Jump to content
×
×
  • Create New...

ajuda


FreeTo
 Share

Recommended Posts

boas pessoal, acabei de criar mais um fritanço, mas a tentar puxar o som para cima o bass e o kick ficaram com uma sonoridade estranha. poderiam ouvir o som no meu space (http://www.myspace.com/freetopsy) [é o som implant tools] e dar-me algumas dicas relativamente ao assunto?

 

ja agora se me puderem indicar alguns tutoriais de masterizaçao e equalizaçao agradecia, essa parte tem-me dado algumas dores de cabeça..

 

thanks!

=)

Link to comment
Share on other sites

epah so reparei agora, isto ta no sitio errado queria ter posto no ponto de escuta, enganei-me..

Feito :gap:

A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.


"Never Argue with idiots… They will drag you down to their level and beat you by experience."

Link to comment
Share on other sites

boas pessoal! epah agradecia msm alguma ajuda com isto, ja percebi k neste campo eh dificil ser auto didata....

e realmente eh nesta parte k tou mesmo estagnado por mais que tente nao consigo fazer o som soar mais limpinho, acabo sempre por alterar a sonoridade das cenas..

estou a produzir num ableton live 8.04, será k obteria melhores resultados no cubase? eh k o live parece-me bem mais facil e intuitivo para quem esta a explorar os primeiros passos..

e a qualidade toda que os prós conseguem, ha algum truque ou tá no hardware?

 

agradeço a kem tenha paciencia para estas perguntas todas..

=)

Link to comment
Share on other sites

o "pessoal" é fdd nessa cena..parecem k kerem guardar td pra si...mas n ligues pa...

 

a cena k axo relativamente ao software k falas...axo k o ableton consegue ter um pouk d mais kualidade em relaçao ao cubase..(se tiver a dizer asneira, alguem k me corriga s.f.f)

relativamente a kualidade, dos sons.,... n te consigo ajudar pois n percebo la mt dessa cena...mas tinha um bom video d synsun k mostra talves te possa ajudar..ate axo k ja esta aki n elastik..pera..

abraço

you me and universe!

Link to comment
Share on other sites

olha tou enganado ao k tem melhor kualidade..pelo akilo k li...

aki ves ..estes senhores teem mt mais pratica e koncerteza sabem d k falam :)

http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=19397

 

e aki tens o tal video d synsun....

http://elastiktribe.org/index.php?showtopic=17787

 

espero ter ajudado..

 

um abraço e td d bom mano

you me and universe!

Link to comment
Share on other sites

e realmente eh nesta parte k tou mesmo estagnado por mais que tente nao consigo fazer o som soar mais limpinho, acabo sempre por alterar a sonoridade das cenas..

 

Sempre tive a mesma sensação que tu, no Live! :)

O Cubase sempre me soou melhor, mas nunca consegui trabalhar bem com ele!

 

Agora estou a usar o Reaper e adoro o som. Cristalino!

É muito fácil de trabalhar.

Só uso o Live para algumas coisas, tipo loops. Gosto das opções merge e da facilidade do freeze/unfreeze.

E a gravação de midi é mais exacta que a do Reaper.

 

Podes sempre criar a track no Live e depois exportar para wav. E trabalhar, ajustar noutro seq. :/

Ou fazes rewire.

Aconselho-te a fazer o update: live 8.11

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

eu n axo muita diferença a trabalhar no live e no cubase em termos de qualidade...

 

alem do live ser mais acessivel em termos de qualidade soa-me tudo o mesmo!!!

Link to comment
Share on other sites

offtopic:

 

por exemplo, o som de uma Roland MC 505 com patches da 909 soa igual a uma verdadeira TR 909 ?

Link to comment
Share on other sites

outra vez? :lol:

 

pois eu acho que hoje em dia tirando o ableton, que já mais que uma vez eu disse que foi concebido em prol do desempenho e não qualidade

todos os softwares oferecem hoje muito boa qualidade de som e excelente qualidade de rendering

 

faz muito mais diferença as capacidades individuais de cada um,auditivas,criatividade... bem como a experiencia e tambem o espaço e colunas

de que se dispõem do que propriamente o "cubase"

 

eu não uso cubase, não gosto do cubase... é um software com qualidade é verdade, mas tambem é um mito, fazia sentido a uns 5/6 anos dizer que claramente o cubase e o logic tinham a melhor qualidade e por isso é que os profissionais de som tanto ainda os usam hoje em dia, mas as alternativas são cada vez mais, e cada vez mais a diferença entre softwares é menor

 

no fim de tudo não passam de ferramentas, a ferramenta é um objecto e não passa disso, a arma e o potencial está no ser humano e na sua criatividade

 

http://soundcloud.com/ricciardo/straight-on-demo qual cubase qual quê!! FLstudio 9 Rules :gap:

Link to comment
Share on other sites

hey, afinal reclamar inda resulta um bocado aki xD

 

olha tou enganado ao k tem melhor kualidade..pelo akilo k li...

aki ves ..estes senhores teem mt mais pratica e koncerteza sabem d k falam

http://elastiktribe....showtopic=19397

 

e aki tens o tal video d synsun....

http://elastiktribe....showtopic=17787

 

espero ter ajudado..

 

um abraço e td d bom mano

 

thanks mano, vou agora mesmo dar uma vista de olhos..

 

Sempre tive a mesma sensação que tu, no Live!

O Cubase sempre me soou melhor, mas nunca consegui trabalhar bem com ele!

 

Agora estou a usar o Reaper e adoro o som. Cristalino!

É muito fácil de trabalhar.

Só uso o Live para algumas coisas, tipo loops. Gosto das opções merge e da facilidade do freeze/unfreeze.

E a gravação de midi é mais exacta que a do Reaper.

 

Podes sempre criar a track no Live e depois exportar para wav. E trabalhar, ajustar noutro seq. :/

Ou fazes rewire.

Aconselho-te a fazer o update: live 8.11

 

Hmm, tenho k experimentar esse reaper, eh k realmente com o cubase sinto-me tipo.. um burro a olhar pa um palacio.. lol, ja nao tanto, mas inda ha mta coisa com k nao atino.

 

quanto a fazer som no live e depois editar noutro seq, corrijam-me se estiver errado, mas na minha logica se o live perde alguma qualidade e detalhe, nao estarei mais so a disfarçar o som no outro seq?

 

ja agora qual a vantagem do live 8.11 para o 8.04? eh k eu uso o live pirata, nao posso fazer o update, teria k sakar a nova versao inteira...

 

outra vez?

 

pois eu acho que hoje em dia tirando o ableton, que já mais que uma vez eu disse que foi concebido em prol do desempenho e não qualidade

todos os softwares oferecem hoje muito boa qualidade de som e excelente qualidade de rendering

 

faz muito mais diferença as capacidades individuais de cada um,auditivas,criatividade... bem como a experiencia e tambem o espaço e colunas

de que se dispõem do que propriamente o "cubase"

 

eu não uso cubase, não gosto do cubase... é um software com qualidade é verdade, mas tambem é um mito, fazia sentido a uns 5/6 anos dizer que claramente o cubase e o logic tinham a melhor qualidade e por isso é que os profissionais de som tanto ainda os usam hoje em dia, mas as alternativas são cada vez mais, e cada vez mais a diferença entre softwares é menor

 

no fim de tudo não passam de ferramentas, a ferramenta é um objecto e não passa disso, a arma e o potencial está no ser humano e na sua criatividade

 

http://soundcloud.co...traight-on-demo qual cubase qual quê!! FLstudio 9 Rules

 

gostei dessa penultima frase e ate me considero criativo, mas mesmo assim volto ao som e bato com a cabeça na secretaria pk nao consigo dar-lhe uma qualidade decente.. (talvez acrescentando algum conhecimento sobre o assunto resultasse melhor)

ja agora, ha uns anos andei a brincar com o fruity 6 axo eu e o som parecia-me um bocado seco, fikei muito mais maravilhado com a sonoridade do live quando o descobri.. ou sera possivel obter uma boa qualidade profissional com o fl?

edit: o teu link nao funciona

___________

 

anyway, o k sempre me acontece eh k certos sons anulam ou alteram outros, sei k eh uma kestao de equalizaçao, mas por mais que tente acabo sempre por ter k apagar quase todos os eqs e voltar a estaca zero.

 

outra questao eh k comparando os wavs com sons ja feitos do mesmo genero, nunca tem nada a ver... os meus ou tao completamente colados no topo e mal se distingue o k eh o k, ou fica muito baixo..

 

aki o ponto central da kestao eh k pouco percebo de musica e de som, comecei a explorar o ableton live, depois comecei a aprender como moldar e montar o som para se tornar trance (inda vou nessa parte, inda bem longe do que pretendo mas sinto k tou a avançar bem) mas depois no arranjo final do som eh k me passo completamente! eh mto giro ir testanto eqs e compressores e ate notar alguma difrença mas no fim acaba sempre por se tornar tudo uma grande salganhada, o som fika estranho ou msm nada a ver com o k tava antes.. e eh a isso k tou a tentar dar a volta..

=)

Link to comment
Share on other sites

ok então vou te tentar explicar

 

1. o Flstudio 6 que tu usaste é um software de á 4 anos, e nessa altura a image-line ainda estava a tentar encurtar as diferenças de qualidade...

nessa altura o engine não me dava os mesmos padrões de qualidade que dá hoje

 

hoje eu posso fazer 512 point sinc de rendering (HD) que é lento, mas dá ao trabalho final alta qualidade

por isso é que eu comprei o software, alem de agora ter updates para o resto da sua existencia á borla...(coisa que nenhum outro dá)

fico com um programa de alta qualidade legal para produzir

 

e para te responder em relação ao obter <<qualidade profissional>> é possivel obter isso com qualquer software sem excepção

a diferença é que uns são mais dificeis lá chegar que outros

 

mas a verdade é esta, vivemos numa era de comunicação, tu dizes que é dificil lá chegar sendo autodidata

 

eu fui autodidata, e garanto-te que em 2003/04 ainda não havia youtubes cheios de tutoriais de produção como os que tens hoje

tens tudo á mão, para produzir e lá chegar se fores dedicado

 

agora em relação ao teu problema com o mix.

 

frequencias que se anulam, bem isso é comum, quando tu tentas preencher uma faixa muito, seja com varios instrumentos ou efeitos

de reverb ou delay, frequencias que se cruzam e que causam perda de definição em outras...

 

mas é preciso veres uma coisa, o som tem tridimensionalidade...

se na nossa vida real temos altura, cumprimento e largura... são coordenadas que nos ajudam a localizar e visualisar objectos

 

por outro lado tu no som tens Mono, Stereo e panings de left e right

 

o que isto quer dizer? tu podes separar frequencias por locais diferentes do espectro de modo a que elas não se anulem ou cruzem

 

ex: podes ter frequencias que de um lead que por acaso andam nos 80 Htz que geralmente são frequencias usadas pela linha de baixo

 

o baixo é por norma um instrumento em MONO, logo, se tu colocares o tal lead ou instrumento a tocar exactamente no mesmo ponto

isto é centrado (em mono, sem panings) poderá acontecer que o som fique saturado e consequente perda de definição em ambos os instrumentos

 

como ultrapassar isto? existem muitas formas, podes usar compressão (há quem use mas eu não gosto), equalização ou simplesmente como eu custumo fazer:

eu uso amplitude de stereo para separar as frequencias a um ponto em que elas ja não se anulem...

 

ex: posso ter um som a 80 htz em mono, e posso ter outro som tambem a 80 htz mas com uma amplitude de stereo de 130% bastante largo

aí será possivel ouvir ambos muito bem... e com uma equalização bem apurada evitas qualquer tipo de saturação

 

para fazer isto precisas de ter um stereo imager,um stereo enhancer ou um controler basico de stereo

sei que o ableton não tem nenhum vst fx nativo que tenha estas caracteristicas, por isso vai ao site do kvr audio

e procura plugins com essas caracteristicas, devem haver free tambem

 

o link éra este ;)http://soundcloud.com/ricciardo/straight-on-demo

 

boas prods

Link to comment
Share on other sites

hey, agora sim algo realmente esclarecedor!

 

thanks man. tambem serviu para me lembrar de algo, o meu erro tem sido andar a caça de tutoriais do software em si e nao de som. resultado:

sei que um reverb "puxa o som para traz" ou um gate "prende o som a determinados pontos", mas se me perguntares porque ou como, ou para traduzir em termos mais tecnicos e precisos.. simplesmente nao sei.

 

de resto, eh sempre possivel ser auto didata, tenho aprendido sozinho, e se reparares nos meus sons no space nota-se uma grande evoluçao de um para o outro, mas xega um ponto k me sinto estagnado, principalmente no que toca a qualidade, e tenho k admitir k sou bem verdinho, so faço isto desde setembro, mas a minha impaciencia vem do facto de ter tantas ideias e nao as conseguir passar para o software como kero..

 

 

vou procurar esses plug ins e fazer algumas experiencias.

 

mais uma vez obrigado pela paciencia :)

 

ah, e a malha do link, eh tua?

=)

Link to comment
Share on other sites

ya realmente ta bem limpinho eh mais ou menos isso k ando a procura apesar do meu som ser bem mais carregado..

=)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!