Jump to content
×
×
  • Create New...

LEE RANALDO (SONIC YOUTH) - RAFAEL TORAL DUO + TIMES NEW VIKING


kerouac
 Share

Recommended Posts

Quarta, 21 de Abril às 22.00h

 

TIMES NEW VIKING (US)

LEE RANALDO (SONIC YOUTH) & RAFAEL TORAL (US/PT)

 

TIMES NEW VIKING

 

timesnewviking.jpg

 

Sem pestanejar, num tom displicente, há quem despache os Times New Viking com uma frase: fazem lo-fi. Injustiça. Este trio (dois rapazes e uma rapariga) de Columbus, Ohio, faz muito mais do que isso. Faz grandes canções. É certo, encharcadas em distorção, electricidade e à beira do desfalecimento, mas ainda assim, grandes canções.

 

A categoria, contudo, está correcta. Lo-fi, como a pandilha da Flying Nun (Tall Dwarfs, The Terminals, The Clean ou The Verlaines), Lo-fi como os anos 90 (Luxurious Bags, Strapping Fieldhands, The Grifters), ou a canção indie-rock pós-Cobain (Sebadoh, Pavement ou Guided by Voices).

 

A música dos Times New Viking é portanto rouca, desastrada. Cada melodia é arrepiada pelo feedback e os músicos chegam sacrificar a voz, o ritmo, a ordem ao ruído e ao volume. Como se estivem a tocar dentro de um amplificador. E não o fazem devido a uma falta de meios, mas porque gostam do som.

 

É por isso que as canções dos Times New Viking soam tão bem. Afinal, é bom ouvir uma rapariga e dois rapazes a cantarem o entusiasmo, a alegria, a ironia e a melancolia num concerto eterno, indiferente ao ser histórico do rock E assim parece – assim é - quando canções como Teen Drama, 2/11 Don´t Forget, Move to California, Teenage Lust!, No Time No Hope ou Drop-Out saem das colunas. JM

 

 

myspace

 

 

 

LEE RANALDO & RAFAEL TORAL

 

117326164_57c0d9f6041.jpg2344787065_87e4ed1b11.jpg

 

Encontro histórico de duas figuras fulcrais da experimentação artística contemporânea, unidos pelo amor ao som e à música. Lee Ranaldo, guitarrista e vocalista fundador, a par de Kim Gordon e Thurston Moore, dos Sonic Youth, desenvolveu ao longo das últimas três décadas um trabalho musical, essencialmente focado na guitarra eléctrica, independente e único. Enquanto arranjador ou improvisador livre, Ranaldo colaborou com uma multitude de luminários – de Glenn Branca (pouco antes de formar os SY) a Rhys Chatham, Loren Mazzacane Connors, Chris Corsano, Michael Morley (The Dead C/Gate) ou Jim O'Rourke. Ranaldo desenvolveu ainda um percurso bastante interessante na escrita – poesia, escrita diaristica e de viagens – e nas artes visuais.

 

 

A guitarra foi também um dos primeiros instrumentos de eleição de Rafael Toral. Enquanto parte de um instrumento electrónico complexo, usou-a para registar, entre outros, os já clássicos “Wave Field” (1994) ou “Violence of Discovery and Calm of Acceptance” (2000). Com a guitarra posta de parte, Toral desenvolve, desde 2004, o vasto "Space Program", um estudo aprofundado sobre a performance em instrumentos electrónicos segundo os princípios orientadores do jazz. O seu trabalho levou-o a colaborar com criadores como Jim O'Rourke, Evan Parker, Joe Morris, C.Spencer Yeh ou Sonic Youth. A ligação aos últimos remonta aos anos noventa, materializando-se na participação no disco “NYC Ghosts & Flowers” (2000) e em diversas apresentações ao vivo com Lee Ranaldo. Na ZDB, numa performance única, Rafael Toral estrear-se-á no gongo, aplicando conceitos e métricas do seu Space Program.

 

Nota final para a projecção de imagens em tempo real da responsabilidade de Pedro Maio (P.MA). SH

 

 

 

Lee Ranaldo: Guitarra Eléctrica

Rafael Toral: Gongo

Pedro Maia: Projecção de vídeo

 

 

 

Entrada: €10 | Bilhetes disponíveis antecipadamente nas lojas de discos Flur e Louie Louie

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!