Jump to content
×
×
  • Create New...

Ser SumÓlico É Que EstÁ A Dar


flor
 Share

Recommended Posts

A Brigada de Trânsito recebeu os primeiros equipamentos. Kits permitem, em poucos minutos e através da saliva dos condutores, saber se estão a conduzir com haxixe, cocaína ou outra droga.

 

A Brigada de Trânsito da GNR recebeu esta sexta-feira os primeiros 350 conjuntos de despistagem de drogas. O equipamento permite detectar, através da saliva, se os condutores estão sob o efeito de estupefacientes. As patrulhas podem usá-lo já nas operações de segurança rodoviária do Natal e Passagem de Ano.

 

Fonte da Direcção-Geral de Viação confirmou ao PortugalDiário que, além da GNR, a PSP também vai receber os primeiros 350 kits de despistagem e «sempre que haja necessidade, são substituídos por nova remessa». Será, aliás, a PSP a corporação que, em princípio, mais vezes vai usar este novo método de fiscalização uma vez que a sua área de actuação é mais urbana.

 

Tal como o PortugalDiário avançou em primeira mão em Agosto deste ano, o pequeno kit detecta cocaína, haxixe, heroína e ecstasy, entre outras substâncias ilícitas. O condutor terá apenas que encostar a língua ou a pele a um dos orifícios do aparelho. O agente da GNR ou da PSP fazem o resto. Enchem parte do kit com água e aguardam cinco minutos. Em condutores que apresentem substâncias ilícitas, vão aparecer dois ou mais riscos vermelhos, consoante o número de drogas consumidas.

 

Um primeiro risco confirma a validade do teste. E, por isso, surge na generalidade dos exames. Assim, se aparecer apenas um risco, o automobilista não terá consumido substâncias ilícitas. Os riscos seguintes indicam qual a droga detectada.

 

Descartável e embalado numa película de metal, o aparelho só poderá, no entanto, ser usado depois de regulamentada esta possibilidade de fiscalização. O que deverá acontecer já em Janeiro, depois de o Presidente da República promulgar a lei que avança com o novo Código da Estrada.

 

Até lá, no entanto, os guardas e polícias podem usar os kits «a título experimental», confirmou a mesma fonte da DGV. O que quer dizer que, «se o condutor se recusar a fazer o teste de saliva não pode ser obrigado». Mas, se o agente da autoridade perceber algum comportamento menos normal, pode encaminhar o condutor ao hospital para que lhe sejam feitas análises de sangue.

 

O Capitão Lourenço da Silva, da BT, esclareceu também que com este kit «deixa de haver um critério de arbitrariedade do agente da autoridade» na escolha das pessoas a quem são feitos exames de droga. E que, desta forma, «os agentes ficam com um instrumento váido para a suspeita da presença de estupefacientes».

 

Também nos casos em que o teste de despistagem de droga, através da saliva, tenha resultado positivo, é obrigatória a passagem pelo hospital. «A análise de sangue é infalível e dá mais segurança», sublinha o mesmo responsável.

 

Actualmente, para fazer um teste de despistagem de droga, o condutor era acompanhado por um agente da fiscalização até ao hospital. Aí era feita a colheita de sangue e, posteriormente, a despistagem no Instituto de Medicina Legal.

 

O equipamento já está a ser usado por outros países e não deverá custar ao Estado português mais do que 15 euros por cada kit.

 

 

in : http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/...a.php?id=481200

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Já estamos em janeiro e nem ouvi falar do novo código da estrada qt mais desses aparelhos... :huh:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Concordo que devem haver penalizações para quem conduz sem condições, e essa consciência deveria partir primeiramente do próprio condutor... Claro que depois vai acontecer uma pessoa ser apanhada com uma substância, qualquer que seja, e até ter a certeza que já está a conduzir em segurança...

Vai acabar por «pagar o justo pelo pecador», mas é um mal necessário... :huh:

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Já estamos em janeiro e nem ouvi falar do novo código da estrada qt mais desses aparelhos... :huh:

pelo que li no jornal o novo codigo da estrada ainda vai demorar 1/2 meses... quanto aos aparelhos penso que ja andam ai :ph34r:

 

:stoned:

Link to comment
Share on other sites

sei que n tem nada haver com este tópico mas alguem sabe o que é feito daquele lei que ia entrar em vigor este ano de n se poder fumar em locais públicos fechados?

 

falam, falam, falam, falam...mas eu n os vejo a fazer nada...

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

sei que n tem nada haver com este tópico mas alguem sabe o que é feito daquele lei que ia entrar em vigor este ano de n se poder fumar em locais públicos fechados?

 

falam, falam, falam, falam...mas eu n os vejo a fazer nada...

:D

 

digital...s não m engano, apesar d já ter sido aprovada, essa lei só lá para março, abril... nunca mais chega esse dia... <_<

Link to comment
Share on other sites

Pois... mas com a lei que temos, e com a nossa constituição, até quero ver quanto tempo vai demorar a ser revogada...

 

Eu consumo haxixe hoje, e amanhã. serei apanhado pela brigada e faço o teste. Detectam-me vestigios de THC na saliva, e condenam-me por estar conduzir sobre o efeito do tal producto. Mas como podem eles provar que efectivamente eu estava a conduxir sobre o efeito?

 

Se o efeito dura umas 2 ou 3 horas, e como vestigios se mantêm no corpo de dias a semanas, qual é a credibilidade dos testes? E no caso dos fumadores passivos?

 

 

Já em relação a outras substâncias, o caso pode mudar de figura... tanto os efeitos como os vestigios, são mais notórios e com um espaço temporal de acção e detecção mais reduzidos.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Se o efeito dura umas 2 ou 3 horas, e como vestigios se mantêm no corpo de dias a semanas, qual é a credibilidade dos testes? E no caso dos fumadores passivos?

Tb tenho essa dúvida, sempre me interroguei até que ponto vão ser esses métodos crediveis mas n será como o teste do alcool? Penso que deixa de acusar passadas 12h e é claro que o efeito n dura tanto tempo...pelo que ouvi dizer este teste tb n sai nada barato ao estado portanto só o vão fazer em caso de suspeita ou seja só se repararem que tás alterado.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Mais de 30 condutores apanhados com droga

 

No ano passado, a Direcção Geral de Viação (DGV) registou 31 casos de automobilistas que conduziam sob o efeito de estupefacientes ou substâncias psicotrópicas. As autuações foram registadas um pouco por todo o país. Janeiro foi o mês com mais casos.

 

Só a Delegação Regional de Viação do Norte registou seis casos de contra-ordenações nestas condições. Neste ranking segue-se o Algarve, com cinco situações. As polícias de Lisboa, Viana do Castelo e Braga encontraram três condutores drogados em cada cidade. Em Leiria foram detectados dois casos. Apenas um condutor foi interceptado em Vila Real, outro em Castelo Branco, outro em Viseu e finalmente, outro em Setúbal.

 

No primeiro mês de 2004 a GNR e a PSP registaram cinco condutores com droga no sangue. Em Agosto e Dezembro foram registados quatro casos em cada mês. No ano passado, apenas Maio não teve qualquer caso desta natureza.

 

Os condutores fazem análises de sangue que permitem verificar se têm ou não a substância ilícita no organismo. Se o resultado for positivo, ficam impedidos de conduzir pelo período de 48 horas.

 

O transporte dos automobilistas até ao hospital mais próximo é providenciado pelas autoridades.

 

A condução «sob a influência de estupefacientes, substâncias psicotrópicas ou produtos com efeito análogo perturbadores da aptidão física, mental ou psicológica» é considerada um crime que é punido com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias, diz o Código Penal.

 

Também o Código da Estrada proíbe a «condução sob influência de substâncias legalmente consideradas como estupefacientes ou psicotrópicas». Esta infracção constitui uma contra-ordenação muito grave.

 

A PSP e a GNR receberam, recentemente, kits de despistagem de droga na estrada. O equipamento permite detectar, através da saliva, se os condutores estão sob o efeito de estupefacientes. As patrulhas podem usá-lo já nas operações de segurança rodoviária, mas o seu uso ainda não está regulamentado, o que permite ao condutor recusar-se a fazer o teste.

 

Tal como o PortugalDiário avançou em primeira mão em Agosto deste ano, o pequeno kit detecta cocaína, haxixe, heroína e ecstasy, entre outras substâncias ilícitas. O condutor terá apenas que encostar a língua ou a pele a um dos orifícios do aparelho. O agente da GNR ou da PSP fazem o resto. Enchem parte do kit com água e aguardam cinco minutos. Em condutores que apresentem substâncias ilícitas, vão aparecer dois ou mais riscos vermelhos, consoante o número de drogas consumidas.

 

Um primeiro risco confirma a validade do teste. E, por isso, surge na generalidade dos exames. Assim, se aparecer apenas um risco, o automobilista não terá consumido substâncias ilícitas. Os riscos seguintes indicam qual a droga detectada.

 

 

Bem só espero que n detecte LSD e Psilocibina senão ai é que vamos mm ter que virar sumólicos.. <_<

 

PS: esta noticia surgiu em seguimento da noticia inicial do post da flor. http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/...a.php?id=492990

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!