Jump to content
×
×
  • Create New...

Como Sobrevivemos Na Nossa InfÂncia


Recommended Posts

Se foste criança nos anos 60, 70 ou princípio dos 80...

Como fizeste para sobreviver?

 

1.- De crianças andávamos em automóveis que não tinham cintos de segurança, nem airbag...

>

2.- Ir na parte de trás de uma carrinha era um passeio especial que ainda hoje recordamos.

 

3.- As nossas camas estavam pintadas com cores brilhantes de pinturas com produtos tóxicos.

 

4.- Não tinhamos tampas especiais nas garrafas de detergente ou nas embalagens de medicamentos.

 

5.- Quando andávamos de bicicleta não usávamos capacete.

 

6.- Bebiamos água da torneira e não de uma garrafa de água mineral...

 

7.- Gastávamos horas e horas a construir os nossos carros e nas estradas inclinadas percebíamos que não tinhamos travões . Despois de vários choques contra algumas árvores aprendemos a resolver o problema. Nós raramente chocávamos com automóveis!.

 

8.- Saíamos para brincar com a única condição de regressarmos antes do anoitecer.

 

9.- A escola durava, até ao meio-dia , chegávamos a casa para almoçar e depois voltávamos para a escola. Não tínhamos telemóvel por isso ninguém podia localizar-nos. Impensável .

 

10.- Quando nos cortávamos , partiamos uma perna ou braço , perdiamos um dente , nunca ninguém reclamava por isso. Ninguém era culpado a não ser nós mesmos.

 

11.- Comíamos biscoitos, pão e manteiga , ingeriamos bebidas com açúcar e nunca tínhamos excesso de peso porque andávamos sempre em movimento a gastar energias...

 

12.- Partilhávamos uma bebida... bebíamos da mesma garrafa e ninguém morria por isso.

 

13.- Não tínhamos Playstations, Nintendo 64, X boxes, Jogos de vídeo , 99 canais de televisão , videogravadores , equipes de som, telemóveis pessoais, computadores , chatrooms em Internet ... mas TÍNHAMOS AMIGOS.

 

14.- Saíamos , andávamos de bicicleta e caminhávamos até a casa de um amigo, entrávamos sem tocar e saíamos para jogar.

 

15.- ¡Lá fora!, Nesse mundo terrível! Sem nenhum guardião! Como faziamos?.

formávamos grupos para jogar à bola; nem todos eram eleitos e nem por isso ficavam traumatizados.

 

16.- Alguns estudantes não eram tão brilhantes como outros e quando perdiam um ano, repetiam. Ninguém ia ao psicólogo, ao psicopedagogo, ninguém tinha dislexia nem problemas de atenção nem hiperactividade, simplesmente repetia o ano e tinha uma segunda oportunidade.

 

17.- Tinhamos liberdade , fracassos , éxitos , responsabilidades ...e aprendemos a geri-los. A grande pergunta é. Como fizemos para sobreviver? e sobretudo como fizemos para ser as grandes pessoas que somos agora .

 

 

Olha a nostalgia.... ^_^ saudades.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

gostei bastante deste texto,

 

fez-me mm lembrar a minha infancia. Tens toda a razão hj em dia os miudos em geral,

culpa da evoluçao, nao usufruem da infância como nós usufruimos. O k é pena.

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

Bonito texto, spock.

 

Que escreverão os nossos filhos acerca dos nossos netos? :rolleyes:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

1) QUAL AUTOMÓVEL!

2) QUAL PASSEIO!

3) FUMEI OS LENÇOIS...

4) USAVA SABÃO AZUL E BRANCO E MEDICAMENTOS SÓ CHÁ DE LIMÃO.

5) USAVA O CAPACETE DO MEU PAI! MAS NÃO TINHA BICICLETA!

6) BEBIAMOS ÁGUA DO POÇO DOS LAVADOUROS MUNICIPAIS!

7) SÓ BRINCAVA Á PORRADA COM O MANO.

8) NÃO HAVIA LUZ NO CAMINHO DE TERRA POR ISSO IA PARA CASA AINDA BEM DE DIA.

9) SÓ FIZ A 2º CLASSE E NEM SEMPRE HAVIA ALMOÇO...

10) O MEU PAI RECLAMAVA E AINDA ME DAVA UMA COÇA POR ME MAGOAR.

11) BISCOITOS!! ONDE!? MOVIMENTAVA.ME A FUGIR DO MEU PAI!

12) SÓ HAVIA O BAGAÇO DO VELHO! NÃO SE MORRIA MAS ERA COM CADA COMA ALCOOLICA!

13) AMIGOS SÓ PARA ME DAREM PORRADA!

14) ENTRAVA PARA GAMAR, E SAIA PARA NÃO SER AGARRADO.

15) NÃO FICAVAM TRAUMATIZADOS?!!!

16) QUAL QUÊ! UMA GRANDE COÇA E OBRAS COM ELE!

17) LIBERDADE NENHUMA! FRACASSOS TODOS! EXITOS NENHUNS! RESPONSABILIDADE ERA SEMPRE MINHA! SÓ DEUS SABE COMO SOBREVIVI...

 

PS- não havia eu de recordar a mnh infância!

 

:sorry:

Link to comment
Share on other sites

a vossa infancia parece-m gira....eu lembro-m q desde q nasci ate à minha mãe se casar pla 2ª vez...c akele cabr...ate qdo o meu pai era vivo eu morei em td o lado

 

Andorra, Portugal (lisboa), MArteleira(LOL), Espanha (perto d barcelona, n m lembro do nome), Areia branca, Seixal, Torres Vedras, Marteleira (de novo), Seixal (de novo) dps marteleira ate ao meu padrasto s casar c a minha mum dps torres vedras....agr aos 19 anos foi caldas da rainha, LX, caldas da rainha,Queijas, Lisboa, Caldas da rainha, Markiteira, Caldas da rainha....agr aki tou numa casa em q os meus colegas vão de férias e deixam as "experiências

"(tachos c qse penicilina lá dentro, mt bolor, mts germes) para A Lili limpar, pq a lili é q tem tempo pq nem vai trabalhar qdo todos tão de ferias...e a Lili nem seker ta doente nem nada! aiaiaiai parei!eu vo ddeixar td como deixaram e vou p casa do meu namorado q tenho as chaves e vou lá passar estewes dias e eles q se amanhem c o lixo

 

Sou 1 pain in the ass..sorry :huh:

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

ainda este fds tive a falar sobre isto...

 

esta juventude é muito diferente... tal como nós fomos dos nossos pais... mas cada vez nota-se mais a diferença...

 

tava eu a curtir numa festa com a minha mana mais nova quando começou a conversa...

 

tudo bem... eu nunca fui muito dada a brincar com barbies... curtia mais legos, andar a subir arvores, bicicletas, brincar com animais... mas gostava daquelas cozinhas de brincar... obrigava o pessoal a comer as comidas que fazia...

 

hoje... perguntas a um miudo (pelo menos à maioria) se quer ir curtir com uns carrinhos de rolamentos e ele pergunta se é um jogo da playstacion (veridico)...

 

se é melhor ou pior??? não sei... mas eu noto muito... com a minha irmâ que tem agora 16 anos eu brincava muito... ainda lhe ensinei muitas coisas que aprendi com o meu avô... mas com a de 9 anos... quando faço um daqueles jogos que o meu avô me fazia... ela diz logo que são uma seca...

 

:toosad:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

ou tempos mudam, tal como a liberdade e as possibilidades... tudo têm a sua evolução!

 

conta a minha mãe, q so se lembra de ter tido uma boneca, e essa boneca foi feita pelo meu avó em papelão, comparando com os brinquedos da nossa idade isso nem se quer nos passava pela cabeça ter uma boneca dessas!

Na altura q eramos mais pequenos tb n havia a tecnologia q ha hoje, se houvesse provavelmente teria sido as nossas brincadeiras...

 

Eu acho q e triste pq nos nessa altura davamos mto valor as coisas q faziamos e qd olhamos pros putos agora e vemo-los fechados em casa agarrados ao computador ou a tv nos interrogamos "com tanta coisa pra fazer na rua, e este miudos em casa". Na altura nos e q n tinhamos nada em casa pra nos distrairmos...

Tb n havia tantos roubos e assaltos e outras violências... e os pais de agora tb se preocupam mais...

 

Vamos imaginar como será daqui a 20 anos... :rolleyes:

Pype_Nomepreto.png

Link to comment
Share on other sites

Agora que falam nisso estou a ficar um pouco preocupada... eu posso até incentivar a minha filhota a brincar fora de casa, mas se ela tiver todos os amiguinhos agarrados as playstations ou as tv´s, com quem é que vai brincar??????????

 

Acho que vou ter que me reunir com as futuras mamãs daqui para combinarmos de não deixar os nossos futuros filhotes assistirem muita tv :lol::lol::lol:

 

Estou a brincar............. por agora............. pois não sei o que me reserva o meu futuro de mãe.

 

:kisssss: para todos

HFlogo2.jpg
Link to comment
Share on other sites

AngeL mas onde tu moras e bem mais facil de ir brincar fora de casa...

 

Ha sempre o q inventar, n ha tantos carros, nem tantos roubos como ha aqui... e um sitio mto mais seguro! De certeza q a tua filhota mais os outros meninos n vao querer ficar em casa... :)

Pype_Nomepreto.png

Link to comment
Share on other sites

Verdade seja dita, a maior parte das crianças vivem p o computador e p as playstations, mas a culpa ñ só delas, mas sim dos valores k os pais lhes transmitem! pk é k os pais hoje em dia no geral ñ passam mais tempo c os filhos e compram o seu carinho c brinquedos caros??? eu digo isto, pq lido c este tipo de situações tds os dias!

 

tds nós sabemos k a vida está difícil e k ambos os pais têm de trabalhar, mal pelo menos aproveitem o pouco tempo k têm p dar mais atenção aos filhos em vez d os encherem de brinquedos!

 

Angel já vi k vais ser futura mãmã, por isso dá o exemplo a estas mães tds k só s preocupam c o bem bem estar físico ds filhos e o amor esquecem-se dele! dps c o crescimento é k se vai notar o afastamento! fika bem e parabéns pelo facto de vires a ser mãmã! ^_^

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

a minha diana felizmente nao passa os dias agarrada ao pc ou há tv...passeamos muito...principalmente devido ao sitio onde vivo...vamos para a natureza muitas vezes procurar bichos ver as tocas deles,etc...estar assim com ela faz-m lembrar d quando eu era da idade dela,q adorava estar na natureza e fazer bolinhos d terra.. :rolleyes:

 

mas vejo os amiguitos dela,nao dao valor a isto...já trouxe o meu afilhado e a irmã cá para casa sao crianças com 9 e 10 anos...e o q eles m dizem é silvia isto aqui é uma seca...nao temos nada para fazer...fico triste..pois só gostam d ver dvds.jogar computator...s nao é no pc é no telemovel...nada é como era quando eu era da idade deles..e afinal nao passou assim tanto tempo... :(

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Mesmo eu vivendo numa vila pequenina, não se vê crianças andarem na rua a brincar a apanhada atrás do bichinhos do mato, mesmo havendo muito aqui onde vivo.

Os miudos chegam da escola e enfiam-se em casa. Eu tenho um primo com 12 anos que não quer mais nada sem ser estar em frente do pc, e aminha tia não se preocupa e quando nós a chamamos á atenção por o meu primo não sair de casa, ela diz que pelo menos assim está descansada pois sabe que ele está em casa e não se vai meter em problemas. O que é um pouco estupido porque ele assim não aprende a viver e a defender-se dos problemas que a vida nos trás. -_-

HFlogo2.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Mandaram-me este texto que tem a ver com este assunto e realmente...

 

"Vendo bem as coisas..., é difícil acreditar que estejamos vivos hoje! Quando éramos pequenos, viajávamos de carro (aqueles que tinham a sorte de ter um...) sem cintos de segurança, sem ABS e sem air-bag!

Os frascos de remédios ou as garrafas de refrigerantes não tinham nenhum tipo de tampinha especial... vinham embaladas sem instrução de uso...

Bebíamos da torneira e nem se conhecia água engarrafada! Que horror!!!!

Andávamos de bicicleta sem usar nenhum tipo de protecção e passávamos as tardes a construir carrinhos de rolamentos. Atirávamo-nos ladeira abaixo e esquecíamo-nos que não tínhamos travões até que uma qualquer calçada ou árvore se nos deparasse no trajecto...

Depois de muitos acidentes de percurso, aprendíamos a resolver o problema... SOZINHOS!!!!!

Nas férias, saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo; os nossos pais às vezes não sabiam exactamente onde estávamos, mas sabiam que não estávamos em perigo.

Não existiam telemóveis! Incrível!!!!!!!!

Quantas nódoas negras, braços partidos, dentes arrancados com o embate de quedas...

Lembram-se destes incidentes? Janelas quebradas, jardins destruídos, as bolas que caíam no terreno do vizinho...

Havia brigas e, às vezes, muitos olhos negros. E mesmo feridos e chorosos tudo passava depressa; na maioria das vezes, nem mesmo os nossos pais descobriam...

Comíamos doces, pão com muita manteiga... E ninguém era obeso... No máximo, era-se um gordinho saudável...

Dividia-se uma garrafa de sumo, refrigerante ou até uma cerveja às escondidas, entre três ou quatro petizes e ninguém morreu por causa de doenças infecciosas!

Não existia a Playstation, nem a Nintendo... Não havia TV por cabo, nem vídeo, nem computador, nem Internet... Tínhamos, simplesmente, amigos!

Andava-se de bicicleta ou a pé. Íamos a casa de amigos, tocávamos à campainha, entrávamos e conversávamos.... Sozinhos, num mundo frio e cruel!!! Sem nenhum controle! Como sobrevivemos???

Inventávamos jogos... com pedras, feijões ou cartas... Brincávamos com pequenos monstros: lesmas, caramujos, e outros animaizinhos, mesmo se nossos pais nos dissessem para não fazermos isso!

Alguns estudantes não eram tão inteligentes quanto os outros e tiveram que refazer parte do Liceu. Que horror! Não se mudavam as notas e ninguém passava de ano, mesmo não passando... Os professores eram insuportáveis! Não davam abébias...

Os maiores problemas na escola eram: chegar atrasado, mastigar pastilhas na aula ou mandar bilhetinhos gozando com a professora, correr demais no recreio ou faltar à aula só para ficar a jogar à bola no campo...

As nossas iniciativas eram "nossas", mas as consequências também! Ninguém se escondia atrás do outro... os nossos pais estavam sempre do lado da Lei quando transgredíamos as regras! Se nos portávamos mal, os nossos pais colocavam-nos de castigo e incrivelmente, nenhum deles foi preso por isso! Sabíamos que quando os pais diziam "NÃO", era "NÃO".

Recebíamos brinquedos no Natal ou no aniversário e não de todas as vezes que íamos ao supermercado... Os nossos pais davam-nos presentes por amor, nunca por culpa...

Por incrível que pareça, as nossas vidas não se arruinaram por não ganharmos tudo o que gostaríamos, que queríamos...

Esta geração produziu muitos inventores, artistas, amantes do risco e óptimos "inventores" de soluções. Nos últimos 50 anos, houve uma desmedida explosão de inovações e tendências... Tínhamos liberdade, sucessos, algumas vezes problemas e desilusões, mas tínhamos muitas responsabilidades... E não é que aprendemos a resolver tudo?... e sozinhos... Se é um destes sobreviventes.... PARABÉNS!!!!! "

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

opá.. ñ foram os tempos que mudaram..

mas sim, principalmente as mentalidades..

 

so tnh 19 anos..

e fiz quase tudo e outras coisas piores conforme o que disseram no 1ºpost ;) hehe

 

havia playstation, mas sabem para kek servia??

Para kuando a malta dormia uns na casa dos outros viciarem se a noite!

 

no sabado fui a 1 loja de fotocopias fazer uns flyer pa proxima festa que vou fazer (3/2/06 no moinho de azeitão:P) no entanto apareçeu 1 velhota a pedir 1 borracha da marca pelican(so tinha o papel que envolvia a borracha), pk o netinho tinha perdido a dele e tinha medo de dizer a outra avo ke tinha a perdido... so ke ñ havia.. virei me pa srª, olha compre 1 kk e dps meta o papel da outra! e foi isso que ela fez.. lol (so bons concelhos lol)

 

bom dps tava a falar com a srª ke tava a copiar me os flyers.. Sobre quando era puto se me tiravam alguma coisa (lapis/caneta/borraxa) Eu tirava a outra pessoa qualquer e pronto a malta funcionava toda bem assim.. ñ tinha medo ke soubessem ke me tinha desapareçido kk coisa nem me preocupava com isso.. So keria o que era meu ou pareçido com o meu.. As crianças hoje em dia estão diferentes.. ñ sei pk mas tão...

 

mas pronto faz parte da vida.. da mm maneira que a srª das fotocopias fica chocada kuando eu vou la imprimir as cabulas para matematica e fisica e me pergunta como e que eu tenho coragem para usar akilo.. e ñ e assim muito mais velha que eu.. deve ter uns 26..

 

o tempo vai passando, as mentalidades vao mudando.. E assim se cria uma nova geração..

 

 

 

(fg granda post né ppl? xD)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    517
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!