Jump to content
×
×
  • Create New...

4 a 19 Agosto - Ecotopia 2007 @ Aljezur


omvni
 Share

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Vimos ajudar a divulgar pela comunidade elastika-psicadelica um evento muito importante que terá lugar em Aljezur, de 4 a 19 de Agosto, chamado ECOTOPIA!

 

"O Ecotopia é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social.

 

(...) O Ecotopia é um local de aprendizagem, partilha de experiências e difusão de informação sobre questões ambientais, sociais e políticas, entre outras.

 

(...) O Ecotopia é igualmente um modelo funcional de comunidade auto-sustentável que coloca em prática os princípios de um estilo de vida alternativo e mais amigo do ambiente: tomadas de decisão por consenso, reciclagem de lixo, refeições vegetarianas, uso de energias alternativas..."

 

 

 

Espreitem o site, lá encontrarão todas as informações, que dispensam mais palavras...

 

http://www.ecotopiagathering.org/oquee.html

 

 

Directamente para o programa, onde cada um também pode contribuir com o seu conhecimento e experiências...

 

http://www.ecotopiagathering.org/programa.html

 

 

 

Esperamos encontrar-nos por lá com o objectivo de aprender e evoluir rumo à consciência global para um mundo justo e sustentável!

 

É com iniciativas destas que acreditamos e damos energia ao sentimento de que "SOMOS TODOS UM"!!!

 

Até lá, abraços OMVNI-ECOTOPICOS! :)

 

:wave:

Link to comment
Share on other sites

BOA!!!

Adorava ir se não estivesse a trabalhar nessa altura. Infelizmente este verão nem festas, nem festivais, nem mesmo esse tipo de inventos ao qual eu iria prioritariamente. De qualquer forma espero que esse evento consciencialize um grande numero de mentes e as ensine a esquecer a mania da preguiça e utilizar as suas energias para o que é realmente importante fazer. ^_^

Link to comment
Share on other sites

Podes ir só uns dias, não é obrigatório participar em todo o evento ;)

Até porque não se paga entrada, a contribuição é para alimentação e a um preço bastante acessível a todos.

 

O melhor mesmo era o pessoal organizar-se de maneira a encher os carros, dando boleia uns aos outros e poupando o ambiente! :)

 

Nós também não vamos conseguir estar lá os 15/16 dias, mas pelo menos 2 ou 3, isso de certeza :)

 

Tenta concilar folgas e fins-de-semana... vais ver que se quiseres MESMO ir, desejares do fundo do coracão, vais conseguir! ;)

...as "coisas" que mais desejamos, ao darmos energia aos pensamentos fazemos com que eles se materializem!

Experimenta! ;)

Link to comment
Share on other sites

Isso é verdade. O meu problema é so ter uma folga por semana e trabalhar ao fim de semana. Quem sabe se quando chegar a altura uma porta se abra e eu possa dar la um pulinho nem que seja so de um dia... Vou ver o que posso fazer.

E tens razão, "quando desejamos muito uma coisa todo o Universo conspira para que ela se realize". :)

Link to comment
Share on other sites

Podes ir só uns dias, não é obrigatório participar em todo o evento ;)

 

Adorava participar, mas a minha filhota só terá 4 meses...não me parece viável ;) mas se houver para o Ano estamos lá de certeza :D adorei a iniciativa.

 

Parabens pelo Eco System ;):wub:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Excelente iniciativa sem duvida! :wub:

 

Não devo poder lá ir (pelo menos este ano) mas espero que corra tudo pelo melhor!

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

**ECOTOPIA 2007**

 

 

O Ecotopia é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social. O Ecotopia acontece todos os anos desde 1989, sempre num país diferente. É organizado pela EYFA (Juventude Europeia pela Acção) e por uma ou várias associações ambientais do país, que funcionam como organização que acolhe o evento. Neste ano, a 19ª edição irá decorrer em Portugal, promovida pelo GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental).

O Ecotopia é um local de aprendizagem, partilha de experiências e difusão de informação sobre questões ambientais, sociais e políticas, entre outras. Entre 200 e 600 pessoas participam em cada edição do Ecotopia, para partilharem conhecimentos e discutirem sobre um amplo leque de assuntos, tais como: alterações climáticas, transportes e mobilidade, transgénicos, agricultura biológica, construção ecológica e infraestruturas sustentáveis, política e sistema económico global, estratégias para acções, experiências de campanhas, medias alternativos, migrações, racismo e xenofobia, questões culturais, influências sobre e das pessoas...

Todos os anos o Ecotopia tem um tema diferente, que se tenta que tanto esteja relacionado com o local, como que vá de encontro às emergências globais. Sendo assim, o tema escolhido este ano são as migrações, que terão especial relevância nos dias 10, 11 e 12 de Agosto.

O Ecotopia é igualmente um modelo funcional de comunidade auto-sustentável que coloca em prática os princípios de um estilo de vida alternativo e mais amigo do ambiente: tomadas de decisão por consenso, reciclagem de lixo, refeições vegetarianas, uso de energias alternativas... Sempre que possível, @s ecotopian@s participam em acções de voluntariado na zona, tentam envolver as pessoas locais nas questões do ambiente, assim como capacitam organizações locais.

O Ecotopia tem uma estrutura horizontal (não-hierárquica) e auto-organizada; a tod@s é pedido que tomem parte no funcionamento do campo, resolvendo problemas e tomando decisões. E tod@s são responsáveis pelo programa!

O Ecotopia funciona no sistema de ecotaxas - um sistema económico alternativo baseado no padrão de vida e rendimento médio de cada país, em vez de baseado nos mercados financeiros, o que significa que cada um no Ecotopia paga pela comida o mesmo que pagaria no próprio país.

Uma das melhores formas de chegar ao Ecotopia foi sempre a BikeTour.

 

Como é?

 

Acampamento

 

O Ecotopia é um evento criado quando pessoas de toda a Europa se encontram e tentam criar uma comunidade ideal por duas semanas. É auto-organizado e funciona de forma horizontal. Durante o acampamento todas as decisões são tomadas pel@s participantes no círculo da manhã e tod@s são responsáveis pela criação do programa, resolução de problemas e realização das tarefas diárias.

 

Funcionamento do acampamento e tomada de decisãoes no Ecotopia

 

A programação diária do Ecotopia é organizada através de decisões consensuais tidas nos círculos da manhã. É nesta ocasião que actividades como oficinas, acções, actividades recreativas e importantes tarefas de manutenção são anunciadas.

Não há hierarquias, tod@s @s ecotopian@s têm direitos iguais. Miúdos e graúdos, pessoas locais ou de outros países, tod@s têm os mesmos direitos e responsabilidades no decorrer do acampamento. A igualdade significa também que tod@s @s que vêm para o acampamento são convidad@s a participar nas tarefas diárias e nas tomadas de decisão. Sempre que possível, @s ecotopian@s participam em acções de voluntariado na zona, tentam envolver as pessoas locais nas questões do ambiente, assim como capacitam organizações locais.

De qualquer pessoa que se junte ao Ecotopia é esperado alguma ajuda na organização e funcionamento do encontro. Isto significa que cada uma deve tomar parte activa num dos grupos de trabalho diários de modo que as equipas possam rodar e tod@s no Ecotopia possam ter as mesmas possibilidades de trabalhar, participar nas oficinas e descansar. As pessoas voluntariam-se para ajudar nas várias tarefas, tais como apanhar lenha, recolher água para os duches, escavar fossas para os sanitários, limpar, etc. Para realmente saberes o que é viver numa comunidade sustentável tenta realizar cada uma das tarefas pelo menos uma vez. Se vires algo que deva ser feito, fá-lo!

Comportamentos discriminatórios tais como sexismo e racismo são fortemente reprovados. Para além disso, o Ecotopia junta pessoas de diversas etnias que têm tradições diferentes no que concerne aos relacionamentos sociais, ambiente e dia-a-dia. Pede-se a tod@s @s ecotopian@s uma elevada sensibilidade cultural. Ser paciente, amig@ e respeitar a comunidade local que acolhe o Ecotopia é essencial.

 

Consenso

 

Trabalhar com consensos significa que tod@s tentam avançar junt@s em vez de seguir com a vontade de uma maioria, pelo que não há votações - mas procura-se uma solução que agrade a tod@s. O consenso funciona melhor quando tod@s querem que funcione, pelo que é muito importante ter uma atitude construtiva. Reuniões que funcionam através de consenso não têm um@ líder mas, normalmente, um@ facilitador@. Este é alguém que, com o consentimento do grupo, ajuda a estruturar a reunião. As tarefas principais d@ facilitador@ são assegurar que cada um toma a palavra na sua vez e informar o grupo dos limites de tempo

@ facilitador@ deve também manter-se atento à estrutura da reunião e por isso é mais provável que introduza técnicas diferentes ou que resuma o estado actual da reunião, apesar de qualquer pessoa o poder fazer. Para além d@ facilitador@, há igualmente um responsável por anotar as decisões tomadas, bem como um@ observador@ das "vibrações" dos participantes (pois por vezes é importante verificar se há pessoas que estão a ficar aborrecidas/ cansadas/ irritadas ou que estão descontentes com as decisões mas não se sentem capazes de o dizer). O ideal é que @ facilitador@ e @ observador@ de vibrações não sejam parte interessada nos resultados da reunião, se for possível.

 

Estrutura de uma reunião de consensos

 

A reunião começa com a nomeação d@ facilitador@, anotador@, observador@ de vibrações e de alguém que controle o tempo. Segue-se a agenda e a definição dos limites de tempo. @ facilitador@ irá também, nesta fase, fazer algum anúncio prático. Os pontos na agenda são então discutidos, até que toda a gente esteja de acordo. Se alguém bloquear uma decisão, as discussão deve recomeçar a partir dessa objecção. Toda a gente tem o direito de bloquear uma decisão com a qual estão em desacordo absoluto, apesar de isto raramente acontecer. Existe também a possibilidade de alguém se alhear do processo ("Não vos impeço mas não participarei"), mas na maioria dos casos é atingido um verdadeiro consenso. Durante os círculos da manhã grupos de trabalho podem ser formados para posteriormente debaterem a fundo um problema ou ideia específica, relatando no círculo da manhã seguinte as decisões tomadas.

 

Como fazê-la funcionar

 

As duas regras de ouro são: ser construtiv@ (não é válido apenas discordar, é necessário explicar as razões e oferecer alternativas ou compromissos); esperar a vez de falar. Há outras coisas que ajudam ao sucesso da reunião, tais como:

Escutar - Assegura-te que compreendeste o que está a ser discutido, em especial se for necessária tradução. Tenta obter toda a informação acerca de um ponto antes de o criticares ou apoiares.

 

Explicar - Assegura-te de que as pessoas compreendem a tua posição, em especial se estiverem a traduzir o que dizes.

Sê o mais breve possível

Sê flexível, sê paciente - Contradições na tomada de decisão não são problema.

 

Não te sintas isolado - Tod@s estamos aqui com a mesma motivação.

 

Apoia @ facilitador@ se a reunião começar a ficar fora de controlo

 

 

Acampamento

 

Provavelmente estás curioso sobre como vai ser o acampamento, e se calhar a melhor opção era ser surpresa. Mas como várias pessoas perguntam, vamos tentar dar uma imagem, se bem que pode não ser exactamente assim, dado que tod@s é que vamos construindo o Ecotopia aos poucos!

No local haverá, antes de mais, uma área para a recepção d@s participantes, onde efectuas a tua inscrição e trocas ECOS por cupões de alimentação referentes aos dias que queres ficar no Ecotopia.

Além da recepção, há uma zona destinada ao acampamento, outra às refeições e ainda uma outra reservada a actividades recreativas. Um número de estruturas temporárias (eco construções) serão montadas para cozinhar (fornos solares e forno de pão), para as refeições, para dormir, para encontros e oficinas. Chuveiros e casas de banho secas serão providenciadas. A acomodação é feita através de tendas individuais, embora haverão algumas infra-estruturas (tipis) que podem servir para quem não pôde mesmo trazer tenda. As necessidades de energia serão satisfeitas pelo sol ou madeira, tentaremos. Também no local há um poço que funcionará com uma bomba solar. Podes ver aqui um mapa do acampamento (cliquem no zoom!).

Cada dia é fornecida comida vegetariana deliciosa e saudável. As verduras provêem de produtores locais de agricultura tradicional/biológica e algumas da pequena horta preparada no local. No local poderão haver algumas bancas de venda de produtos locais / comércio justo e outros, dependendo de quem vier.

Cada dia começa com o Círculo da Manhã. Aí são anunciadas as actividades do dia, sejam oficinas, acções de rua, actividades recreativas ou informação importante para a manutenção e quotidiano do campo. @s participantes oferecem-se como voluntári@s para ajudar nas várias tarefas, como apanhar lenha, ervas, verduras, cozinhar, limpar, etc.. É também o momento de divulgar as workshops, logo, quem coordena oficinas faz uma apresentação de um minuto do que irá ser tratado. Se há decisões a tomar, seja no Círculo da Manhã, seja ao longo de todo o evento, elas serão feitas usando a tomada de decisão por consenso.

As actividades diurnas fora do programa de oficinas incluem caminhadas, percursos de orientação, passeios de bicicleta, reconstrução de casas locais com taipa. Espera-se que vários grupos deixem o acampamento de vez em quando para participar em actividades e ajudar em projectos de desenvolvimento local como limpezas da floresta e da praia, ou mesmo ajudar um senhor da vila a fazer gás bio. O acampamento fica a cerca de 15 minutos a pé do centro da vila, e nela encontras várias coisas que podes fazer, entre as quais visitar o castelo. Não muito longe, tens praias bem bonitas, sendo a mais perto a cerca de 7km do acampamento. Na vila há farmácia e posto de saúde.

À noite, no “círculo de entretenimento”, tens a oportunidade de desanuviar e contribuir com a tua arte ou apreciar as várias performances de música, dança, circo, percussão, teatro de rua... Esta é uma grande oportunidade de descobrir alguns antigos hábitos e tradições das diferentes culturas europeias e mesmo de outros continentes. É também à noite que alguns filmes serão projectados, no local ou na vila.

As crianças são bem-vindas e será preparado um cantinho especial só para elas.

 

Onde e quando?

 

O sítio | Como lá chegar?

 

O sítio

 

Este ano, o 19º Ecotopia irá realizar-se entre 4 a 19 de Agosto em Aljezur, no sul de Portugal.

Aljezur está a 250km a sul de Lisboa, 110km de Faro, capital da região do Algarve e a 30km de Lagos, a cidade mais próxima.

Aljezur, vila com cerca de 2700 habitantes, fundada pelos Árabes no século X, situa-se na região do Algarve em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O concelho de Aljezur caracteriza-se por uma ocupação humana dedicada à agricultura tradicional (batata-doce e amendoim são culturas típicas na região); por uma paisagem onde dominam as falésias, as areias límpidas e as dunas, assim como o pastoreio de gado bovino. Caracteriza-se também pela sua riqueza arqueológica e histórica.

 

 

Como chegar lá?

 

Bicicleta | Comboio | Camioneta | Boleia | Carro

 

Bicicleta

 

Faz parte do Biketour para o Ecotopia!

 

Bike Tour

 

O Ecotopia é um evento criado quando pessoas de toda a Europa se encontram e tentam criar uma comunidade ideal por duas semanas. É auto-organizado e funciona de forma horizontal. Durante o acampamento todas as decisões são tomadas pel@s participantes no círculo da manhã e tod@s são responsáveis pela criação do programa, resolução de problemas e realização das tarefas diárias.

O biketour do ecotopia é uma eco-comunidade móvel activista a caminho do ou desde o Ecotopia. Cerca de 10 a 50 ciclistas de origens diferentes - nacionalidade, idade, idioma, experiência - pedalam juntos para o Ecotopia, fazendo acções durante o caminho e encontrando-se com pessoas e associações que se preocupam com as questões ambientais. Carregam todo o seu equipamento para acampar e cozinhar nas suas bicicletas e atrelados.

É uma excursão muito espontânea e diversificada, constantemente mudando de lugares para dormir, composição do grupo e qualidade da comida, mas com algumas coisas comuns como: tomadas de decisão baseadas no consenso, todas as tarefas divididas entre os participantes, um lugar diferente onde dormir em cada noite e pequeno almoço, almoço e jantar por uma taxa da participação calculado em ecos.

De qualquer pessoa que se junte ao Ecotopia é esperado alguma ajuda na organização e funcionamento do encontro. Isto significa que cada uma deve tomar parte activa num dos grupos de trabalho diários de modo que as equipas possam rodar e tod@s no Ecotopia possam ter as mesmas possibilidades de trabalhar, participar nas oficinas e descansar. As pessoas voluntariam-se para ajudar nas várias tarefas, tais como apanhar lenha, recolher água para os duches, escavar fossas para os sanitários, limpar, etc. Para realmente saberes o que é viver numa comunidade sustentável tenta realizar cada uma das tarefas pelo menos uma vez. Se vires algo que deva ser feito, fá-lo!

Comportamentos discriminatórios tais como sexismo e racismo são fortemente reprovados. Para além disso, o Ecotopia junta pessoas de diversas etnias que têm tradições diferentes no que concerne aos relacionamentos sociais, ambiente e dia-a-dia. Pede-se a tod@s @s ecotopian@s uma elevada sensibilidade cultural. Ser paciente, amig@ e respeitar a comunidade local que acolhe o Ecotopia é essencial.

Sendo uma comunidade horizontal, todos são responsáveis em fazer a excursão um sucesso. As decisões são feitas e os problemas são discutidos no círculo da manhã/noite baseando-se no consenso.

Biketour é um projecto que promove maneiras de vida sustentável pedalando, falando com os media, participando em/ organizando acções. Nós participamos nas acções organizadas pelos grupos locais e também preparamos as nossas próprias acções.

Toda a comida no biketour é vegetariana, mas nós forneceremos dietas vegan ou outras opções da dieta. @s consumidor@s de carne são bem-vindos, mas não haverá nenhuma opção de carne durante alguma refeição comum do biketour.

O BT é uma oportunidade para experimentar o faça-você-mesmo “DIY” em ambientalismo, cultura, natureza, vida da comunidade,... vários tópicos. Serás convidad@ em Tamera e outras comunidades. Poderás participar em acções para defender o último rio selvagem na península Ibérica, a linha do Tua, as dunas de Mira, e em outras actividades ao longo do trajecto em Portugal. Durante a excursão, poderás participar nos workshops ou preparar e oferecer os teus próprios.

 

Comboio

 

Para chegares ao Algarve podes usar o comboio, mas Aljezur não tem estação de comboios. Logo, terás sempre de fazer a ligação entre a estação mais próxima e Aljezur por outros meios. A estação mais próxima é a de Lagos, mas Odemira (Amoreiras) ou S. Marcos da Serra podem ser uma hipótese.

Podes consultar todos os horários e preços dos comboios no site da CP (Comboios de Portugal).

Para teres uma ideia dos preços:

o Lisboa/Lagos - cerca de 20€

o Faro/Lagos - cerca de 6€

o Porto/Lagos - cerca de 35€

 

Camioneta

 

Há apenas uma empresa portuguesa que faz o percurso Lisboa/Aljezur: Rede Expressos

E estes são os horários e preços::

 

o Lisboa/Aljezur - 14,40€

07h30 (Lisboa) --> 12h25 (Aljezur) - diariamente

17h30 (Lisboa) --> 21h20 (Aljezur)

 

o Aljezur/Lisboa – 14,40€

09h05 (Aljezur) --> 12h50 (Lisboa)

15h55 (Aljezur) --> 20h50 (Lisboa)

 

Os autocarros para Aljezur podem estar lotados no Verão. Por isso é melhor reservares o teu bilhete! Podes fazê-lo enviando um sms para 969502050 com o seguinte texto (se queres reservar bilhete de Lisboa para Aljezur): RNE R 1 945 DDMM HHMM (tens de substituir DDMM pelo dia e mês e HHMM pelas horas e minutos, em relação ao autocarro que queres apanhar).

Tens de comprar o teu bilhete na estação meia hora antes da partida. A estação da Rede Expressos é em Sete Rios (paragem de metro "Jardim Zoológico"). Podes também comprar bilhetes online no site da companhia: Rede Expressos.

No caso de reservares ou comprares o bilhete na Rede Expressos, tens de fazê-lo com menos de 6 dias de antecedência, caso contrário, não funciona. Eles enviam-te um sms de confirmação com o teu número de reserva, número este que depois usas quando tiveres a comprar o bilhete no momento.

 

Também tens a hipótese de viajares de Lisboa para Lagos com a Eva Transportes (cerca de 15€) no caso do autocarro da Rede Expresso estar lotado.

De Faro/Lagos para Aljezur, tens estas hipóteses:

 

o Faro-Lagos - Eva Transportes - 5€ --> 8h (apenas dias da semana); 9h; 12h30; 14h30 (apenas dias da semana); 16h25 (apenas dias da semana); 17h25.

 

o Lagos-Aljezur - Eva Transportes - 3€ --> 12h35; 13h35; 16h30; 17h55; 18h40 (todas as horas apenas aos dias da semana)

 

o Lagos-Aljezur - Rede Expressos - 6€ --> 6h40; 8h30; 15h20.

 

Do Porto para Aljezur talvez a opção mais económica é comprares um bilhete directo do Porto para Aljezur na Rede Expressos, o que te custará 23€.

 

Outras empresas que fazem percursos no Sul de Portugal:

 

o Transportes Sul do Tejo

o Renex

 

Boleia

 

Aparte de caminhar e pedalar esta é talvez a mais ecológica maneira de viajar, porque estás a usar um lugar que vai estar livre de qualquer maneira! E de certeza que é a forma mais barata de viajar!

Alguns sites sobre boleias organizadas:

o HitchHickers

o Compartir

o De Boleia

o DigiHitch

 

Carro

 

Se esta é a única forma que tens de viajar, deves partilhá-la com outras pessoas!

 

- Saindo de Lisboa, siga pelo sul, pela A2. Ao km 104 apanhe a saída nº 9 até Grândola. Na rotunda, siga pelo IC4 em direcção a Sines. De seguida pela N120 até Aljezur. Mapa

- Saindo de Faro, siga pela A2 (Via do Infante) até Bensafrim (Lagos) e pela N120 até Aljezur. Mapa

 

 

Tema

 

Programa Geral | Estrutura Diária | Workshops | Reunião de preparação do PGA

 

O Ecotopia caracteriza-se pela participação e aprendizagem. Como tal, o grau de aprendizagem é determinado pelo grau de participação e vice-versa. O nosso objectivo é disponibilizar o maior número de oficinas listadas aqui, mas para isso precisamos da vossa ajuda. Se achas que podes dar ou ajudar nalguma destas oficinas ou se tens uma ideia para uma oficina tua, não a guardes só para ti!

Por favor contacta-nos assim que possas com a tua proposta de oficina (que pode ter outra forma, de debate, de palestra...), pois gostaríamos de elaborar uma agenda provisória do evento. Podemos fornecer informação e conselhos sobre recursos disponíveis, a título demonstrativo. Podemos também pôr-te em contacto com pessoas e grupos com ideias semelhantes.

Se és novo nisto, fica sabendo que não há qualquer compulsão para os participantes apresentarem oficinas. Tod@s são bem-vindos para assistir e aprender mais.

O programa diário consiste em oficinas, discussões, seminários, acções, excursões. Tudo é organizado pelos próprios participantes. Vários assuntos são cobertos: políticos, ambientais e culturais; desde pessoas a falarem sobre campanhas em que estão envolvidas, discussões sobre tópicos recentes..até oficinas práticas onde podes adquirir capacidades e conhecer novas técnicas. Haverá uma área especial para crianças e organizar-se-ão jogos criativos e actividades na natureza.

As oficinas e discussões serão sobre tópicos relacionados com activismo, desobediência, assuntos internacionais, xenofobia, migrações, questões de género, globalização, OGMs, papel dos media, estilos de vida alternativos, agricultura sustentável, etc. As oficinas de partilha de capacidades costumam estar relacionadas com tecnologias alternativas, permacultura, técnicas “faça você mesmo”, desenvolvimento e desenrolar de campanhas, assuntos ecológicos, música, etc. O programa para a noite consiste em festas, “screenings” (passagem de documentários, filmes, animações, etc) e outros, organizados e planeados espontaneamente.

Como participante, és convidado a participar na criação do programa. Dá oficinas, partilha com outras pessoas o teu conhecimento, capacidades, planos e preocupações.

 

 

Programa Geral

 

23 Julho a 4 de Agosto: acampamento de preparação

4 Agosto: introdução ao Ecotopia, "visita guiada" ao acampamento, workshop de facilitação, tomada de decisão por consenso...

8 Agosto: acção de limpeza desde as margens do rio no local até à vila de Aljezur

10-11-12 Agosto: fim de semana das Migrações

13 Agosto: dia de acção sobre migrações (talvez)

16 Agosto: workshops de preparação sobre transgénicos

17 Agosto: dia de acção anti-transgénicos

19 Agosto: desmontar o acampamento

 

nota: todos os dias acontecem workshops diferentes e em simultâneo.

 

 

Estrutura Diária

 

* Pequeno-almoço: 08:30 - 09:30

* Circulo matinal: 09:30 - 10:30

* 1ª sessão de workshops: 10:30 - 12:00

* Almoço e sesta: 12:00 - 15:30

* 2ª sessão de workshops: 15:30 - 17:00

* 3ª sessão de workshops: 17:30 - 19:00

* Jantar: 20h00

* Programa cultural: 21:00

 

 

Workshops

 

* 2012 Unlimited - calendário Maia

* acro 1 - jogos e acrobacias

* Auto-sustentabilidade Energética: Como?

* Dança do ventre: história, estilos de dança, vestimenta e paços de dança básicos

* Bike building - construção de bicicletas

* Bio-integration - biodança

* Educação cívica e ecológica das crianças

* Capoeira brasileira

* Terra das Crianças (ambiente, arte, ecologia, desporto, música e jardinagem)

* Documentário "traxgenia" sobre transgénicos

* Economist - economia

* Encontro sobre começar um projecto rural de agricultura biológica

* “Fluctuation of team”

* Hand made paper - fazer papel reciclado

* Como andar de bicicleta na cidade

* Direitos humanos na Transnistria

* Tráfico humano na Moldávia

* Love - Amor

* Indústria mineira no Perú: impactos ambientais e consequências sociais

* Multilinguismo na Europa de hoje

* Parto natural e suas consequências positivas para a Mulher

* Eleições parlamentares na Arménia 2007 - passo para a democracia

* Participação pública nos planos locais de acção ambiental

* Arte reciclada e artesanato

* Reciclagem de ferro velho na Roménia

* Direitos dos animais: prós e contras

* Experiências de projectos rurais

* Campanha comunitária “Shell to Sea”

* Importância e significado do Comércio Justo

* Problemas Sociais - resistência ao neoliberalismo na Europa do Este

* Sociedade e Energia:como desistir da energia nuclear pode questionar o nosso modelo de sociedade?

* Viver sustentavelmente: a chave para a paz e o desenvolvimento

* A arte do artesanato lituano

* A primeira viagem à volta do mundo

* O Universo em que vivemos - factos interessantes à volta do campo da astronomia

* Ucrânia: vida, natureza selvagem, ecologia.

* O que nos faz homens ou mulheres: a construção do género e papéis sociais (iniciação)

* Workshop de contrução de bolas de malabarismo para crianças

* Yoga - Sun Salute / Surya Namaskar e Yoga Nidra

* Unificação para autonomia (rede de comunidades rurais e urbanas)

* Composição popular (música)

* Yoga e surpresas para crianças

* O luxo do lixo

* Aprender a fazer caçadores-de-sonhos

* Nutrição vegana

* Skynet a avançar (discussão sobre as causas e o aumento do uso de electricidade e o que podemos fazer)

* Animalando (educação ambiental para crianças)

* Samba – ritmos de resistência

 

Workshops relacionados com o tema principal deste ano, migrações

 

* Vantagens e desvantagens da migração para os países pobres e ricos

* Agro turismo (turismo rural)

* O caso Kerkenes - um Ecocentro na Turkia

* O clube Toastmasters junta-se aos trabalhadores imigrantes

* Migração global de doenças parasitárias no futuro

* Migração ilegal

* Comunicação intercultural e os seus problemas

* Migração interna e os seus efeitos sociais

* Emigrantes não são escravos: Ásia central não é um local para tradições medievais.

* Migração e direitos humanos

* Migração dos albaneses e o papel da Diaspora

* Mobilidade – migração romena

* Migração moldava – ponto de vista sociológico

* Processo de mobilidade Romeno

* Música: metáforas de sociabilidade entre jovens nas migrações ou mobilidade

* O refugiado

* A minoria cigana "roma" na Roménia - aspectos the mobilidade social

* A busca de um futuro "melhor" - o movimento de pessoas pela Europa - o caso dos países do leste europeu, pós-comunistas

* Imigrantes ucranianos na Europa do Leste

* Vantagens e desvantagens das migrações para os países pobres e para os ricos

* O problema da emigração na Europa do Leste e na Lituânia

 

 

Reunião de preparação da PGA

 

Vai ter lugar no Ecotopia uma reunião/encontro da Acção Global dos Povos para preparação da próxima grande conferência. Vão ser abordados os seguintes assuntos:

- biotecnologia

- lutas estudantis

- pga balkan infotour

- reunião de preparação da pga próximo outubro en Thessaloniki

- pga conferência na grécia em 2008

 

Formulários | Na tua bagagem... | Linhas de Orientação para o Ecotopia 2007 | Taxa de Participação

 

Formulários

 

Podes preencher todos os formulários online. Gostaríamos que todos os participantes do Ecotopia se inscrevessem, para que o programa seja organizado, tendo em conta quantas pessoas virão aproximadamente. Por outro lado, é importante registares-te para receber informação adicional (uma vez registado, és adicionado à mailing list do Ecotopia).

o Para te inscreveres preenche o seguinte formulário de participação.

o Se queres dar um workshop, mostrar um documentário, propôr uma discussão, etc. Preenche o formulário para workshop. Assim a tua proposta poderá ser integrada no programa.

 

Na tua bagagem...

 

É necessário trazeres:

 

Uma tenda, saco-cama e colchonete, prato e copo próprios, talheres (faca, garfo e colher) lanterna, bicicleta (se quiseres), roupas para tempo quente, um agasalho para a chuva (com isto das alterações climáticas, nunca se sabe...), fato-de-banho, protector solar, e sabonete, champô e detergente de lavar ecológicos.

 

É simpático se trouxeres:

 

Instrumentos musicais, fotos e vídeos para mostrar aos outros, panfletos e informação dos teus projectos, tudo o que possas precisar para oficinas e acções…

 

Não tragas:

 

Automóveis ou outros veículos motorizados, má disposição e preconceitos. Se tens cães, por favor, não os tragas. Temos muita pena de dizer isto, mas têm ocorrido muitos problemas nos anos anteriores e, por isso, pedimos que arranjes alguém para tomar conta deles e assim não têm que estar no Ecotopia.

 

Linhas de Orientação para o Ecotopia 2007

 

Durante o Ecotopia, cerca de duas centenas de pessoas co-habitarão num ambiente sustentável por duas semanas. Para tornar isto possível, criámos ALGUNS princípios. Como base a ideia é tomarmos conta uns dos outros e do ambiente em que vamos viver. Ter em conta que vamos estar a viver num ambiente sustentável e que para isso é preciso um comportamento/atitude sustentável.

 

Segurança e primeiros socorros

 

Em caso de acidentes ou doença haverá um posto de primeiros socorros no local. Existirão algumas pessoas capazes de tratar alguém doente ou ferido, mas não te esqueças que antes de mais, a tua saúde é da tua responsabilidade. Na vila de Aljezur também há posto de socorro.

Fogo, fogueiras e fumadores

No local do Ecotopia não se pode fazer qualquer tipo de fogo. Ou seja, não podemos fazer fogueiras, usar camping-gás, nem fumar no local, devido ao elevado risco de incêndio. Existirão zonas para fumadores.

 

Mar

 

A praia mais próxima fica a 7 km. Como o mar pode ser perigoso, se quiseres nadar respeita as bandeiras e instruções do salva-vidas, se este estiver presente.

 

Calor e Água

 

Agosto é o mês mais quente em Portugal e o Algarve a região mais quente.

Deves evitar o Sol ao máximo para prevenir insolações (golpes de sol) e queimaduras. Para evitar isso também podes pôr protector solar e cobrir a cabeça com alguma coisa.

É importante beber bastante água (cerca de 1 a 2 litros por dia) para além das tuas necessidades normais. Da mesma forma, tem cuidado com o álcool. O álcool desidrata muito as pessoas.

Existe água potável no local ao dispor de tod@s. Como bem essencial à vida, pedimos que a poupes. Ao tomares duche, gasta a menor quantidade de água possível!

Estacionamento e caravanas

 

No terreno e perto dele não há espaço para estacionar. Para vires ao Ecotopia o melhor é de transportes públicos ou bicicleta e dormir numa tenda. Quem quiser vir de carro, terá que arranjar estacionamento por si próprio. Talvez possas estacionar o carro/caravana junto ao moinho (cerca de 1km de distância). À entrada do acampamento haverá uma zona temporária de estacionamento, apenas para cargas e descargas.

 

Crianças

 

Haverá locais para as crianças brincarem no Ecotopia. Mas tenham em consideração que a organização do Ecotopia não se responsabiliza por tomar conta delas. Os pais devem combinar entre si para tomarem conta delas. Claro que haverá sempre pessoas que se oferecem para isso nos círculos matinais.

 

Ponto de informação

 

No local encontrarás um ponto de informação perto da tenda de recepção onde poderás deixar material de divulgação da tua associação, colectivos, acções, campanhas, projectos...

 

Drogas e Álcool no Ecotopia

 

O Ecotopia funciona com base na participação e criação de uma comunidade sustentável. Para isso os dias estão repletos de oficinas, debates, e algumas actividades. O uso de drogas pode fazer-te ver a vida sob perspectivas diferentes e talvez perspectivas interessantes, mas também te pode tornar um bocado aborrecido e chato para os outros. Mas cada um é livre e responsável por si mesmo, portanto, tu é que decides.

Pedimos que não vendas qualquer tipo de droga no encontro, pois podemos ter problemas com as autoridades locais por causa disso.

 

Código de conduta para ONGs participantes ou presentes no Ecotopia

 

O Ecotopia é um projecto comum entre colectivos e indivíduos. Esperam-se 500 participantes de todos os cantos da Europa. Alguns fazem parte de colectivos, associações e organizações. Da nossa experiência, em projectos com muitas organizações envolvidas, corre-se o risco de haver competição. Quem distribui mais panfletos, quem recruta mais membros novos? Este tipo de competição pode resultar em muita frustração entre as organizações e uma área natural cheia de panfletos é coisa que não queremos. Por isso, criámos um código de conduta para as ONGs!

 

1. O uso de roupa ou tatuagens com o nome ou logótipo da organização é aceitável. Andar atrás das pessoas com material de campanha NÃO. Para isso existirá um ponto de informação/biblioteca junto à recepção onde se pode ir ou deixar material informativo sobre as organizações ou sobre projectos ligados às temáticas do Ecotopia.

 

2. São bem-vindas oficinas sobre projectos ou campanhas, mas estes não devem ter como principal objectivo o recrutamento de novos membros, mas sim serem principalmente informativos. Que podem as pessoas aprender com a vossa experiência, porque estão a promover determinada campanha, o que vos leva a envolverem-se em determinada acção?

 

3. Respeita a opinião dos outros!!! Discutir é óptimo, mas os conflitos podem ser contra-producentes! Procurem aprender com os outros, agora ou no futuro!

 

Taxa de Participação

 

A taxa de participação é de 5 ecos por dia. Este valor serve para cobrir os custos com a alimentação, que, graças à ecotaxa, serão similares aos custos com a alimentação no teu próprio país. Ecotaxa ou Ecos são um resultado do Ecorates system, um sistema económico alternativo criado pela EYFA, baseado no padrão de vida e no salário mínimo de cada país, em vez de baseado nos mercados financeiros.

5 Ecos em Portugal corresponde a 3,5€. Podes ver as correspondências dos outros países na Tabela de Conversão.

Crianças com menos de 3 anos não pagam e de 3 a 10 anos pagam metade.

 

Organização

 

GAIA

- Grupo de Acção e Intervenção Ambiental

Faculdade de Ciências e Tecnologia

2829-516 Caparica

Portugal

 

Telefone/Fax: (+351) 212949650

 

E-mail: gaia@gaia.org.pt

 

Website: http://gaia.org.pt

 

EYFA

- European Youth For Action

Minahassastraat 1

PO Box 94115

1094 GC Amsterdam

The Netherlands

 

Telefone: +31 [0]20 665 7743

Fax +31 [0]20 692 8757

 

E-mail: eyfa@eyfa.org

 

Website: www.eyfa.org

 

Apoios/Parcerias

o Câmara Municipal de Aljezur

o Esdime

o Vida Verde

 

 

 

 

Acampamento de preparação do ECOTOPIA 2007 23 de Julho a 4 de Agosto

 

Vem montar duches, casas de banho secas, cozinha, sombras...! Aprender a construir com fardos de palha, reconstruir casas em taipa, fornos de pão...! Limpar o terreno e tratar da horta! Vem decorar e dar cor ao local!

Inscrições limitadas: utupiar@gaia.org.pt - 937267541

Nota:

Os participantes devem trazer tenda de campismo (se possível), saco-cama, talheres, copo e prato, luvas e roupa de trabalho.

 

E até lá?

 

Podes também vir para o local do ECOTOPIA a qualquer altura, ajudar a construir as infra-estruturas mínimas para a acampamento de preparação e a plantar a horta!

Podes ver na nossa página como chegar ao local!

 

Se precisarem telefonem-nos: 937267541

 

- - www.ecotopiagathering.org - - - www.gaia.org.pt - -

tuning...turning...dropping...just trance it

Link to comment
Share on other sites

Pedimos que não vendas qualquer tipo de droga no encontro, pois podemos ter problemas com as autoridades locais por causa disso.

 

Ohhhhhhh, sendo assim já não vou. :(

 

 

 

 

:gap:

 

 

Boa sorte para o evento!!!!!!! :)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

queria ver se conseguia ir lá dar um salto num dos próximos dias, para experimentar mas também conhecer o que é e como funciona. é preciso é ir bem cedinho para se apanhar o círculo matinal. que elastikos é que andam por lá?

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

pa...

 

eu tive la...

 

encontrei pessoas bonitas k me ensinaram kk koisa de novo MAS a Ecotopia tava xeio de FUNDAMENTALISTAS EXTREMISTAS!!! o k na minha opiniao estragou... muito mal organizado... condiçoes de higiene degrandantes.. muitas pessoas no hospital com diareeias e problemas alimentares...

 

mais uma vez os extremistas conseguiram transmitir uma mensagem erronea das pessoas k se preokupam com o ambiente e ecologia !! sim k somos apelidados de ecoterrooristas soft...

A arte de ser trancer é lindo

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Sinceramente akilo foi um autentika Utopia k só serviu para regozijo de alguns umbiguinhos protagonistas....a maioria show off altamente intolerantes e diskriminatórios....activismo destes foi mesmo pa inglês ver... :excl::wacko:

emotion - energy in motion - "Life without Love is gone, Love without life goes on & on"

Link to comment
Share on other sites

É pena que isso tenha acontecido. :(

 

Actualmente o ambiente precisa de defensores (mais que nunca). Não de oportunistas!

E a imagem de extremista começa a ficar cada vez mais associada a ambientalistas limitando as acções reais de protecção/vigilancia/formação ambiental....

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

hummmmmmm....muito interessante!!!

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!