Jump to content
×
×
  • Create New...

Temazcalli - A Sauna Dos Antigos Mayas


flor
 Share

Recommended Posts

Temazcalli

 

Venha purificar-se na natureza...

 

Temazcalli.jpg

 

 

...e renascer na sauna dos antigos Mayas

 

Domingos 1 e 8 de Maio 2005

 

Para uma experiência rejuvenescedora na natureza da serra de Sintra, convidamo-lo(a) a participar no ritual sagrado temazcalli. Purifique o seu corpo, mente e espírito como os Maya praticaram durante milhares de anos.

 

O Temazcalli é um ritual de tradição pré-hispânica, criado por curandeiros, que tem por objectivo curar doenças físicas, mentais e espirituais. O seu nome de raiz Náhuatl significa casa de vapor (temaz - vapor, calli - casa); a sua representação simbólica é o ventre da Mãe Terra. Temazcalli é um natural e tradicional gerador de energia e bem-estar.

 

Terra, água, fogo e ar são os 4 elementos essenciais para o ritual Temazcalli.

 

Os Benefícios do Temazcalli são:

 

Rejuvenescimento geral do corpo e da mente.

Desintoxicação do corpo.

Melhoria do sistema nervoso.

Aumenta a relaxação da mente.

Eliminação do stress.

Limpeza das vias respiratórias

Melhoria da circulação sanguínea do corpo.

Activação do sistema imunológico.

Purificação da pele (incluindo as gorduras acumuladas).

Horas antes do começo da cerimónia, ingerem-se apenas líquidos e frutas, já que depois não se deve consumir nada pois inicia-se o processo de purificação no “ventre sagrado”. A estrutura do Temazcalli é fechada, de pequenas dimensões, com chão de terra, na qual se introduzem as pedras avós previamente aquecidas durante horas no fogo sagrado. Depois de certo tempo a temazcaleira deitará copos de chá medicinal quente sobre as pedras avós para criar e manter o nível de calor e humidade. Durante a cerimónia é servida água fria para hidratação, recebendo também pequenos salpicos de água no corpo.

 

O Temazcalli é uma viagem à origem. Com o uso dos 4 elementos e canticos, conduzidos pela temazcaleira, converte-se numa experiência única de sanação e interiorização até lugares quase desconhecidos pela nossa percepção ou consciência; uma oportunidade para a transformação.

 

O seu uso através da história tem sido tanto terapêutico como ritual cerimonial e a sua prática sobrevive na actualidade graças à tradição de distintas comunidades indígenas do México, América Central e dos índios da América do Norte. O Temazcalli é conhecido também como sweat lodge, inipi e huichol.

 

Esta cerimónia intemporal é conhecida como Sauna na Finlândia, como Hamam na Pérsia, Sweat Lodge pelos Índios do Sudoeste e como Banho Turco na Turquia.

 

**Temazcalli não é recomendado para pessoas que sofram de problemas do coração, hipertensão arterial, epilepsia e gravidez. É importante comunicar ao guia antes da cerimónia qualquer doença ou desconforto, para saber se é recomendável este tipo de trabalho.

 

Jade-Kelvara.jpg

 

Com Jade Kelvara

 

Nascida no estado de Veracruz, México, filha de pai Argentino e mãe indígena Maya Quiché da Guatemala. Viveu na selva Guatemalteca durante alguns anos aprendendo a técnica e sabedoria do Temazcalli (casa de purificação prehispânica), entre outras práticas espirituais se cura. A sua Avó curandeira, guia espiritual e Temazcaleira, legou-lhe esta informação, preparando-a para seguir a missão que foi transmitida durante gerações.

 

Apesar da sua juventude, Kelvara teve várias experiências xamanicas, entre elas treinando-se em processos de cura (limpeza energética, tratamento de doenças com plantas medicinais, guia espiritual, entre outras); realizou o caminho da visão com plantas medicinais de alto poder (peyote, ayhuasca, salvia divinorum, floriondio…), com diversos guias em lugares diferentes do México e Guatemala, entre eles os Huicholes (Índios do deserto do México), Tzotziles (indígenas da selva Lacandona), xamans Tuxtlas, entre outros.

 

Desde os 9 anos de idade, Kelvara recebeu Temazcallis com diversos temazcaleiros e temazcaleiras nas Honduras, El Salvador, Guatemala e México, sendo aprovada aos 17 anos pelas sete anciães do Petén, tendo a permissão para poder começar a dirigir Temazcallis, reconhecendo que com a sua experiência e consciência estava preparada para os realizar, com a responsabilidade de um trabalho espiritual e físico de grande profundidade e intensidade.

 

Chegou acerca de 4 anos à Europa realizando a missão em Espanha, Áustria, Irlanda e agora em Portugal, fazendo Temazcallis, trabalhos de introspecção, círculos de cura e paz, consciência do espírito, tempo Maya e profecias, limpezas, dinâmicas dos guerreiros toltecas para despertar o corpo energético e expandir a consciência, canalizações, e trabalhos com círculos de mulheres na consciência da matriz. Com o seu companheiro e kojai Yuca, iniciado no Temazcalli como o homem do fogo; desde o inicio da missão de Kelvara na Europa que juntos têm partilhado a travessia de cura unificando a sua visão e energia na missão de paz e consciência.

 

“…A missão planetária em que a luz clara da mente desperta se faça manifesta, que todos os seres entoemos um canto de reconciliação com a beleza iminente, que esse espírito que une todos os seres seja reconhecido como fundamento a nossa existência na família da humanidade. Ixcahem...Recordando a origem.”

 

 

 

***As vagas são limitadas a doze pessoas por ritual Temazcalli***

 

 

 

O Que Trazer?

 

duas toalhas

 

fato de banho

 

Nota: esta roupa poderá ficar manchada de lama

 

Horário

 

Inscreva-se num dos grupos : Às 12:00h ou às 17:00h

 

Preço

 

35 Euros

 

Local

 

Quinta da Paciência

 

PAciencia.jpg

 

em São Pedro de Sintra

 

Como Chegar ? IC19 direcção Sintra >> Depois das bombas de gasolina BP do Ramalhão virar para São Pedro de Sintra >> Em São Pedro de Sintra virar nas placas que dizem Pousada da Juventude e Miradouro de Sta Eufémia >> subir, subir, subir >> Quando vir as placas pela 2ª vez em vez de ir nessa direcção vá em frente >> Entrará no portão da Quinta da Paciência

 

Para mais informações e inscrições contactar

 

96 538 17 69 / 93 987 41 23 / 96 322 37 49

 

e-mail : info@injoy.pt

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

Por acaso enviaram-me a mensagem hoje...é pena, sou hipertensa!! 

 

lol @vitoria

E tem tendência para ter AVC's.

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

isto parece muito nice! ;) tank u flor! ;) é mesmo aqui ao pé d casa! ;)

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

E alguém daqui foi?

 

2 amigos meus foram e adoraram! «Morrer para renascer»... ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Por acaso enviaram-me a mensagem hoje...é pena, sou hipertensa!! 

 

lol @vitoria

E tem tendência para ter AVC's.

.. a pobre!

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

Podes crer dava tudo para ter alguns dos teus AVC's.

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

Sim ,sim, imagino..... enfim!

Fiquem bem, com os vossos AVC's.. :wacko:

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

Nós estamos bem...acho que tu é que estás a precisar de ter um AVC! :huh:

Vitória, Vitória... acabou-se a história!

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

ADOREI !!! Por alturas pensei em desistir, mas não, consegui aguentar a cerimónia toda. Foi um grande desafio e uma grande vitória, daqui um mês quero tornar a fazer.

 

Agora imaginem temperaturas que atingem os 100 graus ... O morrer e o tornar a nascer ...

 

Agora tenho a certeza que também sou uma "guerreira".

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

ADOREI !!! Por alturas pensei em desistir, mas não, consegui aguentar a cerimónia toda. Foi um grande desafio e uma grande vitória, daqui um mês quero tornar a fazer.

 

Agora imaginem temperaturas que atingem os 100 graus ... O morrer e o tornar a nascer ...

 

Agora tenho a certeza que também sou uma "guerreira".

Ó Flor não era preciso isso para saberes k és uma guerreira, bastava olhares para ti ao espelho k descobrias isso na mesma. :diabo:

 

 

 

PS: Ea tua nora está melhor????

Link to comment
Share on other sites

:D

 

Não sou só eu que sou "guerreira", tenho a certeza que quase todas as mulheres também são "guerreiras" como eu ...

 

A minha nora está melhor, obrigado por perguntares.

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Aconselho vivamente esta Sauna, comigo fez milagres ...

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!