Jump to content
×
×
  • Create New...

Droga Ao Volante


DigitalSelf
 Share

Recommended Posts

«Em qualquer banda desenhada que se preze, a expressão de pânico do “vilão”, quando apanhado em flagrante delito, é sempre ilustrada através de umas denunciadoras gotas de suor que lhe saltam do rosto. Por mais caricata que possa parecer a analogia, o método encontrado pelos agentes da autoridade para apanhar os “bandidos” que circulem na estrada sob a influência de drogas ilícitas não será muito diferente. Isto porque está iminente a aprovação, pela Assembleia da República, de um novo equipamento que permitirá detectar, em escassos minutos, se o condutor consumiu alguma droga proibida, simplesmente através de um pequeno teste ao suor ou à saliva do indivíduo.

 

A grande vantagem do aparelho, que já está em fase de experiência em alguns países da Europa, é que possibilita este tipo de fiscalização sem que haja qualquer acidente com mortos ou feridos e que obrigue à deslocação dos envolvidos ao hospital, onde lhe sejam retiradas amostras de sangue ou de urina. Sabe-se que esta logística sempre foi um enorme handicap para que os agentes pudessem actuar da mesma forma como o fazem com os testes de álcool nas suas operações de stop. Como poderiam fazer? Arranjar um WC portátil onde os suspeitos fizessem as suas necessidades legais? Ou retirariam, a sangue frio, umas amostras à beira da estrada? Segundo apurámos, nenhum oficial chegou a melhor solução. O que ajuda a explicar o “fenómeno” de não existirem quaisquer números sobre o número de automobilistas caçados a conduzir sob o efeito de estupefacientes - e que não tenham sofrido qualquer sinistro. Até porque também não terão sido muitos os oficiais a chamarem a si a responsabilidade – prevista na lei - de obrigar algum condutor a acompanhá-los a uma unidade hospitalar para efectuar um teste de despistagem de droga, pela simples razão de lhes parecer suspeito...

 

Fiscalizações selectivas

Caso o modelo a ser aprovado seja idêntico ao utilizado pelas forças policiais francesas, a eficácia dos testes ao suor e à saliva terão uma eficácia na ordem dos 95% no caso do haxixe, diminuindo muito a percentagem do rigor noutro tipo de substâncias como a heroína, ecstasy e cocaína. Daí a pertinência da questão: conseguirá o aparelho distinguir também as drogas que forem prescritas legalmente ou apenas as restantes? E, em caso afirmativo, como pensa o Governo legislar sobre esta matéria? Terá um condutor que tenha ingerido um calmante a mesma pena do que outro que tenha fumado haxixe?

 

Seja como for, quando cair a luz verde para a entrada em vigor destes kits, é seguro que tanto a PSP como a Brigada de Trânsito intensificarão, acto contínuo, as suas fiscalizações selectivas. Um raciocínio lógico, dado que o preço de 15 euros por teste, a suportar pelo Estado, terá de ser ressarcido...

 

QUANTOS RISCOS?

A simplicidade parece ser o grande atractivo dos novos aparelhos para detectar a presença de drogas ilegais. Ao condutor basta encostar a língua ou a pele a um pequeno orifício do equipamento. Posto isto, os agentes tratarão de encher parte do kit com água e esperar não mais do cinco minutos. O resultado do teste virá logo de seguida.

 

Nervosos? Se surgirem dois ou mais riscos vermelhos, consoante o número de substâncias consumidas, significará que deu positivo. E que o aguardam muitos problemas nos próximos meses...»

 

PS: vi hoje no telejornal que este método vai entrar em vigor qd entrar em vigor o novo código da estrada...

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Ganda cena... há muito tempo prevista.

Era bom que não fosse necessário, mas infelizmente há pessoal que abusa da sorte, e depois... Zzzt!

 

 

Eles andem aí. :ph34r:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem - finalmente!!!

Falam dos que bebem , mas os que se drogam podiam guiar á vontade!Acho que já temos mortos suficientes nas nossas estradas...

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa, a cerca vai apertar e para akeles k possuem automobil.

 

SE FUMAR OU BEBER, SÓ SE UM BOFIA NÃO ESTIVER A VER!!! :lol::lol::lol:

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

ya tb acho bem....só não acho justo ser um risco ir fumar uma praia como faço quase todos os dias <_<

 

 

....mortos não é por ser proibido q vai deixar de haver (na estrada)...as leis existem e uma das suas caracteristicas é poderem ser quebradas....enquanto a mentalidade do condutor portugues não mudar não vão ser novas leis q vão baixar a taxa de sinistralidade....em alguns casos só servem mesmo pra maltya ficar mais pobre

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Pareçe que o ganzometro , tb esta a chagar a Portugal!!! :toosad:

Unite & Regaizze

 

 

"Em terra de canibal...nao faças sexo oral"

 

"Eles darem , darem...mas levarem que se fartarem e nao se ficarem a rir"

Link to comment
Share on other sites

Ao que parece, é o ganzómetro, o cocómetro, o pastilhómetro e o cavalómetro. :lol:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Já dei a ideia noutro forum, e que tal começar só a dar nos acidos e cogumelos? Os testes não detectam estas drogas, e podemos andar completamente alterados de carro, acusar 0 ao alcool, e 0 às drogas detectaveis... e ainda nos ficamos a rir dos policias...

 

Também deviam fazer testes à capacidade das pessoas conduzirem... há tanta gente a tentar guiar um carro sem saber o que está a fazer...

 

<_<

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Também deviam fazer testes à capacidade das pessoas conduzirem... há tanta gente a tentar guiar um carro sem saber o que está a fazer...

 

<_<

yah... podes crer... e já agora, q tal fazerem testes d competência a quem organiza e faz leis em Portugal?!?

 

... pois pk dificil e dispendioso seria investir nas estradas... pois no estado em q elas estão quem é q lá consegue andar sem bater em ng?! lol não é impossível, mas é preciso ser mesmo artista em certos troços... mais fácil acusar os condutores d tudo e mais alguma coisa e multá-los (e ainda aumentando as multas quase todos os dias) por o q quer q seja... e continuamos a andar em IP onde nem a 50km nos é permitido andar?!? :blink:

 

sabiam q uma das principais causas d acidentes na estrada é a falta d visão?!? então pk é q s preocupam tanto em colocar tanta luzinha na maior arvore d natal do sistema solar e nem uma única luz colocam em estradas tão importantes e com sinistralidade tão elevada?!? querem multar toda a gente primeiro para terem dinheiro para arranjar as estradas depois?!? :lol:

 

por mim pouco m importa c isto tudo...

pois tb existe uma lei q nos permite recusar a soprar ao balão ou submeter-m a esses testes... -_-

Link to comment
Share on other sites

pois tb existe uma lei q nos permite recusar a soprar ao balão ou submeter-m a esses testes... -_-

:huh: Ah sim? Qual?

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

pois tb existe uma lei q nos permite recusar a soprar ao balão ou submeter-m a esses testes...  -_-

:huh: Ah sim? Qual?

eu ainda não tive c essa lei nas mãos mas sei (d fonte bem segura) q existe assim uma alínea/escapatória para os senhores mui importantes q não "podem" ficar sem carta...

 

tu simplesmente t recusas a soprar no balão e por lei ng t pode obrigar a fazer nada... só tens q ir responder por desobediência à autoridade... levas c uma pena suspensa... mas evitas: ficar sem carta... levar c uma pena suspensa na mesma tv até mais elevada (pk a partir d certas gramas d alcool no sangue tb é crime púnivel c prisão), multas pesadíssimas e acho q até já dá para ficar sem o carro... pelo menos c a lei do alccol dava... não tenho a certeza s o mesmo é c a droga, mas deve ser... nunca o fiz...mas tb raramente bebo alccol... mas q sei q dá... dá :P

Link to comment
Share on other sites

Mas se te recusares a fazer o teste ali no local, a policia terá que te levar para o hospital a fim de fazer o teste lá. Podes realmente recusar o teste, lá no local. Mas não é por isso que vais embora descançado.

 

E já agora, partilho da opinião do floating acerca das condições de transito em Portugal. Acho caricato, e ainda me rio mais disso pois acho tão estupido que só aqui poderia existir. Para quem circula em estradas secundárias, IPs e outros, é frequente ver tabuletas e sinais a avisar que estamos a circular em piso degradado. "Cuidado - Piso degradado"... ora, isto para mim, é uma expressão de gozo directo das competências do nosso país, no que diz respeito às estradas...

 

Além de não arranjarem os ditos troços em más condições ainda lá colocam tabuletas a avisar disso.

 

Imagino que num país dito civilizado, ao nível da europa e dos seus países integrantes, prefira arranjar uma estrada em mau estado, do que meter lá um aviso... aqui, na terra dos bons costumes, onde temos inclusivamente a maior árvore de natal da europa, o maior bolo-rei e o grande tronco de natal, não vale a pena investir na qualidade das vias. Mais vale nos dias de Natal e passagem de ano, destacar todo o contingente policial e fazer as campanhas de prevenção ao acidente. Se calhar, para minimizar estes acidentes, se devesse começar por propicionar às pessoas, formas seguras de viajar. Isso também passaria por iluminar, arranjar estradas, etc...

 

Quantas almas morreram por ano, por culpa da estrada? É que nem toda a gente que tem acidentes tem culpa, nem toda a gente anda bêbada ou fez manobras perigosas... às vezes basta andar nas estradas... onde a cada segundo temos que conduzir como se estivessemos numa qualquer eliminatoria do rallye de Portugal.

 

É este, o estado de Portugal.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Para além das estradas que para mim é um dos principais factores acho que ha mais alguns que deviam ser tomados em conta, por exemplo as escolas de conduçao...a maioria só ensina as pessoas a passarem no exame e n o que fazer nesta situação ou naquela, em mts paises é obrigatório passar por aulas de condução defensiva pq é que cá n existe isso? Há sem dúvida mt gente que conduz mal em Portugal devido a instrutores incapazes e que só sabem berrar com as pessoas.

 

Mas sem dúvida que as estradas são uma das principais razoes para os acidentes, basta passarmos pela IC2 (entre leiria e coimbra) ou pela A8 (entre as caldas e lisboa), ah e sem esquecer aqui a estrada que passa ao lado de minha casa que nem sei se se pode chamar estrada. Isto mais parece uma trincheira. Aliás as condiçoes das estradas e as condiçoes dos carros estão directamente ligadas.

 

Eu sinceramente as vezes penso que ha pessoas que se orgulham pelo facto de termos a maior taxa de mortalidade na estrada da europa e a segunda do mundo... :angry:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

aerogel... eu tenho quase a certeza do q t vou dizer, mas tb não tenho a certeza toda, pois como disse ainda não tive c a lei na mão, mas é assim... s tu não quiseres eles tb não t podem obrigar a ir para o hospital... só vais para o hospital caso ponhas em causa o teste do balão... o q eles podem é obrigar-t a passar a noite na prisão até seres ouvido em julgamento por desrespeito à autoridade... não deixa d ser uma questão mto complicada mas mesmo assim é preferivel a ser apanhado c certas taxas d alcool... caso contrário como é q era... apartir d certas taxas d alccol é mesmo crime e pode-s ir preso... ainda prendiam algum juíz ou algum ministro por excesso d alcool?!? isso num pode acontecer amigo... tamos em Portugal .110. :hammer:

 

 

em relação à condição das estradas... penso q tá tudo dito...

 

tb concordo ctg digital self na cena dos instrutores e já agora nas prendas q s lhe têm q oferecer para colocar mais uns inconscientes na estrada...

Link to comment
Share on other sites

Floating... não posso ter a certeza também. Mas faço assim, vou falar hoje com uma amiga que estuda direito, e vou-lhe pedir para ela me saber isso. Depois comento aqui o que souber.

 

Voltando ao tema das estradas, nomeadamente à relação entre carro/estrada/acidente, gostava ainda de salientar mais umas questões.

 

Devido a todos os impostos excessivos que temos que pagar para ter um carro, mais o alto preço dos combustiveis em proporção aos salários médios, não é possível ao Portugues "normal" ter um carro de uma gama em que a segurança do veículo seja considerável. Ou razoável. Falo na segurança activa e passiva. Na capacidade motora e no desempenho do sistema de travagem e amortecedores, bem como dos maiores pneus e motores mais desenrascados, e depois os sistemas de air-bags, direção assistida, ABS, etc... tudo factores para uma maior segurança.

 

Noutros países da Europa, onde o rendimento pessoal dá para ter carros melhores, inclusivamente para trocar mais facilmente um carro com poucos anos, é possível ter um bom carro, mesmo sem se ser "rico".

 

Temos um parque automóvel pobre, velho e para agravar tudo isso as estradas não ajudam, muito menos a capacidade do português para conduzir pacificamente.

 

As estradas, por sua vez, estão degradadas. Há poucas. Há menos ainda, que possam ser consideradas, boas estradas. Temos poucas vias principais, e há locais de Portugal, onde para fazer algumas dezenas de quilometros demoramos mais do que a fazer uma grande viagem entre duas cidades importantes.

 

Há buracos, há tampas de seneamento levantadas, há curvas perigosas. Não há sinalização adequada, não há informação coerente nos sinais de localização... não há sinalização horizontal adequada.

 

O conduzir em Portugal, se tirasse a vertente humana, era sempre uma corrida de obstáculos. Não estou a falar dos carros mal estacionados, das pessoas que atravessam em todo o lado, dos condutores em geral que cometem as maiores atrocidades. Estou a falar das pistas que todos os dias utilizamos, e que nos propicionam verdadeiros momentos de jubilo. São as tampas de seneamento que do nada aparecem, ora levatadas, ora partidas, ou muito enterradas ou totalmente de fora da estrada. Temos que usar os bons reflexos que fomos adquirindo ao longo de anos a conduzir. Os buracos e rachas nas estradas também são importantes pontos a ter em conta. É preciso pericia para os enfrentar, e ultrapassá-los involve uma grande destreza motora. É o buraco de um lado, o passeio de outro, o carro que vem no outro sentido, o peão que tenta passar, o carro mal estacionado mais à frente, a passadeira quase apagada pelo uso, o semaforo que está intermitente e um outro condutor que decide fazer a mesma manobra no mesmo local, ao mesmo tempo...

 

Tudo factores a ter em conta ao passar no tal buraco. Não estranho como temos tantos pilotos de rally aqui nas ruas. Temos vindo a ser treinados desde os dias antes de tirar a carta, quando eramos conduzidos por outro condutor, que já mostrava os dotes aprendidos neste dificil e cruel desporto que é andar nas estradas portuguesas de carro.

 

E lá vamos nós, curva contra curva, travagem e acelaração a fundo, o desvio consecutivo dos buracos e tampas de saneamento, e a adrenalina a aumentar depois de quase ter batido num carro que entrou pela esquerda sem reparar que até já estava vermelho.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!