Jump to content
×
×
  • Create New...

O Fenómeno Fátima


drunktoad
 Share

Recommended Posts

Boas elastikos!

 

Na sequência de um debate acerca da id do homem à Lua, no tópico A Fraude Do Século? surgiram questões e dúvidas acerca do milagre de fátima! Fiz uma pesquisa e encontrei uma reportagem que não deixa de ser interessante, onde o assunto é abordado, explorado e questionado. Na minha opinião, o milagre exisitu mesmo, mas preciso de ter argumentos (que ainda não tenho e se calhar nunca vou ter) para provar isso (ou o contrário). E vocês??? o que acham do assunto??

 

O "FENÓMENO FÁTIMA"

 

A polémica na imprensa em 1917

 

"Se o artigo de O Século provoca o escândalo dos republicanos anticlericais, a divisão não poupou as fileiras católicas. Uma forte polémica sobre Fátima anima a principal imprensa católica em Outubro e Novembro de 1917. Perante a prudência de todos os sectores da militância católica relativamente a relatos de aparições, sem dúvida que o milagre do 13 de Outubro em Fátima marcou uma primeira viragem da frieza para o entusiasmo. No entanto, rápida e importante, essa viragem não foi universal.

Entre os presentes nessa data estava um dos mais destacados dirigentes do movimento católico, Domingos Pinto Coelho. Este advogado e proprietário miguelista, fundador e candidato pelo primeiro ensaio de partido católico em Portugal (em 1901), publica na primeira página do principal diário católico- A Ordem- um testemunho em que afirma peremptoriamente que está convencido que se presenciou não um milagre do Sol, mas um fenómeno natural: "Estes fenómenos [...] impressionaram-nos fortemente. (...) Uma dúvida nos restava porém. O que víramos no Sol era cousa excepcional? Ou reproduzir-se-ia em circunstâncias análogas? Ora precisamente essa analogia de circunstâncias proporcionou-se-nos ontem. (...) Vimos as mesmas sucessões de cores, o mesmo investimento rotativo, etc." E daí concluiu: "Eliminado pois o único facto extraordinário, que fica? (...) As afirmações de três crianças e nada mais. É muito pouco. (...) Voltámos de Fátima naquele mesmo estado de espírito em que para lá fôramos- na dúvida." (A Ordem, 16.10.1917; cit. António T. Fernandes, op. cit., pp. 93 ss.)

Qual o sentido destas polémicas entre e no seio dos dois campos em confronto na questão religiosa- o republicano e o católico? Pensamos que é necessário tirar três conclusões fundamentais: a primeira é a de que esses campos em confronto estavam longe de ser uniformes; a segunda é a de que Fátima foi, desde o início, uma questão politizada; a terceira é a de que os videntes e as suas declarações foram marginalizados com uma enorme rapidez.

Começando pelo fim: Lúcia e Jacinta teimam em declarar que a guerra acabara em 13 de Outubro de 1917, quando ela durou até Novembro do ano seguinte? Esse não é assunto que vá merecer grande atenção, o que importa na imprensa da época é estabelecer se houve um milagre ou uma fraude, qual o significado político do acontecido e quais as suas consequências em termos da questão religiosa.

Quanto à primeira questão, se para muitos republicanos as aparições da Cova da Iria e o seu apoio popular são a confirmação da capacidade de manipulação do Jesuíta e de quão enraizada é a crendice popular que é preciso extirpar, para outros defensores do novo regime, o êxito das aparições- verdadeiras ou não- mostra aonde leva a política errada da ala mais anticlerical do republicanismo: ao acicatar da hostilidade popular contra a República.

Note-se, no entanto, que mesmo entre os laicistas radicais não houve consenso sobre a forma de lidar com Fátima. Devia-se ignorar os acontecimentos ou requerer a intervenção das autoridades para fazer cumprir a intangível Lei da Separação, que tornava ilegal o tipo de ajuntamentos espontâneos realizados em torno dos videntes? Os mais importantes jornais desta corrente são o espelho disso: O Mundo segue a segunda via, a Montanha segue a primeira, e justifica assim o seu silêncio a respeito de Fátima: "Pergunta-nos um constante leitor a razão por que não falámos ainda no caso de Fátima. Pela simplicíssima razão de não costumarmos mexer em porcarias" (23.10.1917; cit. in António T. Fernandes, op. cit., p. 135).

Os militantes católicos dividem-se sobre se houve ou não milagre em Fátima. Mas, com tanto ardor ou mais (apenas um pouco mais nas entrelinhas), discutem a utilidade ou o risco de Fátima para o esforço de mobilização que move as hostes católicas no sentido de se organizarem politicamente para combater o anticlericalismo. De um lado, Domingos Pinto Coelho acentua o perigo do descrédito para os católicos que Fátima representa, e recomenda estrita reserva; tanto mais que a massa amorfa de peregrinos não lhe parece poder vir a ser útil no esforço da mobilização católica. Do outro, Gonçalo Almeida Garrett entendia que, devidamente educada e enquadrada, a piedade informe dos peregrinos poderia ser de grande valor para a campanha em favor da restauração política e social da Igreja Católica, como se tornará claro pela sua acção posterior: foi ele quem elaborou, no início, dos anos 20 um célebre guia do peregrino e forneceu as letras fortemente politizadas de uma série de hinos que enquadrarão as grandes peregrinações anuais.

Quanto à questão da politização de Fátima, no contexto do Portugal de Maio a Outubro de 1917 um acontecimento daquela natureza não podia deixar de ser aspirado para o centro da "questão religiosa" que era um elemento fundamental de vida política. Os sucessos da Cova da Iria buliam com aspectos essenciais da confrontação entre católicos (na oposição) e laicistas anticlericais (no poder): eram uma manifestação pública de religiosidade não autorizada pelas autoridades civis; e a suposta vinda de Nossa Senhora e o seu apelo à paz configuravam um duplo desafio ao projecto dos republicanos no poder. Em primeiro lugar, como uma embaraçosa emergência do delírio religioso que pretendiam eliminar. Em segundo lugar, pondo em causa o esforço de guerra, prioridade absoluta de Afonso Costa e dos seus seguidores, mas que lhes causava enormes dificuldades internas.

A afirmação de Lúcia e Jacinta de que a Senhora tinha dito que a guerra acabava em 13 de Outubro de 1917 e que os soldados iam regressar, não correspondendo à realidade, revela uma verdade essencial: o clima de crise geral que "politiza" um meio rural alheio à política num sentido mais "sofisticado". A preocupação com a guerra é uma pulsão essencial no desenhar da relação dos videntes com a Senhora. É praticamente a única coisa sobre a qual as figuras do clero vindas para interrogá-los os interrogam por iniciativa própria. E é das poucas coisas sobre as quais as autoridades por sua vez interrogam essas figuras. Lúcia pergunta ao padre José F. Lacerda, capelão militar no CEP em licença em Outubro de 1917: "Olhe cá, aquilo lá na guerra morre muita gente?- A Jacinta tem lá um irmão..." (In Documentação Crítica de Fátima. I. Interrogatórios aos videntes- 1917, Santuário de Fátima, p. 353). Este irmão mais velho de Francisco e Jacinta- "o meu Manuel"- fora recrutado e enviado para Cabo Verde, o que para as crianças e os seus pais é a guerra na mesma".

 

 

 

Fica assim aberto o debate e a troca de opiniões. Vou investigar mais e informar-me melhor! Um grande abraço para todos! ;)

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Muito sinceramente... não acredito nas apariçoes da Nossa Senhora, simplesmente porque não acredito na Nossa Senhora!...

Nem em Deus como "entidade masculina reguladora das leis do universo", nem na sua representante feminina, a "Virgem" Maria!

 

Pode-se especular muito acerca disto...

 

 

-Será que alguem manipulou as crianças?

 

-Será que as crianças presenciaram um qualquer fenomeno natural e o relacionaram às suas crenças religiosoas? E se sim, como explicar as palavras ouvidas?

 

-Se as aparições realmente o foram, então porquê manter a irmã Lúcia presa em cativeiro num mosteiro por mais de 50 anos?..Porquê o medo de a deixarem falar livremente para o povo?

 

-Que tipo de vantagens (economicas claro) ganhou portugal e principalmente a região de Fátima com isto tudo? Antes era um sitio de pastorio, hoje em dia (até mete dó) é uma Meca do consumismo, passear por Fátima nos dias de hoje é constatar como a religião se tornou um negócio... como as pessoas continuam cegas e não reparam que o que se passa naquela cidade vai contra todas as palavras de Cristo, tal como muitas praticas hoje adoptadas pela igreja (a adoração de cristo na cruz, as confissoes, etc)...

 

 

Em questões religiosas, e nesta tão particularmente nossa, a versão da igreja é sempre aquela a levar menos a sério!...

 

Será que existiu um "milagre"? <_<

- a minha resposta é: o que é um milagre?? :rolleyes:

 

peace

Psilocibino

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Pessoalmente, não acredito mesmo. Exactamente por não acreditar em Deus...

 

E se não acredito nesse deus, então o que me levaria a acreditar nas suas ramificações? Nã...

 

Mas pronto, continuo aberto a uma revelação na primeira pessoa...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Não sei se era a sério ou a brincar, mas um argumento para o «fenómeno» de Fátima era de que nos campos onde os 3 pastorinhos andavam, havia umas ervas alucinogénicas, que eles comiam... daí as visões! Por acaso até nem é muito descabido, porque eram demasiado crianças para perceberem que estavam a alucinar e talvez tenham associado as visões a Nossa Sra. :rolleyes:

 

E também não acredito na versão oficial da história... -_-

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Não sei se era a sério ou a brincar, mas um argumento para o «fenómeno» de Fátima era de que nos campos onde os 3 pastorinhos andavam, havia umas ervas alucinogénicas, que eles comiam... daí as visões! Por acaso até nem é muito descabido, porque eram demasiado crianças para perceberem que estavam a alucinar e talvez tenham associado as visões a Nossa Sra. :rolleyes:

 

E também não acredito na versão oficial da história... -_-

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

eu por mim ainda vou tentar arranjar uma explicação para provar que aconteceu ou que não aconteceu! mas não vai ser agora, que tenho pouca paciência. se calhar é porque estas coisas da religião são um bocado secantes. acho que prefiro dançar. :lol:

agora numa coisa concordo, Fátima é um centro comercial religioso... (fui lá duas ou três vezes e tudo me pareceu ridículo, porque até eles próprios vão contra os próprios princípios. -_-

 

abraços!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Eles que comecem a vender essa ervinhas lá no santuário que eu passo a acreditar tb :lol:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Hestya, esse teu post tem todo o sentido. Ora vejamos... eles não teriam que comer substâncias psicadélicas, como os cogumelos, ou outros naturais, mas poderiam muito facilmente ter comido datura, que cresce em todo o lado, e tem efeitos comprovados.

 

Relembro que várias crenças provêm do uso de substânicas alteradoras de consciência, e até posso deixar aqui um exemplo.

 

O caso do Pai-Natal. Este mito, vêm dos países nórdicos, penso que mais propriamente da Finlândia, e que atribui a sua origem, no uso de Amanita Muscaria (cogumelos com muscimol, um forte psicoactivo) por parte dos pastores de renas, em tempos de pouca comida.

 

Deixo aqui um link com a estória, em Inglês, para os mais interessados!

 

http://www.cannabisculture.com/articles/3136.html

 

:dance:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Já tinha ouvido 4 versões sobre esta "história" infantil ;)

 

- A "pseudo" verdadeira :lol:

- Substâncias alucinogénicas ingeridas :dance:

- Extra-Terrestres :et: :dance:

- A igreja inventou a historia toda :hammer: :hammer:

 

Para vos ser sincero a minha verdadeira opinião e conhecendo como se conhece o historial da Igreja Católica desde a sua existência, acredito plenamente que a Santa Sé tenho inventado tudo usando as 3 pobres (em todos os sentidos :() crianças quem sabe prometendo o Céu e o Infinito a elas e às familias.

 

Não é só no milagre de Fátima que se fala, há mais milagres como o de Lourdes (França) que se comenta que foi invenção. Enfim.....

 

[[[]]]

Alien

Link to comment
Share on other sites

Goas...

 

Só para dar os parabens por este topico e dizer k concordo c a maioria das opiniões..

De facto, Fátima não passa de um local de comércio desbravado á custa da fé das pessoas...e tb é bem capaz de os 3pastorinhos terem ingerido alguma substancia k os tivesse alucinado :stoned: :D ou entao k tivessem sido alvo de pressões por parte da IgrejaCatólica

Ah, eu tenho um professor na faculdade que se chama Joaquim Fernandes, ele é conhecido( até já foi a tv e ja deu varias entrevistas em revistas e jornais ) por ser o responsavel e director do unico centro do pais que se dedica ao estudo de fenómenos sobrenaturais, mais especificamente relacionado com OVNIS e o fenómeno dos extraterrestres. :et: . Ele defende seriamente ( até já tem um livro publicado sobre isso ) que Fátima pod mt bem ter sido ou um "simples" OVNI ou então alguma "movimentação extraterrestre"mais séria. :et: :mellow:

Ao principio pode parecer algo sem mt fundamento, mas se lerem o livro ou tiverem umas conversas( como eu ja tive ) c ele, ficam c uma ideia de k tb esta é uma séria possibilidade para explicar o fenómeno Fátima!!

Fikem Bene

 

Namaste...

"..man belongs to eatrh, earth doesn´t belong to man..."

Link to comment
Share on other sites

Eu tava lá e vi tudo!!!

A hestya tem razão. Eu bem lhes avisei que deviam fumar menos dakela erva. Ainda por cima tava super-potente por ter sido adubada com cócó de cabra, que no processo de digestão das mesmas ervas, sofreram um conjunto de reacções bio-químicas que triplicou o poder alucinogénico. Belo adubo, bom mel. :o

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu tava lá e vi tudo!!!

A hestya tem razão. Eu bem lhes avisei que deviam fumar menos dakela erva. Ainda por cima tava super-potente por ter sido adubada com cócó de cabra, que no processo de digestão das mesmas ervas, sofreram um conjunto de reacções bio-químicas que triplicou o poder alucinogénico. Belo adubo, bom mel. :o

Concordo com muitas opiniões, mas ainda não consegui formar a minha de uma forma muita concreta, fundamentada e argumentada.

mas já agora, um bocadinho de mais respeito não ficava nada mal, que já estamos a entrar no campo do abuso!!!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Eu tava lá e vi tudo!!!

A hestya tem razão. Eu bem lhes avisei que deviam fumar menos dakela erva. Ainda por cima tava super-potente por ter sido adubada com cócó de cabra, que no processo de digestão das mesmas ervas, sofreram um conjunto de reacções bio-químicas que triplicou o poder  alucinogénico. Belo adubo, bom mel.  :o

Concordo com muitas opiniões, mas ainda não consegui formar a minha de uma forma muita concreta, fundamentada e argumentada.

mas já agora, um bocadinho de mais respeito não ficava nada mal, que já estamos a entrar no campo do abuso!!!

Eu digo-te o que é abuso. Abuso é uma aproximação ao extremismo, em que pessoas obrigam outras pessoas a caminhar kilómetros a pé por uma causa em que nem sequer acreditam. Abuso é obrigarem pessoas a rastejar com os joelhos no chão até sangrar por um motivo que não é partilhado mutuamente. E o extremismo, como se costuma dizer, consiste no redobrar dos esforços quando já se esqueceu o objectivo. Digamos que fui "vítima" desse extremismo, em tempos. Mas com aquele comentário não pretendia vingar-me de tal feito. Pelo contrário, foi uma forma trocista, mas DESCONTRAÍDA de abordar o tema. Que mania de levar as coisas tão a peito!

Acredita que se o deus cristão realmente existe, ficará mais contente com a sátira aos pastorinhos do que com certas atitudes de cristãos que roçam o extremismo, típicos de há duas gerações atrás (que sao os que conheci), para não entrar já no tema da inquisição.

 

E já que ficaste chateadinho, podes sempre ir a Fátima, acender uma velinha e dizer:

 

"Perdoai-os senhor, pois eles não sabem o que dizem."

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

realmente drunktoud... pk é q s tá a entrar no campo do abuso?!? s fosse para brincar c as cenas da igreja universal do reino d deus, por exemplo ou c os milagres q eles para lá inventam, já não havia problema?!?

pk é q não s pode tb brincar c a igreja católica?! o é q esta igreja é a mais q todas as outras espalhadas por esse mundo fora?!? até tem a menos por todas as barbaridades já cometidas ao longo da história <_< ainda para mais num aspecto q atinge níveis bastantes elevados d fundamentalismo, tal qual descreve o ready made e mto bem... não m leves a mal, pois tb ágora só toua brincar, mas agora parecias a m avó!?? :P

 

e qt à minha opinião acerca d fátima?!? das duas uma...

ou foi mm o centeio ou o trigo q tava "minado" (e convém lembrar q não foram só os três pastorinhos q viram alucinações, na ultima aparição tavam lá mais d mil peregrinos q viram o sol "dançar"), embora é d fácil dedução q s os campos tivessem mesmo "minados" todos os q lá tavam consumiam do pão e bebiam das águas... seja o q for... e esta para mim parece-m a teoria mais coerente -_-

 

ou então foi tudo uma tramóia desse triangulo do mal, composto por salazar, a igreja e o capitalismo puro na forma dos americanos... ;)

 

qt aos extraterrestres... epa... s eles fossem mm inteligentes, já era dificil virem ao planeta terra... qt mais a portugal :et: :lol:

Link to comment
Share on other sites

antes demais ninguem obriga ninguem a caminhar muito menos a rastejar !! ainda para mais nos tempos de hoje !!! já se cometeram grandes atrocidades mas estas infelizmente estão presentes em quase todas as culturas / religiões .....

sem querer interferir na liberdade de todos nós, sou de opinião que se deve ter algum cuidado com as palavras que se escrevem !! e se algum elastiko for católico ?? <_< que grande falta de respeito !! :toosad:

já agora se alguem escrevesse aqui um fenomeno qualquer sobre o budismo ou o hinduismo etc.... já se tava bem, era uma lição de vida etc..... !! :P

 

 

:><P:

anjuna

 

 

PS : não sou catolico, nunca fui a fátima mas apesar de tudo acredito que no mundo tudo é possivel....

Link to comment
Share on other sites

qt aos extraterrestres... epa... s eles fossem mm inteligentes, já era dificil virem ao planeta terra... qt mais a portugal :et: :lol:

:lol: lá isso é verdade!

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

antes demais ninguem obriga ninguem a caminhar muito menos a rastejar !! ainda para mais nos tempos de hoje !!!

O kê??? Tas a brincar de certeza....

Só para te dar um exemplo, uma amiga minha fez no ano passado 25 anos. Recebeu 50 eur da avó. Nesse dia estava a limpar a casa para mais tarde celebrar o seu aniversario com a família. Família essa que é muito religiosa. Nas limpezas, sem querer partiu uma estatueta de nossa senhora, ou der jesus (whatever).Ora... a mãe fikou furiosa e para a castigar,proibiu-a de fazer a festa de anos e a pagar uma missa com o dinheiro que a avó lhe deu.

Achas normal??

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

e se algum elastiko for católico ?? <_< que grande falta de respeito !! :toosad:

Anjuna:

 

O catolicismo, tal como o conhecemos, vai contra quase todas as palavras de Jesus Cristo o qual, supostamente, deveria ser o homem que trouxe até nós a palavra de Deus!

 

Jesus nunca teve em mente nada disto... aposto! Se ele soubesse o que os homens fizeram, o uso que deram à palavra que ele espalhou.. estaria a dar voltas no caixão!

 

Uma coisa é falarmos de FÉ (e aí sim, têm todos o meu respeito)!

Outra coisa é falarmos da Igreja Católica Apostólica Romana, a qual não respeito minimamente enquanto instituição!

 

Sem querer ofender ninguém... , pois eu considero-me mais cristão que os próprios católicos! Jesus foi um homem de bem ;)

 

 

Psilocibino

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Já que foi o meu post sobre as ervinhas alucinogénicas que despoletou esta conversa, digo desde já que foi algo que ouvi e achei extremamente interessante, e uma possibilidade viável... e penso que os posts seguintes não foram desrespeitosos, isto na minha opinião claro, mas sim posts «descontraídos» na sequência do que já tinha sido referido, e com umas achegas de Terence McKeena á mistura (hidromel, por exemplo)... ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

antes demais ninguem obriga ninguem a caminhar muito menos a rastejar !! ainda para mais nos tempos de hoje !!!

O kê??? Tas a brincar de certeza....

Só para te dar um exemplo, uma amiga minha fez no ano passado 25 anos. Recebeu 50 eur da avó. Nesse dia estava a limpar a casa para mais tarde celebrar o seu aniversario com a família. Família essa que é muito religiosa. Nas limpezas, sem querer partiu uma estatueta de nossa senhora, ou der jesus (whatever).Ora... a mãe fikou furiosa e para a castigar,proibiu-a de fazer a festa de anos e a pagar uma missa com o dinheiro que a avó lhe deu.

Achas normal??

ready-made...

infelizmente o que descreves é uma realidade mas o ser humano é livre e tem sempre hipotese de escolha !!

 

Psilocibino

atenção não tou a defender o catolicismo !! só a tolerancia e o respeito !!

se não respeitas a Igreja Católica Apostólica Romana respeita ao menos as PESSOAS que seguem e acreditam essa instituição...

 

 

:lol:

anjuna

Link to comment
Share on other sites

Anjua:

 

A ver se me entendes... eu respeito sempre as pessoas, mas há casos em que não posso respeitar aquilo em que acreditam!

 

O que tu me estás a dizer é, num outro exemplo, que posso não respeitar o Partido Nazi, mas tenho de respeitar as pessoas que acreditam nisso! :P

 

Não é bem assim...

 

Hoje que vivemos na era da informação, há provas mais que suficientes que mostram como foi o comportamento da Igreja Catolica (vês que até respeito, escrevo com letra grande e tudo :D ) ao longo dos tempos! Ainda hoje, com os perigos que há, a Igreja teima em não aconselhar o uso do preservativo, etc...

 

Por isso, no meu ponto de vista, qualquer pessoa minimamente informada/inteligente, não pode continuar a acreditar em historias da carochinha, Adões e Evas, arcas de Noé e afins!

 

Cristo disse (entre muitas outras coisas):

 

- "Não idulatres qualquer imagem que vise representar Deus (já Abraao o tinha dito).. levanta uma pedra e o meu Pai estará lá, levanta um pedaço de madeira e o Pai estará lá... ele está em todo o lado!"

 

Entao pergunto: o que fazem os católicos ajoelhados perante uma figura de um homem na cruz, e o que é que vão fazer à igreja? para que serve um padre? (alias, "padre" significa "pai", e Pai há só um, segundo as palavras de Cristo!

Eu se quiser rezar a Deus, não preciso de ir à igreja, rezo no meu quarto!

 

IT'S ALL BULLSHIT!!!

 

 

Continuo a dizer, não quero ofender ninguém, mas estas cenas da igreja católica poe-me maluco, pois é das coisas mais hipocritas que há no mundo ao longo da historia!

 

 

peace

Psilocibino

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Acho engraçado que ninguém aqui tenha posto simplesmente a hipotese de ser verdade. Acho que é tão possivel como uma qualquer teoria- exraterrestres incluidos.

Gosto de saber sobre as várias teorias sobre este assunto, mas isso não põe de parte nem minimiza que seja possivel ser verdade o que aconteceu, mas se calhar não da maneira como é contado.

 

Quanto ao que já aqui se vai discutindo sobre a Igreja Católica, acho que isso já seria outro tema de discussão.

 

Psilocibino- há vertentes de religião que não concordam com a idolatração de imagens, tal como as testemunhas de Jeová, não faz por isso com que seja uma religião (se é que pode assim ser chamada) melhor do que a católica.

 

Acredito em Deus, mas faço as minhas regras. Não me considero católica por acreditar em Deus, pois não acredito na Igreja, precisamente por muitas das coisas que aqui foram faladas.

Acho que a igreja católica se aproveitou de muitas das coisas que aconteceram para criar as suas regras e dizer que elas são as palavras de deus.

 

Acho que há um só Deus (não como uma imagem mas sim como uma entidade) e que é o mesmo para todas as religiões e que a unica coisa que deseja é que nos amemos e nos respeitemos- Exactamente aquilo que todos nós desejamos. ;)

Link to comment
Share on other sites

já nos estamos a desviar um pouco da conversa mas pronto é esta uma das vantagens dos foruns e dos debates !!;):P

 

gostaria então de esclarecer alguns pontos :

 

1º não defendi o catolicismo nem sou catolico...

2º apenas escrevi o meu post pois achei algumas palavras (ainda que sem intenção) poderiam magoar ou até serem encaradas como uma falta de respeito...

3º concordo com muitas das vossas ideias que aqui foram expostas

4º volto a repetir : na vida acredito que tudo seja possivel...

 

 

:><P:

anjuna

 

PS:

Sci Tech

acreditas no deus criador e não no deus religioso !!! será ??

Link to comment
Share on other sites

PS:

Sci Tech

acreditas no deus criador e não no deus religioso !!! será ??

Sei lá! ^_^

 

Qual é a diferença entre os dois? :P

Acho que não acredito que Deus criou o mundo, mas tb nunca pensei muito nisto....e o que é o Deus religioso?

Link to comment
Share on other sites

Acredito em Deus, mas faço as minhas regras. Não me considero católica por acreditar em Deus, pois não acredito na Igreja, precisamente por muitas das coisas que aqui foram faladas.

Acho que a igreja católica se aproveitou de muitas das coisas que aconteceram para criar as suas regras e dizer que elas são as palavras de deus.

 

Eu também sou assim! :)

 

Que fique bem claro que por acaso até nem sou católico, nem praticante nem essas cenas, e até tenho muitas razões de queixa da igreja, porque as p**** das beatas estão sempre a fazer comentários e a faltar-me ao respeito (a mim, e ao mundo em geral, porque estão todos mal e quem não vai à missa é assim e o car****).

quando disse que um bocadinho mais de respeito não ficava mal, disse-o e também me assentou a carapuça, porque eu próprio faltei ao respeito à igreja ou a alguém que seja católico praticante etc...

Concordo com muitas das coisas que já aqui forma ditas, e deixo aqui bem claro que acredito em Deus mas não acredito na igreja! Isto porque ainda hoje muitos dos padres e das pessoas do "clero" continuam a viver "lá em cima" à custa do trabalho de outros.

A igreja está mal (como sempre esteve) e continua sem aceitar nada.

Hoje em dia, Fátima é um lugar ridículo (ou não) mas que apesar de tudo me mete nojo. Aqueles edifícios todos foram construídos para quê???? para arranjar mais dinheiro.... aquilo é simplesmente investimento.

Há um Deus, Jesus Cristo existiu, mas a igreja é totalmente utópica..... eu acredito nos valores, não acredito na igreja! Não tenho qualquer problema em dizer que acredito em Deus, porque tenho muitos motivos para isso! Já vi a força de Deus viva, mas não foi através de nenhuma fantochada. Não foi a fé que me mostrou isso! Todos os dias me vejo entre a vida e a morte e não começo a rezar de cada vez que estou pa ir

:sad:

simplesmente arranjo maneiras (psicoterapia, medicina naturista, psicologia, psiquiatria e mais uma data de merdas) pa ver se fico mais ou menos, para não andar assim.....

agora já consigo ver um futuro.... mas há uns tempos quando olhava para a frente via tudo cinzento....

a maior força da minha cura (parcial) foi feita através do poder da mente (quem sabe, sabe, e o resto é uma questão de falta de experiência de vida, quando se fala de não poder viver mais - eufemismo da palavra morte).

 

querem saber se devem ir à igreja, rezar, etc??? NÃO!!!!

 

ESTAMOS todos no caminho certo, mais que certo, não para atingir a salvação, mas para sermos livres e felizes! por vezes, quando estou aqui, numa festa, em convívio com amigos (trancers) penso:

F***-S*! se o mundo fosse assim era PERFEITO!!!

 

dá-me prazer poder dar sem receber, mas dá-me mais prazer saber que os que estão à minha volta também são assim!

 

vamos ser felizes! vamos respeitar todos (mesmo quem não nos respeita), vamos unir-nos para sermos FELIZES E LIVRES!!!

 

para mim, a religião de uma pessoa vê-se nos actos e não naquilo em que acredita

(porque crenças são crenças, e cada um tem as suas!)

 

 

Um abraço para toda a familia eslastika! :)

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

para mim, a religião de uma pessoa vê-se nos actos e não naquilo em que acredita

(porque crenças são crenças, e cada um tem as suas!)

Gostei DrunkToad :)

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Psilocibino- há vertentes de religião que não concordam com a idolatração de imagens, tal como as testemunhas de Jeová, não faz por isso com que seja uma religião (se é que pode assim ser chamada) melhor do que a católica.

Exacto.. mas eu não tou a dizer que a Igraja Catolica é melhor ou pior que as outras! Não era dela que estavamos a falar?

 

O que eu digo é que 99.9% das religiões (exceptuando talvez o xamanismo e outras MILENARES) vende a chamada "banha de cobra"!

 

A religião está dentro de cada um, e não em instituições ou igrejas!

 

 

peace

Psilocibino

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS todos no caminho certo, mais que certo, não para atingir a salvação, mas para sermos livres e felizes! por vezes, quando estou aqui, numa festa, em convívio com amigos (trancers) penso:

F***-S*! se o mundo fosse assim era PERFEITO!!!

Isso funciona muito bem enquanto os participantes têm $$$ para estar a "não" fazer nada.... quando os recursos acabam, os "trancers" não são muito diferentes da restante população...

 

 

 

_____________

 

 

Fala-se muito nas mil e uma hipoteses para o fenómeno de Fátima, mas sempre atribuido a razões espirituais, santas ou alienigenas... e se Fátima era uma mulher que andava às laranjas, e por acaso, foi vista a roubar fruta numa árvore?

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

:P Aerogel, nesse caso a nossa senhora é que devia estar presa no convento, e não a pobre irmã Lúcia!... :D

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

ESTAMOS todos no caminho certo, mais que certo, não para atingir a salvação, mas para sermos livres e felizes! por vezes, quando estou aqui, numa festa, em convívio com amigos (trancers) penso:

F***-S*! se o mundo fosse assim era PERFEITO!!!

Isso funciona muito bem enquanto os participantes têm $$$ para estar a "não" fazer nada.... quando os recursos acabam, os "trancers" não são muito diferentes da restante população...

Não é bem assim! Eu conheço muito pessoal que não tem muita disponibilidade financeira e que nem sequer vai a festas por motivos de €€€. E com esse pessoal, que tem aqueles valores básicos para a felicidade, sinto-me bem (como qualquer um).

Por exemplo, um amigo vai-me arranjar uma colecção de bibliotecas de musica contemporânea a troco de nada - o que eu vou ter num minuto é o que ele arranjou e colecionou durante anos! dar sem ser preciso receber!

é claro que é precio distinguir estas pequenas coisas de situações profissionais, etc...

 

Verdade seja dita, prefiro estar com um grupo de amigos a ouvir uns sonzinhos de chill ou psy (nem k seja num radio de um carro abandonado numa sucata) e estar a conversar na boa, do que ir a um concerto para o meio da moche ou andar a atirar pedras à p*** que pariu e a fazer cenas do género....

 

 

E quando disse que se o mundo fosse assim era perfeito, estava-me a referir aos valores!!

parece que há pessoal que só está bem a fazer mal!

:toosad:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!