomoda o ser que esta ao nosso lado e é motivo para discussão, o melhor é trabalhar fortemente nos defeitos da ira, possessão, intolerância, orgulho, do que discutir.

 

As discussões, as palavras ásperas, a violência mesmo que verbal, os insultos, humilhações, jamais deverá haver num lar, porque isto vai destruindo o embrião do amor e tudo isto tem como base determinados agregados que devem ser compreendidos e eliminados.

 

Muitas coisas que incomodam a pessoa que está ao nosso lado, ao as eliminar-mos, desaparece aquele principio de desarmonia.

 

“Quando duas pessoas se casam, deveriam entender melhor a psicologia. Comumente, um dos dois começa a ferir o outro e o outro reage e fere também. Forma-se um conflito. Por fim, o conflito passa e os dois se reconciliam e tudo continuam aparentemente em paz. Porém, tal não existem porque o ressentimento fica. Outro dia, novos conflitos são disputados entre o marido e a mulher por qualquer tolice, talvez por ciúmes, enfim por qualquer coisa. Resultado: passa o conflito, os ressentimentos vão aumentando e a lua de mel vai se terminando. Por fim, ela já não existe, acabou-se. O que há agora são os ressentimentos de lado a lado e se não divorciam, se continuam juntos, já o fazem por um dever ou simplesmente por paixão animal.”

 

O maior erro, o mais grave erro que pode cometer um homem e uma mulher é acabar com a lua de mel. Poderiam conservá-la sob a condição de saber conserva-la. Que te insulte a mulher! Que te diga palavras feias! Tu te manténs sereno, tranquilo, não reajas por nada da vida e morde a língua antes de responder. No final, ao te ver tão sereno e sem qualquer tipo de reacção, ela se sentirá profundamente envergonhada e te pedirá perdão.

 

Mulher, o teu marido te insultou? Que disse? Está com ciúmes do noivo que tinhas antes?

 

Que se passou? Hoje ele está de mau humor? Voltou da rua tremendamente neurasténico? Mantem-te calma serve-lhe a sua comida, ajuda-o a tomar banho, beija-o, ama-o e quanto mais te insultar, mais ama-o. Que ocorrerá no fim? Mulheres podem ficar seguras, que no fim o homem se sentirá tremendamente arrependido, sentirá que o remorso lhe traga o coração e até se ajoelhará para pedir perdão. Verá em ti uma santa, uma mártir e se considerará um tirano, um malvado. Terás ganho a batalha.

 

Se ambos, homem e mulher, procederem assim, se agirem de acordo com esta fórmula, posso garantir-lhes que a lua de mel não se perde porque ao homem o homem irá aprendendo pouco a pouco a se dominar, a compreender que sua mulher é uma santa, e a mulher irá pouco a pouco aprendendo também a se controlar e à medida que for se dando conta que o seu varão é tremendamente nobre, chega o momento em que nenhum dos dois quer mais se ferir, se idolatram e a lua de mel continua durante toda a vida.

 

Esta é a arte de amar e de ser amado. A tua mulher chora? Beija-lhe as suas lágrimas, acaricia-a. Ela não aceita as tuas caricias? Bom, espera um pouco até que a ira passe.

 

A ira tem um princípio e tem um fim. Qualquer tempestade por mais forte que seja tem o seu principio e tem a sua conclusão. Aguarda um momento e verás o resultado, O importante é que tu não te aborreças. Se o consegues, se te controlas, por fim ela virá mansamente te pedir perdão. Quão grande é a felicidade da reconciliação. S.A. W.

 

Temos que aprender a sacrificar a uma serie de coisas e caprichos em prol da harmonia do lar.

 

O homem não é superior à mulher e a mulher não é superior ao homem e ambos nasceram para se amar e o amor somente é conquistado com a eliminação de tudo que forma o desamor.

 

Ninguém consegue progredir espiritualmente se não se harmoniza no lar e este vem a ser o nosso maior ginásio psicológico e somente com a compreensão, sinceridade, amizade, confiança, carinho e castidade é que se mantém um matrimónio, não importa quantos anos de relacionamento se tenha.

 

O adultério é algo terrível porque destrói internamente o laço do matrimónio e um casal deve estar sempre atento a este detalhe, porque a loja negra utiliza isto para fazer uma pessoa fracassar.

 

Se numa amizade com uma pessoa do sexo oposto a pessoa percebe que uma simpatia aumenta entre ambos, a pessoa deve estar atenta e se perguntar se isto está certo?

 

O princípio do adultério começa com afinidades porque a outra pessoa complementa alguma carência quer seja na parte intelectual, emocional etc., e se a pessoa não estiver atenta isto evolui para a parte sexual e se cristaliza aí o adultério, que é o pecado contra o Espírito Santo.

 

Mediante a auto observação e aplicação da morte-em-marcha acirradamente até dissolver o excesso de amizade ou simpatia entre ambos que leva à fascinação e a fascinação leva à justificativa e ao delito do adultério.

 

Vejam que a auto observação está em todos os momentos das nossas vidas, dessa forma não cometemos este delito terrível. Porque somos colocados à prova, é aí que vencemos Lúcifer o nosso tentador psicológico.

 

Todo o ser humano em maior ou menor grau é carente e esta carência é por falta de conhecimento de si, normalmente se busca preencher fora e inicialmente busca na esposa (o), e quando a pessoa não se preenche acaba buscando fora.

 

As nossas carências na verdade somente serão preenchidas à medida que vamos nos religando com as diferentes parte do nosso Ser.

 

Quando uma pessoa encarna na sua Alma Humana, a sua Alma Divina, o Intimo e as demais partículas conscientes e independentes do Ser, vai-se tornando uma pessoa completa e deixa de ser um pessoa carente.

 

Não devemos buscar fora o que temos dentro.

 

Com muita luta e compreensão vai-se fabricando o Matrimónio Perfeito.

 

(...)

 

“Amar, quão grande é amar! Somente as grandes almas podem e sabem amar...! O Amor é em si mesmo uma força cósmica, uma força universal que palpita em cada átomo, como palpita em cada sol. As estrelas também sabem amar; observemos as noites deliciosas de plenilúnio; elas acercam-se entre si e, ás vezes, unem-se e integram-se totalmente...” uma colisão de mundos”, exclamam os astrónomos, mas na realidade, de verdade, o que sucede é que dois mundos integraram-se pelos laços do amor.

 

Os planetas do nosso sistema solar giram ao redor do sol atraídos incessantemente por essa força maravilhosa do amor. Observemos o cintilar dos mundos no firmamento estrelado; comungo tal cintila luminoso, as ondas de luz, as radiações com o suspiro da flor..., existe amor entre a estrela e a rosa que lança ao ar o seu perfume delicioso. O amor, em si mesmo, é profundamente divino, terrivelmente divino.

 

Nos tempos antigos sempre se rendeu o culto ao amor, à mulher. “Não havia duvida de que a mulher é o pensamento mais belo do Criador feito carne, sangue e vida”.

 

“O Amor é algo inefável, divino. Amor é um fenómeno cósmico extraordinário; no rincão do amor somente reina a dita. Quando um casal está unido na cópula sexual com laços de verdadeiro amor, as forças mais divinas da natureza rodeiam-no. Essas forças criaram o cosmos, essas forças vieram novamente para voltar a criar. Nesses momentos o homem e a mulher são verdadeiros Deuses, no sentido mais completo da palavra; podem criar como Deuses; eis aí o grandioso que é o amor! São extraordinárias as forças que rodeiam o casal durante o acto sexual, na câmara nupcial. O ser humano poderia reter essas forças extraordinárias se não as malgatasse no holocausto do prazer animal que a nada conduz, se em verdade respeitasse a força maravilhosa do amor.”

 

“O homem é a força expansiva de toda criação; a mulher é a força receptiva e formal de qualquer criação. O homem é como um furacão; a mulher é como o ninho delicioso dos pombos nos templos ou nas torres sagradas. O homem em si mesmo, tem a capacidade para lutar; a mulher em si mesma tem a capacidade para sacrificar-se. O homem, em si mesmo tem a inteligência que se necessita para viver; a mulher tem a ternura que o homem necessita quando regressa diariamente de seu trabalho.”

 

“Assim que, então, homem e mulher são as duas colunas do Templo. Essas duas colunas não devem estar demasiadas longe, nem demasiado perto, deve haver um espaço para que a luz passe pelo meio delas.”

 

“O acto sexual é um sacramento; assim o compreenderam os povos antigos. Existiram templos dedicados ao amor; recordemos o templo de Vénus, na Roma augusta dos Casares; recordemo-nos dos templos da antiga Caldeia; recordemo-nos dos templos sagrados da Índia, onde se rendia culto a Isso que se chama AMOR”.

 

Samael Aun Weor

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!