Jump to content
×
×
  • Create New...

Gripe Das Aves: 100 Mil Portugueses «fundamentais»


Recommended Posts

Saúde

 

 

 

 

Gripe das aves: 100 mil portugueses «fundamentais» receberão anti-viral

 

Cem mil portugueses estão classificados como «fundamentais para o país», dado os cargos que ocupam, e por isso irão receber anti-virais em caso de pandemia provocada pelo vírus da gripe das aves, anunciou a sub-directora geral da Saúde.

 

 

 

 

Graça Freitas falava numa sessão sobre os cenários pandémicos da gripe, durante a qual anunciou que a Direcção-Geral da Saúde realizou um levantamento sobre os trabalhadores que são considerados prioritários para o país.

 

Trata-se de profissionais de saúde, responsáveis que trabalham em sectores como o fornecimento de electricidade, água, gás ou alimentos e ainda outros como as forças de segurança, especificou Graça Freitas.

 

Estes portugueses constam de um esquema profilático prolongado que consiste na toma durante seis semanas do anti-viral considerado mais eficaz para combater a gripe humana provocada pelo vírus H5N1 (oseltamivir).

 

Este medicamento ainda não está em Portugal, pois está incluído na reserva estratégica que assegurará a administração de oseltamivir a 25% da população (mais os cem mil portugueses prioritários) e que deverá chegar ao país no segundo semestre deste ano.

 

Actualmente Portugal tem uma reserva de 11 mil tratamentos completos de osltamivir.

 

De acordo com Graça Freitas, Portugal está ainda a avaliar propostas de empresas farmacêuticas que estão a investigar a vacina contra o H5N1.

 

Tal como a maioria dos outros países, Portugal pode efectuar uma reserva para assegurar que assim que o vírus sofra uma mutação que permita a transmissão entre humanos e que seja descoberta a respectiva vacina, se torne possível a sua aquisição.

 

Graça Freitas disse ainda que as recomendações técnicas apontam para a vacinação universal em Portugal, assegurando que todas as pessoas a viver em Portugal poderão ser vacinadas.

 

Diário Digital / Lusa

 

10-03-2006 14:26:00

ॐFeel like a new born every time you fallॐ

Link to comment
Share on other sites

começo a ficar assustada :unsure:

 

este assunto tem-me passado um bocado ao lado... mas realmente começo a ficar assustadita.

 

acho que este assunto ainda vai gerar muita polemica

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

O QUÊ??? Mas onde é que as pessoas se baseiam para acharem que ha pessoas "fundamentais"? Gostava era de saber que pessoas sao essas...só para saber. Isto parece que está escrito nas entrelinhas "Não és fundamental podes morrer que não nos importamos!" Se hà anti-viral porque é que toda a gente não tem direito a ela?

Estas burocracias de merda é que me metem raiva.

 

Já parece o porteiro da discoteca que diz "Olhe aqui so entram pessoas com influência!"

Sim, começo a comparar o país a uma discoteca daquelas tipo "kapital", só entra quem interessa!

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Humm, obviamente que é "duvidoso" o critério de selecção de quem é "fundamental" ou não mas sou da opinição que os médicos, bombeiros e forças policiais deveriam ser os primeiros em caso de pandemia!

Link to comment
Share on other sites

Humm, obviamente que é "duvidoso" o critério de selecção de quem é "fundamental" ou não mas sou da opinição que os médicos, bombeiros e forças policiais deveriam ser os primeiros em caso de pandemia!

Concordo! Para serem os primeiros, mas nao os unicos ;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Humm, acho que não passa por ai porque acredita que eu sou acérrimo defensor da igualdade na sociedade!

 

Só acho que devem ser os primeiros (não os únicos) pois são os que vão ler de lidar mais de perto com a situação! É a GNR que é chamada em caso de dúvida, são os bombeiros que vão ter de actuar em caso de pandemia, transportar pessoas infectadas e tal e obviamente os médicos, que trabalham em locais que são literalmente "armazenadores" de vírus!

 

A vácina acho que deveria ser obrigatória e gratuita, não sei se vai ser ou se vai estar ao critério das possibilidades financeiras das pessoas, porque não se esqueçam que é uma boa opurtunidade para os laboratórios fazerem mais um coroas!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

parece-me bem a mim que um tipo que não trabalhe ou que ande a roubar ou a vender substancias ilicitas tenha menos prioridade que um tipo que trabalhe num hospital ou nos bombeiros ou etc...

 

farto-me de trabalhar mas compreendo perfeitamente que existam pessoas com prioridade neste tipo de casos.

 

muitas vezes duvido é dos critérios de seleção dos tais individuos prioritários, nos quais devem estar incluidos muitos dos politicos corruptos e incompetentes que temos e que não são de todo figuras fundamentais para o bom funcionadmento da nossa sociedade <_<

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

muitas vezes duvido é dos critérios de seleção dos tais individuos prioritários, nos quais devem estar incluidos muitos dos politicos corruptos e incompetentes que temos e que não são de todo figuras fundamentais para o bom funcionadmento da nossa sociedade <_<

Ora ai está o problema da situação ;)

Link to comment
Share on other sites

eu estou de acordo com este decisão.

 

não é uma questão de ter portugueses de 1ª ou 2ª... simplesmente não vai haver vacinas para todos a tempo... se houver melhor.

 

mas existem alguns profissionais que não nos podemos dar ao luxo de perder.

 

os medicos, enfermeiros e afins

 

forças policiais

 

os bombeiros

 

alguns cargos politicos (nem todos)

 

crianças (porque são mais vulneraveis)

 

 

 

sei que é uma decisão muito polemica... mas basta olhar para os habitos dos portugueses para ver que em portugal isto pode dar problemas...

 

quantas e quantas pessoas se estão nas tintas para as medidas de segurança e continuam a criar sem isolamento as galinhas??? e vendem e comem essa carne mesmo depois de estar exposta ao perigo

 

 

 

em relação aos familiares destes poderem tomar a vacina... eu sou familiar de uma destas pessoas que vão ter a vacina... e não me pareçe que posso tomar.

 

numa conversa com a minha mãe ela disse que doaria a sua vacina... mas é dificil escolher a quem... pois tem 4 filhos... claro que na minha opinião seria um dos mais novos... mm assim ficam 2 por escolher :wacko:

 

e isto de forma ilegal claro... porque as vacinas no caso de isto acontecer são intrasmissiveis...

 

mas volto a dizer... isto foi uma conversa informal... e acredito que vai haver vacinas para todos a tempo :huh: espero eu

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

eu estou de acordo com este decisão.

 

não é uma questão de ter portugueses de 1ª ou 2ª... simplesmente não vai haver vacinas para todos a tempo... se houver melhor.

 

mas existem alguns profissionais que não nos podemos dar ao luxo de perder.

 

os medicos, enfermeiros e afins

 

forças policiais

 

os bombeiros

 

alguns cargos politicos (nem todos)

 

crianças (porque são mais vulneraveis)

 

 

 

sei que é uma decisão muito polemica... mas basta olhar para os habitos dos portugueses para ver que em portugal isto pode dar problemas...

 

quantas e quantas pessoas se estão nas tintas para as medidas de segurança e continuam a criar sem isolamento as galinhas??? e vendem e comem essa carne mesmo depois de estar exposta ao perigo

 

 

 

em relação aos familiares destes poderem tomar a vacina... eu sou familiar de uma destas pessoas que vão ter a vacina... e não me pareçe que posso tomar.

 

numa conversa com a minha mãe ela disse que doaria a sua vacina... mas é dificil escolher a quem... pois tem 4 filhos... claro que na minha opinião seria um dos mais novos... mm assim ficam 2 por escolher :wacko:

 

e isto de forma ilegal claro... porque as vacinas no caso de isto acontecer são intrasmissiveis...

 

mas volto a dizer... isto foi uma conversa informal... e acredito que vai haver vacinas para todos a tempo :huh:  espero eu

Ana o problema é k misturado com essas individualidades vai a namorada do sócrates, a mulher do não sei kem e até o piriquito do sub sub e sub secretario do estado :(

Link to comment
Share on other sites

pois isso já não sei... mas acredito que aconteça :toosad:

 

sei que algumas pessoas vão ser logo excluidas e colocadas no fianal da lista.

 

alguns grupos de pessoas :toosad:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

não é uma questão de ter portugueses de 1ª ou 2ª... simplesmente não vai haver vacinas para todos a tempo... se houver melhor.

Não vão haver vacinas a tempo? e porquê???

 

Há quanto tempo se fala em gripe das aves? Isto ñ se fala só há um 1 ano ou 2... agora é k se lembraram de pôr cá p fora mais notícia p alarmarem as pessoas!

Se estavam tão preocupados c isso já poderia existir vacinação p td a população em geral... já k se fala nisto há alguns anos! ;)

 

Isto p mim é td uma tempestade num copo de água... se repararem bem existem mais mortes de acidentes de viação num fim de semana do k existem mortes da gripe num ano inteiro, isto tb tem aí mt negócio metido no meio...

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

pelos vistos devemos de nascer com um rotulo na testa a dizer: "Nao fundamental em caso de desgraça!!!" :blink:

Também acho que é injusto dividirem e qualificarem as pessoas...acho que essa qualificação tem haver com a quantidade de $$ que tens na tua conta bancaria... :sad:

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acho que alguns de vocês não conseguem ver objectivamente a questão! Não se trata de quem vai rou ou de quem não vai!

 

Imaginem que o vírus realmente sofre uma mutação e passa para humanos. O pessoal dos hospitais é quem vai estar mais vineravel, assim como GNR e Bombeiros! Vocês tinham confiança de estarem internados num hospital em que a maioria dos enfermeiros e médicos estavam infectados? Acho que não..

 

Gostavam de por exemplo, um familiar GNR vosso tivesse que andar no meio de galinhas infectadas sem vacina? Acho que não..

 

Quando nos toca a nós é diferente, não é? Acho que muitos de vocês conseguem pensar assim porque só olham para o vosso umbigo! Acho que esta medida é para proteger a sociedade em geral, mesmo que como em tudo alguém aproveite para tirar partido para si proprio!

 

Se vocês estivessem directamente ligados a isso concertesa não pensariam assim...se tivessem infectados queriam por tudo um médico vacinado para tratar de vocês..

Link to comment
Share on other sites

uber mas aqui ninguem está a dizer que essas pessoas não deveriam ser as primeiras a levar a vacina, mas sim, nao serem as únicas, que é o que parece que vai acontecer no artigo que escreveram. O que me faz confusão aqui é que se realmente hà uma vacina,porque não começar a pensar em criar para todos, para todos se puderem prevenir, penso que há tempo para isso não? Hà jà mto tempo que se anda a falar numa possivel pandemia, por isso nao vejo o porquê de nao se começar a fazer os cuidados necessários para todos terem direito á vida ;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Desculpa mas na notícia não diz isso!

 

Fala que primeiramente irão ser vacinadas esses 100 mil e que já ha vacinas para mais 25% mas haverá vácinas disponiveis para toda a população logo que o contagio ao ser humano esteja concluído e eles consigam produzir um vácia totalmente eficiente!

Link to comment
Share on other sites

p virua ainda está em constante mutação.

 

 

sem se ter as certezas de todas as mutações que ode sofrer nenhuma vacina é totalmente preventiva e eficaz.

 

assim sendo vamos ter qe esperar até que algins fiquem infectados e a doença se começe a espalhar para podermos ter uma boa vacina...

 

nos entretantos muitas pessoas vão morrer.

 

mas isso é como todas as doenças que existiram até agora. não há nada que se possa fazer... pode-se sim tentar prevenir que algumas pessoas com profissões mais importantes para o bem comum não fiquem infectadas

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

nos entretantos muitas pessoas vão morrer.

Ai sim?! <_<

 

Ainda não se sabe se realmente haverá uma pandemia. O vírus já cá anda há imensos anos, pode muito bem continuar por cá sem fazer grandes estragos...

Link to comment
Share on other sites

Meu amigo..é a selecção natural!!

 

Correr corre, é a selecção natural! A espécie sobrevive!

 

E é muito mau visto da nossa pequenez humana, mas se pensares bem talvez o nosso sistema imunitário actualmente não fosse tão completo e eficaz se os humanos nunca tivesse passados por pendemias!

 

É mau para uns, bom para outros!

Link to comment
Share on other sites

nos entretantos muitas pessoas vão morrer.

Ai sim?! <_<

 

Ainda não se sabe se realmente haverá uma pandemia. O vírus já cá anda há imensos anos, pode muito bem continuar por cá sem fazer grandes estragos...

não é bem assim.

 

olha que já houve muitas mortes por causa da gripe e as suas varias mutações.

 

 

esta deus queira que não se torne em algo tão mau... mas a falta de precausão e o pensamento de isto não vai acontecer só facilitam a propagação da doença.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

olha que já houve muitas mortes por causa da gripe e as suas varias mutações.

Muitas? De humanos?! Onde é que leste/ouviste isso?

 

Concordo que deva haver precaução e que se devam tomar medidas de forma a evitar a propagação da doença, mas, sinceramente, há algo no meio desta história toda não me convence...

Entretanto, continuo a comer carne de aves...

Link to comment
Share on other sites

mas eu não estou a falar desta estirpe da gripe... mas sim outras no passado.

 

a gripe não é só aqule doença que te mete na cama com febre e depois de estares uma semana medicado ficas bom.

 

eu tb como carne de aves... mas de aviario... carnes do campo já não como. porque enquanto os aviarios estão (supostamente) inacessiveis a outras aves não à problema.

 

agora aquelas aves que andam a passear pelo campo, a ter uma boa alimentação essas já não como infelizmente.

 

 

ta não quero ser alarmista... mas existem alguns cuidados que se devem ter. se a doença atingir as proporções que os entendidos dizem podem crer que não vai ser um cenário bonito.

 

infelizmente a gripe é uma doença de "façil contagio".

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Tds nós sabemos k esta doença é de fácil contágio e tb concordo k haja precaução!

 

Agora, acho k os jornalistas estão a fazer demasiadas especulações qd nem sequer a doença chegou a Portugal... já falam em qts mortes poderão haver, é pá k alarmistas e pessimistas!

 

Em td a Europa qts mortes já existiram devido á gripe das aves?

 

Eu cá continuo a comer aves, aki do meu campo!

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, confesso que também não me apetece pensar muito nisso.

Talvez porque (ainda) me sinto segura.

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

E muito cuidadinho para todas aquelas que andam com o pito aos saltos!!!

 

:lol:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Acho que alguns de vocês não conseguem ver objectivamente a questão! Não se trata de quem vai rou ou de quem não vai!

 

Imaginem que o vírus realmente sofre uma mutação e passa para humanos. O pessoal dos hospitais é quem vai estar mais vineravel, assim como GNR e Bombeiros! Vocês tinham confiança de estarem internados num hospital em que a maioria dos enfermeiros e médicos estavam infectados? Acho que não..

 

Gostavam de por exemplo, um familiar GNR vosso tivesse que andar no meio de galinhas infectadas sem vacina? Acho que não..

 

Quando nos toca a nós é diferente, não é? Acho que muitos de vocês conseguem pensar assim porque só olham para o vosso umbigo! Acho que esta medida é para proteger a sociedade em geral, mesmo que como em tudo alguém aproveite para tirar partido para si proprio!

 

Se vocês estivessem directamente ligados a isso concertesa não pensariam assim...se tivessem infectados queriam por tudo um médico vacinado para tratar de vocês..

Eu nao discordo com o facto de se proteger primeiro aqueles que eventualemente nos poderao ajudar, mas acredito que desses ditos "fundamentais" nao vao la estar apenas medicos, GNR's e bombeiros, aposto que tambem la estao os nossos ministros e politicos, etc...e eles de certeza que nao vao estar a tua beira para te ajudar em situaçao de desgraça, por isso acho que nao sao assim tao importantes para serem os primeiros a tomarem as vacinas... <_<

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

Meu amigo, em caso de calamidade alguém têm de tomar decisões importantes!

Mas obviamente que a prima do socrates não é precisa pra nada e vai levar a pica!

 

Mas diz-me tu, se hipoteticamente existisse um grande mas mesmo grande pandemia e se fosses prima dele que não queria uma pica para o teu filhote! Diz que não que eu gosto! ;)

Link to comment
Share on other sites

pergunta ao cego se quer ver...

 

entao diz me se nao achas injusto uns serem beneficiados (aqueles que nao estao em contacto directo com as aves) terem prioridade sobre outro ser humano?

 

:rolleyes:

é mesmo isso...

é justo?

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

Injusto é! Mas, numa sociedade dominadora como a nossa onde a hierarquia é um dos componetes mais fortes da sua estrutura é impossivel isso não acontecer! Já vem dos Gregos e dos Romanos. Para isso teriamos que fazer uma descontrução social do carago e talvez não benificiasses de outras coisas que ela te oferece..como por exemplo a existência sequer de uma vácina! (pois, se fossemos todos iguais na sociedade cada um trataria de si)

 

A esse ponto eu já tinha chegado..digo eu..

Link to comment
Share on other sites

É o ser humano! Eu sei que não é desculpa, mas no entanto éa realidade!

 

Já pensaste que as pessoas que estão no governo são pessoas como eu, como tu como aquelas mais "honestas" que tu possas conhecer. Mas no entanto expostos aquela realidade, com o poder na mão, tentam tirar proveito próprio seja de qual for a situação. Seja em portugal seja na china, seja hoje seja à 1000 anos atrás! É a reacção do ser humano ao poder! Mesmo numa cultura que o capitalismo é contestado como os 60's ou a cultura trance actual, vês em todo lado pessoal a tentar extorquir dinheiro, a tentar tirar o máximo de proveito para si próprio!

 

Eles simplesmente tiveram a sorte ou o azar de ir lá parar..e fizerem o que normalmente o ser humano faz..mais ou menos..consoante o poder..

Link to comment
Share on other sites

se há dinehiro para investigação e produção de vacinas que possam vir a salvar vidas para uns, ha para o resto? ou será que os impostos todos que pagamos nao chegava?

 

são é muito espertos...

o que me pareçe é que tb estão a complicar um bocadinho a questão.

 

as vacinas num futuro vão existir para todos.

 

nesta fase inicial é que não...

 

nem se sabe ainda com 100% de certezas as mutações que possam vir a existir.

 

claro que todos iremos ter direito a uma vacina... mas no inicio as que vão existir serão poucas para tantas pessoas.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

tudo bem, mas ainda nao ouvi nada de uma produção de 10 000 000 de vacinas... <_<

não julgues que as vacinas vão ser só para portugal... vão ser muitas mais

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

e será que chegaram a tempo de salvar em caso de epidemia? <_<

acho que não... em alguns lugares não

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Oh meus amigos ñ sejam tão negativos, qd ainda nem sequer há motivos p tal...

A gripe ainda nem a Portugal chegou e pode nem chegar, p quê tantas suposições negativas?!

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

acho que ninguem percebeu ainda o porque das 100.000 vacinas...

 

 

1º o virus da gripe é altamente mutavel...

2º este pandemónio todo é porque existe receio que o virus da gripe das aves sofra uma mutação e passe a ser transmitido pelo ar ( como acontece actualmente com o virus da gripe)

3º as vacinas não existem pois só faz sentido criar uma vacina quando o virus sofrer tal mutação

4º qualquer vacina feita actualmente vai ser ineficaz caso o virus sofre essa mutação

5º supondo que o virus sofre essa mutação e exista essa pandemia começam a ser feitas então as vacinas e as 1ª 100.000 vão para os fundamentais...

 

 

get it ??

 

 

por favor informem-se antes de começar a mandar bitaques....

 

:><P:

anjuna

Link to comment
Share on other sites

Não!! O melhor mesmo é darmos já como garantido que vamos morrer todos e especie humana vai, passo a expressão, como o caralho. Depois se não morrermos pronto, melhor! :lol:

Link to comment
Share on other sites

mas aqui ninguem esta a mandar bitaites...estamos apenas a conversar (pelo menos falo por mim...)

é claro q nem sequer penso (ou espero) q um dia vá precisar da vacina...esperemos q niguem precise! :unsure:

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

Já que não há para todos, não há para ninguém. Isto é assim. Democracia.

 

Mais vale morrermos todos, do que só alguns.

 

Pior mesmo era esses alguns depois ficarem com as minhas coisas.

 

Essa é que é essa!

 

E já agora... vamos lá vacinar toda a população. Isto é bem pior que a SIDA!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

A bomba atómica é um motivo bem maior para ter medo! Tens medo?

 

Do que "pode! acontecer ja estamos mais ou menos cientes que é mau! Mas daí até acontecer...é tipo o sol comer a terra ou mesmo a lua sair de órbita de o mair romper com a terra! LOL

Link to comment
Share on other sites

Este texto chegou-me à caixa de correio. Está em Espanhol mas acho que dá para perceber a ideia...

 

 

EL TAMIFLU, DONALD RUMSFELD Y EL NEGOCIO DEL MIEDO

 

Bastó que Estados Unidos tocara la campana de alarma para que el mundo temblara de miedo ante la perspectiva de una pandemia. A pesar de que han transcurrido nueve años desde que el famoso virus de la gripe aviar fuera detectado en Vietnam y no llegan aún a cien las víctimas mortales. Una media pues de once fallecimie ntos al año... ¡en todo el mundo! Un detalle insignificante que no impidió a George Bush emprender su segunda "guerra preventiva" en poco tiempo, esta vez para luchar contra otra arma de destrucción masiva tan vaporosa como las "encontradas" en Irak: el virus H5N1. A fin de cuentas había hallado también una poderosa "arma preventiva", un antiviral llamado Tamiflu que comercializaba la empresa suiza Roche y que en apenas unos días se convirtió en la gallina de los huevos de oro. De hecho, los ingresos por su venta pasaron de 254 millones en el 2004 a más de 1.000 millones en el 2005. Y su techo es imprevisible dada la grotesca reacción de los gobiernos occidentales con peticiones masivas del producto. La realidad, sin embargo, es que la eficacia del Tamiflu es cuestionada por gran parte de la comunidad científica. Muchos se preguntan cómo se espera que pueda servir ante un virus mutante cuando apenas alivia algunos síntomas -y no siempre- de la gripe corriente . Obviamente la respuesta al protagonismo del Tamiflu en nuestras vidas no es científica sino puramente comercial. El Tamiflu era hasta 1996 propiedad de Gilead Sciences Inc. empresa que ese año vendió la patente a los laboratorios Roche. ¿Y saben quién era entonces su presidente? Pues el actual Secretario de Defensa de Estados Unidos, Donald Rumsfeld, que aún hoy sigue siendo uno de sus principales accionistas. ¿Y recuerdan que pasó el año pasado? Pues que en cuanto empezó a hablarse de la gripe aviar Gilead Sciences Inc quiso recuperar el Tamiflu alegando que Roche no hacía esfuerzos suficientes por fabricarlo y comercializarlo.

 

Y que tenía "fuerza" para lograrlo lo demuestra que ambas empresas se sentaron a "negociar" y acordaron en un tiempo récord constituir dos comités conjuntos, uno que se encargase de coordinar la fabricación mundial del fármaco y decidir sobre la autorización a terceros para fabricarlo y otro para coordinar la comercialización de las ventas estacionales en los mercados más importantes, incluido Estados Unidos. Además Roche pagó a Gilead Sciences Inc unas regalías retroactivas por valor de 62,5 millones de dólares. Y por si fuera poco la empresa norteamericana se quedó con otros 18,2 millones de dólares extra por unas ventas superiores a las contabilizadas entre 2001 y 2003. A lo que hay que añadir un dato: Roche se ha quedado con el 90% de la producción mundial de anís estrellado, árbol que crece fundamentalmente en China -aunque también se encuentra en Laos y Malasia- y que es la base del Tamiflu. El escenario, qué duda cabe, estaba completo. Sólo había que empezar a encontrar poco a poco aves contagiadas con el virus en distintos países -un ave aquí, otro par más allá- para crear alarma mundial con la ayuda de científicos y políticos poco escrupulosos o de escasa capacidad intelectual y de l os grandes medios de comunicación -que como todo el mundo sabe no se caracterizan precisamente por investigar lo que publican o emiten-. ¿Y qué tiene que ver Donald Rumsfeld en todo esto? Pues absolutamente nada. Según un comunicado emitido el pasado mes de octubre por el Pentágono el actual Secretario de Estado norteamericano no intervino en las decisiones que tomó el Gobierno de sus amigos Bush -el presidente- y Cheney -el vicepresidente- sobre las medidas preventivas que había que adoptar ante la amenaza de pandemia. El comunicado afirma que se abstuvo, que no tuvo nada que ver en la decisión de la Administración estadounidense de apoyar y aconsejar el uso del Tamiflu a nivel mundial. Y nosotros le creemos. Como cuando aseguró solemnemente que en Irak había armas de destrucción masiva.

 

Además el hecho de que su nombre aparezca unido a una vacunación masiva contra una supuesta g ripe del cerdo durante la Administración de Gerald Ford en la década de los 70 -que dio como resultado más de 50 muertos a causa de los efectos secundarios- no es más que una coincidencia. Como lo es que la FDA aprobara el aspartame a los tres meses de que Rumsfeld se incorporase al Gabinete de Ronald Reagan a pesar de que tras diez años de estudios no se había tomado ninguna decisión. Sólo alguien muy mal pensado puede plantearse que tuviera algo que ver el hecho de que poco antes de incorporarse al Gobierno norteamericano Rumsfeld fuera el presidente del laboratorio fabricante del aspartamo. Y, por supuesto, tampoco tuvo nada que ver con la compra tras el 11-S del Vistide, fármaco adquirido masivamente por el Pentágono para evitar los efectos secundarios que podía producir la vacuna de la viruela entre los soldados norteamericanos a los que se les aplicó masivamente antes de enviarlos a Irak. Que el Vistide fuera también un producto de los laboratorios Gilea d Sciences Inc, creador del Tamiflu, es otra coincidencia. Así que siga usted de cerca todas las informaciones que aún van a darse sobre la gripe aviar y llene su botiquín casero de Tamiflu. Y si hay que comprar algo más, se compra. Faltaba más. Les invito a leer el excelente artículo que Antonio Muro publica sobre ello en el próximo número de la revista.

 

José Antonio Campoy

Link to comment
Share on other sites

Nos humanos, o H5N1 prefere os pulmões

 

As células que têm à superfície os receptores químicos usados pelo vírus H5N1 (chamados ácido siálico alfa-2,3) localizam-se na parte inferior do sistema respiratório - em alvéolos e nas células que fazem a ligação entre brônquios e alvéolos.

 

Estes resultados, publicadas hoje nas revistas "Nature" e "Science", sugerem que é por isso que a transmissibilidade entre humanos é pouco eficiente, ou inexistente, apesar de a replicação do vírus em humanos ser elevada e poder ser fatal.

 

Estas conclusões foram obtidos independentemente por duas equipas, da Escola de Veterinária da Universidade do Wisconsin, nos EUA, e do Departamento de Virologia da Universidade Erasmus, em Roterdão, nos Países Baixos.

 

Os vírus da gripe humana utilizam receptores de ácido siálico alfa-2,6. Uma grande proporção destes receptores encontram-se em células da parte superior do sistema respiratório (nariz, faringe). A dispersão destes vírus - o contágio - faz-se quando a pessoa infectada espirra e tosse. Mas a probabilidade de infecção destas células por H5N1 é reduzida - o que explica por que é que a transmissão entre humanos é ineficiente.

 

Uma célula não sobrevive isolada: exporta e importa moléculas. Esta actividade celular é regulada com portas que se abrem com a chave certa: uma molécula com a conformação adequada. Esta característica celular é explorada pelos vírus.

 

A chave dos vírus da gripe é a hemaglutinina (H), uma proteína à sua superfície. Esta proteína especifica a que tipo de célula o vírus se pode ligar - o passo inicial de infecção.

 

Uma vez dentro da célula, a maquinaria celular lê e processa a informação genética viral, produzindo mais vírus - em detrimento das outras actividades que deveria estar a realizar. As patologias associadas a infecções virais devem-se à replicação do vírus num número cada vez maior de células do organismo infectado.

 

A preferência de H5N1 por receptores alfa-2,3, bem como a predominância destes em células do tecido intestinal de aves, estava já demonstrada. Mas a distribuição destes receptores em humanos não estava ainda caracterizada.

 

Os artigos agora publicados demonstram que estes receptores existem na parte inferior do sistema respiratório humano, uma localização consistente com a patologia associada a infecções por H5N1 em humanos: problemas respiratórios e lesões pulmonares.

 

Uma questão de muco

"A localização de células com estes receptores em humanos pode explicar porque é difícil o vírus ser transmitido entre humanos", explicou ao PÚBLICO Thijs Kuiken, líder da equipa holandesa. "Não infecta células que produzem muco, para permitir aos vírus dispersar com espirros e tosse - as suas células-alvo estão mais abaixo no corpo humano. Os resultados também sugerem uma explicação para a baixa transmissão de aves para humanos: o vírus tem que viajar mais longe no corpo, para encontrar as células que pode infectar, e a presença de muco dificulta-lhes a passagem."

 

A equipa holandesa também demonstrou que os receptores alfa-2,3 existem em macrófagos alveolares, células importantes na resposta imunitária: "A infecção destas células pode dificultar a resposta imunitária humana, explicando a forma como a doença evolui em pessoas infectadas", disse ainda Kuiken.

 

A equipa comparou a distribuição de células com receptores alfa-2,3 entre cinco espécies de mamíferos - humanos, gatos, furões, ratinhos e macacos - , demonstrando que as semelhanças são maiores entre humanos e gatos, e diminuem progressivamente entre as espécies, pela ordem acima. "Este resultado é consistente com as infecções descritas , nomeadamente em gatos", disse Thijs Kuiken.

 

Não poderíamos aprender alguma coisa com os porcos, conhecidos por terem infecções por vários vírus da gripe, mas não ficarem doentes? Por exemplo, não poderíamos aprender como fazer uma vacina olhando para o sistema imunitário destes animais?

 

"Há pelo menos um resultado que sugere que os porcos funcionam como "laboratórios" de mistura e "estágio" de vírus da gripe de aves, antes de passarem para humanos", responde Kuiken. "Mas, quanto à vacina, não conheço artigos que tenham estudado o sistema imunitário dos porcos com esse objectivo." Isto porque, regra geral, "os porcos não são um modelo utilizado para estudar vírus da gripe das aves", explica.

 

"O facto de não ficarem doentes quando estão infectados pode dever-se a especificidades do seu sistema imunitário, ou a especificidades das suas células, que impeçam a replicação do vírus. Valeria a pena ver..."

 

Resumindo as diferenças na transmissão de H5N1 entre aves, entre aves e humanos, e entre humanos, pode-se dizer que a transmissão é difícil porque os humanos espirram e as aves dão "puns"?" "Sim! Essa analogia resume tudo."

 

 

Público

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Editorial do número 81 (abril-2006) da revista DSALUD, por José Antonio

Campoy

Sabes que o virus da gripe das aves foi descoberto há 9 anos, no Vietnam?

Sabes que desde então morreram apenas 100 pessoas EM TODO O MUNDO, EM TODOS

ESTES ANOS?

Sabes que os norte-americanos foram os que alertaram sobre a eficácia do

TAMIFLU (antiviral humano) como preventivo?

Sabes que o TAMILFLU apenas alivia alguns sintomas da gripe comum?

Sabes que a sua eficácia perante a gripe comum está questionada por grande

parte da comunidade científica?

Sabes que perante um SUPOSTO virus mutante como o H5N1, o TAMIFLU apenas

aliviará a doença?

Sabes que a gripe aviária, até ao momento, só afecta as aves?

Sabes quem comercializa o TAMIFLU?..... LABORATÓRIOS ROCHE.

Sabes a quem comprou a ROCHE a patente do TAMIFLU em 1996?...... a GILEAD

SCIENCES INC.

Sabes quem é o Presidente da GILEAD SCIENCES INC e hoje o seu principal

accionista? DONALD RUMSFELD, actual Secretário da Defesa dos EUA.

Sabes que a base do TAMIFLU é o anís estrelado?

Sabes quem ficou com 90% da produção mundial desta planta? ..... ROCHE

Sabes que as vendas do TAMIFLU passaram de 254 milhões de dólares em 2004

para 1000 milhões em 2005?

Sabes quantos milhões mais pode ganhar a ROCHE nos próximos meses, se

continuar o negócio do medo?

Ou seja, o resumo da história é o seguinte:

 

Os amigos de Bush decidem que um fármaco como o TAMIFLU é a solução para uma

pandemia que não apareceu e que causou 100 mortos em 9 anos, EM TODO O

MUNDO.

Este fármaco não cura nem sequer a gripe comum.

O virus não afecta o homem em condições normais.

Rumsfeld vende a patente do TAMILFLU à ROCHE e esta lhe paga uma fortuna.

ROCHE adquire 90% da produção do anís estrelado, base do antivírico.

Os Governos de todo o Mundo ameaçam com uma pandemia e compram à ROCHE

quantidades industriais do produto.

 

http://www.dsalud.com/editoriales_81.htm.htm

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Só para mostrar que alguns factos, pelo menos, são possíveis de confirmar:

 

Gilead -- Donald H. Rumsfeld Named Chairman of Gilead Sciences

... INVESTORS MEDIA CENTER CORPORATE RESPONSIBILITY CAREERS Back to Press Release Archive Donald H. Rumsfeld Named Chairman of Gilead Sciences Foster City, CA, January 3, 1997 - Gilead Sciences Inc. (Nasdaq: GILD) today announced that board member Donald ...

http://www.gilead.com/wt/sec/pr_933190157

 

--

 

Gilead -- Tamiflu®

... & DEVELOPMENT ADVANCING THERAPEUTICS Truvada ® Viread ® AmBisome ® Hepsera ® Emtriva ® Vistide ® Tamiflu ® Medical Information Request PATIENT CARE INVESTORS MEDIA CENTER CORPORATE RESPONSIBILITY CAREERS ...

http://www.gilead.com/wt/sec/tamiflu

 

--

 

Gilead -- Gilead Delivers Termination Notice to Roche for Tamiflu Development and Licensing Agreement

... CORPORATE RESPONSIBILITY CAREERS Back to Press Release Archive Gilead Delivers Termination Notice to Roche for Tamiflu Development and Licensing Agreement PDF Redacted License Agreement from 10Q Filing PDF 8K FOSTER CITY, Calif.--(BUSINESS WIRE)--June 23, 2005--Gilead ...

http://www.gilead.com/wt/sec/pr_723430

 

--

 

A eficácia do antiviral Tamiflu no tratamento da gripe das aves voltou a ser posta em causa, depois de dois pacientes que o estavam a tomar terem morrido. Uma equipa de cientistas britânicos que trabalha no Vietname renovou a desconfiança - já manifestada por investigadores do Japão - no fármaco comprado por países do mundo inteiro, incluindo Portugal, para combater uma pandemia causada pelo vírus H5N1.

Diário de Notícias, 23-12-2005

http://dn.sapo.pt/2005/12/23/sociedade/per...ia_tamiflu.html

 

--

 

GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira que está solicitando novos estudos para determinar a eficiência do Tamiflu - remédio produzido pelo laboratório suíço Roche -, no combate à gripe aviária entre humanos. Segundo a OMS, ainda não existem provas concretas de que o produto seja de fato o mais adequado para deter uma pandemia.

Estadão, 17 de Março de 2006

http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias.../mar/17/316.htm

 

--

 

No está demostrado que el medicamento Tamiflu sea eficaz en caso de una epidemia de gripe aviar entre los humanos, según un estudio publicado este jueves por la revista británica The Lancet.

 

http://www.cooperativa.cl/p4_noticias/anti...0119082637.html

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    402
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!