Jump to content
×
×
  • Create New...

Memórias


Recommended Posts

Estava aqui num momento nostálgico e apercebi-me que tudo o que nós somos, que fomos e ambicionamos ser se deve bastante às memórias que guardamos. O futuro inevitavelmente depende do passado e não somente do presente como muitas vezes tentamos que seja e as coisas por vezes tornam-se complicadas pelo simples facto de não sabermos o que fazer a algumas memórias que guardamos. Se realmente tivessemos o controlo total sobre o nosso cérebro seria bem mais facil lidar com algumas memórias menos boas e recordar muito mais intensamente as mais importantes que nos fazem ver quem realmente somos e o que queremos para nós. Acho que só aprendemos isto à medida que vamos vivendo e recordando os bons e os maus momentos.

 

Se por um lado o que vivemos e experienciamos determina os traços da nossa personalidade e do que nós somos por outro a nossa personalidade e maturidade também nos ajuda a saber lidar melhor com algumas memórias que mantemos mais vivas e que podem ser importantes para nos tornarmos pessoas melhores. É um ciclo que constantemente se transforma e evolui à medida que mais memórias vão sendo gravadas no nosso intimo.

É incrivel como as mais simples memórias conseguem-nos fazer sentir tantas coisas sem realmente estarmos a passar por elas. Por exemplo a saudade acaba por não ser só um sentimento como também uma memória ao mesmo tempo. Sentimos saudades porque recordamos algo e recordamos algo porque sentimos saudades, é um paradoxo engraçado. A saudade acaba por ser o que nos faz manter uma recordação bem viva e nos mostra o quanto ela é importante para nós. Há mesmo coisas que acabam por nunca serem passado porque estão constantemente presentes na nossa memória, algumas boas outras más mas todas elas suficientemente importantes para não nos esquecermos delas.

 

Com um simples pensamento posso mudar completamente a minha disposição, posso sentir alegria, tristeza, dor, amor, saudade, prazer e todo outro sentimento pelo qual já tenha passado sem sequer precisar de me mexer. Todos temos a capacidade para isto só temos que a usar. Sempre achei que tudo depende da forma como "o encaramos" e se conseguirmos encontrar maneira de encarar as coisas de forma positiva mesmo sendo elas negativas é meio caminho andado para estarmos bem connosco e com todos os que nos rodeiam.

Acredito que tudo o que fazemos, pensamos e sentimos, mesmo que não seja partilhado com mais ninguém, tem um grande impacto em nós e na pessoa em que nos vamos tornando e é dessa forma que atingimos a paz interior. Só estando em sintonia com o "nosso eu" é que conseguimos estar em sintonia com quem quer que seja para o que for.

 

ps. lembras-te?

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Com um simples pensamento posso mudar completamente a minha disposição, posso sentir alegria, tristeza, dor, amor, saudade, prazer e todo outro sentimento pelo qual já tenha passado sem sequer precisar de me mexer. Todos temos a capacidade para isto só temos que a usar. Sempre achei que tudo depende da forma como "o encaramos" e se conseguirmos encontrar maneira de encarar as coisas de forma positiva mesmo sendo elas negativas é meio caminho andado para estarmos bem connosco e com todos os que nos rodeiam.

Acredito que tudo o que fazemos, pensamos e sentimos, mesmo que não seja partilhado com mais ninguém, tem um grande impacto em nós e na pessoa em que nos vamos tornando e é dessa forma que atingimos a paz interior. Só estando em sintonia com o "nosso eu" é que conseguimos estar em sintonia com quem quer que seja para o que for.

 

ps. lembras-te?

Incrivelmente de acordo. ;)

Entre ontem e hoje consegui, sem saber como, encontrar novamente o meu equilibrio. Nós podemos tudo, até mudar repentinamente um sentimento por alguém. É tão fácil viver... :D

 

Amei o teu post. :wub:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Primeiro que tudo...

André muito bom post, adorei, não só por me identificar com ele mas pela maneira como descreveste tudo de maneira tão verdadeira ;)

 

Há mesmo coisas que acabam por nunca serem passado porque estão constantemente presentes na nossa memória, algumas boas outras más mas todas elas suficientemente importantes para não nos esquecermos delas.

 

Sem duvida. Existem sempre pensamentos de coisas que passámos e que já passaram há muito tempo mas que continuam a assolar o meu cérebro constantemente, como que a lembrar-me para o que já passei, e talvez dar-me mais força e uma ideia do que eu própria sou capaz de superar e de conseguir.

 

Sempre achei que tudo depende da forma como "o encaramos" e se conseguirmos encontrar maneira de encarar as coisas de forma positiva mesmo sendo elas negativas é meio caminho andado para estarmos bem connosco e com todos os que nos rodeiam.

 

Quantas e quantas vezes digo isto a mim propria. Por mais negativas que essas memórias sejam, elas irão sempre ajudar-te a ver coisas boas, pois ao te lembrares que já tiveste numa situação negativa, vês que neste momento estás bem e sentes-te forte por teres passado por esses momentos, e em vez de se ficar triste fica-se forte e alegre por simplesmente mais uma fase ter passado e nós termos conseguido superar.

Quando as memórias são boas, é a dita "nostalgia", em que só desejamos que voltasse esses momentos de novo, ansiando o facto de eles se passarem de novo. Acho que se fica mais triste por vezes quando nos lembramos coisas boas do que de coisas tristes.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Como disse alguém: "Eu, sou eu e o meu passado!"

 

E quem é esse alguém? :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

André gostei muito do texto!!!! :) :kisssss:

 

Às vezes as memórias fazem-nos sentir parte dum conto de histórias, tal é a quantidade de informação armazenada... engraçado pensar que quando estamos a recordar algo, estamos a re-experienciar uma situação com todo o pormenor, mas é uma narrativa já com um peso diferente do que teve na altura, isto porque já amadurecemos e interpretamos esse acontecimento passado numa outra perspectiva, ou com uma intensidade diferente...

 

Há uns anos na escola, uma professora ensinou-nos uma coisa engraçada, dizia que «recordar» é lembrar com o coração. :)

 

que tudo o que nós somos, que fomos e ambicionamos ser se deve bastante às memórias que guardamos.

Deve-se bastante, mas é importante não esquecer que essas memórias passam depois por um «filtro» que normalmente lhes dá uma forma diferente da inicial, mas é um «trabalho» sobre o passado, sim... :) É a alquimia da alma! ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Como disse alguém: "Eu, sou eu e o meu passado!"

 

E quem é esse alguém? :)

Luís Represas, numa entrevista há uns anos. Só me lembro dessa frase. :)

Link to comment
Share on other sites

andré adorei o teu texto.

 

realmente o que sentimos no passado muitas vezes molda as nossas atitudes no presente.... as coisas boas e as coisas más.

 

por acaso é um assunto que tenho pensado bastante nos ultimos tempos e tento me recordar de como era à uns anos atrás.. na busca de boas recordações e de coisas positivas para saber lidar com esta nova experiencia. os ultimos anos deixaram-me marcas doentias na minha memoria e hoje temo que isso atrapalhe o que estou a tentar viver... por isso tento recuar ainda mais atras para recordar o que era o ser saudavel.

 

outras recordações que têm estado bem presentes no meu dia a dia é os ensinamentos do meu avô... sim porque eu ainda recorro a ele quando estou assim mais aflita por saber o que fazer... tenho mm muitas saudades dele, mas cada lagrima que derramo é unicamente de saudade e alegria... era uma pessoa muito especial.

 

memorias.... é um assunto tão vasto... cada um é como cada qual e mm que vivam a mesma situação cada um guarda um sentimento, uma memoria deferente... por isso não existem 2 pessoas iguais.

 

brigada por partilhares isto connosco andré

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

As memórias são como que um diário virtual que construimos, dia após dia, de forma quase inconsciente, com aqueles momentos que ficam marcados pelo impacto e força...

 

:)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Com um simples pensamento posso mudar completamente a minha disposição, posso sentir alegria, tristeza, dor, amor, saudade, prazer e todo outro sentimento pelo qual já tenha passado sem sequer precisar de me mexer. Todos temos a capacidade para isto só temos que a usar.

 

Por todos os momentos que passamos, por todas as situaçoes k vivemos, sejam boas ou mas, desde k nos marquem, tudo fica guardado na nossa memoria, pois em algum dia, vai existir sempre a necessidade de as recordarmos... Sendo uma coisa boa, recordamos para nos sentirmos alegres e felizes, sendo algo mau ou um sentimento mais negativo, recordamos, para que de qualquer forma, tentarmos evitar repetir essa dor!!

 

Nao e por serem coisas boas ou mas que as recordamos, mas sim porque foram coisas que nos marcaram. Por isso, muitas vezes, damos a pensar em coisas que pareceram em tempos insignificantes, mas k de alguma forma, naquele momento, nos marcaram bastante, e para sempre estarão guardadas na nossa memoria!!

 

B)

 

Fiquem bem!

"If you can dream it, you can become it"

 

Miss Meg My Space

My Hi5

 

Não importa o que você pense

A música nunca vai parar

A batida do coração nunca vai desaparecer

A festa nunca vai acabar!!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

um pouco à parte do texto mas tava agora a beber um cafezinho e veio-me à memória um encontro que os elastikos tiveram na arrabida ?

 

lembram-se ?

granda maluqueira de dia.. fomos à praia do portinho da arrabida , fomos à gruta, depois fomos jantar e finalmente uma grande noite de trance no help...

 

eehehehe

 

tenho saudades... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

um pouco à parte do texto mas tava agora a beber um cafezinho e veio-me à memória um encontro que os elastikos tiveram na arrabida ?

 

lembram-se ?

granda maluqueira de dia.. fomos à praia do portinho da arrabida , fomos à gruta, depois fomos jantar e finalmente uma grande noite de trance no help...

 

eehehehe

 

tenho saudades... :rolleyes:

 

Pois foi... e se não estou em erro isso deve estar a fazer anos por esta altura mais ou menos! :) Foi mesmo muito bom esse dia... foi quando nos começámos a conhecer, foi o primeiro encontro elástiko!! :wub:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!