Jump to content
×
×
  • Create New...

O Mundo 20 Anos Depois Da Catástrofe Tm Chernobyl


Recommended Posts

Todo o mundo está vivendo no periodo depois da catástrofe em Chernobyl.

 

Foi há precisamente 20 anos, às primeiras horas da madrugada de 26 de Abril de 1986, que os trabalhadores do quarto reactor da Central Nuclear Vladimir Lenin, em Chernobyl, na actual Ucrânia (então pertencente à União Soviética), receberam de Moscovo instruções especiais para a realização de uma experiência. No dia anterior, o reactor tinha sido programado para ser desligado no âmbito de uma manutenção de rotina, tendo então sido decidido que essa seria a oportunidade ideal para testar a capacidade do gerador para a produção de energia a fim de manter operacionais os sistemas de segurança (nomeadamente as bombas de água), em caso de falha energética externa.

 

 

Antes de a experiência ter início, por volta da 1h30, terão sido desactivados todos os módulos de segurança. A energia para as bombas de água foi cortada, levando à diminuição do fluxo, por inércia do gerador da turbina, que foi desconectada do reactor, aumentando o nível de vapor do seu núcleo, levando à gradual formação de bolhas de vapor nas linhas de resfriamento. Segundo informações disponíveis relativas ao desenvolvimento da experiência, em nenhum momento a situação instável do reactor se reflectiu no painel de controlo, pelo que nenhum dos operadores estaria ciente do perigo que corriam. Os acontecimentos que se seguiram não puderam contudo ser controlados, e uma catastrófica explosão de vapor resultou na deflagração de um incêndio, numa série de explosões adicionais e num derretimento nuclear que destruiu totalmente a cobertura de blindagem de mais de mil toneladas.

 

A zona de exclusão ao redor da usina nuclear de Chernobyl transformou-se em um santuário ecológico, apesar de ser uma das áreas mais contaminadas do mundo. Todas as pessoas saíram há 20 anos, deixando toda a área só para os animais, que se multiplicaram. Espécies que não eram vistas havia décadas, como o lince e a coruja gigante, começaram a retornar. Até mesmo surpreendentes pegadas de ursos, animais que não eram vistos na Ucrânia havia séculos, foram encontradas na região. "Parece que os animais não sentem os efeitos da radiação e ocupam a área, independentemente dos níveis de radioatividade", diz o ecologista Sergey Gaschak. "Várias aves estão fazendo ninhos dentro do ´sarcófago´, diz ele, se referindo à estrutura de aço e concreto que foi construída ao redor do reator para conter a radiação, após a explosão em 1986. "Estorninhos, pombos, andorinhas, rabiruivos - eu vi ninhos e encontrei ovos dessas espécies." Pode haver plutônio na região, mas não há pesticidas, indústrias ou tráfego. E os pântanos não estão mais sendo drenados. Com exceção do reaparecimento do seu predador, o lobo, não há nada para perturbar a procriação do javali selvagem.

 

 

A população do animal teria aumentado em oito vezes nos dois anos seguintes à explosão. Impróprio para comerA situação não foi assim tão rósea nas semanas seguintes ao acidente no reator de Chernobyl, quando os níveis de radiação eram muito mais elevados. Quatro quilômetros da floresta de pinheiros vizinha à usina ganharam uma cor marrom-avermelhada, passando a ser conhecida como Floresta Vermelha. Alguns animais nas áreas mais atingidas também morreram ou simplesmente pararam de se reproduzir. Embriões de ratos simplesmente se dissolveram, enquanto cavalos deixados em uma área de 6 quilômetros da usina morreram quando suas glândulas tireóides se desintegraram. O gado, na mesma área, também foi fortemente afetado nas tireóides, mas a segunda geração desses animais nasceu surpreendentemente normal. Ainda é comum para os animais ter níveis altos de radiação que impedem que a sua carne seja consumida. Mas no resto, eles são saudáveis.

 

 

Adaptação em Chernobyl, há uma distinção entre os animais que vivem em áreas limitadas, como ratos, e animais maiores, como alces, que entram e saem de áreas contaminadas. Os animais que vivem em áreas maiores têm índices menores de contaminação do que aqueles que ficam mais próximos à usina. Mas há sinais de que as pobres criaturas afetadas pela radiação tenham desenvolvido uma notável capacidade de adaptação. Sergey Gaschak fez experiências com ratos na Floresta Vermelha - que está voltando a crescer, ainda que com árvores deformadas. "Marcamos animais e os recapturamos depois", explica. "Constatamos que os animais da área estão vivendo tanto quanto os de áreas normais." O próximo passo foi levar ratos normais para a floresta e fechá-los na Floresta Vermelha. "Eles não se sentiram muito bem", disse Gaschak. "A diferença entre os animais ´locais´ e os outros ficou bastante evidente", diz. Mutação Em toda a sua pesquisa, Gaschak encontrou somente um rato com sintomas de câncer. Ele encontrou amplos sinais de mutações genéticas, mas nada que afetasse a fisiologia dos animais ou sua capacidade de se reproduzir. "Nenhum bicho de duas cabeças." Mary Mycio, autora de Wormwood Forest, uma história da área de Chernobyl, conta que um animal mutante na natureza normalmente morre e é devorado antes que cientistas possam encontrá-lo.

 

Em geral cientistas se preocupam mais com a população de uma espécie e não com animais específicos. Mas ela também argumenta que os benefícios de ter tirado a população da área superou muito qualquer problema criado pela radiação. No seu livro, Mary Mycio cita o ambientalista James Lovelock, que escreveu para o jornal inglês The Daily Telegraph, em 2001, sobre a "inesperada evolução" da vida animal da região. "Fico pensando que pequenos volumes de lixo nuclear vindos de usinas nucleares possam ser estocados em florestas tropicais e outros ecossistemas que precisem de uma vigilância contra a destruição de empreiteiros gananciosos", ele disse. Uma grande parte da região afetada pela radiação de Chernobyl, já na Bielo-Rússia, foi oficialmente transformada numa reserva natural. Sergey Gaschak quer que a Ucrânia faça o mesmo e crie uma reserva nos 2,5 mil km² vizinhos à região. Ao contrário do Partido Verde Ucraniano, Gaschak não se incomoda se o governo levar adiante seus planos de construir um depósito profundo de lixo nuclear na área, com detritos de usinas de todo o país. Ele acredita que a coruja gigante não vai se importar. BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.

 

Fonte: http://port.pravda.ru/russa/10805-2/

 

(Autorização na pedi, mas a intenção é informar, por isso, obrigado ao autores!)

Link to comment
Share on other sites

Ainda hoje nascem e morrem pessoas com problemas derivados a este acidente. :mellow:

 

Vivia a 100 km da central quando se deu a explosão e essa foi uma das razões que levou os meus pais a virem para Portugal. Ainda vivi lá 2 anos depois do acidente e tive sorte por a área onde vivia não ter sido das mais afectadas.

 

Chornobyl_radiation_map.jpg

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

O mais "bonito" é se um dia ha um incendio na floresta que ha la perto ... So esse incendio da para contaminar a europa toda!!! Varias medidas ja estao postas em acçao para prevenir todo tipo de eventualidade. Por exemplo os camioes dos bombeiros estao sempre fora da caserna para poder agir de um forma rapida, e a mais eficaz possivel.

 

 

 

Uber, desculpa la se ja tinhas isto no teu post, mas nao consegui ler tudo, :sorry: li assim em diagonal, estou bué preguisoso! :sorry:

Link to comment
Share on other sites

Ainda hoje nascem e morrem pessoas com problemas derivados a este acidente. :mellow:

Podes crer! :toosad:

Ainda ontem vi uma reportagem só com crianças que nasceram com vários tipos de problemas e que tinham sido levadas para Cuba para poderem ser tratadas...

Foi um choque ver tais imagens, cada deformação! :sad:

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Bom tópico!!!

 

Embora referente a este acontecimento tão trágico acho que é muito bem lembrado, 20 anos já passaram, quem diria, a sério que não tinha noção. -_-

Link to comment
Share on other sites

foi uma cidade que cresceu n1a utopia.a ideia era ser, criar uma cidade modelo onde a energia nuclear era a fonte de rendimento,sem fins militares..e depois......

 

bem,lembro-m perfeitamente desse dia..vivia em berlim com a minha mae,n1s suburbios bonitos e verdes..qdo tava a janela, ela puxou-m para dentro e dissm para nao abrir as janelas nesse dia...hoje penso-nao demora milhares de anos para k a zona fique limpa?..... foi assim,triste acontecimento.... :mellow:

Link to comment
Share on other sites

O documentário foi muito interessante e elucidativo, em jeito de recriação dos factos, deu para ficar com uma noção muito precisa do que levou a que o acidente tenha acontecido.

Link to comment
Share on other sites

Tambem estive a ver esse documentario. Nao conhecia os factos desse desastre...

 

http://www.chernobyl-international.com/wha...ndo/default.asp

 

Este site ajuda as crianças que sofrem ainda hoje com os efeitos do desastre nuclear...

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    402
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!