Jump to content
×
×
  • Create New...

Dança Contemporânea


Luathor
 Share

Recommended Posts

No seguimento da extinção do Ballet Gulbenkian, sou obrigada, mais uma vez, a reflectir sobre o estado da dança contemporânea em Portugal.

Tenho algumas teorias, mas confesso que gostaria que partilhassem comigo a vossa opinião.

Para isso deixo aqui algumas questões:

  • Gostam de Dança Contemporânea? Porquê?
  • Têm visto ou vêem regularmente espectáculos? Se sim, com que frequência?
  • Gostam do trabalho dos criadores portugueses? Se sim, quais? Se não, quais?
  • Como definem a produção coreográfica nacional em comparação com o que se faz lá fora?
Obrigada pelo vosso contributo!

- Luathor -

Link to comment
Share on other sites

Eu ADORO Dança Contemporânea! Porquê? Pratiquei durante quase 3 anos, e foi uma grande parte da minha vida até ter decidido seguir por outro caminho. Gostava de ter continuado, ainda hoje é esse o meu desejo, mas para isso teria que desistir de outras coisas, e teria que ter $ para puder seguir esse caminho.

 

Ultimamente não tenho ido a muitos espectáculos. Ia mais há um ano atrás, a espéctaculos da Gulbenkian e a alguns no CCB, e isso foi só cerca de 3 vezes. Se pudesse iria a muitos mais.

 

Gosto muito do trabalho de criadores portugueses, mas adoro estrangeiros. Gosto do trabalho da Companhia de Dança Comtemporânea de Évora (claro :P ), adorava a Companhia do Ballet Gulbenkian, e os workshops do Howard...agora não me lembro do apelido...entre outros, tantos...

 

Em comparação com o que se faz lá fora, nota-se muito que aqui não há tanta ajuda e tanto empenho em que essa cultura seja posta cá para fora, há muita gente que não se interessa, e quando isso acontece as produções nacionais começam a ser escassas, e fracas, por simplesmente não haver público, coisa que em alguns países isso não acontece, porque realmente dão a importância necessária para esta cultura se tornar enorme e haver espéctaculos sem conta com grande produções.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

vi esta noticia e como podia vos interessar... deixo aqui a info:

 

Companhia Dançem Ester Carrasco actua no Festival de Sintra

 

A Companhia Dançem Ester Carrasco apresenta sexta-feira no Centro Cultural Olga Cadaval, no âmbito do Festival de Música e Dança de Sintra, quatro coreografias que propõem uma nova visão da dança espanhola.

 

 

 

A companhia, que nasceu há cinco anos por iniciativa da coreógrafa espanhola Ester Carrasco, apresenta em Sintra um programa que inclui as coreografias «Deshechos Reales», «Belladona», «El Tendedero» e «Sentido Único».

O director artístico do festival para a área da dança, Vasco Wellemcamp, disse à agência Lusa que esta companhia «faz um trabalho muito teatral através da mistura de linguagens técnicas».

 

«A Dançem mistura dança clássica espanhola e o flamenco com novas formas da dança contemporânea, enquanto suporte de narrativas coreográficas teatrais», explicou.

 

São estas características que, segundo Vasco Wellemcamp, fazem da Dançem uma companhia única.

 

«O festival pretende nas suas edições mostrar trabalhos diversificados nas suas novas linguagens», disse o coreógrafo, acrescentando que «a ideia é mostrar o que de melhor se faz na Europa».

 

O programa da companhia espanhola arranca com «Deshechos Reales», onde a coreógrafa Ester Carrasco mistura «a interpretação de símbolos humanos com a exaltação da alma atormentada».

 

O amor em confronto com a rejeição, o desejo de liberdade ou a dependência em confronto com a dor de não ser correspondido são temáticas abordadas na peça que sobe ao palco ao som da música de Yann Tiersen, Ivan Palomares e Kronos Quartet.

 

Do programa fazem ainda parte «Belladona», uma coreografia que gira em torno da flor que lhes dá o título, e «El Tendero», uma peça sobre os «fantasmas do passado, a decadência e a compaixão».

 

A peça «Sentido Único», com música de Ivan Llopis e a Tchnophonic Chamber Orchestra, encerra o programa da companhia em Sintra.

 

O custo dos bilhetes para os espectáculos, que podem ser vistos sexta-feira e sábado no Centro Olga Cadaval, em Sintra, varia entre os cinco e os 25 euros.

Pype_Nomepreto.png

Link to comment
Share on other sites

Pype obrigada pela sugestão!

O Festival de Dança de Sintra é mais uma louvável iniciativa de rescuscitação desta arte em Portugal.

Não sei se na sexta-feira vou andar por Lisboa e arredores, mas se ficar por aqui vou tentar ver.

 

Deixo também uma outra sugestão ao todos os Elastikos espalhados por Portugal fora:

 

Festival Lugar À Dança - Dança em Paisagens Urbanas.

Dança na Rua.

É organizado pela Vo'Arte e ainda vai estar no Fundão, Sertã e Coimbra.

A Não Perder!

 

http://www.voarte.com

http://sapp.telepac.pt/lugaradanca/

- Luathor -

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!