Jump to content
×
×
  • Create New...

Presets para VST´s 100% originias


Mystictronyc aka Somnium
 Share

Recommended Posts

Oi a todos....espero que as vossas produções andem em cima...

Encontro-me aqui pedindo a partilha do conhecimento de todos...

Como já li algures neste forum, é natural que um artista queira ser original, logo usar as presets dos VST´s que ja vem com eles,está fora de questão,logo temos que ser nós mesmos a fazelos, eu venho aqui pedir dicas ,tutorials o que quer que seja,desde que ajuda é sempre bem vindo...

 

Boom Shankar to all

Link to comment
Share on other sites

so para deixar claro que, usar presets de vsts não é nenhum crime...

 

quando compras um vst, estás a pagar todo o trabalho feito, desde programação aos presets...

 

alias os presets servem para tu modelares o synth de um ponto mais proximo até atingires aquele som que tu tentas alcançar...o facto de eles existirem e serem usados não significa que não se esteja a ser original...

tambem podes usar o vst de forma randomica(nisto o cubase não dá... mas outros DAW´s dão para meter o vst a escolher um numero ao calhas entre 1-1000 para cada knob e cria um preset novo.. pode é soar muito mal ou esquezito... )

 

e depois ainda tens que pensar desta forma... o que é um syntethizador??? é um instumento certo?

 

e uma guitarra acustica?? quantos presets tem?? não tem decerteza muitos, no entanto... existem formas infinitas de compor musica e de a fazer soar um som de uma forma completamente unica... seja a esticar mais as cordas ou deixa-las mais soltas

 

isto para compreenders que um preset, um vst ou um sequencer tudo isso não passa de instrumentos/ferramentas que usas para construir musica... a originalidade está no que fazes e não no que usas para la chegar

 

e tu com um vst ainda tens formas infinitas de modelar cada preset, alias

o Preset é uma "afinação" que tu das num synthethizador que tem quer seja digital ou analogico... formas infinitas de som

tu ao fazeres uma automação de LFO ou de Filter ja estás alterar esse "preset"

 

com tantas formas aplicadas na musica hoje, masterização, composição e estilos musicais, acho que te deves preocupar na musica que fazes, ideias que transmites e se o fazes com consistencia (obviamente com qualidade de som tambem)

ter presets originais é bom... é excelente, eu tambem passo horas a modelar som para ter a minha base de dados de presets

mas se não tiverem qualidade, a originalidade não te serve de nada... (por isso muita gente aposta nos presets que veem de origem nos synths)

 

existem varios tipos de maquinas, desde o FM, morph,hibridos... cada um com a sua forma de modelar

 

mas todos eles tem como Principal funções a forma de wav nos osciladores que usas, tambem o ADSR(attack, decay, Sustein e Release)é onde tu manipulas mais o som... o Resto são adereços

efeitos e pouco mais... quanto muito usas o LFO para criar uma sequencia de filtro ou attack

 

DICA: aproveita e usa os presets que encontras em vst´s para compreender as posições dos knobs de como soa de tal forma se processa o som

 

porque essas coisas geralmente só se aprendem com tempo e experiencia ;)

Link to comment
Share on other sites

Boa resposta sim senhor...

 

Concordo contigo pois também passa imenso tempo de volta dos vsts usando e retocando os presetes de origem.

 

trabalhando com os osciladores e ADRS, isso tudo bem eu ate apanho o suficiente o problema é a parte da modelação.

Por exemplo no z3ta tens inúmeros OSC para cada um deles tens os respectivos ADRS, até aqui tudo bem, o problema é quando passo para a parte de modelação, ai estou mesmo a zero.

Só pa que fique claro eu tento produzir trance full on, e segundo umas dicas que me foram dadas em relação aos vsts, a modelação é super importante para o trance.Estas dicas foram dadas por quem já vive da sua própria produção, não digo nomes mas ele até pertence a este fórum.

 

Se por acaso souberes algo de modelação agradecia...

 

Obrigado pelo reply...

Link to comment
Share on other sites

hmmm

 

estares a perguntar dicas de modulação é um pouco vago

 

as automações/modelações como quizeres chamar, são principios basicos da musica electronica, não só do trance...

são elas que dão vida aos intrumentos e fazem o som ganhar dimensão

 

estar-te a dar dicas para isso e´como te dizer um numero ao calhas dentro das paginas amarelas

tu tens centenas de formas diferentes de obter a mesma coisa ou parecido

 

não passam de tecnicas usadas, são coisas subjectivas... o mais importante no trance é a profundidade e a mensagem que tu passas para quem ouve...

 

* parabens ao teu amigo por conseguir viver do trance em pt (ainda dizem que o ordenado minimo é uma miseria :rolleyes: )

Link to comment
Share on other sites

bom para mim as cenas mais importantes nos synths para o som q faço e o Lfo sem duvida, q controla o tempo, e este controlador q faz sacar sons mais complexos e diferentes do normal

exprimenta ligar um Lfo ao pitch d um oscilador e depois mexe nos parametros speed e attack...depois com o tempo começas a ver q os componentes dos synths sao todos iguais, e so muda

a forma como estao ligados...

Link to comment
Share on other sites

 

exprimenta ligar um Lfo ao pitch d um oscilador e depois mexe nos parametros speed e attack

 

Amount ;)

E ligar outro lfo ao filtro tb faz maravilhas :dance4:

 

ya enganei me thanks, sim mas no attack do Lfo tb podes diversificar mais aindao synth, ha tempo comecei a exprimentar no sitio do pitch ou filtro tambem com o pulsewidth e saca-se sons brutais

albino rocks :D

Link to comment
Share on other sites

exprimenta ligar um Lfo ao pitch d um oscilador e depois mexe nos parametros speed e attack

 

Amount wink.gif

E ligar outro lfo ao filtro tb faz maravilhas dance4.gif

 

ya enganei me thanks, sim mas no attack do Lfo tb podes diversificar mais aindao synth, ha tempo comecei a exprimentar no sitio do pitch ou filtro tambem com o pulsewidth e saca-se sons brutais

albino rocks biggrin.gif

 

 

brigadao pelas dicas,ja testei e ja tive a ver mais ou menos km funciona,a cena e k quando abro por exemplo o z3ta,este e um pouco complexo na part da modelaxao. mas enfim mais uma vex tem que s perder tempo para obter a sonoridade pretendida...uma questao d tentar...

 

Pexo desculpa pelos XXXX e por nao ter acentos ms o pc onde estou tem o teclado em UK

Link to comment
Share on other sites

eu pessoalmente n gosto do z3ta, penso q o Vanguard Albino e Predator faz tudo

 

olha por acaso nao podes postar umas imagens dos vst so pa ter um exemplo de km faxer a modelaçao km o albino e predator,vanguard é simples...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

vanguard acho muito mau (tambem ja usei bastante... mas quanto mais aprendo e sei de musica chego a esta conclusão)

 

vanguard é digital até dizer chega, realmente não aconcelho a ninguem que queira produzir um som com qualidade

soa limpo é verdade,tem carradas de presets... mas não tem graves nenhuns, e o pouco sentido grave que dá ao som é frio e plastico (som muito artificial)

 

se quizerem por a prova a qualidade dos vst´s, coloquem um som qualquer a tocar com um release longo e com sustein, e depois façam uma automação de filtro do 100 ao 0 e oiçam quantos "cliques" é que ele dá... ou a sensibilidade com que o faz

 

pois a diferença entre o analogico e o digital, é que no digital entre o 0 e o 100 (tem x de posições, e dá cliques entre elas)

enquanto o analogico tem um numero infinito entre 0 e o 100... constroi linhas perfeitas de transições quando se está automatizar

 

quem não tem dinheiro para comprar maquinas asério, e pretende andar com uma qualidade lá perto, tem que usar vst´s analogicos

 

para mim os melhores vst´s analogicos são:

 

- Z3ta+ (faz oversampling de x2 esta opção tem que ser ativada para no rendering ele converter em HD o som)

- Sylenth1 v2.2 (melhor vst que ja ouvi sem ser rompler)

- pro-53 (velhinho mas com bom som)

- Olga (emulação de uma maquina russa... excelente vst)

- impOSCar (emulação da famosa maquina OSCar)

- arturia analog factory (com bundle so é vendido em caixa + 5000 presets)

- arturia Cs 80

- arturia jupiter 8 (= bundle so com caixa bla bla bla)

 

tambem gosto de aluguns vst´s FM especialmente para sons metalicos

aconcelho:

- native instruments FM8

- sytrus

- zebra (aqui a tempos vi um top 10 vsts da CM e este era o 1º classificado, mas eles são suspeitos :closedeyes: )

 

outros vsts que gosto

- NI massive (dos poucos digitais que gosto... muito bons graves)

- korg m1

- gladiator (para quem procura texturas unicas, é este.. mas é soa muito artificial convem não abusar)

Link to comment
Share on other sites

se quizerem por a prova a qualidade dos vst´s, coloquem um som qualquer a tocar com um release longo e com sustein, e depois façam uma automação de filtro do 100 ao 0 e oiçam quantos "cliques" é que ele dá... ou a sensibilidade com que o faz

 

pois a diferença entre o analogico e o digital, é que no digital entre o 0 e o 100 (tem x de posições, e dá cliques entre elas)

enquanto o analogico tem um numero infinito entre 0 e o 100... constroi linhas perfeitas de transições quando se está automatizar

 

 

sim de facto o vanguard soa mto plastico...

sim ja me tinha apercebido parece q o som muda em "escada" mas n ha dinheiro para maquinas

tnks pela dica

Link to comment
Share on other sites

ó Richard tas-te a esquecer aí da mae dos VST, a Discovery Pro !! Concordo ctg acerca da sylenth, estou ate a ponderar compra-la visto que nao é mto cara e é optima para produzir e lives .

A versao crackada da mtos problemas se usada intensivamente, acho que custa 139 euros ;) !

No Comment Records

http://soundcloud.com/renlab/malice-in-wonderland-and-lab

"Now we shall replace the kickdrum by a guy saying Satan"

Link to comment
Share on other sites

ó Richard tas-te a esquecer aí da mae dos VST, a Discovery Pro !! Concordo ctg acerca da sylenth, estou ate a ponderar compra-la visto que nao é mto cara e é optima para produzir e lives .

A versao crackada da mtos problemas se usada intensivamente, acho que custa 139 euros ;) !

 

a versao q eu tenho da me tb mtos erros...sim o discovery e a copia exacta da nord rack 2x :D...

Link to comment
Share on other sites

ó Richard tas-te a esquecer aí da mae dos VST, a Discovery Pro !! Concordo ctg acerca da sylenth, estou ate a ponderar compra-la visto que nao é mto cara e é optima para produzir e lives .

A versao crackada da mtos problemas se usada intensivamente, acho que custa 139 euros ;) !

 

o sylenth v2.2 ja está melhor que a primeira versão

 

e tem melhor qualidade de som, e muito mais presets (1300)

 

e julgo que custa 150€ (tambem estou a espera de um bom momento para o comprar)

 

excelente trabalho que o Sr. lenard da holanda fez com este vst

ja vi pessoal a relatar que enganaram tecnicos de som, com maquinas como a Virus acess em midi mode, a tocar o sylenth e as pessoas a ficarem convencidas que o som era analog das maquinas :gap:

 

PS: o Discovery tem boa qualidade sim, mas não gosto muito da norde lead... mas é uma boa emulação sem duvida!

Link to comment
Share on other sites

Mesmo a virus ti n e puro analog, e emulado vai dar ao mesmo q o sylenth...

s tivesse q comprar alguma comprava a virus c, pela diferença q se pode comprar preferia este

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

eu acho que antes de tudo.... ah que entender o que eh a sintese apenas por uma simples razao... AH VARIOS TIPOS DE SINTESE, criados inicialmente com o mesmo objectivo (recriar os sons produzidos pelos instrumentos acusticos :band1: )

 

 

Síntese aditiva :scratch:

 

´´ Ela é baseada na soma dos sinais de saída de umnúmero qualquer de osciladores utilizando ondas senoidais, que são usados para modelar cadaharmônico presente em um certo espectro. Cada oscilador tem sua freqüência e amplitudecontroladas por funções de tempo independentes. A síntese aditiva pode teoricamente gerarqualquer som que possa ser descrito em termos da evolução de seus componentes espectraisno tempo. As funções de tempo para o controle da freq e amplitude podem ser obtidas poranálise de sons reais, e neste caso, a síntese é basicamente uma recomposição do espectroanalisado. Além disso, em utilizando-se este métode de síntese, pode-se aplicar uma série demodificações interessantes nos espectros dos sons analisados, pode-se interpolar os valores dedois espectros obtendo um terceiro intemediário, etc.. ´´

 

Sintese FM :scratch_one-s_head:

 

´´ A síntese de áudio por meio de modulação de freqüência foi um método desenvolvidopioneiramente por John Chowning na década de 60, aplicando conceitos já desenvolvidos paraa transmissão de sinais de rádio por FM. Ela possibilita a criação de espectros complexos queevoluem no tempo, com o uso de apenas dois osciladores senoidais, em um arranjo chamadode FM simples ´´

 

Síntese subtrativa (este eh dos tipos de sintese mais usados... tenho um exemplo vivo em casa, o jp 8080 da roland, no entanto tambem faz sintese FM devido aos dois osciladores que possui)

 

´´ O modelo da síntese subtrativa utiliza uma fonte de excitação e um filtro. Dois tiposgerais de fontes são normalmente usados, uma fonte de ondas periódicas contendo harmônicoscom amplitudes similares, chamada de pulso, e gerdores de ruído (UG’s chamadas rand, randiou randh). A fonte periódica pode ser implementada de duas formas, utilizando-se um osciladorque leia uma tabela onde foi armazenado um ciclo de onda do tipo pulso com um certo númerode harmônicos, ou pelo uso de uma UG geralmente chamada buzz, que gera pulsos com umcerto número de harmônicos diretamente. Filtros mudam a característica de um som complexomoldando o seu espectro. Podem ser caracterizados pelo que se chama de resposta defrequência, que pode ser separada em resposta de amplitude e resposta de fase. A resposta deamplitude mostra o quanto uma determinada frequência será atenuada ou amplificada. Areposta de fase indica o quanto a fase de um componente individual é modificada.Os filtros podem ser de quatro tipos gerais, de acordo com a forma de sua respostade amplitude: low-pass5 (LP), high-pass (HP), band-pass (BP) e band-reject ... ´´

 

more at http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_subtrativa

e ah mais outra ainda... sintese granular :P mas esse fica para o vosso TPC :search:

isto tudo para explicar que se querem SINTETIZAR entao o melhor eh, antes de usar, entenderem que tipo de sintese se aplica melhor aquilo que querem fazer... Eh preciso nao esquecer que o objectivo principal da criaçao da audio sintese foi na tentativa de podermos recriar os sons dos instrumentos acusticos, no entanto, na verdade so talvez hoje em dia eh que chegamos a essa dimensao... talvez por isso que a musica electronica demorou a ser aceite... bem como toda a complexidade de sintetizar em muitas das maquinas tornava a sintese bem mais complexa :pokey: .. podemos ver isso comprando makinas mais actuais, com outras mais antigas... ;)

 

 

 

...e quanto aos tutoriais... basta ires ao youtubas, que eles la servem disso.

 

Bom ano malta!

 

:computer_bash:

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!