Jump to content
×
×
  • Create New...

A Todos Em Geral


Recommended Posts

Não é preciso reflectir muito para constatar que todos os seres procuram espontaneamente a felicidade e detestam sofrer. Nem sequer é possível encontrar um único insecto que não faça tudo o que pode para fugir ao sofrimento e para se sentir bem. Como os humanos têm além do mais a capacidade de reflexão, o meu primeiro conselho é utiliza-la convenientemente.

 

O prazer e o sofrimento baseiam-se nas percepções sensoriais e na satisfação interior. Para nos, a satisfação interior é o elemento mais importante. Ela é especificamente humana. Com raras excepções, os animais são incapazes de a sentir.

 

Esta satisfação caracteriza-se pela paz. Tem raíz na generosidade, na honestidade e naquilo a que chamo comportamento moral, isto é, um comportamento que respeita o direito dos outros à felicidade.

 

Uma grande parte dos nossos sofrimentos vem do facto de termos demasiados pensamentos. Alem disso, não pensamos de uma maneira sadia. Só nos interessa a satisfação imediata, sem considerarmos a longo prazo as vantagens e os inconvenientes que ela nos possa trazer a nos e aos outros. Ora, esta atitude acaba sempre por voltar-se contra nos. É certo e seguro que basta mudar a nossa maneira de ver as coisas para reduzir as nossas dificuldades actuais e evitar a criação de dificuldades futuras.

 

Alguns dos sofrimentos, como os do nascimento, da doença, da velhice e da morte, são inevitáveis. A única coisa que podemos fazer é reduzir o medo que temos deles. Mas muitos dos problemas do mundo, desde as disputas conjugais às guerras mais devastadoras, podiam ser evitados muito simplesmente se adoptássemos uma atitude sadia. Se não reflectirmos correctamente, se tivermos vistas demasiado curtas, se os nossos métodos carecerem de profundidade e não considerarmos as coisas com um espírito aberto e tranquilo, acabamos por transformar em grandes dificuldades aquilo que à partida não passava de problemas insignificantes.

 

Por outras palavras, somos nós que fabricamos um grande numero dos nossos sofrimentos.

Link to comment
Share on other sites

Que texto tão bonito e inteligente.

Demonstra mesmo uma grande capacidade de reflexão.

 

 

"Uma grande parte dos nossos sofrimentos vem do facto de termos demasiados pensamentos."

 

Nem mais! ;)

Link to comment
Share on other sites

Não é preciso reflectir muito para constatar que todos os seres procuram espontaneamente a felicidade e detestam sofrer.

 

(...)

 

O prazer e o sofrimento baseiam-se nas percepções sensoriais e na satisfação interior. Para nos, a satisfação interior é o elemento mais importante.

 

(...)

 

Uma grande parte dos nossos sofrimentos vem do facto de termos demasiados pensamentos. Alem disso, não pensamos de uma maneira sadia.

 

(...)

 

Por outras palavras, somos nós que fabricamos um grande numero dos nossos sofrimentos.

Exacto... é por isso que eu costumo dizer que o ser humano é masoquista por natureza... O facto de nos ter sido permitido raciocinar, também nos trouxe este reverso da medalha... o sofrimento!

 

Nem imaginas o quanto fizeram sentido estas tuas palavras... hoje... ^_^

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Só nos interessa a satisfação imediata, sem considerarmos a longo prazo as vantagens e os inconvenientes que ela nos possa trazer a nos e aos outros.

 

Por outras palavras, somos nós que fabricamos um grande numero dos nossos sofrimentos.

Realmente é muito mais fácil dizer que fazer, mas às vezes quando estamos tristes e a sofrer por alguma situação, nem conseguimos conceber a ideia de que esta será mais uma experiência que nos vai tornar mais fortes, mais «vividos»...normalmente acabamos por perceber isso mais tarde, também porque o tempo ajuda a sarar e a reflectir... ;)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Texto realmente muito verdadeiro, sem dúvida!

É impressionante o quanto o ser humano quer mais que tudo a felicidade, mas quando a tem nunca está satisfeito, e por nunca o estar se sente tantas vezes infeliz, isso acontece com a maior parte das pessoas.

 

Como diz o texto também, e com muita razão, ás vezes por tanto querermos ser felizes, acabamos por vezes por arruinar a felicidade dos outros. Talvez se as pessoas pensassem mais umas nas outras talvez se sentissem mais felizes também. Ás vezes as felicidade reside tão somente na atitude de ajudar os outros, além de nós próprios :)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Ás vezes as felicidade reside tão somente na atitude de ajudar os outros, além de nós próprios :)
Essa frase faz todo o sentido, n sei se acontece o mm com vcs mas sinto me sempre feliz e bem cmg próprio qd ajudo alguem simplesmente por ajudar sem ter nada em troca.

Se pensarmos bem ao ajudarmos os outros ajudamo nos a nós proprios automaticamente nem que seja a sentir aquele bem estar interior. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

n sei se acontece o mm com vcs mas sinto me sempre feliz e bem cmg próprio qd ajudo alguem simplesmente por ajudar sem ter nada em troca.

Sinto exactamente o mesmo que tu digital, é pena é ás vezes haver pessoas que se acostumam a esse dar sem querer receber nada em troca e abusam da boa vontade :(

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Aconcelho o livro "Conselhos do Coração" de Dalai Lama. Um livro que despertou algo de muito humano em mim quando o li, um livro que me fez novamente acreditar na Paz Mundial, negar ser uma utopia! Ha uns milhares de anos olhavamos para a especie humana e naquele reboliço nunca imaginariamos que se iria tornar uma especie predominantemente monogamica. E aqui estamos nós, salvo raras exepções, conseguimos vencer partes da nossa natureza! Basta querer...e sei que não é num ano, nem num seculo...mas no tempo que for necessario, se ainda formos a tempo, penso que o bem predominará, que uma sociedade de parceria, como foi em tempos, poderá ser o futuro! Só a especie human poderá mudar tal facto, e nós somos uma parte dessa especie! Leiam...eu deliciei-me!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

;) Grande iniciativa sergio parabens pelo texto ,ainda ontem tava num bar com o mano e ele dizia nós tamos todos condenados á felicidade e de facto é verdade tá tudo a caminho de um lugar quaquer e nas nossas mãos demor um seculo 2 4 6 7 8 isto claro se acreditarmos no mundo espiritual, reencarnação etc. se o mundo procura páz amor e harmonia tem que fazer por isso a unica coisa para que o mal triunfe é que os bons nada façam por isso meus amigos vamos em frente rumo ao sol nascente em busca de boa gente antes que o cizento na cidade se torne permanente :)
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 2 years later...
dalai.JPG

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!