Jump to content
×
×
  • Create New...

Distro Gnu/linux Dedicada A Produção Musical !


Seymour Buds
 Share

Recommended Posts

Procurei pelo forum, mas nao encontrei nenhuma referencia.

 

Ora bem o Musix e uma distribuiçao de Gnu/Linux orientada a produçao musical, assente em trabalho argentino(principal) e mundial!

 

 

O musix apesar de ser muito "verde" permite satisfazer os mais curiosos na produçao musical, sem que para isso tenham de investir em equipamentos, ou em licenças de programas, pois todo o seu conteudo e na integra open source o que permite que pode ate ser modificado por nos mesmos !

 

(Uma dica, muitos dos programas que tao bem hoje conhecemos como o tao badalado cubase sao baseados em programas aqui disponibilizados)

 

Como ja disse esta "verde" mas uma ideia para que se possa concretizar mais tarde se assim o desejar uma boa selecçao do software aqui demonstrado sobre uma distro mais solida !

 

 

O musix nao necessita ser instalado, corre em modo live cd ! ou seja podem usar abusar e queimar que ao passo de um reboot voltam ao vosso sistema original

(a quem precise correr sobre macintel deiam uma apitadela que eu ajudo).

 

Aqui fica o link !

 

http://www.musix.org.ar/index-pt.html

 

E se alguem tiver problemas em sacar a ISO/gravar , terei todo o prazer em enviar gratuitamente uma copia fisica por snail mail !

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

oi mano podes me dar uma ajuda ???

 

é assim eu tou a começar a dar os 1 tokes na produçao musical , mas tb estudo e preciso de um bom portatil só k estou indeciso em comprar mac por causa escola , mas para produçao é do melhor

 

1 abraço

Link to comment
Share on other sites

Ai ai andaste um topico para o lado hehe !

 

Em minha opiniao, hoje em dia ja nao e preciso andar a caça de um mac com a saida das novas versoes com processador Intel ao inves do PPC de toda a vida.

 

O proprio mac osx corre que e um mimo em hw x86 especifico (baseado em sse3 north/soutbridge/placa grafica baseados em intel)

 

 

A nivel de compatibilidade com projctos escolares sem duvida alguma elige uma plataforma fora de mac !!!!

 

 

O porque do mac ser tao bom em relaçao a um pc ? Porque no mundo mac nao temos tanta hipotese de escolha de software limitando-nos a software especifico escrito de proposito para esta plataforma! O sistema por defeito assume que o utilizador e "burro" (desculpem o termo nao esta correcto mas perceberam a ideia creio) ou seja nao te deixa fazer quase nada que nao esteja ja automatizado em conjunto com quem desenvolveu o sistema operativo !

 

 

Qual o problema entao dos pcs x86 normais usados em produçao ? O problema esta que a maior parte do pessoal e atafulha-los com jogos, andar a sacar cenas duvidosas da net e depois sem nenhuma manutençao avançam com isso para um qualquer live e admiram-se que lhes saltam erros a torto e a direito !!!

 

Agora agarrem nesse mesmo pc, escolham hardware decente (aka nada do mais baratucho) instalem o vosso sistema operativo, instalem o vosso programa de produçao e nao lhe toquem para mais senao isso !!! Optimizem o sistema operativo (ja alguma vez repararam que logo no arranque os serviços do windows ocupam quase um 60% de memoria !!!, eu tenho uma versao modificada de windows xp que arranca so com 57MB de ram ocupadas vs 384MB nao modificada !!! isto com um par de cliques !!! esta diferença permite-me correr e carregar tranquilamente muita coisinha !! E vao ver que teem uma maquina 100% equiparavel a qualquer mac !!

 

 

Por favor, ja sei que saltarao aqui avidamente amantes do mundo mac ! Mas admitam, passaram anos a ser enganados pela empresa que tanto adoram !

Mac OS e baseado em Unix/BSD (procurem por darwin ou opendarwin)! e os seus processadores perderam em comparaçao com as ultimas tecnologias da concorrencia ! E um facto, nao vai morrr a empresa, mas finalmente semi-admitiram/vendram-se a evidencia !!!

 

Atençao eu nao defendo mac os, gnu/linux, windows ou BSD u defendo o que acho necessario na altura !!! Utilizo todos estes sistemas no dia a dia (incluido outros como ARM, ATMEL, CSI Logic e inclusive alguns trabalhos em cpus desenhados por mim sobre Altera/Xilinx ! Este ultimo com performances que ultrapassam qual p4 ou PPC pelo simples motivo de serem um RISC desenhado a medida para funçao X (aka calculos intensos).

 

 

Desculpa mais uma vez ja me alarguei, mas em minha OPINIAO, creio que devas procurar mais um portatil comum e corrente, apostar num bom conjunto memoria/disco e siga para bimbo amigo ! Se quiseres ajuda na selecçao posso procurar alguma coisita, mas por favor abre um post no outro topico na area de djs e vjs !

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

A nivel de compatibilidade com projctos escolares sem duvida alguma elige uma plataforma fora de mac !!!!

 

 

Qual o problema entao dos pcs x86 normais usados em produçao ? O problema esta que a maior parte do pessoal e atafulha-los com jogos,!

 

Completamente falso, mas agora não tenho tempo para argumentar, tou de saída de casa, mas não consegui deixar de escrever este post. Mais tarde apresento os meus argumentos e dados se necessário.

Link to comment
Share on other sites

Ai ai andaste um topico para o lado hehe !

 

Em minha opiniao, hoje em dia ja nao e preciso andar a caça de um mac com a saida das novas versoes com processador Intel ao inves do PPC de toda a vida.

 

O proprio mac osx corre que e um mimo em hw x86 especifico (baseado em sse3 north/soutbridge/placa grafica baseados em intel)

 

 

A nivel de compatibilidade com projctos escolares sem duvida alguma elige uma plataforma fora de mac !!!!

 

 

O porque do mac ser tao bom em relaçao a um pc ? Porque no mundo mac nao temos tanta hipotese de escolha de software limitando-nos a software especifico escrito de proposito para esta plataforma! O sistema por defeito assume que o utilizador e "burro" (desculpem o termo nao esta correcto mas perceberam a ideia creio) ou seja nao te deixa fazer quase nada que nao esteja ja automatizado em conjunto com quem desenvolveu o sistema operativo !

 

 

Qual o problema entao dos pcs x86 normais usados em produçao ? O problema esta que a maior parte do pessoal e atafulha-los com jogos, andar a sacar cenas duvidosas da net e depois sem nenhuma manutençao avançam com isso para um qualquer live e admiram-se que lhes saltam erros a torto e a direito !!!

 

Agora agarrem nesse mesmo pc, escolham hardware decente (aka nada do mais baratucho) instalem o vosso sistema operativo, instalem o vosso programa de produçao e nao lhe toquem para mais senao isso !!! Optimizem o sistema operativo (ja alguma vez repararam que logo no arranque os serviços do windows ocupam quase um 60% de memoria !!!, eu tenho uma versao modificada de windows xp que arranca so com 57MB de ram ocupadas vs 384MB nao modificada !!! isto com um par de cliques !!! esta diferença permite-me correr e carregar tranquilamente muita coisinha !! E vao ver que teem uma maquina 100% equiparavel a qualquer mac !!

 

 

Por favor, ja sei que saltarao aqui avidamente amantes do mundo mac ! Mas admitam, passaram anos a ser enganados pela empresa que tanto adoram !

Mac OS e baseado em Unix/BSD (procurem por darwin ou opendarwin)! e os seus processadores perderam em comparaçao com as ultimas tecnologias da concorrencia ! E um facto, nao vai morrr a empresa, mas finalmente semi-admitiram/vendram-se a evidencia !!!

 

Atençao eu nao defendo mac os, gnu/linux, windows ou BSD u defendo o que acho necessario na altura !!! Utilizo todos estes sistemas no dia a dia (incluido outros como ARM, ATMEL, CSI Logic e inclusive alguns trabalhos em cpus desenhados por mim sobre Altera/Xilinx ! Este ultimo com performances que ultrapassam qual p4 ou PPC pelo simples motivo de serem um RISC desenhado a medida para funçao X (aka calculos intensos).

 

 

Desculpa mais uma vez ja me alarguei, mas em minha OPINIAO, creio que devas procurar mais um portatil comum e corrente, apostar num bom conjunto memoria/disco e siga para bimbo amigo ! Se quiseres ajuda na selecçao posso procurar alguma coisita, mas por favor abre um post no outro topico na area de djs e vjs !

 

 

57MB?!?! Fikei interessado.O meu tb ja esta meio kitado.Mas acho k ainda posso rentabiliza-lo mais.Se me puderes dizer cmo desinstalo IE7,Messenger...enfim tds as merdas k n se precissa para produçao.O PC k uso para produzir n ta ligado a net nem o uso para jogos é mm so produção.Se puderes dar ai umas dicas sao bem vindas.O meu windows ta em Portuga.

MySpace

 

Zeitgeist

 

WAKE UP

Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin.

Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped?

Link to comment
Share on other sites

Brain Beat - You´re welcome !

 

 

Arsox -

 

Tambem conheço muita gente que terminou a sua carreira utilizando um mac, no entanto, tenta ter algo que nao design, por exemplo informatica ou estatistica e a maior do software que tens de usar nem sequer existe para mac ! Quiça numa maquina virtual, mas ao nao ser nativa nao tem de longe o mesmo desempenho !! Peço desculpa se nao me expliquei bem antes ! Diz-me fora de design, quantos dos teus colegas teem mac ?E que o tenham sem ser por influencia anterior ?

 

Quanto ao pc portatil vs produçao - temos que admitir, e um facto, nem todos temos mais que um sistema operativo no pc de trabalho, e muitos nem temos a capacidade de o optimizar (porque simplesmente nao faz parte dos nossos interesses, pao com pao queijo com queijo !!!"

 

Ou referes-te a possibilidade de usar o bootcamp para carregar windows ?

 

Criei um topico exactamente para isto, Mac Vs Pc - O que te levou a esolher um/outro !! Use it :D:D hihi

 

Mas força ai da a tua opiniao amigo :D um abraço !!

 

Ferraz - para retirares a maior parte de componentes que especificas poderas utilizar um programa que e o NLite (windows 2000/xp) ou VistaLite (vista) ambos gratuitos e o ultimo ainda muito verdinho para o meu gosto ! Procura na net por tutoriais de windows unattended ! Quanto ao explicar passo a passo, existem literalmente centenas de opçoes de optimizaçoes, o sacar o ie6/7 do sistema em si nao aconselho, pois mesmo depois dos processos sofridos pela companhia que desenvolve o so para que nao te impigissem directamente o browser, existem algumas coisas que o tornam essencial na sua presença!

 

Para que tenhas uma ideia o so adaptado ronda pela net com o nome SuricataOS(57MB no arranque), mas aviso desde ja que pode nao servir para os teus efeitos, mas ja te deixara uma ideia do que podes tu mesmo conseguir ! Outro sistema e o windowsUE by bj com caracteristicas similares ! Mas por exemplo no primeiro a primeira coisa que te vais deparar e que simplesmente foi tao exprimido que nem o mapeamento de teclado para alem de espanhol internacional existe ! Mas eu vou procurar a ver se encontro algo ja prepararado a realidade tuga ! Outro e por exemplo o suporte a impressoras nao locais, ou seja impressoras pela rede e um cargo dos trabalhos pois foi desabilitado o suporte as mesmas !

 

Ha de notar que as modificaçoes sao geralmente feitas numa imagem de cd por instalar, com o so ja carregado torna-se algo dificil conseguir estes valores !! Mas se procurares pelos tutoriais que te falo percebes o que quero dizer ! Mas saca e instala os que te comentei por enquanto e ve se gostas !!

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Brain Beat - You´re welcome !

 

 

Arsox -

 

Tambem conheço muita gente que terminou a sua carreira utilizando um mac, no entanto, tenta ter algo que nao design, por exemplo informatica ou estatistica e a maior do software que tens de usar nem sequer existe para mac ! Quiça numa maquina virtual, mas ao nao ser nativa nao tem de longe o mesmo desempenho !! Peço desculpa se nao me expliquei bem antes ! Diz-me fora de design, quantos dos teus colegas teem mac ?E que o tenham sem ser por influencia anterior ?

 

Quanto ao pc portatil vs produçao - temos que admitir, e um facto, nem todos temos mais que um sistema operativo no pc de trabalho, e muitos nem temos a capacidade de o optimizar (porque simplesmente nao faz parte dos nossos interesses, pao com pao queijo com queijo !!!"

 

Ou referes-te a possibilidade de usar o bootcamp para carregar windows ?

 

Criei um topico exactamente para isto, Mac Vs Pc - O que te levou a esolher um/outro !! Use it :D:D hihi

 

Mas força ai da a tua opiniao amigo :D um abraço !!

 

Bem, antes demais... a vantagem de um Mac é sem dúvida o facto de ser a unica máquina que pode correr legamente e com todas as capacidades os 3 OS's mais usados. (Windows / OS X / *NIX)

 

Corre nativamente o windows por bootcamp, logo todas as limitações que possam existir podem ser colmatadas recorrendo ao Windows.

 

Quanto aos jogos é um mito, já que existem muitos jogos para OS X (tens aqui uma thread minha num fórum de informática que comprava isso mesmo).

 

Para o dia a dia existem todos os programas para OS X necessários para todos os gostos e necessidades. Eu estudo na faculdade e todos os meus trabalhos foram feitos em OS X e nunca tive problemas de compatibilidade, até porque existe o Office da Microsoft para OS X que te trás compatibilidade de ficheiros entre Windows e OS X. Conheço pessoas na área do jornalismo, arquitectura, design, publicidade, som, ciências sociais... que usam Macs e nunca tiveram problemas. Existem muitos developers para além dos oficiais que criam programas específicos de elevada qualidade, ao contrário dos developers para windows que se baseiam nas grandes empresas. Essas também fornecem a Mac,

 

Para produção, bem, não há melhor... e a vantagem de um Mac é o seu sistema operativo optimizado. Não há cá registrys ou dll's! O OS X é feito para funcionar com poucas dezenas de combinações de hardware, já que legalmente só corre em Mac's. Windows por sua vez tem de lidar com milhares de combinações possíveis o que não permite uma grande optimização por parte dos engenheiros que criam o software.

 

Isto dito assim muito rápido parece-me suficientemente esclarecedor.

Link to comment
Share on other sites

"Corre nativamente o windows por bootcamp"

 

Not really, a estrutura do bootcamp e um semi hypervisor, que distribui o layering de acesso directo a dma`s e outras coisinhas ! Porque corre tao optimizado ? Porque foi desenhado para hardware x e ponto :P (Vou contar um segredo, sabes qual o maior motivo da intel entrar ? e que parece que a tecnologia VT aliciou a Apple para que alem do seu mercado estrito poder começar a tocar num mercado que simplesmente nao podia ! E adivinha que vai poluir ate ao ponto de ser mais um "PC" ..... esta e a minha opiniao, Nao te esqueças que ate ha 10 anos atras o stevie jamais deixava entrar soft microzoft, e ... ve la o que ja la tens :P)

 

Unix nem que te torças, gnu/linux ja la vai bem hehe :D ( GNU, GNU IS NOT UNIX !!!! )

 

"Para o dia a dia existem todos os programas para OS X necessários para todos os gostos e necessidades"

 

Ficavas surpreendido pela quantidade de erros ignorados por compiladores em mac os ! Alem disso digo-te que eu jamais poderia depender do macos para correr as minhas ferramentas de analise, simplesmente a kernel esta de tal modo capada a prova de "falhas" que te deixa demasiado pouca margem de manobra !

 

"e a vantagem de um Mac é o seu sistema operativo optimizado"

 

Tal qual se eu optimizar uma kernel adaptada a maquina x86 Y que sirva so para correr aplicaçoes com a minha supervisao ! :P Seja ela windows/ gnu linux / bsd / unix ..... Ja testaste alguma vez por exemplo compilar uma kernel linux a uma maquina deixando so o hw que possuis ? Digo-te que cheguei a ter boots com gui em menos de 7 seg :P get that on a mac, pois nao podes .. a kernel e fechada ! :D

 

 

Tem todas as suas vantagens, e rapido, semi fail proof, e para quem nao esteja para preocupar-se em aprender informatica e bastante bom, o verdadeiro plug and play, mas digo-te que quando da a porca a torcer a da tens tambem o verdadeiro plug and pray !!!!

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

No que diz respeito à mudança para intel essa não é a verdade. O verdadeiro motivo foi o facto da IBM não conseguir implementar um G5 nos portáteis devido ao excesso de calor. Juntou-se o util ao agradável.

 

 

Quanto ao facto do Steve não aturar a microsoft é falso, até pk foi a microsoft que salvou a Apple à uns anos quando a Apple estava numa grande crise. Para não falar na partilha de software e nas parcerias que têm sido feitas. Esse mito do Jobs vs Bill já não existe.

 

 

Quanto ao resto... bem, cada qual tem a sua opinião. Eu uso mac, conheço que usa... e tudo impecável. As desvantagens que falas (kernel fechado) é para mim uma vantagem. Graças a isso... bulletproof ;)

Link to comment
Share on other sites

Oi arsox !

 

Le isto !!

1. Longhorn is late.

Remember all those articles and opinion pieces online that "Linux's big chance" is now with Longhorn being late and with Longhorn losing features one by one and with many companies claiming that they won't upgrade to Microsoft's new monster? Well, what a better time for Apple to get into the x86 market and steal the thunder from both Longhorn and Linux! If the "time is right" for Linux because of Longhorn's problems, then the time is even more right for Apple! Linux is no real threat on the desktop compared to the Mac OS X experience, while Longhorn hasn't won many hearts either for different reasons we all know.

 

2. x86-64 is still a virgin market.

There is no OS today for x86-64 that anyone would call "really mature". This is essentially a new platform: a platform on which many existing OSes have to "start all over again." Linux applications still have major problems with x86-64 (weird incompatibilities or even compilation problems), while the newly released WindowsXP-64 has almost no third party drivers for it yet except the very basic stuff. And Microsoft doesn't seem to care to market it either. If Apple were to come over to x86 today, it would be for full 64bit support for their Apple PCs and it would be good enough to compete on fair terms against Linux and Windows. In the 32bit market, Windows XP is simply unbeatable because of its vast hardware compatibility that it enjoys via third parties. Linux tried and it still has a 2-3% of that market. But on x86-64, the market is just different, and Apple has a serious start-off advantage.

 

Remember, we are not talking about having OSX running on random PCs here, Apple would never get into the "generic PC" market. This market is impossible to support fully; that was one of the reasons BeOS was killed when it moved from PPC to x86 as well. Apple won't make the same mistake. They know better and they have the infrastructure to modify the stock x86 platform to lock-in Mac OS X to their modified PCs only. I am confident that Windows and Linux and FreeBSD would be able to run just fine on these hypothetical Apple PCs, but Mac OS X won't run on your random PC. And it would be better that way (for Apple), as third party hardware manufacturers release hardware faster than anyone could add support for them, even if they had the full hardware specs. And these hardware manufacturers could probably not be persuaded to write brand new drivers for Apple which it will still have a fraction of the market share when on x86, so the logical step for Apple is to "lock" OSX to specific hardware so the user experience remains good.

 

Regarding software compatibility, I won't be surprised if Apple re-introduces "fat binaries", like NeXTSTEP had. These are binaries that run on both PPC and x86. Of course, lots of third party software will have to be recompiled, but at least it won't be necessary to be re-written or heavily modified as it was in the switch from 68k to PPC in 1993 or from OS9 to OSX in 2001. In other words, the move to x86-64 could be really smooth for users! Emulation does not make much sense as emulating the PPC in "OS-mode" like Apple did with 68k inside PPC is complex and it would be slow [update: this is the only part of this editorial that I didn't predict on target, as there will be emulation *and* fat binary support - Jobs confirmed today the rest of my points in this article]. As for PPC user support, I am sure that Apple would be able to support PPC users for at least 4-5 more years, as they did with 68k support.

 

For those who claim that Microsoft will never recompile Office for x86-64 for Apple, I can only say that Apple coming to x86 is not bad business for Microsoft initially in terms of "fighting together" Linux. Microsoft has failed to squash the Linux hype but users who go Mac OS X almost never look back. With Apple managing to squash Linux in the x86-64 market, Microsoft will have to fight Apple at a much later future date. And it will be easier for Microsoft to fight an 'enemy' that plays with the same rules as they are rather one that doesn't (open source). My enemy's enemy is my friend, kind of thing... This is a lot like you are getting beaten at both the club and the school, but you give your lunch money to the bullie at the club guy to come and beat the school guy. At the end, you end up with ONE bully instead of two and that's a progress...

 

With all this in mind, I believe that THIS is the best time for Apple to move to x86. I would argue that the best time was actually last year, but I will give the benefit of the doubt to IBM who seem to have managed to anger Jobs, mostly because the G5 doesn't fit well on laptops rather than because the G5 might not be fast enough. And remember folks, the laptop business, is Apple's business. If IBM can't deliver, it's time to move to someone who can. It makes sense, and the time is right, so why not?

 

PPC gera muitissimo menos calor que qualquer x86 ! Por exemplo ja reparaste no tamanho do dissipador de um mac e nos ultimos que temos de aplicar em x86 ? E os novos processadores "Cell" by IBM ? Thats a great bang per buck hehe :P o problema do G5 e simplesmente nao ter força nas canetas em comparaçao a outros cpus !

 

 

Quanto ao Steve Vs Bill, sempre houve e sempre havera guerras !!! Procura por uma serie de 3 filmes sobre silicon valley (creio de 1900 e 80´s, nao me recordo o nome neste momento (less bubblegum more brains, mas inda n me venderam mais um neuronio hehe!) que te explica o nascer de varias empresas entre elas apple e microsoft ! Nessa serie sao os proprios a falar !!!

 

(Sabias que o tio bill literalmente roubou a tecnologia do amigo steve e companheiro, e inda hoje em dia se gaba disso ?)

 

Parcerias ? Claro, ou se unem ou o mercado open ia ser a ruina de ambos !!!

 

Mas da uma espreitadela aqui:

 

http://www.hostalsanjose.com.pe/blogWP/bil...arts-3-4-and-5/ ... junho de 2007 !

 

E mais uma vez, nao digo que nao seja bom para algumas pessoas, o que digo ? E excelente para quem nao se quer preocupar com nada !!!!

 

Eu simplesmente ... preocupo-me hehe :P

 

 

Edit: esqueci-me o texto citado pertence ao Sr. Dvorak ! Membro muitissimo respeitado no mundo de TI !!!

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!