Jump to content
×
×
  • Create New...

The Story of Stuff


Recommended Posts

Muito bom. Ela e o Al gore faziam uma granda equipa :lol: , esperemos que este video desperte mais algumas consciencias ;)

 

Despertar para? As pessoas agem da mesma maneira sabendo ou não ..

Link to comment
Share on other sites

Muito bom. Ela e o Al gore faziam uma granda equipa :lol: , esperemos que este video desperte mais algumas consciencias ;)

 

Despertar para? As pessoas agem da mesma maneira sabendo ou não ..

 

Quando reténs informação no cérebro e/ou quando ela é repetida várias vezes, o conhecimento forma-se e consequentemente o comportamento altera-se. No actual contexto social, as pessoas não vão agir da mesma maneira, mesmo que seja pela negação dessa informação, porque o status quo vai alterar-se. Quer queiramos quer não, num futuro próximo, vamos ter um pensamento colectivo mais ecológico. Porque os capitalistas estão a taxar cada vez mais a "ecologia", por assim dizer. Seja pelo "despertar" ou por força da lei vamos ter um pensamento mais ecológico. É um negócio em fase de expansão! :lol:

 

A questão social não está no ser ou não ser ecológico no futuro, porque já é um aliciamento(1) legal e financeiro e depois vai ser uma obrigação legal e financeira, devido à influência crescente que a "ecologia" tem na macro economia. A questão social está na maneira como nós vamos fazê-lo. O meio é o fim. E aqui é que está o desafio do colectivo.

 

Na minha opinião, a grande diferença na maneira como nós vamos fazê-lo reside na forma como conceptualizamos e utilizamos o dinheiro. É a diferença entre o dinheiro ser um instrumento social para facilitar a troca de recursos e produtos e o dinheiro ser um instrumento social de exploração simultaneamente positiva e negativa. Neste momento prevalece a segunda hipótese, em que a exploração do dinheiro beneficia a sociedade a curto prazo, mas tem consequências sociais nefastas a longo prazo.

 

 

(1)Exemplo caricato (simplex style): O sócrates dá 200 euros por cada filho que um cidadão português queira ter para aumentar a natalidade portuguesa e 5000euros para quem quiser comprar um carro eléctrico. Isto dá que pensar...

Link to comment
Share on other sites

Despertar para? As pessoas agem da mesma maneira sabendo ou não ..

 

Yap, infelizmente tens razao ai. As pessoas so se vao aperceber que teem de mudar as atitudes quando fizerem 50 graus em lisboa no verao :unsure:

 

Na realidade, as pessoas já estão a aperceber-se que têm de mudar de atitude faz bastante tempo, mas só vão agir consideravelmente quando isso influir na carteira delas, porque é na concepção capitalista, de que o dinheiro significa sobrevivência, ao contrário da concepção social, de que os recursos significam sobrevivência, que a política se baseia. E o governo somos todos nós. :lol:

Link to comment
Share on other sites

ambiens,

 

Concordo com tudo o que disses-te, mas não entendes-te o teor da minha "lamechice" : Estamos todos a ficar sem tempo. A questão do inconsciente colectivo ser activo com toda esta "nova" informação que nos chega todos os dias não é um dado garantido. Ou seja, nada nos garante que o curso normal será esse inconsciente ser activo, nós temos o papel de fazer com que ele aconteça. Por muita consciência que tenha-mos, conhecer é uma coisa, ser é outra, e eu não vejo praticamente ninguém a ser o que devia a esta altura, quando sinto que falta tão pouco tempo. Se, a profecia do 2012 se referir a um inconsciente colectivo mais vigilante em pouco tempo, tanto melhor, mas não me consigo habituar à ideia de ter de esperar para ver isso.

 

A minha preocupação é : vai chegar, ou já chegou, a altura de as pessoas se agruparem por interesses e darem uma volta a cada problema em que concentrarem as suas energias, mas de momento vejo praticamente toda a gente gasta, sem energia para conseguir viver sequer o seu dia-a-dia como deve ser ...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!