Jump to content
×
×
  • Create New...

Ritual "dança Dos Lamas"


M&Ms
 Share

Recommended Posts

Mandala: a arte sagrada do Tibete

 

A palavra mandala, em sânscrito, pode ser traduzida por "círculo" embora signifique mais do que uma simples forma geométrica. Um mandala representa uma estrutura organizada à volta de um centro unificado e simboliza a unicidade, a plenitude. Pode ser visto como um modelo do sistema organizado da própria vida - um diagrama cósmico que nos recorda a nossa relação com o infinito. O princípio do mandala pode ser encontrado no infinitamente grande e no infinitamente pequeno, nas formas da natureza e nas formas da arquitectura.

 

No Budismo Tibetano simboliza o Universo, representando as qualidades de uma mente iluminada, e é utilizado como suporte de meditação. A execução dos mandalas feitos com grãos de areia coloridos requer muitas horas de trabalho paciente. Cada mandala parte de uma estrutura geométrica preestabelecida e contém inúmeros símbolos que devem ser perfeitamente reproduzidos. Os monges crêem que o cuidado que põem na execução do ritual e a pureza da sua motivação traz grandes benefícios às pessoas que contemplem o mandala e à região onde são realizados. No final, e para simbolizar a impermanência da vida, o mandala é destruído e as areias distribuídas pelos presentes e espalhadas na natureza como oferenda de todo o Universo.

 

Para o mundo ocidental, a perenidade desta forma de arte sagrada pode causar estranheza. Os praticantes budistas, contudo, acreditam que materializar as qualidades luminosas que o mandala simboliza as torna realmente presentes e as potencializam em cada um de nós.

 

 

Com o apoio da União Budista Portuguesa, e sob a orientação de lama Lobsang Thamcho Nyima, cinco monges budistas tibetanos estarão em Portugal a partir de meados de Setembro para demonstrar um ritual sagrado na tradição do Budismo tibetano, a construção de mandalas de areia. Os monges pertencem ao Centro Médico Budista de Manali, na Índia, e esta demonstração pretende dar a conhecer um dos aspectos mais ricos da cultura tibetana e contribuir para o diálogo entre culturas tão diferentes como a oriental e a ocidental. Para além de poder assistir à execução do mandala e às várias fases da sua construção, o público poderá dialogar com os monges e participar noutros eventos - exposições fotográficas, palestras, workshops para crianças e venda de artesanato tibetano.

 

Programa

 

22.09 | Cerimónia de abertura ás 19h30. Um ritual com “dança dos lamas” e música.

23.09 | Palestra 19h30-20h30

24.09 | Workshop: mandalas para crianças 11-13h e das 15-17h

24.09 | Palestra 18h00-19h00

29.09 | Palestra 19h30-20h30

01.10 | Cerimónia de encerramento 16h00

(depois de desfeito, a areia do mandala será destribuída por todos os presentes).

 

Haverá também uma exposição fotográfica de Kärsti Stieg sobre Bodhgaya, Índia;

e uma amostra e venda de artesanato tibetano.

 

Horário

segunda a sexta | 16h às 22h00

sábado e domingo | 10h às 22h00

 

Os monges estarão presentes todos os dias das 16h às 22h a construir o mandala.

 

Entrada | sugerimos um donativo mínimo de 2€

 

Local

Tuatara - atelier aberto

Rua do Centro Cultural 27, 3º andar

Alvalade, Lisboa 1700

www.tuatara.pt

 

Metro | Alvalade

Autocarros | 17, 21, 31, 44, 49 45, 50, 68, 83, 85

 

Contacto | 21 363 4363

 

www.tuatara.pt

www.uniaobudista.pt

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Os monges tibetanos vão estar a fazer a mandala todos os dias das 4 ás 10, e durante o FDS das 10 ás 10, portanto quem não puder vir para os rituais de abertura e encerramento puderá sempre aparecer á tarde ou á noite.

 

:)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Por motivos alheios ao atelier Tuatara, lamentamos informar que foi cancelado o evento da construção da Mandala pelos monges Tibetanos.

Os motivos estão descritos na mensagem anexa enviada pela União Budista Portuguesa responsavel pelo evento.

 

"Exmºs Senhores...

 

Vimos por este meio comunicar que, lamentavelmente, terá de ser cancelado o anunciado evento da construção de um mandala de areia por monges tibetanos, em Lisboa, nos dias 22 de Setembro a 1 de Outubro. As razões deste cancelamento prendem-se com dificuldades insuperáveis na concessão atempada dos vistos necessários à sua deslocação a Portugal, que todavia não são imputáveis às autoridades portuguesas. Apesar de este desfecho não ser da sua responsabilidade, a União Budista Portuguesa pede desculpa por toda a expectativa criada em torno deste evento e aproveita para agradecer profundamente a todos aqueles que tanto esforço e trabalho dedicaram para que ele fosse possível, bem como a todas as entidades, profissionais e órgãos de comunicação social que por ele se interessaram.

 

 

 

Pela Direcção da União Budista Portuguesa,

 

 

 

O Presidente

 

Paulo Borges

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!