Jump to content
×
×
  • Create New...

Sida


kiza
 Share

Recommended Posts

SIDA

 

E os outros?

 

Apesar de todos termos já ouvido falar de SIDA, nem todos sabemos exactamente o que é a SIDA.

 

SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Ad-quirida), é uma doença provocada por um vírus, chamado Virus da Imunodeficiência Humana (VIH), que ataca o nosso sistema imunitário, que é o responsável por defender o nosso organismo de infecções causadoras de doenças.

 

Quando o sistema imunitário é atacado, ele deixa de ser capaz de nos defender e ficamos sujeitos ao aparecimento de numerosas infecções que, por se aproveitarem da nossa fraqueza, são chamadas de infecções oportunistas.

 

A SIDA em Portugal

 

De acordo com os últimos dados estatísticos (EUROSTAT 2000) sobre a evolução desta doença na União Europeia, Portugal apresenta a maior taxa de infecção pelo VIH, ou seja, é o país com maior número de pessoas infectadas por cada milhão de habitantes. Mas mais preocupante, é o facto de este número ter vindo a aumentar no nosso país, ao longo da década de 90, enquanto nos restantes países da União Europeia se ter verificado a situação inversa, isto é, uma diminuição da incidência desta doença. A consulta dos gráficos destas páginas, mostra até que ponto a situação em Portugal se destaca (pela negativa...) dos restantes países da União Europeia. Enquanto na década de 90 a incidência da SIDA em Portugal aumentou em média 16%, nos restantes países da UE a incidência apresenta uma taxa média anual negativa

 

Julgamos que para todos é evidente a gravidade desta situação e que ela nos obriga a questionar a pouca eficácia dos programas de prevenção e de combate à doença que têm sido desenvolvidos no país.

 

Que fazer para não entrar nestes números terríveis ?

 

A SIDA é uma doença ligada aos comportamentos e por isso cada pessoa pode proteger-se e ajudar a proteger aqueles que ama.

 

Não contrair a SIDA, corresponde a uma decisão individual: a decisão de não se deixar infectar e esta implica uma outra, a de não ter comportamentos de risco.

 

É verdade que o combate à doença passa por campanhas de informação de como ela se contrai e formas de prevenção, mas sem cada um de nós assumir intimamente e convictamente a decisão de nunca se infectar porque nunca vai arriscar, todas as campanhas podem revelar-se de fraca utilidade.

 

A SIDA não se transmite facilmente, pois o VIH é um vírus frágil que fora do nosso organismo não sobrevive. Porém se entrar em circulação, pode permanecer silencioso, durante meses ou anos e vai fazendo grandes estragos no nosso sistema imunitário.

 

Durante este tempo as pessoas aparentam perfeita saúde e frequentemente elas próprias não sabem que estão infectadas podendo portanto, sem o saber, transmitir o vírus a outros...

 

Como se transmite o VIH ?

 

O HIV transmite-se através dos seguintes líquidos orgânicos: sangue, esperma, secreções vaginais e leite materno. Não há nenhuma prova de que o vírus se transmita pela saliva, lágrimas e suor.

 

O HIV entra no nosso organismo, por contacto directo com o sangue, ou atravessando as membranas mucosas, que existem por exemplo, nas paredes da vagina, nas paredes do recto, ou no interior da boca e da garganta.

 

O vírus nunca atravessa a pele intacta, mas pode entrar através de uma ferida ou de um corte.

 

O vírus também não se transmite pelo ar, através de espirros ou tosse e por isso não há qualquer perigo no contacto social com pessoas infectadas pelo HIV.

 

Quem pode ser infectado?

 

Toda a gente. O VIH não escolhe sexo, idade ou condição social .

 

Mas a SIDA pode ser evitada, desde que se tomem algumas precauções mínimas:

 

 Sexo protegido, usando sempre preservativo, bem colocado;

 

 nunca partilhar seringas ou agulhas. Usar sempre embalagens descartáveis;

 

 se for toxicodependente e tiver que utilizar materiais que outros já usaram, desinfecte-os, mergulhando em lixívia diluída em 9 partes de água todos os instrumentos que vai reutilizar, durante 20 minutos;

 

 evitar partilhar materiais cortantes ou perfurantes utilizados em tatuagens, piercings, ou até arranjo de unhas. Se tiver que utilizar materiais já usados, exija a sua desinfecção em água com lixívia ou álcool.

 

Acreditamos que a maioria das pessoas tem informação suficiente para não se deixar infectar, mas a maioria não alterou ainda o seu comportamento, acreditando frequentemente que "só acontece aos outros", ou que "só por uma vez nada irá acontecer.....". Cada um de nós tem que mudar, não só por si, mas também por todos aqueles que poderá infectar sem o saber.

 

Lembre-se que, prevenindo-se por si, previne-se também pelos outros, particularmente por aqueles com quem partilha os seus afectos.

 

Núcleo de Saúde da ESEN *

 

*Artigo elaborado com base em materiais gentilmente cedidos pela Abraço

 

Dá q pensar...

ॐFeel like a new born every time you fallॐ

Link to comment
Share on other sites

Vi há pouco tempo uma reportagem na tv onde diziam q a SIDA tinha aumentado em Portugal na população mais idosa.

Não é dificil compreender o porquê: a população idosa sofre ainda de analfabetismo(por isso as campanhas escritas não têm impacto junto deles), a população idosa procura muito mais os serviços das prostitutas(pelo menos é o q eu penso, ou seja porque estão viúvos, ou porque têm um mau casamento a nivel sexual, ou simplesmente porque ainda acreditam q "há coisas q não devem fazer com a mulher(ou pedir q estas lhe façam) por uma questão de respeito"...enfim) e por fim porque usar preservativo é algo q abominam por completo porque "não é de macho" ou não têm a informação para isso.

 

Resultado: qual é a solução para esta situação? Não vamos conseguir mudar a mentalidade/conhecimentos deles de um dia para o outro. E aki em Portugal os "velhos" são teimosos nakilo em q acreditam e não são muito dados a "modernices" q os obriguem a mudar a maneira como viram/viveram a vida até aki... <_< digo eu.

 

E depois temos akeles pseudo-adultos da nossa geração q ainda usam a desculpa do "com preservativo não tenho tanto prazer". Desde já as minhas desculpas aos membros do sexo masculino q pensam assim...na verdade não sei se vos tira ou não algum prazer no acto sexual akela "borrachinha" tão fina q até pode romper <_< uma vez q nunca fui homem :lol: , mas como mulher digo q não tenho nem mais nem menos prazer com o preservtivo: tenho o mesmo! Estranho vocês não poderem dizer o mesmo... B)

 

Desculpem estar a debruçar-me unika e exclusivamente neste meio de contracção do vírus mas, na minha opinião, Portugal precisa de educação sexual para prevenir a propagação deste vírus. A contracção do virus em Portugal deve ser na sua maioria através de relações sexuais, seguindo-se o uso de seringas não esterilizadas nomeadamente entre os tóxicodependentes.

 

Só mais uma coisa, não me estou a basear em numeros estatistikos nenhuns. Isto é a minha análise pessoal. ;)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

retirado do correio da manha

 

TRÊS MESES DE ESPERA

 

Os testes ao VIH – Vírus da Imunodeficiência Humana só devem ser feitos três meses após o contacto suspeito, uma vez que 90 dias é o tempo que o corpo leva a produzir anticorpos ao vírus. Ou seja, só após este período é que o vírus pode ser detectado através de exames. Todavia, os sintomas da sida podem demorar até dez anos para aparecer. Mas quanto mais cedo for diagnosticada a infecção pelo VIH e iniciar-se o tratamento adequado, melhor será a qualidade de vida do doente.

ॐFeel like a new born every time you fallॐ

Link to comment
Share on other sites

A verdade é k no nosso país a situação é vergonhosa, vi á dias na televisão uma entrevista em k tristemente diziam os numeros ou valores do orçamento k são atribuidos para o apoio e investigação á sida, e dá pa entender mts coisas........ Além de k vergonhosamente pacientes infectados e em tratamento...têm k esperar tanto por novos medikamentos k quando estes chegam já os mms pacientes desenvolveram imunidade aos mms... não é k seja grande esperta no assunto, mas k como todos sabemos neste país tudo funciona á base de burocracias. Aonde é k chegamos....k um paciente com sida tenha k esperar tanto por um tratamento ou medicamento devido ás burocraçias k quando este chega já não o pode usar, podendo ser esse o seu ultimo recurso.........

Tristemente a atitude do português é a do deixa andar e de k só aconteçe aos outros, a ignorançia é maior do k aquela k se quer ver........ a meu ver, é apenas mais um refexo da cultura e forma de estar de um povo k saí á rua pelo futebol mas para as coisas k realmente importam é o k se vê.

" A vidA é umA festA"

Link to comment
Share on other sites

os sintomas da sida podem demorar até dez anos para aparecer. Mas quanto mais cedo for diagnosticada a infecção pelo VIH e iniciar-se o tratamento adequado, melhor será a qualidade de vida do doente.

 

** O k assusta ainda mais, pq os numeros actuais não contam k a quantidade de infectados k existem e não sabem.............

" A vidA é umA festA"

Link to comment
Share on other sites

Usem preservativos meus meninos(as)!!!!

 

...eu sei k nao sabe tão bem, mas é seguro!!! ;)

 

e meninos/as...nada de sexo com velhotes :lol:

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

e meninos/as...nada de sexo com velhotes :lol:

B) Foi um exemplo. Ainda bem q o compreendeste! B):P

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Desde já as minhas desculpas aos membros do sexo masculino q pensam assim...na verdade não sei se vos tira ou não algum prazer no acto sexual akela "borrachinha" tão fina q até pode romper <_< uma vez q nunca fui homem :lol: , mas como mulher digo q não tenho nem mais nem menos prazer com o preservtivo: tenho o mesmo! Estranho vocês não poderem dizer o mesmo... B)

..bastantes raparigas ja m disseram k era melhor sem preservativo, pois a sensação é mais directa, logo o prazer é diferente!!!

 

Mas é claro... :coraçao: USEM PRESERVATIVO :coraçao:

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

De facto, também me parece que ainda existe muito preconceito em relação ao preservativo, principalmente da parte dos homens. É certo que é melhor sem preservativo, mas o preço a pagar por um pouco mais de prazer pode ser bem alto.

 

Acho que há muita falta de informação em relação a este assunto, principalmente entre as camadas mais jovens, que são o futuro. Ainda não há educação sexual nas escolas, os pais ainda não falam abertamente sobre sexo com os filhos... A maior preocupação entre os jovens é evitar uma gravidez indesejada, e isso resolve-se com a pílula, e não com as doenças... :rolleyes:

 

Este assunto entristece-me bastante...

Outra coisa que me revolta, são aquelas pessoas infectadas e que, conscientemente, infectam outras pessoas... Há uns tempos vi uma reportagem em que um prostituto dizia, sem vergonhas, que não usava preservativo com os "clientes", e que essa era a forma de se vingar do mundo pelo que lhe aconteceu... :wacko:

Acho que deviam criar legislação no sentido de punir estas pessoas. Que direito é que eles têm de condenar outras pessoas à morte? :angry:

Link to comment
Share on other sites

Acho que deviam criar legislação no sentido de punir estas pessoas. Que direito é que eles têm de condenar outras pessoas à morte? :angry:

Eu penso q há mesmo! Uma vez vi na tv uma reportagem sobre isso,onde se expunham muitos casos desses(pessoas q contaminam propositadamente outras) onde os "contaminadores" estavam presos por o fazerem.

 

Não sei onde chega a mentalidade dessas pessoas, mas não deve ser muito abrangente <_<

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

De facto concordo que as campanhas de prevenção que são efectuadas em Portugal não surtem qualquer tipo de efeito. Naqueles grandes outdoors com figuras publicas são gastos milhões de euros (é certo que algumas pessoas o fazem de graça, mas não todas) em vez de se gastar esses dinheiro em acções que realmente valham a pena, como sessões de dinamicas com jovens das escolas. Mas também há uma eterna relutancia em aceitar que a educação sexual é necessária e que não faz com que os jovens se iniciem sexulamente mais cedo, somos um país retrogado em muitos aspectos..........

Vemos também associações que em vez de se unirem com o mesmo fim, estão sempre à espera de ter mais protagonismo, como por exemplo a Abraço ou a Comissão Nacional de luta Contra Sida...

 

É necessário mudar as mentalidades e principalmente preceber que as coisas não acontecem só aos outros........... ;)

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien...

mais l'important, c'est pas la chute c'est l'atterrissage...

Link to comment
Share on other sites

Eu penso q há mesmo! Uma vez vi na tv uma reportagem sobre isso,onde se expunham muitos casos desses(pessoas q contaminam propositadamente outras) onde os "contaminadores" estavam presos por o fazerem.

Afinal há, eu é que não tinha conhecimento. ;)

Link to comment
Share on other sites

Acho que todas as pessoas têm uma ideia geral de como evitar esta doença! Mas mesmo assim é sempre bom manter informado,pois ñ é brincadeira nenhuma! tks!

 

Nunca é demais alertar as pessoas!

 

:mellow:

Link to comment
Share on other sites

a sida...opá já nao via essa gaija á mais de 2 anos...

 

no meu planeta é normal...

 

:cry:Já tenho saudades!!!

...este(a) nao bate bem... :suprised:

http://zallux.hi5.com

============================U

==========================N

=========================i

==========================T

=========================Y

"...ZION TRAIN IS BURNING STREETS..."

MENOG'S Web Page online now

Link to comment
Share on other sites

sim... realmente.... o nick tb diz tudo lololol

 

Relativamente ao tema... é um tema k... infelizmente afecta milhoes de pessoas... e claro... como a mesma nao escolhe raças, sexos, e afins, o nosso país tb está muito afectado segundo estudos k vi!

 

Axo k todos os comentarios antes aki deixados tao para nos dar uma ideia do k se trata esta "guerra" de sobrevivencia do ser humano perante algo k continua a crescer sem parar a um ritmo alucinante... Para alem disso nos ditos comentarios tb foram referidos meios de combate nao para cura... mas sim para prevenção, sim! pk hoje em dia nao ha cura e entao o melhor k todos nós temos a fazer é mesmo prevenir, pk um dia... podemos ser nós a cair na solidão!

 

Agora reflictam todos.... a nossa raça, seja ela kual for, está a extiguir-se nao só por isto, mas tb graças em grande parte a esta maldita doença!

Parte de nós... de mais ng.... somos nós k temos de impedir k ela continue a alastrar e a semear o pãnico entre nós...!

 

Ajudem-se a voces mesmos!

Ajudem os próximos!

Ajudem os vossos filhos!

Ajudem as próximas gerações!

Ajudem tudo e todos!

 

O futuro desta doença está nas nossas mãos!

 

 

COmentário de um amigo meu k morreu passados 2 dias k tinha sida!

 

Fui visitá-lo ao hospital e a ultima frase k ele me disse antes de eu virar costas...

 

" por favor amigo... nao deixes k ela te apanhe... é um buraco de dor e solidão k nao imaginas... o FUTURO DA DOENÇA TÀ EM TODOS VOS! Ela só vos apanha se voçes kiserem..... ajuda-te.... nao te deixes apanhar por favor.... diz isto a todas as pessoas k puderes"

 

Axo k é isso k fiz!

 

Obrigado a todos os k leram....

 

Agora... Passem a menssagem!

 

:toosad:

Peace Love Unity Respect

OHM

Link to comment
Share on other sites

Ajudem-se a voces mesmos!

Ajudem os próximos!

Ajudem os vossos filhos!

Ajudem as próximas gerações!

Ajudem tudo e todos!

...oferecendo-lhes preservativos. :)

 

HIV-Just-Do-It-Safely.gif

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Eu acho q o mais complicado é por vezes aguentar a emoção, nisto refiro-me ao de duas pessoas encontrarem-se e eventualmente terem relações sexuais.

Acho q ninguém aqui é toxicodependente nem frequenta prostitutas, embora toda essa info seja sem duvida importante, nada melhor do q andar prevenido.

Nós mesmos podemos não saber se estamos infectados ou não e a melhor forma de saber é mesmo fazer um rastreio, coisa q pode ser feita através de um exame q não nos custa nada. Até porque, com uma receita do médico de familia não se paga. Outra das opções é bem mais anónima e podes arranjar uma receita num centro de saúde da tua área de residencia, na secção definida para o efeito com total anonimidade.

Não custa nada...

Boas prevenções a todos e aos meninos e meninas q andam por aí e q têm ou não alguém, testem-se e façam-se sempre acompanhar pelo nosso amigo condom ;)

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Eu acho q o mais complicado é por vezes aguentar a emoção

Pois é! Podem crer que é nesta situação que residem os maiores problemas com doenças infecto-contagiosas e sexualmente tranmissíveis.

Por isso é que eu acho que quem tem uma relação amorosa mais próxima (namoro ou casamento) não corre tanto esse risco, porque à partida o encontro é entre duas pessoas que se conhecem minimamente.

Acho que é ridículo fazer amor com uma pessoa que mal se conhece e acho ainda mais ridículo frequentar casas de alterne à procura do que pode estar bem perto de nós... mas isto é so a minha humilde opinião...

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

mas o problema é q tb existem mtos casos d duas pessoas q s conhecem e até utilizam preservativos das primeiras vezes... mas entretanto começam a namorar e como já têm aquela confiança, sem sequer fazerem os testes começam a deixar d os usar.. ou tb pode haver o caso (e este é o q acontece c mais frequência) d casais onde existe infidelidade e onde o parceiro aventureiro pode contrair essa doença por fora e transmiti-la à outra parte...

 

...penso q todo o cuidado é pouco e é bastante recomendável fazer uns testezinhos periódicos -_-

Link to comment
Share on other sites

Claro que esses teste são recomendáveis e não fazem mal nenhum (pelo contrário, até podem ser muito uteis), mas o problema é que muitas pessoas (talvez a maoir parte) não lhes dão importância, ou então não os fazem porque não têm tempo ou paciência... :(

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

cuidado malta rija.......que o perigo esta sempre á espreita..

 

conheço pessoas seropositivas e vivi com elas durante algum tempo...são pessoas como nós...mas com uma condição diferente da nossa.por favor tenham cuidado pricipalmente com os impulsos que nos fazem esquecer o resto

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!