Jump to content
×
×
  • Create New...

Aromaterapia


Heidi
 Share

Recommended Posts

A aromaterapia é um método terapêutico muito agradável, ao contrário dos antigos preparados, grandes e complexos.

 

Pela concentração dos princípios activos, os óleos essenciais possuem uma acção muito superior à da planta. Por outro lado, as essências possuem uma particular propriedade que é a sua grande dissociabilidade. Esta propriedade permite introduzi-las no sangue ou nos órgãos alguns minutos após a sua absorção.

 

Inseridas em banhos medicinais, cremes, gelatinas, unguentos, loções, cápsulas ou pingos, as essências têm mostrado excelentes resultados, tanto no tratamento de várias doenças como servindo de cosmética.

 

A maioria das afecções conhecidas pode curar-se, com isenção de efeitos secundários prejudiciais, através de tratamentos conhecidos e acreditados desde há muito tempo, sem qualquer toxicidade.

 

As essências naturais, que na maioria dos casos se extraem por destilação, podem também obter-se, nalguns casos (conforme as características das plantas), por prensagem, separação sob o efeito do calor ou incisão do vegetal.

 

Desde a antiguidade tem-se pretendido conquistar, manter ou enaltecer dois importantes aspectos da vida humana: a saúde e a beleza. A Aromaterapia constitui o tratamento integral ideal, qua actua em todos os níveis, e isto é tão mais importante quanto o facto de sabermos que o aspecto exterior é sempre um reflexo do funcionamento interno do corpo.

 

Pela sua poderosa acção, as essências devem ser utilizadas muito diluídas, em doses bastante fracas. A rosa, a violeta, o junquilho e o heliotrópio, por exemplo, produzem náuseas quando em doses concentradas. A essência de cipreste possui uma acção anti-espasmódica de tal modo activa, que basta depositar algumas gotas na almofada para aliviar, em poucos segundos, uma tosse convulsa grave. A essência de alfazema possui propriedades sedativas a tal ponto poderosas que, utilizando-a na água do banho, obter-se-á a garantia de passar tranquilamente a noite.

 

A acção das essências faz-se sentir, imediatamente, ao nível das células, independentemente do modo de absorção (gotas, geleias, óleos de massagem, unguentos, bálsamos, banhos, tónicos, etc.) e a sua acção é regeneradora. Localmente, em uso externo, têm acção bactericida, cicatrizante e regeneradora dos tegumentos e das mucosas.

 

http://pwp.netcabo.pt/naturosofia/med_aromaterapia.htm

 

:dance::):):):):):D

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!