Jump to content
×
×
  • Create New...

O futuro do jornalismo não é o online, é a Educação


Recommended Posts

Neste caso em concreto, fala-se de jornalismo. mas infelizmente é uma doenxa que afecta cada vez mais Portugueses.

 

Eu mesmo já perdi a conta à quantidade de atentados à língua Portuguesa que vi nos roda-pés dos tele-jornais, em particular nos da TVI! :lol:

 

 

 

fassamtvi11.jpg

 

 

 

 

 

O futuro do jornalismo não é o online, é a Educação.

 

Existiram tempos em que o domínio da língua portuguesa e alguma cultura geral eram muito importantes para quem quisesse ser jornalista. Havia até quem considerasse que jornalista que não soubesse escrever dificilmente saberia pensar.

 

Os tempos são outros – o dinheiro tomou conta de todos os nossos valores. Os jornalistas são números numa folha de papel da Contabilidade. Bons jornalistas estão no desemprego porque a qualidade e a experiência são descartáveis para quem visa apenas o lucro fácil do jornalismo fast-food. Não interessa o que são, importa é que sejam baratos.

 

É este o caminho que está a ser seguido. Não deixámos de saber o que é bom ou mau jornalismo, mas numa sociedade baseada no poder do dinheiro há valores que simplesmente não contam. Talvez achem exagerado que eu escreva este discurso todo a propósito desta imagem que nos faz sorrir, mas eu conheci jornalistas a sério que esconderiam a cara com vergonha se topassem um erro destes. Que poriam em causa o futuro da profissão por sentirem neste erro um sinal preocupante da qualidade da Educação em Portugal.

 

A malta anda muito entretida a especular sobre o futuro do jornalismo em papel e a sua vertente «multimédia», mas o que mais me preocupa é o futuro de uma profissão onde cada vez mais gente escreve «fassam» em vez de façam. Esta é a discussão mais importante, porque a tecnologia em si não resolve nada e certamente não substitui a Educação. E uma boa educação exige que o investimento seja feito nas pessoas, não em máquinas ou plataformas milagrosas. (Imagem original no blogue "Reflexões de um cão com pulgas").

 

 

Reflexões de um cão com pulgas - http://caoepulgas.blogspot.com *

 

 

* Um blog engraçado onde se pode encontrar muitas pérolas da língua Portuguesa!

 

 

 

 

:flower:

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

A proposito da lingua portuguesa e do novo acordo ortográfico, já reparam como vai ficar a palavra "espectador"?

 

 

:rofl: Ainda nem tinha pensado nessa. "Vai" ficar?! Acho que o acordo ortográfico JÁ ESTÁ em vigor! Se não estou em erro já vi palavras escritas de maneira diferente num site qualquer do estado. Finanças penso!

 

Eu não creio que alguma vez vá aderir a essa parvoíce de acordo! Continuarei a escrever da mesma forma!

 

 

 

 

ps: Adoro a ferramenta "pontuação"! :lol: O melhor do fórum! :lol:

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!