Jump to content
×
×
  • Create New...

Natal Dos Sem Abrigo


Ganeisha
 Share

Recommended Posts

Natal dos Sem Abrigo

 

A Comunidade Vida e Paz vai organizar o Natal dos Sem Abrigo, para cerca de 5.000 pessoas que dormem nas ruas portuguesas, nos próximos dias 15, 16 e 17 de Dezembro, na Universidade de Lisboa, com o objectivo de lhes dar algum conforto e companhia nesta quadra natalícia.

 

Esta Instituição de Solidariedade Social precisa de voluntários para cooperarem na organização e suporte deste Natal Solidário.

 

A Comunidade Vida e Paz apoia várias centenas de pessoas Sem Abrigo nas ruas de Lisboa com o apoio de Equipas de Voluntários, todas as noites das 21h às 2h da madrugada. Além do apoio de rua, esta Instituição possui quatro Centros de acolhimento, recuperação, tratamento e reabilitação, com vista à sua plena reinserção social após um plano de Recuperação com a duração de 13 meses. No corrente ano a Comunidade Vida e Paz acolheu 271 pessoas.

 

Para se inscrever como voluntário basta que se dirija à Sede da Instituição na Rua Domingos Bomtempo, nr. 7, em Lisboa, ligue para o número 21.846.01.65 ou envie um email para natal2006@cvidaepaz.org

 

 

Para mais informações contacte:

Hill & Knowlton – Andreia Garcia

Tel: 21.413.62.00 – TM: 91.994.78.96

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Eu já vou participar, vou servir as refeições e estar em contacto directo com os sem-abrigo. Felizmente tive o prazer de ter uma aula na faculdade com o presidente desta associação e que nos chamou á atenção para o maior problema do nosso século, que segundo ele, é a solidão! As pessoas que vivem na rua tem falta de comida mas principalmente falta de companhia e carinho, de sentirem que nao sao excluidos da nossa sociedade, de sentirem que ainda há alguem que se peocupas com eles!

A meu ver acho que todos podemos ajudar, nao só nestes dias como em todos os dias do ano, sempre que passamos por algum sem abrigo, perguntar se já comeu alguma coisa hoje e irmos ao supermercado comprar nem que seja umas simples bananas (o que para eles é muito), ou até mesmo um chocolate.. Não o digo pa fazerem isto todos os dias, que eu própria não o faço, mas o facto de já estarmos a ajudar de vez em quando alguem que necessite pode chamar á realidade outras pessoas que assistam..

Participem nesta iniciativa e sempre que possam ajudem um sem-abrigo! Pensem que nesta altura, quando estamos nós no quentinho da nossa casa, está alguem na rua que nao consegue dormir com tanto frio e fome que está a sentir!

 

:respect::gathering::friends:

Link to comment
Share on other sites

Diz-me entao depois se sempre vais.. assim podemos nos encontrar por lá :)

 

E olha se tiveres interessada em um dia experimentar ir com uma equipe que distribui comida pels ruas diz-me alguma coisa, que eu fiquei com o contacto do presidente da associação, que se disponibilizou a colocar-me numa equipa assim que eu possa.. portanto se quisere acho que nao vai haver problema :D eu vou já pa semana :)

Link to comment
Share on other sites

Sim monika estou interessada, se tiver tempo e nao se juntar a algum horario em que tenha alguma coisa importante gostava imenso de participar.

 

Se puderes manda-me essa informação por mp ou email ok?

 

Thanks*

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Uma boa iniciativa...Eu já por mim gosto de ajudar, não compro comida, mas dou dinheiro e digo sempre um bom dia..e só de ver o sorriso e a satisfação dos sem abrigo dame uma alegria enorme e sinto-me realizado porque ajudei alguém que precisava e sei que esse alguém ficou muito feliz comigo...Estou com vocês Mónica e Ganeisha..também gostava de ir num carro a distribuir comida pela cidade fora, pena ser de longe, mas deve haver alguma instituição na zona de Aveiro, se alguém souber que comunique, fico muito agradecido ^_^

My Hi5

MSN: pedro_kud@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Ribas de qualquer maneira quando vieres pa estes lados e se ficares mais k um dia basta dizeres alguma coisa que de certeza que te colocam numa equipe de rua :)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado monika, caso passe por esses lados eu comunico ;) gostava de dar uma alegria a essa gente toda, que passa uma vida triste e solitária

My Hi5

MSN: pedro_kud@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

GREAT PEOPLE :wub:

 

por acaso a uns anos, por volta do natal paticipava numa campanha de entrega de roupa aos mais desfavorecidos aqui na minha zona, era tao gratificante ver o sorriso das pessoas quando lhes entregavamos algo, abraçavam-nos fortemente. ;)

 

È bom ajudar quem precisa ;)

GOBLIN (UNION RECORDS)

 

THE SOUND YOU ARE HEARING, IS THE SYMPHONY OF WHAT WE ARE!!!!

 

Skype - Goblin_union

Link to comment
Share on other sites

eu acho que já fiz voluntariado com esta associação em lisboa. ajudava a preparar e ia fazer a recolha dos alimentos que iam ser distribuidos à noite.

 

foi algo que gostei muito de fazer... mas infelizmente agora falta-me tempo.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Muito boa iniciativa...

 

Já andei uma vez a distribuir roupas, comida, e alguns bens esenciais pelas ruas de porto e senti-me tao bem... so por ver um sem abrigo e vestir um casaco k eu tinha dado e ver a felicidade dele... é uma sensação... inexplicavel... :rolleyes: como e possivel que coisas tao banais para nos se tornem num tesouro para essas pessoas que tanto precisam!!!! É nestes momentos que sabemos dar valor aquilo que temos, e k por vezes dizemos que é tao pouco!!!

"If you can dream it, you can become it"

 

Miss Meg My Space

My Hi5

 

Não importa o que você pense

A música nunca vai parar

A batida do coração nunca vai desaparecer

A festa nunca vai acabar!!

Link to comment
Share on other sites

:) Hello, eu por acaso estou a frequentar um curso técnico de Acção Social , e no qual consiste em termos contacto directo com sem abrigos e nao so.....

Este ano ainda nao fui para as ruas dar o mru contributo como voluntariado , mas a experiencia em si é muito boa, porque quem sabe um dia nao somos nos nao é?

Enfim...este ano n vou puder ir prestar este acto , mas espero k haja pessoas para o fazerem ..

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

concordo plenamente com este tipo de acções. realmente são muito gratificantes para quem as executa mas principalmente para quem está do outro lado a receber um pouco de afecto e de atenção que acima de tudo é o que elas mais necessitam... só acho que não chega...

 

para quem trabalha na área do social, especificamente com esse tipo de população associada a outros tipos de problemas devidamente identificados, constato que este tipo de acções são insuficientes...

 

os sem abrigo precisam de um acompanhamento constante e não é uma "ceia de natal" que vai resolver os seus problemas... não me interpretem mal, não estou a criticar ninguém em concreto mas sim as políticas sociais deste país...

 

inclusivé muitas das vezes esta população sente uma certa vergonha aquando da realização deste tipo de acções, considerando que isto é como que uma esmola, até um acto de solidariedade com uma componente escamoteada... mas felizmente nem todos pensam assim...

 

para além da ceia de natal, que é deveras importante, é necessário trabalhar durante o ano INTEIRO com os sem abrigo, pois só podemos efectivamente dar-lhes o que mais necessitam...

 

louvo estas iniciativas mas tenho pena que só ocorram nesta altura natalicia... afinal dizem que o Natal é quando um homem quiser... porquê não temos em consideração esta premissa ao longo do ano?

Link to comment
Share on other sites

Concordo em parte contigo psyTrAcn, pelo menos um lugar onde os sem abrigo pudessem ir todos os dias comer qualquer coisa.

Já existem algumas coisas parecidas, ali na zona da baixa, uma cantina muito barata mesmo onde por vezes vão lá sem abrigos e pessoas mais pobres comer.

Mas também se sabe que estes trabalhos são quase sempre de voluntariado, o que torna mais escassa a vontade de trabalhar todos os dias num sitio destes.

 

Mas sim concordo contigo.

 

Sexta feira vou estar o dia todo no Natal dos Sem Abrigo, pelo menos já contribuo com a minha ajuda.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

concordo plenamente com este tipo de acções. realmente são muito gratificantes para quem as executa mas principalmente para quem está do outro lado a receber um pouco de afecto e de atenção que acima de tudo é o que elas mais necessitam... só acho que não chega...

(...)

os sem abrigo precisam de um acompanhamento constante e não é uma "ceia de natal" que vai resolver os seus problemas... não me interpretem mal, não estou a criticar ninguém em concreto mas sim as políticas sociais deste país...

(...)

para além da ceia de natal, que é deveras importante, é necessário trabalhar durante o ano INTEIRO com os sem abrigo, pois só podemos efectivamente dar-lhes o que mais necessitam...

 

louvo estas iniciativas mas tenho pena que só ocorram nesta altura natalicia... afinal dizem que o Natal é quando um homem quiser... porquê não temos em consideração esta premissa ao longo do ano?

 

Estou de total acordo ctg mas infelizmente vivemos numa sociedade que prefere fingir que a vida é um mar de rosas e que esse tipo de situações nao existem (vá-se lá saber pk..)

No entanto quando chega esta altura há um surto de solidariedade, o que é optimo, mas que deveria ser durante 365/6 dias por ano. E nem precisamos de despender de mt dinheiro, por vezes basta a boa vontade das pessoas.

 

A principal culpa de não haver mais meios para ajudar os sem-abrigo e outros desfavorecidos é, na minha opinião, do estado que não disponibiliza fundos suficientes (se nao mm nenhuns) para esta causa, a exclusão social!

 

As associações só não fazem mais pk não têm o apoio que lhes permita fazer mais por quem mais precisa. Como a Ganeisha disse, e mt bem, a maior parte das instituições sobrevivem à base de voluntariado.. Como exemplo temos o presidente da associação "Comunidade Vida e Paz" que trabalha lá como voluntario, nenhuma das mt horas que passa na e com a instituição, são remuneradas..

 

Eu como membro desta sociedade, a que pretencemos, tou a tentar dar o meu contributo.. Espero mt brevemente estar a trabalhar diariamente com os sem-abrigo!

 

Ganeisha eu vou amanha á formaçao para o jantar.. E vou tentar ir nos três dias (ainda nao sei se é possivel).. Quem sabe se na sexta não nos cruzamos ^_^

 

Até lá :)

Link to comment
Share on other sites

Ganeisha eu vou amanha á formaçao para o jantar.. E vou tentar ir nos três dias (ainda nao sei se é possivel).. Quem sabe se na sexta não nos cruzamos ^_^

 

Até lá :)

 

Eu já fui ontem a formação e gostei muito, são pessoas muito simpáticas.

Eu só posso mesmo ir na sexta feira porque depois no sábado e no domingo tenho que ir para Aveiro, mas penso que seja possivel ir nos 3 dias, pelo menos lá perguntavam quem eram as pessoas que podiam ir os 3 dias.

 

Se fores na sexta vou andar lá a perguntar pela monica :)

 

Beijokas*

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

:rolleyes: é uma ideia muito gratificante...deve saber tão bem fazer companhia e dar conforto a todas essas pessoas :wub: que passam o resto do ano esquecidas...

 

No entanto vou cá ter a minha mamã linda depois de 15 dias de ausência e vou aproveitar ao max p estar c ela todo o Nataliiiii :D:rolleyes:

 

Força pa vcs ninas lindas :heart:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

 

Ganeisha eu vou amanha á formaçao para o jantar.. E vou tentar ir nos três dias (ainda nao sei se é possivel).. Quem sabe se na sexta não nos cruzamos ^_^

 

Até lá :)

 

Eu já fui ontem a formação e gostei muito, são pessoas muito simpáticas.

Eu só posso mesmo ir na sexta feira porque depois no sábado e no domingo tenho que ir para Aveiro, mas penso que seja possivel ir nos 3 dias, pelo menos lá perguntavam quem eram as pessoas que podiam ir os 3 dias.

 

Se fores na sexta vou andar lá a perguntar pela monica :)

 

Beijokas*

 

Vim á bocado da formação e tb gostei mt :)

Infelizmente na sexta não vou poder ir pk tenho k trabalhar á tarde e á noite aulitas.. :wacko:

Vou no sábado e domingo (e por isso nao vou poder ir á festa em aveiro)!

 

Vais tocar no link sexta, nao é? Eu devo por lá aparecer e vou procurar-te pa te conhecer e me contares como correu com os sem-abrigo! Pode ser? :blush:

 

Kisses*

 

No entanto vou cá ter a minha mamã linda depois de 15 dias de ausência e vou aproveitar ao max p estar c ela todo o Nataliiiii :D:rolleyes:

 

Força pa vcs ninas lindas :heart:

 

Podias agarrar na tua mae e irem as duas ajudar/participar na festa :lol:

Link to comment
Share on other sites

Vim á bocado da formação e tb gostei mt smile.gif

Infelizmente na sexta não vou poder ir pk tenho k trabalhar á tarde e á noite aulitas.. wacko.gif

Vou no sábado e domingo (e por isso nao vou poder ir á festa em aveiro)!

 

Vais tocar no link sexta, nao é? Eu devo por lá aparecer e vou procurar-te pa te conhecer e me contares como correu com os sem-abrigo! Pode ser? blush.gif

 

Kisses*

 

Sim claro que podes, eu tou là no link a partir da 00h, ate as 2h00 de certeza, dpois não sei se fico lá, depende se estiver muito cansada ou não, mas vem ter cmg na boa :)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Gostei mesmo muito deste topico, so o vi agora.... Inda este fds de semana comentei com amigos como se sentiriam os sem abrigo nestes momentos gelidos.... Estava um frio de rachar, apesar de estar com casacos, o frio parecia que se transformava em laminas que nos atravessavam o corpo... é dificil imaginar e sentir o que essas "pessoas" devem passar.... infelizmente mas é a verdade, que muitas ao adormecerem mal sabem que nao chegarao a acordar novamente :(

Esta nas nossas maos poder ajudar, acredito que nos sentiremos melhor....:)

Paz

ॐ Somos apenas pessoas... mas são as nossas acções que nos definem... ॐ

Link to comment
Share on other sites

Vim eram 21h da festa de natal dos sem-abrigo e simplesmente... ADOREI!!

 

Amanha tou lá de novo :lol:

 

É claro k akilo mexe mt connosco, pelo menos cmg mexeu.. mas akelas pessoas são umas queridas apesar de haver tb algumas que tivessem de pé atrás connosco, mas nada k não se resolvesse :)

 

Por vezes é necessário estarmos dentro da realidade para entendermos, realmente, em k mundo vivemos!

 

Amanha venho aki dizer se correu tao bem como hoje :)

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje (domingo) tb correu mt bem.. encontrei lá algumas pessoas k conheci ontem e hoje conheci mt mais.. e até encontrei pessoas k já conhecia de leiria e k por azares agora estao numa situação mais complicada..

Tudo o k vivi neste dois dias foi mt importante e de certa forma mudou um pouco a minha maneira de ver as coisas.. Para quem lê o meu post, não tenham medo de kd passarem por algum sem-abrigo de perguntarem se têm fome e de lhes comprar alguma coisa para os alimentar.. o pouco k possamos dar para eles já é mt!

 

Ontem reparei num rapaz de 20 e poucos anos, bem vestido na fila para ir buscar roupa.. e perguntei a mim mesma o k é k ele faria ali.. hoje encontrei-o de novo e decidi ir falar com ele.. tem 26 anos e teve a viver na rua simplesmente pk kd chegou a lisboa vindo da sua terrinha, roubaram-lhe tudo ficando só com os documentos, e por isso ficou a dormir na rua, sozinho e numa cidade estranha, até k alguem da comunidade reparou nele e o ajudou.. infelizmente este rapaz tem apenas dois irmaos mais novos como familia, dos quais quer esconder a sua situação (e k compreendo prefeitamente).. neste momento está num albergue, mas k sinceramente mais parece uma prisao (dorme lá todo o tipo de pessoas, desde a toxixodependente, ex-reclusos a pessoas ditas normais). mas segundo ele é uma situaçao temporaria, até conseguir arranjar emprego, e acredito k consiga..

No entanto ele é apenas um caso no meio de mts e que provavelmente nao tiveram a mesma sorte k ele e nao haveram de ter..infelizmente..

 

Agora depende um pouco de todos nós ajudar, já k axo k com os altos cargos do nosso país nao podemos contar!

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje (domingo) tb correu mt bem.. encontrei lá algumas pessoas k conheci ontem e hoje conheci mt mais.. e até encontrei pessoas k já conhecia de leiria e k por azares agora estao numa situação mais complicada..

Tudo o k vivi neste dois dias foi mt importante e de certa forma mudou um pouco a minha maneira de ver as coisas.. Para quem lê o meu post, não tenham medo de kd passarem por algum sem-abrigo de perguntarem se têm fome e de lhes comprar alguma coisa para os alimentar.. o pouco k possamos dar para eles já é mt!

 

Ontem reparei num rapaz de 20 e poucos anos, bem vestido na fila para ir buscar roupa.. e perguntei a mim mesma o k é k ele faria ali.. hoje encontrei-o de novo e decidi ir falar com ele.. tem 26 anos e teve a viver na rua simplesmente pk kd chegou a lisboa vindo da sua terrinha, roubaram-lhe tudo ficando só com os documentos, e por isso ficou a dormir na rua, sozinho e numa cidade estranha, até k alguem da comunidade reparou nele e o ajudou.. infelizmente este rapaz tem apenas dois irmaos mais novos como familia, dos quais quer esconder a sua situação (e k compreendo prefeitamente).. neste momento está num albergue, mas k sinceramente mais parece uma prisao (dorme lá todo o tipo de pessoas, desde a toxixodependente, ex-reclusos a pessoas ditas normais). mas segundo ele é uma situaçao temporaria, até conseguir arranjar emprego, e acredito k consiga..

No entanto ele é apenas um caso no meio de mts e que provavelmente nao tiveram a mesma sorte k ele e nao haveram de ter..infelizmente..

 

Agora depende um pouco de todos nós ajudar, já k axo k com os altos cargos do nosso país nao podemos contar!

 

Linda, estou a ver que todas essas pessoas com quem estivestes em contacto, terao um natal bem mais caloroso :D o teu gesto de ajuda é gratificante pa muitos deles... Continua :)

ॐ Somos apenas pessoas... mas são as nossas acções que nos definem... ॐ

Link to comment
Share on other sites

Monika acho que disseste quase tudo...É uma experiência para recordar sempre, com alegria mas também com alguma tristeza. Pelo menos eu, senti isso tudo junto.

Ouvi confissões de tristeza, gestos de alegria, obrigados com lágrimas misturadas, loucura...

Nota-se tão bem a falta que faz a estas pessoas terem uma familia, ou simplesmente uma casa onde se sintam bem.

 

Algumas destas pessoas estão nesta situação por simplesmente terem tido uma dificuldade e terem pedido ajuda ao governo e o governos simplesmente guardar a sua situação num "x-file", ou seja, nunca mais trataram de nada, e as pessoas às tantas desistem simplesmente.

 

Acho que ao vermos estas situações começamos a dar mais valor ao que temos, e ao que tantas vezes subestimamos.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

É mesmo muito triste e ao mesmo tempo um alerta a situação pela qual os sem abrigo passam.

 

Muitas vezes são pessoas que simplesmente tiveram azar e que a vida os empurrou para aquela situação. O que nos deixa a pensar que se calhar não é assim tão dificil termos esse tipo de azar.

Por essa mesma razão, não devemos ter aquela ideia de que os sem abrigo são simplesmente pessoas que não se esforçam. São muitas vezes pessoas a quem lhes foram viradas as costas por outras pessoas que pensam que dar ajuda é algo muito custoso. É triste.

Sou da opinião que devemos sempre ajudar os outros, por pequenos gestos, e não negar ajuda a ninguém, nem mesmo a desconhecidos porque um dia poderemos ser nós a precisar, e sabendo que a ajuda está a um pequeno passo sempre temos o consolo de saber que um dia já nós soubemos ajudar alguém e como isso nos soube e que bem que deve ter sabido a quem a recebeu.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!