Jump to content
×
×
  • Create New...

Uma Verdade Inconveniente


Natti
 Share

Recommended Posts

"Uma Verdade Inconveniente" é um documentário de 90 minutos, um apelo urgente, mas também optimista, através do qual o realizador, Davis Guggenheim, tenta alertar as consciências dos cidadãos e da classe política para os perigos do aquecimento global e para a diminuição das reservas de água do planeta.

 

Tomando como fio condutor as conferências que Al Gore tem dado sobre o assunto, desde a sua derrota presidencial, o cineasta decidiu levar esta mensagem mais longe e a mais pessoas.

 

Depois de, em Dezembro de 2000, Gore ter aceite a frustrante (e duvidosa) derrota, decidiu operar uma profunda mudança na sua vida pessoal e profissional. O ex-senador retomou uma antiga vocação e passou a dedicar-se exclusivamente às questões ambientais. Nos últimos anos proferiu mais de um milhar de conferências, viajando por todo o mundo, e despertando audiências para um tema que afecta toda a Humanidade.

 

Ainda com uma postura de estado, e sempre com um guião muito bem preparado, não hesita em começar os seus discursos com declarações esclarecedoras: "Fui o próximo presidente dos EUA". Logo em seguida garante que não pretende voltar a candidatar-se, preferindo abraçar esta questão pedagógica, em prol de um futuro melhor para as novas gerações.

 

Com uma serenidade extraordinária e com facilidade em criar empatia com o público, o ex-candidato desenha um cenário possível, em tudo semelhante ao apocalipse.

 

Defende que, se não houver uma mudança radical na gestão dos recursos e na produção de gás carbónico, em menos de uma década o nosso planeta entrará numa dinâmica catastrófica. O degelo dos pólos, a alteração dos ciclos climáticos, com o eclodir de perturbações meteorológicas extremas, como secas severas, inundações gigantes ou vagas de calor mortais, e a propagação de epidemias são apenas algumas das consequências.

Apesar disso, Gore mantém-se "optimista". Ainda estamos a tempo, acredita, de salvar o planeta. Mas, para que tal seja possível, todos temos que incorporar práticas simples no dia-a-dia - como separar o lixo, utilizar mais os transportes públicos, reduzir o consumo de água quente, regular os termóstatos, plantar árvores... - e sobretudo é necessário que a classe política reveja as suas opções. As grandes tarefas dependem sobretudo dos dirigentes políticos e devem ser adoptadas à escala mundial, defende. Al Gore continua a acreditar que a vontade política também é uma energia renovável.

 

Informação retira de http://www.estreia.online.pt; site oficial aqui!

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Ainda com uma postura de estado, e sempre com um guião muito bem preparado, não hesita em começar os seus discursos com declarações esclarecedoras: "Fui o próximo presidente dos EUA". Logo em seguida garante que não pretende voltar a candidatar-se, preferindo abraçar esta questão pedagógica, em prol de um futuro melhor para as novas gerações.

 

A ver vamos...

Deixo-me invadir constantemente por um sentir de desconfiança, relacionada com estas atitudes de consciência ecológica.

Todo o pessoal de backoffice que apoia estes políticos mais ou menos consumados têm acesso a estudos de mercado e de tendências que nos transcendem ligeiramente, e que servem apenas para a boa manipulação de massas e opinião pública.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Este senhor al gore é um pouco suspeito para andar a falar sobre estes assuntos não?

Arranjou uma forma de criticar a administração bush visto ter perdido as eleições mas não percebo.. então porque tb não teve a mesma reacção quando estava o clinton? Bush está nas mãos dos neoconservadores tal como clinton o estava independentemente de ser de outra facção politica, os interesses economicos estão acima do meio-ambiente é assim nos EUA seja com que presidente for.

O video causa polémica porque é um politico a dizer o que todos sabemos? É preciso sair um video para os americanos se aperceberem? Creio que o resto do mundo já sabe o que lá é dito...excepto aqueles borregos...

It´s better regret something you did that something you didn´t do

Link to comment
Share on other sites

Já vi a critica e o trailer do filme e realmente acho que todos deviamos ir ver, porque concerteza muitas pessoas não estão mesmo a par do que anda a acontecer com o mundo, e de como é grave.

 

Sinceramente tanto me faz se é o Al gore ou cicrano que mostra estas ideias, o que é importante é que elas existem mesmo, e que são graves.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Pois, pior é quando agarram nestas ideias para auto-promoção e "nós", o povinho, achamos que são grandes senhores(as) por se dedicarem a assuntos de interesse mundial, sem nos apercebermos sequer da manipulação a que estamos a ser sujeitos.

 

Enquanto estas reacções por parte das massas continuarem a existir, a manipulação de massas será uma arma sempre em voga.

 

Não creio que, nos tempos que correm, necessitêmos de ser subestimados em relação a um problema que já vem a ser discutido à longas décadas.

Muitos já optaram pela pela preocupação ,ou não, relativamente a assuntos ecológicos.

Do que vale a conversa, os documentários e os debates se, na prática, aqueles que poderiam realmente marcar a diferênça (sim, porque a consciência pessoal é louvável, mas é apenas uma gota no oceano), não se dignam sequer a repensar os seus actos.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!