Jump to content
×
×
  • Create New...

Origens Do Punk


Recommended Posts

Origens do Punk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você já se perguntou sobre a origem de certas "tribos urbanas" como por exemplo o grupo social dos punks? Quem são e o que querem os punks? Eles são um gang?

 

 

 

Os punks são um movimento cultural e ideológico que visa a transformação na sociedade que busca justiça através do seu contra - cultura que nega todo o lixo cultural que é imposto pela burguesia.

 

Os punks não são um gang, muito pelo contrário, os punks são uma irmandade, eles pregam a paz e a solidariedade entre os seres humanos e até os outros animais. (Pois os punks preservam a natureza).

 

Mas e porque se vestem de maneira diferente? É uma moda? Não, nada do punk é uma moda, e sim um "modo" de vida. Esse grupo apresenta um conjunto de valores e de ideias que, normalmente, se contrapõe à ideologia (?) vigente.

 

Um jovem ao rapar parte do cabelo (moicano) ou pintá-lo de verde ou qualquer outra cor que seja diferente, deseja de alguma forma chocar e agredir os valores sociais que julga conservadores, ou melhor, "primitivos".

 

É uma forma particular e ao mesmo tempo grupal de protestos.

 

O visual punk (que deves pensar que é ridículo) é a negação do consumismo e todos os padrões estéticos vigentes, apesar de representar também o caos em que vivemos.

 

A sua simplicidade é uma forma de protesto contra a classe dominante.

 

Mas apesar de ser o visual uma grande forma que contribui, o punk não se identifica apenas pelo visual e sim por sua postura ideológica e principalmente as "suas atitudes".

 

Grande parte são jovens que em sua maioria começaram a sua revolta dentro de casa por causa do autoritarismo dos seus pais, eles sofrem a tradicional repressão familiar,mas tarde se tornam rebeldes com causa, como diz o filósofo Leon Tolstoi: "Primeiro muda-te a ti próprio para depois quereres mudar o mundo". (significa dizer que a revolução primeiramente deve ser psicológica, que dá-se dentro do próprio indivíduo para depois pensar na revolução social).

 

Mas o punk não vive só de negar o sistema, eles apontam uma opção de luta por uma vida livre.

 

O punk tem mil motivos para se revoltar, por isso revida sem limites.

 

O punk opõe-se e odeia todo tipo de poder ou autoritarismo, tudo que oprime a liberdade de se expressar ou de pensar do ser humano, por isso eles dedicam a sua vida na luta por uma nova sociedade livre de qualquer preconceito, exploração.

 

E essa sociedade é claro que só pode ser a plenitude de uma sociedade anarquista.

 

O punk é anarquista por essência, é liberal por convicção e não por conveniência, por isso ele anarquiza o quotidiano e quotidianiza o anarquismo.

 

Estão todos inter-ligados por uma mesma causa, mas cada um é anarquista da sua forma, do seu jeito, por isso cada um tem seus métodos, na maioria das vezes a "acção directa", mas o que é mais importante é que se faça valer o seu lema "do it yourself" (faz tu mesmo), por isso ser punk além de altruísmo, significa também "responsabilidade".

 

Uma de suas formas de protesto, de diversão, e de principalmente, divulgar a sua ideologia, é através também da música, "O Hardcore", um som simples e directo, que abordam letras coerentes com temas políticos, envolvendo a "realidade incógnita", é um som incomercializável, a palavra "fama" é estranha à essência do hardcore, pois não tem afinidade alguma em produzir lucro.

 

"A dança", é o pôgo a qual expelem sua angústia, o seu sentimento, de emoção e repúdio.

 

O punk é um ser humano como outro qualquer, mas com uma vantagem, são mais sensíveis porque vivem a "cruel realidade", não se deixam manipular pelas instituições dos poderosos, por isso, quanto mais sabem a realidade que os outros seres humanos não conseguem ver (mesmo á sua frente), mas ele se sente ofendido e mais o seu ódio aumenta, por isso ele é um ser aflito, sua rebeldia não é a toa e sua revolta é crescente, a sociedade está em decadência e tudo o que nos rodeia, nos transmite repúdio.

 

Pois ele ama o seu ódio e o amor, a coragem e o ódio juntos são mais fortes do que a hipocrisia e a ganância, mas o seu coração é muito forte e por isso resistiu até o fim, pois ele faz acontecer!

 

 

 

 

 

ahimsa

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Muito bem!

 

Falta apenas contar que o movimento Punk surgiu em Inglaterra no inicio da década de 70, devido à grande insatisfação juvenil às políticas impostas pela Rainha Isabel II na sociedade Inglesa. Os jovens londrinos viram no "look" e na musica uma maneira de expressar a sua revolta!

 

Bandas como os Sex Pistols eram a bandeira de uma geração cansada da hipocrisia que reinava (e ainda reina) na politica e na sociedade em geral!

 

Como ícones representativos do movimento Punk, tivemos bandas como Sex Pistols, Ramones, The Clash, Dead Kennedys, The Exploited :diabo: , entra muitos outros...

 

No nosso Portugal algumas bandas seguiram a mesma linha musical, entre as quais os Peste e Sida, Mata-Ratos, Censurados, ou numa vertente mais rockabilly, os grandiosos Tédio Boys!

 

 

PUNK'S NOT DEAD?

.110.

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

Muito bem, meninos!

Agora fui lá atrás uns anos.

 

Faltava PIL, GBH, Plasmatics, Toy Dolls... faltavam tantos outros.

Tanta utopia, tanta maluqueira... tantas consequências.

 

Já viram como tantos de nós se cruzam agora aqui, neste caminho?

Seremos os que sobraram? Punks reformados?

 

A música mudou, nós mudámos, evoluímos... descobrimos outros caminhos, novas sonoridades... ao que parece comuns.

Em vez de concertos, vamos a festas. Em vez de biqueiros, damos abraços.

Em vez de mosh, distribuímos sorrisos.

 

Fizemos disparates mas passámos à frente. E ainda cá estamos, com o orgulho punk dentro de nós.

 

Dá que pensar...

...e também faz de nós uns cotas janados. :diabo:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Já viram como tantos de nós se cruzam agora aqui, neste caminho?

Seremos os que sobraram? Punks reformados?

 

A música mudou, nós mudámos, evoluímos... descobrimos outros caminhos, novas sonoridades... ao que parece comuns.

 

 

Fizemos disparates mas passámos à frente. E ainda cá estamos, com o orgulho punk dentro de nós.

 

Dá que pensar...

...e também faz de nós uns cotas janados. :diabo:

Parece k tens razao :P

the unexpected visitor

Link to comment
Share on other sites

é póooo moxeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...

eheheheh...

 

 

 

Eu axu k hj em dia ser punk nao tem k ser verdadeiramente usar roupa negra e crista de galu...hj em dia a cena PUNK tornou-se mais uma filosofia de vida...

do k mais propriamente uma kestao d moda..hj em dia us punks sao ppl normal..na sua total irreverencia de ser e estar!

eu sou um pouku de tudu akilu k pensu e vivu...(n seremos todos nos?!)

 

eu sou PUNK...á minha maneira!

e...viva os PUNKS B)

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Origens do Punk

Você já se perguntou sobre a origem de certas "tribos urbanas" como por exemplo o grupo social dos punks? Quem são e o que querem os punks? Eles são um gang?

Os punks são um movimento cultural e ideológico que visa a transformação na sociedade que busca justiça através do seu contra - cultura que nega todo o lixo cultural que é imposto pela burguesia.

Os punks não são um gang, muito pelo contrário, os punks são uma irmandade, eles pregam a paz e a solidariedade entre os seres humanos e até os outros animais. (Pois os punks preservam a natureza).

Mas e porque se vestem de maneira diferente? É uma moda? Não, nada do punk é uma moda, e sim um "modo" de vida. Esse grupo apresenta um conjunto de valores e de ideias que, normalmente, se contrapõe à ideologia (?) vigente.

Um jovem ao rapar parte do cabelo (moicano) ou pintá-lo de verde ou qualquer outra cor que seja diferente, deseja de alguma forma chocar e agredir os valores sociais que julga conservadores, ou melhor, "primitivos".

É uma forma particular e ao mesmo tempo grupal de protestos.

O visual punk (que deves pensar que é ridículo) é a negação do consumismo e todos os padrões estéticos vigentes, apesar de representar também o caos em que vivemos.

A sua simplicidade é uma forma de protesto contra a classe dominante.

Mas apesar de ser o visual uma grande forma que contribui, o punk não se identifica apenas pelo visual e sim por sua postura ideológica e principalmente as "suas atitudes".

Grande parte são jovens que em sua maioria começaram a sua revolta dentro de casa por causa do autoritarismo dos seus pais, eles sofrem a tradicional repressão familiar,mas tarde se tornam rebeldes com causa, como diz o filósofo Leon Tolstoi: "Primeiro muda-te a ti próprio para depois quereres mudar o mundo". (significa dizer que a revolução primeiramente deve ser psicológica, que dá-se dentro do próprio indivíduo para depois pensar na revolução social).

Mas o punk não vive só de negar o sistema, eles apontam uma opção de luta por uma vida livre.

O punk tem mil motivos para se revoltar, por isso revida sem limites.

O punk opõe-se e odeia todo tipo de poder ou autoritarismo, tudo que oprime a liberdade de se expressar ou de pensar do ser humano, por isso eles dedicam a sua vida na luta por uma nova sociedade livre de qualquer preconceito, exploração.

E essa sociedade é claro que só pode ser a plenitude de uma sociedade anarquista.

O punk é anarquista por essência, é liberal por convicção e não por conveniência, por isso ele anarquiza o quotidiano e quotidianiza o anarquismo.

Estão todos inter-ligados por uma mesma causa, mas cada um é anarquista da sua forma, do seu jeito, por isso cada um tem seus métodos, na maioria das vezes a "acção directa", mas o que é mais importante é que se faça valer o seu lema "do it yourself" (faz tu mesmo), por isso ser punk além de altruísmo, significa também "responsabilidade".

Uma de suas formas de protesto, de diversão, e de principalmente, divulgar a sua ideologia, é através também da música, "O Hardcore", um som simples e directo, que abordam letras coerentes com temas políticos, envolvendo a "realidade incógnita", é um som incomercializável, a palavra "fama" é estranha à essência do hardcore, pois não tem afinidade alguma em produzir lucro.

"A dança", é o pôgo a qual expelem sua angústia, o seu sentimento, de emoção e repúdio.

O punk é um ser humano como outro qualquer, mas com uma vantagem, são mais sensíveis porque vivem a "cruel realidade", não se deixam manipular pelas instituições dos poderosos, por isso, quanto mais sabem a realidade que os outros seres humanos não conseguem ver (mesmo á sua frente), mas ele se sente ofendido e mais o seu ódio aumenta, por isso ele é um ser aflito, sua rebeldia não é a toa e sua revolta é crescente, a sociedade está em decadência e tudo o que nos rodeia, nos transmite repúdio.

Pois ele ama o seu ódio e o amor, a coragem e o ódio juntos são mais fortes do que a hipocrisia e a ganância, mas o seu coração é muito forte e por isso resistiu até o fim, pois ele faz acontecer!

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

O Punk nunca me despertou o interesse... -_-

Aliás nem o Punk nem nenhum movimento do género...tanto kerem ser diferentes q qd se juntam parecem uma equipa de clones...não os do punk, os de todos os grupos q são "mal entendidos e não violentos".

 

Este texto fez-me lembrar o outro tb postado aki no fórum sobre os skins. É tudo boa gente. B) (E até podem ser mesmo... -_- )

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

O punk tem mil motivos para se revoltar, por isso revida sem limites.

Se vires bem, todos keremos sempre mais, como tal todos temos mil motivos para nos revoltarmos. :P;)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Realmente eu aceito toda a gente conforme os seus ideais,mas o punk terá sempre um lugar especial no meu coração.. :rolleyes:

 

 

 

 

 

Ps: Não aceito toda a gente (Skins,etc)não, fora com eles :guns::guns::guns:

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

 

Link to comment
Share on other sites

Eu disse "bullshit" porque a forma como o texto está escrito não me agrada minimamente, mas...

 

PUNK'S

NOT

DEAD!

 

 

image002a.jpg

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

o texto n é para agradar.

é suposto o texto elucidar sobre os temas k as vezes pensamos k conhecemos mas ha sempre alguma coisa k se dissipa. ;)

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

eu ja fui punk..nao nas atitudes mas na maneira d vestir e o cabelo em crista. :huh:

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Me 2. ;)

E por dentro, muitas vezes, ainda sou.

Só que, hoje em dia, já não me faz sentido andar de bota da tropa e aos biqueiros no bairro Alto com uma garrafa de vinho na mão.

O som também já não entra como entrava, embora às vezes ainda caia bem.

A filosofia deixou de encaixar... mas tenho muito orgulho nas coisas que vivi e em que acreditei.

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

... gandas xungas! de crista! aos biqueiros no bairro alto! mas agora sim, agora estais no caminho certo meus filhos, pedirei a deus todo poderoso que vos abençôe, e que fazeis por vós o sacrificio de mudar suas mentes, para não só vos dar amor e carinho como também para que o possam dar ao próximo.

também pedirei uma ajudinha monetária para mim. :D

 

que deus vos abençôe.

 

:sorry: :hammer: :hammer: :hammer:

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que nunca deixei de ser "punk" e digo punk entre aspas porque nunca encarei o "movimento" e digo movimento entre aspas porque é mais um "estado de espirito" e digo estado de espirito entre aspas porque nunca deixei de ser "punk" e digo punk entre aspas porque nunca encarei o "movimento" e digo movimento entre aspas porque é mais um "estado de espirito" e digo estado de espirito entre aspas porque nunca deixei de ser "punk" e digo punk entre aspas porque nunca encarei o "movimento" e digo movimento entre aspas porque é mais um "estado de espirito" e digo estado de espirito entre aspas porque nunca deixei de ser "punk" e digo punk entre aspas porque nunca encarei o "movimento" e digo movimento entre aspas porque é mais um "estado de espirito" e digo estado de espirito entre aspas porque nunca deixei de ser "punk"

 

não sei se me faço entender?

 

:unsure:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

A maioria dos punks que conheci eram rebeldes sem causa. :lol: Na verdade, nunca me dei ao trabalho de saber se havia alguma causa. Para mim, era mais uma maneira de ser diferente.

Link to comment
Share on other sites

la no fundo todos somos um poukito punks... ^_^

eu aviso ja k sou mta punk :huh::PB) eheheheheh..

mas ja n penso como pensava ha alguns anos atraz..as pessoas vao mudando e c elas tb mudam as ideias.

agora os meus interesses recaiem sobre outras coisas k me fascinam .mas sem duvida k o punk sempre me transcendeu imenso..

eheheh..

mas axo k hj em dia o conceito punk ja n vai ao encontro das cristas de galo eh tal.hj em dia kualker pessoa o pode ser,sem k terceiros se apercebam.

viva us punks!!!ehehhe .110.

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

mas axo k hj em dia o conceito punk ja n vai ao encontro das cristas de galo eh tal.hj em dia kualker pessoa o pode ser,sem k terceiros se apercebam.

nem mais ;)

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

... Bem ... mas ka ganda punkada ....... o keu ri agora .......

 

Já fui betinho, já fui Hedbanger, já fui serralheiro mecânico ... mas o meu maior desgosto foi nunca ter sido punk... Em estilo pelo menos ....

 

Sempre me fascinou ... o meu sonho era casar com uma punka .... apresenta-la á minha mãe ... e ter uma data de punkinhus ...

 

O meu tio foi Punk ... o meu irmão foi punk a minha irmã foi punk .....

 

eu não fui punk mas punkada n me falta...

post-6-1122453173.jpg

"A verdade é única, embora os sábios a conheçam como muitas."

Link to comment
Share on other sites

... Bem ... mas ka ganda punkada ....... o keu ri agora .......

 

Já fui betinho, já fui Hedbanger, já fui serralheiro mecânico ... mas o meu maior desgosto foi nunca ter sido punk... Em estilo pelo menos ....

 

Sempre me fascinou ... o meu sonho era casar com uma punka .... apresenta-la á minha mãe ... e ter uma data de punkinhus ...

 

O meu tio foi Punk ... o meu irmão foi punk a minha irmã foi punk .....

 

eu não fui punk mas punkada n me falta...

O que tu querias sei eu :P;):lol:

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

 

Link to comment
Share on other sites

LOLOLOLOLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!! :P:P:P

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 2 weeks later...

ah eu kurto bué o punk... das roupas e tudo...é pena que nem todos eles levem o "punk" komo o movimento que ele representa

BOMBASTIK BOMBASTIK SÓ MMO O ELASTIK!!!!Heheheheh

 

My Hi5

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    402
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!