Jump to content
×
×
  • Create New...

Futebolês


lagartonni
 Share

De que clube és tu?  

152 members have voted

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

Eu ainda não percebi o que perguntaram.....e ja pedi várias vezes para me dizerem :(

 

 

Eu pergunto uma !!! Uma competição organizada pela FPF é oficial ou não?

 

575146_2767053994204_1793558013_1563676_946036459_n.jpg

 

 

Who cares....com essa competição, mesmo que fosse oficial, continuavam com menos títulos...

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Titulos da treta não temos!!!

 

Data de fundação da treta - Check...alterada em 1989

Campeonatos e trofeus internos da treta - Check

Arbitros em casa e no estádio - Check

Viagens pagas a arbitros - Check

Um dragão como simbolo? - LOL - Check (foi uma digressão do tipo que fundou o clube em 1983 pela China)

Dominio da Liga e FPF - Check

Dominio da imprensa - Check

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Encavar sistematicamente lampiões CHECK

Espetar-lhes 5-0 na bilha CHECK

Campeões na Luz CHECK

Remontada histórica de um 0-2 na LUZ CHECK

3 vitórias consecutivas no nosso Salão de Festas CHECK

Títulos da Treta (Taças da cerbeja e afins) Não temos mas também não queremos!

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Não é a Lusa. É a FIFA.

 

Sinceramente o que é que esperavam de uma competição realizada por convite?!?

 

A Lusa é que diz que a FIFA os informou disso......mas alguém acredita nas noticias desportivas da LUSA! A que tal que fez com que Domingos fosse despedido e nunca divulgou a sua fonte?

Curiosidade: A controlinveste detem uma participação na LUSA - Curiosisdade II: O Director da Revista Dragões era da LUSA

 

A Taça dos Clubes Campeões Europeus, agora designada por Liga dos Campeões (Champions League), surgiu em 1955-56, opondoos campeões dos diferentes países europeus. Na sua primeira edição, os clubes participantes acederam por convite, atendendo aoseu prestígio de então.

O primeiro representante de Portugal na competição foi o Sporting Clube de Portugal, clube que protagonizou o primeiro encontroda prova, realizado no Estádio Nacional (em Lisboa, a 4 de setembro de 1955), empatando com o Partizan de Belgrado (da entãoJugoslávia) a 3-3.

 

Encavar sistematicamente lampiões CHECK

Espetar-lhes 5-0 na bilha CHECK

Campeões na Luz CHECK

Remontada histórica de um 0-2 na LUZ CHECK

 

Isso inclui papar grupos descarados e ser desonesto ?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

sem duvida o melhor topico do forum!!spock,é impressao minha ou quando sabes que nao tens razao,foges para outro assunto!!?

 

 

 

ah...tenho que pedir desculpa,nao tinha reparado que ainda nao te tinha feito nenhuma pergunta,LOL

Link to comment
Share on other sites

???? Quando não tenho razão admito!

 

Donde saiste tu kusra? Tambem tens fome e vieste almoçar palha com o Faguntes?

 

LOL......mais um que vem animar o pessoal com conversas sem fundamento!

 

Está à espera de uma resposta a uma pergunta que nunca fez.....estás apresentado :)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

de onde sai eu o que?mas agora nao posso participar no forum,ou neste topico em questao?tenho que fazer provas de admissao primeiro,para depois sim poder juntar-m ao circo?

Link to comment
Share on other sites

 

Encavar sistematicamente lampiões CHECK

Espetar-lhes 5-0 na bilha CHECK

Campeões na Luz CHECK

Remontada histórica de um 0-2 na LUZ CHECK

 

Isso inclui papar grupos descarados e ser desonesto ?

 

Inclui o que tu quiseres pequenino . :console:

 

Para os Portistas tudo isto passa apenas por uma coisa: ser muito melhor do que os outros, dentro das 4 linhas. E os resultados estão à vista de todos.

 

Mas depois a conversa ia virar para o futebol jogado, para a competência e consistência das equipas, para os jogadores, para as equipas técnicas etc etc, e esse é um assunto do qual não vos convém falar.

 

Portanto continua com esse brilhante monólogo sobre essas questões realmente relevantes, como as discrepâncias sobre datas de fundação, a relevância das taças latinas na década de 50 etc etc, que eu prometo que continuo a fazer de conta que te dou atenção. :bye:

 

4_thumb%25255B1%25255D.jpg

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

pergunta que nunca fiz?? muda de oculos!

" fusao,nao fusao...entao e quando o

benfiquinha der falencia e dpois

quando voltar ao activo qual é a data

que vao comemorar?a de 19e troca o

passo,ou a de quando voltam ao

activo? ('nao sd assustem que é

apenas um exemplo,e ao mesmo

tempo quero mesmo saber a

resposta) ...eu ja sei qual é! quero é

saber é a dos benfiquistas aqui do forum"

 

Nabo!

Link to comment
Share on other sites

Kusra!!! Agora vou imaginar o Benfica falido e dizer-te o que? Granda filme, se o Benfica falir e depois voltar ao activo qual a data que vão comemorar? Epá.....já cá haviam poucos animadores!!!

 

Tu és mesmo tripeiro de gema não és? Só pode....

 

 

Faguntes o eterno fantoche!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

O Porto melhor dentro das 4 linhas com a ajuda da 3 equipa e muito melhor fora delas......como toda a gente sabe!!! A cena é que enganam os tolos mas não enganam os benfiquistas!!!

 

Tu podes ser enganadinho à vontade! A mim não me enganam.....LOL

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Tás a ver kusra? São piores do que as gajas no pico da TPM.

 

Mas não deixes de opinar nem de vir aqui por causa deles. Já perdemos muitos (principalmente benfiquistas) que simplesmente deixaram de aqui vir, cansados de ler as barbaridades destes 2 (spock e yada).

 

Mas isto passa-lhes daqui a uns meses, quando forem campeões da pré-época ou assim... só que uns meses depois, quando caem na real, este mau feitio, esta má disposição e esta falta de educação crónica, volta sempre em força.

 

Habitua-te. Podes fazer como eu, que é tentar vê-los como animais de estimação: dão algum trabalho, precisam de atenção e não se calam, às vezes é um chinfrim que não se aguenta. A vantagem é que estão sempre lá e volta e meia fazem-nos rir.

 

73138225_2-PERIQUITOS-PERIQUITOS-INGLESES-CANARIOS-EXOTICOS-AVES-E-COELHOS-ANoES-Chinchilas-Tavora.jpg

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Só um gajo muito burro nega evidencias tão grandes!!!

 

 

Eu pergunto como é que um portista com alguma idade e conhecimento da história do seu clube vê a data mudada em 1989 para 13 anos atrás? Será que se sentiu enganado até lá e agora está muito mais esclarecido, ou acha que PC pode tudo? Até desrespeitar a história do seu clube e do seu fundador em função do Benfica?

 

Será que até os mais velhos se deixam enganar ?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

tripeiro?nao me dou bem com o azul para tua informaçao,e mt menos com o "encarnado" lol..sou do Sporting Clube de Portugal,e nao penses que ando aqui a fazer fusoes com o clube mais a norte,ok?so para nao terem duvidas!

 

bem...ja imaginas-t,porreiro.agora o que quero saber é,se isso acontecer tal como aconteceu ao Salgueiros,qual a data iam festejar a partir dai,visto que o nome do clube seria diferente,como exemplo sport lisboa benfica 21 (o 21 sendo o ano 2021 em que isso aconteceu)..ta dificil,ou queres que explique melhor?

Link to comment
Share on other sites

Ninguem desmente......ninguem argumenta!!! ao menos nisso demonstram ter alguma inteligência! Argumentar para quê se os factos provam o contrário!!!

 

 

Ser do Porto deve ser das coisas mais estranhas que se pode ser......devo-me sentir contente? Será que este foi limpo? Será que é mesmo verdade o que o nosso presidente diz ou é mais uma das suas jogadas trapaceiras de "génio"? Será que devesmo sentir orgulho de alguma vitória ou tivemos o sistema a funcionar a nosso favor?

 

 

Dilemas de um tripeiro!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

tripeiro?nao me dou bem com o azul para tua informaçao,e mt menos com o "encarnado" lol..sou do Sporting Clube de Portugal,e nao penses que ando aqui a fazer fusoes com o clube mais a norte,ok?so para nao terem duvidas!

 

bem...ja imaginas-t,porreiro.agora o que quero saber é,se isso acontecer tal como aconteceu ao Salgueiros,qual a data iam festejar a partir dai,visto que o nome do clube seria diferente,como exemplo sport lisboa benfica 21 (o 21 sendo o ano 2021 em que isso aconteceu)..ta dificil,ou queres que explique melhor?

 

Kusra...a tua pergunta é tão ridícula, quanto a tua ignorância relativamente a um processo de fusão ou de falência!!! Tu achas que as coisas são asism lineares......imaginamos um falência em que termos? Um re-actividade em que termos? tu acreditas que o Benfica vai falir? Sendo tu lagarto não devias estar mais preocupado com o teu clube?

 

 

MAs esta gente aqui do tasco ficou sem cerebro?

 

ps: eu ja tentei explicar as situações e não vou voltar a faze-lo - São chamadas perolas para porcos!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

eu é que sou ridiculo e ignorante,ta certo!falir é falir,nao ter nem um chavo e tem qu fechar as portas ,agora vens falar em termos de falencia,lol..a minha pergunta era simples e bem explicada.

 

pelos vistos nao sou eu que ando a comer palha ;)

Link to comment
Share on other sites

ah,e se penso se o benfiquinha vai falir,espero bem que nao,pois teriamos 6 milhoes a cometerem suicidios em massa..e aconselho-te a leres pelo menos 3 vezes o que escrevo,mas eu dou uma ajuda. EXEMPLO ,EXEMPLO ,EXEMPLO

Link to comment
Share on other sites

Diz-me tu!!! Afinal quem está em falência técnica é o Sporting!!! O que vai acontecer ao Sporting e como iria suceder com as datas!!! Eu não tenho tanta imaginação para um filme destes....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

 

Eu pergunto como é que um portista com alguma idade e conhecimento da história do seu clube vê a data mudada em 1989 para 13 anos atrás? Será que se sentiu enganado até lá e agora está muito mais esclarecido, ou acha que PC pode tudo? Até desrespeitar a história do seu clube e do seu fundador em função do Benfica?

 

Será que até os mais velhos se deixam enganar ?

 

Este gajo parece mesmo convencido que está a levar a melhor e que me está a dar lições sobre a história do meu clube! Priceless!!! :rofl:

 

antonio+nicolau+de+almeida+estrelas+do+fcp.JPG

António Nicolau d'Almeida (1873-1948)

 

 

10436476_GqsS7.jpeg

Notícia do «Diário Ilustrado» de 28 de Outubro de 1893, dando conta da carta envida pelo presidente do FC do Porto, António Nicolau de Almeida, ao presidente do Club Lisbonense, Guilherme Pinto Basto.

 

 

10368814_19Iza.jpeg

Carta do presidente do FC do Porto, António Nicolau de Almeida, a Guilherme Pinto Basto, presidente do Club Lisbonense, propondo-lhe um jogo entre os dois clubes. Datada de 25 de Outubro de 1893, a missiva começa assim:

 

«Illmo. Exmo. Senhor Presidente do Club Lisbonense.

Desejando solemnizar a definitiva instalação do Foot-Ball Club do Porto resolvemos organizar um match quarta-feira próxima 2 de Novembro, no qual tomasse parte um Eleven do Team do Club a que V. Exª tão dignamente preside.

Não temos é certo, em virtude da pouca prática e nenhum training dos nossos jogadores, um Eleven de primeira ordem, capaz de fazer frente ao Club Lisbonense.

Cumpro pois na qualidade de Presidente do Foot-Ball Club do Porto o honroso dever de convidar por intermédio de V. Exª os valentes e adestrados jogadores do Club Lisbonense a tomarem parte do referido match. »

 

[Nota: O Club Lisbonense, fundado pelos irmãos Pinto Basto e outros amantes do futebol, esteve na base da fundação do CIF - Club Internacional de Foot-Ball, que ainda hoje existe.]

 

Onde se fala da primeira revolta republicana e de dois dos seus cabecilhas a fugirem de Angola dentro de caixa de aves exóticas – e do FC Porto de António Nicolau de Almeida que desafiou o FC Lisbonense de Pinto Basto. D. Carlos mandou fazer troféu e pô-lo em disputa no campo dos ingleses do Oporto Cricket. Chegou tarde – e a rainha pediu que se jogasse mais um bocadinho. Ganhou Lisboa.

 

Foi no fogo rebelde que o Ultimato inglês ateara que em Portugal se aqueceu o espírito que levou à primeira revolta anti-monárquica. No Porto. A 31 de Dezembro de 1891. Por volta das três da manhã, o capitão Amaral Leitão e o tenente Manuel Maria Coelho arrastaram para a rua 800 soldados insurrectos.

 

Às 7, o actor Verdial proclamou a República, nos Paços do Concelho. Às 11, a Guarda Municipal e o 18 de Infantaria tinham a conjura sufocada. Houve dez mortes, só cinco militares – os outros foram espectadores, um dos quais uma costureirinha que pela rua andava, curiosa, a ver o que se passava. Alves da Veiga, o advogado que fora o líder civil da revolução, fugiu disfarçado de poveiro, exilou-se em Paris. O capitão Leitão escapou a cavalo para Viseu, acabou denunciado às autoridades por padre que o reconheceu. 600 acusados de acção no golpe foram julgados em tribunais militares improvisados a bordo de três barcos de guerra ancorados em Leixões – e devido à ondulação do mar por vezes os juízes tinham de interromper as sessões para ir à amurada vomitar.

 

Leitão foi condenado a 20 anos de degredo.E Verdial, Miguel Henriques Verdial, a três. Ambos foram deportaram para Angola. Sete meses depois evandiram-se dentro de uma caixa despachada por Júlio Rocha de Vasconcelos como contendo aves raras para embalsamar. Descobertos a bordo de um paquete francês, o seu comandante entregou-os às autoridades. Três dias depois fugiram de novo, a nado, por mar – e assim acabaram por chegar a Libreville, no Congo. Embarcaram para o Havre – foram para o Brasil. Leitão voltaria em 1901 – morrendo 24 meses depois. Amnistiado, Verdial regressou ao Porto em 1893, o povo recebeu-o em festa.

 

Nicolau de Almeida do ciclismo para o futebol

Numa das primeiras edições da revista Caça & Sport pode ler-se, em entrevista de Amadeu Muaze a Eduardo Almeida Coquet: «Já em 1891 e 1892 um grupo de rapazes, entre os quais António Nicolau d´Almeida, Fernando Nicolau d´Almeida, Vieira da Cruz, Lacy Rumsey, Artur Rumsey e George Dagge, vinha trabalhando afincadamente a favor da velocipedia. No primeiro ano, sob o nome de Clube Excursionista, e, seguidamente, em 1892, sob nova designação de Clube de Velocipedistas do Porto, tentam levar a efeito passeios e excursões em bicicleta, algumas corridas, fazendo uma boa propaganda à custa do seu enorme entusiasmo. Àqueles vêm juntar-se outros. Eduardo Rumsey, António Leite de Faria, António Tasso de Sousa, Benedito Ferreirinha, Carlos Rothes, Guilherme Anderssen, Pedro Amorim Júnior, Caetano Marques Rodrigues, Carlos Chambers e Jorge Nunes de Matos, completam o grupo dos apaixonados do pedal. O entusiasmo cresce, e, finalmente, o Velo Clube, pela junção de 44 sócios, ao Clube de Velocipedistas do Porto, passa a usar a designação de Real Velo Clube do Porto, que tinha as suas instalações no Palácio de Cristal. Durante o segundo semestre de 1893 entram muitos sócios, entre os quais figura Sua Alteza o Senhor Infante D. Afonso e, em fins do mesmo ano, Sua Majestade El-Rei concede a quinta do seu palácio da Rua do Triunfo para construção do velódromo, mostrando bem assim o grande interesse que as coisas de sport lhe mereciam.»

 

FC Porto no... aniversário de D. Carlos e D. Amélia

António Nicolau de Almeida tratava com o pai de uma empresa exportadora de vinho do Porto – e praticava o portuguesíssimo jogo do pau, o remo e a natação. Em 1893 tinha 20 anos. Pouco depois de se lançar na aventura da fundação do Real Velo Club partiu em viagem de negócios para Inglaterra. Por lá descobriu o futebol. Consigo trouxe algumas bolas e o desejo de o lançar no Porto fora dos circuitos fechados dos ingleses. E assim, esfriando o ardor que pusera no Velo Clube, decidiu, com os amigos das corridas de bicicletas, fundar outro clube, um clube de futebol. O Foot Ball Club do Porto. Data escolhida: 28 de Setembro de 1893, nesse o Rei D. Carlos festejava o 30.º aniversário e a Rainha D. Amélia o 28.º A notícia foi publicada, em cima da hora, pelo Diário Illustrado, periódico de Lisboa: «Fundou-se, no Porto, um clube denominado Foot Ball Clube do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do país de uma associação para os jogadores daquela especialidade. No segundo domingo de Outubro inaugura-se o clube oficialmente, com um grande match entre os seus sócios, no hipódromo de Matosinhos. Ouvimos dizer que serão convidados alguns clubmen de Lisboa. Que o Foot Ball Club do Porto apure um grupo rijo de jogadores e que venha medir-se ao campo com os jogadores do Club Lisbonense, do Real Ginásio Club, do grupo de Carcavellos ou de Braço de Prata, para animar os desafios de football como já o são as corridas de cicles. Eis o que desejamos.»

 

E, de facto, no segundo domingo de Outubro realizou-se o «match». O Jornal de Notícias do Porto, de 8 de Outubro, anunciava em notícia de primeira página: «Realiza-se hoje, às duas horas da tarde, no antigo hipódromo um 'match' de football, promovido pelo Foot Ball Club do Porto, tomando parte nesta diversão vinte e dois sócios do referido clube. Os dois partidos são 'capitaneados' pelos srs. Nugent e Mackenie, distintos jogadores e sócios do referido clube. Tomam parte os senhores Fernando e António Nicolau de Almeida, Arthur, Lacy e Roberto Rumsey, Alfredo e Eduardo Kendall, Guilherme Anderson, Wlater Mac Connan, Barbosa, António Maria Machado, José Vale, Artur Ramos de Magalhães, Eduardo Sprakey, A. Johnston, Hans Peters, Jorge Hardy, Joaquim Duarte, Henrique Cunha e A. Vieira da Cruz, etc. Vêm assistir a este torneio as senhoras da colónia balnear da Foz. Este interessantíssimo jogo é uma novidade no Porto e há grande entusiasmo, tendo-se feito já algumas apostas.»

Oito dias depois, o JN inseriu, na sua segunda página, notícia dos treinos do F. C. Porto, acrescentando que, entre a assistência, para além das senhoras da colónia balnear da Foz, estavam, também, as de Leça e Matosinhos. Outras notícias se lançaram de dois jogos, um a 8 e outro a 15 de Outubro, contra o Clube de Aveiro, capitaneado por Mário Duarte.

 

Mário Duarte, o avô de Manuel Alegre

(A propósito de Mário Duarte. Em 1905, o jornal O Sports lançou plebiscito sobre qual o desportista mais completo de Portugal. Ganhou-o ele - Mário Duarte, então director de Finanças em Aveiro. Para além de futebolista, cavaleiro, nadador, remador, jogador de ténis, de críquete, de golfe – tudo isso foi com sucesso. Mas as suas grandes proezas foram no ciclismo e no tiro. Em 1893 venceu no Velódromo D. Amélia, no Porto – as primeiras corridas de bicicleta que lá se fizeram, batendo os melhores especialistas espanhóis e o mesmo fez em 1898 na pista do Velódromo D. Carlos em Belém por ocasião de festival em honra do Centenário da Descoberta da Índia. Famosos ficaram os seus duelos com D. Carlos no Pavilhão de Tiro aos Pombos da Tapada da Ajuda – e notável foi o seu triunfo sobre o rei para a Taça que Eduardo VII ofereceu durante a sua visita a Lisboa. Avô paterno de Manuel Alegre, o poeta, – um dos filhos disse uma vez: «Ensinou-me e a meus irmãos a perder sem azedume e a ganhar sem nunca ofender os vencidos».)

 

Foot Ball Club do Porto de... «nenhum training»

O entusiasmo cresceu - e a 25 de Outubro de 1893, António Nicolau de Almeida, na assumida qualidade de presidente do Foot Ball Club do Porto, enviou ao presidente do Football Club Lisbonense, Guilherme Pinto Basto, carta que ele logo avisou não era bem um repto, talvez uma solicitação: «Desejando solenizar a definitiva instalação do Foot Ball Club do Porto resolvemos organizar um match quarta-feira próxima, 2 de Novembro, no qual tomasse parte um eleven do team do clube a que V. Exa. tão dignamente preside. Não temos, é certo, em virtude da pouca prática e nenhum training dos nossos jogadores um eleven de primeira ordem, capaz de fazer frente ao do Club Lisbonense. Como, no entanto, o n/convite não representa um repto lançado pelos n/jogadores aos jogadores de Lisboa, mas tão-somente o vivo desejo de estreitar relações de franca camaradagem, esperamos que V. Exas. nos revelarão a n/justificada imperícia. Cumpro, pois, na qualidade de presidente do Foot Ball Club do Porto, o honroso dever de convidar por intermédio de V. Exas. os valentes e adestrados jogadores do Club Lisbonense a tomarem parte no referido match. Na esperança de sermos honrados com a anuência ao n/pedido, aguardamos o favor de uma resposta rápida p.ª n/governo. Deus guarde V. Exas. Illmo. Exmo. Sr. Presidente do Football Clube Lisbonense.»

 

Anúncio dessa mesma carta seria estampado na página 3 do Diário Illustrado de 29 de Outubro de 1893. Foram linhas escritas por um primo de Guilherme Pinto Basto que, de tão bem informado, acrescentaria que, para a data proposta, não seria possível «reunir, escolher o grupo e dispor a partida em tão curto espaço de tempo», mas garantido ficava que o convite fora aceite.

 

 

Mais um bocadinho, pediu a rainha

O Football Clube Lisbonense tinha, por essa altura, nas fileiras três jogadores negros: Alfredo Silva, Pascoal e Valentim Machado. Pascoal era a estrela — e depressa ganhou o título de primeiro melhor jogador de Portugal. E Valentim Machado fama no jornalismo desportivo e na poesia. Convencido por Pinto Basto, D. Carlos ofereceu para a disputa uma taça em prata maciça executada pelo joalheiro da casa real, «o célebre Leitão do Largo das Duas Igrejas, ao Chiado» – e solicitou que o match fosse incluído no programa oficial das festas comemorativas do Centenário Henriquino, organizadas, no Porto, à memória do infante, a 2 de Março de 1894. Outra exigência real: «que pelo menos teriam de ser portugueses, devidamente comprovados, seis jogadores de cada team representativo – e os restantes cinco estrangeiros teriam de lá viver há mais de três meses». Ao troféu deu o nome de Football Championship das Cidades de Portugal – porque a sua ideia era que se viesse a disputá-la os «teams representativos das diversas cidades do país».

 

A equipa de Lisboa seguiu de comboio para o Porto, 14 horas durou a viagem. Três horas após o desembarque, na Campanhã, fez-se o jogo, no campo pertencente ao Oporto Cricktet and Law-Tennis Club, em Campo Alegre. Estava marcado para as três da tarde, começou um quarto de hora depois. D. Carlos, D. Amélia e os príncipes só chegaram quase no fim da partida – e segundo o Diário Illustrado, «a pedido de Sua Majestade a Rainha, jogou-se mais 10 minutos, sendo previamente estabelecido que não teriam influência no resultado do match que se tinha acabado de jogar».

 

O Século notou, irónico: «à entrada do campo, bem como à saída, as Majestades foram muito vitoriadas, principalmente por ingleses». Os lisboetas venceram por 1-0. De nenhuma crónica consta o nome do marcador do golo. Sabe-se, apenas, que mereceu ser classificado de esplêndido e que para a sua marcação contribuíram Afonso e Carlos Vilar, Rankin e Paiva Raposo. E segundo o Diário Illustrado parece que os postes das balizas não se encontravam à distância legal um do outro e que a trave não estava à devida altura. A Taça a que alguns ainda agora chamam D. Carlos era para ser disputada todos os anos. Não passou do primeiro – e ficou em poder de Guilherme Pinto Basto. Que, quando fundou o CIF, em 1902, a levou, como relíquia, para a sua sala de troféus.

 

Dos eléctricos aos símbolos do escândalo

Oito dias depois do jogo entre o FC Porto e o FC Lisbonense, O Sport publicava a seguinte nota: «Depois do match entre Lisboa e Porto nada tem havido de notável no futebol. Apenas no domingo, 11 de Março, alguns sócios do Foot Ball Club do Porto estiveram no campo do antigo hipódromo de Matosinhos, treinando-se durante duas horas» - e essa foi a última referência feita ao Foot Ball Club do Porto de António Nicolau de Almeida...

 

(Vários meses passados, já em 1895 – o Porto agitou-se com outra grande novidade: os carros eléctricos que começaram a cruzar a cidade. Em Lisboa tal sucedeu apenas em 1901 – e um jornalista considerou que com isso grandes riscos se abriam: «Os relâmpagos serão inevitavelmente atraídos pelos cabos eléctricos, pondo a vida dos passageiros em perigo».

 

Também ao Porto chegaram primeiro os animatógrafos, como se chamaram às salas destinadas a projecções de cinema – desde 1896 que Aurélio da Paz do Reis exibia as suas «fotografias animadas». O Salão Ideal apenas abriu em Lisboa em 1904, no ano em que se fizeram também as primeiras ligações telefónicas entre as duas principais cidades. Contudo ao telefone já se falava desde o final do século. As entradas para os animatógrafos custavam seis vinténs, mas porque a «obscuridade das salas é propícia à sedução e à intimidade» e pelos filmes passavam «paixões ardorosas» permaneceram vários anos símbolo de escândalo «interdito às meninas da sociedade»...)

 

 

Nicolau de Almeida desviado para o ténis

Em 1896, António Nicolau de Almeida casou-se com Hilda Rumsey, irmã de Arthur e Lacy Rumsey. E ela não descansou enquanto não o desviou dos campos de futebol: porque o achava «jogo muito perigoso» e não tão chique como o ténis, cada vez mais o desporto... high-society. A 26 de Outubro de 1900 lá esteve ele no aristocrático Sporting Clube de Cascais a disputar torneio de ténis, patrocinado pelo Rei D. Carlos entre as equipas de Lisboa e do Porto. A seu lado, pelos portuenses, alinharam o irmão Fernando, Laura e Beatriz Brito e Cunha, Miss Kendall, Miss Dagge, Turner, George Dagg, Miranda e Kendal; e, pelos lisboetas, para além do D. Carlos e do Infante D. Afonso e de Guilherme Pinto Basto jogaram Conceição e Teresa Guarda, Leonor Atalaya, Maria de Jesus Salema, António Mendia, Boaventura Mendes de Almeida, Pinto Coelho e Luís Pombal – e Lisboa venceu como antes vencera no futebol.

 

Ténis continuou António Nicolau de Almeida – e em 1906 viagem de José Monteiro da Costa traçou novo caminho: arefundação do FC Porto que ele deixara a hibernar. Camilo Moniz, um dos que entraram na aventura, contou: «O José Monteiro da Costa era presidente de um grupo composto por rapazes que procuravam gozar a vida o mais divertidamente possível. Ingressar no Grupo do Destino, que tinha como objectivo a folia e como divisa ‘um por todos e todos por um’, não era coisa fácil, porque a selecção era rigorosíssima e o seu número quase limitado. No entanto, quando era admitido algum novo sócio, realizava sempre o grupo uma festa em sua honra (a festa de baptismo), onde eram postas em jogo as qualidades gastronómicas do novato e mal lhe ia se não desse provas de bem comer e beber. Chá e bolos eram coisas que se dispensava. Um belo dia José Monteiro da Costa partiu para uma digressão por Espanha, França e Inglaterra. Neste último país assistiu a vários jogos de futebol, cujas impressões descrevia com enorme entusiasmo nas cartas que enviava à rapaziada. E tais desejos manifestava de no seu regresso o pôr em prática dentro do Grupo do Destino, que os de cá já se sentiam jogadores do desconhecido jogo. Sabida a sua chegada, foi quase todo o grupo esperá-lo à estação de Ermesinde, para o acompanhar até ao Porto. No trajecto, como homem de acção rápida, explicou resumidamente o que tinha visto e o que tencionava fazer, marcando logo uma reunião para se resolver a melhor forma de pôr em prática o seu projecto, que todos já aplaudiam sem reservas – e depois de bem estudadas todas as dificuldades foi resolvido, sem a mais pequena discordância, jogar futebol...»

A caminho de novo FCP, o espanto do italiano

Jerónimo Monteiro da Costa, pai de José, horticultor, era, tal como seu filho, membro da União dos Jardineiros do Porto. Na Rua da Rainha (que com a implantação da República haveria de passar a chamar-se Rua Antero de Quental) existiam uns terrenos arrendados à Companhia Hortícola Portuense, para viveiros de plantas, mas como não eram aproveitados na sua totalidade, fácil se tornou a Monteiro da Costa conseguir a cedência ao Grupo do Destino dessa parte disponível, bem como de uma pequena casita onde instalou vestiário e balneário. Marcar por lá um rectângulo de cerca de 50x30 metros e espetar umas toscas balizas também não foi difícil, apesar das linhas serem traçadas a pincel molhado em cal desfeita em água. Bola havia, o presidente tinha trazido algumas na sua bagagem. Botas? Compraram-se que fossem fortes, mandaram-lhes pôr gáspeas a reforçar e na sola umas travessas – para que se aproximassem das que Monteiro da Costa tinha comprado em Inglaterra. As camisolas foram feitas de um pano vermelho e forte que havia nessa época e os calções de uma espécie de ganga azul-escuro. As meias, serviram as que nesse tempo usavam os ciclistas. E foi assim que os rapazes do Grupo do Destino começaram a jogar o futebol. Ou a pensar que jogavam. «Pouco tempo depois da chegada do seu presidente, o Grupo do Destino tinha duas equipas dentro de ‘uma caixa de fósforos’; no campo improvisado da Rua da Rainha, que davam durante horas pseudo pontapés numa bola, sem terem quem os orientasse, sem progredirem, mas também sem desanimarem. E como poderiam desanimar se, exceptuando o seu presidente, nunca tinham visto jogar melhor? Quis o acaso favorecer os rapazes do Grupo do Destino. Um dia foi visitar a Fábrica de Salgueiros, para onde davam as traseiras do terreno arrendado ao Grupo do Destino, um químico italiano, Catulo Gadda. Como de lá tivesse visto saltar uma bola de futebol, não resistiu sem subir ao muro de vedação para averiguar do que se tratava... Ao deparar-se-lhe um grupo de rapazes equipados a dar pontapés numa bola pediu autorização para entrar. Sabia, disse, algo daquilo.»

 

O porquê das cores da Monarquia

Catulo Gadda tinha sido um bom jogador num dos principais clubes de Itália – e quando deu o primeiro pontapé deixou toda a gente boquiaberta: «a bola atravessara o campo no seu máximo comprimento». Logo ali assinou proposta, ficou a fazer parte do Grupo do Destino. Monteiro da Costa achou que o Grupo do Destino era pequeno para o sonho que desatara, que era hora de clube que « não se confundisse apenas com um grupo de rapazes bem dispostos, na fronteira da folia ou da libertinagem» – e decidiu: «O nosso futuro clube deve chamar-se Foot Ball Club do Porto, por os seus fundadores serem na sua quase totalidade tripeiros natos, a sua sede na cidade do Porto e o principal desporto a que se vai dedicar - o futebol.» Porém, como outros desportos, conforme o seu projecto, seriam praticados, tratou de acrescentar à denominação duas mais abrangentes palavras: Sociedade Desportiva. Que sim, disseram, sem pestanejar, todos os outros. Estranho foi que sendo Monteiro da Costa, republicano nunca disfarçado, anunciasse que as cores do clube seriam as da «bandeira da Pátria» - azul e branco, como nos dias de António Nicolau de Almeida. Houve quem replicasse – e sugerisse as da cidade. Sugestivo, Monteiro da Costa ripostou - que não, que seriam as bandeira porque «tinha esperança de que o futuro clube havia de ser grande, não se limitando a defender o bom-nome da cidade, mas também o de Portugal em pugnas desportivas contra estrangeiros». E assim aprovado, entre aplausos ruidosos, todo o «grandioso projecto» de José Monteiro da Costa. E com os fundos recolhidos pelo Grupo do Destino para a participação com um carro alegórico no cortejo de Carnaval do Clube dos Fenianos financiaram-se as despesas de lançamento do FC Porto, Sociedade Desportiva – e sobretudo com isso se fez no Campo da Rainha o primeiro relvado que houve no futebol português. E ao FC Porto coube igualmente o primeiro desafio contra equipa estrangeira: o Real Fortuna de Vigo – o que se perdeu na usura do tempo foi o resultado desse primeiro jogo...

 

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=193325

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

a sério spock,tas a falar a sério?é essa a tua resposta,o teu argumento?OMG

 

nao é por nada,mas foi muito infantil da tua parte!

 

quando vais ao café e a pessoa que esta a atender te pergunta (entao diga la o que vai ser?) a tua resposta é (nao sei,diga-me la o que eu vou querer) mais uma vez digo OMFG

Link to comment
Share on other sites

Concluindo: burro é quem desconhece por completo os factos históricos, e ainda assim vem para aqui iniciar uma discussão só porque leu isto num qualquer blog encornado da nossa praça, ou pior, digeriu a diarreia verbal que a saloia e ignorante da Leonor Pinhão escreveu na Biblia e nem sequer se tentou informar ou questionar sobre a veracidade de tais "factos": emprenhou logo pelos ouvidos!

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Nop.......foi isso mesmo!!! O jornal de Lisboa foi informado no prórpio dia por mail!!! kakakaka

 

Previsivel que isto acontecesse e categoricamente desmentido por razões óbvias pois as justificações são um atentado á inteligência de qualquer um!!!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

CARTA ABERTA AOS FAGUNTES E IGNORANTES

 

 

 

 

 

 

 

 

Cara Diana Maia:

 

 

 

Começo por registar a forma elegante, mas também imprecisa e ignorante,além da não compreensão de se apresentar o assunto neste Blogue.Retenho uma frase sua importante: -Eu desconheço a história,apenas me baseio naquilo que vou "ouvindo"...é um assunto menor...por iso não dou importância.

 

E de tão impreciso,ficou-se por um comentário de cultura vegetativa, sobre este tema. A noticia surge num jornal de Lisboa, "O Diário Ilustrado" e não no Jornal de Notícias, no dia 28 de Setembro de 1893 e trata-se de um repto lançado ao Clube Lisbonense, que mais não é que uma selecção lisboeta dos melhores praticantes do futebol naquela época.Era assim que os poucos e desorganizados grupos de praticantes, marcavam as pelejas desportivas. Ora, pense um bocadinho e responda se for capaz. Então um jornal de Lisboa anuncia a fundação de um clube no Porto e a data de fundação é no dia da própria notícia? A fundação foi de manhã e o jornal saiu à tarde? Avisaram por telefone: Fomos fundados à bocadinho, publiquem lá isso!Avisaram por SMS? Pela NET?

Mesmo assim seria impossivel,porque o "Diário Ilustrado" era matutino, o que mudaria a data da fundação,pelo menos para o dia anterior. Ridiculo!

Se a notícia fosse, do dia 28 a dizer: - Fundou-se no passado dia tal, um clube... ainda se podia engolir, mas no mesmo dia ,num jornal de outra cidade a 300Km, em 1893?

Então e não há noticia em nenhum jornal do Porto?Claro que não há. E pode procurar,porque não encontrará.E sabe porquê? Porque naquela altura era assim que os grupos, geralmente expontâneos, praticantes da modalidade se desafiavam. Por isso publicavam o "desafio" no jornal das cidades, que tinham praticantes. foi assim que nasceu a expressão " Desafio de Futebol". E durante esse tempo, encontrará nos jornais da cidade do porto, desafios lançados pelo Ocriket Clube do Porto e do Velo Clube do Porto, onde António Nicolau de Almeida praticava remo, ténis e o jogo do pau. Clube de que sempre foi sócio até morrer em 1948. Nas duas histórias escritas por Rodrigues Teles, aparecem cartões de sócios, desde 1906, com o timbre da data de fundação, 2 de Agosto desse mesmo ano e cartões de fundadores, mas do Sr. Almeida, nem referência, quanto mais o cartão.

 

 

Motivado por esse desafio lançado num jornal da capital,realizou-se esse jogo sim, em 1894, com a presença do Rei D. Carlos e da Rainha D.Amélia, jogo entre praticantes de vários grupos das duas cidades, tendo os de Lisboa jogado com as cores com que até hoje jogam as selecções regionais (triângulos brancos e pretos) e os do Porto todos de branco.Tratou-se,sim de um jogo de selecções das duas cidades, que os "alfacinhas" venceram.

Não jogou nenhum futebol clube do porto,porque não existia e a equipa nortenha foi composta por jogadores do Velo e do Ocriket, a lisboeta, por jogadores do Carcavelos,Lisbonenese e Cruz-Quebrada. (Em Setembro, dia do embuste de 28,publicaremos documentos da época com a formação das equipas).

 

Mas, se o seu desconhecimento histórico, sobre assuntos do seu clube é atroz, em relação ao Benfica é,isto sim um destilar de idiotice e de "ouvir" falar. Falar mentiras convenientes e que visam as novas gerações, porque os mais velhos...chapéu.

 

Nasceu com o nome Sport Lisboa a 28 de Fevereiro de 1904,e aglutinou-se com o Grupo Sport Benfica, em 13 de Setembro de 1908,acrescentando ao nome Benfica, daí o nome Sport Lisboa e Benfica. (chama a isto um nome bem diferente?)

 

Muitos destes homens eram sócios de um de outro, por isso a vontade lógica de se aglutinarem. Mas, as cores do Sport Lisboa, o seu símbolo maior a Águia, bem como a comemoração da data de fundação, nunca sofreram, nem nunca foi hipótese sofrerem alteração. Ou seja o grupo Sport Benfica não reclamou nenhuma data de fusão, aceitou (pois se eram quase todos os mesmos) tudo o que já estava estabelecido pelo Sport Lisboa, juntando apenas ao emblema a roda de bicicleta que era o seu emblema.

 

Mas, como sabe, a data verdadeira de fundação do seu clube, tal como do meu, tem uma acta, como qualquer reunião que visa o princípio associativo seja desportiva, cultural ou de outra qualquer natureza. Na "astuciosa e nada inocente" data falsa, inventada há 21 anos, não existe acta, apenas uma notícia de interpretação provadamente desvirtuada, de um jornal, imagine-se "Mouro". " O Diário Ilustrado". Que ironia! E se é uma "reactivação" como defendem, porque razão não é feita nenhuma referência ao facto, aquando dessa mesma "reactivação", na acta de 1906? Já lá não estava ninguém de 1893? Ninguém faz um agradecimento ao pretenso fundador? Ninguém lamenta a sua ausência?

 

Será possível que achem que enganam quem pensa? Não, mas sabem que enganam os que falam de "ouvir dizer" e a exemplo de outras mentiras e aleivosias, vão repetindo falsidades e fazendo encenações, até se instalarem como verdades.E porque motivo, tendo o emblema do seu clube sido, desde 1906 uma bola de futebol ( a bola que Monteiro da Costa trouxe de Inglaterra) e apenas em 1922, por ideia de um ex-jogador (Simplício) terem sobreposto as armas da cidade do Porto, só em 1985 se lembraram de se intitular "dragões"? Não tinham visto bem as armas da cidade? Gostava que me arranjassem uma referência a "dragões", referentes ao clube, antes de 1984. Na comunicação social ou qualquer documento oficial do clube. Não arranjam.

Não há. Ainda irão dizer que é uma expressão,"recuperada de uma digressão à China, em 1873, vinte anos antes da falsa fundação.

 

 

Quanto às preocupações da data da fundação do seu clube, é outro equivoco seu. Não é uma preocupação com o facto em si,é uma preocupação com a verdade, com a lisura, com a verticalidade de caracter. Saberão o que é? Nós sabemos que os dirigentes, que num país sério já não o seriam, não sabem. Por isso é uma preocupação e vigilância, com as aldrabices, as corrupções, a veniaga ,os tráficos de influência provados e comprovados, para os quais, não tem argumentos para negar, restando-lhe "apenas", o laxismo de um país, onde as provas, por maiores que sejam, por mais que se vejam e ouçam, são atiradas para o limbo dos pecados, que passam impunes e revoltam todos os que estão à mercê de gentalha sem coluna vertebral. E não falo só de futebol. Vivemos num país onde a "justiça" é forte com os fracos e frouxa e impotente com os poderosos.

 

Quanto aos anos 60, investigue, com a mesma seriedade com que nós investigamos a história dos clubes portugueses desde o nascimento até hoje. Investigue os anos 10,20,30,40,50,60,70,80 até hoje. Vai ver que não faltam motivos e acontecimentos para fazer do Benfica o Maior e Melhor clube português. No plano desportivo, social, cultural, ético e humano.Aproveite para encontrar fotos e outros documentos e ver como é fácil desmontar mais uma das "estratégicamente pensadas" mentiras, quando vir muitos dos seus presidentes à volta de Salazar, em apoio politico, não em eventos desportivos (Angelo César, Cesário Bonito, Pires de Lima, Urgel Horta) mas, no governo, na assembleia, em artigos de jornal e na PIDE.(Garanto-lhe que não encontra nem um dos presidentes do Benfica). É que felizmente já havia fotografias e filmes, ao contrário de 1893 onde nem telemóveis, nem Net, para dar "noticias de fundações de clubes" no próprio dia da dita "fundação".

A ignorância, é sempre arrogante e atrevida e essa sim, consegue, mesmo sem provas ou base cientifica , destilar, idiotices. Masignorância, não é crime. Crime é teimar em querer ser ignorante. Espero, sinceramente que não seja o caso.

 

 

Em 28 de Setembro, voltaremos a falar sobre o embuste da falsa fundação, mostrando os documentos referentes ao assunto.Mas, azar dos azares, serão documentos de histórias oficiais do Futebol Clube do Porto, que o seu Presidente, silenciosa eastutamente mandou tirar de circulação. A chatice é que existe uma Biblioteca Nacional e um Alberto Miguéns que ajudado por António Melo criaram este Blogue, que não vos deixa outra alternativa, senão insultar (não foi o caso da Diana), porque argumentos que é bom, NÃO TÊM.

Também com um sorriso nos lábios se toleram os dislates de quem fala sem saber, e com base nas mentiras que lhe interessam.

Cara Diana, espero que nos visite a 28 de Setembro, mantendo o nivel. Se o conseguir será certamente uma nota diferente e positiva, no universo dos adeptos do seu clube....Bem haja

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

O Football-Club do Porto fundado em 1893 não tem actividade desportiva em…

1893…1894…1895…1896…1897…1898…1899…1900…1901…

1902…1903…1904…1905…1906 (até 2 de Agosto…).

Mentirosos! Vocês são, mesmo, muito mentirosos!

 

Noticia do jogo!!

 

Porto+-+Lisboa.jpg

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

tu gostas mesmo de ser burro acéfalo não gostas Faguntes?

 

 

MAs devias dar mais importância as coisas que te tentam dar a comer!!! Eu sei que não dás importancia às datas de fundação, mas devias dar mais importancia a que te intruja e aldraba......e tu gostas!!!

 

Posição

Futebolista

Clube (1897)

Guarda-redes

Mac Geock

Oporto Cricket Club

Defesa à direita

F.Guindarans

indeterminado

Defesa à esquerda

A. Nugent

Real Velo Club

Médio à direita

Arthur Dagge

Oporto Cricket Club

Médio ao centro

Mac Millan

Real Velo Club

Médio à esquerda

Albert Kendall

Real Velo Club

Ponta à direita

F. Hugh Ponsonly

Oporto Cricket Club

Meio-ponta à dir.

Adolfo Ramos

indeterminado

Avançado-centro

Mac Kechnie

Real Velo Club

Meio-ponta à esq.

R. Ray

Oporto Cricket Club

Ponta à esquerda

Alfred Kendall

Real Velo Club

 

Engraçado, não jogou ninguem do FCP? Porra que aldrabice pegada.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Não existe a acta da fundação :( - Check

 

A data de fundação é fundamentada por um jornal lisboeta, a data é o dia em que saiu a noticia.....priceless!

 

 

Queres saber mais da história do teu clube, ou preferes continuar a pensar que sabes?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

António Nicolau de Almeida (ANA) não consta dos primeiros 100 associados, nem dos restantes! Nunca houve um registo de associado com o seu nome, como demonstra José Rodrigues Teles (que sabia dessa história de 1893, escrevendo que não havia relação entre uma notícia de jornal e as entrevistas que fez a fundadores e associados mais antigos), no 3.º volume da História do FC Porto, publicado em fascículos, em 1956, para comemorar as “Bodas de Ouro do FCP”.

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

de onde sai eu o que?mas agora nao posso participar no forum,ou neste topico em questao?tenho que fazer provas de admissao primeiro,para depois sim poder juntar-m ao circo?

 

Deixem o kusra falar! Isto está a precisar de novos intervenientes... :gap:

Link to comment
Share on other sites

149785_288148294611169_155140091245324_591954_63630885_n.jpg

 

 

O tipo vai mesmo apitar a final da champions......mudam-se os tempos mudam-se as vontades, antes eram recebidos no próprio domicilio, agora nas instalações do FCP

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Um leitor sugeriu outra pergunta

ANA faleceu 41 anos depois de 1906. O FC Porto homenageou todos os anos, em 2 de Agosto, entre 1911 (falecimento de José Monteiro da Costa) e 1948 (falecimento de ANA) - depois até 1987 - o seu fundador José Monteiro da Costa. Então ANA, estando vivo, nunca corrigiu o erro, nunca esclareceu o que se passou no início do clube, nunca se indignou com tamanha inexactidão, repondo a verdade? Esteve vivo até 1948 e deixou que fosse atribuído a José Monteiro da Costa a paternidade do FC Porto? Nem ele, nem os seus familiares, estes até entre 1948 e 1987, reivindicaram a fundação do clube? Como foi possível? Foi... porque ANA não era mentiroso. Sabia que não tinha sido ele a fundar o FC Porto, mas sim José Monteiro da Costa. ANA era honesto, ao contrário de Pinto da Costa e dos seus cúmplices nesta mentira rasca de fazer o FCP... 13 anos mais velhinho! Lérias...

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

A falta de escrupulos é incrivel......foi dada a paternidade a quem nunca a reclamou!!! Patetas

 

Faguntes argumenta lá mais um bocadinho para eu te ver mais uma vez a cair no fundo do ridículo....mas mesmo no fundo!!!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

O clube REALMENTE mais antigo é o Boavista! O FC Porto foi um projecto em 1893 que consumou-se mais tarde... O resto são chouriços que Faguntes e afins papam, aliás papam tudo o que o Papa diz...

Link to comment
Share on other sites

É tão ridiculo mudar-se a data de fundação de um clube com base numa noticia de jornal!!! E os sócios? E as actas? E os jogos de futebol?

 

Só mesmo um tripeiro para papar disto!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

10436476_GqsS7.jpeg

 

 

 

 

Há algumas questões que importa, desde já, salientar.

 

Por que saiu a notícia num jornal de Lisboa (que não eram lidos no Porto, a não ser esporadicamente e um dia depois), não havendo qualquer referência à fundação de um clube, nos onze jornais da cidade do Porto que se publicavam nesse tempo, incluindo os três maiores: Jornal de Notícias, Primeiro de Janeiro e Comércio do Porto? Nenhuma notícia em jornais da cidade onde o clube era fundado e interessava publicitar para atrair sócios?

 

Por que se assume a data de saída do jornal (em Lisboa) como data de fundação, sem que nada, acerca desse assunto, se refira no texto, pois não se escreveu “Fundou-se, hoje, no Porto…”

 

Por que se lança um repto a clubes de Lisboa, quando se sabia que na cidade do Porto a colónia inglesa da cidade disputava, pelo menos desde 1892, jogos no Campo Alegre (Campo dos Inglesinhos) entre associados do Oporto Cricket Club, do Oporto Tennis Club e de grupos episódicos de futebolistas ingleses?

 

Porque se destaca a popularidade do ciclismo (cycles)?

 

Para perceber a notícia – e as quatro questões - é necessário entender o futebol português entre a última década do século XIX e a primeira do século XX.

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Três factos

O futebol era praticado, e visto, por um grupo muito restrito de pessoas. Os pouquíssimos jogos (por vezes 2/3 por… ano) eram realizados em terrenos públicos ou propriedades privadas. Os clubes, muitos com existência efémera, não tinham Sedes, nem Campos, nem moradas e telefones para contactos. Não havia competições oficiais ou oficiosas calendarizadas, mas apenas, e só, jogos esporádicos e raros, entre equipas.

 

Para combinar a realização de treinos ou jogos só existiam duas possibilidades. Combiná-los nas tertúlias, de sábado à noite e domingo, que reunissem alguns praticantes que depois podiam atrair outros jogadores nos dias seguintes, nos locais de trabalho, estudo e lazer. Lançar reptos através da publicação de notícias em jornais, desafiando outros futebolistas a jogar. As notícias em jornais eram mais difíceis de conseguir (era necessário uma “cunha”, o que em Portugal, até nem é difícil!), mas, obviamente, proporcionavam melhores resultados por serem públicas: mais divulgação (mais visibilidade), mais interesse (por haver mediatismo) e outro tipo de pessoas que não apenas os intervenientes, pois até quem não jogava podia passar pelo jogo como espectador.

 

O futebol em Lisboa estava muito mais desenvolvido que no Porto. Em Lisboa, praticava-se por ingleses e portugueses, desde 1888, em Cascais e 1889, em Lisboa. Havia jogos em propriedades privadas de empresas inglesas (Quinta Nova em Carcavelos e Cruz Quebrada) e em terrenos públicos – Campo Pequeno e Terras do Desembargador, às Salésias de Belém. Havia clubes bem organizados, já com histórico. Havia acompanhamento, ainda que rudimentar, da imprensa lisbonense. Havia divulgação pública e mediática.

No Porto, o futebol era jogo de ingleses, praticamente privativo, no Campo Alegre, apenas acessível a portugueses que fossem amigos de ingleses que jogassem. Daí que em 1906 é famosa a frase do sócio n.º 3 do FCP, António Martins que escreve a propósito das dificuldades em transformar o Grupo do Destino em FC Porto: “… o desconhecimento completo, por parte de todos os sócios, de tal jogo…”

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

O FCP sempre foi um clube com inveja de Lisboa e do Benfica........fazem tudo legal e ilegalmente para terem mais prestigio!! A história encarrega-se de os por onde merecem.....na latrina dos cães!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Deixem-se estar. Ignorem-nos como aos cães, não os olhem nos olhos nem respondam que eles cansam-se e voltam para a casota!

 

Isto pode ajudar:

 

O António Nicolau d'Almeida nunca exisitiu e como tal, não está sepultado no cemitério de Agramonte, nem existe uma rua com o seu nome, na zona industrial do Porto.

E se porventura esse senhor alguma vez existiu, nunca fundou uma coisa chamada Foot-ball Club do Porto. Apesar das inúmeras provas em contrário.

 

Também lhes dizia que o FC Porto não é o clube português com mais títulos no futebol. Mas nessa nem eles acreditam.

 

545940_411651728857093_105951362760466_1355751_823420986_n.jpg

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Dá-lhe Faguntes!!! Nega os factos que duraram 80 anos até que o trapaçeiro decidiu que o seu clube devia ter sido fundado com base numa noticia de jornal de 1893!!!

 

 

O gajo fundou o FCP e depois deixou de ser sócio em 1906 e nunca reclamou o clube como tendo sido fundado por ele!!!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Estes lampioes andam tão desesperados, não ganham nada, mas a culpa é do ano de fundação ou não do Porto...ridículos!!!!

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

LOL......vai ser lindo ver os dizeres - A VENCER DESDE 1893 -

 

E um gajo pergunta? E qual foi o melhor jogador do clube em 1893? E com quem jogaram desde 1893 até 1906?

 

Ganhar?? eu prefiro não ser enganado...

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Ganhar?? eu prefiro não ser enganado...

 

Espero que sejas um dos 300 mil sócios prometidos (como o orelhas se mantém por lá penso que já ultrapassou esse número, senão já se tinha demitido) que apoia o colosso europeu (não me lembro o que ganhou a nível internacional, mas pelas promessas do vosso presidente, acredito que o tenham conseguido ATÈ 2011).

 

Ai...se olhassem para a própria casa antes de olharem para a dos outros, faziam melhor figura, mas enfim, assim até nos dá mais gozo.

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

:lol: Um clube digno não muda as suas origens passados 80 anos só porque sim. E com títulos ganhos da maneira que toda a gente sabe. Enfim, o pleno da dignidade...
Link to comment
Share on other sites

Yah...o Benfica vai falir!!! Depois passod 80 anos a malta tenta enganar a história e fazer dos outros tolos!!!

 

Isto é demais!!

 

Estamos a discutior uma situaçlão legitima, e ao lado passa mais uma vez despercebido um clube que passados 80 anos de assumir uma data de fundação inventa uma história e toda a gente papa...........isto é o cumulo do lagartismo!

 

Esta então é um must...eu estou-me bem a cagar para aquilo que o FCP ou o SLB inventam...já agora era melhor... :)

 

claro a gente sabe que sim.....

 

Para quem chama aos outros antis vocês fazem uma linda figura aqui no Fórum...Sonhas assim tanto com o Porto Spock? Deve ser pela quantidade de tempo que perdes a estudar a história dos gajos só pode...estás pronto para ir a exame certamente.

 

Ainda não me respondeste, mas para que não digas que não viste a pergunta que já fiz atrás eu meto-a aqui novamente. Não sei se foi por estas palavras mas o sentido é o mesmo.

 

A fusão de dois clubes diferentes forma um clube novo ou não?

 

A resposta é óbvia, mas é só para saber o que achas...;)

Link to comment
Share on other sites

Não forma nada!!! Aproveita e estuda tu melhor a nossa história!!!

 

Sport Lisboa + Club Benfica = Sport Lisboa e Benfica

 

 

Mantiveram-se os sócios, os fundadores, o logotipo as camisolas!!! Tudo outra vez não Zink.....

 

Uma empresa funde-se com várias empresas, qual a data de criação das empresas na Conservatoria do Registo comercial?

 

As coisas ficam desta forma, a empresa X criada no dia Tal, foi fundida com a ya e a x no dia Y. É isto a história da empresa, quem diz empresa diz entidade!

 

o Sport Lisboa é um clube de futebol e esse clube manteve-se aliado a outro.....

 

qual a tua duvida Zink.....a tua duvida é seres cegueta! Se nem assim vais lá, não consigo,nem estou para te explicar melhor!!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Acta+Funda%C3%A7%C3%A3o+28.02.1904.jpg

 

Este é documento que assinala a fundação do Sport Lisboa - Clube de Futebol que equipava de vermelho e que desde 1908 se uniu a outro de ciclismo formado o Sport Lisboa e Benfica - Sport Lisboa - Futebol fundado em 1904 e Club Benfica - Ciclismo que não se importou que ficasse tudo conforme estava no Sport Lisboa, apenas acrescentando uma roda de bicicleta ao simbolo!!!

 

 

Eu pergunto qual a tua duvida?

 

 

Perferes falar disto que é legitimo, claro e não pretende enganar ninguém do que dar importância às trapaças devidamente documentadas do clube o qual o teu é satélite?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

A resposta é óbvia, mas é só para saber o que achas... ;)

 

A resposta é óbvia há é quem não consiga ver o óbvio!!!

 

BIG LOL!!! Exactamente, agora é que disseste bem.

 

Podes consultar aqui se tens dúvidas...http://www.pmelink.pt/article/pmelink_public/EC/0,1655,1005_36833-3_41100--View_429,00.html#07

 

Não te julgava tão fanático, ainda por cima em assuntos que não tem a ponta de interesse nenhum, mas fica lá com a data de fundação que quiseres...;)

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um caso parecido com uma editora....incio um projecto em X data, esse projecto que tinhya outro noutra vertente separa-se e altera-se o nome, mantendo todas a pessoas e trabalhos realizados!! Qual a data de criação do meu projecto?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

A resposta é óbvia, mas é só para saber o que achas... ;)

 

A resposta é óbvia há é quem não consiga ver o óbvio!!!

 

BIG LOL!!! Exactamente, agora é que disseste bem.

 

Podes consultar aqui se tens dúvidas...http://www.pmelink.p..._429,00.html#07

 

Não te julgava tão fanático, ainda por cima em assuntos que não tem a ponta de interesse nenhum, mas fica lá com a data de fundação que quiseres... ;)

 

Foda-se Rui....eu julgava-te mais iinteligente:

 

A fusão é a união de duas ou mais sociedades, ainda que de tipo diverso, numa só e pode realizar-se por incorporação ou por concentração.

 

A fusão por incorporação realiza-se mediante a transferência global do património de uma ou mais sociedades para outra e a atribuição aos sócios daquelas de partes, acções ou quotas desta. A fusão por concentração realiza-se mediante a constituição de uma nova sociedade, para a qual se transferem globalmente os patrimónios das sociedades fundidas, sendo aos sócios destas atribuídas partes, acções ou quotas da nova sociedade.

 

 

Mas não és....até me dás mais justificação ao que eu digo....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Agora o que tu achas é que uma fusão por concentração? Eu dei um exemplo que pode ser aplicado , tal como ja podeste reparar com os teus olhos.....e olha tou cansadop de gente que é burra e não quer aprender!

 

É um exemplo actual....que obviamente terá as diferenças normais de uma situação de um clube e obivamente de há 100 anos atrás.....queres discutir o que Rui?

 

até tu?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Não estamos a falar de projectos, estamos a falar de registos de sociedade, clubes etc, não mistures coisas...

 

Vou dizer-te mais uma vez: FOI CRIADO UM NOVO CLUBE, nome diferente e tudo, apesar de tudo o que se passa para trás é feito um novo registo, ou não? Dasse ás vezes consegues ser tão teimoso e não ver o óbvio que até enerva...;)

 

Acabou o assunto para mim, não vale a pena estar a perder tempo com assuntos que não me interessam nadinha, como já disse fica lá com a data que quiseres...;)

Link to comment
Share on other sites

Consolidação

 

Num clube fundado por futebolistas (e bons) em número – 24 – que permitia assegurar “treinos jogados” entre duas equipas (11 + 11) não foi difícil conseguir organizar duas categorias: a 1.º com os melhores e o 2.º “team” com os restantes. Desde logo a 1.º “team” passeou categoria pelos pelados de Lisboa e arredores, ultrapassando o Grupo do Campo de Ourique e depois o Grupo dos Pinto Basto (ou CIF) para começar a ser “recebido” pelos mestres ingleses do Cabo Submarino do Carcavellos Cricket and Football Club, instalados na Quinta Nova, onde jogavam futebol no relvado do críquete. O “Glorioso” participou em todos os 14 campeonatos de Lisboa, entre 1906/07 a 1919/20 conquistando oito títulos (destronando em 1909/10, o tricampeão Carcavellos Club), obtendo cinco 2.ºs lugares e apenas um 3.º lugar, quando em 1907/08 fomos obrigados a promover os futebolistas da 2.ª categoria a 1.ª, pois os melhores desertaram, entre Maio e Setembro de 1907, para formar a 1.ª categoria do Sporting CP, que fundado há um ano – 8 de Maio de 1906 - não teve coragem para inscrever a sua melhor equipa no I Campeonato Regional de Lisboa, em 1906/07.

 

 

 

Expansão

 

Se a origem foi o futebol, em breve haveria participações noutros desportos, fazendo do “Glorioso” o maior baluarte (em triunfos, títulos, épocas consecutivas e ininterruptas em muitas modalidades) do desporto português. Se nos anos 10 e 20 tínhamos a fama (e o proveito) de sermos considerados o “melhor clube de futebol português a defrontar equipas de clubes estrangeiros”, com a implementação de competições nacionais (em particular o ciclismo em 1927) passámos a ser reconhecidos como o “emblema mais popular de Portugal” pelo carinho com que os portugueses recebiam e saudavam os desportistas que envergavam o “Manto Sagrado”.

 

 

 

Glória

 

Em breve chegou a consagração nacional – primeiro (e único) clube a sagrar-se Bicampeão de Portugal (1929/30 e 1930/31), primeiro Tricampeão Nacional (1935/36 a 1937/38), único clube português Campeão Latino (1950) e único clube português Bicampeão Europeu (1960/61 e 1961/62). Pioneiros e consagrados no futebol e nas restantes modalidades, com destaque para títulos europeus em Futebol (duas Taças dos Clubes Campeões Europeus), Atletismo (cinco Taças dos Clubes Campeões Europeus em Estrada), Futsal (UEFA Futsal Cup) e Hóquei em Patins (duas Taças CERS).

 

 

 

Popularidade

 

A capacidade desportiva (assente no lema TODOS POR UM, PELO BENFICA) fazendo do Benfica o emblema português com mais sucesso, a ética (simbolizada na Águia) colocada na conquista de vitórias, recordes, troféus e títulos, a democracia entre os associados (exercida em Assembleias Gerais e Eleições ininterruptas desde 1904), para escolha dos dirigentes e votação das melhores soluções para o futuro do Clube e o amor ao Benfica (expresso nas Casas, Filiais e Delegações e adesão popular em todo o território português e diáspora lusa no planeta) dos seus adeptos/simpatizantes, guindaram o “Glorioso” a uma posição altaneira – junto dos habitantes de um País – sem paralelo na Europa (e talvez no Mundo).

 

 

 

Cem anos (talvez nem tanto…) de diferenças

 

Uma das grandes diferenças entre o “antes e o agora”, não físicas, mas comportamentais, é a da ingenuidade. E esta não se aplica – antes pelo contrário - aos pioneiros do “Glorioso”.

 

O Benfica não necessita de ser (re)fundado ou (re)construído. Necessita de ser permanentemente – como o tem sido, e na maior parte do tempo na sua vanguarda – reorganizado para se adaptar à evolução da sociedade humana: social, política, económica e desportiva.

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Não estamos a falar de projectos, estamos a falar de registos de sociedade, clubes etc, não mistures coisas...

 

Vou dizer-te mais uma vez: FOI CRIADO UM NOVO CLUBE, nome diferente e tudo, apesar de tudo o que se passa para trás é feito um novo registo, ou não? Dasse ás vezes consegues ser tão teimoso e não ver o óbvio que até enerva... ;)

 

Acabou o assunto para mim, não vale a pena estar a perder tempo com assuntos que não me interessam nadinha, como já disse fica lá com a data que quiseres... ;)

 

tu poes aqui um artigo que explica exactamente o exemplo que te dei!!! E tu nem isso sabes interpretar !! E ainda consegues desmentir o que hoje é lei de fusões nas sociedades!!!

 

Uma empresa pode mudar den ome sempre que quiser, até tu podes mudar de nome e não é por isso que não nasceste em tal dia!!! QUAL A TUA DUVIDA?

 

Nome diferente? Sport Lisboa!! Agora éSport Lisboa e Benfica

 

A minha mae quando se casou tambem mudou de nome.....acrescentou um nome do meu pai!!!

 

Simbolo diferente? Poiis....e igualzinho, mas puseram um roda de bicicleta, O Ciclismo essa modalidade que o Benfica nunca interrompeu......

 

cores da camisola?

 

Sócios diferentes?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Estou parvo. 17h e ainda não começaram a chorar por causa dos árbitros, nem houve qualquer referência ao fato de termos um árbitro português na final da champions, que por sinal até é sócio do benfica.

 

Só consigo tirar uma conclusão: estão a golear no campeonato das datas de fundação dos clubes...

 

.... mas aposto que até neste vão ser roubados!

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

A partir de agora digo-te que sim!! Tu queres que seja e assim foi........o Benfica tem a sua fundação oficial em 1904, mas como os sportinguistas não querem que assim seja a malta é melhor mudar!! É isso e jaulas no estadio da Luz,,,,se os lagartos não querem, mas existe autorização de quem de direito é melhor tirarem....

 

Nunca pensei que fosses assim....é o que eu te digo!

 

Estou parvo. 17h e ainda não começaram a chorar por causa dos árbitros, nem houve qualquer referência ao fato de termos um árbitro português na final da champions.

 

Só consigo tirar uma conclusão: estão a golear no campeonato das datas de fundação dos clubes...

 

.... mas aposto que até neste vão ser roubados!

 

Podes voltar para onde estavas fantoche!

 

Olha o Pinto da Costa disse que o Porto foi campeão em 1900!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Spock olha que ainda te rebenta uma veia pá, deixa lá isso, já te disse que podes ficar com a data de fundação que quiseres, não precisas de te enervar dessa maneira. ;)

Link to comment
Share on other sites

Rui se há coisa que me enrerva é eu fundamentar as coisas por a+b e as pessoas mesmo assim negarem o obvio e o que está explicado e fundamentado!!!

 

Em relação às datas, tou-me a cagar....apenas acho engraçado que passdo 80 anos mudem uma data que comemoraram anos a fio, com base numa noticia de jornal!!!

 

MAs o mais giro ainda é alguns preferirem ignorar uma trapaça destas e preferir falar de uma suposta falsidade em relação à do Benfica!!!

 

isto é que é mesmo de bradar aos ceus!!! É revelador.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

É que se tivesse lido o link que postaste ficvavas esclarecido com história das fusões e de como funcionam hoje em dia!!! Numa hipotese extinhuem-se as empresas e forma-se uma nova, noutra hipotese incorpora-se uma empresa noutra!!!

 

 

É esclarecedor.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Em relação às datas, tou-me a cagar.....

 

:gap: :gap: :gap:

 

 

:giveup:

 

Sim o que descobri aqui foi mais uma trapaça do Pintinho, como é o seu normal e para juntar à longa lista!!! Foi com a data de fundação, podia ter sido com outra coisa qualquer......

 

O giro é perante isto, preferirem falar da data do Benfica que sempre foi a mesma.....

 

quando a do Sporting também descobri que foi alterada 13 anos depois para uma data diferente!!!

 

 

 

E quando se descobre que a do Porto apenas é comemorada desde 1989, na que dizem ser de 1893!!! Havendo provas em todo o lado.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Mas como sempre o Benfica é que é giro inventarem-se histórias!!!!

 

A história do Benfica é feita de gente a tentar destrui-lo!!!

 

É SEMPRE TUDO A ROUBAR O SPORSBOA FDX!!!!

 

Hoje li outra, mais um boato concerteza, que dizia que o benfica chegou ao fim do campeonato sem UM ÚNICO golo de um jogador português.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Sporting Clube de Portugal e Cosme Damião: secreta e reprimida admiração pelo SCP, da parte do fundador do SLB.

Posted on Tuesday, 27 September 2011 by MM

 

 

O título da mensagem traz-nos um tema. Serão tratados dois. Pedia-vos atenção uma vez que todos os elementos da mensagem relacionam-se com o Sporting Clube de Portugal e constituem factos históricos.

Algumas mensagens para trás afirmei quão "disformes" são a generalidade dos adeptos do Benfica. Essa mensagem, embora contendo elementos factuais, nada mais é do que uma pessoal visão sobre o "problema". Vale o que vale, muito ou pouco.

 

Muito rapidamente e resumindo-a: o que foi dito versou sobre adeptos - os do Benfica, generalidade - cuja "valorização" do clube é afirmada através de uma permanente comparação com outros clubes. Um dos quais, justamente, Sporting Clube de Portugal.

Por muitos motivos, Sporting, um clube que é-lhes superior, originando tal realidade um complexo. Servirá o post o propósito de inequivocamente demonstrar o carácter histórico do complexo.

 

Surge na sequência de algo que foi-nos pedido por um benfiquista que considero - não obstante rever-me em muito pouca coisa do que diga sobre outros temas mas, essencialmente, sobre o Sporting Clube de Portugal.

Para que fique claro, não pretendo achincalhar o clube de Benfica, os seus adeptos, ou tratar estas questões como um circo. A mensagem tem como destinatário o informado e educado adepto do Benfica, Armando, que não terá mais desculpa para que não se sinta esclarecido sobre os 2 temas. Carácter antigo do complexo benfiquista, um que não teve (sequer) início no seu nascimento. É anterior a ele.

 

Pré, nascimento, e pós. Até aos dias de hoje.

 

Comecemos pelo princípio. Diz-nos o conhecimento mais ou menos comum que em 1908 dois clubes de Lisboa unem-se para dar origem ao Sport Lisboa e Benfica. Dois clubes, um nascido a 1904, o outro nascido em 1906. Unem-se e em 1908 aparece o Sport Lisboa e Benfica, Sport Lisboa e Benfica esse que remetendo-se ao mais antigo afirma nascimento em 1904.

É o que o SLB nos diz, e perante o que o SLB diz é óbvia a tentação de imediatamente desconfiar. No sítio oficial do SLB verificarão que as linhas que rezam sobre as suas origens são muito, demasiado, curtas.

Aqui, fonte oficial do clube de Benfica. Diz o seguinte e só o seguinte:

 

"Fundação: No dia 28 de Fevereiro de 1904, na Farmácia Franco, situada na Rua de Belém, foi fundado o Grupop Sport Lisboa (primeira designação), por iniciativa de jovens do bairro de Belém e de ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa. A reunião foi relativamente rápida e, após a formalidade, o grupo foi treinar-se. Encontraram-se 24 entusiastas: Cosme Damião e mais 23. Naquela reunião, foi nomeada a comissão que havia de dirigir o novel clube: Presidente: José Rosa Rodrigues; Secretário: Daniel Brito; Tesoureiro: Manuel Gourlade."

 

"Grupop" é gralha do Benfica, não minha. Deveria talvez ser corrigida. Pergunto, é informação suficiente para um adepto do Benfica que queira inteirar-se das suas origens? Não deveria essa fundação estar devidamente desenvolvida e disponível aos seus adeptos? Deveria. Deveria mas não está.

 

Zona I do complexo

Omissão sobre as origens

 

Referências breves ao Grupo Sport Lisboa e nenhuma ao Sport Lisboa e Benfica. É como se nem existissem. Sobre o clube de Belém, Grupo Sport Lisboa, não vou com ele perder muito tempo e dar como facto assente de que nasceu a 28 de Fevereiro de 1904.Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.1.jpg

 

(Grupo Sport Lisboa, 1904)

 

E vamos à outra metade, a que tinha morada no bairro de Benfica e o SLB oculta por ser mais importante: Grupo Sport Benfica. Quem mora em Benfica, hoje? O Sport Lisboa e Benfica. Vou citar o Pedro Oliveira e peço-vos que mantenham a matriz simples presente, 2 clubes diferentes que em 1908 uniram-se para dar origem ao SLB. Um de Belém, outro de Benfica, o de Belém nascido a 1904, o de Benfica nascido a 1906. É este segundo que veremos e, por enquanto, o Sporting Lisboa e Benfica ainda não existe. Citando o Pedro:

 

"O clube foi fundado em 26 de Junho de 1906 e nasceu com o nome: Grupo Sport Benfica." Este, acrescento imagem:Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.2.jpg

 

(Grupo Sport Benfica, 1906, da famosa roda da bicicleta uma vez tratar-se de um clube de ciclistas)

 

"Estava sedeado na cave da Vila Faria Leal na Avenida Gomes Pereira (em Benfica), e mudaria de nome cerca de ano e meio depois, como constataremos de seguida. Vejamos o que nos dizem os documentos:

«O Grupo Sport Benfica montou a sua primeira sede na cave da Vila Faria Leal, na Avenida Gomes Pereira, mercê da gentileza daquela família, mas a morte violenta de D. Carlos [o assassinato, digo eu] acabaria por pô-lo em bem mais nobres aposentos (...) dera-se, em 1 de Fevereiro de 1908, o regicídio, e o Partido Regenador Liberal (...) sumiu-se.

Sucedia, porém, que alguns sócios do Centro Regenerador Liberal da Cruz da Pedra, que tinha a sua sede na Travessa do Visconde Sanches de Baena, eram já sócios do Grupo Sport Benfica. Fácil foi então numa simulada acta testamentária considerar por herdeiro o Grupo Sport Benfica, que logo se viu pomposamente instalado, com sala de bilhar e decente mobiliário (...) Envaidecidos com a nova sede, até resolveram mudar o nome de Grupo Sport Benfica para Sport Clube de Benfica»

in «Equipamentos com história», SLBenfica, p. 54, fascículos d' A Bola, sd, texto de António Simões."

E entramos gentíssimas e gentis na Zona II do complexo

Colagem ao Sporting Clube de Portugal

 

 

Mais uma vez, numa altura em que ainda não existe SLB o clube de Cosme Damião - Grupo Sport Benfica - altera a sua denominação para Sport Clube de Benfica, e fá-lo após "herdar" a sede do Partido Regenerador Liberal. Poderia, se quisesse, relacionar o facto com o texto de há uns dias. Quais são alguns dos lugares comuns que os benfiquistas frequentemente avançam? Benfica, o clube do povo, clube que se ergueu com sustento na paixão popular. Está visto que sim, e está à vista que são hoje aquilo que eram no princípio do século, um clube onde impera a mentira e o complexo, um clube que se "acha no direito de" por obra e graça do Espírito Santo, e um clube de gente que acusa os outros daquilo que são.

 

Poderão alguns observar mera coincidência no nome que Cosme Damião achou para o até então Grupo Sport Benfica: Sport Clube de Benfica. Asseguro-vos que não é.

 

A alteração surgiu, em razão evidente, para que os membros daquele clube (Cosme Damião e outros) sentissem proximidade relativamente ao maior clube Português: o que praticava mais desportos, tinha mais equipas, clube de maior representatividade, clube que levou a Portugal pela primeira vez o Râguebi e/ou outras modalidades, clube que deu ao país as primeiras piscinas, clube de mais atletas, clube mais popular, popularidade que lhe advinha justamente do serviço à causa - o país, associação primária que o fundador José Alvalade prometeu à nascença. E claro, o clube que reunia as melhores instalações, erguidas por José Alvalade - jovem fundador, e financiadas pelo seu avô Alfredo Augusto das Neves Holtreman, primeiro e único Visconde de Alvalade; instalações próprias, não "herdadas" ou usurpadas de algum particular ou entidade por via de simuladas actas testamentárias.

 

Pedro Oliveira, cito, e relembro que em 1908 o SLB ainda não existe: "Constatamos que à data da suposta fusão o Clube tinha um nome que procurava imitar a grandeza onomástica do grande clube de Portugal, cujo campo de jogos se situava no Campo Grande. Parece-me evidente a semelhança de nomes entre Sporting Clube de Portugal e Sport Clube de Benfica." Parece, porque é.

 

Chegamos finalmente a 1908, ano em que o Sport Lisboa e Benfica vem ao mundo. Continuarei a citar: "Chamei-lhe suposta fusão porque aquilo a que assistimos foi o «acabar» de dois clubes; o Grupo Sport Lisboa (1904) e o Sport Clube de Benfica (1906), com o nascimento dum novo clube: o Sport Lisboa e Benfica (1908). À data da constituição do novo clube, em 13 de Setembro de 1908, o ex Grupo Sport Benfica então chamado Sporting Clube de Benfica (1906) tinha 129 sócios pagantes (entre eles Cosme Damião), e o Grupo Sport Lisboa (1904) um número que desconhecemos. O que sabemos é que após a constituição do novo clube ou a absorção do Grupo Sport Lisboa pelo Sport Clube de Benfica (se preferirem) o novo clube ficou com 207 sócios. A numeração manteve-se a do Sport Clube de Benfica, Cosme Damião, por exemplo, ficou com o número de sócio que já possuía, e aos sócios do Grupo Sport Lisboa que não eram sócios do Sport Clube de Benfica foram atribuídos novos números até ao 207. Poderíamos com muito boa vontade, considerar que no dia 13 de Setembro de 1908 houve um «engolimento» e consequente desaparecimento do Grupo Sport Lisboa e o aparecimento ou até uma continuidade do Sport Clube de Benfica com outro nome, absorvendo os sócios dum clube que se extinguiu, o Grupo Sport Lisboa. O que nunca poderemos dizer é o contrário. Porquê?

Porque os factos, os documentos, provam-nos o contrário, bolas."Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.3.jpg

 

(Sport Lisboa e Benfica, 1908)

 

Provam de facto. Pergunto então o porquê do SLB nascido em 13 de Setembro de 1908 proclamar para si a data de fundação do Grupo Sport Lisboa? A resposta é simples:

 

Poder reclamar uma antiguidade que não possui, ocultar os acontecimentos que rodearam o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal e manter os seus adeptos na ignorância respeitante ao secreto fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal, razões pelas quais o Grupo Sport Benfica ou Sport Clube de Benfica é/são arredado(s) da memória colectiva do SLB. É a única explicação que encontro para que tolerem a ausência de verdade sobre as suas fundação e origens. Fundação essa, em 1908, que deveria orgulhá-los. Por ser a sua.

 

"O Sport Clube de Benfica tinha a sede, tinha o campo, tinha o dinheiro e tinha mais sócios. O presidente do novo Sport Lisboa e Benfica, João José Pires, era presidente do Sport Clube de Benfica, o presidente da Assembleia Geral, Mascarenhas de Melo (cargo que ocuparia até 1931, depois como presidente honorário até morrer em 1950) era, também do Sport Clube de Benfica. Ainda assim, os ilustres adeptos destes "assaltadores" de sedes (como vimos atrás), querem-nos fazer acreditar que não." Pedro Oliveira

 

Poderia terminar por aqui. Vamos no entanto mais longe. Comecei por afirmar pré, nascimento e pós. Tratarei agora do pós e regresso a quem pediu o esclarecimento. Caro Armando e o Sportinguismo de Cosme Damião. Exagerou claramente; traço da sua personalidade, sofre muito com o Benfica e entra por vezes em mundos de fantasia nos quais se perde e dos quais tem dificuldade em sair. Nunca afirmei o Sportinguismo de Cosme Damião, como é óbvio. Limitei-me de forma desportiva e com fair-play a perguntar a alguns adeptos do Benfica o que sentiam pelo facto do seu grande fundador ter jogado pelo Sporting Clube de Portugal envergando a mítica Stromp? Esta é, relembro, uma das duas missões da mensagem: demonstrar a colagem e fascínio que o SCP provocava no fundador do Benfica e uma que atesta o carácter histórico do complexo que ainda hoje os persegue.

 

A resposta dos benfiquistas foi a esperada: por entre insultos e ofensas alguém afirmou que "ele não jogou pelo Sporting, jogou pelo CIF". Já o Armando gritou "isso é mentira, nunca aconteceu!". Outros pediram provas, "prova lá isso mentiroso", "o nosso Cosme nunca faria tamanha desfeita!". Pois não, da mesma forma que o seu (deles) presidente hoje, Luís Filipe Vieira, não é sócio do Futebol Clube do Porto. E da mesma forma que José Veiga - há uns anos homem forte do futebol do Benfica, não foi o presidente da casa do FC Porto no Luxemburgo. Nada disto é verdade.

 

Relembrem, quem são os submissos? Não são eles, claramente.

 

Isso nunca aconteceu! O fundador Damião nunca jogou com a camisola do Sporting!!

Calma, até porque, e fala-vos mais uma vez o Pedro, "... vestir a mítica camisola do Sporting não é uma vergonha, é, obviamente, uma honra. Terá sido isso que Cosme Damião pensou quando a envergou no dia 27 de Agosto de 1910, em Huelva, naquele que foi o primeiro jogo de futebol duma equipa portuguesa no estrangeiro (...)"

 

Zona III e última do complexo

Onze Leões à conquista de Espanha

 

27 de Agosto de 1910, e o Sporting Clube de Portugal desloca-se a Espanha a fim de defrontar o Recreativo de Huelva. No entanto não fora o Sporting o clube primeiramente convidado; tal como um benfiquista afirmou, esse clube fora o CIF. Porém, aquilo que o benfiquista por desconhecimento omitiu é que o CIF rejeitou o convite, e rejeitando-o sugeriu ao clube Espanhol que convidasse o Sporting Clube de Portugal. Assim foi, e tal como vos disse o Pedro Oliveira, constituiu esse o primeiríssimo encontro de uma equipa de Portugal jogado no estrangeiro. O Sporting pela voz do seu capitão João Bentes aceitou o honroso convite vindo de Espanha, sob uma condição: a de levar consigo alguns reforços que o ajudassem a suprir algumas lacunas. De Espanha, não houve objecção, e desse modo lá partiram 11 Leões à conquista do país vizinho.

Que Leões? O Sporting Clube de Portugal; os lendários Francisco e António Stromp, o capitão João Bentes, António Rosa Rodrigues, Augusto de Freitas e António Couto, reforçados por 1 jogador do Sport União Belenense - Francisco Bellas, e 4 do Benfica - Cosme Damião e 3 outros.

Repito, 11 dignos Leões, em representação do Sporting, um Clube de Portugal. Um desses Leões, o nosso, naquele dia, fundador do SLB em 1908, Cosme Damião:Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.4.jpg

 

(Equipa do Sporting que em 27-08-1910 defrontou o Recreativo de Huelva)

 

Primeiro à direita de quem olha para a foto, fila do meio:

Cosme Damião, equipado com a mítica camisola Stromp.

 

É tudo, e obrigado pela atenção.

 

Fonte: Pedro Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Provam de facto. Pergunto então o porquê do SLB nascido em 13 de Setembro de 1908 proclamar para si a data de fundação do Grupo Sport Lisboa? A resposta é simples:

 

Poder reclamar uma antiguidade que não possui, ocultar os acontecimentos que rodearam o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal e manter os seus adeptos na ignorância respeitante ao secreto fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal, razões pelas quais o Grupo Sport Benfica ou Sport Clube de Benfica é/são arredado(s) da memória colectiva do SLB. É a única explicação que encontro para que tolerem a ausência de verdade sobre as suas fundação e origens. Fundação essa, em 1908, que deveria orgulhá-los. Por ser a sua.

 

Oh Richard olha que ainda lhe dá um AVC...Ah não espera ele está-se a cagar para isso...:)

Link to comment
Share on other sites

Os tipos papam tudo...olha a legenda da foto e diz-me que isso é o Sporting:

 

Cosme Damião equipado à sapo? Alguma vez foi lagarto? Alguma vez jogou pela saparia? Equipa da esquerda para a direita. Em cima, os defesas: Henrique Costa (SLB), Augusto Freitas, guarda-redes (SCP) e Francisco Belas (SUB); No meio, os médios: António Costa (SLB), António Couto (SCP) e Cosme Damião (SLB); Em baixo, os avançados: António Stromp (SCP), António Rosa Rodrigues (SCP), Francisco Stromp (SCP), Luiz Vieira (SLB) e João Bentes, capitão (SCP)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

não éra dor de cotovelo oh Yada, éra mesmo admiração

 

tanta admiração que o homem fundou um clube, mas queria éra vestir a camisola do Sporting :gap:

 

o tal segredo que o Benfica esconde desde sempre ao ponto de ocultar parte da historia da sua fundação

 

é que o Cosme Damião Jogou pelo Sporitng :lol2:

Link to comment
Share on other sites

Cosme Damião e o Sporting CP. O nosso Cosme nunca demonstrou o mais pequeno interesse pelo SCP. Provavelmente, se ele quisesse teria desertado do “Glorioso”, com os outros oito, em Maio de 1907, para o Sporting CP. Decerto que José de Alvalade e os dirigentes do SCP teriam todo o interesse em ter um médio-centro (que fazia qualquer posição na defesa e meio-campo) que era dos melhores do seu tempo.

De Cosme Damião conhecem-se algumas posições – sempre de desinteresse – acerca do Sporting CP. E conhecemos uma de desprezo. No Verão de 1914, depois da saída do melhor futebolista português, Artur José Pereira para o Sporting CP, a troco de 30 ou 36 escudos mensais, o major Faria Leal, importante associado do Benfica, porque muito activo e ex-dirigente, colocado por ordem militar no Ultramar, mostrava-se preocupado com os reforços do SCP.

Cosme Damião respondeu-lhe: “O Sporting tem dinheiro. Nós temos dedicação. No imediato o dinheiro vence a dedicação. No futuro, a dedicação goleia o dinheiro”.

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Eu curto é o periquito imperialista:

 

Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.3.jpg

 

 

ngbbs4e7e5197c3586.jpg

 

"Lá estão eles a implicar com o clube do regime outra vez fdx!!!"

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

não éra dor de cotovelo oh Yada, éra mesmo admiração

 

tanta admiração que o homem fundou um clube, mas queria éra vestir a camisola do Sporting :gap:

 

o tal segredo que o Benfica esconde desde sempre ao ponto de ocultar parte da historia da sua fundação

 

é que o Cosme Damião Jogou pelo Sporitng :lol2:

 

Santa ignorancia!!!

 

 

É que o texto diz tudo, simplesmente está distorcido......mas eles papam tudo!!! Assim não dá...e o cerebro ? E a capacidade de pensar com os factos que dão?

 

É preciso seu eu a fazer o quote à mentira ou voces chegam lá sozinhos? LOL

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Provam de facto. Pergunto então o porquê do SLB nascido em 13 de Setembro de 1908 proclamar para si a data de fundação do Grupo Sport Lisboa? A resposta é simples:

 

Poder reclamar uma antiguidade que não possui, ocultar os acontecimentos que rodearam o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal e manter os seus adeptos na ignorância respeitante ao secreto fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal, razões pelas quais o Grupo Sport Benfica ou Sport Clube de Benfica é/são arredado(s) da memória colectiva do SLB. É a única explicação que encontro para que tolerem a ausência de verdade sobre as suas fundação e origens. Fundação essa, em 1908, que deveria orgulhá-los. Por ser a sua.

 

Oh Richard olha que ainda lhe dá um AVC...Ah não espera ele está-se a cagar para isso... :)

 

calma.... ue ele ainda não chegou a parte final, quando ele vir a foto do fundador do Benfica com a camisola Stromp, que sempre teve admiração e ambição de um dia envergar até vai revirar os olhos :gap:

Link to comment
Share on other sites

não éra dor de cotovelo oh Yada, éra mesmo admiração

 

tanta admiração que o homem fundou um clube, mas queria éra vestir a camisola do Sporting :gap:

 

o tal segredo que o Benfica esconde desde sempre ao ponto de ocultar parte da historia da sua fundação

 

é que o Cosme Damião Jogou pelo Sporitng :lol2:

 

Éra?

Link to comment
Share on other sites

Já havia Photoshop em 1910?...

 

"TUDO FEITO! É SEMPRE TUDO PA ROUBAR O BOIFICA! GATUNOS!"

 

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Provam de facto. Pergunto então o porquê do SLB nascido em 13 de Setembro de 1908 proclamar para si a data de fundação do Grupo Sport Lisboa? A resposta é simples:

 

Poder reclamar uma antiguidade que não possui, ocultar os acontecimentos que rodearam o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal e manter os seus adeptos na ignorância respeitante ao secreto fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal, razões pelas quais o Grupo Sport Benfica ou Sport Clube de Benfica é/são arredado(s) da memória colectiva do SLB. É a única explicação que encontro para que tolerem a ausência de verdade sobre as suas fundação e origens. Fundação essa, em 1908, que deveria orgulhá-los. Por ser a sua.

 

Oh Richard olha que ainda lhe dá um AVC...Ah não espera ele está-se a cagar para isso... :)

 

calma.... ue ele ainda não chegou a parte final, quando ele vir a foto do fundador do Benfica com a camisola Stromp, que sempre teve admiração e ambição de um dia envergar até vai revirar os olhos :gap:

 

1ª mentira - Cosme Damião foi apenas um dos 24 fundadores do Benfica

 

Teve maior destaque pelo jogador que foi !!!

 

É preciso fazer quote ?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Eu curto é o periquito imperialista:

 

Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.3.jpg

 

 

ngbbs4e7e5197c3586.jpg

 

"Lá estão eles a implicar com o clube do regime outra vez fdx!!!"

 

eu não acho que sejam iguais os embelemas...

 

alias, o primeiro nem é uma aguia, mas sim um milhafre....

Link to comment
Share on other sites

Provam de facto. Pergunto então o porquê do SLB nascido em 13 de Setembro de 1908 proclamar para si a data de fundação do Grupo Sport Lisboa? A resposta é simples:

 

Poder reclamar uma antiguidade que não possui, ocultar os acontecimentos que rodearam o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal e manter os seus adeptos na ignorância respeitante ao secreto fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal, razões pelas quais o Grupo Sport Benfica ou Sport Clube de Benfica é/são arredado(s) da memória colectiva do SLB. É a única explicação que encontro para que tolerem a ausência de verdade sobre as suas fundação e origens. Fundação essa, em 1908, que deveria orgulhá-los. Por ser a sua.

 

Oh Richard olha que ainda lhe dá um AVC...Ah não espera ele está-se a cagar para isso... :)

 

calma.... ue ele ainda não chegou a parte final, quando ele vir a foto do fundador do Benfica com a camisola Stromp, que sempre teve admiração e ambição de um dia envergar até vai revirar os olhos :gap:

 

1ª mentira - Cosme Damião foi apenas um dos 24 fundadores do Benfica

 

Teve maior destaque pelo jogador que foi !!!

 

É preciso fazer quote ?

 

pelo jogador que foi exacto, porque os outros fundadores do Benfica não jogavam o suficiente para vestir a camisola do Melhor clube da epoca...

 

CLARO...

 

mas o que fica bem patente com o artigo que eu fui buscar, é o enorme complexo que o Benfica tem relativamente aos factos historicos que deram origem a sua fundação, entre os quais o facto de Cosme Damião ter jogado pelo Sporting, de terem mudado de instações benificiando do assassinato do rei, e ainda

o Nome que tiveram antes, "Sport Clube de Benfica" em clara tentiva de colagem ao Sporting Clube de Portugal, que éra o clube referencia da altura na capital e no país

Link to comment
Share on other sites

Só mesmo um final de dia com um disparate destes, depois de tantos outros dispartates!!!

 

 

 

Anybody home?

 

Equipa do Sporting, com 4 jogadores do Benfica e um do Beleneses? porquê?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

E os outros jogadores do Sporting ficaram de fora para jogarem os do Benfica e do Belem........e voces papam isto tudo como se tratasse de cerelac!!!

 

Provam de facto. Pergunto então o porquê do SLB nascido em 13 de Setembro de 1908 proclamar para si a data de fundação do Grupo Sport Lisboa? A resposta é simples:

 

Poder reclamar uma antiguidade que não possui, ocultar os acontecimentos que rodearam o assalto à sede do Partido Regenerador Liberal e manter os seus adeptos na ignorância respeitante ao secreto fascínio que Cosme Damião sentia pelo Sporting Clube de Portugal, razões pelas quais o Grupo Sport Benfica ou Sport Clube de Benfica é/são arredado(s) da memória colectiva do SLB. É a única explicação que encontro para que tolerem a ausência de verdade sobre as suas fundação e origens. Fundação essa, em 1908, que deveria orgulhá-los. Por ser a sua.

 

Oh Richard olha que ainda lhe dá um AVC...Ah não espera ele está-se a cagar para isso... :)

 

calma.... ue ele ainda não chegou a parte final, quando ele vir a foto do fundador do Benfica com a camisola Stromp, que sempre teve admiração e ambição de um dia envergar até vai revirar os olhos :gap:

 

1ª mentira - Cosme Damião foi apenas um dos 24 fundadores do Benfica

 

Teve maior destaque pelo jogador que foi !!!

 

É preciso fazer quote ?

 

pelo jogador que foi exacto, porque os outros fundadores do Benfica não jogavam o suficiente para vestir a camisola do Melhor clube da epoca...

 

CLARO...

 

Claro....é a cegueira de dizer mal e nem ver o que está escrito no proprpio texto.....é só tiros nos pés!!!

 

eu faço o quote que tu não chegas lá! Este post disse tudo :lol2:

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Só mesmo um final de dia com um disparate destes, depois de tantos outros dispartates!!!

 

 

 

Anybody home?

 

Equipa do Sporting, com 4 jogadores do Benfica e um do Beleneses? porquê?

 

 

Photoshop, certamente... :)

Link to comment
Share on other sites

Que Leões? O Sporting Clube de Portugal; os lendários Francisco e António Stromp, o capitão João Bentes, António Rosa Rodrigues, Augusto de Freitas e António Couto, reforçados por 1 jogador do Sport União Belenense - Francisco Bellas, e 4 do Benfica - Cosme Damião e 3 outros.

Repito, 11 dignos Leões, em representação do Sporting, um Clube de Portugal. Um desses Leões, o nosso, naquele dia, fundador do SLB em 1908, Cosme Damião:Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.4.jpg

 

(Equipa do Sporting que em 27-08-1910 defrontou o Recreativo de Huelva)

 

 

Faz todo o sentido....o Sporting foi jogar a Huelva, mas levou 4 jogadores do Benfica e um do Belem......epá!!! Poupem-me lá um bocado........voces não dão mais? Mas mesmo a sério?

 

Comem mais palha que um burro de carga.....fds

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Eu curto é o periquito imperialista:

 

Sporting%2BAut%25C3%25AAntico%2B-%2BSporting%2BClube%2Bde%2BPortugal%2BCosme%2BDami%25C3%25A3o%252C%2Bfundador%2Bdo%2BSLB%252C%2Badmira%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2Bcolagem.3.jpg

 

 

ngbbs4e7e5197c3586.jpg

 

"Lá estão eles a implicar com o clube do regime outra vez fdx!!!"

 

eu não acho que sejam iguais os embelemas...

 

alias, o primeiro nem é uma aguia, mas sim um milhafre....

 

Muito discutível caro Richard. Já ouvi muita gente afirmar que era uma galinha. A mim parece-me um periquito que abusou da vitamina, como já é hábito para aqueles lados (Nuno Assis, David Tavares, Paulo Barata).

 

Mas já vi um sócio do recreativo, a afirmar numa reportagem que se tratava de uma gaivota. Não acreditam?

 

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Só mesmo um final de dia com um disparate destes, depois de tantos outros dispartates!!!

 

 

 

Anybody home?

 

Equipa do Sporting, com 4 jogadores do Benfica e um do Beleneses? porquê?

 

 

Photoshop, certamente... :)

 

Mesmo assim não te mancas......então o Sporting não tinha equipa? Porque não levou os jogadores?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Segundo (uma selecção lisbonense em Espanha). No Verão de 1910, surge de Huelva um convite para o Internacional fazer deslocar, pela segunda vez, a sua equipa de futebol a Espanha. O capitão Eduardo Luiz Pinto Basto (que jogara a guarda-redes no jogo de 1907), reconhecendo que a sua equipa não estava em condições (com qualidade) para jogar no estrangeiro, indicou o Sporting Clube de Portugal (vulgar Sporting) para ir no lugar do Internacional. O Sporting declinou, também, o convite. Optou-se, por isso, pela organização de um grupo misto, cabendo a tarefa da sua organização a João Bentes, capitão da primeira categoria do Sporting. Foram escolhidos seis jogadores do Sporting CP, quatro do SL Benfica e um do Sport União Belenense. Sem capacidade para mandar fazer equipamentos para um jogo episódico, optou-se por levar o equipamento do Sporting CP, o clube mais representado e o equipamento do capitão (João Bentes) do misto de futebolistas lisbonenses. O jogo disputou-se, em 27 de Agosto de 1910, na cidade de Huelva, frente ao clube local Clube Recreativo de Huelva, actualmente o emblema de futebol espanhol mais antigo, fundado em 23 de Dezembro de 1889. O misto lisbonense venceu, por 4-0, com golos de Luiz Vieira (1-0, aos 4’, de cabeça), António Rosa Rodrigues (2-0, aos 21’, após jogada colectiva), Francisco Stromp (3-0, aos 43’, após jogada individual e 4-0, aos 72’, após carga ao guarda-redes, quando ainda não havia pequena área).

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Eu? Só estou a sugerir que a imagem tenha sido editada em Photoshop, acho que é uma boa possibilidade, que é que dizes?;)

Link to comment
Share on other sites

Então não é normal o Milão quando vai jogar pras competições europeias levar jogadores do Iner e da Juventus!!! Só por um jogo.....

 

kakakakaka

 

Voces papam tudo com a cegueira de denegrir o Benfica....os factos encarregam-se de os ridicularizar!!!

 

Haja palha Richard haja palha!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!