Jump to content
×
×
  • Create New...

Psyzine


Sérgio Walgood
 Share

Recommended Posts

em relação à periodicidade de 2 em 2 meses? onde é que raio viste isso? :huh:
No texto que foi redigido para o pedido de patrocinios.

 

A fanzine que estamos a criar é uma publicação dedicada ao psicadelismo e suas mais variadas vertentes, talvez a primeira em Portugal, feita por portugueses e para o público português. Sendo uma revista, com o carácter de uma fanzine (interventiva, educativa, esclarecedora...), é o resultado da vontade e do esforço de um conjunto de pessoas que partilham ideais e opiniões e que, aproveitando essa vontade comum, se juntaram para produzir um documento que, fora dos circuitos comerciais, se propõe a partilhar este conjunto de ideais.

Apesar de, por definição, não haver uma periodicidade definida e rígida, esta fanzine foi pensada para ser editada de dois em dois meses, de distribuição gratuita, reflectindo a realidade do “panorama psicadélico” em Portugal, em específico, e no mundo, em geral. Tratar-se-ão de assuntos chave neste contexto, fazendo uma abordagem, o mais imparcial possível, a temas como a arte, o ambiente, terapias alternativas, religião, ciência, substâncias expansoras da mente, etc., além de uma atenção especial para a música (novas edições de álbuns e compilações de trance e chill out). Vai tentar-se igualmente fazer uma agenda actualizada de festas o que vai permitir dar a devida projecção às diversas produtoras de festas portuguesas. Além disto, também tentaremos dar sugestões de actividades ludico-culturais, com roteiros de viagens, receitas de culinária, livros, filmes, exposições, etc.

A fanzine pode ser também um espaço de debate e de divulgação, tanto ao nível do público, através de cartas e e-mails, como ao nível das produtoras, empresas e entidades que se revejam neste projecto. Por isso, achamos de vosso interesse ponderar uma possível colaboração (através da inclusão de publicidade), com vista à divulgação de eventos e do nome de vossas empresas/associações, como uma forma de implantação.

 

A fanzine não tem quaisquer fins lucrativos e todos os colaboradores trabalham gratuitamente. Desta forma, todos os apoios financeiros destinam-se exclusivamente a cobrir os custos de impressão.

O número de tiragens, ainda que dependa, em parte, dos apoios disponíveis, prevê um total entre os 1000 e os 2000 exemplares a duas cores. Contamos que a primeira edição tenha saída no mês de Julho de 2004, dada a já adiantada fase de trabalho em que se encontra a fanzine.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Uber, a ideia da versão online parece-me boa mas se fores publicar a online sem publicares a versão em papel acaba por ser preferivel fazeres um site para esse fim, mesmo que seja com o nome de Psyzine, e teres a versão em papel como sendo uma zine à parte apesar de estar "ligada" ao site.

 

Quanto à versão digital da primeira estou à espera que o Gooyz ma passe para a colocar online.

 

Quanto à 2ª edição tenho algumas ideias que são as seguintes:

 

- Review do Boom

 

- Artigo sobe a Permacultura (pode ser feita pela Laura (nina), caso ela tenha tempo e vontade, pois ela foi uma das pessoas que coordenou a Ecoteam no Boom e portanto deve ter bastante informação sobre o assunto)

 

- Artigo sobre o Espiritismo (o brunolas tem em mente um projecto sobre este tema e era uma boa oportunidade para escrever um artigo sobre ele)

 

- Artigo sobre uma droga (já saiu na primeira um texto sobre a Ayahuasca e a minha ideia era em cada edição fazer um artigo com várias informações uteis sobre um tipo de droga. Este acho que é um tema que podia ser desenvolvido pelo Aerogel, uber, Martim (M&Ms), Ivã (transfusão) )

 

- Reviews de albums (na primeira edição foram escritos 3 sobre albums de chill e 1 sobre um album de trance, acho que falhou a parte do progressivo.)

 

- Receita Vegetariana (a tal receitazinha que veio na ultima página da ultima edição)

 

- Entrevistas (foi feita somente uma a Goa Gil e acho que podiamos fazer pelo menos duas. Uma a um artista nacional e outra a um artista internacional)

 

- Etc...a primeira teve 30 páginas, acho que se pode manter o número de páginas pois parece-me suficiente para estas e quaisquer outras ideias que possam aparecer. Mencionei alguns nomes para escrever os artigos porque me parecem ser pessoas indicadas para os temas o que não quer dizer que mais ninguém possa participar como é lógico. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

:D boa maninho...boa update ;)

 

O Brunolas e não só :girl_blum: pode fazer essa parte do espiritismo :flower: com todo o prazer até aposto ^_^

 

Adorei os outros temas, mesmo que a nossa Nina n tenha tempo, acho que é bem possível conseguirmos dados sobre a Permacultura, contactando a Ziza e ela tb nos pode dar infos sobre quem participou e deu conta do recado no boom e tenho a certeza que os brazukas irão com toda a certeza facultar-nos toda a informação possível sobre o tema ;)

Em relação aos outros temas, acho que podemos já começar a pesquisa sobre os mesmos, eu vou fazer o que estiver ao meu alcance...e agora...o material que tivermos, onde colocamos ou para onde enviamos???

 

Vou pa casinha agora :rolleyes: finalmente...festejar os 72 anitos da minha avó linda :wub:

 

Até amanhã :kiss:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Os textos que escreveres, depois de prontos e revistos, podes enviar a quem estiver a tratar da parte da impressão e também se pode criar um tópico para a partilha de textos. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Olé :)

 

obrigada Digital por me teres dado o toque para cá vir!

 

Vou ser breve, mas gostava de dizer qq coisa:

 

A partir de Dezembro o projecto no qual trabalho acaba, pto devo ficar com mais tempo livre (a não ser que entretanto consiga outro emprego a full time).

 

qto à permacultura, acho óptima ideia, mas não percebo nada da questão. Penso que se se contactar o casal que esteve no boom, talvez eles nos façam um textinho sobre isso. Em Portugal tb existe uma aldeia eco. Era giro conseguirmos textos de ambos. Uma amiga do Ivã que fez parte da Ecoteam, vive lá...penso eu. Posso encarregar-me disto.

 

tenho uns amigos em Coimbra, em tempos festanheiros e apreciadores de trance que têm uma gráfica. Um deles disponibilizou-se para nos dar um grande apoio na Psyzine. Penso que até gostaria de participar, qto mais não seja com publicidade da pp gráfica cujo nome é Imprimiere

 

Eu ajudo spr que possível, mas o empenho que der com a minha colaboração vai depender totalmente do ritmo e empenho de que cada um de nós. Não me apetece a andar a fazer contactos e dps as coisas não andarem para a frente. Não me apetece dizer "enviem um texto que pode vir a ser usado ou não e que, a ser usado tanto pode ser daqui a 4 meses como daqui a 4 anos".

 

De 2 em 2 meses penso que é impossível. Há demasiadas pessoas a decidir coisas, a ter pouco tempo disponivel e há imensos imprevistos. Acho que uma por ano, já é qto baste, e mesmo assim...

 

Estarei IN se se distribuirem tarefas e se todos cumprirem com os prazos estabelecidos por nós pps. Caso contrário, estarei OUT.

 

Na minha opinião, no máximo, deveriam haver 4 pessoas a decidir o que se vai passar na Psyzine e de que forma. As outras pessoas seriam colaboradoras. Dariam as ideias que quizessem, mas um grupo restrito teria a decisão final. Isto pode parecer pouco democrático, mas de outra maneira as coisas não andam. Ou, então, se é para serem cerca de 15 ou 20 pessoas a terem de dizer SIM para uma coisa ir para a frente que não seja pela net, porque já vimos o resultado disso.

 

O lançamneto da Psyzine envolve pessoas que se disponibilizam para colaborar gratuitamente, pto, é bom que respeitemos o esforço que fazem. O mínimo que podemos fazer pelos outros e por nós, é respeitarmos os prazos e as tarefas que nos forem distribuidas. Qto ao meu papel, se não for para ser assim, prefiro não participar.

 

 

Afinal não fui assim tão breve :ph34r:

 

jinhos :wub:

Link to comment
Share on other sites

:flower: obrigado Nina pela tua "tareia" ;) bem boa e necessária para as pessoas se aperceberem que não são obrigadas a participar, mas ao dizerem SIM não podem deixar-se dormir, só porque é VOLUNTÁRIO!!!

 

Concordo plenamente contigo, é chato entrarmos em contacto com as pessoas e depois, entrar em esquecimento...e também concordo que uma por ano ou no máximo de 6 em 6 meses é mais que suficiente e para além disso dá-nos maiores e melhores hipóteses de fazer coisas com pés e cabeça e mais recheadinhas ^_^ 2 meses parece-me que vai ser feito tudo a correr...são mtas pessoas a participar ;)

 

Também concordo com a ideia de serem menos pessoas a tomar as grandes decisões...assim não é preciso a disponibilidade de tantas, que pelo que podemos ver, nem sempre é total!!! Nem suficiente para as coisas se FAZEREM a bom ritmo!!! É necessário portanto ver quem está mais dentro do assunto e tem boa disponibilidade para ficar c estas tarefas e decisões a cargo.

 

Beijokinhas boas em ti :kiss: e não só ;):group:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Olá nina, concordo que tem que haver um grupo de pessoas a tomar decisões e também concordo que sejam 4 no máximo (se não for já mto). Acho que a principal razão para as coisas se atrasarem ou acabarem por nem ser feitas é esta mesmo, não haver alguém "à frente" da Psyzine para decidir e coordenar as coisas. Parece-me óbvio que uma das pessoas indicadas para isso és tu, outra acho que seria o DiT mas ele não tem disponibilidade. Teriamos que eleger ou nomear essas pessoas de qualquer forma, alguma sugestão?

 

Quanto à periodicidade da zine será uma coisa que o próprio empenho e tempo das pessoas dirá. Acho que mais vale fazermos esta e depois pensar na próxima. :)

 

Trata então desses textos que eu vou tratar de falar com algumas produtoras e lojas. Eu e a Bloom podemos tratar das entrevistas. Ela tem o contacto do Kenji Williams (Abba Structures) e eu tenho outros tantos que podem ser uteis. A pimpas e o brunolas desenvolvem então o tema do Espiritismo e também da arte psicadélica, certo? Penso que o Aerogel já tinha um texto para esta 2ª edição. O Martim ia tratar de fazer uma entrevista com o Pedro Matias (Fluxo) sobre as origens do trance em Portugal, não sei se chegou a fazê-la. Acho que alguém tinha falado em escrever um texto sobre a salvia, não sei se foi o uber ou o aerogel...?

 

Não podemos esperar que se comecem a pedir datas e a decidir coisas aqui no fórum acho que temos que começar a desenvolver as nossas ideias e então depois partilhá-las aqui.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Tenho um texto feito por um grande amigo meu que está a viver em Inglaterra neste momento, mas que quer vir para Portugal com um projecto Eco-Village...o texto está em Inglês, querem que o traduza primeiro ou disponibilizo-o aqui em como está? ( -_- é claro que depois envio a factura da tradução para o Elastik, para se processar o pagamento destas horas extraordinárias, visto o texto ser bastante enorme e complexo :lol::clown: )

 

:curtsey:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Tenho um texto feito por um grande amigo meu que está a viver em Inglaterra neste momento, mas que quer vir para Portugal com um projecto Eco-Village...o texto está em Inglês, querem que o traduza primeiro ou disponibilizo-o aqui em como está? ( -_- é claro que depois envio a factura da tradução para o Elastik, para se processar o pagamento destas horas extraordinárias, visto o texto ser bastante enorme e complexo :lol::clown: )

 

:curtsey:

Hmmm, penso que a Vilma te pode ajudar na tradução. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

;) Oki...hoje já adianto o máximo e amanhã envio-lhe as dúvidas ^_^ para n sobrecarregar a sra. professora :tender: :kiss:

 

 

P.S: - Então...para onde envio a facturinha???? :lol::lol::lol:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Podes enviar para:

 

Psyzine

Rua dos Elástikos nº 35042, 604º Dto

500000-003 SHANTI SHANTI

7º Planeta depois do 6º

 

É melhor enviares por correio violeta intergaláctico senão nunca mais cá chega. :scotty::gap:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Na altura eu fiz a biografia de Aldous Huxley. Não sei se a secção de biografias é para continuar..mas posso disponibilizar-me para fazer uma recolha de informação sobre alguma substância e juntar-me ao Aero para escrever (já que ele mora aqui ao lado :))

 

Em relação aos prazos: há dois anos esforcei-me imenso para cumprir o prazo, aliás, até me atrasei nos estudos pois coincidiu com os exames nacionais. Por isso concordo plenamente com a Nina, é preciso cumprir prazos para quem se esforça não se sentir frustrado! ;)

Link to comment
Share on other sites

Lembrei-me..

 

E que tal criar uma secção sobre a origem do psicadelismo, no anos 60? Incluir temas como o human Be-in e woodstock,os "acid tests" do ken kesey e merry pranksters, MK Ultra, até a pesquisas cientificas que directa ou indirectamente influenciaram a cultura psicadélicas. Acho que também era muito interessante falar sobre "respiração holotrópica" de Grof, que muito pouco se pode ler em português (que eu tenha conhecimento).

Link to comment
Share on other sites

uber, parecem-me ser 2 temas muito interessantes. A biografia do Aldous Huxley já tá feita certo? Quanto à secção sobre a origem do Psicadelismo a tua ideia era incluir dentro dessa secção todos os temas relacionados ou escolher um ou dois temas e desenvolve-los? Penso que a melhor opção seria mesmo ter a secção das origens do psicadelismo permanente em todas as edições e em cada uma desenvolver 1 ou 2 temas.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

A biografia está feita, como disse eu devo tê-la para aqui gravada. Mas julgo que a natti ou a White.dove (se não estou em erro) deve ter a versão já com a revisão feita. Se elas tiverem isso "à mão", agradecia que me enviassem (já que gostava de reler para ver se ainda concordo com tudo o que escrevi), senão eu mal possa procuro na pilha de dvds.

 

E acho que se falava num tema (ou dois no máximo) por edição para termos espaço para conseguir passar uma informação bem estruturada.

 

:)

Link to comment
Share on other sites

E claro que também se podia falar de música dos anos 60 que contribuiram para o psicadélismo actual que são menos faladas como emerson lake and palmer, the who, sly and the family ston, george clinton and the parlament funkadelic, herbie hancock até claro Às mais conhecidas, como pink floyd, doors.. (podendo inclur também nacionais como o A. Variações..).

 

Não sei..tenho ideia que se a zine é para transmitir "cultura psicadélica" não se pode só falar na actualidade.. ;)

Link to comment
Share on other sites

Sim, concordo e acho que se escolhermos bem os temas dá para abranger muita coisa. Se queremos falar sobre as origens do psicadelismo temos mesmo que falar sobre Pink Floyd e bandas dessa altura. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

pink floyd? :wub: eu faço isso :D

quanto à tradução, pimpolha... dá-lhe aí e depois envia-me, checkamos isso juntas :)

vou enviar um mail ao aba structure e ver se tá disponível para a entrevista, se estiver quem é que trata da minha passagem para os usa?

B)

www.kinesis.web.pt/

Link to comment
Share on other sites

:rolleyes: Se precisares de alguém para ajudar lá nos States, não sei...alguém para segurar o micro e outro a camera :clown:

 

Tens 2 voluntários...o Elastik arranja as passagens certo???? Passam a 3 então... -_- :lol:

 

:clapping: Amoooooorrr...bora lá fazer as malas??? :yu::whistle3:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

- Artigo sobre o Espiritismo (o brunolas tem em mente um projecto sobre este tema e era uma boa oportunidade para escrever um artigo sobre ele)

 

 

- Etc...a primeira teve 30 páginas, acho que se pode manter o número de páginas pois parece-me suficiente para estas e quaisquer outras ideias que possam aparecer. Mencionei alguns nomes para escrever os artigos porque me parecem ser pessoas indicadas para os temas o que não quer dizer que mais ninguém possa participar como é lógico. :)

 

 

E quantas páginas terá o artigo direito?

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Quantas páginas tás a pensar escrever? :lol: Epá não sei, penso que deviamos escolher os artigos e as pessoas que os vão escrever e fazer uma estimativa de quantas páginas vai ocupar cada um.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Não muitas, mas estamos a fazer um projecto que já tem algum recheiiiiinho muito sumarento por sinal :D;)

 

Mas depois vemos isso do tamanho então...tá quase pronto ^_^ até pensámos se houver versão online como tinhamos falado da psyzine, faremos uma versão mais curta para aimprimir na psyzine e a completa irá estar então online, e na zine iremos informar que a versão completa está disponível em WWW.PSYZINE.ORG :rolleyes::curtsey:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Oi.

 

Então havendo já um texto sobre Eco aldeias, esse substititui todos os outros ou tenta-se integrar à mesma alguma coisa dos brasileiros?

 

Esse rapaz escreveu o texto para a Psyzine ou sabe que o seu texto vai ser integrado?

 

Já agora, acho que há uma questão que, pode não ser importante para todos, mas para mim está a fazer cada vez mais sentido:

 

- qual o nosso objectivo com a Psyzine? queremos o quê, iformar sobre o quê?

 

Acho que era bom definirmos um objectivo comum, sem ser só procurar temas. É que, pode não parecer muito necessário definir isso, mas eu estou a sentir que a minha participação mais activa tb depende disso. É que em relação ao som, festas e tal sinto-me cada vez mais a anos luz.

Link to comment
Share on other sites

ele escreveu o projecto dele para o apresentar em portugal, mas já lhe mandei o mail e ele n vai discordar d certeza ;) mas ainda tou à espera da resposta dele :)

 

d qq maneira acho bom n desistirmos do artigo c os brazukas pq é claro k as noções sobre permacultura sao mto importantes e eu até acho mais importantes do que este proijecto que ainda está só alinhavado ;)

Até depois entre todos podemos decidir que o texto do joão n s coaduna tao bem nesta psyzine e podemos colocar apenas o sobre a permacultura :)

 

acho importante continuarmos a tentar trazer um artigo elaborado por eles que têm mto mais conhecimentos ;)

 

Fica em stand by o do joão ;) se houver espaço p os 2, melhor :D

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

nina, acho que o objectivo devia ser tanto falar de temas relacionados com a actualidade da cenas trance/chill/progressivo em Portugal e no Mundo como também da cultura psicadélica em geral de maneira a tentar chegar com alguma informação util e interessante a pessoas que se calhar não se interessam ou nunca tinham pensado muito nisso. Sei que o que disse é um pouco generalista mas tens alguma ideia quanto a objectivos em concreto?

 

Acho que à medida que formos fazendo algumas edições, se realmente houver vontade para isso por parte de todos, os objectivos vão se definindo conforme cada um for dando as suas ideias. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Obrigada pelas respotas :)

 

Tb partilho desse objectivo!

 

É mto problemático que me comece a mexer mais para Dezembro? É que nem net em casa tenho. Está para vir... Até lá só dá para vir ao elastik qdo venho a casa dos meus pais...geralmente a correr; e, mto raramente no trabalho.

 

Quero tb confirmar que então eu vou tentar entrar em contacto com os brasucas.

 

Queria que não esquecessem que tenho um contacto com uma gráfica em Coimbra e, na altura, o rapaz deu a atender que faria o trabalho de impressão por pouco.

 

Vou tb entrar em contacto com ele para perceber melhor que tipo de ajuda ele poderia "oferecer". Acho que a ideia dele era tb participar, eventualmente graficamente, ou com uma imagem feita por ele, não sei bem. E, claro, publicidade da gráfica.

 

Tenho luz verde para falar com ele? Concordam? A mim basta-me que as pessoas que têm cá vindo ultimamente digam que concordam que eu sigo para a frente com isso, mesmo antes de Dezembro.

 

Jocas

Link to comment
Share on other sites

Sim nina, concordo. ;)

 

Agora que falaste na imagem e na participação do rapaz acham que devemos manter as "páginas do meio" da zine para uma imagem?

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

:lol::tender:

 

Tá linda a minha barriguinha...a crescer de dia pa dia :wub:

 

Concordo Nina...anda p a frente...ainda n recebi OK do João ( autor do texto) deve estar de férias ou qq coisa :) mas esperamos nas calmas, porque o dele acho que seja o menos significativo, por ser um projecto apenas que ainda nem arrancou ;)

 

Fala com os brazukinhas e claro....concordo com a cena da gráfica :D era excelente ter a impressão apreço reduzido :yu:

 

Jokinhas boas aí pa Coimbra :rolleyes:^_^

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Toca a acordar pessoal! Já vi que a ideia da Psyzine adormeceu novamente.

 

Era bom editarmos uma antes do Freedom. Aliás, acho que podiamos começar a fazer só uma por ano antes do Boom e Freedom.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!