Jump to content
×
×
  • Create New...

Dicas De Optimização Do Sistema Operativo Para Produção


TeKKnOsApIeN
 Share

Recommended Posts

Ora boas.

 

Após ter lido alguns tutoriais à alguns anos e ter aperfeiçoado as minhas proprias teorias, vou expor-vos as minhas configurações a nivel de sistemas operativos no computador que uso tanto para fazer música como para jogar ou trabalhar.

 

Primeiramente vou indicar-vos a minhas configurações de discos duros.

 

HD0 - 2x HITACHI 80gb on NVIDIA STRIPE RAID 0

HD1 - HITACHI 300gb on SATA 2

HD3 - External SAMSUNG 120gb on E-SATA

 

Em relação ao Raid, para os que não conhecem esta funcionalidade que acompanha quase qualquer motherboard recente de gama alta. Podem ver mais infos aqui .

 

Basicamente, o RAID 0 junta 2 discos exactamente iguais duplicando o seu tamanho e largura de banda pois escreve simultaneamente em ambos os discos. É bom em todos os sentidos, no entanto perigoso. Mantenham os dados importantes das partições em RAID sempre em backups, isto porque o RAID 0 divide os dados pelos discos então se um deles vai à vida, vão todos. Sei no entanto de algumas aplicações mais recentes que tentam reconstruir o RAID.

 

Moving on...

 

Desta forma, tenho as partições organizadas da seguinte forma:

 

HD0

1 - VISTA64.NET 20gb - Para ir testando o vista e directx10, raramente utilizo

2 - XP64.NET 80gb - Onde tenho aplicações de trabalho e internet, assim como jogos, downloads etc.

3 - XP64.AUDIO 60gb - Partição para produção e tratamento de som.

 

HD1

1 - Storage A 296gb - Armazenamento de dados

2 - SWAP.NET 2gb - MEMORIA SWAP da Partição XP64.NET

2 - SWAP.AUDIO 2gb - MEMORIA SWAP da Partição XP64.AUDIO

 

HD2

1 - Storage B 120gb - Armazenamento de dados

 

 

Para quem tem 64bit, como devem saber o windows faz bastante melhor a gestão de memória, assim como a memória RAM suportada vai até aos 128 GB. Eu tenho utilizado e devo dizer que vale a pena, não na produção propriamente, mas boots rapidissimos e tudo salta com uma rapidez que é um mimo :)

 

Em relação ao swap, basicamente é uma memória secundária, utilizada pelos sistemas operativos, que criam um ficheiro numa partição, como é o caso do windows. Em linux são criadas partições para o efeito obrigatóriamente.

 

No meu caso, altero a partição seleccionada por predefinição, que é do local onde o sistema operativo em utilização se encontra instalado para a do disco de 300gb. Assim, no caso de que a SWAP tenha de ser utilizada, será no disco que normalmente está sem actividade, pois é só de armazenamento de dados (com 4gb de ram ele também vai lá pouco eheh).

 

Algo que também faço é desactivar o sistema SLI, para o caso de algum de vocês o ter, ou o Crossfire.

 

Para os que têm máquinas mais antigas, ou menos recentes sugiro algo também perigoso, no entanto, pode ainda fornecer-vos aquele bocadinho que precisam :P

 

Cliquem no startmenu e cliquem em run. Escrevam:

 

>> Services.msc

 

Esta consola permite-vos ver todos os serviços que o windows tem a correr. Serviços que vos ocupam memória e por vezes processamento, mesmo sem quererem. Se querem uma estação de audio completamente isolada do exterior, sem net e sem rede, podem desligar os serviços de ip e rede, assim como impressoras, portas COM, etc, etc. Se precisarem de mais ajuda com isto digam..

 

Voltem a ir ao run e escrevam

 

>>msconfig

 

Nas pastas Services e Startup podem também ver e desactivar todos os serviçoes e aplicações configuradas para iniciar serviços no arranque do windows.

 

Em relação aplicações third-party. Não é recomendado o uso de qualquer aplicação de antivirus (segundo os tais tutoriais que vi...) nem de spyware, nem words, NADA. Esta é outra vantagem de ter outro sistema operativo instalado na maquina, com antivirus e anti-spyware também se mantém a partição de audio bastante segura.

 

Quanto aos que não podem dispensar o MSN, tal como eu, usem o Windows Messenger, usa nem 1/8 da memória que o Live usa...

 

depois continuo

 

boas configurações :)

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Concordo com tudo mas não percebi esta:

 

 

Algo que também faço é desactivar o sistema SLI, para o caso de algum de vocês o ter.

 

 

Falas do sistema de ter 2 gráficas da Nvidia?

 

 

De que maneira pode isso afectar a qualidade/rendimento do pc a trabalhar audio?

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Epah, eu acho que a partida, ao utilizares o SLI ou crossfire vai-te sacar recursos. Nesses tutoriais que falo os tipos ate aconselhavam a não ter placas graficas c mais de 64MB

 

Acho que deve ficar melhor desactivado...não é preciso e não ;)

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

O SLI só fica activo quando tens as duas gráficas a bulir... e o objectivo deste é dividir tarefas entre as duas...

 

Apesar disso o software que controla o SLI permite-te optimizá-lo á tua maneira... mas acredito que coma recursos .. e não devem ser poucos..

 

 

FSB a 1333 :blink:

 

 

 

 

Tadita da minha Asus com 400,, mas na altura era rainha :lol: até dois canais SATA já trazia... ui ui.. pétáculo

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Exacto...

 

 

No caso da Nvidia é o SLI

 

 

Para as ATI é o Crossfire

 

 

 

 

Ambas as plcas são PCI-Express e depois tens um adapatador que liga uma á outra.. deves ter isso algures ai na caixa da motherboard..

 

 

è um sistema bom para quem quer jogar.. não vejo outras vantagens nisso..

 

sli-rig1.jpg

 

 

Na foto... duas 6600GT (penso eu) ligadas em SLI com o adpatador que falo

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Desactivar os serviços todos do windows ... afinal de contas .... quem é que imprime partituras....

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Exacto...

 

 

No caso da Nvidia é o SLI

 

 

Para as ATI é o Crossfire

 

 

 

 

Ambas as plcas são PCI-Express e depois tens um adapatador que liga uma á outra.. deves ter isso algures ai na caixa da motherboard..

 

 

è um sistema bom para quem quer jogar.. não vejo outras vantagens nisso..

 

sli-rig1.jpg

 

 

Na foto... duas 6600GT (penso eu) ligadas em SLI com o adpatador que falo

 

arrangem um programa que corra os plug ins nas placas graficas.....

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

saquei a pouco tempo esta versao do windows:

 

 

 

Microsoft.Windows.XP.Pro.Digital.Audio.Workstation.Edition-mythX

 

 

                 .·^·.·'·.:rELEASE iNFORMATiON:.·'·.·^·.                        

     [cRACKER]..............MYTHX'07  [rELEASEDATE]........2007-07-16            
     [cRACKTYPE]..................OS  [sUPPLiER]...........NO.ONE            
     [pARTS]..................8x15MB  [pROTECTiON].........ACTiVATiON                  

  ▄  ▄▄ ▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▓▄▄▄▄▄▄▄▄▓█▓▄▄▄▄▄▄▄▄▓▄▄▄▄
               ▄ ▄▄▄▄▄▄▄▄▄ ▓█ ▄▄▄▄▄▄█▀█▄▄▄▄▄▄ █▓ ▄▄▄▄▄▄▄▄▄ ▄
         ▄  ▄ ▄▄▄ ██ ▄▄▄▄▄▄██▄▄ ▄    ▄    ▄ ▄▄██▄▄▄▄▄▄ ▓█ ▄▄▄ ▄
                  ▄▄       ▀▀       ▀▓▀       ▀▀       ▄▄                      
                  ▄▄  - --+ ▀[aPPLiCATION NFO]▀ +-- -  ▄▄                     
              ▄ ▄▄▓█▄▄▄▄▄▄▄▄█▄▄▄▄ ▄▄ ▄ ▄▄ ▄▄▄▄█▄▄▄▄▄▄▄▄█▓▄▄ ▄
                           ▀▀                 ▀▀                               


                  No IExplore, Net Services, Firewall....
          Clean and stable Windows XP PRO SP2 ISO CD installation
                     that consumes only 40MB of RAM!!!   

                    No need for Activation, no need for
                      entering any Serial Information

          !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

           DO NOT TRY TO USE IT FOR ANY OTHER PURPOSES THAN DAW                          
                       OR THIS WINDOWS WILL CRASH!!!                                      

          !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                     █         ▀                               
  ▄  ▄▄ ▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▓▄▄▄▄▄▄▄▄▓█▓▄▄▄▄▄▄▄▄▓▄▄▄▄▄▄▄▄
               ▄ ▄▄▄▄▄▄▄▄▄ ▓█ ▄▄▄▄▄▄█▀█▄▄▄▄▄▄ █▓ ▄▄▄▄▄▄▄▄▄ ▄                   
         ▄  ▄ ▄▄▄░██ ▄▄▄▄▄▄██▄▄ ▄    ▄    ▄ ▄▄██▄▄▄▄▄▄ ▓█ ▄▄▄ ▄  ▄             
                  ▄▄       ▀▀       ▀▓▀       ▀▀       ▄▄                      
                  ▄▄  - --+ ▀ [iNSTALL nOTES] ▀ +-- -  ▄▄                      
              ▄ ▄▄▓█▄▄▄▄▄▄▄▄█▄▄▄▄ ▄▄ ▄ ▄▄ ▄▄▄▄█▄▄▄▄▄▄▄▄█▓▄▄ ▄                  
                           ▀▀                 ▀▀                               


    1. UNPACK RAR FiLES            
    2. BURN OR MOUNT THE .iSO FILE                      
    3. iNSTALL YOUR DAW-EDiTiON                                

 

 

para quem noa percebeu é um windows ja optimizado para produçao audio, so vem com o necessario e nao serve para praticamente mais nada senao isso!!

o ISO tem apenas 113 Mbs e consome apenas 40 Mb de ram qd está idle! quem o quizer adquirir PM pa mim q arranjo uma maneira d o fazer chegar!!

 

abraços, ate jazz ;)

DJ SAGHA > [ www.myspace.com/djsagha ]

 

SKYPE: djsagha

GMAIL: pm.seixas[at]gmail.com

Link to comment
Share on other sites

Muito ben :)

 

So nao concordo com uma coisinha ... sobre gnu/linux nao e necessario criar uma partiçao exclusiva para swap, nem um ficheiro, e se optares nem swap necessitas (se tens a certeza que a ram te chega pa bomboca nao tens porque te preocupar.

 

Rapidez de boot ? Eu tenho tempo para isso, preciso de rapidez e na execuçao, o que gnu/linux me permite fazer e por exemplo colocar todo o os a correr a partir da RAM, podem experimentar sacar o slax e usar o cheatcode copy2ram, literalmente terminaram de dar o clique ja esta o programa aberto isto mesmo em maquinas consideradas obsoletas, eu utilizo-o por exemplo em dumb terminals com netboot.

 

Mas para produçao isso sim admito está atrasado em relaçao a outras plataformas, no entanto cada vez mais me vou surpreendendo, nao e por nada que trabalhado e o so de eleiçao de muitas "maquinas" dedicadas só para produçao, pois os sistemas sao desenhados exclusivamente para o hw em que correm. :)

 

Quanto ao SLI nao afecta a performance da maquina, pode inclusive ajudar a reduzi-lo, mas nao para produçao de audio. Alem disso, nao consigo compreender a utilidade de SLI ou Crossfire quando hoje em dia temos placas graficas multi-gpu só num bus ...

 

E quanto ao 1333Mhz ... já vi maquinas com bus bem inferiores a baterem estes aos pontos, de que me serve ter um bus ultra-rapido, se depois o core interno do cpu nao o sabe aproveitar ? Ja repararam que estaçoes profissionais de desenho utilizam ainda cpus na gama dos 500Mhz ? Isso sim aconselho, memoria cache entre o cpu e o sistema, quanto mais melhor :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

consome apenas 40 Mb de ram qd está idle!

 

abraços, ate jazz ;)

 

desculpa, mas inda nao percebi esta parte, muito bem, 40 MB, qnd ta sem fazer nada é isso ? É que eu nao sei o qe significa IDLE :huh:

 

:rolleyes:

Frosted (Tech-House) (bookings only to: info@frostedmusic.com)

Nurion (Ambient/Down-Tempo/Electronica)

Link to comment
Share on other sites

Nao será bem em IDLE .. IDLE é o que se chama quando o sistema nao está a executar nada no momento (apesar de esta expressao nao o ser de todo correcta pois existem sempre processos em execuçao)

 

 

Creio que o que realmente se refere os 40MB de RAM, será que ao finalizar o arranque, da memoria total so te ocupara 40MB, o que em sistemas nao optimizados pode atingir perfeitamente 300/350MB isto com o pc acabadinho de arrancar.

 

Já agora, nao querendo açambarcar o topico para depois nao roubar protagonismos, tekknosappiens poderias explicar a tecnologia VT presente nos processadores que falas? E na possibilidade de distribuir processos através de hypervisao directamente aos cores? Por exemplo, colocar o cubase a correr sozinho num dos cores ? E na possibilidade de criar redundancia ao utilizar raid0+1 ? Ups e já agora fala-nos tambem de discos de estado solido :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Distribuir processos pelos cores, mas tu perdes tempo com isso? Sinceramente não sei como o poderia fazer, mas também não me interessa, esta máquina já dá bem para o que quero e preciso, se precisasse de andar a perder tempo com mais tweaks ainda vá, mas não preciso :)

Se achas esse tweak uma mais valia para a malta dos 2 cores, então atira para aí informação! Acho o tweaking necessário até certo ponto, quando se torna exagero e começas a perder por um lado para ganhar no outro...

 

Quanto ao Intel® TXT, li algumas coisas, mas visto que sei pouco do assunto, fico à espera que nos ilumines :)

 

E desculpa, mas já que abordas essas questões com tanta segurança e aparentemente sabes o que é um fórum (comunidade, partilha de informação?) podias iluminar-nos com a tua sabedoria neste tópico..Ou é só conversa fiada? É que a açambarcar protagonismos pelos vistos estou eu a ti, já que sentes tão atacado ou sei lá eu porque motivo te encontras assim tão abalado :unsure:

 

E porque raios é que eu quereria utilizar RAID 0+1? Quero rapidez, não segurança e muito menos ter que comprar mais 2 discos por causa disso. Para esse efeito utilizo algo chamado DVD-R's. As vezes a solução mais prática é mesmo a mais barata e que gera menos calor e gasta menos energia blush:

 

Essa tua ironia faz-te parecer tão estúpido meu, perde tempo a participar, não a embirrar, certamente ganharias mais com isso :rolleyes:

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

façam mas é uma e deixem-se de trippppppings :smokinggun:

 

Não devias estar a trabalhar?

 

E tu tá bem caladinho, a tua função aqui é deixar esta gente em tranze e indisposta lol :D

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Tecnologia VT e nao TXT (texto?!), E a tecnologia que te permite correr simultaneamente mais que um so por core :) (por exemplo como o faz perfeitamente bem o XEN e sim dá para correr windows, mac os gnu/linux .. ao mesmo tempo ). EDITO AQUI: Será lançada brevemente uma distro baseada em gnu/linux que irá utilizar esta funcionalidade ao seu extremo, utilizando directamente programa/core e todo o os será carregado em RAM, o que permite por exemplo dispor do poder de processamento total do core por aplicaçao, e se crasha isolara finalmente o resto do sistema de um reset, apenas se reinicia o core ...

 

Porque quererias utilizar raid 0+1 ? Ora bem ao mesmo tempo que crias redundancia, passaras a obter mais largura de banda, pensaste nisso ? Imagina que levas uns bons tempos com o pc ligado, estas a trabalhar numa musica, e ... vais estar a parar para efectuar um backup em dvd ? Em vez de comprares dois discos de 120, porque nao comprar 4 de 60 ? :)

 

Perguntei-te pois acho que tens plena capacidade de responder a estas questoes, pelo menos assim o disseste com os teus "canudos", alem de me teres acusado de "chorar" quando os tópicos nao sao abertos por mim, quando .. já existia um topico com estas mesmas situaçoes ... afinal quem e que buscava protagonismo?

 

Mas agradeço so teres criticado as minhas palavras e duvidas, e nao teres nem sequer comentado o que de bom comentei, afinal nao sou eu o que me sinto "atacado".

 

Foi a minha ultima intervençao para contigo e sobre qualquer sugerencia nesta area, vou-me dedicar simplesmente a ser o "estupido da conversa fiada".

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

façam mas é uma e deixem-se de trippppppings :smokinggun:

 

Não devias estar a trabalhar?

 

E tu tá bem caladinho, a tua função aqui é deixar esta gente em tranze e indisposta lol :D

 

e estou a trabalhar, mas isto é mto flexivel uhahah , é so brechas no sistema :lol:

 

va continuem la a vossa: :pope:

No Comment Records

http://soundcloud.com/renlab/malice-in-wonderland-and-lab

"Now we shall replace the kickdrum by a guy saying Satan"

Link to comment
Share on other sites

Tecnologia VT e nao TXT (texto?!), E a tecnologia que te permite correr simultaneamente mais que um so por core :) (por exemplo como o faz perfeitamente bem o XEN e sim dá para correr windows, mac os gnu/linux .. ao mesmo tempo ).

 

Um só quê? Processo?

 

Porque quererias utilizar raid 0+1 ? Ora bem ao mesmo tempo que crias redundancia, passaras a obter mais largura de banda, pensaste nisso ? Imagina que levas uns bons tempos com o pc ligado, estas a trabalhar numa musica, e ... vais estar a parar para efectuar um backup em dvd ? Em vez de comprares dois discos de 120, porque nao comprar 4 de 60 ? :)

 

Desculpa, mas isso é asneira. Para ter mais largura de banda em RAID, fazia um RAID 0 de 4 discos não? Mais largura de banda e mais espaço, pois escreve nos quatro ao mesmo tempo. Ou achas que os discos redundantes não te iam sacar largura de banda para fazer os duplicados?

 

 

Perguntei-te pois acho que tens plena capacidade de responder a estas questoes, pelo menos assim o disseste com os teus "canudos", alem de me teres acusado de "chorar" quando os tópicos nao sao abertos por mim, quando .. já existia um topico com estas mesmas situaçoes ... afinal quem e que buscava protagonismo?

 

Mas agradeço so teres criticado as minhas palavras e duvidas, e nao teres nem sequer comentado o que de bom comentei, afinal nao sou eu o que me sinto "atacado".

 

Foi a minha ultima intervençao para contigo e sobre qualquer sugerencia nesta area, vou-me dedicar simplesmente a ser o "estupido da conversa fiada".

 

Havia outro topico assim? Bem, com esta moderação tão nazi como tão bem a acusas de mover tópicos a mais e tal, porque não fizeram merge a esse de que falas?

E desculpa, comentei a tua intervenção na totalidade, se te referes às sugestões e explicações que deste nem preciso, pois já deves saber que as acho bastante boas e serias bem mais útil aqui sem os teus cinismos tipo "nao querendo açambarcar o topico para depois nao roubar protagonismos" ou "tekknosappiens poderias explicar a...", ou ainda não percebeste a essência de um forum? Um tópico abre-se para as pessoas participarem e partilharem as suas ideias. Certamente não é o que estás a fazer, pelo contrário.

 

e já agora, visto que o google é nosso amigo e um gajo não pode saber tudo o que aí se passa em avanços tecnologicos, aqui fica o que pedes.

"Ups e já agora fala-nos tambem de discos de estado solido"

 

A Sandisk acabou de lançar um HD que é hard mas não é disk, são 32GB de memória Flash, no formato e interface de um HD SATA de notebook.

 

O preço, como toda novidade, é caro. US$350,00 - mas pense no quanto um laptop ganhará em autonomia, não tendo que alimentar motores, cabeçotes, virabrequins e sabe-se mais lá o quê haja por dentro de um HD.

 

É o fim da mecânica de precisão, e o início de uma nova era. Um iPod com autonomia de 4 horas de vídeo com um HD convencional pode durar muito mais, e assumindo a interface/formato do HD já conhecido, o custo de adaptação dos sistemas existentes é zero.

 

No máximo o Windows vai tentar parkear as cabeças de leitura e o HD vai responder "ahn?"

 

E se você acha 32GB pouco, lembro que meu primeiro HD, no Amiga 500 tinha 80MB e ainda era um absurdo comparado com o do XT que usava no trabalho, com 10MB.

 

Muito interessante mesmo, já devias ter falado nisto. Já agora, podias-me dizer que vantagens pode isto trazer em tempos de acesso ao disco e largura de banda, para alem de um aumento na autonomia dos portáteis?

 

Só para terminar, gostava que me explicasses o que é uma "sugerência"..Uma overdose de wikipédia? :D

eheh

Abraço

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Uiiii, isto por aqui anda HOT!!! :lol:

 

Que ping pong... :ph34r:

 

 

[edit]: TeKKnOsApIeN, és o Alfredo do RPTRANCE?! :unsure: esquece, já vi quem ês!

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Procura por hypervisor os, xen, e segue os links para teres uma ideia do que e a tecnologia vt, a amd tb tem a sua tecnologia :) Sim, a filosofia do os como interface esta gradualmente a ser mais um hypervisor, deixando a seu cargo e sozinho para a aplicaçao a totalidade do core, o hypervisor esta la, pelo acesso ao HW partilhado. Esquece a divisao processo(programa)/Sistema operativo. Outro exemplo mais pratico e certamente ja teras utilizado será a virtualizaçao de maquinas, este é apenas o passo evolutivo seguinte. Deixar um programa correr sozinho no seu processador (hey ... as consolas fazem-no a anos :P)

 

Entao pensa assim ...

 

Tens 4 discos, 2+2, iras escrever um ficheiro de 1 MB, Agora ele será escrito por 2 partes 512KB em cada parte, em cada uma dessas partes, a largura de banda será o dobro pois utilizas dois interfaces.

 

Nao sei se me explico, mas vou tentar com esta tabela:

 

Raid 0 - 1 + 1 = 1

Raid 0+1(10) - (1+1)+(1+1) = 2

 

Logo utilizando duas drives(x2) alem da redundancia, terás o dobro da velocidade que terias utilizando so 2 unidades,

 

O mesmo se passa e mais rapidamente, por exemplo, o que te daria numa configuraçao somente em raid 0 ? 2 drives de 120GB ou 4 drives de 60GB ?

 

Pensa lá bem nisso, e depois repete a dizer que é asneira.

 

Quanto aos SSD, sao simplesmente versoes melhoradas das tao famosas NAND Flash utilizadas até hoje, com a vantagem sobre estas de nao ter o mesmo limite de escritas/leituras (por xemplo nunca vos aconteceu uma pen muito usada deixar de responder? Ou um leitor de mp3?), ao tratar-se de uma tecnologia de estado fisico apresenta uma maior resistencia a quedas e movimentos bruscos, uma menor capacidade em consumo de energia, e uma rapidez ao ser fisico e nao mecanico que pode atingir muito bem e com a tecnologia actual o triplo da velocidade de acesso das drives actuais, equiparando-se por exemplo a tao malfadada RAM do vosso pc, será que deixaremos entao a necessidade de utilizar memoria ram num pc ? E que ela so la esta porque o acesso actual ao disco rigido se torna muito lento ... Ha e ja agora para nao falar que o calor gerado é .. nulo :) gera mais o bus de comunicaçoes ...

 

PS: Já existem unidades de 250GB em SSD, nao sao e para todas as carteiras :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Exactamente arsox, moderaçao nazi, nao moderaçao ARROGANTE, podes voltar pa trás entao :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Muitissimo obrigado por esse esclarecimento, sem duvida que será uma boa configuração essa. Ainda assim, o motivo que me leva a não fazer mirroring é mesmo por ser dispendioso. Normalmente (e sabes bem) só é utilizado em empresas e em situações que se justifique.

 

Para backups ate te digo o que uso.

 

Genie Backup Manager

 

Crias os perfis dos backups incrementais, ele corre aquilo ao fazer o shutdown, a minha pastinha dos backups quando chega aos 4gb gravo um dvd que é arquivado religiosamente. :)

 

Simples, barato e eficaz.

 

Em relação ao tipo de memória dos tais SSD, faz todo o sentido, já está na altura de largar as agulhas. Fixe :D

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Ups por favor nao leves a mal a serio ... mas nao se diz mirroring senao stripping, mirroring seria outro tipo de raid :D

 

Raid ou raid pa ... o que importa e que se matem as moscas :D

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Ups por favor nao leves a mal a serio ... mas nao se diz mirroring senao stripping, mirroring seria outro tipo de raid :D

 

 

:blink:

 

Raid 0 - Stripping

 

Raid 1 - Mirroring

 

Raid 0 + 1 = Mirroring + Stripping

 

Explica lá o que eu não percebi

 

Tirado do wikipédia

O RAID 0 + 1 é uma combinação dos níveis 0 (Striping) e 1 (Mirroring), onde os dados são divididos entre os discos para melhorar o rendimento, mas também utilizam outros discos para duplicar as informações. Assim, é possível utilizar o bom rendimento do nível 0 com a redundância do nível 1. No entanto, é necessário pelo menos 4 discos para montar um RAID desse tipo. Tais características fazem do RAID 0 + 1 o mais rápido e seguro, porém o mais caro de ser implantado. No RAID 0+1, se um dos discos vier a falhar, o sistema vira um RAID 0.
15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

"lMuitissimo obrigado por esse esclarecimento, sem duvida que será uma boa configuração essa. Ainda assim, o motivo que me leva a não fazer mirroring"

 

Se utilizasses e como bem disseste, o metodo que eu descrevi estarias a fazer stripping+mirroring nao somente mirroring ....

 

Mirroring seria somente Raid ...

 

Bem ja deu pa perceber nao ?

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Sim, já todos perceberam que há um novo birrinhas :lol:

 

Subinterpretas tanta coisa rapaz... quando chega às coisas simples como esta até te trocas todo.

 

Boa sorte na luta!

 

Turururururu

OH MIZAIKO TU ES UM GRANDA HIPPIE

Turururururu

OH MIZAIKO TU ES UM GRANDA HIPPIE

Turururururu

OH MIZAIKO TU TAS NA REACÇÃO! :D

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

lembrem-se que maioria dos utilizadores não percebe metade do que escrevem.

perdoem-me a ignorancia mas em vez de esclarecerem os utilizadores só os afugentam com este palvriado.... :glare:

Link to comment
Share on other sites

Epah, isto foi apenas uma pequena discussão entre mim e o mizaiko. Uma mistura entre o pessoal e o técnico :lol:

 

Se a malta tem dúvidas sobre o que é ou como fazer é só colocar aqui, acho q tanto eu como o mizaiko não teremos problemas em baixar o nível do palavreado : )

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Birrinhas? Por aclarar uma coisa para que nao façam confusao quem ainda leia isso ?

 

Eu troco-me todo? E tu moço ? ...

 

Enfim .. toma là a biciclete :) Hoje estou demasiado contente a minha mais que tudo sobrinhita faz 13 aninhos :D

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Epah, isto foi apenas uma pequena discussão entre mim e o mizaiko. Uma mistura entre o pessoal e o técnico :lol:

 

Se a malta tem dúvidas sobre o que é ou como fazer é só colocar aqui, acho q tanto eu como o mizaiko não teremos problemas em baixar o nível do palavreado : )

 

 

Birrinhas? Por aclarar uma coisa para que nao façam confusao quem ainda leia isso ?

 

Eu troco-me todo? E tu moço ? ...

 

Enfim .. toma là a biciclete :) Hoje estou demasiado contente a minha mais que tudo sobrinhita faz 13 aninhos :D

 

mai nada assim ja gosto mais!!

Mystik Systems Records Presents 1st Compilation V.A. LUNATIK SENSATIONS OUT SOON!!

 

 

http://www.myspace.com/djpsylab

 

http://www.mystik-systems.com

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    239
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!