Jump to content
×
×
  • Create New...

Recommended Posts

O que é o biodiesel?

é um combustivel obtido a partir de óleo vegetal

 

Porquê o uso do biodiesel?

porque o biodiesel é uma energia renovável e portanto uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como o gasóleo, que não são renováveis.

porque reduz determinadas emissões poluentes.

porque reduz as emissões de dióxido de carbono que é o gás responsável pelo efeito de estufa que está a alterar o clima á escala mundial.

Porque promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas

criando emprego e evitando a desertificação.

Porque reduz a dependência energética do nosso país e a saída de divisas pela poupança feita na importação do petróleo bruto.

 

qualquer motor pode consumir biodiesel?

O biodiesel pode utilizar-se em motores diesel, em mistura com o gasóleo (geralmente, na propoção de 5 a 30%) ou puro.

 

Quais as maiores desvantagens do biodiesel?

apesar de ser um combustivel renovável, a sua capacidade de produção é limitada pois depende das áreas agrícolas disponíveis (que terão, também, de ser usadas para fins alimentares) e portanto só poderá substituir, parcialmente, o gasóleo.

O preço do biodiesel é ainda elevado mas as novas tecnologias permitirão reduzir os custos da sua produção.

 

Processo de fabrico....

o biodiesel é predominantemente produzido através de uma reacção denominada transesterificação de triglicerídeos (óleos ou gorduras animais ou vegetais) com álcoois de cadeia curta (metanol ou etanol), tendo a glicerina como um co-produto.

A reacção de transesterificação é catalisada por ácido ou base, dependendo das características do óleoe/ou gordura utilizados.

reacção subjacente à preparação do biodiesel. Trata-se de um processo químico que consiste na separação da glicerina dos óleos vegetais. O processo imicia-se juntando o óleo vegetal (éster de glicerina) com álcool metílico (ou metanol) e ainda um catalisador (sódio ou hidróxido de potássio) para acelerar o processo. Após a reacção obtém-se a glicerina e o éster de metílico ou biodiesel

 

Mistura biodiesel/diesel....

O biodiesel pode ser usado misturado ao óleo diesel proveniente do petróleo em qualquer concentração, sem necessidade de alteração nos motores diesel já em funcionamento. Observe que o biodiesel não é o mesmo que o óleo vegetal bruto: é um combustível produzido através de um processo químico que remove a glicerina, prejudicial ao motor, do óleo vegetal.

a concentração de biodiesel é informada através de nomenclatura específica, definida como BX, onde o X se refere á % em volume do biodiesel. Assim, b5, b20, b100 referem-se, respectivamente, a combustíveis com uma concentracção de 5%, 20% e 100% de biodiesel (puro).

 

Importância estratégica....

Pode cooperar para desenvolvimento económico regional, na medida em que se possa explorar a melhor alternativa de fonte de óleo vegetal específica de cada região. O consumo do biodiesel em lugar do óleo diesel baseado no petróleo pode claramente diminuir a dependência ao petróleo (a chamada "petrodependência"), pode promover ainda a inclusão social.

 

As vantagens do biodiesel....

- É energia renovável. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleoginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel.

- É constituido de carbono neutro. As palntas capturam o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam-no em carbono e oxigénio, anulando o balanço entre emissão dos veiculos e absorção das plantas.

- Contribui ainda para a geração de empregos no sector primário, que no Brasil é de suma importância para o desenvolvimento social. Com isso, evita o exôdo do trabalhador no campo, reduzindo o inchaço das grandes cidades e favorecendo o ciclo da economia auto-sustentável essencial para a autonomia do país.

 

:hammer: achei por bem tentar explicar + ou - como funcionava os autocarros que vemos a dizer biodiesel já que nos meios de comunicação vai-se falando...de vez em quando....

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Dentro dos meus modestos conhecimentos o Biodiesel é uma forma de energia alternativa às existentes, mas não uma energia renovável....

CO2 é CO2....Sinceramente não conheço CO2 "Neutro"....Que me corrijam se estiver enganado !!!

Poderá ter um teor de emissões gasosas menos prejudicial para o meio Ambiente, mas renovável....Não me parece !!!

 

Abraço a todos

Saudações Cósmicas

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Dentro dos meus modestos conhecimentos o Biodiesel é uma forma de energia alternativa às existentes, mas não uma energia renovável....

CO2 é CO2....Sinceramente não conheço CO2 "Neutro"....Que me corrijam se estiver enganado !!!

Poderá ter um teor de emissões gasosas menos prejudicial para o meio Ambiente, mas renovável....Não me parece !!!

 

Abraço a todos

Saudações Cósmicas

Só não é se acontecer alguma coisa aos solos onde plantas (por exemplo os girassóis)...porque caso não haja problemas de solo (contaminação ou solo árido)ela é sempre renovável pode é não ter o mesmo significado das outras energias (ex: solar).... temos que ser nós a plantar para conseguirmos produzir ao contrário das outras porque de resto pode-se considerar renovável (pelo menos na faculdade de engenharia do porto assim me foi explicado)

Link to comment
Share on other sites

interessante, sem duvida...o problema é os magnatas do petróleo nao deixarem ainda essas energias alternativas emergirem e serem comercializadas a fundo, pois o petróleo continua a ser o melhor negócio do mundo.

 

Ainda assim, no outro dia vi uma reportagem no 60 minutos em k nos EUA e no Brasil ja se começa a ver outro tipo de combustivel: o E-85. É uma mistura de 85% de Etanol (alcool) e 15% gasolina. Este etanol é produzido a partir de milho e o E-85 pode ser utilizado em qualquer carro k para o efeito teria de ser ligeiramente alterado.

 

mais informação aqui

"It occurred to me by intuition, and music was the driving force behind that intuition. My discovery was the result of musical perception". A. Einstein

Link to comment
Share on other sites

Edward, o biodiesel em si não é renovavel de facto..

Uma vez usado é transformado em energia e gases e ... No entanto faz parte de uma fonte de energia renovável, visto que fácilmente se podem plantar girassois (e outras plantas) para num curto espaço de tempo gerar mais biodiesel.

A meu ver o petroleo também é renovável, apenas demora bastante mais tempo hehe

 

De qualquer forma penso que continuamos no caminho errado, existem outras fontes de energia não poluentes e renováveis, porquê continuar neste caminho?! Ainda não aprendemos com o petroleo??

Ou o que nos interessa é mesmo o caminho que dê o dinheiro mais facilmente não olhando à poluição que ele possa gerar???

As pessoas que defendem o biodiesel não me parecem tão diferentes das que defendem o petroleo ... Mas é um ponto de vista apenas ;)

» Hi5 «

 

O amor está no ar e a poluição a destruí-lo...

-- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- -

Todas as ideias, frases e palavras por mim expressas e/ou escritas, representam única e exclusivamente a minha opinião, posição ou ponto de vista do tópico, assunto ou ideia em discussão.

Link to comment
Share on other sites

quando acabar o petroleo, que ja não falta muito.. se calhar já nem vão ter tempo pa usar outro tipo de alternativas..

 

o planeta tem um cancro maligno que qualquer dia já ninguem o pode curar!

 

viva áh poluição! :nhak:

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

quando acabar o petroleo, que ja não falta muito..

ainda vai faltar um bokadinho para isso, mas acredita ke só vão apostar a fundo nesseas energias kuando o petroleo acabar, porque como nos sabemos, o negocio do petroleo dá guita :diabo:

banner-peace100.gif
Link to comment
Share on other sites

penso k kdo se fala nessa alternativa, sabendo k há alternativas bem melhores, é devido as quase nulas alterações k se teriam de fazer aos automoveis k existem hj em dia, e tb devido a ser mto menos poluente e renovável bem mais rapidamente k o petroleo em si(basta pensar nos milhões de anos k a natureza criou todo o petroleo existente e nas dezenas de anos k nós o esgotaremos) e se produzido em grandes quantidades poderia ser bem mais barato k o gasoleo.

Agr axo k tb existe grandes interesses em k tdas essas alternativas sejam pouco faladas e até menosprezadas devido aos interesse das grandes empresa.

Mas axo k pelo k sei acerca do biodiesel era mto bom haver investimento por parte de algumas entidades não como a solução ao problema do petroleo mas como uma mudança gradual em fazer com k esse deixe de ser o k controla o mundo, já para não falar nos aspectos positivos para a nossa economia.

Até porque em mtos países do mundo k não têm reservas petroliferas nem as roubam aos outros já existem grandes %ens de automóveis a usar outras energias alternativas mais baratas e k oferem vantagens bem superiores do k a importação de petroleo.

Link to comment
Share on other sites

But it's not a simple switch to make. Out of about 170,000 gas stations in the U.S., only 650 sell E85. And, the engines in conventional cars may not perform as well with E85, and could be damaged by it.

 

quanto ao que dizes psyload concordo, mas todos sabemos que os magnatas quando vêem que o poço está a secar, mudam de ares... e certamente já têm planos para monopolizar as aternativas.

Link to comment
Share on other sites

quanto ao que dizes psyload concordo, mas todos sabemos que os magnatas quando vêem que o poço está a secar, mudam de ares... e certamente já têm planos para monopolizar as aternativas.

não sei até k ponto é os magnatas podem monopolizar as novas alternativas.

vejamos essa cena no E-85 em k o alcool é produzido através do milho, toda a gente com um pouco de terra pode cultivar milho. existe ainda outra alternativa k é a do hidrogénio; já existem carros a hidrogénio, ou seja, a água, simples água e as emissões produzidas pelo carro é simples vapor de água, k não polue, e toda a gente consegue arranjar um pouco de água nem k seja poluida...

A minha opinião é k esses grandes não conseguem monopolizar as alternativas ao petróleo, então enquanto houver exploram o máximo k conseguirem e fazem com k as alternativas não sejam muito expostas publicamente. ;)

"It occurred to me by intuition, and music was the driving force behind that intuition. My discovery was the result of musical perception". A. Einstein

Link to comment
Share on other sites

Tudo é possível amigo...os poderosos, se não tivermos cuidado...esses mafiosos conseguem controlar tudo e fazer com que tudo dependa do parecer deles...toma este exemplo: antigamente tinhas animais em casa, podias-te alimentar, comer ovinhos, beber leite, etc etc etc...agora, tens que pagar a um matadouro que mal trata os animais e que não sabes que condições higiénicas oferecem, para serem mortos os TEUS animais que com tanto amor e gratidão cuidaste...achas mesmo que eles se quiserem não conseguem controlar??? :( é triste, mas é verdade...tudo o que colocar em perigo certos monopólios, vai dar logo abertura a ideias controladoras!!! ;) -_-

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

para os carros ou temos o hidrogenio, ou motores electricos no futuro ou mesmo biodiesel num futuro mais próximo....

quanto a usar outros tipos de energia para outros fins que não os dos carros temos várias e a melhor até será a solar...

no meu ponto de vista as barragens destroiem o ambiente inundando com água o que era terra, a energia eólica não é assim tão boa porque têm que se consumir no mesmo instante que se produz (o que é a grande desvantagem desta energia além de ser cara para instalar) será bem valiosa quando a conseguirmos armazenar...

não se pode meter umas quantas vilas ou aldeias a funcionar só com este tipo porque quando não houver vento como é????? fica-se sem luz?

a austria têm mais paineis solares a produzir energia que nós em portugal (como é possivel??) :angry::angry::angry::angry::angry::angry::angry::angry:

acredito plenamente nesta energia e para nós seria de facto a melhor solução...ou então a nuclear mas isso........ com os pró e contras quem têm coragem para decidir uma coisa dessas???

é assunto para dar uma granda volta :D:D:D:D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

O.K. !! Vou considerar o Biodiesel como um fonte de energia renovável !!

 

Mas a capacidade de regeneração dos solos onde se implantarem essa culturas não é finita ??? E a quantidade de "extras"....Refiro-me a Agua, Adubos, etc....

Esse Ciclo de transferência de Energia, "Renovável" ocorre sim, mas com uma boa injecção de fontes externas.... É renovável sim, mas com uma boa dose de boa vontade por parte da Eng. Matemática...A Transferência Combustão/vegetal dá-se com um coeficiente de eficácia reduzido...Mas há renovação....O.K. !!! Aceito !!!

 

Estou a imaginar .....

 

Ano de 2078....O custo do barril de Biodiesel aumentou 2%...A organização de produtores Mundiais de Biodiesel prometeu aumentar a produção em breve...

Será introduzido no sistema de crescimento um novo aditivo de nome ainda a designar....

Este Sistema já foi testado com êxito em várias regiões do Globo com resultados muito apreciáveis.....Nalguns casos a produção por metro quadrado quase que duplicou !!! ....... Estão a vêr onde quero chegar ????

 

Saindo da imaginação....

 

Se for bem utilizado, este Sistema pode efectivamente beneficiar vários sectores Económicos e Sociais de vários Estados.

Engenharia Química e Agrónoma....Vejam Nisto um desafio !!!

Tenho a certeza que há aqui Mundos a descobrir....Go Ahead !!!

 

Abraço a todos

Saudações Cósmicas

 

 

.

Link to comment
Share on other sites

eu pelo menos não estava a defender o biodiesel dessa forma como tu estás a argumentar contra (não que seja agressivo, atenção)...apenas deixei informação e qualquer medida para parar esta escalada de preços do petróleo aprovo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

prefiro ter hoje os autocarros das principais cidades a moverem-se com biodiesel do que apanhar o autocarro que apanho (st.maria lamas - espinho) para ir para a escola e ver a puta da fumarada que aquele chaço manda pelo escape....

e como trás outros beneficios a outros sectores de actividade está também a resolver problemas que infelizmente o atrasado país têm chamado exodo rural...uma das muitas formas de fixar população é introduzindo isto no mercado mas não esperando que seja a ideia divina para a resolução do nossa petrodependência...

 

 

.110. cheers mate!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Na boa Goblinoid...

Já agora uma pequena coisa, que me passou !!

O tópico está muito bem puxado !!! Quase que me esquecia de te "dizer" que abordaste um assunto muito importante.....Refiro-me ao Sector Energético....

 

Acho que este tipo de tertúlias não prejudicam ninguém...Até muito pelo contrário !!!

E eu também estou sempre a aprender !!!

 

Abraço a todos

Saudações Cósmicas

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Na boa Goblinoid...

Já agora uma pequena coisa, que me passou !!

O tópico está muito bem puxado !!! Quase que me esquecia de te "dizer" que abordaste um assunto muito importante.....Refiro-me ao Sector Energético....

 

Acho que este tipo de tertúlias não prejudicam ninguém...Até muito pelo contrário !!!

E eu também estou sempre a aprender !!!

 

Abraço a todos

Saudações Cósmicas

.110. mate

Link to comment
Share on other sites

Acho que quem descobriu o biodiesel está de parabéns, conseguiu algo que à uns tempos atrás muitos achariam impossivel. No entanto eu continuo achar que não é o caminho a «continuar» a seguir.

Embora seja melhor que o petroleo, vamo-nos meter num poço do qual será muito complicado sair novamente, como está acontecer agora com o petroleo.

Em termos de renovação será mais fácil, sem dúvida, mas também pode acontecer o que o Edward mencionou.

 

De qualquer forma continuo a achar que existem outras fontes de energias imensamente mais limpas e tão ou mais renováveis que esta.

 

Não estou a discutir contigo Goblinoid, ainda bem que existe pessoal como tu que está atento a novas fontes de energia mais saúdaveis que o petroleo :)

» Hi5 «

 

O amor está no ar e a poluição a destruí-lo...

-- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- - -- -

Todas as ideias, frases e palavras por mim expressas e/ou escritas, representam única e exclusivamente a minha opinião, posição ou ponto de vista do tópico, assunto ou ideia em discussão.

Link to comment
Share on other sites

Acho que quem descobriu o biodiesel está de parabéns, conseguiu algo que à uns tempos atrás muitos achariam impossivel. No entanto eu continuo achar que não é o caminho a «continuar» a seguir.

Embora seja melhor que o petroleo, vamo-nos meter num poço do qual será muito complicado sair novamente, como está acontecer agora com o petroleo.

Em termos de renovação será mais fácil, sem dúvida, mas também pode acontecer o que o Edward mencionou.

 

De qualquer forma continuo a achar que existem outras fontes de energias imensamente mais limpas e tão ou mais renováveis que esta.

 

Não estou a discutir contigo Goblinoid, ainda bem que existe pessoal como tu que está atento a novas fontes de energia mais saúdaveis que o petroleo :)

tou a dar na disciplina de quimica o biodisel e sua composição e como fiquei com papéis e informação resolvi por aqui ;)

 

.110. mate

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
bio_diesel_map.gif

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

gente esqueçam isso isto édas piores campanhas dos ultimos tempos. num sistema caseiro de reutilização de óleo etc funciona muito bem mas actialmente essa não é a realidade do bio-diesel. a realidade deste é grandes áreas de floresta serem destruidas para darem lugar a culturas imensas com vista a produção de combustivel. num planeta em que que biliões de pessoas morrem à fome isto é incocebível. para alem de que os pulmoes da terra que supostamente fixam o CO2 estão a ser destruidos para a produção de bio-fuel. enormes quantidades de agua, o recurso mais importante no futuro, estão a ser gastas para rega. para alem de nao ser renovavel: deviam estar mais atentos às aulas de estudo do meio na primaria e iriam lembrar-se que os solos não são infinitamente aráveis, para alem da maior desertificação do solo (como em portugal), também devido ao abate das florestas que não seguram o solo e existe maior erosão.. enfim arriscam-se no futuro a quererem comer e não poderem porque x % da população mundial esta a gastar os vossos cereais pa por avioes a funcionar. precisamos de novas tecnologias e alternativas serias e de verdade, e não de más concepçôes só porque parece cool e 'greener'.. pensar ans coisas não gente?

Link to comment
Share on other sites

Ainda assim, no outro dia vi uma reportagem no 60 minutos em k nos EUA e no Brasil ja se começa a ver outro tipo de combustivel: o E-85. É uma mistura de 85% de Etanol (alcool) e 15% gasolina. Este etanol é produzido a partir de milho e o E-85 pode ser utilizado em qualquer carro k para o efeito teria de ser ligeiramente alterado.

 

O Brasil já usa Etanol nos combustiveis desde os anos 80, devido ao aumento do preço do petróleo nessa altura ..

Link to comment
Share on other sites

Acho que quem descobriu o biodiesel está de parabéns, conseguiu algo que à uns tempos atrás muitos achariam impossivel.

 

Já há tecnologia para por os veículos a moverem-se a água, electricidade, e outras matérias um pouco mais perigosas .. No caso da água foram logo apagados do mapa os inventores, por razões económicas, e os outros mantêm-se um clima de "pouca viabilidade" para continuar-mos a achar que o petróleo é a única solução .. Temos hoje muito mais do que imaginamos, mas só sai cá para fora o que a elite permite ..

 

Cá para mim, a melhor fonte que podemos utilizar agora é a electricidade, mas apenas se alterar-mos o esquema de produção da mesma ..

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!