Jump to content
×
×
  • Create New...

A Indústria Dos Incêndios


N-Hancer
 Share

Recommended Posts

Recebi isto por e-mail e gostaria de partilhar aqui.. read on

 

 

A indústria dos incêndios

 

 

A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada. José Gomes Ferreira Sub-director de Informação

 

 

 

Oficialmente, continua a correr a versão de que não há motivações económicas para a maioria dos incêndios. Oficialmente continua a ser dito que as ocorrências se devem a negligência ou ao simples prazer de ver o fogo. A maioria dos incendiários seriam pessoas mentalmente diminuídas. Mas a tragédia não acontece por acaso. Vejamos:

1 - Porque é que o combate aéreo aos incêndios em Portugal é TOTALMENTE concessionado a empresas privadas, ao contrário do que acontece noutros países europeus da orla mediterrânica?

 

Porque é que os testemunhos populares sobre o início de incêndios em várias frentes imediatamente após a passagem de aeronaves continuam sem investigação após tantos anos de ocorrências? Porque é que o Estado tem 700 milhões de euros para comprar dois submarinos e não tem metade dessa verba para comprar uma dúzia de aviões Cannadair? Porque é que há pilotos da Força Aérea formados para combater incêndios e que passam o Verão desocupados nos quartéis? Porque é que as Forças Armadas encomendaram novos helicópteros sem estarem adaptados ao combate a incêndios? Pode o país dar-se a esse luxo?

2 - A maior parte da madeira usada pelas celuloses para produzir pasta de papel pode ser utilizada após a passagem do fogo sem grandes perdas de qualidade. No entanto, os madeireiros pagam um terço do valor aos produtores florestais. Quem ganha com o negócio? Há poucas semanas foi detido mais um madeireiro intermediário na Zona Centro, por suspeita de fogo posto.  Estranhamente, as autoridades continuam a dizer que não há motivações económicas nos incêndios...

3 - Se as autoridades não conhecem casos, muitos jornalistas deste país, sobretudo os que se especializaram na área do ambiente, podem indicar terrenos onde se registaram incêndios há poucos anos e que já estão urbanizados ou em vias de o ser, contra o que diz a lei.

4 - À redacção da SIC e de outros órgãos de informação chegaram cartas e telefonemas anónimos do seguinte teor: "enquanto houver reservas de caça associativa e turística em Portugal, o país vai continuar a arder". Uma clara vingança de quem não quer pagar para caçar nestes espaços e pretende o regresso ao regime livre.

5 - Infelizmente, no Norte e Centro do país ainda continua a haver incêndios provocados para que nas primeiras chuvas os rebentos da vegetação sejam mais tenros e atractivos para os rebanhos. Os comandantes de bombeiros destas zonas conhecem bem esta realidade.

 

Há cerca de um ano e meio, o então ministro da Agricultura quis fazer um acordo com as direcções das três televisões generalistas em Portugal, no sentido de ser evitada a transmissão de muitas imagens de incêndios durante o Verão. O argumento era que, quanto mais fogo viam no ecrã, mais os incendiários se sentiam motivados a praticar o crime... Participei nessa reunião. Claro que o acordo não foi aceite, mas pessoalmente senti-me indignado. Como era possível que houvesse tantos cidadãos deste país a perder o rendimento da floresta - e até as habitações - e o poder político estivesse preocupado apenas com um aspecto perfeitamente marginal? Estranhamente, voltamos a ser confrontados com sugestões de responsáveis da administração pública no sentido de se evitar a exibição de imagens de todos os incêndios que assolam o país. Há uma indústria dos incêndios em Portugal, cujos agentes não obedecem a uma organização comum mas têm o mesmo objectivo - destruir floresta porque beneficiam com este tipo de crime. Estranhamente, o Estado não faz o que poderia e deveria fazer:

1 - Assumir directamente o combate aéreo aos incêndios o mais rapidamente possível. Comprar os meios, suspendendo, se necessário, outros contratos de aquisição de equipamento militar.

2 - Distribuir as forças militares pela floresta, durante todo o Verão, em acções de vigilância permanente. (Pelo contrário, o que tem acontecido são acções pontuais de vigilância e combate às chamas).

3 - Alterar a moldura penal dos crimes de fogo posto, agravando substancialmente as penas, e investigar e punir efectivamente os infractores

4 - Proibir rigorosamente todas as construções em zona ardida durante os anos previstos na lei.

5 - Incentivar a limpeza de matas, promovendo o valor dos resíduos, mato e lenha, criando centrais térmicas adaptadas ao uso deste tipo de combustível.

6 - E, é claro, continuar a apoiar as corporações de bombeiros por todos os meios.

 

Com uma noção clara das causas da tragédia e com medidas simples mas eficazes, será possível acreditar que dentro de 20 anos a paisagem portuguesa ainda não será igual à do Norte de África. Se tudo continuar como está, as semelhanças físicas com Marrocos serão inevitáveis a breve prazo. José Gomes Ferreira

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

temos sempre a hipotese de mandar a merda dos submarinos apagar os fogos...

 

voçes sabiam que só o valor mensal para manter os sub dava para comprar muito material e aviões para combater os fogos????

 

este pais tá uma bela merda... o melhor politico não é aquele que ajuda o povo... mas sim o que o rouba melhor.

 

o mais grave é que nós povinho andamos a mamar disto e nada fazemos. :angry:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

... Vi ontem as àreas ardidas em Portugal e Espanha ... e é ridiculo , qq coisa como 20% para nós e 2% para Espanha ......

 

E os comments do Marcelo ... que a corrupção em Pt impede-nos de chegar ao mesmo nível que a Suécia ...

 

Dá mesmo que pensar, por causa de meia-duzia de FDP andamos todos nas lonas , até a Turquia , que só é um candidato à UE já tem um ordenado mínimo superior ao nosso .......

 

:guns: Voçês lembram-se do Taxi Driver ... eh eh ... qualquer dia inda cometo uma loukura .... já teve mais longe .... <_< O Portas era o 1º .... enfiava-lhe o submarino pela peida acima .... tal como um supositório

 

Meu deus ... k estou eu pra ki a dizer .........................

"A verdade é única, embora os sábios a conheçam como muitas."

Link to comment
Share on other sites

Mac, ainda queres tu que eu não diga que és maluco  -_-

 

 

Deixa lá, eu ainda não te disse, mas...ela tb é!!!!    :nhak:

 

 

Bjkas  :lol:

Ahhhhhhhhhh!!!!! :lol::lol::lol::lol::lol: Mas eu já devo ter dito, hihihihi! :P

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

q toddos sabem ke é um negocio nao é novidade...

 

Interessante seria impedir a area ardida de se tornar fluxo de negocio durante os 10 anos seguintes ao incendio !

 

È q nao se eskeçam q o negócio da reflorestaçao tb dá dinheiro ( se repararem apareceram tantas areas de eucaliptos ) e acima de tudo dá uns subsidios da Uniao europeia.

 

Mas isto acaba no dia em q populares apanharem um, e fizerem justiça pelas proprias maos... È q há coisas neste país q só lá vao á bruta ou ja estao eskecidos das milicias populares....

Link to comment
Share on other sites

È q nao se eskeçam q o negócio da reflorestaçao tb dá dinheiro ( se repararem apareceram tantas areas de eucaliptos ) e acima de tudo dá uns subsidios da Uniao europeia.

Tal como o «negócio» das minas e da posterior «desminagem»... <_<

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Estas férias andei pela Sertã e vim de lá chocada...

Os Bombeiros receberam uma chamada para socorrer um incêndio fora do concelho e lá foram... mas eis que passado uns 30 minutos deflagra, na Sertã, um incêndio com 2 frentes!!! Uma delas as cerca de 150m de um terreno de um amigo. Lá fui eu ajudar...

Até á data tudo ali á volta eram apenas cinzas de incêndios passados... Agora...

As indeminazões... nd de especial. O que vem é muito pouco.

- Luathor -

Link to comment
Share on other sites

Não sei até que ponto podemos afirmar que os incêndios são de origem criminosa com fins económicos. Claro que nestes últimos anos houve incêndios que mais pareciam evidenciar isso, mas... até que ponto será verdade?

 

Eu fiko mais com a impressão de que não há é cuidado nenhum por parte das populações com os espaços florestais. Parece-me ridiculo que as pessoas se queixem dos incêndios lhes queimar a casa quando tinham a mata quase lá dentro. Se se dessem ao trabalho de manter a área à volta da casa limpa, diminuiam muitissimo os riscos que correm. MAs não. "Não é meu, não limpo" foi a resposta que mais ouvi dos entrevistados na tv. Ora pois, se os bombeiros dissessem " não é meu não apago" era bonito! :huh:

 

Sei que alguns incêndios foram de origem criminosa, mas não me parece que tenham sido a maioria...mas tb posso tar perfeitamente enganada claro. As matas estão sujas. As pessoas não sabem onde deixar os os aparelhos electrónikos quando estes avariam, as pessoas largam lixo em todo e qq lugar... as pessoas simplesmente não kerem saber até ao momento em que o fogo lhes entra pela casa dentro. :(

 

Lamenta-se que depois não se lembrem de melhor atitude do que exigir ao governo subsidios e ajuda instantânea. Enfim, os portugueses no seu melhor!

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

A questão da limpeza da floresta n tem bem a ver com o lixo.. tem a ver com as folhas/carumba q a floresta produz durante o ano q é a coisa mais inflamável q podes ter numa floresta.

 

1a realidade é q antes como se usavam muito mais lenhas e aquecimentos do genero a população ia buscar isso tudo á floresta e "limpava-a" sem querer. Agora com todas as modernises deixaram isso de parte.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!